Não autenticado |

Vanderlei José Zacchi

    • Possui graduação em Bacharelado Em Letras Com Habilitação de Tradutor pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e associado adjunto no Centre for Globalization and Cultural Studies da Universidade de Manitoba, Canadá. Foi coordenador do GT Transculturalidade, Linguagem e Educação da Anpoll. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: inglês como língua hegemônica, formação de professores, novos letramentos e cultura e identidade.

       

      Links:    

    • Linguagem: identidade e práticas sociais
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A enxada e a caneta: linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra. São Paulo : Humanitas, 2016 . 312p. ISBN: 9788577323036.
    • GADIOLI, Igor ; ZACCHI, Vanderlei J. . Anais Eletrônicos do III SEFELI. São Cristóvão : , 2016 . 259p. ISBN: 22362061.
    • SCHEYERL, Denise ; SIQUEIRA, S. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Revista Estudos Linguísticos e Literários. Salvador : Edufba, 2014 . 171p. ISBN: 21764794.
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; WIELEWICKI, V. H. G. . Letramentos e mídias: música, televisão e jogos digitais no ensino de língua e literatura. Maceió : Edufal, 2015 . 189p. ISBN: 9788571778986.
    • MONTE MOR, Walkyria M. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Interdisciplinar. Itabaiana : , 2013 . 196p. ISBN: 19808879.
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; STELLA, Paulo R. . Novos letramentos, formação de professores e ensino de Língua Inglesa. Maceió : Edufal, 2014 . 273p. ISBN: 978857177.
    • SOUZA, Marlene A.A. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Anais eletrônicos do II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. São Cristóvão : , 2013 . p. ISBN: 22362061.
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; BERGER, Maria Amália F. ; NASCIMENTO, Ana Karina de O. . Anais do I Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa. Aracaju : , 2011 . p. ISBN: 22362061.
    • FRANCISCO, L. A. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Construção de sentidos em uma comunidade virtual do World of Warcraft SIGNÓTICA , v. 30 , p. 247 - 272 , 2018. ISSN: 23163690.
    • SILVA, S. B. ; SOUZA, Marlene A.A. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Transversalizando o ensino de línguas Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 20 , p. 67 - 79 , 2018. ISSN: 19806914.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A QUESTÃO MERIDIONAL EM GRAMSCI E GLOBALIZAÇÃO CONTRA-HEGEMÔNICA RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas , v. 8 , p. 166 - 185 , 2017. ISSN: 22363483.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . MULTIMODALITY, MASS MIGRATION AND ENGLISH LANGUAGE TEACHING Revista Brasileira de Linguistica Aplicada , v. 16 , p. 595 - 622 , 2016. ISSN: 19846398.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . NEOLIBERALISM, APPLIED LINGUISTICS AND THE PNLD Ilha do Desterro , v. 69 , p. 161 - 172 , 2016. ISSN: 21758026.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . CÂNONE LITERÁRIO, TRADUÇÃO ENTRE MÍDIAS E ENSINO DE LITERATURAS DE LÍNGUA INGLESA Polifonia , v. 22 , p. 86 - 103 , 2015. ISSN: 22376844.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Cultura e arte no MST em tempos de globalização neoliberal ArtCultura (UFU) , v. 15 , p. 137 - 151 , 2013. ISSN: 15168603.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Antagonismo e diferença: o MST e seus outros AGALIA (A CORUNHA) , v. 106 , p. 21 - 38 , 2012. ISSN: 11303557.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Web activism and identity construction: the case of Brazil's landless workers movement Journal of Media Studies , v. 27 , p. 55 - 73 , 2012. ISSN: 18127592.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O verde violentou a cerca: religião e ambientalismo no MST Ponto.Urbe (USP) , v. 7 , p. 1 - 7 , 2013. ISSN: 19813341.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Welcome to the United States: carnavalização e paródia na obra de Frank Zappa Gragoatá (UFF) , v. 31 , p. 243 - 257 , 2011. ISSN: 14139073.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Narrativa e identidade no MST Língua e Literatura (USP) , v. 29 , p. 25 - 49 , 2009. ISSN: 01014862.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Tradição e hibridismo nas páginas do MST Antares: Letras e Humanidades , v. 3 , p. 263 - 281 , 2011. ISSN: 19844921.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . English, Globalization, and Identity Construction of Landless Workers The Global South , v. 4 , p. 134 - 150 , 2010. ISSN: 19328656.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Multimodalidade e a construção da identidade do sem-terra Revista da ANPOLL , v. 2 , p. 245 - 267 , 2009. ISSN: 14147564.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Imagem e movimento: o modo visual na construção da identidade do sem-terra Revista Brasileira de Lingüística Aplicada , v. 9 , p. 415 - 439 , 2009. ISSN: 16760786.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Resenha de Language and globalization e Global Englishes and transcultural flows Gragoatá (UFF) , v. 25 , p. 217 - 220 , 2008. ISSN: 14139073.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Kim e a literatura colonial de língua inglesa Revista de Letras (Fortaleza) , v. 1/2 , p. 70 - 73 , 2006. ISSN: 01018051.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . George Yúdice: A conveniência da cultura Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 8 , p. 139 - 141 , 2006. ISSN: 19806914.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Terry Eagleton: A idéia de cultura Revista Letras (Curitiba) , v. 70 , p. 333 - 335 , 2006. ISSN: 01000888.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Linguagem e subjetividade em Gramsci e Bakhtin Gragoatá (UFF) , v. 20 , p. 83 - 102 , 2006. ISSN: 14139073.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A orquestração de discursos por professores de língua inglesa Letras & Letras , v. 23 , p. 185 - 199 , 2007. ISSN: 01023527.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Discursos da globalização nas vozes de professores e professoras de língua inglesa Trabalhos em Lingüística Aplicada , v. 45 , p. 9 - 27 , 2006. ISSN: 01031813.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Discursos (contra-)hegemônicos e os dilemas dos professores de língua inglesa Sínteses (UNICAMP) , v. 9 , p. 473 - 484 , 2004. ISSN: 16781295.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Resisting linguistic imperialism in English teaching: o ensino de inglês e a relação centro-periferia Nuances (Presidente Prudente) , v. IX , p. 233 - 236 , 2003. ISSN: 14139855.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A língua inglesa como signo de progresso Signótica , v. 12 , p. 143 - 154 , 2000. ISSN: 01037250.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Dimensões críticas no uso de jogos digitais. Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens, v. 1, p. 221 - 242, 2017.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Global Englishes, local histories. English as a Lingua Franca in Teacher Education: a Brazilian Perspective, v. , p. 13 - 29, 2018.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . NEOLIBERALISMO, ENSINO DE LÍNGUA INGLESA E O LIVRO DIDÁTICO. A linguística aplicada no brasil: rumos e passagens, v. , p. 417 - 444, 2016.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . ESPERANDO O INESPERADO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NUMA ERA DE INCERTEZAS. Língua e literatura na época da tecnologia, v. 1, p. 261 - 278, 2015.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O cosmopolitismo pop de jogos digitais e a formação de professores de língua inglesa. Letramentos e mídias: música, televisão e jogos digitais no ensino de língua e literatura, v. 1, p. 167 - 186, 2015.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . JOGOS ELETRÔNICOS E NOVOS LETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA. Letramentos em Terra de Paulo Freire, v. , p. 63 - 74, 2014.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Novos letramentos e cosmopolitismo na formação de professores de línguas estrangeiras. Novos letramentos, formação de professores e ensino de Língua Inglesa, v. 1, p. 137 - 160, 2014.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Espacio y movimiento: trayectorias identitarias del sin-tierra. Déplacements culturels : migrations et identités / Desplazamientos culturales: migraciones e identidades, v. 1, p. 193 - 206, 2013.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Cosmopolitismo rural: o MST e seus parceiros canadenses. Letramentos transnacionais: mobilizando conhecimento entre Brasil e Canadá, v. 1, p. 113 - 124, 2013.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Deus e o diabo na terra: a luta do MST e suas feições religiosas. Religião, política, poder e cultura na América Latina, v. 1, p. 141 - 151, 2012.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A maternidade em Toni Morrison e Margaret Atwood. Mundos gendrados alternativamente: ficção científica, utopia, distopia, v. , p. 185 - 197, 2011.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Línguas e a construção da identidade do sem-terra. Linguagem em uso, v. , p. 169 - 184, 2009.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Inglês instrumental, abordagem comunicativa e propostas para um ensino crítico de inglês. Múltiplas perspectivas em lingüística, v. 1, p. 2940 - 2946, 2008.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Anjos . A Gazeta da Tarde , Novo Horizonte, SP , 23 jan. 1988.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Frank Zappa e a estética da feiura . Whiplash , , 19 jul. 2012.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . No meu lugar, de Eduardo Valente . Revista Catorze , Natal , 31 mar. 2010.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Babenco e o passado . Poppy Corn , , 15 abr. 2008.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . One planet, different worlds . New Routes , São Paulo , 01 set. 2003.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Halloween e afins . Folha do Centro-Oeste , Tangará da Serra , 12 nov. 1998.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Identity in digital gaming: between identification and game mechanics. In: IV Congresso Intenacional da Abrapui , 2014 , Maceió. Programação e caderno de resumos. Maceió : Edufal, 2014. p. 36 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O cosmopolitismo pop de jogos eletrônicos e a formação de professores de língua inglesa. In: 10°. Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. Caderno de resumos. : , 2013. p. 296 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Leitura de imagens no ensino de língua inglesa. In: II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa , 2013 , São Cristóvão. Caderno de Resumos. São Cristóvão : , 2013. p. 15 - 15.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Trabalhando com contextos globais e locais na formação de professoras de inglês em Sergipe. In: IV Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2013 , Brasília. Livro de resumos. Brasília : , 2013. p. 356 - 356.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Deus e o diabo na terra: a luta do MST e suas feições religiosas. In: III Congreso Internacional Ciencias, Tecnología y Culturas , 2013 , Santiago, Chile. Simposio 53. : , 2013. p. 17 - 17.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Expecting the unexpected: teacher education in an age of uncertainty. In: III Congresso Internacional da Abrapui , 2012 , Florianópolis. Programação e caderno de resumos. : , 2012. p. 69 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O conceito de crítica no ensino de língua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2012 , Rio de Janeiro. Anais eletrônicos do CBLA. : , 2011.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso da linguagem não verbal no livro didático de língua inglesa. In: I Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - Sefeli , 2011 , São Cristóvão. I SEMINÁRIO FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LINGUA INGLESA. : , 2011. p. 48 - 49.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Antagonismo e diferença: o MST e seus outros. In: III Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2011 , São Cristóvão. Anais do III Seminário Nacional Literatura e Cultura. : , 2011. p. 99 - 99.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Espaço e movimento: trajetórias identitárias do sem-terra. In: IV Seminário Internacional NEOS , 2011 , São Cristóvão. Caderno de resumos e programação. : , 2011. p. 15 - 16.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Novos letramentos e formação de professores de língua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2011. p. 382 - 383.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O conceito de crítica no ensino de língua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. : , 2011. p. 383 - 383.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Space, narrative and the identity construction of landless workers. In: Mobility Language Literacy Conference , 2011 , Cidade do Cabo. Paper abstracts. Cidade do Cabo : , 2011.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Narrativas multimodais nas místicas do MST. In: 1°. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2010.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Tradição e hibridismo na Revista Sem Terra. In: 1°. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2010.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Narrativas multimodais nas místicas do MST. In: 1°. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2010 , Maringá. Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários - CIELLI / Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - CELLI. : , 2010.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Visões de cultura no MST: cultivar a terra e transformar a realidade. In: VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura , 2010 , São Cristóvão, SE. VI Simpósio Nacional Estado e Poder: Cultura. São Cristóvao, SE : , 2010.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o estudante como bricoleur. In: II Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2010 , São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo : , 2010. p. 26 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Ser ou não ser americano? Identidade nacional no Brasil e no Canadá como resistência aos Estados Unidos. In: IX Congresso Internacional da Abecan , 2008 , Salvador. Coletânea de textos apresentados no IX Congresso Internacional da Abecan. Salvador : Edufba/Abecan, 2008.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Welcome to the United States: a carnavalização em Frank Zappa. In: II Congresso Internacional da Abrapui , 2009 , São José do Rio Preto. Programação e caderno de resumos. São José do Rio Preto : , 2009. p. 308 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Cosmopolitismo e transculturalismo na formação de professores de língua estrangeira. In: I Encontro Nacional sobre Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2009 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2009.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Elementos da tragédia elisabetana em filmes dos irmãos Coen. In: Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2009 , São Cristóvão - SE. Anais do Seminário Nacional Literatura e Cultura. São Cristóvão - SE : Gelic, 2009.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Elementos da tragédia elisabetana em filmes dos irmãos Coen. In: Seminário Nacional Literatura e Cultura , 2009 , São Cristóvão - SE. Caderno de resumos e programação. Sao Cristóvão - SE : Gelic, 2009. p. 72 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . English, globalization, and the identity construction of Landless Rural Workers Movement (MST). In: Canadian Association for the Studies of International Development Congress , 2008 , Vancouver. Thinking beyond borders - global ideas: global values. : , 2008. p. 76 - 77.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Línguas estrangeiras e a construção de identidade do sem-terra. In: Fórum identidade e alteridades: diálogos (im)pertinentes , 2007 , Itabaiana. Resumos dos trabalhos apresentados. : , 2007.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Ser ou não ser americano? Identidade nacional no Brasil e no Canadá como resistência aos EUA. In: IX Congresso Internacional da Abecan , 2007 , Salvador. Programa/Resumos. : , 2007.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Relações de poder e identidade: o uso do inglês e das novas tecnologias pelo MST. In: I Congresso Internacional da Abrapui , 2007 , Belo Horizonte. Anais. : , 2007.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Relações de poder e identidade: o uso do inglês e das novas tecnologias pelo MST. In: I Congresso Internacional da Abrapui , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. : , 2007. p. 61 - 61.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Inglês instrumental, abordagem comunicativa e propostas para um ensino crítico de inglês. In: XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Resumos. Uberlândia : DBA, 2006.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Aspects of Elizabethan tragedy in the Coen Brothers films. In: XXXIII Senapulli , 2005 , Fortaleza. XVIII Enpuli e XXXIII Senapulli - Programa e resumos. : , 2005. p. 122 - 122.
    • ASSIS, R. ; ZACCHI, Vanderlei J. . A formação do monstro dentro do Drácula de Bram Stoker. In: XVII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2005 , Guarapuava. Caderno de resumos. : , 2005. p. 203 - 204.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A maternidade em Toni Morrison e Margaret Atwood. In: XVII Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2005 , Guarapuava. Caderno de resumos. : , 2005. p. 239 - 239.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estrangeirismos, nacionalismo e ensino de língua inglesa. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2005 , São Paulo. Anais do VII CBLA. : , 2004.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estrangeirismos, nacionalismo e ensino de língua inglesa. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. VII CBLA - Programa e resumos. : , 2004. p. 155 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estudos pós-coloniais: do nacionalismo à institucionalização acadêmica. In: IX Congresso Internacional Abralic - Travessias , 2004 , Porto Alegre. Anais do IX Congresso Internacional Abralic. : , 2004.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estudos pós-coloniais: do nacionalismo à institucionalização acadêmica. In: IX Congresso Internacional Abralic - Travessias , 2004 , Porto Alegre. IX Congresso Internacional Abralic 2004 - programa/resumos. : , 2004. p. 501 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A 'simplicidade'do inglês como fator de sua disseminação. In: XVI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2004 , Londrina - PR. Anais do XVI CELLIP. : , 2003.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A 'simplicidade'do inglês como fator de sua disseminação. In: XVI Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2003 , Londrina - PR. Caderno de programação e resumos. : , 2003. p. 358 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão meridional em Gramsci e globalização contra-hegemônica. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. Anais do XI Congresso Brasileiro de Sociologia. : , 2003.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão meridional em Gramsci e globalização contra-hegemônica. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. Programação e resumos. : , 2003. p. 325 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Concepções ideológicas do professor de língua inglesa. In: VII Seminário de Teses em Andamento , 2001 , Campinas. Caderno de resumos. : , 2001. p. 70 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão do inglês como língua estrangeira hegemônica nos PCN. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2002 , Belo Horizonte. Anais do VI CBLA. : , 2001.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso do inglês em jornais: a (não-)compreensão do leitor. In: XIV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2001 , Maringá. Anais do XIV CELLIP. : , 2001. p. 1910 - 1915.
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso do inglês em jornais: a (não-)compreensão do leitor. In: XIV Seminário do Centro de Estudos Lingüísticos e Literários do Paraná , 2000 , Maringá. Programa/Resumos. : , 2000. p. 244 - .
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão do inglês como língua estrangeira hegemônica nos PCN. In: VI Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2001 , Belo Horizonte. Programa e resumos. : , 2001. p. 241 - .
  • Outras Produções Bibliográficas: 11
    • ZACCHI, V.J. ; ALMEIDA, Sandra G. . Cantar a nação, encenar a teoria crítica. Brasília : Editora da UnB , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; ALMEIDA, Sandra G. . Quem canta o Estado-nação?. Brasília : Editora da UNB , 2018 (Tradução)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem. Campinas : Pontes , 2017 (Pergunta)
    • LIMA, E.S. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Sei navegar na Internet: serei eu um letrado digital?. Jundiaí : Paco , 2016 (Contracapa)
    • SIQUEIRA, S. ; SCHEYERL, Denise ; ZACCHI, Vanderlei J. . Apresentação. Salvador : Edufba , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; WIELEWICKI, V. H. G. . Apresentação. Maceió : Edufal , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; STELLA, Paulo R. . Apresentação. Maceió : Edufal , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . CONTINUING ENGLISH LANGUAGE TEACHER EDUCATION: a challenge?. Sinop : , 2014 (Entrevista)
    • MONTE MOR, Walkyria M. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Apresentação. Itabaiana : , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Israel está mais seguro?. Belo Horizonte/Buenos Aires : Margem/Márgenes , 2002 (Tradução)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . 111: a poetics of tragedy. Londres : Third Text , 1994 (Tradução)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . I Fórum Internacional de Cultura, Literatura e Linguística Aplicada (FICLLA). 2018 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para trabalho submetido à revista Travessias Interativas. 2017 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para trabalho submetido à revista Gragoatá. 2015 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para trabalho submetido à revista Trabalhos em Linguística Aplicada. 2016 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para trabalho submetido à revista Polifonia (UFMT). 2014 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para dois trabalhos submetidos à revistaLetras (UFAL). 2014 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Parecer para trabalho submetido à revista Acta Scientiarum. 2016 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Elaboração de pareceres para trabalhos submetidos ao 5th International Conference on Multicultural Discourses, São Paulo. 2016 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Elaboração de pareceres para trabalhos enviados ao II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. 2013 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Consultor interno do processo de avaliação de projetos de pesquisa. 2017 (Consultoria)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Consultoria ad hoc. 2016 (Consultoria)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Coordenador Adjunto do PNLD 2017 - componente curricular línguas estrangeiras (inglês). 2016 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Revista Letras. 2010 (Parecer)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Correção da prova de redação do Vestibular Unicamp 2003. 2002 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Correção da prova de redação do Vestibular Unicamp 2002. 2001 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Juntada nº. 487/96. 1997 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Construção de sentidos numa comunidade de jogos online. 2015 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Pibid como espaço para a formação teórico-prática de professores. 2017 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . ÉTICA E VIOLÊNCIA EM VIDEOGAMES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS. 2017 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Linguagem e cultura na construção da identidade do sem-terra. 2016 (Conferência)
    • SILVA, S. B. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Linguagem, Educação do Campo e Letramentos. 2016 (Conferência)
    • ZACCHI, V.J. ; SILVA, S. B. . Linguagem, Formação de professores e educação. 2016 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Simulação e jogos digitais: implicações para o ensino e a aprendizagem. 2015 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Simulação, jogos digitais e a sala de aula. 2015 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O fim da moldura: jogos, artes, educação.. 2015 (Congresso)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Identity in digital gaming: between identification and game mechanics. 2014 (Congresso)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Dimensões críticas no uso de jogos eletrônicos. 2014 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Jogos eletrônicos e ensino crítico. 2013 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O cosmopolitismo pop de jogos eletrônicos e a formação de professores de língua inglesa. 2013 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Jogos eletrônicos, novos letramentos e ensino de língua inglesa. 2013 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A hora e a vez dos professores de inglês na escola pública: o professor como criador de sentidos. 2013 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Transletramentos, literatura e cultura. 2013 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Soberania alimentar, identidade e cultura no MST. 2013 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Neoliberalism, textbooks and the English language classroom. 2013 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; SILVA, Roberto Bezerra da . Debate sobre o filme My Winnipeg. 2013 (Outra)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Trabalhando com contextos globais e locais na formação de professoras de inglês em Sergipe. 2013 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Religião: aspectos filosóficos e políticos. 2013 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Novos letramentos no ensino de língua e literatura. 2013 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Neoliberalism, Applied Linguistics and the PNLD. 2012 (Comunicacao)
    • ZACCHI, V.J. . Deus e o diabo na terra: a luta do MST e suas feições religiosas. 2013 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Multimodality and English language teacher education in Brazil. 2012 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Multimodalidade e formação de professores de língua inglesa em Sergipe. 2012 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Formação de professores em contextos transnacionais, locais e globais. 2012 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Expecting the unexpected: teacher education in an age of uncertainty. 2012 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Formação inicial e continuada de professores no ensino de linguagens e suas tecnologias. 2011 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Novos letramentos e cosmopolitismo na formação de professores de línguas estrangeiras. 2011 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Espaço e movimento: trajetórias identitárias do sem-terra. 2011 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Antagonismo e diferença: o MST e seus outros. 2011 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso da linguagem não verbal no livro didático de língua inglesa. 2011 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O conceito de crítica no ensino de língua inglesa. 2011 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Carnavalização e paródia em Frank Zappa. 2011 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Formação de professores de língua inglesa a partir das teorias dos novos letramentos. 2011 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Space, narrative and the identity construction of landless workers. 2011 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Visões de cultura no MST: cultivar a terra e transformar a realidade. 2010 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso de novas tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o estudante como bricoleur. 2010 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Narrativas multimodais nas místicas do MST. 2010 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Tradição e hibridismo na Revista Sem Terra. 2010 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Um olhar para fora: identidade e representação em imagens do MST. 2009 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Welcome to the United States: a carnavalização em Frank Zappa. 2009 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Cultura, identidade e ensino: múltiplos olhares na formação de professores/as. 2009 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Elementos da tragédia elisabetana em filmes dos irmãos Coen. 2009 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . English, globalization, and the identity construction of Landless Rural Workers Movement (MST). 2008 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Ser ou não ser americano? Identidade nacional no Brasil e no Canadá como resistência aos EUA. 2007 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Relações de poder e identidade: o uso do inglês e das novas tecnologias pelo MST. 2007 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Línguas estrangeiras e a construção de identidade do sem-terra. 2007 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Inglês instrumental, abordagem comunicativa e propostas para um ensino crítico de inglês. 2006 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A maternidade em Toni Morrison e Margaret Atwood. 2005 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estrangeirismos e ensino de línguas. 2005 (Conferência)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estrangeirismos, nacionalismo e ensino de língua inglesa. 2004 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Estudos pós-coloniais: do nacionalismo à institucionalização acadêmica. 2004 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A 'simplicidade'do inglês como fator de sua disseminação. 2003 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão meridional em Gramsci e globalização contra-hegemônica. 2003 (Simposio)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Concepções ideológicas do professor de língua inglesa. 2001 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . A questão do inglês como língua estrangeira hegemônica nos PCN. 2001 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . O uso do inglês em jornais: a (não-)compreensão do leitor. 2000 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Ensino de língua inglesa e imperialismo. 2000 (Comunicacao)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Pluralidade Cultural. 1999 (Conferência)
    • SOUZA, Marlene A.A. ; SILVA, S. B. ; ZACCHI, Vanderlei J. . Transversalizando o ensino de línguas. 2017
    • ZACCHI, Vanderlei J. . XIV Colóquio de Incentivo à Pesquisa. 1987 (Diretório Acadêmico Filosofia)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . VII Seminário de Teses em Andamento. 2001 ()
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; NASCIMENTO, Ana Karina de O. ; BERGER, Maria Amália F. . I Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa - Sefeli. 2011 (Departamento de Letras Estrangeiras)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; NASCIMENTO, Ana Karina de O. ; BERGER, Maria Amália F. ; SILVA, Roberto Bezerra da . Seminário Letramentos Transnacionais Brasil-Canadá. 2012 (Grupo de Pesquisa Letramentos em Inglês)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; NASCIMENTO, Ana Karina de O. ; BERGER, Maria Amália F. ; SOUZA, Marlene A.A. ; SILVA, Roberto Bezerra da . II Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa e I Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2013 (Departamento de Letras Estrangeiras e GT Transculturalidade, Linguagem e Educação (Anpoll))
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; SILVA, Roberto Bezerra da . Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos Canadenses. 2013 (Núcleo de Estudos Canadenses - NEC-UFS)
    • SCHEYERL, Denise ; SIQUEIRA, S. ; ZACCHI, Vanderlei J. . II Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação. 2015 (GT Transculturalidade, Linguagem e Educação (Anpoll))
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; SOUZA, Marlene A.A. ; BERGER, Maria Amália F. ; SILVA, P. R. B. S. ; NASCIMENTO, Ana Karina de O. . III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa (III SEFELI). 2015 (Departamento de Letras Estrangeiras)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Multimodalidade no ensino de língua inglesa. 2013 (APLIEMT)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Letramento e educação: perspectivas e possibilidades. 2015 (Projeto Nacional)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Redação científica e plágio acadêmico. 2017 (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; GADIOLI, Igor ; BEZERRA, F. S. . Written and spoken English. 2017 (Grupo de Pesquisa Letramentos em Inglês)
    • ZACCHI, Vanderlei J. ; GADIOLI, Igor . Written and spoken English. 2017 (Grupo de Pesquisa Letramentos em Inglês)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Word partnerships. 2000 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Anne Sexton's re-vision of fairy tales. 2005 (Departamento de Letras)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Literatura colonial e pós-colonial em língua inglesa. 2005 (Colegiado de Letras)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Collocations. 2005 (Top School)
    • ZACCHI, Vanderlei J. . Leitura de imagens no ensino de língua inglesa. 2013 (Departamento de Letras Estrangeiras)
    • Nome do projeto: O uso da língua inglesa em nomes de estabelecimentos comerciais em Tangará da Serra (1999 - 2000
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. .
      Descrição: Contribuir para o conhecimento do uso da língua inglesa como índice de penetração de valores norte-americanos na cultura brasileira.
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores de língua inglesa em Sergipe a partir das teorias dos Novos Letramentos (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , NASCIMENTO, Ana Karina de O. , SILVA, Roberto Bezerra da , SANTOS JÚNIOR, Agno D. A. , PEREIRA, Tayane K. dos Santos , TORRES, Márcia Viana , BERGER, Maria Amália F. , ANDRADE, E. S. B. .
      Descrição: O professor de língua estrangeira nos dias atuais vê-se exposto a um amplo espectro de fluxos transculturais e transnacionais. Resulta daí uma identidade multifacetada, marcada por ambivalências, dilemas e contradições. Isso se dá tanto por sua inserção em contextos simultaneamente locais e globais quanto por sua relação com os alunos, cujas identidades são igualmente multifacetadas e dinâmicas. Nesse caso, as teorias dos Novos Letramentos podem ser úteis para o trabalho com esse contexto dinâmico e contraditório, mais especificamente as áreas de letramento crítico, multiletramentos, multimodalidade e letramento digital. Para se pensar a formação de professores de língua inglesa a partir dos novos letramentos é preciso levar em conta também uma perspectiva cosmopolita, num cenário de constante reconstituição das localidades e identidades sociais devido às recentes transformações globais. O presente projeto propõe-se a analisar a conjuntura do ensino de língua inglesa em Sergipe e apresentar formas de se trabalhar com os novos letramentos com o objetivo de formar cidadãos críticos e conscientes de sua inserção tanto em contextos locais quanto globais.
    • Nome do projeto: Música de todos os cantos (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , FERREIRA, J.S. , PODEROSO, B.G.F. .
      Descrição: Dando continuidade à série de programas apresentados pela Rádio UFS entre 2010 e 2011, este projeto busca difundir ritmos e estilos musicais das mais diversas partes do mundo que não têm tanta veiculação nas mídias. Dando mais especificidade ao projeto executado naquele ano, o atual projeto visa concentrar-se na música produzida nas Américas e Caribe, com ênfase nas várias regiões do Brasil. O público-alvo é tanto a comunidade universitária quanto a comunidade externa atendida pela Rádio UFS. No geral, este projeto é uma forma de promover a diversidade e fazer com que o ouvinte reflita ainda sobre outras culturas e a sua própria e na maneira como elas estão marcadas pela diversidade e têm se transformado ao longo do tempo. Nesse caso, não apenas as diferenças, mas também as semelhanças podem se tornar objeto de observação e reflexão. O projeto prevê a gravação de quatro de programas de uma hora cada para serem transmitidos pela Rádio UFS.
    • Nome do projeto: Jogos eletrônicos e novos letramentos na formação de professores de língua inglesa (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , AZEVEDO, R. T. , BEZERRA, F. S. , SOARES, R. D. , NABUCO, M. O. , SANTOS, M.J. .
      Descrição: O propósito deste projeto é investigar: jogos eletrônicos e outras tecnologias virtuais; novas formas de texto e de letramento; a construção da identidade dos jovens; e o papel que os jogos desempenham em suas vidas, tendo como horizonte a formação pré-serviço de professores de língua inglesa. Busca dessa forma integrar o ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira com outras linguagens que estão adquirindo importância crescente. Mais do que simplesmente utilizar essas tecnologias e linguagens, em geral por puro entretenimento, o aluno pode ser preparado a olhar para elas como potenciais ferramentas pedagógicas, mas não de uma maneira meramente instrumental e sim, acima de tudo, crítica. Como futuro professor, ele pode ser levado a refletir sobre o potencial uso de jogos em sua sala de aula de modo a conciliar a vida de seus futuros alunos na escola com a vida fora dela, tornando o ensino, portanto, mais significativo.
    • Nome do projeto: Pibid Inglês (2017 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , NEGROMONTE, Fátima Bezerra , SOUZA, Marlene A.A. .
      Descrição: Projeto de Iniciação à Docência para graduandos em inglês
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores de inglês como língua adicional (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , NASCIMENTO, Ana Karina de O. , BERGER, Maria Amália F. , SOUZA, Marlene A.A. , AZEVEDO, R. T. , BEZERRA, F. S. , SILVA, P. R. B. S. , GADIOLI, Igor .
      Descrição: Em nosso país, historicamente, o aprendizado de línguas estrangeiras tem sido realizado de modo insuficiente para o atendimento desse direito. Portanto, torna-se necessário incluir a formação continuada de professores da rede pública como parte de uma agenda de desenvolvimento linguístico-cultural dos estudantes, tendo em mente ainda a função social do inglês na sociedade contemporânea como possibilidade de inclusão social e acesso ao mundo globalizado sob uma perspectiva crítica. Partindo-se da formação inicial, observa-se a desigualdade de propostas ou de oportunidades nos programas de formação docente. Questões epistemológicas, metodológicas e de desenvolvimento crítico nem sempre são abordadas nas formações docentes praticadas no Ensino Superior. Não só nessa instância, questões de cunho epistemológico e metodológico precisam ser revistas e repensadas por alguns dos professores que já atuam na rede pública escolar. Pensando-se nesses aspectos, o presente projeto busca oferecer formação continuada para professores de inglês da educação básica em quatro módulos de ensino que totalizam 120 horas. Espera-se, também, que todos os envolvidos ? professores da educação básica, professores universitários, alunos de graduação e pós-graduação ? tenham a possibilidade de não só pensar e discutir as questões acima, mas buscar integrá-las às diversas práticas em questão: formação de professores inicial e continuada, ensino de inglês na educação básica e na universidade, processos de letramento, entre outras. E acima de tudo, que proporcione uma aproximação maior entre a universidade e as escolas, cujos resultados não se restrinjam ao período de duração do projeto, mas continuem frutificando posteriormente.
    • Nome do projeto: LETRAMENTOS, TECNOLOGIAS DIGITAIS E DIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , BRAGA, Denise B. , FERREIRA, S. L. , ROCHA, C.H. , MATTOS, A.M.A. , JORGE, M.L.S. .
      Descrição: Falar em formação de professores hoje envolve uma alta dose de incerteza, devido às constantes transformações que estão ocorrendo nos mais variados campos. São transformações que afetam a produção e disseminação de conhecimento, a maneira como nos comunicamos e interagimos, as relações socioculturais e a vida social como um todo. Por isso, não há mais como pensar numa formação de professores que privilegie o mero domínio do conteúdo e o desenvolvimento de técnicas e metodologias para a sua disseminação. É preciso pensar também no tipo de aluno que esse professor vai encontrar na sua prática, pois, com a extensa disseminação do conhecimento em curso atualmente, espera-se que o público escolar seja altamente heterogêneo. Dois aspectos contribuem para a intensificação dessa heterogeneidade: a presença (ou ausência) das tecnologias digitais e a diversidade de identidades que caracteriza os estudantes nos dias atuais. Esses dois aspectos tornam, portanto, a prática docente bastante incerta, dificultando aos professores qualquer previsão acerca do seu desempenho na sala de aula e de qual possa vir a ser seu público alvo. É com esse cenário em mente que se pode afirmar que, nos dias de hoje, é fundamental uma formação de professores que os prepare para o incerto, o imprevisível, o inesperado. Em consonância com essa visão, a presente proposta se apoia nos trabalhos com os letramentos para discutir a questão da formação de professores em contextos voláteis, isso porque tanto o conhecimento quanto as relações socioculturais se constroem a partir de práticas altamente contextualizadas.
    • Nome do projeto: A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: uma proposta em rede colaborativa acerca da gamificação na educação na era da mobilidade (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , FERREIRA, S. L. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivos construir uma rede de ensino e pesquisa com vistas a impulsionar o desenvolvimento de ações colaborativas e cooperativas, na perspectiva da qualificação dos Programas de Pós-graduação envolvidos nesta proposta, bem como compreender como a cidade pode se constituir em espaços de convivência híbridos e multimodais de aprendizagem, utilizando o conceito de gamificação na educação. Esta proposta, que contempla três universidades brasileiras e seus respectivos programas de pós-graduação, linhas e grupos de pesquisa, justifica-se pela necessidade de produção e difusão de conhecimento no campo da educação e da gamificação, bem como pela união de expertises e pela construção de uma perspectiva de ensino e pesquisa cooperativa, que possibilite contribuir para a qualificação do stricto sensu no que se refere à educação com as culturas digitais.
    • Nome do projeto: Formação de professores de inglês numa era de incertezas (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , NASCIMENTO, Ana Karina de O. , SOUZA, Marlene A.A. , SANTOS, E.B.M. , ANDRADE, C.M.C.P. .
      Descrição: Fazer um levantamento sobre as expectativas que os professores de inglês em Sergipe têm sobre seus alunos, tanto na atualidade quanto no futuro próximo. Analisar como professores de inglês em Sergipe veem e lidam com a diversidade identitária dos seus alunos. Examinar como professores de inglês em Sergipe lidam com o conhecimento prévio que os alunos têm sobre as tecnologias digitais. Formar pesquisadores na área de Letras, mais especificamente em Linguística Aplicada. Aprofundar pesquisas na área de letramentos visando à formação de professores.
    • Nome do projeto: Construção de sentidos em uma comunidade de jogos online (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , BEZERRA, F. S. , FRANCISCO, L. A. , SILVA, B. M. .
      Descrição: Este projeto envolve uma discussão em torno de jogos digitais e como eles podem estar vinculados com processos de letramento e construção de sentidos. Uma das principais características dos letramentos é a contextualização do processo de ensino e aprendizagem, de modo que a aprendizagem se torne significativa. Embora a proposta deste projeto não seja trabalhar diretamente com ensino, o foco na construção de sentidos pode proporcionar material para o entendimento de como funciona a interação e a comunicação, principalmente online, que podem de alguma forma estar vinculadas ao uso e aprendizagem de uma língua estrangeira. Nesse caso específico, comunidades online formadas em torno de jogos digitais, ainda que de origem brasileira, em geral pressupõem algum tipo de interação em língua inglesa. E é a partir daí que este projeto pode trazer sua contribuição, ao investigar o processo de construção de sentidos em comunidades heterogêneas, mas ao mesmo tempo formadas em torno de características em comum, uma espécie de semelhança na diferença.
    • Nome do projeto: Brazil Canada Knowledge Exchange: Developing Transnational Literacies (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. , SILVA, Roberto Bezerra da , TAVARES, Roseanne Rocha , MENEZES DE SOUZA, Lynn Mario T. , MONTE MOR, Walkyria M. , VIEIRA, M. M. F. , BESNER, Neil K. , MORGAN, Brian D. , MARTIN, Ian , MACIEL, Ruberval F. , COLEMAN, William D. , COSTA, K. F. , BRYDON, Diana .
      Descrição: Transnational literacies combine global consciousness with the development of competencies suitable for full participation in the knowledge society. They encompass the digital, multimodal, informational, and critical literacies associated with both traditional reading and writing skills and the range of new literacies required by evolving information technologies. We have selected transformational practices in the teaching of global English in universities and schools in Canada and Brazil as our key site of intervention. Both Brazil and Canada face challenges in their educational systems that we believe can be addressed through sharing best practices and research expertise. By working together, we hope to involve students, teachers and researchers in both countries in closer and more intensive trans-hemispheric exchange.
    • Nome do projeto: Between the foreign and the national: culture, globalization, and Brazil's Landless Workers Movement (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. .
      Descrição: The activities that I intend to carry out with the Centre for Globalization and Cultural Studies at the University of Manitoba will involve, among many, a critical theoretical examination of peasants movements based on bibliographical material available at the University of Manitoba and other Canadian universities. Moreover, I intend to do research on Canadian identity politics and on how minority groups in Canada articulate their differences from, as well as their similarities with, other social movements both in Canada and worldwide. Finally, I intend to investigate the relationships between the Landless Workers Movement (MST) and some Canadian social movements and NGO?s. Brazil?s MST is a social movement that demands, among other things, agrarian reform in Brazil. Nonetheless, the landless?s activism goes far beyond what seems to be a corporative demand. They also struggle for political and social changes in the Brazilian society and in global practices and policies. Some of their claims are: gender and ethnic equality, environmental friendly policies, food sovereignty, and national and popular sovereignty for peripheral countries. On the one hand, the landless claim that the Brazilian society must be responsible for its own sovereignty, free from the intromission of foreign companies and States. On the other hand, they make alliances with international social movements in order to be more powerful in their demands, both local and international. Thus, there seems to be a contradiction in MST?s discourses and practices, since the national and cultural sovereignty that they claim for Brazil is challenged by its own links with international agents. Such a contradiction is highly connected with present day notions of globalization and culture.
    • Nome do projeto: Letramentos transnacionais e tradução cultural no estudo de literaturas de língua inglesa (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZACCHI, Vanderlei J. .
      Descrição: Este projeto é uma proposta de trabalho com conceitos teóricos, tais como letramentos transnacionais, novos letramentos e tradução cultural, e sua aplicação nas literaturas de língua inglesa. Uma das principais características dos chamados novos letramentos é a contextualização de conteúdos, o que implica trabalhar não com um conjunto de conhecimentos preestabelecidos, mas a partir das várias realidades em que os usuários de textos estão envolvidos. Os letramentos transnacionais, por sua vez, estão em sintonia com as novas tecnologias de informação, que estão mudando a maneira como criamos conhecimento e até mesmo pensamos. Conceber as literaturas de língua inglesa nesses termos é pensar nas formas como elas podem ser traduzidas em dois níveis: no da produção, quando elas são reinterpretadas e mixadas em diferentes mídias, como cinema, vídeo e jogos eletrônicos; e no da recepção: a maneira como essas obras podem ser reinterpretadas localmente.
    • ZACCHI, Vanderlei José . Projeto Avaliação de Livros Didáticos de Línguas Estrangeiras. 2009 - Avaliação de livros didáticos de inglês
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado Em Letras Com Habilitação de Tradutor
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 1988
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2015
    • Le Bougainville Home Service:
      • Tipo de vínculo: Outro (1988 - 1988 ).
        Outras informações: Recepcionista bilíngüe
    • Sociedade Eletroquímica Brasileira Ltda:
      • Tipo de vínculo: Outro (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Auxiliar Administrativo
    • Price Waterhouse Auditores Independentes:
      • Tipo de vínculo: Outro (1989 - 1991 ).
        Outras informações: Revisor de Textos Bilíngüe
    • Banco de Crédito Nacional S A:
      • Tipo de vínculo: Outro (1991 - 1992 ).
        Outras informações: Redator Jr.
    • Oxfam:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Tradutor
    • Centro de Informática e Idiomas São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Colégio Batista de Mirassol D'oeste:
      • Tipo de vínculo: Outro (1997 - 1997 ).
        Outras informações: Professor
    • Wandsworth Borough Council:
      • Tipo de vínculo: Outro (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Tradutor e Intérprete
    • Decisão Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Outro (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades do Centro do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Professor Mestre
    • Complexo de Ensino Superior Campo Real:
      • Tipo de vínculo: Outro (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professor classe E
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • University of Manitoba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
        Outras informações: Órgão: Centre for Globalization and Cultural Studies
        Outras informações: Associado Adjunto
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística:
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas (RETTA):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Travessias Interativas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).