Não autenticado |

José Roberto Jesus Valejo Hurtado

    • Possui graduação (2017) e Mestrado (2018) ambos em Geografia e pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia das tradições afro brasileiras. Promove oficinas de ritmos e musicalidade afro brasileiros em escolas públicas/privadas, bem como em outras instituições. É palestrante sobre tradições africanas no Brasil.Tem estudo e artigo publicados, sobre a temática geográfica e africana no sudeste brasileiro. Carrega contigo a vontade e força de fazer do mundo um lugar melhor de se viver.

       

      Links:    

    • HURTADO, J. R. J. V. . Macumba na Estrada . Revista Pé no Terreiro , , 12 out. 2018.
    • HURTADO, J. R. J. V. . A ESCRITA DA TRADIÇÃO NO ESPAÇO: TERREIROS DE MACUMBA E DE CANDOMBLÉ EM SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. In: XIII ENANPEGE. O tema do evento é 'A Geografia Brasileira na Ciência-Mundo: produção, circulação e apropriação do conhecimento' , 2019 , São Paulo. XIII ENANPEGE. : , 2019.
    • HURTADO, J. R. J. V. . Projeto Representatividade em Corpos Negros. 2021 (Outra)
    • HURTADO, J. R. J. V. . Caminhos bantus traçados no chão!. 2018 (Conferência)
    • HURTADO, J. R. J. V. . Mãos de Cura. 2019 (Conferência)
    • HURTADO, J. R. J. V. . Troca de Saberes - Terreiro e Território. 2017 (Conferência)
    • Nome do projeto: As Áfricas dos artistas, os artistas das Áfricas: mapeamento cultural de artistas e artesãos africanos residentes na cidade de São Paulo (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: HURTADO, J. R. J. V. , GALVANI, D. , CASTRO, E. D. , BARROS, D. D. , SANTOS, G. N. .
      Descrição: Objetiva-se 1. mapear a presença de artistas e artesãos provenientes do continente africano que residem e desenvolvem atividades artísticas e culturais na cidade de São Paulo; 2. mapear a produção cultural e artística desenvolvida por grupos e pessoas; 3. construir banco de informações e de imagens 4. desenvolver evento cultural e/ou acadêmico que dê maior visibilidade à contribuição de tais artistas e artesãos na cidade; Temos como ponto de partida o mapeamento de instituições públicas e do terceiro setor que se dedicam às questões migratórias, assim como o mapeamento de regiões da cidade de São Paulo cuja presença de pessoas oriundas do continente africano é expressiva. Ao mapear e contatar artistas e artesãos africanos, pretende-se facilitar as relações de trocas entre tais pessoas/grupos, as políticas públicas existentes na cidade voltadas aos imigrantes e eventos do circuito cultural da cidade pertinentes ao processo. Ao participar da organização do I Dezembro Imigrante (Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Secretaria de Direitos Humanos) e do II Festival de Direitos Humanos (Secretaria de Direitos Humanos) percebe-se que a reunião de tais informações facilitaria a participação e acesso de tais grupos no cenário cultural da cidade. Este projeto integra o Programa cultura, mobilidade humana e África desenvolvido em parceria entre o Projeto Metuia/USP e a Casa das Áfricas e responde a uma necessidade social e, ao mesmo tempo, contribui para o fortalecimento da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008. É fruto da colaboração de vários anos entre a Casa das Áfricas e Universidade de São Paulo por meio do Centro de Estudos Africanos da FFLCH, do Núcleo do Imaginário e Memória e do Projeto Metuia - Núcleo interinstitucional de estudos, formação e ações pela cidadania de crianças, jovens e adultos em processo de ruptura das redes sociais de suporte, do Curso de Terapia Ocupacional - da FMUSP. E virá compor as atividades das linhas de pesquisa Teoria e Crítica da Arte e Historia e Historiografia do Programa de Pós-Graduação Interunidades em estética e História da Arte da USP.
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A escrita da tradição no espaço: terreiros de macumba e de candomblé em São Paulo na primeira metade do século XX
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Principais atividades: Executei trabalhos de adequações de linhas de ônibus da SPTRANS (São Paulo Transportes S.A) aos eixos de logradouro da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Realizei também a adequação e validação de setores censitários da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) em conformidade com os dados fornecidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), através de tabela Excel. Também executei o mapeamento e a adequação/formação das macrozonas (urbana, rural, áreas de proteção permanente, etc) dos diversos munícipios da RMSP em conformidade com o plano diretor atualizado e fornecido por cada município.
        Outras informações: Estudante
    • Instituto Geográfico e Cartográfico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Principais atividades: Mapeamento da rede hidrográfica do Estado de São Paulo; correção de nomenclatura da hidrografia em cartas topográficas de diferentes escalas, entre outras.
        Outras informações: Estudante
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador em projeto de extensão