Não autenticado |

Lucas Pereira da Silva

    • Mestre em Letras (2022) pelo programa de Filologia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel e Licenciado em Letras - Português e Inglês (2017) pela mesma instituição (FFLCH-USP). Participou, em 2015, do Projeto Para História do Português Paulista. Em 2017, desenvolveu Iniciação Científica pelo Projeto Gramática, Cognição e Discurso - Fase 2, sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves Segundo. Atualmente, é doutorando em Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa (DLCV-FFLCH-USP). Realiza pesquisa sobre polílogos argumentativos em fóruns de discussão. Integra os Grupos de Pesquisa "Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais (Projeto DIA)", "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso - ELAD", e "Núcleo de Estudos em Análise Crítica do Discurso - NEAC".

       

      Links:    

    • GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; ARAES, C. R. ; CARDOSO, C. C. ; ISOLA-LANZONI, G. ; DA SILVA, Lucas Pereira ; MITSUNARI, N. A. S. ; DOMINGUES, T. . Estudos do texto e do discurso: perspectivas contemporâneas. São Paulo : FFLCH/USP, 2022 . 441p. ISBN: 9788575064429.
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido and the (real) problems of Brazilian education: an argumentative analysis https://doi.org/10.21747/21833958/red12a4 , v. 12 , p. 99 - 132 , 2023. ISSN: 21833958.
    • SILVA, L. P. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; WEISS, W. . Argumentos de raciocínio prático: uma abordagem modular (tradução) EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 19 , p. 140 - 184 , 2019. ISSN: 22376984.
    • DA SILVA, Lucas Pereira ; ISOLA-LANZONI, G. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. . A pandemia no discurso da ecologia midiática conservadora brasileira: uma análise argumentativa. A argumentação nos discursos sobre a pandemia da covid-19, v. , p. 82 - 94, 2021.
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido: categorização e construção de referentes em textos opinativos. Trajetórias teórico-metodológicas nos estudos do discurso, v. , p. 276 - 294, 2019.
    • SILVA, Lucas Pereira da. . Escola Sem Partido: a Argumentação no processo de construção ideológica. Discurso e identidade: múltiplos enfoques, v. , p. 305 - 325, 2018.
  • Outras Produções Bibliográficas: 1
    • SILVA, L. P. ; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; WEISS, W. . Argumentos de raciocínio prático: uma análise modular. Ilhéus : , 2019 (Tradução/Artigo)
    • DA SILVA, L. P. . Parecer ad hoc - Revista Linha D'Água - v. 36, n. 3. 2023 (Parecer)
    • DA SILVA, L. P. . O argumentário: depreensão, reconstrução e representação dos argumentos sobre a polêmica do Escola Sem Partido. 2023 (Seminário)
    • ISOLA-LANZONI, G. ; DA SILVA, Lucas Pereira . 'Vozes da cabeça': a tensão entre autoridade, vacinação e especialistas em argumentações no YouTube. 2023 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido e disputa pública: uma análise de argumentário. 2023 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido e disputa pública: possibilidades de análise acerca dos problemas que sustentam as razões para agir. 2021 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido e problemas educacionais: possibilidades interpretativas acerca da disputa sobre as reais motivações para agir. 2021 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Escola Sem Partido e os (reais) problemas da educação brasileira: uma análise argumentativa. 2020 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Articulações entre posicionamento epistêmico e argumentação em textos opinativos sobre a polêmica do Escola Sem Partido. 2019 (Comunicacao)
    • DA SILVA, Lucas Pereira . Articulação entre posicionamento epistêmico e argumentação em textos opinativos. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, L. P. . Escola Sem Partido: o papel da argumentação da construção discursivo-ideológica. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, L. P. . Escola Sem Partido: o papel da evidencialidade na construção discursivo-argumentativa. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, L. P. . Traços orais na produção de cartas e memórias: análise de hábitos de escrita nos séculos VXII e XVIII na Capitania de São Paulo. 2014 (Simposio)
    • SILVA, L. P. . Evidencialidade e modalidade em textos opinativos sobre o Projeto Escola Sem Partido. 2017 (Simposio)
    • GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; SILVA, L. P. ; ISOLA-LANZONI, G. ; CARDOSO, C. C. ; ARAES, C. R. ; ANDRADE, N. P. ; MITSUNARI, N. A. S. ; FERREIRA, ​ . XII Encontro de Pós-Graduando em Estudos Discursivos da USP. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • GONÇALVES SEGUNDO, P. R. ; ISOLA-LANZONI, G. ; DA SILVA, L. P. ; ARAES, C. R. ; MITSUNARI, N. A. S. ; RASQUEL, S. G. ; CERQUEIRA, L. V. . XIII Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, L. P. . A Produção de Cartas da Administração Privada: Análise de Hábitos de Escrita dos Séculos XVIII e XIX na Capitania de São Paulo. 2015
    • SILVA, L. P. . Escola Sem Partido - posicionamento epistemológico e argumentação na análise de textos opinativos. 2017
    • Nome do projeto: Formação de Corpora do Português Paulista (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. P. , SIMOES, J. S. , COSTA, A. C. , KEWITZ, V. .
      Descrição: O subprojeto Formação de corpora do Português Paulista integra com outros nove subprojetos o Projeto História do Português Paulista, Projeto Temático de Equipe (FAPESP Processo 2011/51787-5) e tem por objetivo coletar e editar textos de interesse para a história do Português Paulista, do século XVI ao XX. Sua missão principal, portanto, é a de reunir os materiais coletados e editados no seu âmbito e no bojo de outros subprojetos do PHPP, de maneira a uniformizar o material, atendendo, assim, à metodologia de trabalho orientada por conceitos ligados à Linguística de Corpus e aos pressupostos das Tradições Discursivas.
    • Nome do projeto: Erros orais na produção de aprendizes de inglês como LE (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. P. , SIMOES, J. S. .
    • Nome do projeto: Monitoria de Morfologia do Português I (2015 - 2015
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, L. P. , ARAUJO, G. A. .
      Descrição: Neste projeto, o aluno bolsista se envolve em atividades de planejamento do curso de Morfologia do Português I (FLC 0276), bem como o acompanhamento das aulas, discussão de abordagens nos exercícios com os alunos, participação nos plantões e pesquisa bibliográfica para a montagem do curso. O monitor, com excelente desempenho acadêmico em Morfologia do Português (média 9 ou superior, de preferência aluno que cursou a disciplina com o professor proponente) acompanha a elaboração de atividades do curso e a correção de exercícios, juntamente com o professor e com o bolsista do PAE, bem como auxilia o docente na pesquisa de dados para a preparação das aulas a serem ministradas durante o semestre, na elaboração e aplicação de exercícios aos alunos e no oferecimento de plantão de dúvidas relativas ao conteúdo apresentado pelo docente em sala de aula. A disciplina de Morfologia do Português é técnica e requer um acompanhamento de aprendizagem com exercícios e plantões. Até 2009, a disciplina era oferecida em aulas de 4 horas por semana. A partir de 2010, sua carga horária foi reduzida para 2 horas semanais. Isso, portanto, aumenta a necessidade de alunos-monitores para auxiliar os estudantes. Nesta disciplina, o aluno recebe uma avaliação continuada representada pela obrigatoriedade de entregar dez exercícios, praticamente um por semana, ao longo do curso. Além disso, o aluno-monitor pode se aprofundar na área de Morfologia do português, através do desenvolvimento de atividades didáticas supervisionadas pelo docente, além de se familiarizar com as atividades de ensino.
    • Nome do projeto: Escola Sem Partido: o papel da evidencialidade na construção discursivo-argumentativa (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. P. , GONÇALVES SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: Este projeto prevê o estudo de distintas práticas discursivas ou de fenômenos gramaticais correlacionados aos processos de atenção e perspectivação, segundo as abordagens linguístico-cognitivas e cognitivo-discursivas atuais (Langacker, 2008; Hart, 2014; Chilton, 2014; Cap, 2013; Cameron, 2011, 2012). Enfatiza-se o exame ? realizado por meio de análises qualitativas, de caráter empírico-dedutivo ? dos processos de Proximização e de Empatia/Antagonismo, no que tange à perspectivação, e os processos de foco, granularidade, quadro de visualização, no que concerne à atenção. Espera-se, assim, que se possa cada vez mais elucidar as possíveis relações entre processos cognitivos gerais, como os citados, e a linguagem, especialmente no que tange ao seu uso efetivo em práticas discursivas, o que permitirá, inclusive, desvelar seu possível papel na trama ideológica.
    • Nome do projeto: Projeto DIA - Discurso, Interação e Argumentação em Mídias Digitais (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. P. , GONÇALVES SEGUNDO, P. R. , ISOLA-LANZONI, G. , CARDOSO, C. C. , KOBAYASHI, S. M. , HAYNAL, T. D. , FARHAT, T. C. , MATUMOTO, A. O. , GALINDO, A. C. , MACIEL, L. P. .
      Descrição: Este projeto congrega pesquisas dedicadas ao estudo de práticas discursivas em mídias digitais. Partindo de uma perspectiva multidisciplinar, que congrega a linguística sistêmico-funcional, a teoria da argumentação e os estudos críticos do discurso, busca-se compreender: (i) o papel da multimodalidade na constituição do discurso digital, tanto em redes sociais quanto em videogames; (ii) o processo de produção, distribuição, consumo e interpretação de textos digitais em função das coerções sociossemióticas, contextuais e computacionais; (iii) a formação e a constituição de controvérsias em ambiente digital, com ênfase na depreensão de argumentários; (iv) o, com destaque ao Facebook, ao Twitter, ao Instagram, ao Reddit, ao YouTube e ao 4chan.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • LINHA D'AGUA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • LINHA D'AGUA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).