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Sandra Cristina Gomes

    • Professora do Instituto de Políticas Públicas da UFRN e da Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais. Pós-doutorado no Centro de Estudos da Metrópole/CEBRAP. É doutora e mestre em Ciência Política pela USP e mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade de Londres, Reino Unido. Graduação em Ciências Sociais (USP). Editora Associada da Brazilian Political Science Review (BPSR). Membro do Comitê Regional Nordeste da Associação Nacional de Ensino, Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPECP). Membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais (REIPPE). Membro da Rede Brasileira de Mulheres Cientistas (RBMC).

       

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    • GOMES, S. ; SEGATTO, C. I. . Agenda, governos de extrema direita e mudanças nas políticas públicas de educação: uma análise comparada do governo Bolsonaro. 2024 (Congresso)
    • SEGATTO, C. I. ; Gomes, Sandra . Dismantling as an Ideological Agenda: Did Bolsonaro Succeed in Changing Education Policies in Brazil?. 2023 (Congresso)
    • ALMEIDA, L. S. B. ; GOMES, S. ; SILVEIRA, R. M. C. ; SANTOS, A. C. . A Contribuição das Ciências Sociais na Formação dos Estudantes do Campo de Públicas. 2023 (Congresso)
    • ALMEIDA, L. S. B. ; SILVEIRA, R. M. C. ; GOMES, S. ; SILVA, B. C. N. . A Multidisciplinaridade do Campo de Públicas: Diversidade do Perfil Docente como Estratégia Formativa. 2023 (Congresso)
    • SILVEIRA, R. M. C. ; ALMEIDA, L. S. B. ; GOMES, S. ; SILVA, B. C. N. ; COSTA, M. H. S. . Mapeamento da produção acadêmica em avaliação de políticas públicas em um periódico do Campo de Públicas no Brasil. 2022 (Congresso)
    • ALMEIDA, L. S. B. ; SILVEIRA, R. M. C. ; GOMES, S. ; SILVA, B. C. N. ; INACIO, M. V. . Campo de Públicas no Brasil: um estudo sobre o ensino superior na área de Administração Pública. 2022 (Congresso)
    • OLIVEIRA, B. R. ; SEGATTO, C. I. ; GOMES, S. . Federalismo e Implementação de Políticas Públicas Educacionais: um olhar a partir dos governos estaduais e municipais. 2021 (Outra)
    • LIMA, L. L. ; PAPI, L. ; STUCHI, C. G. ; Gomes, Sandra . Efeitos da descoordenação federativa na gestão das políticas locais de assistência social e educação. 2021 (Seminário)
    • SUMIYA, L. A. ; Gomes, Sandra ; SILVA, A. L. N. ; DANTAS, I. ; SILVA, R. R. O. . Diagnóstico das desigualdades educacionais no RN. 2021 (Outra)
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    • SANTANA, L. ; FERNANDEZ, M. ; MORAES, R. F. ; GOMES, S. ; BARBERIA, L. . Mesa Redonda - Governos e pandemia de Covid-19. 2021 (Congresso)
    • MELO, F. Y. M. ; Gomes, Sandra . A Implementação do Proinfância no Município de Natal/RN: Desafios, Estratégias e Resultados sob a Ótica das Relações Intergovernamentais e de Justiça Equitativa. 2021 (Congresso)
    • GOMES, S. ; SILVA, E. G. C. . Educação como um conflito redistributivo: democracia de massas, autoritarismo e poderes institucionais. 2020 (Congresso)
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    • Gomes, Sandra ; LACERDA, A. D. F. ; SILVA, A. L. N. . Qual o peso das nomeações partidárias na composição do Executivo estadual? Um estudo de caso do Rio Grande do Norte. 2017 (Outra)
    • Gomes, Sandra . O que podemos esperar da democracia representativa?. 2016 (Seminário)
    • ALMEIDA, L. S. B. ; LUCIO, M. ; GOMES, S. . A New Agenda For Public Policy In Brazil: the Emergence and Aims of the advocates of ?The Public Field?. 2015 (Congresso)
    • Gomes, Sandra . Profissionalização da Gestão Pública. 2013 (Comunicacao)
    • ARRETCHE, M. ; FUSARO, E. ; GOMES, S. . DEMOCRACIA, POLÍTICAS SOCIAIS E POBREZA NO BRASIL. 2012 (Congresso)
    • GOMES, S. . Decentralization Reforms under Review: the roles of central and local governments in the provision of collective welfare. 2012 (Congresso)
    • GOMES, S. ; AMITRANO, C. . Local de moradia na metrópole e vulnerabilidade ao (emprego e) desemprego. 2004 (Seminário)
    • TORRES, H. G. ; GOMES, S. ; MARQUES, E. ; FERREIRA, M. P. . The Spatial Dimension of Urban Poverty. 2004 (Outra)
    • TORRES, H. G. ; PAVEZ, T. ; GOMES, S. ; BICHIR, R. . Educação na Periferia de São Paulo: ou como Pensar as Desigualdades Educacionais?. 2006 (Outra)
    • GOMES, S. . 'Pesquisa mapeia situação dos estudantes de escolas municipais no estado'. TVU NOTÍCIAS/UFRN. 2020 TVU UFRN
    • BASTOS, R. L. ; SILVA, M. F. S. ; GOMES, S. . Políticas Públicas na Pandemia. 2020 TV Universitária UFRN
    • GOMES, S. . Desafios na construção de indicadores ambientais paulistanos: 5 anos de discussão. 2007 (CEM/CEBRAP/Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente)
    • GOMES, S. . Encontros NAPP/UFRN - Políticas Públicas na Teoria e na Prática. 2010 (Núcleo Avançado de Políticas Públicas (NAPP/UFRN))
    • MENICCUCCI, T. ; GOMES, S. . Coordenação do Seminário Temático (ST) Políticas Públicas da ANPOCS. 2010 (ANPOCS)
    • MENICCUCCI, T. ; GOMES, S. . Coordenação do Grupo de Trabalho (GT) em Políticas Públicas da ANPOCS. 2011 (ANPOCS)
    • Bonfim, Washigton ; GOMES, S. ; ISMAEL, R. . Coordenação do GT Políticas Públicas XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais. 2012 (XV CISO - Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais; UFPI)
    • MENICCUCCI, T. ; GOMES, S. . Coordenação do GT Políticas Públicas da ANPOCS. 2012 (ANPOCS)
    • Gomes, Sandra ; MENICCUCCI, T. . Coordenação do ST Políticas públicas e bem-estar social no século XXI: arranjos institucionais, política, direitos e desenvolvimento. 2013 (ANPOCS)
    • Gomes, Sandra ; BICHIR, R. . Coordenação do GT Políticas Públicas da ANPOCS. 2014 ()
    • GOMES, S. ; BICHIR, R. . Coordenação do GT Políticas Públicas da ANPOCS. 2015 (ANPOCS)
    • ABRUCIO, F. ; LUCIO, M. ; GOMES, S. ; AZEVEDO, S. ; FISCHER, S. ; TAVARES, A. O. ; LOTTA, G. . I Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (I ENEPCP). 2015 (ANEPCP)
    • RODRIGUES, M. I. A. ; VENDRAMINI, P. ; COELHO, F. ; GOMES, S. . Coordenação da Sessão Temática Ensino e Pesquisa no Campo de Públicas. 2015 (ANEPCP)
    • Gomes, Sandra . GT Governos, sociedade e partidos na democracia representativa. 2016 (CCHLA/UFRN)
    • GOMES, S. ; ALMEIDA, L. S. B. ; SILVA, A. F. C. ; PESSOA, Z. S. ; PATRICIO, V. ; TAVARES, F. ; SANO, H. ; GUERRA, L. C. B. ; YASMIN, H. ; FONSECA, 5. M. D. G. ; SILVA, J. I. A. O. ; CABRAL, S. M. ; SERAFIM, L. ; VITORINO, S. . Desafios da Democracia no Século XXI: o Papel do Estado na Promoção do Desenvolvimento Sustentável e na Redução das Desigualdades. 2017 (Departamento de Políticas Públicas/UFRN)
    • GOMES, S. ; BICHIR, R. . GT Políticas Públicas - 41 Encontro da ANPOCS. 2017 (ANPOCS)
    • GOMES, S. ; VALENCA, M. M. . II Encontro dos Grupos de Pesquisa do DPP/PPEUR da UFRN. 2017 (Departamento de Políticas Públicas e Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais)
    • SANO, H. ; TEIXEIRA, M. A. ; Gomes, Sandra ; BORGES, Z. . ST8 - Federalismo e Relações Intergovernamentais. 2017 (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas - ANEPCP)
    • Gomes, Sandra ; CLEMENTINO, M. L. M. ; MEDEIROS, S. R. F. Q. . III Encontro dos Grupos de Pesquisa do DPP/PPEUR da UFRN. 2018 (Departamento de Políticas Públicas/Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais)
    • GOMES, S. ; BICHIR, R. . GT Políticas Públicas - 42 Encontro da ANPOCS. 2018 (ANPOCS)
    • SCHABBAH, L. ; SOUZA, G. C. ; GOMES, S. . ST 3 - ANÁLISE DE POLÍTICAS PÚBLICAS. 2019 (ANECP (Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas))
    • Gomes, Sandra ; SILVA, A. L. N. . Gestão de Políticas Educacionais no Rio Grande do Norte: evidências, soluções e socialização do conhecimento produzido. 2019 (DPP/PPEUR/UFRN e UNDIME-RN)
    • Gomes, Sandra ; SILVA, J. A. ; CALMON, T. ; BORGES, L. ; ALMEIDA, L. S. B. ; FELICIANO, A. J. A. ; OLIVEIRA, K. ; MOURA, J. T. V. ; SOARES, F. J. . Atravessamentos e Considerações sobre o Racismo Institucional: Políticas Públicas e a Questão de Raça. 2019 (DPP/PPEUR/UFRN e ANEPCP)
    • GOMES, S. ; ARRETCHE, M. . 44º Encontro Anual da ANPOCS - GT Políticas Públicas. 2020 (ANPOCS)
    • LOTTA, G. ; FERNANDEZ, M. ; Gomes, Sandra . ST Implementação de Políticas Públicas. 2021 (ANEPCP IV ENEPCP encontro nacional de ensino e pesquisa do campo de públicas)
    • Gomes, Sandra ; SUMIYA, L. A. ; AZEVEDO NETO, J. M. ; LAZAROTTI, B. ; GURGEL, M. ; GOMES, A. ; BEZERRA, V. ; BOARI, G. ; LIMA, L. C. ; MEDEIROS, C. C. D. ; SEGATTO, C. I. ; ALVES, M. T. G. ; MORAIS, M. M. S. ; VIEIRA, J. A. ; QUINTANILHA, A. ; GOMES, A. S. ; PERES, U. ; ARAUJO, J. I. ; MARQUES, F. C. ; SILVA, A. L. N. . Seminário de Validação dos Resultados Preliminares do Diagnóstico das Desigualdades Educacionais no RN. 2021 (UFRN)
    • OLIVEIRA, B. R. ; CRUZ, M. C. M. T. ; FERNANDES, F. S. ; GOMES, S. . Sessão temática Implementação de políticas educacionais e suas conexões com outras políticas, campos e saberes: o que as pesquisas têm revelado?. 2023 (V ENECP/ANEPCP)
    • GOMES, S. ; ARRETCHE, M. . 45º Encontro Anual da ANPOCS - GT Políticas Públicas. 2021 (ANPOCS)
    • Gomes, Sandra . Curso de Iniciação à Docência para Bolsistas Capes. 2012 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN)
    • Gomes, Sandra . Programa de Capacitação Pedagógica para Bolsistas REUNI. 2011 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN)
    • Gomes, Sandra . Programa de Capacitação Pedagógica para Bolsistas REUNI. 2012 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN)
    • Gomes, Sandra . Curso de Iniciação à Docência (CID) - PPg/UFRN. 2016 (Pró-Reitoria de Põs-Graduação/UFRN)
    • GOMES, S. . Detalhamento do espaço intra-urbano como ferramenta de apoio à gestão pública. 2006 (Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Paulo (CEFOR))
    • GOMES, S. . Desenho e Gerência de Política e Programas Sociais. 2004 (Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de São Paulo (órgão central e subprefeituras) em parceria com INDES (Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social)/BID)
    • GOMES, S. . Demandas e Políticas Públicas de Educação (treinamento para lideranças da Sociedade Civil). 2007 (Instituto Pólis e CEM/CEBRAP)
    • TORAL, G. ; Gomes, Sandra . Técnica de Experimento Aleatório Controlado para Avaliação de Programas Educacionais. 2019 (Laboratório de Planejamento/Departamento de Políticas Públicas)
    • Gomes, Sandra ; ARAUJO, F. T. ; BEZERRA, A. F. A. ; MAROTA, R. . Noções elementares para organização e análise de bancos de dados voltados para as políticas públicas. 2021 (Assessoria Educacional do DPP/UFRN e PPEUR/UFRN)
    • MARCONDES, M. M. ; SIQUEIRA, A. S. F. ; SUMIYA, L. A. ; Gomes, Sandra . Desigualdades Educacionais: Barreiras e Possibilidades para a Efetivação de Direitos Humanos. 2022 (Observatório das Desigualdades/UFRN)
    • Gomes, Sandra . Política Educacional: competências descentralizadas e o papel de coordenação da União. 2023 (Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann)
    • GOMES, S. . Avaliação de Políticas Públicas. 2010 (Escola do Legislativo Miguel Arraes)
    • GOMES, S. . Curso de Iniciação à Docência para Bolsistas Capes. 2011 (Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN)
    • GOMES, S. . Diálogos sobre Diversidade, Direitos e Tolerância. 2011 ()
    • GOMES, S. . FATORES EXPLICATIVOS DO DESEMPENHO DE GOVERNOS SUBNACIONAIS. 2013
    • SUMIYA, L. A. ; GOMES, S. ; SILVA, A. L. N. ; DALMON, D. L. ; COSTA, E. S. ; RODRIGUES, D. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. B. . Primeiro relatório parcial de pesquisa. 2022
    • SUMIYA, L. A. ; Gomes, Sandra ; DALMON, D. L. ; COSTA, E. S. ; SILVA, R. J. ; RODRIGUES, D. M. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. B. . Segundo relatório parcial de pesquisa - Tipologia das Desigualdades Educacionais. 2023
    • SUMIYA, L. A. ; Gomes, Sandra ; SILVA, R. J. ; COSTA, E. S. ; RODRIGUES, D. M. ; DALMON, D. L. ; OLIVEIRA JUNIOR, E. B. . Relatório Final de Pesquisa - Pesquisa Qualititva em 2 municípios. 2023
    • GOMES, S. ; LACERDA, A. D. F. ; SILVA, A. L. N. ; MELO, F. Y. M. ; SILVA, A. M. S. ; SANTANA, M. O. ; MAFRA, R. M. ; SANTOS, J. G. ; MACEDO, J. M. F. ; BARROCA, A. B. G. . As Instituições Políticas Subnacionais: A Composição do Secretariado Estadual no Rio Grande do Norte. 2017
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 1
    • Gomes, Sandra ; MELO, F. Y. M. ; CELSON NETO, J. ; SEGATTO, C. I. ; MORAES, R. F. ; SILVA, A. L. N. ; CLEMENTINO, M. L. M. ; MENDES, M. ; SANTANA, L. ; MATA, S. S. M. ; LICIO, E. C. . Gestão Pública Estadual frente à Pandemia. 2020 (Pocast preparado para aulas remotas durante a pandemia)
    • Nome do projeto: Descentralização e Autonomia dos Governos Subnacionais em Políticas Setoriais (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. .
      Descrição: O projeto de pesquisa de pós-doutorado explora a proposição de que a descentralização de políticas públicas produz um melhor desempenho dos governos. Esse desempenho seria resultado da conexão virtuosa entre maior autonomia para alocar recursos e capacidade de ajustar prioridades às demandas da população local. O resultado esperado seria, portanto, uma otimização do gasto público e maior eficácia das políticas. O projeto retoma as discussões sobre o conceito de descentralização, as novas proposições existentes no debate e testa, empiricamente, o impacto do grau de descentralização no resultado de quatro políticas (educação, saúde, habitação e segurança). Orientador: Eduardo Cesar Leão Marques
    • Nome do projeto: Determinantes e resultados da oferta de serviços públicos (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , ARRETCHE, M. , FUSARO, E. .
    • Nome do projeto: Exchanging Data and Skills on Place Inequality (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , ARRETCHE, M. , FUSARO, E. , ROGERIO, S. , GUARNIERI, F. .
      Descrição: Projeto de cooperação entre o Centro de Estudos da Metrópole e a Universidade de Edimburgo sobre políticas de redução das desigualdades territoriais e percepções políticas com relação à desigualdade entre jurisdições.
    • Nome do projeto: ?Desenvolvimento regional e desigualdades sócio-produtivas: tendências recentes e desdobramentos em termos de políticas públicas? (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , TORRES, H. G. , AMITRANO, C. , MARQUES, E. , COMIN, A. .
    • Nome do projeto: ?Fatores Explicativos do Desempenho dos Governos Subnacionais? (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , CAMARA, P. K. G. , CASTRO, J. R. , FERREIRA, W. G. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar e testar empiricamente as proposições teóricas que associam a execução descentralizada de políticas ao aumento do bem-estar coletivo. Ao apontar que as estratégias de análise comumente utilizadas para tratar dessa questão podem estar no centro das dificuldades de se alcançar consensos, este projeto também se propõe a lançar mão de uma abordagem analítica que combina análises quantitativas com qualitativas.
    • Nome do projeto: Projeto Integrado de Melhoria do Ensino em Gestão de Políticas Públicas (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: GOMES, S. , SANTOS, A. C. , JESUS, C. R. , FIGUEIREDO, F. F. , CRUZ, F. M. R. , PESSOA, Z. S. , KNOX, W. , SANTANA, M. O. , ARAUJO, O. L. A. , SILVA, S. A. , SILVA FILHO, C. A. , CARNEIRO, J. A. D. , PONTES, B. A. , BASTOS, R. A. , CRUZ, D. M. P. , CARVALHO, V. E. N. T. , ARAUJO, F. F. C. , MACEDO, M. S. .
      Descrição: Esta Proposta Integrada de Melhoria do Ensino em GPP tem como objetivos: 1) fazer com que os alunos de GPP sejam autores de material didático e informacional na modalidade de vídeos curtos, com o apoio dos professores responsáveis pelos componentes curriculares selecionados nesta Proposta e de seus respectivos monitores; 2) incutir o hábito da busca ativa pelo conhecimento (em oposição à ótica ?passivo-reprodutivista? de ensino-aprendizagem) por meio de tecnologias modernas de comunicação, aproveitando o uso já cotidiano dessas pelos alunos; 3) experimentar novas formas de ensino e de aprendizagem, apropriadas para os desafios postos pela ?sociedade do conhecimento? no século XXI, de modo a desenvolver a criatividade e a possibilidade de inovação e 4) criar um espaço físico com equipamentos para a produção de vídeos e de um Acervo Audiovisual de Políticas Públicas; realizar mostras públicas de apresentação do material digital produzido, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento social do Estado do RN e cumprindo com o papel social da universidade pública. Estima-se que, de forma conjunta, as atividades impactem de modo direto cerca de 450 alunos matriculados no primeiro semestre de 2015 e outros 450 no segundo semestre, totalizando quase mil alunos no ano de 2015.
    • Nome do projeto: Escolhas Políticas e Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades? (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , SANTOS, A. C. , SUMIYA, L. A. , SANTANA, M. O. , SILVA, A. L. N. , MELO, F. Y. M. , SILVA, A. M. S. , SANTOS, J. G. , FELICIANO, A. J. A. , OLIVEIRA, K. , SOUSA, A. S. , SHIMOSAKI, L. M. R. , SOARES, F. J. , SILVA, E. G. C. , SILVA, W. S. C. , BEZERRA, A. F. A. , AZEVEDO NETO, J. M. , TORRES, M. V. S. , FARIAS, N. N. A. , FILGUEIRA, D. L. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa discute as escolhas de políticas educacionais e seus efeitos na promoção da igualdade de oportunidades (equidade) e na diminuição das desigualdades assim como de seus efeitos contrários, isto é, aqueles indutores ou reprodutores das desigualdades existentes. Dois focos analíticos foram selecionados para observar os impactos gerados sobre a equidade ou a desigualdade: 1) os fatores políticos que explicam a tomada de decisão sobre políticas educacionais e 2) como estas são implementadas na prática. O projeto é composto por diferentes planos de trabalhos interligados que procuram explorar como a desigualdade é problematizada e tratada tanto no momento da formulação (escolhas de modelos educacionais) quanto na implementação de políticas educacionais. Fatores explicativos como a origem social do alunado, o papel da escola, a distribuição de condições de ensino e aprendizagem no interior das redes de ensino, modos de implementação de programas educacionais, relações entre comunidades, atores e educação, relação entre instituições políticas e escolha de modelos educacionais são alguns dos elementos analíticos que embasam o diálogo com teorias dessa área de discussão. Empiricamente, o projeto parte de 1) uma análise quantitativa da situação escolar geral para 2) uma seleção de estudos de caso em profundidade em escolas do Rio Grande do Norte e 3) análises comparativas de construção de modelos educacionais em outros países. Espera-se que o conjunto de estudos produzido possa colaborar tanto com a discussão teórica e acadêmica sobre políticas educacionais e desigualdades quanto subsidiar decisões na gestão pública.
    • Nome do projeto: Diagnóstico das Desigualdades Educacionais na Educação Básica do Rio Grande do Norte (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GOMES, S. , SANTOS, A. C. , SUMIYA, L. A. , SANTANA, M. O. , SILVA, A. L. N. , MELO, F. Y. M. , SILVA, A. M. S. , SANTOS, J. G. , OLIVEIRA, K. , SOARES, F. J. , SILVA, E. G. C. , SILVA, W. S. C. , BEZERRA, A. F. A. , AZEVEDO NETO, J. M. , TORRES, M. V. S. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo construir e divulgar um Diagnóstico das Desigualdades Educacionais no Rio Grande do Norte. Para além de apenas apresentar dados estatísticos, o diagnóstico está voltado a identificar e discutir os aspectos relevantes para que a gestão pública possa produzir maior equidade ou correção das desigualdades existentes a partir de recomendações de instrumentos, ferramentas ou ações de políticas públicas. Espera-se produzir um debate público sobre a política educacional e criar subsídios para a tomada de decisão por gestores da educação pública, sejam municipais ou o estadual. Várias instituições, listadas abaixo, além de especialistas e gestores colaboraram na validação dos resultados. Esta proposta é uma forma de transferência dos conhecimentos alcançados na pesquisa "Formulação e Implementação de Políticas: promoção da equidade ou reprodução das desigualdades?, da UFRN, para a comunidade externa à Universidade de modo a contribuir com o debate público sobre educação de qualidade.
    • Nome do projeto: Enfrentando as desigualdades educacionais: Tipologia e proposta de intervenção para a educação básica do RN (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , SUMIYA, L. A. , SILVA, A. L. N. , DALMON, D. L. , COSTA, E. S. , SILVA, V. K. S. , RODRIGUES, D. M. , OLIVEIRA JUNIOR, E. B. , SILVA, R. J. .
    • Nome do projeto: Campo de Públicas no Brasil: um estudo sobre o ensino, a pesquisa e a extensão nos Cursos de Graduação (Bacharelado) (2021 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , SANTOS, A. C. , ALMEIDA, L. S. B. , SILVEIRA, R. M. C. , SILVA, B. C. N. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral compreender como o Campo de Públicas tem se desenvolvido no Brasil a partir das múltiplas estratégias de ensino, da pesquisa e da extensão.
    • Nome do projeto: A educação como um conflito redistributivo: escolhas políticas de inclusão ou manutenção das hierarquias sociais (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , SANTOS, R. L. , BEZERRA, A. F. A. , AZEVEDO NETO, J. M. , COSTA, E. S. , RODRIGUES, D. M. , OLIVEIRA, F. F. , LIMA, M. M. T. , OLIVEIRA, F. K. R. , MOISES, N. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa dá continuidade às discussões feitas pelo grupo de pesquisa acumulando e expandindo o conhecimento produzido. O objetivo geral é compreender as escolhas na formulação e implementação de políticas públicas e de seus efeitos na promoção da igualdade e na diminuição das desigualdades assim como de seus efeitos contrários, isto é, aqueles indutores ou reprodutores das desigualdades existentes. O foco analítico é identificar os processos políticos que explicam as escolhas e seus impactos na sociedade a partir de conceitos da ciência política como democracia, partidos políticos, preferências, comunidades de políticas, peso do legado histórico (path-dependency), efeitos de configurações institucionais, papel das ideias, valores e visões de mundo e capacidades estatais. Ao discutir com a literatura internacional, a pesquisa analisa o caso brasileiro a partir de uma ótica comparativa. Interessa também a análise das escolhas de políticas educacionais em governos de extrema direita como é o caso do governo Bolsonaro no Brasil. Dando continuidade aos achados encontrados nos governos anteriores, as atividades estarão centradas na coleta de informações para a identificação de padrões de escolhas feitas para a educação no governo Lula III, inaugurado em janeiro de 2023, e desafios na implementação das políticas educacionais vigentes.
    • Nome do projeto: Using Education Data to Address Educational Inequalities (2021 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GOMES, S. , COSTA, E. S. , VIVACQUA, C. A. , NUNES, M. A. , OLIVEIRA, F. F. , APOLINARIO, C. M. , CRUZ, W. A. .
      Descrição: Este projeto foi contemplado na seleção internacional do LISA 2020 Transforming Evidence to Action Capacity in Higher Education (TEACH) Fund financiado pelo USAID. Tem como objetivo criar um app/website acessível e de fácil manuseio por gestores da educação, pesquisadores e população em geral com dados, indicadores e mapas sobre a educação básica do Rio Grande do Norte. A equipe é formada por professores e discentes do Departamento de Estatística e do Departamento de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
    • Nome do projeto: Governança das secretarias estaduais de educação: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , ABRUCIO, F. , SANO, H. , SAMPAIO, R. M. B. , SUMIYA, L. A. , SAMPAIO, L. M. B. , SILVA, M. P. E. .
    • Nome do projeto: Votações Nomais no Perído pós-constituinte (1994 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. .
      Descrição: Bolsa de Iniciação Científica - FAPESP Coleta de dados primários das votaçoes nominais ocorridas na Cãmara dos Deputados no pós-constituinte, organização em banco de dados e análise dos dados. Orientador: Fernando de Magalhães Papaterra Limongi
    • Nome do projeto: As instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros (2014 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , ABRUCIO, F. , AVELINO FILHO, G. , AMORIM NETO, O. , BIDERMAN, C. , NICOLAU, J. C. M. , PEREIRA, C. , MELO, M. A. B. C. , GORDIN, J. P. , DESPOSATO, S. W. , PRACA, S. , ZUCCO, C. , GONZALES, L. , RENNO, L. , SANTANA, M. O. , SILVA, A. L. N. , GURGEL, A. C. S. F. , MAFRA, R. M. , MELO, F. Y. M. , BARROCA, A. B. G. .
      Descrição: A descentralização das últimas décadas, ao ampliar a importância dos governos estaduais e municipais na execução das políticas públicas, gerou um aumento considerável da produção bibliográfica sobre o poder subnacional no Brasil. A despeito dessa importância, o conhecimento sobre a dinâmica política estadual em termos comparativos ainda é relativamente escasso. A maior parte dos estudos, no entanto, concentrou-se na análise dos municípios, tais estudos apresentaram questões e hipóteses importantes, mas o conhecimento comparado da política estadual e, principalmente, a sua articulação com a política municipal, ainda é insuficiente. Em projeto anterior, o objetivo principal foi investigar os efeitos das instituições e do modus operandi político (variáveis independentes) sobre a alocação dos recursos públicos (variável dependente) no plano estadual. As variáveis independentes foram divididas em duas linhas de investigação. A primeira focava nas estratégias eleitorais dos governadores e partidos e os padrões de accountability estaduais. A segunda linha analisava as formas pelas quais o Executivo interage e procura construir maioria nas Assembleias Legislativas. Este projeto é uma continuidade e uma evolução daquele projeto temático. Ele representa uma continuidade ao manter os mesmos objetivos de pesquisa e a abordagem analítica, ou seja, investigar de forma comparada as instituições políticas estaduais e seu impacto nas escolhas dos governos. Ele é uma continuidade também porque se propõe a finalizar a pesquisa iniciada no primeiro projeto, completando a investigação local de todos os estados brasileiros e ampliando a cobertura do banco de dados políticos. Entretanto, o projeto atual representa evolução, na medida em que reformula alguns dos antigos objetivos, acrescenta novos e, introduz novas abordagens. A mudança mais importante foi a percepção de que a análise da política nos estados impunha uma abordagem mais compreensiva sobre a política estadual; particularmente, a relação entre a política estadual e a municipal. Este aspecto fundamenta a preocupação com a geografia eleitoral dos estados. Também ganharam maior importância neste novo projeto as indicações dos partidos para a burocracia estadual nas questões sobre administração das coalizões de governo e as transferências intergovernamentais nas questões sobre finanças públicas. Portanto, embora o foco do projeto, continue sendo as instituições políticas estaduais, este novo projeto traz uma nova ênfase na atuação dos partidos políticos nos estados, uma vez que - com exceção do presidente - todos os políticos são eleitos no interior de seus estados. Em linhas gerais, esta ênfase estará voltada para as três áreas clássicas de ação dos partidos, quais sejam: sua relação aos eleitores, sua atuação como organização política e seu desempenho como governo. Finalmente, este projeto mantém sua pareceria com a Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) na busca da consolidação e ampliação de dois grandes produtos do projeto anterior. O primeiro é a rede federativa de pesquisadores, que agrupa pesquisadores de todo o País a trabalhar com os mesmos dados. O segundo produto importante é o banco de dados políticos já disponível para a comunidade acadêmica (www.fgv.br/cepesp/cepespdata), como uma forma de disseminar e estimular a produção de conhecimento nesta área de pesquisa.
    • Nome do projeto: O que explica a diversidade das ações governamentais na gestão da pandemia do Covid-19 e quais são seus efeitos? (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , MENICCUCCI, T. , MACHADO, J. A. , CORTES, S. V. , SOARES, M. , MIRANDA, G. L. , LEANDRO, J. G. , CYPRIANO, B. , SCALON, C. .
      Descrição: A pandemia da Covid-19 pode ser considerada como uma crise sem precedentes que envolve uma mistura de problemas e consequências sanitárias, sociais, econômicas e políticas. O ineditismo e o escopo da crise provocada por um fator exógeno a cada país, têm levado à reflexão sobre como e porque alguns países se saíram melhor no gerenciamento da pandemia do que outros, quais foram suas ações e políticas públicas e suas consequências. Mas estudos sobre os fatores que explicam as ações e políticas governamentais ainda é um campo a ser mais explorado considerando que o impacto da Covid-19, em última análise, é determinado pela política. O projeto visa dar uma contribuição neste sentido. Tendo como foco principal as ações governamentais no gerenciamento da pandemia, a intenção é buscar identificar não apenas as ações e políticas públicas, mas principalmente os fatores que explicam essas escolhas governamentais. Entre essas ações e políticas, pretende-se considerar não apenas as políticas de saúde, mas as de caráter social e ou econômico. Em segundo lugar, se pretende identificar os efeitos dessas ações e políticas no percurso da pandemia e sobre a sociedade, baseando-se nesse aspecto na produção já disponível ou a ser disponibilizada. Parte-se da indagação central: O que explica as diferentes repostas ou ações governamentais à pandemia da covid-19? E como pergunta derivada: como as diferentes ações governamentais afetam os diferentes percursos e resultados da pandemia entre os países? E da seguinte hipótese de trabalho: as ações governamentais para o enfrentamento da Covid-19 ocorrem dentro de uma moldura institucional que inclui as condições socioeconômicas, as características dos sistemas de proteção social e do sistema de saúde, mas são fortemente relacionadas a fatores políticos, particularmente o perfil ideológico do chefe do Executivo nacional e, presumidamente da coligação governamental, o que inclui posicionamentos frente ao funcionamento da economia, ao papel do estado, da posição em relação a direitos humanos e, particularmente seu posicionamento frente à pandemia no binômio negacionismo/ciência, além de atitudes e do suporte (ou não) da sociedade. Como hipótese secundária, considera-se que o percurso da pandemia e seu impacto sobre a sociedade estão relacionados prioritariamente com as ações governamentais, incluindo a forma de gestão da crise associada à pandemia do Covid-19, mesmo que constrangidas por fatores socioeconômicos e institucionais prévios e pelas atitudes da sociedade. Articulando esses fatores, este projeto pretende, por meio de uma pesquisa comparada de uma amostra de países, identificar os fatores explicativos das diferentes formas de enfretamento da pandemia, bem com seus diferentes resultados, o que se relaciona com as ações governamentais, que se dão dentro de condições econômicas, políticas e institucionais diversas. Os sete casos já definidos são países da América Latina - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e Uruguai -, escolhidos por uma combinação de critérios: maior tamanho e população, com exceção do Uruguai escolhido por ser considerado o caso mais exitoso no enfrentamento dá Covid-19 e no outro extremo o Peru pela razão oposta. A amostra inclui três países federais, dentre os quatro com essa forma de Estado da região, versus quatro países unitários. Pretende-se ainda agregar países da Europa Ocidental, mas ainda não definidos. Trata-se de uma pesquisa a ser realizada por uma rede de pesquisadores provenientes de diferentes universidades brasileiras e algumas internacionais. Do Brasil, integram a rede pesquisadores e pesquisadoras da UFMG, da UFRGS, da UFRN, da UFRJ e da UFBA. Integram também a rede, pesquisadores da Alemanha e da Universidade Complutense de Madri.
    • Nome do projeto: Implementação de Políticas Educacionais e Desigualdades frente a Contextos de Pandemia pelo Covid-19 (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, S. , SUMIYA, L. A. , RIBEIRO, V. M. , OLIVEIRA, B. R. , CRUZ, M. C. M. T. , BROCCOLICHI, S. , MAMEDE, M. , PASSONE, E. F. K. , SANTOS, A. N. , BARBOSA, E. S. , LIMA, A. J. C. , PEREIRA, R. , CARREIRA, D. , REZENDE, W. S. , PASSEGGI, M. C. F. B. S. , ANJOS, A. M. T. , SANTOS, E. F. , LOECH, G. .
      Descrição: Este projeto visa produzir evidências científicas para nortear a elaboração de estratégias de implementação de políticas públicas educacionais que contribuam com os desafios educacionais da pandemia do Coronavírus e com o enfrentamento de possíveis futuras crises similares. No contexto da pandemia do Covid-19, o distanciamento social adotado pela maioria dos países implicou no fechamento das escolas e universidades. Políticas emergenciais têm sido implementadas nas redes públicas e privadas de ensino. A pandemia produziu mudanças na organização do trabalho e na relação que as instituições de ensino mantêm com os alunos, as famílias e suas comunidades. Alunos e professores, bem como pais e comunidade em geral, não foram preparados para processos de ensino e aprendizagem por meio do uso do ensino remoto, realizado em casa. Há diferenças em termos de acesso ao computador, conexão à internet, espaço em casa e apoio familiar no processo de aprendizagem. Níveis de renda das famílias, a localização geográfica e o caráter urbano ou rural dos estabelecimentos de ensino das unidades escolares também influenciam as soluções propostas. Essa situação revelou uma nova face das desigualdades no sistema educacional, que opera em nível mundial. Esta pesquisa se organizará em torno de três países (França, Chile e Brasil). As abordagens de pesquisa serão: 1) quantitativa, visando medir incidência sobre a desigualdade escolar; e, 2) qualitativa buscando compreender as estratégias de ação com coleta de dados por meio de entrevistas, compilação de narrativas e realização de rodas de conversas com crianças, bem como filmagens para observação de sala de aula. Pesquisadores das seguintes instituições de pesquisa colaboram neste projeto: Université de Limoges ? França, Université Paris Est Créteil ? França, Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Instituto Politécnico Nacional ? Mexico, Pontificia Universidad Católica de Chile ? Chile, ONG PACTE 34 ? França, Universidad de Uaysen ? Chile, Institut Supérieur du Professorat et de l?Éducation de Guyane ? França, Université de Lille ? França, Universidade Federal do Ceará, Universidade Cidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Vale do Acaraú, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal do Ceará e Universidade Federal de Juiz de Fora.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
      • Nome da Instituição: University of London
        Ano de conclusão: 1999
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Centro de Estudos da Metrópole
        Ano de conclusão: 2009
    • Centro de Estudos da Metrópole:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Instituto de Políticas Públicas.
        Outras informações: Professora Associada
    • Revista de Sociologia e Política (UFPR. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
    • Cronos (Natal):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
    • Revista Primeiros Estudos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciências Sociais (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Brazilian political science review:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2018 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Revista do Serviço Público:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Regional & Federal Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Conselho Nacional de Secretários de Educação:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisa: Governança das secretarias estaduais de educação: diagnóstico e propostas de aperfeiçoamento , coordenação nacional Prof Fernando Abrucio (FGV). Coordenação Regional: Prof. Hironobu Sano
        Outras informações: Pesquisadora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1994 - 1996 ).
        Outras informações: Projeto: "As votações nominais no Congresso Nacional". Orientação: Prof. Fernando Limongi (Dep. Ciência Política)
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica
    • Fundação Getúlio Vargas (SP):
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Pesquisa: "As instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros". Coordenação geral: Prof George Avelino (FGV-SP)
        Outras informações: Pesquisadora
    • Dados (Rio de Janeiro. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • TEACHING PUBLIC ADMINISTRATION (PRINT):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: membro do Conselho Editorial
    • BRAZILIAN POLITICAL SCIENCE REVIEW:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora Associada
    • Revista Política e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: parecerista ad hoc
    • Lua Nova:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Ciência Política:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • CADERNOS DE GESTÃO PÚBLICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas (ANEPCP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Universidade Federal de Minas Gerais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Universidade Cidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • Caderno CRH (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • CADERNOS METRÓPOLE (PUCSP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • REVISTA BRASILEIRA DE INFORMAÇÃO BIBLIOGRÁFICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - BIB:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • PARADIGMA (MARACAY):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • CADERNOS DE ESTUDOS SOCIAIS E POLÍTICOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • CADERNOS GESTÃO PÚBLICA E CIDADANIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • BIB. Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).