Não autenticado |

Isabela de Vilhena Gaglianone

    • Atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado intitulada "A memória empática das imagens: Aby Warburg e o simbolismo da forma". Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2012); é mestre em Filosofia pela mesma Universidade (2022). Tem experiência na área de Estética, Artes Plásticas e Crítica Literária. Dedica-se ao estudo das relações entre filosofia, antropologia e artes plásticas.

       

      Links:    

    • GAGLIANONE, I. V. . De Darwin, por Carlyle, até à Ninfa Imagem: Revista de História da Arte , v. 3 , p. 196 - 220 , 2024. ISSN: 29652952.
    • GAGLIANONE, ISABELA DE VILHENA . O olhar filológico de Warburg e a -aplicação da ideia de Vico- RAPSÓDIA (USP) , v. 1 , p. 80 - 109 , 2022. ISSN: 24479772.
    • GAGLIANONE, I. V. . 'Resenha: Eucanaã Ferraz, Sentimental' . Revista Cisma , São Paulo , 19 ago. 2013.
    • GAGLIANONE, I. V. . 'Incerta memória' . Revista Cisma , São Paulo , 04 fev. 2013.
    • GAGLIANONE, I. V. . 'O dito pelo não dito' . Revista Cisma , São Paulo , 01 jul. 2012.
    • GAGLIANONE, I. V. . Mneme como plasticidade no tempo: fisiologia histórica da arte ou ?estética do dinamograma?. 2022 (Comunicacao)
    • GAGLIANONE, I. V. . Aby Warburg: Iconology of Intervals Between Philosophy and Humanities. 2023 (Congresso)
    • GAGLIANONE, I. V. . 'A natureza artística de Shaftesbury'. 2012 (Simposio)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: O desenho como questão filosófica: Shaftesbury e a formação de formas formantes (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GAGLIANONE, I. V. .
      Descrição: Pesquisa de iniciação científica sobre o desenho como problema filosófico: enquanto expressão de desígnio e linguagem de formas. Entroncamento, neste sentido, de filosofia moral e arte, enquanto texto, pintura ou música. O desenvolvimento que Anthony Ashley Cooper, terceiro conde de Shaftesbury, faz do seu conceito de ?design? é base para analisar as relações entre desenho e intenção, formação e expressão tanto na natureza individual como social. Desenho então compreendido como linguagem visível, traçado sobre a tensão entre intenção e efetiva construção, capaz de articular a transliteração entre esboço e seu resultado final, compreendido como plano de formação e também efetiva formação de formas originais. Orientação: Prof. Dr. Pedro Paulo Pimenta
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Natureza Artística de Shaftesbury
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2022
    • O Benedito:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2018 ).
        Outras informações: Editora-chefe da revista literária "O Benedito", dedicada a filosofia, literatura, crítica literária e artes.
        Outras informações: Editor