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Antonella Maria Imperatriz Tassinari

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Ciência Social (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1998). Realizou estágio pós-doutoral no EREA (Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne) em convênio com a Université de Paris X Nanterre (2005) e no Departamento de Antropologia da Universidade de Montréal, Canadá (2014/2015). É Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina, vinculada ao Departamento de Antropologia, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão vinculados ao ARANDU (Laboratório de Estudos em Etnologia, Educação e Sociobiodiversidades), antigo NEPI. É membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Antropologia. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Etnologia Indígena, Antropologia da Educação e Antropologia da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: povos indígenas, infância e educação indígenas, identidade étnica, diversidade cultural e educação escolar, história e ensino de Antropologia.

       

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    • Ciência, educação, técnica e ambiente
    • Cosmologias : entre a pesquisa acadêmica e a escola indígena
  • Livros publicados: 6
    • TASSINARI, A. M. I. ; MONTARDO, D. L. ; VIEIRA, J. G. . Antropologia e educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas. FLORIANÓPOLIS, MANAUS, NATAL : Copiart, EDUA, EDUFRN, 2019 . 272p. ISBN: 9788583881797.
    • TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; REBOLLEDO, Nicanor . Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas. Florianópolis : EDUFSC, 2014 . 282p. ISBN: 9788532806987.
    • TASSINARI, A. M. I. ; GRANDO, B. ; ALBUQUERQUE, M.A.S . Educação Indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis : Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, 2012 . 300p. ISBN: 9788532806208.
    • ANTUNES, A. K. T. ; TASSINARI, A. M. I. ; MIRIM, J. B. G. K. ; VICENZI, M. ; VASCONCELOS, V.C.C. . Kyringue Arandua Rupiguare: As Ideias das Crianças. Florianópolis : NUPPE/UFSC, 2011 . 55p. ISBN: 9788560501076.
    • GROSSI, M. P. ; TASSINARI, A. M. I. ; RIAL, C. S. . Ensino de Antropologia no Brasil: Formação, práticas disciplinares e além-fronteiras. Blumenau : Nova Letra, 2006 . 454p. ISBN: 857682146.
    • TASSINARI, A. M. I. . No Bom da Festa. O processo de construção cultural das famílias Karipuna do Amapá. São Paulo : Edusp, 2003 . 416p. ISBN: .
    • Tassinari, Antonella Imperatriz . Mitologia se Ensina na Escola? Reflexões a partir do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA , v. 24 , p. 13 - 32 , 2022. ISSN: 21758034.
    • TASSINARI, ANTONELLA . A -mãe do corpo-: conhecimentos das mulheres Karipuna e Galibi-Marworno sobre gestação, parto e puerpério Horizontes Antropológicos (online) , v. 27 , p. 95 - 126 , 2021. ISSN: 18069983.
    • TASSINARI, A. M. I. ; JESUS, S. C. ; MELO, Clarissa . Infância indígena no Sul do Brasil: considerações a partir de uma disciplina de Licenciatura Indígena R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 11 , p. 401 - 423 , 2019. ISSN: 21754705.
    • AMÂNCIO, HÉLDER PIRES ; TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ . Da graduação à pós-graduação: a emergência do Mestrado em Antropologia Social na UEM/Moçambique DEBATES EM EDUCAÇÃO , v. 11 , p. 463 - , 2019. ISSN: 21756600.
    • TASSINARI, A. M. I. . Resultados e desafios da inclusão de estudantes indígenas pela política de ações afirmativas da UFSC CADERNOS DO GEA , v. 2 , p. 43 - 51 , 2016. ISSN: 23173246.
    • TASSINARI, A. M. I. ; CODONHO, C. G. . Al ritmo de la comunidad: enseñanza y aprendizaje entre niños indígenas galibi-marworno Anthropologica , v. 33 , p. 173 - 203 , 2015. ISSN: 02549212.
    • TASSINARI, A. M. I. . Des saints, des animaux et des étrangers Fêtes et rituels chez les karipuna du Curipi (Amapá, Brésil) Etudes Rurales , v. 196 , p. 73 - 88 , 2015. ISSN: 00142182.
    • TASSINARI, A. M. I. . 'A Casa de Farinha é a Nossa Escola': aprendizagem e cognição Galibi-Marworno Política & Trabalho (Online) , v. 43 , p. 65 - 96 , 2016. ISSN: 15175901.
    • TASSINARI, A. M. I. . La liberté comme principe. L?éducation des enfants chez les Galibi-Marworno du Brésil et la scolarisation Cahiers de la Recherche sur l?Éducation et les Savoirs , v. 15 , p. 101 - 122 , 2016. ISSN: 22657762.
    • TASSINARI, A. M. I. . Produzindo corpos ativos: a aprendizagem de crianças indígenas e agricultoras através da participação nas atividades produtivas familiares Horizontes Antropológicos (online) , v. 21 , p. 141 - 172 , 2015. ISSN: 18069983.
    • TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ ; IORIS, EDWIGES MARTA ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE . A presença de estudantes indígenas na Universidade Federal de Santa Catarina: um panorama a partir do Programa de Ações Afirmativas - PAA/UFSC. Século XXI - Revista de Ciências Sociais , v. 3 , p. 212 - 236 , 2013. ISSN: 22366725.
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    • VERISSIMO, S. M. V. ; TASSINARI, A. M. I. . Educação Tradicional e o Uso da Tecnologia na Infância Guarani. Identidades Infantis Contemporâneas: tecnologias digitais e outras formas de ser criança e viver a infância, v. 1, p. 11 - 25, 2021.
    • TASSINARI, A. M. I. . Making People: Manipulating Alterity in the Production of the Person among the Karipuna People of Northern Brazil. Contemporary Indigenous Cosmologies and Pragmatics, v. 1, p. 87 - 110, 2021.
    • TASSINARI, A. M. I. ; MONTARDO, D. L. ; VIEIRA, J. G. . Interculturalidade, escola e corporalidade: interfaces entre Antropologia e Educação. Antropologia e Educação: refletindo sobre processos educativos em contextos escolares, não escolares e de políticas públicas, v. 1, p. 9 - 16, 2019.
    • TASSINARI, A. M. I. . Enfant et milieu : l?apprentissage d?enfants autochtones et d?agriculteurs par l?expérience. NATURES ET SOCIÉTÉS Identités, cosmologies et environnements en Amazonie brésilienne, v. 1, p. 183 - 200, 2018.
    • TASSINARI, A. M. I. ; MONTARDO, D. L. ; MELO, Clarissa ; SOUZA, E.L. ; OLIVEIRA, M. S. ; JESUS, S. C. ; CARIAGA, D.E. ; VASCONCELOS, V.C.C. ; REFATTI, D. . Educação, infância e diversidade: desafios à Antropologia e às Políticas Públicas. Saberes e Ciência Plural. Diálogos e interculturalidade em Antropologia, v. 1, p. 99 - 121, 2017.
    • TASSINARI, A. M. I. . Os Karipuna do Amapá. A presença do invisível: vida cotidiana e ritual ente os povos indígenas do Oiapoque, v. 1, p. 67 - 84, 2016.
    • TASSINARI, A. M. I. . La educación escolar indígena en el contexto de la antropología brasileña. Senderos de la antropología: discussiones mesoamericanistas y reflexiones históricas, v. 1, p. 377 - 402, 2015.
    • TASSINARI, A. M. I. . Práticas corporais indígenas em espaços interculturais: entre o ritual, o trabalho e o esporte. Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas, v. 1, p. 163 - 171, 2014.
    • TASSINARI, ANTONELLA MARIA IMPERATRIZ . Ajudando e aprendendo: a participação de crianças nas atividades produtivas da agricultura familiar. Diversidade, Educação e Infância. Reflexões Antropológicas, v. 1, p. 97 - 131, 2014.
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    • TASSINARI, A. M. I. . Desafios da Educação Escolar Indígena . Escola Aberta - encarte divulgado nos jornais A Notícia e Diário Catarinense , Santa Catarina , 10 out. 2007.
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    • TASSINARI, A. M. I. . A Festa do Divino Espírito Santo dos Índios Karipuna do Amapá. In: I Congresso Internacional das Festas do Divino Espírito santo , 2000 , Florianópolis. Anais do I Congresso Internacional das Festas do Divino Espírito Santo. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. p. 185 - 199.
    • TASSINARI, A. M. I. . Prefácio do livro Do Ponto de Vista da Criança: agência, autonomia e identidade. São Luis : EDUFMA , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TASSINARI, A. M. I. . Apresentação do livro: O Regime Imagético Pankararu. Florianópolis : Editora UFSC , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . O que as crianças Capuxu ensinam à Antropologia?. Florianópolis : Editora UFSC , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TASSINARI, A. M. I. . Apresentação do livro: Diálogos com os Guarani. Articulando compreensões antropológicas e indígenas. Florianópolis : Editora UFSC , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • TASSINARI, A. M. I. ; ALMEIDA, JOSÉ NILTON DE ; REBOLLEDO, Nicanor . Introdução: Pensando a educação além da escola. Florianópolis : EDUFSC , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • TASSINARI, A. M. I. ; COHN, Clarice . Prefácio ao livro "Criança Indígena:diversidade cultural, educação e representações sociais". Brasília : Liber Livros , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TASSINARI, A. M. I. . Prefácio ao livro "Jogos e Culturas Indígenas: possibilidades para a educação intercultural na escola". Cuiabá : Editora da Universidade Federal do Mato Grosso , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TASSINARI, A. M. I. . resenha do livro: Taukane, Darlene: A História da Educação Escolar entre os Kurã-Bakairi, Cuiabá: Edição da Autora.. Brasília : INEP/MEC , 2003 (resenha)
    • TASSINARI, A. M. I. . resenha do livro: GRUPIONI, L.D (org) 1994 - Índios no Brasil, Brasília: Ministério da Educação e do Desporto.. São Paulo : Revista de Antropologia, volume 37 , 1994 (resenha)
    • TASSINARI, A. M. I. . resenha do livro: OBEYESEKERE, G. (1981 - Medusa's Hair. An Essay on Personal Symbols and Religious Experience, Chicago & Londres: The University of Chicago Press.. São Paulo : Revista de Antropologia, volume 35 , 1992 (resenha)
    • TASSINARI, A. M. I. . Organização da mesa: "Situação Fundiária: índios e agricultores em Santa Catarina". 2001 (Outra)
    • TASSINARI, A. M. I. . Coordenação de Projeto de Extensão de Discussão e Implantação de Propostas Curriculares Diferenciadas para as Escolas Indígenas Karipuna e Galibi-Marworno. 2001 (Outra)
    • TASSINARI, A. M. I. . Consultoria (referee) da Revista de Antropologia. 2000 (Consultoria)
    • TASSINARI, A. M. I. . Consultoria ad hoc da CGEAI (Coordenação Geral de Apoio às Escolas Indígenas) do MEC. 2000 (Consultoria)
    • TASSINARI, A. M. I. . Consultoria à Bienal para catalogação de peças de cultura material indígena. 1992 (Consultoria)
    • TASSINARI, A. M. I. . Consultoria ao ISA para organização e compilação de notícias de periódicos a constar do volume Aconteceu:Povos Indígenas do Brasil. 1998 (Consultoria)
    • TASSINARI, A. M. I. . Assessoria à elaboração do Currículo Diferenciado para escolas indígenas Karipuna e Galibi-Marwono. 1997 (Assessoria)
    • TASSINARI, A. M. I. . Assessoria ao Manual dos Povos Indígenas. 1998 (Assessoria)
    • Tassinari, Antonella Imperatriz . Palestra de Encerramento: A liberdade como princípio educativo: uma aproximação às pedagogias indígenas. 2023 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Teaching Anthropology to Indigenous Teachers: An Experience of Intercultural Training at UFSC, Brazil. 2021 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Indigenous Museums in Brazil: new ways of cultural heritage transmission. 2021 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Aula inaugural: 'A emergência de um diálogo inter-epistêmico: das escolas indígenas às universidades'. 2022 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. ; LAUGRAND, F. . Projets de Restitution: Memórias do Oiapoque. 2020 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . A Região do Oiapoque: intersecções entre a etnologia da Amazônia e do Nordeste. 2020 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . A ?mãe do corpo?: um olhar sobre a gestação e puerpério entre as Karipuna e Galibi-Marworno. 2020 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Teaching Anthropology in Brazilian Schools: challenges, strategies and recent threats. 2020 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . Rituals to the dead, rituals from the children: the role of childhood in funeral rituals among three Brazilian indigenous peoples. 2019 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . Etnoblografia: uma proposta dialógica de escrita etnográfica. 2019 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . Educação indígena: um olhar para outras pedagogias - Conferência de Encerramento. 2019 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Aula Inaugural do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFFS. 2019 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Etnoblografia: Estratégia de retorno de dados de pesquisa através de escritura etnográfica dialógica. 2016 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Ethnoblographie: une proposition dialogique d?écriture ethnographique. 2016 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Les autochtones et l'Université: politiques publiques, revendications identitaires et stratégies d'autonomie. 2016 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . ?Entre a autonomia da criança e a autonomia do universo infantil: reflexões a partir de pesquisas sobre infância indígena?. 2016 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Desafios da inclusão de indígenas no Ensino Superior a partir da experiência da UFSC. 2017 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Mitologia se ensina na escola? Reflexões a partir da disciplina Mitologia Indígena do Curso Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC. 2017 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Aprendizagem, ajuda ou trabalho infantil: como pesquisar a participação de crianças nas atividades produtivas familiares?. 2018 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . A Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina ? Brasil. 2018 (Seminário)
    • TASSINARI, A. M. I. . Éducation et enfance autochtone au Brésil. 2015 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Que peuvent enseigner les enfants autochtones à l'anthropologie?. 2015 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . L'utilisation de la vidéo dans la echerche sur éducation et enfance autochtone. 2015 (Simposio)
    • TASSINARI, A. M. I. . Les fêtes chez les Karipuna du Couripi : chanter et danser avec les saints catholiques, les animaux shamaniques et les anthropologues. 2015 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . Mémoires de l?Oyapock: entre les réseaux autochtones et virtuels de transmission des savoirs. 2015 (Congresso)
    • TASSINARI, A. M. I. . O engajamento de povos indígenas em projetos museais. 2012 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Inclusão da Diversidade Cultural na Universidade. 2012 (Comunicacao)
    • COHN, Clarice ; TASSINARI, A. M. I. ; GOMES, A. M. R. ; RIBEIRO, F. B. . Mesa Redonda: 'Antropologia da Criança: qual Antropologia?'. 2011 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. ; COHN, Clarice ; BENITES, S. ; URQUIZA, A. H. A. . Abertura do I Seminário Infância/Criança Indígena. 2011 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Do trabalho no paiol às cooperativas: empoderamento infantil e feminino entre agricultores do PR. 2011 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Criando Corpo em Kumarumã. 2010 (Comunicacao)
    • GARCIA, D. S. M. ; TASSINARI, A. M. I. ; GROSSI, M. P. . Mulheres Mayas na Guatemala: Relações de Poder, Gênero, Etnia e Classe. 2010 (Comunicacao)
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    • TASSINARI, A. M. I. . Fazer Canoa e Puxar Barriga: aprendendo e ensinando saberes de homens e mulheres Galibi-Marworno. 2010 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . "A Sociedade contra a Escola OU o que as crianças indígenas podem nos ensinar sobre educação". 2010 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Participação na Mesa Redonda 'Artes Indígenas'. 2009 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Inserción de la dimensión indigena en la educación nacional. El caso de Brasil.. 2008 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Educación indígena en el contexto de la antropología brasileña. 2008 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . Experiencias de formación de profesores indígenas en Brasil. 2008 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Saberes Indigenas y Educación Escolar. 2008 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. ; MELO, Clarissa . O que as crianças têm a ensinar para seus professores: contribuições a partir da Antropologia da Criança. 2008 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. ; GOBBI, I. . Políticas públicas e educação para e sobre indígenas. 2008 (Comunicacao)
    • TASSINARI, A. M. I. . A Escola Indígena como Fronteira. 2007 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Rituels Catholiques et Chamaniques chez les Karipuna de l'Amapa, Brésil. 2005 (Seminário)
    • TASSINARI, A. M. I. . Une comparaison des modèles d´organisation sociale Karipuna et Galibi-Marworno. 2005 (Seminário)
    • TASSINARI, A. M. I. . Palestra na UFRGS: No Bom da Festa: O processo de construção cultural das famílias Karipuna do Amapá. 2003 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Apresentação no Ciclo de Palestras de Etnologia Indígena, IFCS/UFRJ: No Bom da Festa: O processo de Construção Cultural das Famílias Karipuna do Amapá. 2003 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . As diferentes apropriações do conhecimento etnográfico - conceitos e preconceitos. 1996 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Os Povos Indígenas da Região do Uaçá/Oiapoque e o Desenvolvimento Sustentável. 1997 (Conferência)
    • TASSINARI, A. M. I. . Antropologia e Cidadania: ciclo de mesas redondas. 2001 (PPGAS/UFSC)
    • RIAL, C. S. ; TASSINARI, A. M. I. . Ensino de Antropologia: Diagnóstico, Mudanças e Novas Inserções no Mercado de Trabalho. 2002 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • TASSINARI, A. M. I. . Organização da mesa: "Situação Fundiária: índios e agricultores em Santa Catarina". 2001 (PPGAS/UFSC)
    • TASSINARI, A. M. I. . Antropologia e Cidadania: Ciclo de Mesas Redondas. 2002 (PPGAS/UFSC)
    • TASSINARI, A. M. I. . Antropologia e Cidadania: Ciclo de Mesas Redondas. 2003 (PPGAS/UFSC)
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    • RIFIOTIS, T. ; PINTO, M. T. ; HARTUNG, M. ; TASSINARI, A. M. I. ; GROSSI, M. P. ; RIAL, C. S. ; LANGDON, E. J. ; LEITE, I. B. ; DICKIE, M. A. S. ; BASTOS, R. M. ; WIIK, F. B. . Participação na Comissão Organizadora da V Reunião de Antropologia do Mercosul. 2003 (PPGAS/UFSC)
    • TASSINARI, A. M. I. ; CARIAGA, D.E. . III Seminário Crianças e Infâncias Indígenas. 2017 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • TASSINARI, A. M. I. ; TOREN, C. . JORNADAS COM CHRISTINA TOREN. 2018 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • TASSINARI, A. M. I. ; OLIVEIRA, M. S. ; HUGH-JONES, S. ; HUGH-JONES, C. . Diálogos com Stephen e Christine Hugh-Jones: reflexões antropológicas sobre conhecimentos indígenas. 2016 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • TASSINARI, A. M. I. ; SCHILD, J. D. J. I. J. ; MARTINS, D. T. ; ALMEIDA, W. C. P. . Contação de Histórias Indígenas. 2018 (NEPI - Núcleo de Estudos de Populações Indígenas)
    • TASSINARI, A. M. I. ; JEROME, L. . Open Panel at 18th IUAES: Strategies for Restitution of Anthropological Research Data: Knowledge Transfer and Intercultural Dialogue. 2018 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • TASSINARI, A. M. I. ; JESUS, SUZANA CAVALHEIRO DE ; SCHILD, J. D. J. I. J. . Simpósio organizado no Seminário Internacional Fazendo Gênero: Mulheres indígenas e conhecimentos: territorialidades, conflitos e agências. 2017 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • TASSINARI, A. M. I. ; IORIS, E. ; MONTEIRO, E. N. J. . Estande do Núcleo de Estudos de Populações Indígenas - 17a SEPEX. 2018 (NEPI - Núcleo de Estudos de Populações Indígenas)
    • TASSINARI, A. M. I. ; FREYRE, M. L. B. D. . Educação e Interculturalidade. 2003 (PPGAS/UFSC)
    • TASSINARI, A. M. I. . Curso sobre Educação Indígena. 1997 (GTME - Grupo de Trabalho Missionário Evangélico)
    • TASSINARI, A. M. I. ; CAPIBERIBE, A. ; CASTRO, E. . Curso de capacitação de professores não-índios. 1998 (ONG CAACES-Amapá em convênio com a Fundação ABRINQ)
    • TASSINARI, A. M. I. . Gênero e Culturas Indígenas na Perspectiva Antropológica, parte do curso Pastoral e Relações de Gênero. 2000 (CESEP - Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização Popular)
    • TASSINARI, A. M. I. . I Curso de Capacitação de Professores Indígenas do Oiapoque. 2000 (Governo do Estado do Amapá( Secretaria de Educação-Núcleo de Educação Indígena))
    • TASSINARI, A. M. I. . Discussão da Proposta Curricular Diferenciada para as Escolas Indígenas Karipuna e Galibi-Marworno. 2001 (Secretaria de Educação do Estado do Amapá)
    • TASSINARI, A. M. I. . Cultura e Etncinidade. 2007 (COMIN)
    • TASSINARI, A. M. I. . O Ritual do Turé entre os Índios Karipuna do Uaçá. 1990
    • TASSINARI, A. M. I. . Etnografia da Festa do Divino, Assembléia Indígena do Uaçá e Viagem aos Palikur. 1991
    • TASSINARI, A. M. I. . Levantamento de Dados sobe Parentesco, História, Mutirões de Trabalho e a Relação com o Ciclo Ritual. 1993
    • TASSINARI, A. M. I. . Participação na VIII Assembléia Indígena dos Povos do Uaçá. 1993
    • TASSINARI, A. M. I. . As famílias Karipuna da Região do Uaçá - um estudo antropológico preliminar. 1994
    • TASSINARI, A. M. I. . Educação e Infância Indígenas. 2007
    • TASSINARI, A. M. I. . Educação diferenciada: algumas idéias. 1996 (Material didático)
    • TASSINARI, A. M. I. . Proposta Curricular para as Escolas Indígenas Karipuna e Galibi-Marworno - Atualização. 2002 (Material didático)
    • Nome do projeto: Cosmologia, História e Parentesco Galibi-Marworno (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , VIDAL, L. B. , CODONHO, C. G. .
      Descrição: Recuperação e análise das trajetórias das familias Galibi-Marworno do Amapá, a partir de dados documentais e pesquisas de campo, contribuindo para a compreensão das redes de sociabilidade e identidade criadas por esta população.
    • Nome do projeto: A temática indígena e o ensino de Antropologia (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , RIAL, C. S. , GROSSI, M. P. , GOBBI, I. , MARCELINO, A. C. .
      Descrição: Análise de processos de ensino e aprendizagem de antropologia e/ou de conhecimentos da área de antropologia (especialmente da temática indígena), na pós-graduação, na graduação e nos vários níveis da Educação Básica e sua repercussão no mercado de trabalho do antropólogo.
    • Nome do projeto: Construção de Identidades, Transformações Culturais (1999 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: O projeto visa a elaboração de estudos, a partir de contextos específicos, sobre processos de construção de identidades, especialmente daquelas relacionadas ao recente movimento de afirmação étnica, e sobre transformações e elaborações culturais, enquanto processos históricos de ressignificações simbólicas, abrangendo situações diversas relacionadas às populações indígenas: atuação de missões religiosas, educação escolar, relação comagências governamentais, entre outros.
    • Nome do projeto: Educação e Infância Indígena (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , CODONHO, C. G. , GOBBI, I. , MELO, Clarissa , VASCONCELOS, V.C.C. , LIMULJA, H. C. L. .
      Descrição: O projeto visa desenvolver análises comparativas, a partir do estudo etnográfico de diversos povos indígenas no Brasil, de noções nativas de infância e desenvolvimento infantil, de processos nativos de ensino e aprendizagem e transmissão de conhecimentos, e sua relação com a educação escolar, nas diversas modalidades de ensino.
    • Nome do projeto: Articulando Saberes: possibilidades de diálogos na escola indígena Itaty de Morro dos Cavalos (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , VICENZI, M. , VASCONCELOS, V.C.C. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal trabalhar as possibilidades e as dificuldades de articulação entre os saberes nativos guarani e aqueles advindos da escola e desenvolver material instrucional, através de oficinas curriculares, para as escolas guarani. Está sendo desenvolvido a escola Itaty da aldeia Morro dos Cavalos, que atende crianças da 1ª à 7ª série do ensino fundamental, além de uma turma do CEJA ( Centro de Educação de Jovens e Adultos), que atende jovens na etapa de alfabetização, nivelamento, 5ª a 8ª e ensino médio.
    • Nome do projeto: Infância e Educação Indígena: contribuições para a compreensão das práticas corporais (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , GRANDO, B. .
      Descrição: O projeto vincula-se ao estágio de pós-doutorado desenvolvido por Beleni Saléte Grando junto ao PPPGAS/UFSC, com supervisão de Antonella Tassinari. Visa articular projetos de pesquisa em andamento no COEDUC/UNEMAT - Núcleo de Estudos sobre Corpo, Educação e Cultura, e no NEPI/UFSC - Núcleo de Estudos de Povos Indígenas. Tem como objetivo compreender as relações entre as práticas corporais e a educação da criança indígena a partir dos jogos que identificam grupos étnicos específicos, mas também daqueles que são apropriados da cultura esportivizada brasileira. Busca-se aprofundar aportes teórico-metodológicos para o estudo da educação do corpo e a fabricação da pessoa em contextos indígenas.
    • Nome do projeto: Educação e Infância Indígena: desafios à escolarização e à legislação (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: O projeto visa analisar, em contextos indígenas específicos, questões referentes à educação e à infância, levando em conta, de um lado, as concepções nativas de infância e desenvolvimento infantil e os processos nativos de ensino e aprendizagem e transmissão de conhecimentos e, por outro lado, os desafios que estas diferentes concepções e processos indígenas apresentam às iniciativas de escolarização e inserção universitária e à legislação vigente relativa à infância.
    • Nome do projeto: História e Ensino da Antropologia (2005 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , SARTORI, A. .
      Descrição: O projeto visa desenvolver e orientar pesquisas na interface entre História da Antropologia e Educação, especialmente no que diz respeito à história do ensino da Antropologia no Brasil e os desafios atuais da formação em Antropologia (em diversos cursos de graduação e na educação básica) e à história da Antropologia em relação às políticas públicas voltadas para a educação escolar indígena no país.
    • Nome do projeto: Processos de Construção Cultural entre os Karipuna do Amapá (1999 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: O projeto visa a divulgação dos resultados da pesquisa de doutorado.
    • Nome do projeto: Compreensões Antropológicas sobre Conhecimentos Nativos: um diálogo em rede (2010 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , GRANDO, B. , ALBUQUERQUE, M.A.S , ALMEIDA, J. N. .
      Descrição: A partir de estudos em contextos indígenas específicos, o projeto visa refletir sobre teorias nativas de conhecimento, processos próprios de sua transmissão, noções de infância e desenvolvimento da pessoa, considerando as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de circulação de saberes, como educação escolar, ensino superior, jogos, performances, campo das artes, turismo, museus e acervos em hipermídia. As pesquisas de campo serão desenvolvidas junto aos Guarani de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; junto aos Xokleng de Santa Catarina; no Rio Negro, em aldeias Tukano e Tuyuka; no Rio Uaçá, em aldeias Karipuna e Galibi-Marworno; no Maranhão, junto aos Guajajara. Nesses contextos, serão estudadas noções de infância e de desenvolvimento da pessoa e redes de transmissão de saberes. Serão consideradas as estratégias nativas de inserção em redes extra-locais de transmissão de saberes a partir de estudos sobre educação escolar, educação desportiva e participação em torneios de futebol, a presença indígena no Ensino Superior, o cyber-ativismo indígena, a circulação de saberes entre especialistas nativos e antropólogos por meio de acervos. A equipe é integrada por pesquisadores de pós-doutorado (Marcos Alexandre dos Santos Albuquerque), doutorado (Clarissa Rocha de Melo, Emilene Leite de Sousa, Melissa Santana de Oliveira, Suzana Cavalheiro de Jesus) e mestrado (Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seara, Nádia Philippsen Fürbringer, Viviane Vasconcelos) vinculados à coordenadora do projeto (como orientadora ou co-orientadora) e integrantes da linha de pesquisa ?Educação e Infância Indígena? desenvolvida no Núcleo de Estudos de Povos Indígenas (NEPI/UFSC). Como metas, no período em pauta, pretende-se concluir um projeto de pós-doutorado (Marcos Alexandre Albuquerque) e três dissertações de mestrado (Antonio Luis Fermino, Eliton Clayton Rufino Seara e Viviane Vasconcelos) e contribuir para o desenvolvimento de quatro pesquisas de doutorado e uma pesqu
    • Nome do projeto: Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , ALMEIDA, J. N. , Devos, R.V. , TRAGTENBERG, M. , SILVA, V.B.M. .
      Descrição: Visando a promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública. Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes negros e indígenas na instituição (Observatório).
    • Nome do projeto: Ações Afirmativas para a Promoção da Igualdade Étnico-Racial no Ensino Superior de Santa Catarina (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , IORIS, E. , TRAGTENBERG, M. .
      Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas, quilombolas e da rede pública (esta última da Coordenadoria Estadual de Educação da Região de Florianópolis - 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório).
    • Nome do projeto: Indígenas e Negros no Ensino Superior e em Acervos Virtuais (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , IORIS, E. , TRAGTENBERG, M. .
      Descrição: Visando à promoção da igualdade étnico-racial no acesso a bens culturais e ao ensino superior, o programa pretende desenvolver ações que contribuam para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, a partir de ações específicas voltadas ao fortalecimento de escolas indígenas e da rede pública (esta última da Coordenadoria. Estadual de Educação da Região de Florianópolis - 18ª GECTEC). Propõe a realização de oficinas, a produção de material de uso pedagógico e a constituição de bancos de dados (em hipermídia) na UFSC voltados para a preservação da memória de acervos antropológicos sobre grupos indígenas (AVISC) e das trajetórias de estudantes cotistas na UFSC (Observatório).
    • Nome do projeto: A mãe do corpo: aprendizagem, conhecimento e afinidade entre populações indígenas (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: Projeto Produtividade CNPq - Nível 2. Este projeto objetiva analisar os conhecimentos, técnicas e cuidados relacionados à mãe do corpo entre os Karipuna e Galibi-Marworno do vale do Rio Uaçá, Oiapoque/AP, considerando que estes articulam compreensões sobre fertilidade, desenvolvimento do feto, vida intra-uterina, infância, pessoa e corporalidade. Tratam-se de dinâmicas de produção da pessoa e de circulação de conhecimentos que envolvem relações com a alteridade e a produção de afinidade com humanos e não-humanos, acessados através de experiências oníricas. Através desta investigação etnográfica centrada em processos não convencionais de aprendizagem que envolvem sonhos, massagens corporais e a relação com a alteridade, busca-se refletir sobre as especificidades e características dos processos de aprendizagem e teorias de conhecimento entre populações indígenas das Terras Baixas da América do Sul.
    • Nome do projeto: Memórias do Oiapoque: uma proposta dialógica de escritura etnográfica através da hipermídia (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , SANTOS, M. R. , PRIPRA, D. .
      Descrição: O projeto visa promover o retorno de dados de pesquisas antropológicas realizadas pela proponente nas aldeias indígenas da região do Uaçá, baixo rio Oiapoque, Amapá (de 1990 a 2016) através dos recursos do blog "Memórias do Oiapoque". O blog vem sendo elaborado desde 2013, com o intuito de disponibilizar para as comunidades indígenas Karipuna e Galibi-Marworno os dados das pesquisas realizadas em suas aldeias na forma de imagens, sons e textos. A partir de um projeto piloto, foram realizadas duas consultas às comunidades indígenas mencionadas para a elaboração do formato atual. Conforme a demanda dos pesquisadores indígenas da UNIFAP, do Museu Kuahí e dos professores indígenas das escolas das aldeias, optou-se pela elaboração de uma "etnoblografia", ou seja, pela experimentação de uma escritura etnográfica que utilize os recursos de um blog, mediante a publicação periódica de postagens etnográficas que serão utilizadas nas escolas e como subsídios para pesquisas dos acadêmicos indígenas.
    • Nome do projeto: Transmissão de saberes e suas redes extra-locais de circulação (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , SARTORI, A. , CARIAGA, D.E. , REFATTI, D. , CORDOVES, A. , MONTEIRO, E. N. J. , FONSECA, R. , AMANCIO, H. P. , SILVA, E. N. , GORDILLO, D. , SAGAZ, G. S. , CORREA NETO, J. C. , MARTINS, D. T. , SANTOS, R. S. A. F. , SANTOS, M. R. .
      Descrição: Este projeto visa analisar processos de transmissão de saberes e de produção da memória entre povos indígenas e populações tradicionais, em sua relação com as pesquisas antropológicas desenvolvidas sobre eles, com eles e por eles. A partir de pesquisas de campo em contextos específicos, o projeto visa refletir sobre teorias nativas de conhecimento, processos próprios de sua transmissão, noções de infância e desenvolvimento da pessoa, considerando as estratégias políticas nativas de inserção em redes extra-locais de circulação de saberes e recursos. Dentre essas redes, considera-se a educação escolar, o ensino superior, performances, campo das artes, turismo, museus e acervos em hipermídia. Por meio de pesquisas em andamento em populações indígenas, comunidades tradicionais e estabelecimentos de Ensino Superior, pretende-se analisar comparativamente contextos socioculturais e educativos, aproximar teorias de conhecimento e pedagogias diversas e analisar a própria Antropologia e suas formas de produção e transmissão de conhecimentos. Com isso, objetiva-se subsidiar políticas públicas voltadas para a infância, educação e diversidade sociocultural no Brasil.
    • Nome do projeto: Produção da pessoa, circulação de conhecimento e afinidade entre populações indígenas (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: Projeto de Produtividade em Pesquisa CNPq - Nível 2. Este projeto objetiva compreender e articular processos de produção da pessoa, circulação de conhecimentos e afinidade com foco etnográfico na região do baixo rio Oiapoque. Dá prosseguimento aos projetos anteriores, que exploraram: a importância da afinidade, da abertura à exterioridade e o lugar da Antropologia nos processos de transmissão da memória (projeto ?Transmissão de Saberes e Produção da Memória: a Antropologia e os Povos Indígenas do Oiapoque? ? 2012 a 2015) e os conhecimentos, técnicas e cuidados relacionados à gestação e parto entre os Karipuna e Galibi-Marworno do vale do Rio Uaçá, Oiapoque/AP, considerando que estes articulam compreensões sobre fertilidade, desenvolvimento do feto, vida intra-uterina, infância, pessoa e corporalidade (projeto ??A mãe do corpo?: aprendizagem, conhecimento e afinidade entre populações indígenas?). Um aspecto que se destacou, nesse percurso, diz respeito às dinâmicas de produção da pessoa e de circulação de conhecimentos envolvendo relações com a alteridade e a produção de afinidade com humanos e não-humanos. Sonhos, festas, xamanismo, educação escolar, museus e acesso à Universidade são exemplos de estratégias usadas nos processos indígenas de construção da pessoa, circulação de conhecimentos e produção de alianças. Procura-se, no atual projeto, prosseguir investigações e atividades iniciadas nos projetos anteriores para aprofundar a compreensão da articulação entre esses aspectos na região do baixo rio Oiapoque e, se possível, desenvolver uma comparação mais sistemática com outros contextos etnográficos, especialmente o alto rio Negro e o Brasil Meridional.
    • Nome do projeto: Cosmologias e territorialidades indígenas contemporâneas no sul do Brasil (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , CREPEAU, R. , MELO, Clarissa , IORIS, E. , VASCONCELOS, V.C.C. , JEROME, L. , SILVA, E. N. , BENASSI, R. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa aprovado na Chamada CNPq N 26/2021: Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas no Exterior.O projeto visa possibilitar a participação de pesquisadores de doutorado e pós-doutorado vinculados ao NEPI/UFSC (Núcleo de Estudos de Populações Indígenas) nas atividades desenvolvidas pela ERCA (Équipe de Recherche sur les Cosmopolitiques Autochtones) em Montréal/Canadá. Com essa participação, pretende-se contribuir para o projeto em andamento "Cosmopolitiques autochtones contemporaines : enjeux politiques et juridiques des cosmologies autochtones", visando aprofundar a compreensão sobre cosmologias indígenas como fontes da atividade artística, circulação de saberes, produção de normatividades socioambientais e políticas. O conhecimento dessas cosmopolíticas indígenas, enraizadas nos cuidados com territórios onde se cultivam plantas, pessoas e coletivos para o exercício do bem viver, através de vínculos locais articulados a redes de relações extra-locais, são grandes desafios para as pesquisas contemporâneas. Partimos da premissa de que a cosmopolítica indígena opera entre contextos tradicionais e contemporâneos, uma continuidade transformadora, gerando suas possibilidades e suas condições de existência futura.
    • Nome do projeto: A emergência de um diálogo inter-epistêmico: revisitando a educação escolar indígena no Brasil em perspectiva antropológica (2001-2025) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: Projeto de Produtividade - CNPQ - Nível 2:Objetiva revisitar a produção antropológica sobre educação escolar indígena, dando destaque aos trabalhos realizados nos últimos 25 anos, segundo a hipótese de que, no cotidiano das escolas de aldeias indígenas no Brasil, tem emergido um genuíno diálogo inter-epistêmico, para além do diálogo intercultural previsto na legislação. Os seguintes aspectos deverão ser levados em conta na análise da bibliografia sobre o tema: a importância do tema da educação escolar indígena para a consolidação de uma área da Antropologia e Educação no Brasil; o pioneirismo e a contribuição de autores/as indígenas nesse campo; a relação entre escolarização indígena e a emergência de uma intelectualidade indígena no Brasil; as possíveis interfaces entre Educação Popular e educação escolar indígena; a relação que a literatura vem (ou não) estabelecendo entre a escolarização e outros temas da etnologia indígena sul-americana como ritual, parentesco, noções de pessoa, corporalidade, gênero e xamanismo. Pretende-se, com o projeto, contribuir para uma reflexão sobre a potencialidade das escolas indígenas na transformação de estruturas coloniais e na enunciação de novas epistemologias, como aquelas centradas na noção de bem-viver.
    • Nome do projeto: Antropologia, Políticas Públicas e Redes Lcais e Extra-locais de Circulação de Conhecimentos (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , AGUIAR, E. C. , BERNARDES, M. , DUARTE, J. C. S. .
      Descrição: Projeto em equipe desenvolvido no núcleo ARANDU/UFSC (Laboratório de Estudos em Etnologia, Educação e Sociobiodiversidades), antigo NEPI/UFSC. Objetiva analisar processos de construção de saberes e de produção da memória em contextos locais e extra-locais de circulação. Abarca estudos sobre povos indígenas e populações tradicionais, em sua relação com as pesquisas antropológicas desenvolvidas sobre eles, com eles e por eles, analisando teorias nativas de conhecimento, processos próprios de aprendizagem, noções de infância e desenvolvimento da pessoa, processos de socialização, considerando as estratégias políticas nativas de inserção em redes extra-locais de circulação de saberes e recursos. Dentre essas redes, considera-se a educação escolar, o ensino superior, a produção das roças, a venda de artesanato, o campo das artes, museus e acervos em hipermídia. O projeto também abarca análises sobre as políticas públicas na área de Educação e Cultura voltadas para segmentos específicos (indígenas, comunidades tradicionais, LGBTQIA+, mulheres, pessoas idosas), na sua articulação com as histórias da(s) Antropologia(s), incluindo investigações sobre a formação na disciplina e o modo de produção do conhecimento antropológico. Procura reconhecer os desafios dessas políticas públicas, os avanços e limites no atendimento aos segmentos específicos, bem como a agência das populações-alvo na elaboração e participação dessas iniciativas. Por meio de pesquisas em andamento junto a populações indígenas, comunidades tradicionais, estabelecimentos de ensino e acervos documentais sobre políticas públicas, pretende-se analisar comparativamente contextos socioculturais e educativos, aproximar teorias de conhecimento e pedagogias diversas e analisar a própria Antropologia e suas formas de produção e circulação de conhecimentos.
    • Nome do projeto: Transmissão de Saberes e Produção da Memória: a Antropologia e os Povos Indígenas do Oiapoque (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. .
      Descrição: Projeto de Produtividade CNPq. Nível 2. O projeto visa analisar processos de transmissão de saberes e de produção da memória entre povos indígenas das Terras Baixas da América do Sul, em sua relação com as pesquisas antropológicas desenvolvidas sobre eles. A hipótese central a ser investigada propõe que os processos nativos de transmissão de saberes, assim como vem sendo analisado sobre o parentesco e os mitos indígenas da América do Sul, estruturam-se a partir de uma ?abertura para o outro? (Lévi-Strauss 1993), no sentido da dependência da exterioridade para a reprodução do mesmo. Esta hipótese pressupõe que o recorte relativo à exterioridade a ser inserida nas redes locais de transmissão de saberes é contingencial e relacionado aos contextos sócio-culturais específicos de estabelecimento de identidades e alteridades (conforme Overing 2002), incluindo ?outros? relativos às estruturas locais de parentesco (afins mais ou menos distantes), ?outros? cosmológicos (mortos, espíritos, animais e, talvez, crianças) ou relativos às redes extra-locais (outros grupos indígenas e populações não-indígenas, organizações governamentais e não-governamentais). A análise terá como objeto as populações indígenas do vale do rio Uaçá (localizado no norte do estado do Amapá, Brasil), em especial os Karipuna e Galibi- Marworno, que vêm sendo pesquisados pela autora desde 1990. Pretende-se analisar a relação entre os processos nativos de transmissão de saberes e a organização social desses grupos e como vêm se articulando com as pesquisas antropológicas ali desenvolvidas nos últimos 20 anos (Codonho 2004). Terão especial atenção como espaços de produção da memória o Museu Kuahí (Vidal 2001, 2008) e o curso de Licenciatura Indígena da UNIFAP. Pretende-se comparar esse contexto etnográfico específico com informações disponíveis na literatura etnológica sobre as Terras Baixas da América do Sul a respeito de formas nativas de produção e transmissão de conhecimentos, incluindo pesquisas sobre escolarização
    • Nome do projeto: Memórias do Oiapoque: entre redes indígenas e virtuais de transmissão de conhecimento (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TASSINARI, A. M. I. , CREPEAU, R. , JEROME, L. .
      Descrição: O projeto teve como foco a análise de iniciativas de devolução dos resultados de pesquisa antropológica para as populações pesquisadas por intermédio de recursos de hipermídia (espaços virtuais como portais na internet, blogs, plataformas interativas). Por intermédio desses exemplos, buscou-se analisar processos de transmissão de saberes e de produção da memória entre povos ameríndios, em sua relação com as pesquisas antropológicas desenvolvidas sobre eles, a partir do caso específico dos Povos Indígenas do Oiapoque. Desenvolvido na Universidade de Montréal, Canadá, com bolsa de Estágio Sênior da CAPES, com supervisão de Robert Crépeau.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Université de Montreal
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne
        Ano de conclusão: 2005
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1989 - 2004 ).
        Outras informações: pesquisador associado
    • Fundação Instituto Para o Ensino de Osasco:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Organização de Ensino de Itapetininga:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 1999 ).
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
        Outras informações: Professor Associado
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Tellus (UCDB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Espaço Ameríndio (UFRGS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • Université de Montreal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
    • Áltera Revista de Antropologia (ISSN 2447-9837):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Conselho Científico
    • TELLUS (UCDB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • VIBRANT (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Revista de Antropologia (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Tempo Social:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - Atual ).
    • MOSAICO SOCIAL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • CADERNOS DE CAMPO (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • CAMPOS (UFPR):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv. Científico e Tecnológico - MA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Saude e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
    • Horizontes Antropológicos (online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • PONTO URBE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • ILHA. REVISTA DE ANTROPOLOGIA (FLORIANÓPOLIS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Avá Revista de Antropología:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Avá Revista de Antropología - Programa de Postgrado en Antropología Social de la Universidad Nacional de Misiones (ISSN 1515-2413 / ISSN 1851-1694 en línea)