Não autenticado |

Maria da Gloria Magalhães dos Reis

    • Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos em francês) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Letras (Estudos linguísticos, literários e tradutológicos) pela Universidade de São Paulo (2008). Foi leitora de português na Université de Franche-Comté ministrando também aulas de francês para estrangeiros e de teatro brasileiro para o curso de Artes do Espetáculo (Ars du spectacle). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), da UnB - Universidade de Brasília, atuando na área de formação de professores de línguas e literaturas e teatro. Realiza pesquisas dentro de uma proposta transdisciplinar unindo literatura, educação e teatro. Orienta mestrado e doutorado no Pós-Lit - Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Pós-Graduanda em Teatro e Educação na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • A questão da oralidade no ensino de língua estrangeira
    • As práticas teatrais e o texto dramático na formação do professor de Línguas e Literaturas
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; CORREA, A. S. ; FERREIRA, A. M. A. . Sobre didática das línguas: dois dicionários, múltiplas reflexões. São Paulo : Paulistana, 2015 . 146p. ISBN: 9788599829837.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; NUNES, Karina Fares Barreto . O ENSINO DA LEITURA EM FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: PROJETO DE LEITURA E MOBILIZAÇÃO DE ESTRUTURAS AFETIVAS E COGNITIVAS EM LEITORES UNIVERSITÁRIOS - Qualis B5 Revista Desempenho , v. 18 , p. 1 - 16 , 2012. ISSN: 16779797.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; VAZ, Islia Cristina Teixeira . DESENVOLVER A ORALIDADE EM LE ATRAVÉS DO TEXTO - Qualis B5 Revista Desempenho , v. 18 , p. 1 - 16 , 2012. ISSN: 16779797.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; DELAVECCHIA, Isabela . AS PRÁTICAS TEATRAIS E O DESENVOLVIMENTO DA ORALIDADE EM LE - Qualis B5 Revista Desempenho , v. 18 , p. 1 - 16 , 2012. ISSN: 16779797.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; SOUZA, S. A. . Sequência didática e gêneros textuais: uma proposta pedagógica Signum: Estudos da Linguagem , v. 17 , p. 32 - 64 , 2014. ISSN: 22374876.
    • FERREIRA, A. M. A. ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Verbetes oral, oralidade e discurso: análise crítica de dois dicionários didáticos de ensino de línguas estrangeiras / oral Signum: Estudos da Linguagem , v. 15 , p. 357 - , 2012. ISSN: 22374876.
    • GUSMAO, J. ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A QUESTÃO DA ORALIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA JOGOS E TEXTOS DRAMÁTICOS NO DESENVOLVIMENTO DA EXPRESSÃO ORAL EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Revista Desempenho , v. 11 , p. 84 - 98 , 2010. ISSN: 16779797.
    • FERREIRA, A. M. A. ; Barbosa, Lúcia ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Dictionnaire de didactique des langues de R. Galisson et D. Coste, et Dictionnaire de didactique du français langue étrangère et seconde de J.P. Cuq : quelles organisations? (Qualis B5) Synergies Brésil , v. 8 , p. 49 - 56 , 2010. ISSN: 15188779.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Massaro, Paulo, 2008. Teatro e língua estrangeira ? entre teoria(s) e prática(s). São Paulo : Paulistana? (Qualis B5). Synergies Brésil , v. 8 , p. 131 - 132 , 2010. ISSN: 15188779.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Reflexões sobre uma proposta tradução da peça Catharsis, do dramaturgo togolês Gustave Akakpo - Qualis B2 Caligrama (UFMG) , v. 15 , p. 109 - 123 , 2010. ISSN: 01032178.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A tradução da oralidade no texto \ Cerrados (UnB. Impresso) , v. 29 , p. 129 - 137 , 2010. ISSN: 01043927.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . La mise en voix du texte "La nuit juste avant les forêts" de Bernard-Marie Koltès. (Qualis B5) Synergies Brésil , v. 1 , p. 141 - 147 , 2010. ISSN: 15188779.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le texte théâtral et le jeu dramatique dans l´enseignement du Français Langue Étrangère Synergies Espagne , v. 1 , p. 153 - 163 , 2008. ISSN: 19619359.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . La nouvelle dramaturgie "paulista" de Samir Yazbek Coulisses , v. 35 , p. 185 - 196 , 2007. ISSN: 28486714.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O texto teatral e o jogo dramático na didática do ensino de francês língua estrangeira - Qualis B3 Horizontes de Linguística Aplicada , v. 1 , p. 36 - 51 , 2006. ISSN: 16779770.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; FERREIRA, A. M. A. . Oral, oralidade e discurso no ensino de língua estrangeira: análise crítica de dois dicionários. Sobre didática das línguas: dois dicionários, múltiplas reflexões, v. 3, p. 37 - 46, 2015.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; MORAIS, J. E. R. . Análise comparativa de termos ligados à questão da oralidade na perspectiva da didática de línguas estrangeiras. Sobre didática das línguas: dois dicionários, múltiplas reflexões, v. 3, p. 27 - 36, 2015.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; FERREIRA, A. M. A. . Estudo comparativo de dois dicionários e Didática das Línguas quanto a seus projetos terminográficos. Sobre didática das línguas: dois dicionários, múltiplas reflexões, v. 3, p. 10 - 18, 2015.
    • Reis, Maria da Glória Magalhães dos ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Bernard-Marie Koltès em cena no ensino de francês língua estrangeira. Leitura(s) em francês língua estrangeira, v. 2, p. 129 - 166, 2014.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A pesquisa em Linguística Aplicada no IL. Memória e perspectivas: 50 anos de letras da Universidade de Brasília (1962-2012), v. 1, p. 148 - 151, 2013.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A questão da oralidade em dois livros didáticos de Francês Língua Estrangeira. Ensino-Aprendizagem na perspectiva da Linguística Aplicada, v. 1, p. 207 - 236, 2013.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; SOUZA, J. C. B. . Práticas teatrais no ensino de Línguas Estrangeiras: Discurso, Identidade e oralidade. Ensino de Línguas na Contemporaneidade: Práticas de Construção de Identidades, v. 32, p. 257 - 278, 2013.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Eu vi o marceneiro.... Mário Laranjeira: poeta da tradução, v. , p. 87 - 95, 2013.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A EXPRESSÃO EM CENA: A AFETIVIDADE, O CORPO E A VOZ NA APROPRIAÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA. AFETIVIDADE E EMOÇÕES NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: MÚLTIPLOS OLHARES, v. , p. 215 - 248, 2011.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Estrela, Imperatriz, Milagre, Catedral, No Sena, Mulher, A jornada do herói, Mago, Eremita. Traços, v. , p. 157 - 168, 1998.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Filho. Poética d´Inovação, v. , p. 28 - 29, 1999.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . De volta à casa das árvores. Gente de palavra, v. , p. 53 - 56, 1998.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Cantiga de ninar - Qualis B5 . Travessias (UNIOESTE. Online) , UNIOESTE , 30 mar. 2008.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O reconhecimento do outro: a formação do professor de Línguas e Literaturas. In: XIII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários , 2016 , Sinop. A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re)pensando a formação docente e o ensino. Sinop : UNEMAT Editora, 2015. p. 48 - 55.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le cours de français pour les candidats au programme du double diplôme de la Escola Politécnica de São Paulo, au Brésil, entre le linguistique et l´interculturel.. In: Apprendre une langue de spécialité: enjeux culturels et linguistique , 2006 , Paris. Apprendre une langue de spécialité:enjeux culturels et linguistique. : , 2006. p. 22 - 22.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A tradução do texto teatral contemporâneo: a tradução do sopro em Lettre aux acteurs de Valère Novarina. In: II Congresso Internacional TODAS AS LETRAS: linguagens , 2003 , São Paulo. II Congresso Internacional TODAS AS LETRAS: linguagens - Caderno de resumos. São Paulo : Produzido pela Unversidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. p. 141 - .
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A tradução do texto teatral contemporâneo. In: VIII encontro nacional de tradutores - II encontro internacional de tradutores , 2001 , Belo Horizonte. Traduzindo o novo milênio: corpora/cognição/cultura. Belo Horizonte : POSLIN / FALE, 2001. p. 82 - 83.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O texto teatral na didática do ensino de Francês Língua Estrangeira. In: GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado , 2004 , Campinas. 52 Seminário do GEL - 2004. : , 2004.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Gato. São Paulo : Giordano , 1997 (Poesia)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Guia sentimental e técnico para uso dos visitantes da capela São Pedro. São Paulo : Editora Giordano , 1997 (Tradução)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Linguagens Urbanas. São Paulo : Consulado geral da França em São Paulo , 2004 (Tradução)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Os mil e um dias. São Paulo : Labortexto Editoria Ltda , 2001 (Tradução)
    • ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; PAGEL, Dário ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Grupo de especialistas para o Programa Francês sem Fronteiras. 2012 (Consultoria)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Perspective actionnelle et genres textuels: le modèle didactique dans l´enseignement du français langue étrangère. 2012 (Parecer)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Programa de Aperfeiçoamento ao Ensino - PAE / Estágio supervisionado na disciplinca Introdução à Língua Francesa I. 2003 (Outra)
    • CORREIA, R. ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Roda de conversa sobre 'La mère trop tôt'. 2016 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; CORREIA, R. . Atelier de théâtre 'La mère trop tôt'. 2016 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Práticas transdisciplinares: literatura, teatro e educação. 2016 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Dimensões do trágico e do cômico Shakespeariano em 'La mère trop tôt' de Gustave Akakpo. 2016 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O trágico e a farsa em 'La mère trop tôt' de Gustave Akakpo. 2016 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O corpo e o outro na peça ?Tac-tic à la rue des Pingouins? de Gustave Akakpo. 2016 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . 'La mère trop tôt': l´histoire des enfants soldats mise en scène par les étudiants de l´Universidade de Brasília. 2016 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; Lima, Rogério ; BARROSO FILHO, Wilton . Humanidades Literárias Contemporâneas e Práticas Transculturais. 2016 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O reconhecimento do outro: a formação do professor de Línguas e Literaturas. 2015 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . 'Na classe e em cena': o texto dramático na sala de aula. 2015 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A formação do professor de Letras: reflexão sobre a perspectiva discursiva. 2015 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O professor de Letras: formação dialógica e crítico-reflexiva. 2015 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Jornada de Boas vindas - Letras Francês. 2015 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O que você gosta de ler? A leitura e a literatura. 2015 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Genres de discours oraux et séquences didactiques. 2014 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A Formação dialógica do professor de Línguas e Literaturas. 2014 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Ensinar o texto dramático na escola: uma proposta para a formação de professores. 2014 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Gêneros, Sequências Didáticas e Pesquisa-ação no ensino de Língua Estrangeira: desafios. 2014 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A LEITURA DO TEXTO DRAMÁTICO E AS PRÁTICAS TEATRAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2014 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Genres de discours oraux et séquences didactiques'. 2014 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Ressignificando as representações de professores de Língua Estrangeira em formação inicial. 2014 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; TAVARES, C. N. V. ; BERTOLDO, E. S. . O texto teatral - entre o oral e o escrito: uma experiência para o ensino de Língua Estrangeira. 2014 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Progressão para o desenvolvimento da oralidade baseada em gêneros. 2013 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O corpo e a voz na construção de identidades em Língua Estrangeira. 2013 (Comunicacao)
    • MELO, F. A. ; SOUZA, J. C. B. ; UCHIGASAKI, K. ; REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Discurso e Identidade no ensino de LE. 2013 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . La négritude chez Bernard-Marie Koltès. 2013 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Gêneros orais na licenciatura em Línguas Estrangeiras. 2013 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Oralité et interculturalité dans la pièce 'À petites pierres' de Gustave Akakpo'. 2012 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O papel do professor pesquisador em linguística aplicada. 2012 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Premières réflexions sur la 'Gramática Nova do Francês''. 2012 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Estudos comparados Hugoanos. 2012 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le théâtre en scène dans l´enseignement du Français Langue Étragère. 2012 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Grammaires et contextualisation: Première réflexions sua 'Gramática Nova do Francês' de Cláudio Veiga.. 2012 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A questão da oralidade no ensino de Língua Estrangeira vista por dois dicionários de didática. 2012 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A questão da oralidade no ensino de língua estrangeira. (Mesa coordenada). 2012 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le théâtre en scène dans l´ensegnement de Français Langue Étrangère. 2011 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A afetividade, o corpo e a voz na apropriação da língua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . "A questão da oralidade no ensino de língua estrangeira vita por dois dicionários de didática. 2011 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Participação no GT "Formar qual profissional?". 2010 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . "A tradução do texto dramático Catharsis de Gustave Akakpo". 2010 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . "La question de l´oralité dans les manuels de Français Langue Étrangère". 2010 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Teatro no ensino de língua estrangeira - a expressão em cena. 2010 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O teatro contemporâneo togolês de Gustave Akakpo. 2009 (Conferência)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . La mise en voix du texte. 2009 (Outra)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le texte théâtral et les jeux dramatiques dans l´apprentissage du FLE. 2009 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . L´emploi du passé composé et du passé simple dans la traduction de Valse Numéro 6 de Nelson Rodrigues. 2007 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le texte théâtral et le jeu dramatique dans l´enseignement du Français Langue Étrangère. 2007 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Le cours de français pour les candidats au programme du double dipôme de la Escola Politécnica de São Paulo, au Brésil, entre le linguistique et l´interculturel. 2006 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Francês técnico e científico: entre a tecnologia e a interculturalidade. 2006 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Chantons l'amour. 2005 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Théâtre et apprentissage du français. 2004 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Dire le texte DANS LA SOLITUDE DES CHAMPS DE COTON. 2003 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A tradução do texto teatral contemporâneo. 2001 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O texto teatral na didática do ensino de Francês Língua Estrangeira. 2004 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . A tradução do texto teatral contemporâneo: a tradução do sopro em LETTRE AUX ACTEURS de Valère Novarina. 2004 (Comunicacao)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; GOMES, A. L. ; VAZ, Islia Cristina Teixeira ; SOUZA, D. . Quartas Dramáticas. 2015 UnB - TV - Prazer em conhecer
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; GOMES, A. L. ; YAZBEK, Samir . Projeto Quartas Dramáticas. 2015 UnB - TV
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . «Diversités francophones : langue et culture sans frontière». 2011 (Embaixadas dos países membros da Organização Internacional da Francofonia (OIF), representadas em Brasília e Universidade de Brasília (UnB),)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; Figueredo, Carla Janaína ; Poulet, Maria Eugência Malheiros . Semana de boas vindas 2012 - PPGLA. 2012 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; ARANDA, M. C. L. T. ; MASTRELLA, Mariana Rosa Mastrella de . II Seminário Nacional de Licenciaturas em Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2015 (Instituto de Letras)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; Andrade, Mariana Mastrella de ; CERQUEIRA, Sabrina Lima de Souza ; ALVES, Janaína Soares ; SEKINO, Kyoko ; JOVER-FALEIROS, Rita ; ALMEIDA, Vanessa Borges ; MUKAI, Yuki . I Seminário de Licenciaturas em Línguas Estrangeiras - "Ensinar línguas estrangeiras: Identidades". 2011 (Universidade de Brasília - DEX)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Francês - Curso de Férias - Nível 1. 2003 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; LIEVENS, J. ; FERREIRA, A. M. A. . Francês - Intermediário 1 - Na classe e em cena. 2013 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos ; LIEVENS, J. ; FERREIRA, A. M. A. . Francês - Avançado 1 - Na classe e em cena. 2013 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Francês - Nível 3. 2003 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Prática do francês através do texto teatral. 2004 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Línguas e Ciências Humanas)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Formação FOS. 2005 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Línguas e Ciências Humanas da USP)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O teatro e a formação do professor de Línguas e Literaturas. 2015 (Curso de Letras da Faculdade de Educação e Linguagm)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Práticas teatrais e formação docente: recursos para a sala de aula. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Na classe e em cena. 2016 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Na classe e em cena - AVANÇADO. 2016 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . O texto teatral contemporâneo no aprendizado de língua estrangeira. 2002 (Associação de Professores de Francês do Estado de São Paulo)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . "Le théâtre en classe de FLE". 2010 (Universidade Federal de Viçosa)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . "Prática do francês através do teatro". 2010 (Universidade de Brasília)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Prática do Francês através do texto teatral. 2005 (Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Línguas e Ciências Humanas)
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Relatório técnico-pedagógico - Avaliação de desempenho docente de 2011 - Secretaria da Educação do Estado da Bahia. 2013
  • Projetos de Pesquisa: 7
    • Nome do projeto: GEDLE - Grupo de Estudos em Didática de Línguas Estrangeiras (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , Corrêa, Adriana Santos , JOVER-FALEIROS, Rita , Franchon Cabrera, Claudine , Bosque, Mara Luz .
      Descrição: O GEDLE visa desenvolver pesquisas sobre o processo de apropriação de línguas estrangeiras abordando-o em seus aspectos teóricos e práticos.
    • Nome do projeto: A questão da oralidade no ensino de língua estrangeira. (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa visa analisar, estudar e refletir sobre a questão da oralidade e do desenvolvimento da competência comunicativa no ensino de língua estrangeira. Este projeto está ligado às pesquisas do GEDLE - Grupo de estudos em didática de língua estrangeira.
    • Nome do projeto: TRADUÇÃO E DIDÁTICA DE LÍNGUAS: ESTUDO CRÍTICO-COMPARATIVO DOS DICIONÁRIOS CUQ E GALISSON/COSTE. (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , FERREIRA, A. M. A. , Corrêa, Adriana Santos , Barbosa, Lúcia .
      Descrição: O projeto propõe-se a tradução dos verbetes presentes nos dois dicionários, além de um estudo comparativo-histórico dos conceitos de didática de línguas..
    • Nome do projeto: Grammaire et contextualisation (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , ROCHEBOIS, Christianne , BEACCO, Jean-Claude .
      Descrição: O projeto do GRAC é realizar estudos sistemáticos das formas de contextualização da gramática francesa em obras de gramática francesa produzidas fora da França e que podem ser adaptadas a seus utilizadores. O projeto é sediado na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle e dirigido pelo Prof. Jean-Claude Beacco.
    • Nome do projeto: ELADIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino/Aprendizagem de Línguas: Afetividade, Discurso, Identidade e Sociedade (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , MASTRELLA, Mariana Rosa Mastrella de , Figueredo, Carla Janaína , Freitas, Alice de .
      Descrição: Proposta geral e repercussões do grupo Ensinar e aprender uma nova língua no mundo hoje tem sido considerado, além de comum e necessário em uma sociedade globalizante, um processo complexo, o qual envolve os sujeitos não apenas em seus aspectos cognitivos, mas em uma gama de outros fatores que contribuem de maneiras diferentes para o sucesso ou insucesso da aprendizagem. Considerando isso, este grupo de estudos e pesquisas tem o objetivo de pôr em debate constate questões como afetividade e práticas identitárias e discursivas presentes de forma indissociável nos processos de ensinar e aprender línguas nas várias sociedades. Os docentes participantes deste grupo têm desenvolvido pesquisas com temáticas relacionadas a 1) perspectivas críticas sobre afetividade e aprendizagem de línguas; 2) perspectivas discursivas e dialógicas na construção de identidades no ensino/aprendizagem de línguas; 3) questões discursivas e identitárias que constroem inclusão ou exclusão no ensino/aprendizagem de línguas e 4) questões sobre identificação e apropriação da língua estrangeira. Nesse percurso, as repercussões deste grupo se pautam pela 1) promoção de seminários temáticos mensais, destinados a discutir textos relacionados aos temas de pesquisa, com a participação dos docentes e discentes envolvidos; 2) produção acadêmico-científica voltada para a publicação de textos relacionados às devidas temáticas trabalhadas; 3) participação em eventos científicos com apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos docentes e discentes participantes; 4) organização de eventos.
    • Nome do projeto: Gêneros orais na licenciatura de Línguas Estrageiras (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , PIETRARÓIA, Cristina Moerbeck Casadei , Corrêa, Adriana Santos , ALBUQUERQUE-COSTA, H. , ARANDA, M. C. L. T. .
      Descrição: O presente projeto vem como decorrência do projeto anterior do GEDLE (Grupo de Estudos em Didática de Língua Estrangeira - http://dgp.cnpq.br/diretorioc/fontes/detalhegrupo.jsp?grupo=02407086FR18IT), ?A questão da oralidade no ensino de língua estrangeira. . A proposta de re-encaminhamento do projeto se deve ao fato de que, neste último ano, deverá ser finalizada a elaboração de um livro didático sobre o desenvolvimento de discursos orais para o curso de Licenciatura e Bacharelado em Francês. Nos primeiro ano, o projeto contou com a participação de três alunos voluntários de Iniciação Científica, no segundo ano, o grupo se renovou com outros dois alunos de Iniciação Científica e dois mestrandos. Para o ano de 2012 / 2013 propomos a recondução dos dois alunos de 2011/ 2012 com o intuito de aprofundarem o trabalho e, em conjunto com alunos de mestrado, contribuir de forma efetiva para a publicação do livro. A ideia que norteia a presente pesquisa é a de propor aos aprendizes de língua estrangeira e aos futuros professores de língua uma via de descoberta da alteridade, do estrangeiro, da nova língua-cultura, e por meio desse contato, proporcionar-lhes uma nova forma de ver o mundo, mais aberta, mais disposta às mudanças e às diferenças, usando para isso o corpo, o intelecto e a sensibilidade. Este projeto visa analisar, estudar e refletir sobre a questão da oralidade no ensino de língua estrangeira, tendo como ponto de partida o conceito de oralidade sentido proposto por Henri Meschonnic. Para o autor, os conceitos de discurso, subjetividade e ritmo não podem ser separados do conceito de oralidade. Na aprendizagem de língua estrangeira esses elementos têm um papel preponderante na forma de vislumbrar a linguagem como um elemento do sujeito. O aprendizado da língua estrangeira passa a ser um encontro com uma linguagem que atravessa o sujeito e que se dá através de um discurso que é organizado por um ritmo. Nesse sentido acreditamos que o uso do texto estético, que possui uma oralidade e uma significância, pode ser um excelente recurso para proporcionar ao aprendiz esse encontro com o ritmo desconhecido da língua estrangeira. Meschonnic discorre em Poétique du traduire sobre os conceitos de língua e discurso que, segundo ele, refletem uma transformação em relação ao pensamento sobre a linguagem. Para ele, o pensamento a respeito da linguagem ?passou da língua (com suas categorias ? léxico, morfologia, sintaxe) para o discurso, para o sujeito que age, que dialoga, inscrito prosodicamente, ritmicamente na linguagem.? (MESCHONNIC, 1999:13)
    • Nome do projeto: As práticas teatrais e o texto dramático na formação do professor de Línguas e Literaturas (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: REIS, Maria da Glória Magalhães dos , FERREIRA, Alice Maria de Araújo .
      Descrição: Tendo em vista que um dos objetivos da educação básica no ensino é ?[...] o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento de autonomia intelectual e do pensamento crítico? segundo o artigo 35, II, da Seção IV, da lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 , o presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que o texto dramático e as práticas teatrais podem trazer para o processo de Letramento Crítico, Literário e Dramático do professor de línguas (materna e estrangeiras) do ensino médio para consequentemente, favorecer esse processo de ?desenvolvimento de autonomia intelectual e do pensamento crítico? junto aos educandos em sala de aula de Línguas. Minha experiência no doutorado entre os anos de 2004 e 2008 (REIS, 2008), no qual desenvolvi um estudo sobre o tema no ensino de francês como língua estrangeira baseado em textos de Bernard- Marie Koltès (1948-1989), na Universidade de São Paulo, e de 2009 até o presente momento como docente da UnB nos projetos realizados como líder do grupo ?En classe et en scène? [Na classe e em cena] no qual tenho trabalhado sobre encenações de peças como Catharsis (2011) e Petites Pierres (2013), do dramaturgo togolês Gustave Akakpo (nascido em 1974), em língua francesa e em leituras dramáticas bilíngues ou em português do mesmo texto Catharsis e Carta aos atores, do dramaturgo suíço Valère Novarina (nascido em 1947). O primeiro trabalho contou com a colaboração e professores e alunos do Instituto de Artes ? IdA da Universidade de Brasília e as leituras dramáticas no âmbito do projeto ?Quartas dramáticas?, coordenado pelo professor André Luis Gomes. Com o intuito de ampliar as pesquisas sobre as contribuições do Teatro no desenvolvimento da expressão crítica tanto oral quanto escrita, proponho a presente pesquisa com o objetivo de contribuir com a formação continuada dos professores de línguas e literaturas com reflexões e sugestões de atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos de ensino médio. Como auxiliar o professor na difícil tarefa de dar conta do currículo formal e dos conteúdos e atividades desta fase sem que eles percam de vista a importância de formarem cidadãos críticos e criativos, com sensibilidade estética e ética? A meu ver, este é um dos grandes desafios da formação de professores, acrescentando ainda um outro, para usar uma expressão do filósofo francês Edgar Morin (1993), que é o ?desafio do século 21 será gerar uma cidadania mundial?. Este educando crítico capaz de se expor crítica, criativa e eticamente no mundo de forma oral e escrita necessita de um professor que o encoraje e estimule a realizar uma experiência viva com os discursos de forma geral e com o texto dramático de forma particular no âmbito deste trabalho. Muitas vezes o professor pode se sentir desmunido abordar textos dramáticos, talvez até em função de sua pouca familiaridade com o gênero. Apenas uma leitura que não envolva o corpo, a voz e as emoções do texto dramático pode não encorajar o aluno a mergulhar nesse universo. O professor precisa imaginar e desenvolver atividades que possibilitem este mergulho e ao mesmo tempo conhecer a discussão teórica que pode oferecer as bases da sua reflexão. O trabalho baseia-se no princípio de que a realização de atividades ancoradas na materialidade do texto, unidas a práticas que levem em consideração as dimensões afetivas e corporais do educando, pode auxiliar na construção de ?ações de linguagem?, envolvendo tanto produções orais quanto escritas como uma forma de empoderamento favorecendo tanto o letramento literário e dramatúrgico quanto o letramento crítico. Dentro dessa perspectiva, a leitura oralizada do texto dramático e as práticas teatrais podem ser vislumbradas como ferramentas essenciais para introduzir professor e aluno nesse processo levando em conta ainda a afetividade, o corpo e a voz.
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Revista da ANPOLL. 2014 - Parecerista
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Revista Moara. 2014 - Parecerista
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Letras & Letras. 2016 - Parecerista
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Terra roxa e outras terras. 2015 - Parecerista
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Unis dans la diversité: Le Français langue Frontière. 2015 - Parecerista
    • REIS, Maria da Glória Magalhães dos . Revista Línguas e Ensino. 2014 - Parecerista
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1999
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Curso de Francês para iniciantes da Escola Politécnica - CFI-POLI. Destinado a alunos que se preparam para a obtenção do duplo diploma.
        Outras informações: Educador
    • Aliança Francesa de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2000 - 2002 ).
    • Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1989 ).
        Outras informações: Analista de Recursos Humanos
    • Centro Educacional Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
        Outras informações: Monitora de informática
    • Externato e Semi Internato N S do Morumbi:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1982 - 1983 ).
    • Espaço Arte Petit Comité:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 1997 ).
        Outras informações: Atriz
    • Revue Française de Médecine Traditionnelle Chinoise:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2006 ).
        Outras informações: Prestação de serviços
    • Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas Em Psicanálise:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2006 ).
        Outras informações: Traduções do francês para o português dos cursos ministrados por Jacques-Alain Miller, psicanalista e diretor do Departamento de psicanálise da Universidade - Paris VIII.
        Outras informações: Tradutora
    • Université de Franche-Comté:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Aulas de português para primeiro, segundo e terceiro ano (Licence) e Master. Aulas de francês para estrangeiros para segundo e terceiro ano. Curso: "Analyse des textes"
        Outras informações: Professor de português e de FLE
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Letras Raras:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).