Não autenticado |

Bruna de Jesus Barbosa da Silva

    • Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é agente fiscal de rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e mestranda em História Econômica na Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: finanças públicas, estradas, império, instituições públicas e província de São Paulo.

       

      Links:    

    • SILVA, B. J. B. ; GALVAO, L. S. ; MOTTA, J. F. . MULHERES ATRAPALHADAS - O ensino de primeiras letras na Província de São Paulo: um olhar sobre a instrução feminina (primeira metade dos oitocentos). Educação: Entre saberes, poderes e resistências, v. 1, p. 302 - 332, 2020.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • SILVA, B. J. B. . As estradas paulistas: 1835-1870. In: VIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 9ª Conferência Internacional de História de Empresas , 2009 , Campinas. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História Econômica e 9ª Conferência Internacional de História de Empresas. : , 2009.
    • SILVA, B. J. B. . A organização fazendária na Província de São Paulo: 1824-1827. In: 7ª Conferência Internacional de História de Empresas e IX Encontro de Pós Graduação em História Econômica , 2018 , Ribeirão Preto. Anais da 7ª Conferência Internacional de História de Empresas e IX Encontro de Pós Graduação em História Econômica. : , 2018.
    • Nome do projeto: Orçamentos e Balanços na Província de São Paulo, século XIX (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, B. J. B. , GALVAO, L. S. , PINHEIRO, R. C. , SCACCHETTI, C. .
      Descrição: Desde os primórdios do Império, a falta de uma definição clara sobre as competências tributárias dos governos provincial e local comprometeu, em especial no caso dos municípios, o estabelecimento de uma estrutura tributária adequada ao custeio das diversas responsabilidades atribuídas a cada uma dessas instâncias governamentais. Como consequência, a falta de recursos era problema comum. Os municípios, incapazes de gerar os recursos necessários à satisfação de suas necessidades, frequentemente solicitavam verbas adicionais à Província ? que nem sempre eram concedidas ? ou recorriam ao endividamento como forma de financiar sua evolução. Contudo, uma naqueles primeiros anos do Império outros problemas, notadamente de caráter político e relacionados à sucessão do trono, dominavam os debates parlamentares. Nesse contexto, as discussões em torno da legislação fiscal e a definição das competências tributárias, assim como sobre a autonomia municipal, acabaram sendo deixadas em segundo plano. Dessa forma, pesquisas de caráter bibliográfico não são suficientes para e não nos permitem identificar como, apesar da falta de legislação específica sobre o tema, se constituiu a estrutura financeira das várias esferas governamentais e mais, como se deu a divisão das competências tributárias ao longo dos primeiros anos do Império. Nessa direção, também é vago o conhecimento que se possui sobre quais impostos compunham a receita municipal e quais os mecanismos utilizados pelas edilidades para contornarem a constante escassez de recursos, registrada a miúdo pela historiografia tradicional; assim como é pequeno o conhecimento que se tem sobre a relação entre os diversos contextos econômicos da então província paulista e as estruturas tributárias locais. Dessa maneira, o presente projeto propõe a utilização de fontes primárias - leis orçamentárias, balanços, prestações de contas, Relatórios de Presidente de Província, Relatórios Ministeriais, e outras fontes impressas ou manuscritas - para alcançar um melhor entendimento sobre as finanças públicas paulistas no contexto imperial.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Econômicas
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: As Estradas Paulistas: 1835-1870
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Agente Fiscal de Rendas
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).