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Lizandra Belarmino de Moura

    • Mestranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras, com habilitação em Português, pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Desenvolve pesquisa acadêmica na área de Léxico do Português, sob a orientação da Profa. Dra. Mariangela de Araújo, com o título "Representações culturais em livros de PLA: análise dos campos léxico-semânticos", financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi monitora da área de Português para estrangeiros no Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH-USP sob a coordenação da Profa. Ms. Paola de Souza Mandalá. Durante a graduação, foi voluntária de Iniciação Científica por três anos consecutivos e bolsista dos programas PIBID e Residência Pedagógica (CAPES). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada, Lexicologia, ensino de Língua Estrangeira e Português como Língua Adicional.

       

      Links:    

    • MOURA, L. B. . Travis Bickle em (re)construção na enunciação fílmica: uma análise dialógica do sujeito protagonista de Taxi Driver (1976) CSONLINE (UFJF) , v. n. 24 , p. 110 - 130 , 2017. ISSN: 19812140.
    • MOURA, L. B. . O que há por trás da propaganda do Novo Ensino Médio: análise do discurso institucional da lei No 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. A pesquisa na heterociência: a perspectiva do Círculo de Bakhtin., v. , p. 688 - 699, 2019.
    • MOURA, L. B. . Diálogos em monólogos na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. Estudos da Linguagem em Foco: linguagem e discurso em múltiplas abordagens, v. , p. 63 - 71, 2019.
    • MOURA, L. B. ; ARAUJO, M. . Livros didáticos de PFOL: a cultura brasileira através do léxico. In: I Encontro de Egressos e Pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - Universidade Federal de Catalão - UFCAT - 10 anos de pesquisas: trajetórias e perspectivas nos Estudos da Linguagem , 2022 , Catalão. CADERNO DE RESUMOS: I Encontro de Egressos e Pós-graduandos do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem - Universidade Federal de Catalão - UFCAT - 10 anos de pesquisas: trajetórias e perspectivas nos Estudos da Linguagem. Catalão : Editora Resenha Literária, 2021. p. 54 - 54.
    • MOURA, L. B. . Variedade culinária e cultural no Brasil por meio de vídeos do Youtube e plataforma Edpuzzle: um relato de experiência. In: II Congresso on-line de PLE , 2021 , São Paulo. Anais II Congresso on-line de PLE: a diversidade no ensino de PLE. São Paulo : Editora GNF, 2021. p. 85 - 97.
    • MOURA, L. B. ; DIAS, A. V. M. ; Almeida, F. A. S. D. P. . Uso da ferramenta Google Classroom no ensino de língua a partir do gênero dissertação-argumentativa. In: XIV Reunião de Didática e Prática de Ensino , 2019 , Catalão. ANAIS - XIV Reunião de Didática e Prática de Ensino. Catalão : Universidade Federal de Goiás, 2019. p. 66 - 72.
    • MOURA, L. B. ; STAFUZZA, G. B. . O sujeito dialógico em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. In: I Encontro Internacional SDISCON: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade , 2018 , Manaus. I Encontro Internacional SDISCON: Múltiplas Linguagens, Semiótica e Discurso na contemporaneidade - Anais do evento. Manaus : EDUA, 2017. p. 53 - 53.
    • MOURA, L. B. . 'Educação como prática de liberdade'?: uma análise do discurso institucional da lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. In: V Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2018 , Catalão. V Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística: Língua (gem) e multiculturalismo - Caderno de Resumos e Programação. : , 2018. p. 129 - 129.
    • MOURA, L. B. ; CARDOSO, J. B. . Engajamento e empenho na literatura brasileira: discussões preliminares. In: III FLICAT e I COLIC , 2018 , Catalão. III FLICAT e I COLIC - Caderno de Resumos e Programação. : , 2018. p. 68 - 68.
    • MOURA, L. B. ; STAFUZZA, G. B. . Diálogos em monólogos na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. In: VI Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação , 2018 , Catalão. VI Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - Caderno de Resumos e Programação. : , 2018. p. 84 - 85.
    • MOURA, L. B. ; PROENCA, K. B. ; CARDOSO, J. B. . Números em resistência: uma análise do poema ?Somália?, de Tarso Melo. In: VI Seminário de Pesquisas de Mestrado em Estudos da Linguagem , 2018 , Catalão. Caderno de Resumos do SEPMEL - Seminário de Pesquisas de Mestrado em Estudos da Linguagem. : , 2018. p. 38 - 38.
    • MOURA, L. B. . Diálogo na enunciação de Taxi Driver. In: II SELLE - A formação do professor de Línguas na contemporaneidade: diálogos e desafios & IV SEPMEL , 2016 , Catalão. II SELLE - A formação do professor de Línguas na contemporaneidade: diálogos e desafios & IV SEPMEL Caderno de Resumos e Programação. Catalão : Organização Ismael Ferreira Rosa, 2016. p. 91 - 92.
    • MOURA, L. B. ; ARAUJO, M. . 'BRASIL': Representação cultural nos livros didáticos de PLA e PLAc por meio do léxico. 2022 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Variedade linguística e cultural nas aulas de PLE por meio da plataforma Edpuzzle: um relato de experiência. 2021 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. ; ARAUJO, M. . Os campos léxico-semânticos das representações culturais brasileiras: análise de materiais didáticos de PFOL. 2021 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. ; ARAUJO, M. . Livros didáticos de PFOL: a cultura brasileira através do léxico. 2021 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Variedade culinária e cultural no Brasil por meio de vídeos do Youtube e plataforma Edpuzzle: um relato de experiência. 2021 (Conferência)
    • MOURA, L. B. ; ARAUJO, M. . Cultura brasileira representada em livro didáticos de PFOL: uma análise dos campos léxico-semânticos. 2021 (Comunicacao)
    • DIAS, A. V. M. ; MOURA, L. B. ; Almeida, F. A. S. D. P. . Uso da ferramenta Google Classroom no ensino de língua a partir do gênero dissertação-argumentativa. 2019 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Diálogos em monólogos na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2018 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . O que há por trás da propaganda do Novo Ensino Médio?: Análise do discurso institucional da lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017,. 2018 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Engajamento e empenho na literatura brasileira: discussões preliminares. 2018 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. ; TELES, A. G. S. ; PEREIRA, T. G. . Travis Bickle, de Taxi Driver (1976) e o homem do subsolo dostoievskiano: o diálogo bakhtiniano em monólogos. 2018 (Conferência)
    • MOURA, L. B. . Travis Bickle em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese: uma personagem dialógica na enunciação verbovocovisual. 2018 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . CALOURADA LETRAS 2017. 2017 (Conferência)
    • MOURA, L. B. . Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese: uma análise dialógica dos enunciados verbovocovisuais. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . (Re)conhecendo a vida através das palavras: literatura em sala de aula. 2017 (Outra)
    • MOURA, L. B. . Dialogismos nos enunciados verbovocovisuais de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Travis Bickle em diálogo: relações dialógicas na enunciação fílmica de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Diálogos na enunciação fílmica de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Travis Bickle em (re)construção na narrativa fílmica: uma análise dialógica do sujeito protagonista e Taxi Driver (1976). 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . O sujeito dialógico em Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Travis Bickle em diálogo na enunciação de Taxi Driver. 2017 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Diálogo na enunciação de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese. 2016 (Comunicacao)
    • MOURA, L. B. . Travis Bickle, de Taxi Driver (1976) e o homem do subsolo dostoievskiano: o diálogo bakhtiniano em monólogos. 2018
  • Organização de eventos: 2
    • STAFUZZA, G. B. ; MOURA, L. B. . 1º Colóquio do GEDIS: diálogos em pesquisas. 2018 (Universidade Federal de Goiás)
    • MOURA, L. B. . III Colóquio de Pesquisa Discente - CoPeD. 2022 (Programa de Pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa (PPG-FLP))
    • MOURA, L. B. ; PEREIRA, T. G. . Análise de enunciados verbovocovisuais: uma abordagem bakhtiniana. 2018 (Comissão Organizadora do 39o ENEL.)
    • Nome do projeto: Diálogos na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, L. B. , STAFUZZA, G. B. .
      Descrição: Diálogos na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese trata-se de uma pesquisa descritiva, interpretativa e analítica dos diálogos constituintes da enunciação fílmica de Taxi Driver, de Martin Scorsese, com roteiro de Paul Schrader. Para isso, investigaremos a construção do sujeito Travis Bickle (um motorista de taxi interpretado por Robert De Niro) e sua relação dialógica com os outros que o cercam, de modo a compreender como acontece a produção de sentidos dessas relações tanto para a construção da enunciação do filme em estudo, como para as transformações do sujeito ao longo da narrativa fílmica. No decorrer da pesquisa no período 2016-2017, notamos a complexidade do corpus para o estudo do diálogo na enunciação verbovocovisual, assim, esse primeiro momento com o corpus nos permitiu recortar e transcrever 25 cenas para o microcorpus de análise, com a análise pontual de 2 cenas que serão apresentadas no trabalho final, além de levantar recorrências da dialogia na enunciação verbovocovisual de Taxi Driver. Nesse sentido, notamos ainda na questão da complexidade do corpus que os elementos que promovem a dialogia participam do devir do acontecimento Taxi Driver, ou seja, o todo arquitetônico do filme em estudo não possui delimitações precisas entre início, meio e fim, sendo sua enunciação bastante próxima a uma sequência de acontecimentos da vida cotidiana. Logo, esta pesquisa não busca um cerceamento do objeto para delimitar características ou quaisquer elementos de interpretação, pois, dada a complexidade da obra, por se assemelhar demasiadamente ao acontecimento concreto da vida, nos impede de delimitar e nos impulsiona a desvendar e explorar os elementos constituintes da enunciação que não cessam de aparecer. Assim, a presente pesquisa se justifica pela: i) questão da emergência em trazer à tona as potencialidades teóricas da corrente bakhtiniana para os estudos de discursos verbovocovisuais e, ii) pela pesquisa em andamento e, aqui, solicitada sua recondução, já nos revelar essa produtividade teórico-analítica da dialogia na construção da enunciação de um discurso ainda em exploração para os estudos bakhtinianos: o discurso cinematográfico. O objeto não é estático ao significar, como não é estático o sujeito na vida. Um ato não pode concluir integralmente o sujeito, pois "este só vive no acontecimento singular e único da existência [...]" (BAKHTIN, 2011, p.131), ou seja, o ato palavra ou ação configura um dentre vários "na infinitude aberta do acontecimento da existência" (idem). Portanto, descrever, interpretar e analisar a enunciação fílmica de Taxi Driver, a partir da dialogia bakhtiniana sugere um aprofundamento sobre o sujeito na relação com a história e a sociedade, sobre o acontecimento do ato na enunciação, sobre os elementos que constituem os enunciados, os diálogos constituídos por vozes, gestos, entonações, imagens que significam verbovocovisualmente para o todo arquitetônico fílmico e seu funcionamento
    • Nome do projeto: Diálogo na enunciação de Taxi Driver (1976), de Martin Scorsese (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, L. B. , STAFUZZA, G. B. .
      Descrição: Trata-se de uma pesquisa descritiva, interpretativa e analítica dos diálogos constituintes da enunciação fílmica de Taxi Driver, de Martin Scorsese, com roteiro de Paul Schrader. Para isso, investigaremos a construção do sujeito Travis Bickle (um motorista de taxi interpretado por Robert De Niro) e sua relação dialógica com os "outros" que o cercam, de modo a compreender como acontece a produção de sentidos dessas relações tanto para a construção da enunciação do filme em estudo, como para as transformações do sujeito ao longo da narrativa fílmica. Assim, a hipótese da pesquisa é a de que a construção da enunciação de Taxi Driver se dá pelo movimento dialógico do sujeito Travis Bickle com os outros personagens, tendo como parte constituinte dessa enunciação a cidade de Nova Iorque na década de 70 do século XX com toda a sua complexa problemática na estrutura social, política e ideológica. Nesse contexto, a arquitetônica fílmica apresenta compactada a imagem de uma Nova Iorque que abriga o espírito estadunidense preconceituoso direcionado para certos grupos sociais marginalizados (homossexuais, prostitutas, mendicantes, dependentes químicos, drags queens etc.) e põe sobre eles toda a culpa da alta criminalidade, da pobreza, de doenças, entre outros problemas que a cidade comporta. Podemos visualizar essa imagem de Nova Iorque refletida e refratada na voz do sujeito protagonista Travis Bickle, por exemplo, na cena denominada "Travis Supports Palantine" (28min36s) em que o motorista de táxi recebe como passageiro um dos candidatos à presidência dos Estados Unidos, o senador Charles Palantine Senador (interpretado por Leonard Harris). O diálogo entre os dois está repleto posicionamentos ideológicos: Travis, num tom de prece, "anseia por uma 'chuva'" que seja capaz de remover toda a escória das ruas de Nova Iorque, todo o "lixo" que fica nas calçadas da cidade à noite". Logo, "a escória" a qual ele se refere será fragmentada e assim será possível visualizar o seu posicionamento na enunciação, bem como a sua transformação ao dialogar (ao ser colocado em situação de conflito e de confronto) com outras personagens em outras cenas de Taxi Driver
    • Nome do projeto: Oficina de leitura: ensino e escrita do texto literário (2016 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOURA, L. B. , DIAS, A. V. M. , CARRIJO, S. A. B. .
      Descrição: O projeto "Oficina de leitura: ensino e escrita do texto literário" vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), teve como objetivo contribuir para a formação de futuros professores da rede pública de Catalão - Goiás. Em específico eram elaboradas propostas didáticas e metodológicas que envolviam a escrita e leitura literária, deste modo, ampliando a maneira como o aluno-estagiário poderia trabalhar os assuntos supracitados em classe
    • Nome do projeto: Subprojeto Residência Pedagógica - Letras-Português (2018 - 2020
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MOURA, L. B. , DIAS, A. V. M. , Almeida, F. A. S. D. P. .
      Descrição: A presente proposta tem por objetivo principal oportunizar aos alunos residentes, futuros professores de Língua Portuguesa, o envolvimento em ações didático-pedagógicas que os coloquem em contato direto com o cotidiano escolar, fazendo com que vivenciem as idiossincrasias escolares contemporânea
    • Nome do projeto: Engajamento e empenho na literatura brasileira (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MOURA, L. B. , CARDOSO, J. B. .
      Descrição: Os novos fatos que marcaram a história do Brasil e do mundo, na passagem do século XIX para o XX e nos primeiros anos deste foram determinantes para o pré-modernismo. É dessa época o aparecimento de obras "elaboradas com uma consciência das nossas coisas já pronunciada" (SODRÉ, 1964, p. 494). Essas obras responderam a fatos históricos que apontaram os novos rumos da nacionalidade. São fatos que mostraram uma realidade diferente, indicando que havia mais que o Rio de Janeiro, mais que o litoral; havia contradições de outros tipos que aquelas especificadas nas obras dos autores realistas e nos ensaios sociológicos. Era preciso repensar o país. E foi esse espírito de redescoberta e de reinterpretação da nação brasileira que motivou as criações pré-modernistas. Nesse caso, houve uma escola literária e não apenas um autor isolado fazendo divagações ensaísticas sobre esta parte do mundo. Aliás, essa postura estética já era praticada por autores hispano-americanos desde o segundo quartel do século XIX, quando aqui o romantismo tomava força e nem se falava em realismo
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Título: A produção da verdade na política brasileira contemporânea: uma análise foucaultiana
        Ano de conclusão: 2020
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).