Não autenticado |

Fábio Brito dos Santos

    • Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus I (2014) e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP. Pesquisador do Núcleo de Estudos Josué de Castro - NEJC/UNEAL e do Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial e Ambiental - LABOPLAN/USP. Desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica, atuando com o tema Sistema Bancário Brasileiro.

       

      Links:    

    • Território, finanças e circuitos da economia urbana em Alagoas
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Território e finanças em Alagoas: a influência da folha de pagamentos (FOPAG) das prefeituras na topologia do Banco do Brasil. In: XI Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia , 2015 , Presidente Prudente - SP. A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação. : , 2015. p. 8363 - 8374.
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Território e circulação de dinheiro em Alagoas: a topologia do Banco do Brasil a partir das folhas de pagamento das prefeituras. In: IX Encontro Alagoano de Geografia , 2015 , Arapiraca - AL. Dois séculos de capitalismo no território alagoano: novos discursos, antigas contradições. : , 2015. p. 01 - 13.
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Do uso do território pelas finanças à expansão dos correspondentes bancários no estado de Alagoas. In: Encontro Alagoano de Geografia, 7 , 2011 , Palmeira dos Índios, AL. Anais... Arapiraca: EDUNEAL, 2011. : , .
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; CARVALHO. A. A. T. ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, finanças e normatização - reflexões acerca dos correspondentes bancários em Alagoas. In: In: Encontro Nacional de Geógrafos, 17 , 2012 , Belo Horizonte, MG. Anais... São Paulo: AGB, 2012. : , .
    • SILVA, D. P. ; SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, circuitos econômicos e mobilidade urbana: notas a propósito do serviço de mototáxi em Arapiraca/AL. In: Encontro de Iniciação Científica da UNEAL, 1 , 2014 , Arapiraca, AL. Anais... Arapiraca: EDUNEAL, 2014. : , .
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas. In: In: Congresso Brasileiro de Geógrafos, 7 , 2014 , Vitória, ES. Anais... São Paulo: AGB, 2014. : , .
    • MEDEIROS, Dhiego Antonio de ; SANTOS, Fábio Brito dos . Usos financeiros do território em Alagoas: técnicas, normas e correspondentes da Caixa Econômica Federal. In: In: Encontro Alagoano de Geografia, 8 , 2013 , Delmiro Gouveia, AL. Anais... Maceió: EDUFAL, 2013. : , .
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, finanças e normatização: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas - Brasil. In: In: Encuentro de Geógrafos de América Latina, 14 , 2013 , Lima (Perú). Anales... Lima: UGI, 2013. : , .
    • SANTOS, Fábio Brito dos . SANTOS, Fábio Brito dos. Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas. 2014. 126 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Geografia) ? Curso de Geografia, Campus I, Universidade Estadual de Alagoas, Arapiraca, 2014. (Disponível em: http://economia.febraban.org.br/vencedores2014.html).. : , 2014 (Premiação)
  • Apresentações de Trabalho: 10
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; CARVALHO. A. A. T. ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, técnicas e finanças ? da normatização á expansão dos correspondentes bancários em Alagoas. 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; CARVALHO, Antonio Alfredo Teles de . Território e finanças: os correspondentes da Caixa Econômica Federal em Alagoas. 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Território, finanças e normatização: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas ? Brasil. 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Território, finanças e normatização - um estudo acerca dos correspondentes bancários em Alagoas. 2012 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; MEDEIROS, Dhiego Antonio de . Uso do território e finanças em Alagoas - um estudo a partir dos correspondentes bancários. 2011 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . A importância dos intermediários na economia de Arapiraca/AL a partir da formação dos circuitos econômicos. 2010 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Do uso do território pelas finanças à expansão dos correspondentes bancários em Alagoas. 2011 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Reflexões sobre os usos do território pelas finanças a partir dos correspondentes bancários no estado de Alagoas - Brasil. 2012 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Analisando o papel dos intermediários no comércio cerealista de Arapiraca - AL. 2010 (Comunicacao)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora da V Semana de Geografia (UNEAL - Campus I). 2010 (Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora da Palestra Cultura e Identidade: questões atuais para o debate e valorização da diversidade. 2011 (Prefeitura Municipal de Coité do Nóia - AL)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora da Palestra Cartografia e Geoprocessamento: conceitos básicos, importância para os estudos geográficos, aplicações e áreas de trabalho. 2010 (Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Monitor do VII Encontro Alagoano de Geografia - EAG. 2011 (Universidade Estadual de Alagoas; Universidade Federal de Alagoas)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Monitor do I Congresso de Cultura Afro Brasileira em Alagoas. 2012 (Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora do I Seminário de Formação Docente do GECPTGeo. 2012 (Universidade Estadual de Alagoas)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora do 1° Ciclo de Estudos Sobre o Aquecimento Global e Mudanças Climáticas. 2013 (Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Seminário Internacional Geografia e Finanças. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, Fábio Brito dos . Membro da Comissão Organizadora do Seminário Nacional Milton Santos: 10 anos depois - entre a saudade e a perenidade do pensamento de um geógrafo cidadão. 2011 (Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL)
    • Nome do projeto: Memórias da Geografia Acadêmica no Interior Alagoano: Reconstituindo uma Trajetória (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Fábio Brito dos , CARVALHO. A. A. T. .
      Descrição: Descrição: Ao completar 16 anos da implantação do primeiro curso de Geografia na então Faculdade de Formação de Professores de Arapiraca (atualmente parte do campi I), acredita-se ter chegado o momento de resgatar essa produção pioneira no interior alagoano. Com efeito, o projeto consiste no resgate da memória da geografia acadêmica no interior do Estado de Alagoas através de uma reconstituição histórica, levantamento, catalogação e uma publicação com os resumos dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL, nos três campi onde esse curso é oferecido. Dimanado do antigo Curso de Licenciatura Curta em Estudos Sociais da Fundação Educacional do Agreste Alagoano FUNEC, implantado em 1971, o primeiro curso de Geografia do interior alagoano surge em atendimento a Lei nº 8663/93, que retira Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros das grades curriculares do ensino de primeiro e segundo graus. Rumando nessa perspectiva o projeto também contempla a produção do Campi III (Palmeira dos Índios), herdeiro da antiga Escola Superior de Ciências Humanas e Econômicas de Palmeira dos Índios ESPI, e do Campi V (União dos Palmares), onde foi implantado o último curso de Geografia da Universidade e que já possui uma produção dessa natureza. Assim, apenas o Curso de Geografia do Campus do Sertão da Universidade Federal de Alagoas, localizado na cidade de Delmiro Gouveia, no ano de 2009, não será inserido nesse primeiro levantamento da produção geográfica acadêmica do interior alagoano. Dessa forma, estar-se-á contribuindo para o resgate, divulgação dessa produção e, por conseguinte, contribuindo para o fortalecimento da Geografia em Alagoas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação ( 6) / Mestrado acadêmico ( 1) / Doutorado ( 1) . Integrantes: Fábio Brito dos Santos - Integrante / Diêgo Rodrigues da Silva - Integrante / Tairan Barbosa de Oliveira - Inte
    • Nome do projeto: Usos do território e finanças em Alagoas: um estudo a partir dos correspondentes bancários (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Fábio Brito dos .
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como proposta central investigar os usos do território pelos correspondentes bancários no estado de Alagoas a partir das políticas do sistema financeiro nacional e do processo de desburocratização dos serviços e produtos financeiros pelas instituições financeiras à sociedade. Na primeira etapa da pesquisa, será priorizada uma revisão bibliográfica sobre o tema de estudo, construção de um aporte teórico ancorado na teoria dos dois circuitos da economia urbana, concebida por Santos (2008) e os estudos sobre finanças no Brasil a partir das análises de Contel (2006). Também foram realizados levantamentos de documentos e dados no Banco Central do Brasil (BCB) e na Federação Brasileira de Bancos (FEBABAN), onde atenção especial foi dada ao estado de Alagoas. Dessa forma, foi possível perceber que desde o decênio de 1990 o fenômeno dos correspondentes bancários vem se proliferando consideravelmente no território brasileiro. Em Alagoas aparece como resposta a negligência das redes bancárias em assistir populações que vivem distantes da vida dos centros urbanos mais dinâmicos. Nessa perspectiva, pode-se afirmar, ainda que preliminarmente, que o fenômeno da intermediação financeira decorrente da expansão das atividades realizadas por correspondentes bancários em Alagoas é uma estratégia das finanças para melhor intervir no território e na sociedade.
    • Nome do projeto: Usos do Território no Agreste Alagoano (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Fábio Brito dos , CARVALHO. A. A. T. .
      Descrição: No mundo atual, comandado pela aceleração decorrente do tripé composto pela técnica, pela ciência e pela informação, o conhecimento território tornou-se um imperativo ao seu entendimento. Bem como, compreender o processo de globalização da economia (que vem a se constituir em uma das suas características mais marcantes), afora todas as suas conseqüências possíveis. Logo, vale destacar, que contrariamente as leituras descompassadas desse período, o território passa a ser apreendido não mais como limite político-administrativo, mas como espaço efetivamente usado pela sociedade e pelas empresas. Assim, o importante é a discussão do território usado, sinônimo de espaço geográfico, pois é o uso do território e não o território em si que faz dele objeto de análise social , como ensina Santos (1996). Percebe-se, assim, que o território usado aponta para a necessidade de um esforço destinado a analisar sistematicamente a sua constituição e, por conseguinte, compreendê-lo como unidade e diversidade, que vai constituir uma questão central da história humana e de cada país, de cada região. Conseqüentemente, o pano de fundo do estudo das suas diversas etapas e do momento atual (SANTOS & SILVEIRA, 2005). Trilhando nessa perspectiva, o projeto em tela consiste numa análise do uso do território no Agreste de Alagoas, região de transição entre a Zona da Mata e o Sertão (ANDRADE, 1989; MELLO, 1980) que se estende por uma área de 5.752 Km , habitada por uma população da ordem de 560.126 habitantes (IBGE, 2007) divididos entre os 24 municípios que a compõe. E, onde as contradições sócio-espaciais são marcantes. Resultando, por conseguinte, num território fragmentado, marcado por desigualdades gritantes que se revelam na pobreza estrutural, elevado índice de analfabetismo e baixa expectativa de vida etc., que lhe conferem um IDH, igualmente baixo. Nesse sentido, uma leitura do Agreste alagoano a partir do seu território efetivamente usado mostra-se basilar
    • Nome do projeto: Usos financeiros do território: a Caixa Econômica Federal e a economia do setor público em Alagoas (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, Fábio Brito dos .
      Descrição: A dinâmica atual das finanças está condicionada pelo movimento de intervenção de uma ordem global que impulsiona, nos diferentes países, políticas voltadas para a criação de novas formas de circulação do dinheiro no território. Ainda que o capital financeiro tenha autonomia relativa de reprodução no atual período histórico, ele é também dependente dos progressos da ciência e da técnica, responsáveis pela renovação da base material que intensifica os fluxos de dinheiro no espaço geográfico. Esta reprodução, portanto, configura-se em consonância com os novos arranjos organizacionais que são submetidos, por sua vez, às intencionalidades de inúmeros atores. Nesse sentido, os estudos sobre a topologia bancária no País revelam que vários são os mecanismos responsáveis por ampliar a capilaridade das instituições financeiras no território. Essa lógica também não escapa à Caixa Econômica Federal que possui uma rede de fixos geográficos diversificada e capilarizada por todo o território nacional, em particular no estado de Alagoas. Dessa forma, partindo de uma revisão bibliográfica já realizada e dos aportes teóricos e metodológicos apresentados neste projeto, pretende-se estudar a difusão da topologia da Caixa Econômica Federal em Alagoas, a partir das diferentes associações que esta difusão realiza com outras instâncias da economia do setor público (federal, estadual e municipal), a exemplo de convênios para administrar a Folha de Pagamentos dos servidores públicos, depósitos judiciais, repasses do BNDES, investimentos federais, entre outras.
    • SANTOS, Fábio Brito dos ; CABRAL, J. C. ; SANTOS, B. C. ; RIBEIRO, C. L. ; SILVA, B. P. ; ONUK, J. ; ROMANO, C. . Geografia Urbana e Econômica.. 2015 - Mesa de debates:
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Alagoas
        Título: Território, finanças e topologias bancárias: a capilaridade da Caixa Econômica Federal a partir dos correspondentes em Alagoas
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade Estadual de Alagoas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Prefeitura Municipal de Coité do Nóia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).