Não autenticado |

Marcella dos Santos Abreu

    • é pós-doutora em Linguística Aplicada (UNICAMP), doutora em Letras Estrangeiras e Tradução (USP), mestra em Teoria e História Literária (UNICAMP) e licenciada em Letras Português e Francês (UNESP). É professora adjunta de língua francesa, no curso de Letras Português e Francês, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Participa do grupo de pesquisa E-Lang (UNICAMP) e é líder do grupo de pesquisa CLeF - Curadoria e Letramentos na Formação (UFPI). Orienta pesquisas e coordena projetos de extensão sobre curadoria de recursos educacionais abertos no campo da educação linguística, notadamente em francês e em português como língua adicional.

       

      Links:    

    • Arquivos da memória: fontes e periódicos literários e culturais brasileiros
    • Estudos linguísticos e didáticos: ensino e aprendizagem de língua francesa para contextos gerais e específicos (profissionais e universitários) e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
    • Curadoria digital de materiais na educação linguística: práticas autorais e translíngues de professores/as (de francês) em formação
    • Linguagens, tecnologias e educação linguística
    • SANTOS, C. E. L. ; SILVA, C. L. ; MARTINS, J S ; SOUZA, L. M. ; ABREU, Marcella dos Santos . Nossa Casinha: Português como língua de acolhimento para crianças. Santo André-SP : EdUFABC, 2022 . 396p. ISBN: 9786589992240.
    • ABREU, M.S. . Entre documents et mémoires de l?école paulistana : les dernières années de la langue française dans le réseau public Revista Letras Raras , v. 10 , p. 120 - 147 , 2021. ISSN: 23172347.
    • ABREU, M.S. ; DIAS, L. C. C. ; OLIVEIRA, M. E. S. . Curadoria digital e decolonial de vídeos e podcasts na educação linguística em francês TEXTO LIVRE , v. 17 , p. 1 - 12 , 2024. ISSN: 19833652.
    • ABREU, Marcella dos Santos ; ROCHA, CLAUDIA HILSDORF . Encruzilhadas translíngues: uma vivência enativo-performativa afro-diaspórica em guia pedagógico para acolhimento de crianças em português Acta Scientiarum (UEM) , v. 44 , p. e64990 - , 2022. ISSN: 19834683.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Slam, translinguagem e decolonialidade LETRAS ESCREVE , v. 12 , p. 125 - 138 , 2022. ISSN: 22388060.
    • DOS SANTOS ABREU, Marcella . Entre documentos e memórias da escola paulistana: os últimos anos da língua francesa na rede pública Revista Letras Raras , v. 10 , p. 120 - 147 , 2021. ISSN: 23172347.
    • ABREU, Marcella dos Santos ; ROCHA, C. H. ; MACIEL, R. F. . Letramentos literários e translinguagem entre as ruas e as escolas do Sul Global: o slam interescolar como prática enativo-performativa decolonial TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 60 , p. 3 - , 2021. ISSN: 2175764X.
    • ABREU, Marcella dos Santos . SILÊNCIO E RESISTÊNCIA: AS LÍNGUAS NA ESCOLA EM CONTEXTOS DE PERMANENTES RETROCESSOS REVISTA X , v. 15 , p. 194 - 216 , 2020. ISSN: 19800614.
    • DOS SANTOS ABREU, Marcella . Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) e a legitimação do francês no campo universitário ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 47 , p. 411 - 424 , 2018. ISSN: 14130939.
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas de Carlos José do Rosário na Revista Popular (1859-1862): o retrato da vida cultural no Brasil de Oitocentos PATRIMÔNIO E MEMÓRIA (UNESP) , v. 1 , p. 140 - 145 , 2005. ISSN: 18081967.
    • ABREU, M.S. . Egressos do Programa Ciências sem Fronteiras ? França: fontes para a mobilidade acadêmica. Ações didáticas e formativas em línguas estrangeiras [recurso eletrônico]: caminhos para a internacionalização de instituições de ensino superior, v. , p. 137 - 152, 2023.
    • DE CARVALHO, CAROLINA CORRÊA ; LOPES RODRIGUEZ, CARLA ; DOS SANTOS ABREU, Marcella . Teacher training at the Federal University of ABC during the Covid 2019 pandemic. In: 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE) , 2023 , Setúbal. 2023 International Symposium on Computers in Education (SIIE). : IEEE, 2023. p. 1 - .
    • CARVALHO, C. C. ; RODRIGUEZ, C. L. ; ABREU, M.S. . Formação docente na Universidade Federal do ABC durante a pandemia do Covid-19: resultados, desafios e perspectivas futuras. In: XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa , 2023 , Setúbal, Portugal. Atas do XXV Simpósio Internacional de Informática Educativa. Setúbal, Portugal : Instituto Politécnico de Setúbal, 2023. p. 279 - 285.
    • ABREU, M.S. . Translinguagem e slams como vivência educativa decolonial e transgressora: discussões sobre olhares docentes e experiências de estudantes migrantes de uma escola paulista. In: 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) , 2022 , Fortaleza-CE / Remoto. 13º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2022.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Gênero e letramentos digitais: desigualdades na formação docente entre corpos feminizados. In: 3º Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino - Homenagem a Paulo Freire 100 anos , 2021 , Campinas-SP (online). 3º Seminário Multiletramentos, Hipermídia e Ensino - Homenagem a Paulo Freire 100 anos. : , 2021.
    • ABREU, Marcella dos Santos . A multimodalidade no jongo: sons, modos e sentidos outros em português como língua de acolhimento para crianças refugiadas. In: I Colóquio de Educação Internacional para o Sul Global , 2021 , Brasília-DF (online). I Colóquio de Educação Internacional para o Sul Global. : , 2021.
    • ABREU, Marcella dos Santos ; SANTOS, M. M. . Formação étnico racial e estudo do meio ao Quilombo Ivaporunduva vivências e registros antirracistas de educadores/as em extensão. In: VI Congresso de Extensão Universitária da UFABC , 2021 , Santo André-SP. Conectadas: Revista Interdisciplinar de Extensão e Cultura da Universidade Federal do ABC. : , 2020. p. 131 - 132.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Je ne parle pas bien: o slam das minas sp e a perspectiva decolonial no ensino-aprendizagem de línguas. In: Escola de Estudos Linguísticos do GEL , 2020 , São Carlos. Escola de estudos linguísticos do GEL: Linguística dentro e fora da academia. Araraquara-SP : Editora Letraria, 2020. p. 111 - 112.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Documentation pédagogique et auto-réflexion dans la construction de l?enseignant. In: XIXe édition du colloque pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo - I Rencontre FLE São Paulo , 2020 , São Paulo-SP. XIXe édition du colloque pédagogique de l'Alliance Française de São Paulo - I Rencontre FLE São Paulo. : , 2020.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) e a legitimação do francês no campo universitário. In: 65º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2017 , Assis-SP. 65º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). : , 2017.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Entre documents et mémoires de l?école paulistana: les dernières années du FLE dans le réseau public. In: XXI Congresso Brasileiro dos Professores de Francês , 2021 , Aracaju-SE. Revista Letras Raras: Cahier de résumés du XXIème Congrès Brésilien des Professeurs de Français. Campina Grande-PB : Universidade Federal de Campina Grande, 2021. p. 705 - 705.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Egressos do Programa Ciências sem Fronteiras - França: fontes para a mobilidade acadêmica na francofonia. In: II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP , 2016 , São Paulo, São Paulo, Brasil. II Encontro do Centro de Línguas da FFLCH/USP. : , 2016.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Entre atas e lembranças: o ensino de francês na educação pública paulista (anos 60 e 70). In: 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo , 2016 , Assis. 64º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. : , 2016.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Paquetes, modas e salões: o desejo mimético nas crônicas da Revista Popular. In: XIV Seminário de Teses em Andamento , 2008 , Campinas. Anais do XIV SETA. : , 2008. p. 7 - 12.
    • ABREU, Marcella dos Santos . A corte brasileira em revista: aspectos da vida cultural fluminense nas crônicas da Revista Popular (1859-1862). In: XI Encontro Regional da ABRALIC 2007 , 2007 , São Paulo-SP. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. : , 2007.
    • ABREU, Marcella dos Santos . Moda e Literatura: a descrição de figurinos em periódicos românticos brasileiros. In: XI Simposio Nacional e I Simposio Internacional de Letras e Linguistica , 2006 , Uberlandia-MG. XI Simposio Nacional e I Simposio Internacional de Letras e Linguistica. : , 2006.
    • ABREU, Marcella dos Santos . A crítica teatral de Joaquim Manuel de Macedo na Revista Popular (1859-1862): impressões de um mancebo elegante. In: XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2005 , Assis. XVII Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2005.
    • ABREU, Marcella dos Santos . A seção 'Crônica da Quinzena' da Revista Popular (1859-1862): as influências francesas e a efervescência cultura da corte brasileira. In: XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2004 , Ilha Solteira-SP. XVI Congresso de Iniciação Científica da UNESP. : , 2004.
    • ABREU, M.S. ; CAIRO, Luiz Roberto Velloso . As Crônicas da Revista Popular (1859-1862): um problema de autoria. In: 12 º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 2004 , São Paulo-SP. 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2004.
    • ABREU, Marcella dos Santos . A Crônica da Quinzena da Revista Popular (1859-1862): idéias nacionalistas e influências francesas em confronto. In: 52º Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2004 , Campinas-SP. 52º Seminário do GEL 2004: Programação e Resumos. Campinas : IEL/ UNICAMP; Mercado de Letras, 2004. p. 500 - 500.
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas de Carlos José do Rosário na Revista Popular (1859-1862: O retrato da vida cultural no Brasil de oitocentos.. In: III Encontro do CEDAP: Os acervos patrimoniais nas comemorações. , 2004 , Assis-SP. Caderno de Resumos. Assis : CEDAP-Faculdade de Ciências e Letras de Assis-UNESP, 2004. p. 49 - 49.
    • ABREU, Marcella dos Santos . O condomínio Marquês. In: Contos da Quarentena. v.II. Curitiba-PR : Kotter Editorial , 2020 (Literatura - Conto)
    • DIAS, L. C. C. ; ABREU, M.S. . Curadoria digital de leituras em francês para adolescentes: a seção Jeunesse (12 ans plus) da Bibliothèque des Amériques. 2024 (Comunicacao)
    • DOS SANTOS ABREU, Marcella . Educação Linguística Transformadora: Decolonialidade e o Ensino de Línguas. 2021 (Conferência)
    • DOS SANTOS ABREU, Marcella . Diálogos com os (Multi/Novos) Letramentos: Translinguagem & Decolonialidade. 2022 (Conferência)
    • ABREU, M.S. . Translinguagem, Slams e o Corpo Surdo: Uma Abordagem Enunciativo-Performativa. 2022 (Conferência)
    • ABREU, M.S. . Entre materiais e currículos: vivências translíngues enativo-performativas no acolhimento educacional de refugiados e migrantes no Brasil. 2023 (Conferência)
    • CARVALHO, C. C. ; RODRIGUEZ, C. L. ; DOS SANTOS ABREU, Marcella . FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC DURANTE A PANDEMIA DO COVID 2019: RESULTADOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS. 2023 (Comunicacao)
    • ABREU, M.S. . Aldeia plurilíngue: educação intercultural indígena Warao e acolhimento em línguas no Piauí. 2023 (Comunicacao)
    • ABREU, M.S. ; FIGUEIRA, M. C. L. . Curadoria de vídeos para a educação linguística em francês no Piauí. 2023 (Comunicacao)
    • ABREU, M.S. ; RODRIGUES, B. G. . Educação linguística no Nordeste: investigações decoloniais em comunidades subalternizadas. 2023 (Simposio)
    • ABREU, M.S. ; MISIAK, E. ; SOARES, V. . Les centres de langues et l'internationalisation de l'enseignement supérieur au Brésil : le français pour les rapports Sud-Sud. 2023 (Simposio)
    • VERAS, A. C. G. ; ABREU, M.S. . Políticas linguísticas no acolhimento de indígenas Warao em Teresina-PI. 2023 (Comunicacao)
    • ABREU, M.S. ; OLIVEIRA, M. E. S. . Afrique sur TV5MONDE : curation numérique décoloniale pour les rapports Sud-Sud dans l'enseignement-apprentissage du FLE. 2023 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Curadoria Digital de Materiais na Educação Linguística: Práticas Autorais e Decoloniais de Professores/as de Línguas em formação. 2022 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Du feuilleton au numérique: un parcours académique entre les littératies. 2022 (Conferência)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Reflexões sobre os processos de se ensinar e aprender línguas na infância. 2021 (Conferência)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Translinguagem e slams como vivência educativa decolonial e transgressora: discussões sobre olhares docentes e experiências de estudantes migrantes de uma escola paulista. 2022 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . A multimodalidade no jongo: sons, modos e sentidos outros em português como língua de acolhimento para crianças refugiadas. 2021 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Gênero e letramentos digitais: desigualdades na formação docente entre corpos feminizados. 2021 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos ; SANTOS, M. M. . Formação étnico-racial e estudo do meio ao Quilombo Ivaporunduva: vivências e registros antirracistas de educadores/as em extensão. 2020 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Je ne parle pas bien: o slam das minas sp e a perspectiva decolonial no ensino-aprendizagem de línguas. 2020 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Documentation pédagogique et auto-réflexion dans la construction de l?enseignant. 2020 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Yes, as crianças hablan français na scuola. 2019 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Bulletin de Français Instrumental (1988-1991) e a legitimação do francês no campo universitário. 2017 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Entre atas e lembranças: o ensino de francês na educação pública paulista (anos 60 e 70). 2016 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Entre documents et mémoires de l?école paulistana: les dernières années du FLE dans le réseau public. 2017 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . A crítica teatral de Joaquim Manuel de Macedo na Revista Popular (1859-1862): impressões de um Velho démodé. 2005 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Paquetes, modas e salões: o desejo mimético nas crônicas da Revista Popular (1859-1862). 2007 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . A corte brasileira em revista: aspectos da vida cultural fluminense nas crônicas da Revista Popular. 2007 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Moda e Literatura: a descrição de figurinos em periódicos românticos brasileiros. 2006 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Cursinho Pré-Vestibular 1ª Opção. 2003 (Outra)
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas da Revista Popular: um problema de autoria. 2004 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . A seção Crônica da Quinzena da Revista Popular (1859-1862): as influências francesas e a efervescência cultural da corte brasileira. 2004 (Comunicacao)
    • ABREU, Marcella dos Santos . A Crônica da Quinzena da Revista Popular (1859-1862): idéias nacionalistas e influências francesas em confronto. 2004 (Outra)
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas de Carlos José do Rosário na Revista Popular (1859-1862): o retrato da vida cultural no Brasil de oitocentos. 2004 (Comunicacao)
    • ABREU, M.S. ; VERAS, A. C. G. ; BASTOS, A. R. N. . Plurilinguismo e intercompreensão em línguas na UFPI: o francês como ponte para internacionalização em casa. 2024
    • ABREU, Marcella dos Santos . IX Encontro de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo. 2002 (Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • ABREU, Marcella dos Santos . III JOIN-LE - Jornada Integrada de Letras Estrangeiras. 2022 (Universidade Federal do Piauí)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Curso de Capacitação para o Ensino de Línguas Estrangeiras. 2015 (Universidade Federal do ABC - Assessoria de Relações Internacionais e Superintendência de Gestão de Pessoas)
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas da quinzena da Revista Popular (1859-1862): o confrontro entre as idéias nacionalistas e as influências francesas no século XIX. 2005
    • ABREU, Marcella dos Santos . As crônicas da quinzena da Revista Popular (1859-1862): o confrontro entre as idéias nacionalistas e as influências francesas no século XIX. 2005
    • ABREU, Marcella dos Santos . Relatório Final de Bolsa do PIBIC / UNESP. 2004
    • ABREU, Marcella dos Santos . Les défis de la vie quotidienne et académique de la mobilité en France - Ciências sem Fronteiras (Miriam). 2016 (Vídeo)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Les défis de la vie quotidienne et académique de la mobilité en France - Ciências sem Fronteiras (Nicolas Passeri). 2016 (Vídeo)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Les défis de la vie quotidienne et académique de la mobilité en France - Ciências sem Fronteiras (João Paulo). 2016 (Vídeo)
    • ABREU, M.S. . Material didático para o Curso de Português para Refugiados e Migrantes em Situação de Vulnerabilidade Socioconômica. 2020 (Material didático)
    • ABREU, Marcella dos Santos . Módulo Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar a sua disciplina. 2020 (Material didático)
    • Nome do projeto: Núcleo de Criação Literária (2017 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos , KERNOWSKY, M. C. C. , OLIVEIRA, A. , GONCALVES, L. , PENTEADO, C. L. C. .
      Descrição: O Núcleo de Criação Literária é um projeto que estimula a atividade literária na Universidade Federal do ABC. Entendendo que a literatura é um meio de expressão que precisa ser apropriado por tod@s, prioriza a presença de mulheres, pessoas não brancas, de baixa renda, além daquelas com deficiência ou mobilidade reduzida na composição do grupo. Ao longo de encontros quinzenais, @s participantes desenvolverão sua escrita autoral a partir da leitura crítica de obras literárias e do contato com procedimentos próprios da criação literária. Dentre as atividades, propõe-se uma aproximação entre habitantes da região e escritoras locais. Por isso, haverá debates, aulas abertas e rodas de conversa com autoras convidadas.
    • Nome do projeto: Curso de Português para refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos , SALA, B. , SERRA, J. , SILVA, C. L. , SANTOS, C. E. L. .
      Descrição: Colaboradora em equipe de produção de material didático de Português como Língua de Acolhimento para crianças refugiadas e migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica (100 horas).
    • Nome do projeto: Planejamento de Cursos Virtuais: como organizar sua disciplina (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos .
      Descrição: O objetivo do curso Planejamento de Cursos Virtuais (PCV) é promover a reflexão e o debate a respeito da educação mediada por tecnologias, por meio do compartilhamento de conteúdos, recursos e métodos para o planejamento de cursos virtuais, bem como para a autoria de materiais didáticos para Educação a Distância (EaD). Dessa forma, espera-se que os participantes possam se apropriar dos elementos necessários para elaborar uma proposta de curso virtual e ampliar a compreensão sobre fatores relevantes do design instrucional para EaD, que impactam no êxito de cursos nessa modalidade. O curso PCV é uma iniciativa do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL), da Universidade Federal do ABC (UFABC), com o objetivo de contribuir para a formação de docentes e pessoas interessadas em planejar cursos virtuais e/ou semi-presenciais. Nesse sentido, o curso oferece material de apoio para o desenvolvimento de um projeto, que poderá se configurar como uma disciplina, um curso ou mesmo uma aula que o participante gostaria de desenvolver e oferecer na modalidade a distância, em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Metodologicamente o curso é ofertado na modalidade online, e está hospedado no ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle da UFABC. A carga horária de 60 é distribuída em 7 semanas (aulas), com atividades em sua maioria assíncronas, desenvolvidas majoritariamente no AVA Moodle. Além dessas atividades estão previstos dois encontros síncronos que podem ser alterados ao longo do curso e das necessidades da turma. O acompanhamento dos cursistas é realizado semanalmente pelo tutor, docente e coordenador do curso, ou seja, é um curso mediado por tutoria.
    • Nome do projeto: Questões étnico-raciais na educação e as comunidades quilombolas (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos , SANTOS, M. M. .
      Descrição: O estudo da cultura africana e afro brasileira é fundamental para a afirmação da identidade do povo brasileiro, conjuntamente com o fomento de políticas de ação afirmativa, que combatam o racismo e promovam a equidade. Esse reconhecimento está expresso nas leis 10.639/2003 e 11.645/2008, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, nos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, dentre outros documentos que compõem o arcabouço jurídico da educação brasileira. Para além da legislação, a construção da igualdade racial se faz a partir da produção e socialização do conhecimento. Nesse sentido, conhecer a história é fundamental. Para isso, escolhemos estudar os quilombos e as chamadas comunidades remanescentes de quilombolas, experiências históricas de resistência à escravidão e à desigualdade social e racial. Sabemos ainda que o estudo da história não pode estar desconectado dos desafios do tempo presente e por isso, pretendemos identificar as permanências dos desafios e lutas históricas quilombolas, agora presentes nas periferias, de modo muito especial nos movimentos culturais e educacionais que se contrapõem ao racismo institucional.
    • Nome do projeto: Centro de Ensino em Línguas Francesas (CELF) (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos .
      Descrição: O projeto Centro de Ensino em Línguas Francesas (CELF) tem por finalidade primordial fomentar, por meio da atuação de docentes e estudantes do curso de Letras Português e Francês da UFPI, atividades extensionistas relacionadas ao ensino-aprendizagem da língua francesa, em seus diversos contextos linguísticos e culturais.
    • Nome do projeto: Curadoria digital de materiais na educação linguística: práticas autorais e decoloniais de professores/as de línguas (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos , VERAS, A.C.G. .
      Descrição: Ancorada na perspectiva teórica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2012), esta proposta de investigação visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de materiais digitais para a educação linguística (ARAÚJO, 2019; BEVILÁQUA et al, 2021). Em percursos formativos com futuros/as professores/as de línguas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi observado o apagamento da criticidade em práticas de planejamento de sequências didáticas (SDs) que envolvem a busca, seleção, análise, adaptação e organização de recursos técnico-pedagógicos (DESCHAINE; SHARMA (2015) nesse campo. Tal atitude tem corroborado a permanência de concepções euroeuacentradas (KLEIMAN, 2013), que inviabilizam o desenho didático ético, estético (ROCHA, 2019), translíngue, situado, decolonial (GARCIA; ALVIS, 2019) e aberto (AMIEL et al., 2018) de experiências de ensino-aprendizagem para a expansão de repertórios em línguas desde o Sul Global (SANTOS, 2007). Com o intuito de ampliar e compreender o problema descrito, pretende-se efetuar entrevistas estruturadas, para identificação de plataformas, repositórios e mídias sociais que se constituam como fontes no planejamento de SDs concebidas por professores/as, em serviço e em formação, dedicados/as ao desenvolvimento de componentes curriculares, ou de projetos de extensão de ensino-aprendizagem de inglês, espanhol, francês e português como língua adicional, nas redes públicas de educação básica da cidade de Teresina-PI. Coletadas tais referências, serão realizadas pesquisas do tipo documental e bibliográfica (MARCONI; LAKATOS, 2015), de modo a analisar as escolhas efetuadas pelos/as entrevistados/as e a propor, como resultado dessas investigações, a construção de referenciais teórico-metodológicos que nos permitam ampliar, sulear e decolonizar (LANDULFO; MATOS, 2022) a curadoria-autoria de materiais para o ensino-aprendizagem de línguas nas comunidades de aprendizagem teresinenses/ piauienses.
    • Nome do projeto: Curadoria digital de materiais na educação linguística: práticas autorais e translíngues de professores/as (de francês) em formação (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ABREU, Marcella dos Santos , FIGUEIRA, M. C. L. , OLIVEIRA, M. E. S. , MACHADO, C.F. P. , DIAS, L. C. C. .
      Descrição: Esta proposta de investigação visa explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de materiais digitais para a educação linguística (ARAÚJO, 2019; BEVILÁQUA et al, 2021), notadamente em Francês Língua Estrangeira (FLE). Parte-se da constatação de que o apagamento da criticidade nessas práticas tem interferido no desenho didático ético e estético (ROCHA, 2019) de cursos remotos concebidos por professores/as de FLE em formação, na Universidade Federal do Piauí. Para compreender tal problema, pretende-se efetuar pesquisas do tipo documental e qualitativa sobre plataformas, mídias sociais e repositórios de Recursos Educacionais Abertos (REA) dedicados ao ensino-aprendizagem de línguas, que são utilizados como fontes do trabalho daqueles/as estudantes. Ancorada sobretudo na visada teórica da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2012), da perspectiva relacional em didática do FLE (CASTELLOTI, 2017), da translinguagem em meio digital (PINHEIRO et al, 2021) e da pesquisa-educação na cibercultura (SANTOS, 2019), a pesquisa bibliográfica e a análise decorrente daquele processo exploratório deverão contribuir para a construção de referenciais teórico-metodológicos de curadoria-autoria de materiais didáticos de línguas. Tais orientações poderão, para além de mediar a busca, seleção, análise, adaptação e organização de recursos técnico-pedagógicos, fazer emergir projetos ontoepistemológicos, contra-hegemônicos e decoloniais (STEIN et al., 2020) que priorizem as relações (CASTELLOTTI, 2017) e a interculturalidade crítica (ZEGADA C., 2018) em contextos presenciais, híbridos ou a distância da educação linguística mediada por tecnologias.
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Letras: Português e Francês
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Teoria e História Literária
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Ensino-aprendizagem de língua francesa na escola brasileira: memória, visibilidade e resistência de corpos pedagógicos
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Teoria e História Literária
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2012
        Status do curso: Incompleto
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2023
    • Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Curso e Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2022 ).
        Outras informações: Técnica em Assuntos Educacionais - Letras
    • Fundação Padre Anchieta:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SP):
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professora de Francês
    • GraduAÇÃO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Membro Titular do Conselho Editorial Pró- tempore do Informativo da Graduação - Universidade Federal do ABC (UFABC).
    • Instituto Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Língua Portuguesa.
        Outras informações: Docente
    • Revista ÎANDÉ - Ciências e Humanidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
    • Centro de Estudos de Línguas (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - 2020 ).
        Outras informações: Professora eventual contratada de francês
    • Il Sole - Escola de Ensino Fundamental:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Professora de português e francês
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
        Outras informações: Aluna de Doutorado
    • Fundação Getúlio Vargas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Coordenadora de Tutoria do Programa "Mais Gestão, Mais Ensino", formação online de professores tutores da rede pública de ensino do estado de São Paulo.
        Outras informações: Coordenadora de Tutoria
    • Revista Papéis - UFMS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Integrante do comitê de avaliadores ad hoc.
    • Universidade Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora do Magistério Superior
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2022 - 2023 ).
        Outras informações: Pesquisadora/ Pós-doutorado
    • Colégio Internacional:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa e Metodologia
    • REVISTA X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).