Não autenticado |

Telma de Macedo Melo

    • Possui graduação em Letras Alemão e Português pela Universidade de São Paulo - USP (2014), licenciatura em língua portuguesa e língua alemã pela USP (2016), mestra em Letras (Língua e Literatura Alemã) pela USP (2019). Desde 2018 realiza trabalho supervisionado em docência no ensino superior na Universidade de São Paulo no Programa Interdepartamental de Leitura e Escrita Acadêmicas PLEA - FFLCH - USP. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem de Alemão como Língua Estrangeira e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de alemão com apoio de tecnologias digitais, leitura e telas digitais em ambas as línguas e leitura e escrita acadêmicas em língua portuguesa.

       

      Links:    

    • MELO, TELMA DE MACEDO . O emprego do aplicativo móvel Duolingo no processo de ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira em contexto de ensino presencial universitário PANDAEMONIUM GERMANICUM (IMPRESSO) , v. 24 , p. 78 - 107 , 2020. ISSN: 14141906.
    • MELO, T. M. . Site da empresa Dr. Oetker do Brasil. : , 2014 (Tradução)
    • MELO, T. M. . Parecerista AD-HOC, VI Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico. 2022 (Parecer)
    • MELO, TELMA DE MACEDO . Parecerista AD-HOC, Revista Brasileira de Educação (RBE). 2022 (Parecer)
    • MELO, T. M. . Parecerista AD-HOC, V Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico. 2020 (Parecer)
    • MELO, T. M. . A leitura digital no processo de aprendizagem de alemão como língua estrangeira. 2020 (Simposio)
    • MELO, T. M. . Metodologias de pesquisa em DaF: a triangulação metodológica como estratégia para validar resultados em estudos com tecnologias digitais. 2020 (Simposio)
    • MELO, T. M. . O uso de Apps no processo de ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira. 2018 (Outra)
    • MELO, T. M. . Deutsch als Fremdsprache: Lehren und lernen mit Mobilen App. 2017 (Congresso)
    • MELO, T. M. ; SIMOES, J. S.S . A influência dos meios digitais no processo de ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira para jovens: mecanismos e estratégias de uso.. 2010 (Seminário)
    • MELO, T. M. . Práticas de leitura: introdução à leitura de gêneros digitais em Língua Alemã. 2023 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em língua portuguesa e alemã
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Letras Alemão e Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Língua e Literatura Alemã
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Escola Superior de Agricultura ?Luiz de Queiroz?
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Aulas de reforço escolar:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2017 ).
        Outras informações: Professor de língua portuguesa e alemã
    • Colégio Visconde de Porto:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Atua como auxiliar de professor do currículo alemão, desenvolve atividades em sala de aula, apoia o professor nas tarefas docentes e prepara materiais para a atividades propostas pelo professor.
        Outras informações: Auxiliar de Professor de Língua Alemã
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: O/A tutora acadêmica no ensino superior EAD - Nomeado pela UNIVESP como atividade facilitadora, atua em atividades práticas de apoio ao processo de aprendizagem das (os) alunas(os) de graduação da UNIVESP. Na carga horária semanal também está previsto os subsídios teóricos para desenvolvimento de atividades práticas e o acompanhamento de um(a) supervisor(a). Entre as atividades práticas do curso de especialização estão:1. Acompanhamento e suporte à correção de atividades e avaliações.2. Participação de reuniões online, mediando a comunicação de conteúdos entre a(o) docente e as(os) discentes.3. Acesso regular ao AVA e aos materiais para estudo online.4. Suporte às(aos) alunas(os) de graduação da UNIVESP por meio dos fóruns de discussão e webconferência.5. Acompanhamento e orientação de trabalho de conclusão de curso - TCC.6. Acompanhamento e orientação de projeto integrador.7. Acompanhamento de atividades de estágio.
        Outras informações: TUTORIA ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR EAD