Não autenticado |

Mariana Pincinato Quadros de Souza

    • Doutoranda em História Social na Universidade de São Paulo - USP, com ênfase em teoria da Imagem Tardo antiga e Medieval. Mestra em História Social pela Universidade de São Paulo. Atua como professora de Artes e História da Arte para Ensino Médio. Pesquisadora do Laboratório de Teoria e História das Mídias Medievais (LATHIMM-USP). Bolsista CAPES.

       

      Links:    

    • PINCINATO, M. . Entre anjos e demônios: a pesagem das almas no mosaico de Torcello. Encontros com as imagens medievais, v. único, p. 145 - 155, 2017.
    • PINCINATO, M. . O Ano 1000: relações entre as imagens do Juízo Final e a virada do primeiro milênio. In: IX Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria , 2018 , São Paulo. Caderno de resumos do IX Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria. : , 2018.
    • PINCINATO, M. . A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos. In: XI EHA ? ENCONTRO DE HISTÓRIA DA ARTE ? UNICAMP , 2015 , Campinas. XI Encontro de História da Arte - Da Percepção à Palavra: Luz e Cor na História da Arte. : , 2015. p. 388 - 394.
    • PINCINATO, M. . Sobre a concepção iconográfica do inferno no mundo bizantino: uma reflexão a partir das imagens dos condenados. In: VIII Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos do VIII Encontro Internacional A Imagem Medieval: História e Teoria. : , 2017.
    • PINCINATO, M. . Sobre cópia e circulação de modelos figurativos no medievo: o mosaico de Torcello. In: XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP , 2016 , Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. : , 2016.
    • PINCINATO, M. . Sobre cópia e circulação de modelos figurativos no medievo: o mosaico de Torcello. In: XXIII Encontro Estadual de História - ANPUH-SP , 2016 , Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. : ANPUH-SP, 2016.
    • PINCINATO, M. . O inferno como componente iconográfico do Juízo Final bizantino. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH , 2015 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • PINCINATO, M. . O inferno e a figuração de Hades como o Demônio no mundo bizantino. In: V Encontro Nacional de Estudos da Imagem e II Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2015 , Londrina. Caderno de resumos [do] V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem [livro eletrônico]. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015.
    • PINCINATO, M. . O inferno como componente iconográfico do Juízo Final bizantino. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH , 2015 , Florianópolis. CADERNO DE RESUMOS DO XXVIII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Lugares dos Historiadores: Velhos e Novos Desafios. : Associação Nacional de História ? ANPUH-Brasil, 2015.
    • PINCINATO, M. . O inferno e a figuração de Hades como o Demônio no mundo bizantino. In: V ENEIMAGEM e II EIEMAGEM , 2015 , Londrina. Anais do V Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] II Encontro Internacional de Estudos da Imagem. Londrina : Universidade Estadual de Londrina, 2015. p. 207 - 216.
  • Apresentações de Trabalho: 11
    • PINCINATO, M. . OS MOSAICOS DE SANTA COSTANZA: UM ESTUDO SOBRE A FUNÇÃO ORNAMENTAL DOS MOTIVOS GEOMÉTRICOS (ROMA - SÉC. V). 2020 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . O Juízo Final no mundo bizantino: sobre a concepção imagética do inferno. 2019 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . O Ano 1000: relações entre as imagens do Juízo Final e a virada do primeiro milênio. 2018 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . Sobre a concepção iconográfica do inferno no mundo bizantino: uma reflexão a partir das imagens dos condenados. 2017 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . Sobre cópia e circulação de modelos figurativos no medievo: o mosaico de Torcello. 2016 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . As origens da iconografia do Juízo Final no mundo ocidental e bizantino. 2016 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . Sobre circulação e rearranjo de modelos figurativos: o mosaico de Torcello. 2016 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . Entre anjos e demônios: a pesagem das almas no mosaico de Torcello. 2015 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . A concepção iconográfica do Agnus Dei nos mosaicos bizantinos. 2015 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . O inferno e a figuração de Hades como o Demônio no mundo bizantino. 2015 (Comunicacao)
    • PINCINATO, M. . O inferno como componente iconográfico do Juízo Final bizantino. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; PINCINATO, M. . VII Encontro Internacional - A Imagem Medieval: História e Teoria. 2016 (LATHIMM - USP)
    • PEREIRA, Maria Cristina C. L. ; PINCINATO, M. . VI Encontro Internacional - A Imagem Medieval: História e Teoria. 2015 (Laboratório de Teoria e História da Imagem e da Música Medievais - LATHIMM)
    • Nome do projeto: ESCRITOS SOBRE OS NOVOS MUNDOS: UMA HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO DE VALORES MORAIS EM LÍNGUA PORTUGUESA (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PINCINATO, M. , PEREIRA, Maria Cristina C. L. , FRANÇA, Jean Marcel Carvalho , FRANCA, Susani S. L. , FERREIRA, R. A. , ARAUJO, K. A. .
      Descrição: O grupo Escritos sobre os novos mundos surgiu como um dos resultados de um grupo de pesquisa anterior, instalado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), laboratório vinculado ao Departamento e à Pós-graduação de História da UNESP (Franca). Inicialmente voltado para a constituição de bancos de dados digitais de documentos serializáveis que interessam à história das construções culturais em língua portuguesa, o grupo sentiu necessidade de verticalizar as discussões relativas ao arcabouço teórico que utilizava para interrogar as séries documentais que vinha criando. Para tal, estabeleceu um amplo programa de estudos acerca de duas das principais linhagens teóricas que orientavam as pesquisas dos membros - o pós-estruturalismo de Michel Foucault e Paul Veyne e o pragmatismo de Richard Rorty - e ampliou a sua composição, incorporando pesquisadores que deparavam com problemas semelhantes. O resultado é a proposta onde procuramos, por um lado, definir as linhas gerais de um amplo plano de estudos que pretende estabelecer os procedimentos de abordagem de uma história, não fundada e não representacionista, da construção de padrões morais, uma história dos modos de produção da verdade em língua portuguesa; por outro lado, e complementarmente, explicitar os desdobramentos que pretendemos implementar nos novos bancos de dados a serem organizados.
    • Graduacao:
      • Curso: Programa Especial de Formação Pedagógica Para As Disciplinas do Currículo D
        Nome da Instituição: Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2006
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Criarte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Artes
    • Colégio São Vicente de Paulo - Jundiaí:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Francisco Telles - Jundiaí:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2010 ).
        Outras informações: Professora
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: pesquisadora