Não autenticado |

Priscila Sacchettin

    • Pesquisadora de pós-doutorado no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e pesquisadora visitante no Lateinamerika Institut (LAI) da Universidade Livre de Berlim. Professora de cursos livres em instituições como Pinacoteca do Estado de São Paulo, MASP, Casa Museu Ema Klabin, Museu Lasar Segall e Atelier Piratininga. Doutora em História da Arte pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com estágio de pesquisa na Université Sorbonne/Paris Diderot. Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do grupo de estudos GAAI - Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens da USP. Curadora das exposições Contemporary Brazilian Printmaking (International Print Center New York) e Gilvan Samico: primeiras estórias (Centro Universitário Maria Antonia-USP), entre outras. Atuou como colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte. Foi assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS), membro do grupo Jovens Críticos do Centro Universitário Maria Antonia da USP e Redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.

       

      Links:    

    • SACCHETTIN, P. . De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas ARS (SÃO PAULO) , v. 19 , p. 691 - 739 , 2021. ISSN: 21780447.
    • SACCHETTIN, PRISCILA . -Desde menina eu me apaixonava pelos objetos- MODOS: Revista de História da Arte , v. 5 , p. 250 - 268 , 2021. ISSN: 25262963.
    • SACCHETTIN, P. . Fotomontagens de Jorge de Lima: A pintura em pânico STUDIUM (UNICAMP) , v. 1 , p. 78 - 84 , 2018. ISSN: 15194388.
    • SACCHETTIN, PRISCILA . A gravura e as imagens em trânsito. Cadernos da Casa Museu Ema Klabin, v. 5, p. 25 - 36, 2023.
    • SACCHETTIN, P. . Lívio Abramo: aprendizado e docência / Lívio Abramo: Learning and Teaching. Atelier 17: a gravura moderna nas Américas, v. 1, p. 126 - 145, 2019.
    • SACCHETTIN, P. . Contemporary Brazilian Printmaking: Curatorial text. Contemporary Brazilian Printmaking, v. 1, p. 7 - 11, 2014.
    • SACCHETTIN, P. . Raphael e Emygdio: Cronologia de exposições. Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro, v. , p. 202 - 203, 2012.
    • SACCHETTIN, P. . Raphael e Emygdio: Biografias. Raphael e Emygdio: dois modernos no Engenho de Dentro, v. , p. 194 - 201, 2012.
    • SACCHETTIN, P. . Regina Silveira - Una vez más. MAC Essencial. Acervo: outras abordagens, v. 3, p. 60 - 61, 2015.
    • SACCHETTIN, P. . Esboço de um percurso. Ir até aqui: gravuras e fotografias de Marco Buti, v. , p. 51 - 56, 2006.
    • SACCHETTIN, P. . Cronologia Mira Schendel. Mira Schendel, pintora, v. , p. - , 2011.
    • SACCHETTIN, P. . Mário Gruber - Idílio na Noite. Obras comentadas do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, v. , p. 179 - , 2007.
    • SACCHETTIN, P. . Ernesto Bonato - páginas soltas de um livro 'Dos Dias de Inverno'. Obras comentadas da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo, v. , p. 176 - , 2007.
    • SACCHETTIN, P. . As múltiplas faces de Tarsila do Amaral . Pesquisa Fapesp n.282 , , . .
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Semana de Arte Moderna: chegada ou partida? . Articulação Linguagens , , 01 fev. 2022.
    • SACCHETTIN, P. . Maria Leontina e Milton Dacosta: mapeamento cronológico. In: 2º Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte: Arte além da arte , 2020 , São Paulo. Arte além da arte: Anais do 2o Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte. Porto Alegre : Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019. p. 503 - 511.
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Em comum, a madeira. Mostra Xilo: Corpo e Paisagem. : SESC-SP , 2019 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Maria Bonomi: O elogio da xilo. : , 2014 (Texto curatorial e crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Fernando de Tacca: O inferno nunca se farta. : , 2017 (Texto curatorial e crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Fabricio Lopez: A concha eloquente do coração. : , 2013 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA ; MUBARAC, C. . Gilvan Samico: Primeiras estórias. : , 2013 (Texto curatorial e crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Paulo Penna: Desenhos. : , 2007 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Estela Sokol: Meio-dia e meia. : , 2007 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Carmela Gross: Carne. : , 2006 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Marcelo Silveira: Armazém República. : , 2005 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Fabricio Lopez: Corte estranho, impressão abjeta. : , 2019 (Texto crítico)
    • SACCHETTIN, P. . Márcia Haydée: bailarina desde sempre. São Paulo : São Paulo Companhia de Dança , 2010 (Texto biográfico e Cronologia em encarte de DVD educativo)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . A gravura e as imagens em trânsito. 2022 (Conferência)
    • SACCHETTIN, P. . Gravura e Arte Popular (palestra online). 2020 (Conferência)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Exposições imersivas: tem tudo, até arte. 2022 Canal Meio
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Arte vira show e museu do futuro está em toda parte de forma high tech e imersiva. 2022 Revista IstoÉ Dinheiro
  • Organização de eventos: 4
    • SACCHETTIN, P. . Contemporary Brazilian Printmaking (curadoria). 2014 (International Print Center New York (IPCNY))
    • SACCHETTIN, P. . Maria Bonomi: o elogio da xilo (curadoria). 2014 (UNICAMP)
    • SACCHETTIN, P. . O inferno nunca se farta (curadoria). 2017 (IFCH-Unicamp)
    • SACCHETTIN, P. ; MUBARAC, C. . Gilvan Samico: primeiras estórias (curadoria). 2012 (Centro Universitário Maria Antonia/USP)
    • SACCHETTIN, P. . "Em preto e branco: uma introdução à história da gravura impressionista". 2009 (Museu Lasar Segall)
    • SACCHETTIN, P. . Introdução à história da arte no Brasil (curso online). 2020 (Atelier Piratininga)
    • SACCHETTIN, P. ; GUIDE, Juliana . Barrocos: Itália e Brasil (curso online). 2021 (Atelier Piratininga)
    • SACCHETTIN, P. . Introdução à história da arte no Brasil pela Coleção Ema Klabin (curso online). 2021 (Fundação Ema Klabin Casa-Museu)
    • SACCHETTIN, P. . Artistas Viajantes: uma iconografia do Brasil pelo olhar europeu (curso online). 2021 (Atelier Piratininga)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Introdução à história da arte no Brasil pelo acervo do MASP. 2020 (MASP)
    • SACCHETTIN, PRISCILA . Maria Leontina: figurativa em campo abstrato. 2023 (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
    • SACCHETTIN, P. . "Gravura e Ilustração: um panorama histórico da ilustração de livros a partir da gravura". 2010 (Museu Lasar Segall)
    • Nome do projeto: GAAI - Grupo de Pesquisa em Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens - https://www.instagram.com/gaai.sp/?hl=pt-br (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SACCHETTIN, P. , SIMIONI, A. P. C. , COSTA, H. , PEREIRA, M. C. .
      Descrição: Ao longo da história, as artes, em suas mais diversas linguagens, têm participado dos processos de construção de identidades de grupos e atores sociais: desde a inscrição de uma cruz indicando a adesão à religião cristã, ao estabelecimento de um sistema de brasões figurativos para exibir relações genealógicas, ou à escolha de símbolos nacionais ? para citar apenas alguns de numerosos exemplos. Nas últimas décadas, a preocupação com as identidades tem se vinculado de modo importante com a construção das subjetividades, particularmente em relação a questões de gênero e sexualidade. E é este campo que interessa mais fortemente ao "Grupo Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI)? que busca desenvolver e promover pesquisas que se dediquem a analisar as relações entre arte, imagem e identidades de gênero e de orientação sexual, em diferentes recortes espaço-temporais. O campo de interesse do grupo abrange processos estéticos no interior do sistema de artes e para além dele como moda, decoração, design industrial, entre outros, em que a experiência estética afeta as práticas sociais e suas produções de sentidos. O grupo pretende congregar pesquisadores de diversas áreas disciplinares (história da arte, história social, sociologia da arte, antropologia, literatura, música etc.) com vistas a refletir sobre o modo com que as práticas de criação e recepção de obras de arte (em suas mais diversas linguagens), de imagens e de artefatos estão perpassadas por mecanismos de construção de identidades histórica e socialmente circunscritos. O grupo articula-se nas seguintes linhas: 1) Arte e gênero; 2)Imagens e Sexualidades.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Capricho 71 de Goya: "Si amanece, nos vamos"
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: História da Arte
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Lateinamerika Institut, Freie Universität Berlin
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2011 ).
        Outras informações: Redatora de verbetes para a Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais.
        Outras informações: Redatora Enciclopédia Itaú de Artes Visuais
    • Centro Universitário Maria Antonia:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2013 ).
        Outras informações: Crítica de arte no grupo Jovens Críticos
    • Cia. 8 Nova Dança:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Produtora
    • São Paulo Companhia de Dança:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Assistente de Produção
    • Instituto Moreira Salles:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Estágio Docente
    • Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professora
    • Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professora do curso de férias sobre história da arte no Brasil.
        Outras informações: Professora MASP Escola
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2019 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora de Pós-Doutorado