Não autenticado |

Flavia Braga Krauss de Vilhena

    • Bacharel e Licenciada em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pela Universidade de São Paulo (2006). Mestre em Estudos da Linguagem, com ênfase em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal do Mato Grosso (2008). Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo (2016), com estágio de Doutorado Sanduíche realizado na Universidad Nacional de Córdoba. Desde 2006 é professora de Língua Espanhola na Universidade do Estado do Mato Grosso. Se interessa por oralidade e/na literatura, pela produção de livros, por psicanálise e nos modos como estes temas se entrelaçam com a formação de professores. Atualmente realiza um estágio pós-doutoral em Educação, cujo projeto se intitula "Las cartoneras: um devir editorial latino-americana". Bolsista da Rede de Cooperação UNITWIN para Integração na América Latina (Cátedra Unesco Memorial) no Centro Brasileiro de Estudos da América Latina (CBEAL) entre outubro de 2020 e fevereiro de 2021.

       

      Links:    

    • KRAUSS, F. . Cadernos da Cátedra. Vol. 1 - Movimentos da América Latina. São Paulo : Fundação Memorial da América Latina, 2021 . p. ISBN: 9786599215742.
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . O acontecimento Eloísa Cartonera: memória e identificações. : Novas Edições Acadêmicas, 2017 . 212p. ISBN: 9783330760783.
    • KRAUSS, F. . Parelelo 33. Santiago de Chile : La Joyita Cartonera, 2015 . 54p. ISBN: 0000000000000.
    • KRAUSS, F. . España y América en el Bicentenario de la Independencia. Castellón de la Plana : , 2012 . 893-918p. ISBN: 9788498283709.
    • OLIVEIRA, C. E. ; KRAUSS, F. . La formación del Lector Crítico: ¿Un Proceso Posible?. : Editorial Académica Española, 2013 . 60p. ISBN: 9783659075780.
    • KRAUSS, F. . Linguagem e(m) interação: línguas, literaturas e educação. Cáceres : Editora Unemat, 2011 . p. ISBN: 9788579110443.
    • KRAUSS, F. . Damián Ríos e uma escrita de si: sobre cartas e a construção de um narrador ALETRIA: REVISTA DE ESTUDOS DE LITERATURA , v. 32 , p. 212 - 232 , 2023. ISSN: 23172096.
    • KRAUSS, F. . A literatura cartonera como um lugar no qual a subalterna pode falar: uma análise de Almha, la Vengadora Chuy. Revista de Estudios Literarios Latinoamericanos , v. 9 , p. 193 - 209 , 2022. ISSN: 24225932.
    • KRAUSS, FLAVIA . Contratraduções latino-americanas e leituras coletivas na Ilha-Brasil Beoiberística : Revista de Estudios Ibéricos, Latinoamericanos y Comparativos , v. 5 , p. 73 - 89 , 2021. ISSN: 25604163.
    • KRAUSS, F. . AYLLÓN, Virginia. Liberalia: diez fragmentos sobre la lectura ABEHACHE , v. 1 , p. 226-230 - 230 , 2021. ISSN: 22383026.
    • KRAUSS, F. . Liquefazer a própria voz para enlaçá-la a outras: Virginia Ayllón e algumas notas sobre Liberalia REVISTA (ENTRE PARÊNTESES) , v. 10 , p. 1 - , 2021. ISSN: 22384502.
    • KRAUSS, F. . Curupira: sobre experiências cartoneras a partir do nosso curso de Letras El toldo de Astier: Propuestas y Estudios sobre Enseñanza de la Lengua y Literatura , v. 1 , p. 222 - 238 , 2020. ISSN: 18533124.
    • KRAUSS, F. ; GONCALVES, M. . O tecer diário e a formação na docência em língua estrangeira REVISTA MOINHOS , v. 1 , p. 93 - , 2020. ISSN: 23174080.
    • KRAUSS, F. . Entre cordéis, plaquettes e cartoneras: transitares tupiniquins na terra de los hermanos. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 27 , p. 17 - 37 , 2020. ISSN: 0104687X.
    • KRAUSS, F. . Literatura marginal brasileira e Eloísa Cartonera: um acontecimento entre Brasil e Argentina REVISTA MOINHOS , v. 9 , p. 6 - 15 , 2020. ISSN: 23174080.
    • Zolin-Vesz, Fernando ; VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Acuerdo cerrado - (des)construindo o discurso utilitarista sobre a aprendizagem da língua espanhola Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP) , v. 52 , p. 259 - 269 , 2013. ISSN: 01031813.
    • KRAUSS, F. . SOBRE MOMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO EM MATERIAIS DIDÁTICOS BRASILEIROS PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA Revista Ecos , v. 11 , p. 219 - , 2011. ISSN: 23163933.
    • KRAUSS, F. . La escritura de una fisura: algunos desplazamientos que se indician en los diarios dialógicos Signos Ele , v. 1 , p. 1 - , 2010. ISSN: 18514863.
    • KRAUSS, F. . Des/plazamientos dialógicos: sobre diarios, deudas y des/enlaces de identidades en movimiento Língua & Educação , v. 1 , p. 1 - 14 , 2010. ISSN: 21757194.
    • KRAUSS, F. . La libertad de Cortázar entre la lingüística y la literatura Darandina Revisteletrônica , v. 3 , p. 1 - 15 , 2009. ISSN: 19838379.
    • KRAUSS, F. . Dezescritas no processo de iniciação à docência: sobre o subprojeto de Língua Espanhola em Tangará da Serra. Iniciação à Docência e PIBID: novos contornos para a formação de professores no Brasil?, v. 1, p. 87 - 104, 2022.
    • KRAUSS, F. . Um Ayni Literário em Tangará da Serra, MT: traduções, quebras e deslocamentos. Cadernos da Cátedra. Vol. 1 - Movimentos da América Latina, v. 1, p. 111 - , 2021.
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE ; Zolin-Vesz, Fernando . Nacimos de la misma fuente: o discurso cartonero e o sonho da pátria grande americana. Recortes em Linuística Aplicada: Estudos em omenaem à Professora Ana Antonia Assis Peterson, v. , p. 33 - 44, 2015.
    • KRAUSS, F. . Sobre a invisibilidade das variedades linguísticas latino-americanas no livro didático nacional para o ensino de língua espanhola. A (in)visibilidade da América Latina no ensino de Espanhol, v. , p. 63 - 73, 2013.
    • KRAUSS, F. . Refazer a relação entre teoria e prática na profissão professor: quem sabe isso quer dizer amor. A teoria e a prática na articulação de saberes, v. , p. 34 - , 2013.
    • KRAUSS, F. . Sobre o entremeio: a escritura dos manifestos presentes em Akademia Cartonera . Malha Fina Cartonera , , . .
    • KRAUSS, F. . SOBRE O FEMININO NOS MANIFESTOS CARTONEROS E O ALINHAVAMENTO DE UM SUJEITO COLETIVO . Revista Moinhos , Tangará da Serra , . .
    • KRAUSS, F. . Aquisição da Língua Escrita: um confronto entre teoria e empiria . Série Iniciação Científica na FEUSP , São Paulo , . .
    • KRAUSS, F. . Leitura de si e escrita do mundo: sobre traduzir e favorecer deslocamentos. In: IV Seminário de Estudos do Texto e do Discurso (SETED): leitura e escrita em qualquer língua, suporte ou perspectiva , 2021 , Natal. Anais do IV Seminário de Estudos do Texto e do Discurso (SETED): leitura e escrita em qualquer língua, suporte ou perspectiva. : , 2020.
    • KRAUSS, F. . FORMAÇÃO DE PROFESSORADO EM TANGARÁ DA SERRA: UMA ESCRITURA SOB(RE) A LÍNGUA ESPANHOLA. In: 4 Fórum Educação e Diversidade , 2010 , Tangará da Serra. IV Fórum Educação e Diversidade. : , 2010.
    • KRAUSS, F. ; CUSTODIO, Regiane Cristina . ALGUMAS CONSIDER/AÇÕES SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA PÚBLICA DE TANGARÁ DA SERRA. In: 4 Fórum de Educação e Diversidade , 2010 , Tangará da Serra. IV Fórum de Educação e Diversidade. : , 2010.
    • KRAUSS, F. . Las cartoneras latinoamericanas: una apuesta a partir de la Teoría Crítica de la Educación. In: IV Colóquio de Letras - I Colóquio Internacional de Letras , 2010 , Tangará da Serra. Anais do VI COLE e I Colóquio Internacional de Letras. Cáceres : , 2010.
    • KRAUSS, F. . Sobre a concepção de língua que embasa a produção de livros didáticos no Brasil ou como a produção de livros didáticos nacionais se caracterizam como mais do mesmo. In: I Simposio Internacional de Lengua Española , 2008 , . I Simposio Internacional de Lengua Española. : , 2008.
    • KRAUSS, F. . Falácias que far/falham em políticas docentes: a lógica do fast food na formação de professores de ELE no Brasil. In: Língua, Literatura e Cultura: (Des)encuentros no Século XXI , 2009 , Tangará da Serra - MT. Língua, Literatura e Cultura: (Des)encuentros no Século XXI. Cáceres-MT : Editora da Unemat, 2009.
    • KRAUSS, F. . Falácias que far/falham em políticas docentes: a lógica do fast food na formação de professores de ELE no Brasil. In: Língua, Literatura e Cultura: (Des)encuentros no Século XXI , 2009 , Tangará da Serra - MT. Língua, Literatura e Cultura: (Des)encuentros no Século XXI. Cáceres-MT : Editora da Unemat, 2009.
    • KRAUSS, F. . El bicentenario de independencia de Latinoamérica: la formación de profesorado en Brasil a partir de una perspectiva crítica. In: Língua, Literatura e Cultura: (des)encuentros en el século XXI , 2009 , Tangará da Serra. Língua, Literatura e Cultura: (des)encontros no século XXI. : Editora da Unemat, 2009.
    • KRAUSS, F. ; OLIVEIRA, C. E. . El entredicho de la entrelínea: algunos apuntes sobre la construcción de la interpretación en las clases de lectura y la formación de profesorado. In: COLE , 2009 , Tangará da Serra - MT. COLE. : , 2009.
    • KRAUSS, F. . Repensando a repetição sem pudores no processo de formação de professores. In: SILLMAT , 2009 , Tangará da Serra - MT. SILLMAT. Cáceres- MT : , 2008.
    • KRAUSS, F. . Julio Cortázar: el desencuentro entre el mundo de las palabras y el mundo de las cosas. El esbozo de una teoría lingüística en dicha producción literaria. In: III Colóquio de Letras - Linguagem em caleidoscópio: as faces da modernidade , 2009 , Tangará da Serra - MT. III COLE - Linguagens em Caleidoscópio: as faces da pós-modernidade. Tangará da Serra : , 2009.
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Este livro não é uma carta de amor. Tangará da Serra : Curupira Cartonera , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • CORATO, N. ; NAVARRO, L. ; FELIX, R. ; VIEIRA, A. ; VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Gaby e o Amor. Tangará da Serra : Curupira Cartonera , 2018 (Tradução)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Vamos ter que colocar luz aqui. Tangará da Serra : Curupira Cartonera , 2017 (Tradução)
    • KRAUSS, F. . Néstor Vive. Tangará da Serra : Curupira Cartonera , 2017 (Tradução)
    • KRAUSS, F. . Las cartoneras latinoamericanas como un envite crítico en contra de la homogeneización de la lengua y cultura españolas en el sistema educativo brasileño. : , 2012 (Artigo completo publicado em anais de evento)
    • COCCO, M. H. ; KRAUSS, F. . Sábado o cantos para un día solo. Cuiabá - MT : Carlini e Caniato Editorial , 2011 (Tradução)
    • KRAUSS, F. . Avaliação de livros didáticos - PNLD 2014 : língua estrangeira moderna : ensino fundamental: anos finais.. 2013 (Assessoria)
    • KRAUSS, F. . Projeto Político Pedagógico e Processo do REconhecimento do Curso de Letras. 2010 (Elaboracao_de_projeto)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . O projeto editorial Eloísa Cartonera: sobre corpos e escritas em movimento. 2019 (Comunicacao)
    • GONCALVES, M. ; VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . O tecer-diário na formação inicial de professoras de Língua Espanhola. 2019 (Comunicacao)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Corpos-curupiras: sobre os modos pelos quais nos encontramos e nos acomodamos. 2019 (Comunicacao)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Alivranhando: modos de se dar a escre(ver) o já escrito. 2019 (Conferência)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . El Acontecimiento Eloísa Cartonera: memoria e identificaciones. 2017 (Conferência)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Curupira: una cartonera en la carrera de Letras de Tangará da Serra. 2018 (Comunicacao)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . Literatura de Cordel, Geração Mimeógrafoo; Eloísa Cartonera: (dis)continuidades poéticas entre Brasil y Argentina. 2018 (Comunicacao)
    • VILHENA, FLAVIA BRAGA KRAUSS DE . PIBID e Curupira Cartonera: a experiência de uma editora na formação de professores no curso de Letras de Tangará da Serra. 2019 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . El cirujeo: una hipótesis sobre la multiplicación de las cartoneras. 2015 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Los manifiestos cartoneros: una hipótesis sobre el efecto utópico que atraviesa su discurso. 2014 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. ; Zolin-Vesz, Fernando . O discurso utilitarista sobre a aprendizagem da língua espanhola na mídia brasileira. 2014 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Os manifestos literários cartoneros e o alinhavamento de um sujeito coletivo a partir de uma lógica feminina. 2014 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . 'Papelão e poesia: sobre o coletivo Dulcineia Catadora e sua proposta de reciclagem literária'. 2014 (Outra)
    • KRAUSS, F. . Literatura Cartonera: um exercício de poiésis na contra-mão da lógica editorial hegemônica'. 2014 (Conferência)
    • KRAUSS, F. . LA ESCRITURA DE LOS DIARIOS DIALÓGICOS: UNA EXPERIENCIA EN EL CENTRO DE BRASIL. 2013 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . DE LO POLÍTICO A LO ARTÍSTICO: SOBRE EL EFECTO DE UTOPÍA QUE ANUDA EL DISCURSO CARTONERO. 2013 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . A invisibilidade das variedades linguísticas latino-americanas no livro didático nacional para o ensino de espanhol. 2013 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Diários Dialógicos sem Motocicleta: sobre nossa Semana Boliviana de Imersão Linguística e Cultural. 2013 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Una lectura-escritura desde la basura: apuntes sobre la ética y la estética cartoneras. 2013 (Conferência)
    • KRAUSS, F. . Lengua y Cultura en la enseñanza de lengua española: la propuesta de un convenio cartonero. 2011 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . A negacao como uma manobra discursiva. 2012 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Sobre a negação do discurso cartonero como uma aposta a outros sentidos. 2012 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. ; LADEIA, H. . Representações de negros e indígenas nos livros didáticos de língua espanhola. 2011 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. ; PIRES, A. . Língua Espanhola na escola pública de Tangará da Serra - MT: uma parceria entre o Ensino Fundamental e os fundamentos e nossa formação de professores. 2011 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Uma proposta prática de ensino de língua e cultura que aposta na literatura como uma possibilidade de reciclagem dos sentidos. 2011 (Seminário)
    • KRAUSS, F. . Língua: Qual? Por quê? Pra quem?. 2010 (Conferência)
    • KRAUSS, F. . Las cartoneras latinoamericanas como un envite crítico en contra la homogeneización de la lengua y cultura española en el sistema educativo brasileño. 2010 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Las cartoneras latinoamericanas: una apuesta a partir de la Teoría Crítica de la Educación. 2010 (Outra)
    • KRAUSS, F. ; CUSTODIO, Regiane Cristina . Consider/ações sobre a diversidade cultural na escola pública de Tangará da Serra. 2010 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Formação de professorado em Tangará da Serra: uma escritura sob(re) a língua espanhola. 2010 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Las cartoneras latinoamericanas en la enseñanza de lengua española en la región fronteriza Brasil x Bolivia. 2010 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Sobre algunas querellas lingüísticas en Historias de Cronopios y Famas, de Julio Cortázar. 2009 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Sobre a concepção de língua que embasa a produção de livros didáticos de língua espanhola no Brasil ou de como os livros didáticos de língua espanhola de produção nacional se caracterizam como mais do mesmo. 2008 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. ; Marki Lyons . Um olhar discursivo: é fácil ensinar uma língua fácil?. 2007 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . A construção de uma hegemonia teórica em processo. 2005 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . O discurso sobre alfabetização: um estudo sobre a fala acadêmica. 2005 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . A escrita no Ensino Superior - Mesa Redonda. 2005 (Conferência)
    • KRAUSS, F. . O processo de construção da hegemonia construtivista. 2005 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Aquisição da Língua Escrita: um confronto entre teoria e empiria. 2004 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Aula de português: como é imaginada por aqueles que a constroem?. 2004 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . A alfabetização enquanto objeto de estudo. 2005 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . Aquisição da Língua Escrita. 2004 (Comunicacao)
    • KRAUSS, F. . As cartoneras no entremeio. 2015
    • KRAUSS, F. . Hay cartoneras incluso en países donde no hay cartoneros. 2015
    • KRAUSS, F. ; BATISTA, Isaias Munis . Colóquio de Letrass - Universidade do Estado do Mato Grosso. 2009 (Unemat)
    • KRAUSS, F. ; CUSTODIO, Regiane Cristina ; BATISTA, Isaias Munis . SILLMAT - Os (des)encontros do Século XXI. 2009 (Unemat)
    • KRAUSS, F. . IV Colóquio de Letras/ I Colóquio Internacional de Letras. 2010 (Unemat)
    • KRAUSS, F. . Professores e suas palavras: possibilidades para um mundo cheio de lacras. 2010 (Unemat)
    • KRAUSS, F. . VII SILLMAT - Simpósio de Letras e Literatura do Mato Grosso e I Seminário de Dissertação em Andamento. 2010 (Unemat - CAPES)
    • KRAUSS, F. ; FRANCO, Y. G. L. . Talleres de Escritura y Líneas de Investigación: Entre Alfabetización Académica y Formación Ciudadana. 2012 (UNEMAT)
    • KRAUSS, F. . Colóquio Internacional de Letras: a autoria no trabalho do professor. 2018 (UNEMAT)
    • KRAUSS, F. . Colóquio Corpo e Escrita. 2019 (UNEMAT)
    • KRAUSS, F. ; FERIGOLO MELO, I. . A proposta literária cartonera na América Latina: uma cultura alternativa como possibilidade de realização de grupos paralelos. 2011 (Universidade do Estado do Mato Grosso)
    • KRAUSS, F. . El papel de la investigación científica en la formación inicial de profesorado. 2012 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • KRAUSS, F. . El papel de la investigación científica en la formación inicial de profesorado. 2012 (Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán)
    • KRAUSS, F. . Taller de Literatura Cartonera. 2013 (UNAM FES Aragón)
    • KRAUSS, F. . El Cine Español: "Terra e Liberdade". 2007 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • KRAUSS, F. . Taller de Literatura Cartonera. 2013 (Instituto Politécnico Nacional)
    • KRAUSS, F. . Tratamiento no sexista de la información: claves y fundamentos. 2009
    • KRAUSS, F. . Sobre los procesos de representación y divulgación de la lengua y cultura española en los materiales didácticos. 2009
    • KRAUSS, F. . Apostila Eclipse - Gramática para o vestibular. 2002 (Apostila)
    • KRAUSS, F. . Língua Espanhola: uma primeira aproximação. 2005 (Apostila para aulas de espanhol)
    • KRAUSS, F. . O cinema na aula de língua espanhola. 2007 (Apostila para aulas de espanhol)
    • Nome do projeto: Centro de Linguagens de Tangará da Serra (2009 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. .
    • Nome do projeto: Diversidade cultural na escola pública de Tangará da Serra-MT (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. , CUSTODIO, Regiane Cristina , BATISTA, Isaias Munis , FRANÇA, Raimundo Nonato , OLIVEIRA, Carlos Edinei .
    • Nome do projeto: Curupira Cartonera (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. , POLASTRINI, L. F. .
    • Nome do projeto: Español/Inglês para Todos (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. , GALLARDO, B. C. , FIGUEIREDO, G. C. , MORAES JUNIOR, H. G. .
    • Nome do projeto: A língua materna na língua estrangeira: construindo subsídios para uma abordagem discursiva do ensino de línguas não (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. , OLIVEIRA, C. E. , Flores, S. .
    • Nome do projeto: Por un dis/curso a[lterna]ctivo: ética y didáctica de la lengua española en Brasil (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. .
    • Nome do projeto: Um dis/curso a[lterna]tivo para o ensino de língua espanhola e respectivas literaturas na universidade e na comunidade (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. .
    • Nome do projeto: A língua espanhola e os povos latinos na mídia brasileira (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. , Zolin-Vesz, Fernando .
      Descrição: Apesar do número crescente, nos últimos anos, de pesquisas que se voltam para questões sobre o ensino-aprendizagem de espanhol no contexto brasileiro, poucas ainda são as que buscam identificar os discursos que a mídia (re)produz sobre a inserção e o papel do espanhol na educação brasileira. Neste projeto, portanto, buscamos investigar as representações e os discursos sobre a língua espanhola e os povos latinos construídos em textos produzidos pela mídia brasileira, tanto em sua forma impressa quanto televisionada. A nosso ver, esses processos discursivo-textuais contribuem para as relações que a população em geral e, mais especificamente no âmbito de ensino-aprendizagem de línguas, os alunos podem estabelecer tanto com a língua espanhola em si como com os demais países latino-americanos.
    • Nome do projeto: Por uma carto(n)grafia da língua espanhola (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. .
      Descrição: Objetivamos oferecer visibilidade a uma possibilidade já em andamento: analisamos o discurso cartonero, pretendendo oferecer certo suporte teórico a uma práxis alternativa existente. Por outra parte, e inclusive para que possamos lançar um olhar crítico para nossos próprios dados, também procuraremos comparar o que é dito com o que é feito pelas cartoneras. Assim sendo, nos esforçaremos por interpretar a proposta cartonera a partir de uma dupla entrada: - primeiro, analisar o discurso cartonero como um acontecimento discursivo; - paralelamente, trataremos de cotejar o dito e o feito por esta mesma proposta. O adjetivo ?cartonero? aqui é utilizado como um neologismo na língua portuguesa formado a partir do substantivo concreto ?cartonera?, existente na língua espanhola. Uma cartonera é uma editora alternativa que trabalha a partir dos pressupostos cooperativistas da economia solidária, fabricando livros de modo artesanal preferencialmente com material reciclado. A capa é feita de papelão [cartón, em espanhol] e pintada à mão; assim sendo, cada livro é uma obra de arte única. Tais editoras se esforçam por incentivar a leitura e a escritura dando visibilidade a autores que não teriam saída em editoras comuns ao passo em que se comprometem a vender barato. No Brasil, um livro cartonero do Dulcinéia Catadora custa 5 reais, na Argentina, um livro do Eloísa Cartonera custa 5 pesos, na Bolívia, um livro do Yerba Mala custa 10 bolivianos. Como vemos, tratam de incrementar tanto a produção literária [acolhendo autores por vezes considerados marginais], a partir de uma lógica de direitos autorais distinta da convencional, como também objetivam aumentar o número de leitores através de uma política de dessacralização e barateamento do objeto livro.
    • Nome do projeto: Leitura e Tradução Literária Cartonera (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. .
      Descrição: Este é um projeto de extensão pensado para o período de quarentena, neste sentido, não se trata de um curso, mas, sim, de uma prática. A ideia é que nos aproximemos um pouco da literatura latino-americana a partir de um recorte feito por uma editora boliviana, o Yerba Mala Cartonera, localizada em Cochambamba.
    • Nome do projeto: Editoras Cartoneras: um acontecimento latino-americano, o caso Curupira Cartonera (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. , NAVARRO, L. , POLASTRINI, L. , MALACO, N. .
    • Nome do projeto: Projeto Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KRAUSS, F. , GOMES, R. C. G. E. , ANEZ, R. .
    • Nome do projeto: Projeto Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: KRAUSS, F. .
      Descrição: Neste projeto atuei como coordenadora de área de língua espanhola
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Português Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos de Linguagem
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • West End:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2006 ).
        Outras informações: PROFESSORA DE ESPANHOL
    • Microcamp Internacional:
      • Tipo de vínculo: Outro (2006 - 2006 ).
        Outras informações: PROFESSORA DE ESPANHOL
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
      • Tipo de vínculo: Outro ( - ).
    • Centro de Línguas do Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professora do Ensino Superior
    • UNEMAT:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: TIDE 40horas
    • REVISTA MOINHOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).