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Mina Isotani

    • Possui Doutorado na área de Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo, mestrado em Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa) pela Universidad e São Paulo e graduação em Licenciatura Português e Japonês pelaUniversidade de São Paulo (2003), graduação em Bacharelado Português e Japonês pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é colaborador da Universidade de São Paulo e professora adjunta na área de Língua e Literatura Japonesa da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando principalmente nos seguintes temas: literatura japonesa, representação do feminino, revolução meiji, aprendizagem colaborativa e metodologia de ensino. Licença maternidade em 2016 e 2021. Licença para interesses pessoais de 2022-2025.

       

      Links:    

    • Texto literário: tradução e estudos críticos
    • ISOTANI, M. . Narrativas da América: o confronto com o desconhecido. : Bookess, 2013 . 90p. ISBN: 9788580457469.
    • ISOTANI, M. . O ROMANCE ÉPICO MIYAMOTO MUSASHI - O RESGATE DO HERÓI Revista Épicas , v. 5 , p. 11 - 24 , 2019. ISSN: 2527080X.
    • ISOTANI, M. . EROTISMO E O PODER DO CORPO NA OBRA A CASA DAS BELAS ADORMECIDAS , DE KAWABATA YASUNARI Hon No Mushi , v. 4 , p. 100 - 110 , 2019. ISSN: 25263846.
    • ISOTANI, M. . Hiratsuka Raichô: O discurso de resistência da primeira do Japão do Séc. XX. Escritas de Resistência: Intersecções Femininas da Literatura, v. 2, p. 82 - 91, 2019.
    • ISOTANI, M. . The Japanese Women Representation During Crisis Period. Still Facing East, v. 2, p. 33 - 44, 2016.
    • ISOTANI, S. ; Isotani, N. (Naoko) ; ISOTANI, M. ; KAN, G. ; ISOTANI, S. ; ALBUQUERQUE, A. R. P. L. ; CAPELI, O. M. . É Fácil Utilizar Atividades Colaborativas em Salas de Aula Presenciais? Benefícios e Dificuldades ao se Modificar o Método Tradicional de Ensino. In: III Brazilian Workshop on Web Semantic and Education , 2010 , João Pessoa. Anais do ... Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. João Pessoa : Sociedade Brasileira de Computação, 2010. p. 1 - 11.
    • ISOTANI, M. . The representation of Japanese women during a war period. In: Annual Meeting of the American Comparative Literature Association , 2012 , Providence. Program Guide of Annual Meeting of the American Comparative Literature Association. Providence : American Comparative Literature Association, 2012.
    • ISOTANI, M. . O Japão Pós-moderno: a decodificação identitária em Haruki Murakami. In: ABRALIC , 2011 , Curitiba. XII Congresso Internacional ABRALIC. : , 2011.
    • ISOTANI, M. . Issues relating activities of planning and organization of collaborative groups in the Portuguese Language teaching. In: The Asian Conference on Education , 2010 , Osaka. The Asian Conference on Education. : , 2010.
    • ISOTANI, M. . Narratives of America: the Confrontation with the Unknown. In: Simpósio Internacional Comemorativo ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil , 2009 , São Paulo. International Symposium Cultural Exchange between Brazil and Japan. Kyoto : International Research Center for Japanese Studies, 2009. p. 127 - 134.
    • ISOTANI, M. . Estudo colaborativo como método do ensino de língua portuguesa. In: II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2009 , ÉVORA. II SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. : , 2009.
    • ISOTANI, M. . Narrativas da America: O Confronto com o Desconhecido. In: Simpósio Internacional Comemorativo ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil , 2008 , São Paulo. Caderno de Resumos do. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2008. p. 1 - 1.
    • ISOTANI, M. . O estudo colaborativo como método de ensino da Língua Portuguesa. In: I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo. Anais do I Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa. São Paulo : Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, 2008. p. 1 - 14.
    • ISOTANI, M. ; WILD, S. . O Olhar Erótico do Viajante. In: Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada , 2005 , Rio de Janeiro. Anais do Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. Rio de Janeiro : Grafica Lidador Ltda, 2005. p. 280 - 280.
    • ISOTANI, M. . A Questão dos Narradores em Beleza Inebriante, de Nagai Kafû. In: XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2005 , Brasilia. Anais do XVI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Brasília : Fotograff Produção Gráfica, 2005. p. 313 - 317.
    • ISOTANI, M. . O Confronto com o Desconhecido. In: XVII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e IV Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2006 , São Paulo. Anais do XVII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e IV Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. São Paulo : Provo Distribuidora e Grafica, 2006. p. 265 - 270.
    • ISOTANI, M. . A Personagem Feminina em Narrativas da América. In: XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil , 2007 , Assis. Anais do XVIII Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa e V Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. Marília : FUNDEPE, 2007. p. 1 - 8.
    • ISOTANI, S. ; ISOTANI, M. ; ISOTANI, S. . Sistema Inteligente para Auxiliar o Professor no Planejamento de Atividades de Grupo. In: XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação , 2008 , Fortaleza. Anais do XIX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre : Sociedade Brasileira de Computação, 2008. p. 1 - 4.
    • ISOTANI, M. . Nagai Kafû-A Perspectiva do olhar. In: XV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa , 2004 , Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. : , 2004. p. 296 - 311.
    • ISOTANI, M. . Narrativas da América. : , 2007 (Tradução)
    • ISOTANI, M. . EROTISMO E O PODER DO CORPO NA OBRA A CASA DAS BELAS ADORMECIDAS, DE KAWABATA YASUNARI. 2017 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . OJapão Pós-moderno: decodificação identitária na obra de Haruki Murakami. 2011 (Congresso)
    • ISOTANI, M. . O Estudo Colaborativo como Método de Ensino da Língua Portuguesa. 2009 (Simposio)
    • ISOTANI, M. . A personagem feminina na obra de Nagai Kafû. 2009 (Congresso)
    • ISOTANI, M. . Mulheres e arte: a linguagem do desejo. 2010 (Congresso)
    • ISOTANI, M. . Issues relating activities of planning and organization of collaborative groups in the Portuguese Language teaching. 2010 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . O estudo colaborativo como método de ensino da Língua Portuguesa. 2008 (Simposio)
    • ISOTANI, M. . Narrativas da America: O Confronto com o Desconhecido. 2008 (Simposio)
    • ISOTANI, M. . Nagai Kafû-A Perspectiva do olhar. 2004 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . As Dificuldades evidenciadas no aprendizado de uma língua estrangeira em nível Básico: a diferença estrutural entre a Língua Japonesa e Portuguesa. 2003 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . O Olhar Erótico do Viajante. 2005 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . A Questão dos Narradores em Beleza Inebriante, de Nagai Kafû. 2005 (Congresso)
    • ISOTANI, M. . O Confronto com o Desconhecido. 2006 (Comunicacao)
    • ISOTANI, M. . A Personagem Feminina em Narrativas da América. 2007 (Comunicacao)
    • ISOTANI, S. ; ISOTANI, M. ; ISOTANI, S. . Sistema Inteligente para Auxiliar o Professor no Planejamento de Atividades de Grupo. 2008 (Simposio)
    • ISOTANI, M. . Mostra de Cinema Japonês. 2010 (UFPR e Consulado do Japão)
    • ISOTANI, M. ; NAMEKATA, M. ; Azuma, S. O. ; GARDENAL, L. M. S. . O ENSINO DA LÍNGUA JAPONESA EM TOYOHASHI. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • Azuma, S. O. ; NAMEKATA, M. ; GARDENAL, L. M. S. ; ISOTANI, M. . A IMPORTÂNCIA DAS FORMAS HONORÍFICAS DA LÍNGUA JAPONESA NO MUNDO SOCIAL E CORPORATIVO NO JAPÃO.. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • GARDENAL, L. M. S. ; Azuma, S. O. ; ISOTANI, M. ; NAMEKATA, M. . O falante e o professor de L.E. - Reflexão a partir de um trecho da obra: "O que eu falo quando eu falo de corrida", do escritor japonês Haruki Murakami.. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • OKAMOTO, M. S. ; ISOTANI, M. ; NAMEKATA, M. ; GARDENAL, L. M. S. ; Azuma, S. O. . IX Congresso Internacional de Estudos Japoneses no Brasil. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • ISOTANI, M. ; OKAMOTO, M. S. ; GARCIA, P. F. ; COELHO, M. J. . A prática teatral para auxiliar a leitura na sala de aula. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • ICHIKAWA, J. K. ; NASCIMENTO, M. B. ; SANTANA, L. A. ; ISOTANI, M. . Ukiyo-e: 53 estações da Tokaidou. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • ISOTANI, M. ; MIAZAKI, S. M. ; UEHARA, A. . Relações Internacionais Brasil-Japão: perspectivas em foco. 2018 (Universidade Federal do Paraná)
    • ISOTANI, M. ; GARCIA, P. F. ; COELHO, M. J. ; OKAMOTO, M. S. . As artes visuais e a sala de aula. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
  • Curso de curta duração ministrado: 3
    • ISOTANI, M. . Curso de Difusâo Cultural. 2004 (Seinen Bunkyo de São Paulo)
    • ISOTANI, M. ; MONZANI, J. M. A. R. ; AFONSO, J. N. . Literatura Japonesa Moderna: Autores em Foco. 2020 (Universidade Federal do Paraná)
    • ISOTANI, M. ; COSTA, C. A. . II Curso de Literatura Japonesa. 2006 (Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil)
    • Nome do projeto: Narrativas da América: O Confronto com o Desconhecido (2004 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , YOSHIDA, L. N. .
      Descrição: Há inúmeros estudos técnicos sobre as conseqüências da rápida modernização e da mudança de pensamento e comportamento da sociedade japonesa, contudo alguns escritores se destacaram ao apresentarem tais pontos através da literatura. Para a pesquisa foi escolhida a obra Amerika Monogatari, do escritor japonês Nagai Kafû que tem em comum episódios e relatos de situações vivenciadas por japoneses dentro de um mundo ocidental. As principais questões tratadas como a procura da compreensão da religião católica, o relacionamento entre homens e mulheres no Japão, a razão da imigração, a situação precária na qual viviam, apresentam ao leitor o choque cultural vivido pela sociedade japonesa nos Estados Unidos da América. Portanto, aprofundar os estudos das narrativas de America Monogatari têm como objetivo apresentar as referências e valores japoneses em contraposto com a cultura ocidental para compreendemos quem era o ser nipônico daquela época.
    • Nome do projeto: O Estudo Colaborativo como Método de Ensino da Língua Portuguesa (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , ISOTANI, S. , ISOTANI, S. .
      Descrição: Atualmente, o método de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa nas escolas públicas do Ensino Fundamental é baseado no discurso do professor em sala de aula, na leitura de textos e, finalmente, na resolução de exercícios. Um dos grandes problemas encontrados nesta forma de aprendizagem é a dificuldade do aluno em construir o conhecimento desejado sobre a língua. Este fenômeno é conhecido como analfabetismo funcional. Apesar de o aluno estar apto a ler e a compreender textos simples, ele possui grandes dificuldades para acompanhar textos mais complexos como, por exemplo, enunciados de exercícios de matemática. Dentro deste contexto, este trabalho tem como principal objetivo apresentar estudos sobre a introdução do conceito de aprendizagem colaborativa para alunos do Ensino Fundamental, visando oferecer uma prática de ensino em que os alunos participem ativamente no processo de construção do seu próprio conhecimento, através de debates e trocas de idéias com os colegas em cima dos textos e exercícios propostos e, assim, amenizar os problemas encontrados na prática pedagógica atual.
    • Nome do projeto: Estudo Bibliografico de Nagai Kafu (2002 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , YOSHIDA, L. N. .
      Descrição: A Revolução e a literatura Meiji despertaram o meu interesse, pois é o período de transição entre o Japão antigo e o moderno. Diversos escritores expressaram suas críticas a essas transformações. Dentre eles escolhi como objeto de estudo, a revisão da bibliografia de Nagai Kafû (1879-1959) autor de vasta obra literária.
    • Nome do projeto: Mediadores de Leitura do Ensino Fundamental: Repensando o papel do mediador (2012 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ISOTANI, M. , GARCIA, P. F. , COELHO, M. J. , OKAMOTO, M. S. .
      Descrição: O objetivo central desse Curso é discutir as metodologias aplicadas pelos professores de Literatura em sala de aula, bem como suas problemáticas e deficiências na motivação para formação de leitores críticos e competentes. Tem-se também o intuito de resgatar a Literatura como objeto artístico e não simples disciplina estipulada pelos programas de curso nas escolas. Por fim, pretende-se colaborar com as políticas públicas de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e criar espaço para que os educadores se tornem mediadores de leitura independentes e capazes de incitar o hábito da leitura e formar leitores mais conscientes. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um programa para auxiliar o professor a introduzir práticas de ensino em salas de aula presenciais, visando proporcionar práticas pedagógicas onde os alunos participem ativamente no processo de construção do seu próprio conhecimento, através de debates e trocas de ideias com os colegas em cima dos textos complexos. Em outras palavras, aproximar as propriedades do estudo literário à prática didática eficiente para a formação de cidadãos com capacidade reflexiva. ? Atualizar o educador fornecendo materiais teóricos sobre a leitura, a literatura e a mediação de textos; ? Propiciar um espaço para que educadores ampliem seus conhecimentos e desenvolvam as competências necessárias para que se tornem multiplicadores de conhecimento; ? Possibilitar a professores do ensino público o acesso à formação continuada para que reflitam sobre as teorias e práticas que poderão ser aplicadas no ambiente escolar; ? Formar Mediadores de Leitura competentes e conhecedores dos procedimentos para a construção de ambientes de leitura, bem como a formação de jovens leitores; ? Criar espaços de leitura nas escolas públicas
    • Nome do projeto: Representação do Feminino na Literatura Moderna Japona (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. .
      Descrição: O presente projeto tem por objetivo fazer um panorama da Representação da figura feminina em obras literárias, que abrangem desde o período Moderno até a atualidade do Japão. A construção das personagens e o contexto no qual estão inseridas são escopo para refletirmos sobre as imposições governamentais a que foram expostas e como essas determinações influenciaram a maneira como as mulheres japonesas eram vistas socialmente. Assim sendo, analisaremos de que forma elas reagiram ao determinismo de suas funções como indivíduos da Nação Japonesa e como esses autores trabalharam as problemáticas vividas pelas mulheres, bem como a visão crítica para que essas japonesas fossem mais independentes e autoconscientes para construir sua própria identidade. Para entendermos os processos, tanto da construção identitária como o ¨ideal de feminilidade¨ no Japão, nos basearemos em teorias ocidentais como as reflexões sobre identidade de Stuart Hall e Hommi K. Bhabha, o questionamento quanto às instituições de poder de Michael Foucault, entre outros. Ao utilizarmos diferentes proposições, pretendemos desmitificar a representação estereotipada da mulher japonesa e desconstruí-la para apresentar o processo de ressignificação de sua imagem no Japão.
    • Nome do projeto: Feminismo e o estudo de gênero na Literatura Japonesa (2019 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: ISOTANI, M. , CARRILHO, Y. N. A. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear o início do movimento feminista no Japão, por meio das vozes femininas como HIratsuka Raichô. Ainda, estudaremos a questão de gênero no Japão do início do século XX, como forma de compreendermos a construção discursiva sobre a representação da mulher e o significado da feminilidade da japonesa moderna.
    • Nome do projeto: Feminismo e o estudo de gênero na Literatura Japonesa (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , CARRILHO, Y. N. A. .
      Descrição: Este projeto tem por objetivo mapear o início do movimento feminista no Japão, por meio das vozes femininas como HIratsuka Raichô. Ainda, estudaremos a questão de gênero no Japão do início do século XX, como forma de compreendermos a construção discursiva sobre a representação da mulher e o significado da feminilidade da japonesa moderna.
    • Nome do projeto: A disciplina Projeto de Aprendizagem no ensino de Literatura Japonesa. (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , Azuma, S. O. , JORDAO, C. M. .
      Descrição: Esse projeto visa à reflexão teórica e prática da disciplina Projeto de Aprendizagem no ensino/aprendizagem da literatura japonesa. O objetivo do projeto é aproximar o professor/aluno para que ambos compartilhem as dificuldades do processo de orientação e pesquisa e, assim, construir novos conhecimentos para a concretização da aprendizagem.
    • Nome do projeto: Estudos Culturais (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ISOTANI, M. , NAMEKATA, M. , EGGENSPERGER, K. , Carvalho, G. .
      Descrição: Visto que os docentes envolvidos no projeto trabalham com línguas e literaturas estrangeiras, o projeto em questão destina-se à leitura crítica de textos relacionados à cultura e à formação do indivíduo
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Português e Japonês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Bacharelado Português e Japonês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Teoria Literária e Literatura Comparada
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP
        Ano de conclusão: 2015
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Aprovada no concurso de prova e títulos para o provimento de cargos de professor educação básica II, em PORTUGÊS, com homologação publicada no DOE DE 28/04/2004.
        Outras informações: PEB II
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • TRANSVERSAL (SÃO PAULO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • HON NO MUSHI:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • LITERATURA: TEORÍA, HISTORIA, CRÍTICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).