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Marcos de Oliveira Soares

    • Professor da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP, mestre em Geociências pela UNICAMP, Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP. Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, currículo. Líder do GPForPP (grupo de pesquisa formação política de professoras e professores).

       

      Links:    

    • Papel político do/a professor/a no Estado capitalista
    • Categorias, Representações e Escalas de Análise Geográfica aplicadas ao Ensino de Geografia
    • SOARES, M. O. ; GIROTTO, E. D. ; GIORDANI, A. . Produzir a política a partir da escola : Geografia da educação, docências e espacialidades escolares REVISTA DA ANPEGE , v. 18 , p. 316 - , 2022. ISSN: 1679768X.
    • SOARES, M. O. ; GIROTTO, E. D. ; MORMU, N. M. . Cortina de fumaça: sujeitos ocultos e o desmonte da educação pública no Paraná e em São Paulo Revista Terra Livre , v. 01 , p. 65 - , 2018. ISSN: 01028030.
    • SOARES, MARCOS DE OLIVEIRA . Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example) CRÍTICA EDUCATIVA , v. 3 , p. 818 - , 2017. ISSN: 24474223.
    • SOARES, M. O. . O PCN de Geografia: da reestruturação produtiva à fenomenologia Boletim Paulista de Geografia , v. 93 , p. 147 - 158 , 2013. ISSN: 24470945.
    • SOARES, M. O. . Resistência às políticas excludentes na educação de São Paulo: o projeto transcidadania enfrentando o currículo empreendedor da escola PEI. Enfrentamentos da educação e da cultura: territórios de resistência e utopia, v. 1, p. 101 - 126, 2022.
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. Las ciencias sociales y la edificacion de una sociedad postcapitalista, v. , p. 1 - , 2018.
    • SOARES, M. O. . O currículo escolar brasileiro e a subjetividade. Cidade natureza educação: olhares marxistas, v. , p. 153 - 168, 2016.
    • SOARES, M. O. . Iniciação à docência em Geografia: uma experiência do PIBID/UFSCar. CHÃO DA TERRA: Olhares, Reflexões e Perspectivas Geográficas de Sorocaba, v. , p. 33 - 54, 2016.
    • SOARES, M. O. . Conjuntura e plano de lutas para 2023 . Jornal ADUFSCar , São Carlos , 12 dez. 2022.
    • SOARES, M. O. . Campanha salarial 2023 demandará unidade e muita luta . Jornal ADUFSCar , São Carlos , 12 set. 2022.
    • SOARES, M. O. . Que currículo e que escola pública queremos? . Cruzeiro do Sul , , 09 mar. 2015.
    • SOARES, M. O. ; COSTA, N. V. . As concepções de gênero no ensino técnico, o patriarcado estrutural e os caminhos futuros dos estudantes: possibilidades de investigação propiciadas no estágio supervisionado em geografia. In: XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas , 2023 , Marabá. Anais do XI Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades: Diversidade e Resistência na Ciência: diálogos e desafios interdisciplinares sobre crises sistêmicas. : , 2022.
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . Elementos para uma formação política de professores de Geografia. In: XVI Encontros de geógrafos da América Latina , 2017 , La Paz. XVI Encontros de geógrafos da América Latina. : , 2017.
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . . O desafio da formação de professores sob a lógica da racionalidade neoliberal: a necessidade da formação política. In: XV Coloquio Internacional de Geo Crítica , 2018 , Barcelona. LAS CIENCIAS SOCIALES Y LA EDIFICACIÓN DE UNA SOCIEDAD POST-CAPITALISTA XV Coloquio Internacional de Geocrítica. : , 2018.
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . Formacion politica de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. In: VI Congresso internacional sobre historia y prospectiva de las universidades de Europa y America , 2016 , Tunja. Boletín especifico de eventos n. 28. : , 2016. p. 48 - .
    • SOARES, M. O. . Formação política: elemento essencial da formação do/a professor/a de Geografia. In: XVIII Encontro Nacional de Geógrafos , 2016 , São Luis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Geógrafos. : , 2016.
    • SOARES, M. O. . A formação de professores de Geografia na UFSCar/Sorocaba. In: VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor! , 2015 , Catalão. VIII Encontro Nacional de Ensino de Geografia: Fala Professor!. : , 2015.
    • SOARES, M. O. . O currículo de Geografia oficial do Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. In: XV Encuentro de Geógrafos de América Latina , 2015 , Havana. Anais do XV ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DE AMÉRICA LATINA. : , 2015.
    • SOARES, M. O. . O que influencia as modificações em livros didáticos de geografia? Análise a partir do conceito espaço geográfico (1993-2003). In: VI ENEGE - Fala Professor , 2007 , Uberlândia. VI Encontro Nacional de ensino de geografia. : , 2007.
  • Apresentações de Trabalho: 9
    • SOARES, M. O. . Elementos para uma formação política de professores de Geografia. 2017 (Comunicacao)
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . Formacion de professoras y professores como elemento de la formacion pedagogica y profesional. 2016 (Congresso)
    • SOARES, M. O. . A condição profissional do professor. 2015 (Seminário)
    • SOARES, M. O. . O currículo de Geografia Oficial no Brasil (PCN) e suas relações com a reestruturação produtiva. 2015 (Comunicacao)
    • SOARES, M. O. . As mudanças no currículo da Geografia no Brasil. 2014 (Conferência)
    • SOARES, M. O. . O Corte de Verbas na Educação Pública Brasileira. 2015 (Comunicacao)
    • SOARES, M. O. . A reforma estrutural no serviço público. 2015 (Comunicacao)
    • SOARES, M. O. . O ajuste fiscal e o impacto sobre a educação. 2015 (Comunicacao)
    • SOARES, M. O. . o que influencia as modificações em livros didaticos de geografia? Análise a partir do conceito espaço geográfico (1993-2003). 2008 (Congresso)
    • SOARES, M. O. . II Simpósio de Estágio Supervisionado na UFSCar Sorocaba. 2014 (UFSCar Sorocaba)
    • SOARES, M. O. . VII Geografando: comemoração ao Dia do Geógrafo. 2015 (Departamento de Geografia Turismo e Humanidades)
    • SOARES, M. O. . I Encontro Regional de Ensino de Geografia. 2015 (Departamento de Geografia Turismo e Humanidades)
    • SOARES, M. O. . XI Jornada de Geoesnino. 2017 (Universidade de São Paulo)
    • SOARES, M. O. ; Monteiro, R. B. . Debate sobre o documentário "Menino 23". 2017 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. ; SANTOS, A.C.A. . 100 anos da revolução russa!. 2017 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. . Universidade Aberta. 2019 (Universidade de São Carlos)
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . A Educação e a Geografia diante da COVID-19: desafios para o campo da formação de professores. 2020 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. . Interfaces entre a cartografia crítica e o ensino de geografia: inquietudes, inacabamento e processos. 2020 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . II Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. 2019 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. ; GIROTTO, E. D. . XI JORNADA GEOENSINO. 2017 (USP)
    • SOARES, M. O. ; LOMBARDI, L.M.S.S. . IV Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba. 2021 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. . Seminário internacional Estudos urbanos e interdisciplinaridade. 2021 (Universidade Federal de São Paulo)
    • SOARES, M. O. . Refletindo a práxis docente na EMEF Prof. Antonio Rodrigues de Campos, a partir do diálogo entre a docência, a pesquisa e a formação de professores/as. 2018 (Universidade Federal de São Carlos)
    • SOARES, M. O. . Refletindo a práxis docente na EMEF Prof. Antônio Rodrigues de Campos, a partir do diálogo entre a docência, a pesquisa e a formação de professores/as. 2022 (Universidade Federal de São Carlos)
    • Nome do projeto: A pedagogia das competências e o mundo do trabalho (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. .
      Descrição: A proposta é articular o conceito de "competência", que não é novo quando associado à educação, com o que vem ocorrendo nas duas últimas décadas nos sistemas de ensino no Brasil, cujos currículos têm dado um enfoque produtivista à esse conceito. Com as mudanças na forma de produzir do modelo taylorista para o modelo toyotista,passou-se a solicitar dos trabalhadores novas "condições" técnicas, cognitivas e procedimentais. Esse conjunto de novas solicitações foi incorporado ao conceito de competência. Como a escola continua sendo um local privilegiado de formação da classe trabalhadora, essa concepção de competência chegou nela, sob a forma de pedagogia, particularmente na construção dos currículos escolares. Essa atividade de extensão pretende discutir o conceito de "competência",localizando na bibliografia da educação e da sociologia do trabalho, as várias possibilidades que esse ele vem agregando
    • Nome do projeto: Olhares em diálogo aproximando jovens e docentes no ensino médio (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. .
      Descrição: Descrição: A proposta articula-se às ações do projeto Portal Ensino Médio EMdiálogo. O portal integra-se ao projeto Diálogos com o Ensino Médio , iniciado em 2009 por integrantes do Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e do Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O projeto Diálogos com o Ensino Médio tem como finalidade estimular o diálogo entre professores e estudantes para a melhoria das condições de oferta da escola pública de Ensino Médio no Brasil, por meio da utilização e intervenção das tecnologias da informação e comunicação . No campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos, o projeto Portal Ensino Médio EMDiálogo iniciou suas atividades em setembro de 2013, coordenadas e desenvolvidas pelo grupo de estudos e pesquisas Juventude e Processos Educativos. Na UFSCar/ Campus Sorocaba, a proposta pretende articular o trabalho com diferentes linguagens midiáticas (especialmente o cinema, a produção audiovisual e a cobertura colaborativa) a um processo democrático e participativo de pesquisa e reflexão realizada de maneira conjunta por pesquisadores, docentes e estudantes do ensino médio e do ensino superior. . Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Coordenadora: Maria Carla Corrochano - / Dulcinéia de Fátima Ferreira Pereira - Integrante / Marcos de Oliveira Soares - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Outra.
    • Nome do projeto: Formação política de professores como elemento da formação pedagógica e profissional. (2015 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
      Descrição: A formação de professores nos cursos de Pedagogia e nas Licenciaturas (nas várias ciências de referência) tem sido muito estudada sob vários aspectos e por várias áreas do conhecimento. Ao falarmos de formação política, referimo-nos a uma dimensão que encontra-se mais ou menos dispersa na formação pedagógica do professor, isto quando não está de fato ausente, ou seja, "em lugar nenhum".Entendemos a formação política, como um momento de teorização sobre os aspectos de formação da sociedade, do ponto de vista histórico e das relações sociais (localização de classe, sentido de pertencimento, etc), sobre o trabalho docente e suas possibilidades de atuação na realidade "real" das escolas públicas. Da mesma forma, a entendemos como um momento de prática e investigação por meio da troca de experiências empíricas dos participantes da ACIEPE que possa instrumentalizar o exercício teórico através do reconhecimento e da valorização dos sujeitos implicados na práxis, procurando combater formas de silenciamento e de inferiorização.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2014 - 2017
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOARES, M. O. .
      Descrição: O PIBID é realizado na escola municipal Dr. Getúlio Vargas
    • Nome do projeto: O lugar da formação política nos cursos presenciais de Licenciatura das universidades da cidade de Sorocaba (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. , BRAHIM NETO, M. , TELES, A.B. , TEIXEIRA, D.A. , SANTOS, E.T.A. , TARDELLI FILHO, F.A. , PEREIRA, K.P.R. , BRANCO, D. J. C. , MACHADO, N.C.S. , VECINA, L.N.A. , MARTINS, V.L.R. , SANTOS, F.A.S.F.G. , SÁ, G.C. , SILVA, M.C.S , LARA, S. .
      Descrição: O presente projeto do Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP) investiga a presença ou a ausência de formação política em todos os cursos presenciais de Licenciatura das três Universidades existentes na cidade de Sorocaba. Os dados são levantados por meio de análise dos Projetos Político Pedagógicos dos Cursos de Graduação (PPCs), buscando nas ementas das disciplinas e em suas Bibliografias elementos indicativos da presença ou ausência de formação política de professores. Como primeira etapa de pesquisa coletiva do Grupo, objetiva-se mapear o tema, descobrindo qual a importância concedida a ele, enfocar as análises nos cursos que oferecem tal formação, identificando as principais propostas onde ela acontece
    • Nome do projeto: Elementos para a formação política de professores (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
      Descrição: A partir das observações realizadas e dos dados obtidos e analisados no ano de 2015 por ocasião do oferecimento da Atividade Curricular de Integração 'Ensino, Pesquisa e Extensão' (ACIEPE) "Formação política de professores como elemento da formação pedagógica e profissional" foram enriquecidas nossas reflexões acerca das necessidades do campo da formação de professores, em particular de sua esfera política. Como fruto das reflexões foi criado o GPForPP ? Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores, que foi certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 2016, almejando a constituição de um espaço potencializador do enfrentamento da problemática da educação política de forma mais apurada e em uma proposta de formação a longo prazo. No âmbito do Grupo vimos realizando reflexões e pesquisas sobre este vasto campo de estudo e pesquisa, fenômeno que estamos chamando de "necessidade de formação política docente", que carrega tanto um aspecto pedagógico como um aspecto da profissionalidade docente. Para o prosseguimento de nossas atividades, a presente ACIEPE tem por finalidade aprofundar as discussões sobre a formação política de professores, juntamente com professoras e professores das redes públicas e privada de Sorocaba e região e com estudantes dos cursos de licenciatura da UFSCar, sobre as relações de poder na sociedade desigual e nas escolas, sobre o preconceito racial e demais discriminações raciais, de machismo, sexismo e outras mostras de intolerância sexual, bem como sobre a importância das diferentes culturas nos ambientes escolares
    • Nome do projeto: Refletindo a práxis docente na EMEF professor Antonio Rodrigues de Campos, a partir do diálogo entre a docência, a pesquisa e a formação de professores/as (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. , GIROTTO, E. D. .
      Descrição: A formação de professores/as tem, em dias atuais, vários desafios que remontam a problemas mais estruturais da educação brasileira (tais como a universalização do ensino sem, ainda, uma estruturação para tal, precarização do trabalho docente, baixa remuneração, políticas educacionais não dialogadas com o conjunto de professores/as entre outros) e outros às questões conjunturais do tempo histórico presente (como os desafios em incorporar os ?diferentes?, o acolhimento à todas demandas das crianças e jovens, efetivação de mecanismos democráticos e universais para dirimir conflito entre outros). A falta de uma política pública efetiva de formação docente em local de trabalho (formação continuada) e a necessidade que as licenciaturas nas universidades públicas têm de se aproximar da realidade concreta das escolas, nos fizeram propor essa parceria com a EMEF Prof. Antônio Rodrigues de Campos, na perspectiva de organizarmos alguns encontros durante o horário do PEA (projeto especial de ação) para discutirmos coletivamente como se articulam o currículo da escola e o trabalho de professores e professoras. Tudo isso a partir da reflexão do que é a formação docente. Propomos encaminharmos essas discussões a partir do incremento do diálogo e das narrativas como pressuposto para o levantamento de questões problema e possíveis soluções para elas; a caracterização do caráter de pesquisador do/a professor/a da educação básica que constrói e reconstrói seus saberes no cotidiano, tendo ela, a pesquisa, como um dos principais condicionantes para a reflexão, tudo isso numa perspectiva da construção da práxis do fazer docente. Nesse sentido as reflexões e pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo de pesquisa formação política de professoras e professores ? GPForPP ? do qual os proponentes dessa proposta são integrantes, estarão presentes também nesses diálogos em uma sintonia de relações recíprocas.
    • Nome do projeto: II Simpósio de Arte Afro-brasileira da UFSCar campus Sorocaba (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
    • Nome do projeto: Seminário de formação de profissionais da educação sobre a saúde mental de crianças, adolescentes escolares e jovens universitários (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
    • Nome do projeto: Minicurso África na escola (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
    • Nome do projeto: Lançamento do livro Atlas da rede de educação estadual de São Paulo (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , GIROTTO, E. D. .
    • Nome do projeto: Racismo na escola: desafios e práticas (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
    • Nome do projeto: Ao encontro das Artes (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos: Cartografia, Pesquisa e Ensino de Geografia - "Lívia de Oliveira" (CaPEGeo) (2021 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOARES, M. O. , CRUZ, D. A. M. O. , BONIFACIO, C. M. , RODRIGUES, P. L. .
      Descrição: O grupo de estudos, vinculado ao Laboratório de Cartografia e ensino de Geografia promoverá encontrosmensais on-line para discutir as possibilidades da cartografia para o ensino de Geografia bem como o próprioensino de Geografia em suas várias potencialidade, a partir do reconhecimento da cartografia como produtodas relações sociais e de visões de mundo como ponto de partida para compreender o papel que eladesempenha no ensino de geografia e na formação cidadã. Para tal o grupo de estudo já organizou um eventoque ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2020. Nesse evento, intitulado "Interfaces entre acartografia crítica e o ensino de geografia: inquietudes, inacabamento e processos" onde os temasapresentados foram discutidos por convidados/as, tratamos sobre a cartografia tátil, a cartografia temática, ageotecnologia e a relação entre a cartografia e o ensino de geografia. Faremos leituras de textos referentes àtemática e promoveremos outros eventos de extensão procurando dialogar, sobretudo, com professores/as deGeografia da educação básica.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID (2020 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOARES, M. O. , CARRIL, L. F. B. .
      Descrição: O PIBID é realizado nas escolas municiais da rede pública de Sorocaba, EM Dr. Getúlio Vargas e EM Matheus Maylasky
    • Nome do projeto: Refletindo a práxis docente na EMEF Prof. Antônio Rodrigues de Campos, a partir do diálogo entre a docência, a pesquisa e a formação de professores/as (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. .
      Descrição: A formação de professores/as tem, em dias atuais, vários desafios que remontam a problemas mais estruturais da educação brasileira (tais como a universalização do ensino sem, ainda, uma estruturação para tal, precarização do trabalho docente, baixa remuneração, políticas educacionais não dialogadas com o conjunto de professores/as entre outros) e outros às questões conjunturais do tempo histórico presente (como os desafios em incorporar os ?diferentes?, o acolhimento à todas demandas das crianças e jovens, efetivação de mecanismos democráticos e universais para dirimir conflito entre outros). A falta de uma política pública efetiva de formação docente em local de trabalho (formação continuada) e a necessidade que as licenciaturas nas universidades públicas têm de se aproximar da realidade concreta das escolas, nos fizeram propor essa parceria com a EMEF Prof. Antônio Rodrigues de Campos, na perspectiva de organizarmos alguns encontros durante o horário do PEA (projeto especial de ação) para discutirmos coletivamente como se articulam o currículo da escola e o trabalho de professores e professoras. Tudo isso a partir da reflexão do que é a formação docente
    • Nome do projeto: Programa Residência Pedagógica (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SOARES, M. O. , GREGOLIN, I. V. .
      Descrição: O programa Residência Pedagógica (CAPES) na UFSCar tem como finalidade fortalecer e consolidar a formação de professores/as, através de parceria colaborativa nessa formação com pesquisas e práticas docentes contextualizadas. Trata-se de um trabalho de co-responsabilidade e co-formação entre a Universidade e redes de escolas públicas da Educação Básica. As ações de imersão dos /as licenciandos/as no cotidiano das escolas, sob a orientação de docentes da Universidade e de professores da Educação Básica, ocorrerão em um trabalho colaborativo de articulação entre teorias e práticas, com ênfase no desenvolvimento de pesquisas e práticas docentes contextualizadas que buscarão problematizar aspectos culturais, metodológicos, políticos, éticos e sociais relacionados a saberes e conteúdos das áreas.
    • Nome do projeto: Curso: RAÇA, GÊNERO E CLASSE: Formação política de professoras e professores (2021 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , LOMBARDI, L.M.S.S. .
      Descrição: Considerando que as dimensões de pertencimento de classe, orientação de gênero e racialização são parte significativa da formação da nossa humanidade e considerando também que a vivência dessas dimensões, por parte de mulheres e homens, produzem relações muitas vezes conflituosas, o Grupo de Pesquisa Formação Política de Professoras e Professores (GPForPP), em parceria com o Grupo de Pesquisa sobre Infância, Arte, Práticas Educativas e Psicossociais (GIAPE), propõem um curso de extensão que tem por objetivo contribuir com a formação de professoras e professores no que diz respeito às três temáticas abordadas, na perspectiva de construção de uma educação democrática, antirracista e antidiscriminatória
    • Nome do projeto: Influência do PCN na produção de livros didáticos de Geografia (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, M. O. , CUNHA, C.A.L.S .
      Descrição: Este projeto de pesquisa objetivou investigar as influências do Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia na produção de livros didáticos da área. Resultou na escritura da Dissertação de Mestrado do autor.
    • Nome do projeto: A vinculação entre o novo paradigma produtivo com a reestruturação produtiva e a relação com o currículo nacional no Brasil (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, M. O. , PONTUSCHKA, N. N. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa procurou estabelecer as relações entre a conjuntura de mudanças no sistema produtivo e a produção do currículo nacional. Resultou na escritura da Tese de Doutorado do autor.
    • Nome do projeto: Reflexões sobre o ingresso na carreira docente em Geografia: diálogos entre formação inicial, continuada e prática profissional (2018 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SOARES, M. O. , GIROTTO, E. D. .
      Descrição: Possibilitar reflexões teórico-metodológicos aos docentes de geografia da educação básica, em especial, aos ingressantes na carreira, com o intuito de produzir articulações entre a formação inicial, continuada e a prática profissional.
    • Nome do projeto: Ensino integral, gentrificação escolar e desigualdades: estudo longitudinal na rede estadual de educação de São Paulo (2012-2021) (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOARES, M. O. , GIROTTO, E. D. , SILVA, F. L. C. , JACOMINI, M. A. .
      Descrição: O termo gentrificação escolar vem sendo utilizado por pesquisas no contexto internacional, sendo escassos, no entanto, as investigações no contexto brasileiro. De modo geral, o termo gentrificação ?caracteriza-se normalmente pela ocupação dos centros das cidades por uma parte da classe média, de elevada remuneração, que desloca os habitantes da classe baixa, de menor remuneração, que viviam no centro urbano? (BATALLER, 2012, p.10). No caso da gentrificação escolar, esta mudança se refere ao perfil dos estudantes matriculados em determinada unidade educacional. Em diferentes estudos, a mudança do perfil socioeconômico está também relacionada a mudança do perfil étnico-racial, diminuindo a população autodeclarada negra. Desde 2016, temos estudado o processo de implementação do Programa Ensino Integral (PEI) na rede estadual de educação de São Paulo. Criado em 2012, atualmente o Programa está presente em mais de 1000 escolas por todo estado de São Paulo, oferecendo jornadas ampliadas para milhares de estudantes. Nas pesquisas até aqui realizadas, é possível verificar que esta política educacional tem produzido mudanças significativas na rede estadual de educação de São Paulo, sendo uma delas a alteração no perfil socioeconômico dos estudantes nas escolas participantes do Programa. Desse modo, esta pesquisa objetiva analisar os efeitos do Programa Ensino Integral (PEI) na dinâmica da rede estadual de educação em São Paulo, com o intuito de verificar se a implementação do Programa tem produzido processos de gentrificação escolar nas unidades participantes e ampliando desigualdades escolares e socioespaciais. Para isso, realizaremos estudo longitudinal quali-quanti com unidades participantes do programa entre 2012 e 2021 em diferentes regiões do estado de São Paulo. Entre os resultados esperado, buscaremos produzir evidências que permitam aperfeiçoar a oferta de ensino integral em São Paulo considerando a busca pela equidade do direito à educação.
    • Graduacao:
      • Curso: geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O sindicalismo rural no estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Geociências
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Escola estadual Humberto de Souza Mello:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2012 ).
        Outras informações: Professor da rede estadual de ensino desde junho de 1989, e na atual escola atuando desde 2003, como professor de ensino básico II (fundamental e médio) de geografia.
        Outras informações: Jornada de trabalho
    • EMEF Antonio Rodrigues e Campos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2012 ).
        Outras informações: Professor da rede municipal ha 09 anos, atuando como professor de ensino fundamental e médio de geografia na mesma escola
        Outras informações: jornada de trabalho semanal
    • Centro Universitário Fundação Santo André:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Estágio Supervisionado Práticas de ensino para a licenciatura em Geografia
        Outras informações: horistas
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2011 ).
    • Escola estadual Professor José Marques da Cruz:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Professor ACT
    • Escola estadual professor Ascendino Reis:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1990 - 1990 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola estadual Anna Teixeira Prado Zacharias:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1991 - 1996 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola estadual Silvio Xavier:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1996 - 1998 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola estadual Zoraide Campos Helú:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Professor
    • Escola estadual Miguel Oliva Feitosa:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor