Não autenticado |

Rita de Cássia Antonia Nespoli Ramos

    • Doutoranda em Educação (FE-USP). Possui Mestrado em Lingüística pela FFLCH-USP (2009). Atualmente é professora do Curso de Letras da UNIMEP e do Colégio Anglo. Possui experiência em Semiótica e Análise do Discurso, com ênfase em análise de redações de vestibulandos. Além disso, trabalha com estudos que envolvem a língua em duas perspectivas: enquanto fato linguístico, o que requer a descrição dos elementos da Fonética, da Fonologia e da Morfossintaxe e enquanto fato social e histórico, o que pressupõe as condições de produção.

       

      Links:    

    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . REDAÇÕES DE VESTIBULAR: PRESERVAR A PRÓPRIA FACE Linguasagem (São Paulo) , v. 11 , p. 04 - , 2009. ISSN: 19836988.
  • Trabalhos em Anais: 10
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Vestibular: quais são os fatores que integrados constituem as condições em que emerge o discurso institucional.. In: 60. Seminário do Gel , 2012 , São Paulo. 60o. Seminário Gel - caderno de programação. São Paulo : Gel, 2012. p. 56 - 56.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Ensino, leitura e escrita no suporte digital. In: IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa , 2010 , São Paulo. IX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa. : , 2010.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . As implicações dos suportes em relação ao ensino da escrita. In: X Seminário de Metodologia de ensino de Língua Portuguesa , 2011 , São Paulo. X Seminário de Metodologia de ensino de Língua Portuguesa. : , 2011.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Redações de vestibular: leitura e interpretação de textos. In: VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2009 , São Paulo. Resumos do VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua. : , 2009. p. 41 - 41.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Construção do éthos em redações de vestibulandos. In: 56 Seminário do GEL , 2008 , São José do Rio Preto. 56 GEL. : , 2008.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A relação entre o ethos e o páthos em redações de vestibular. In: VII mini enapol , 2008 , São Paulo. VII mini Enapol. : , 2008.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A relação entre éthos e páthos em redações de vestibular. In: VI ENAPOL , 2007 , São Paulo. VI ENAPOL. : , .
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Construção do éthos e análise de redações de vestibulandos. In: X ENAPOL , 2007 , São Paulo. X ENAPOL. : , 2007.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A relação entre éthos e páthos em redações de vestibulandos. In: III Encontro de pós-graduandos da Faculdade de FFLCH , 2008 , São Paulo. III EPOG. : , 2008.
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A construção do éthos em redações de vestibulandos. In: XI Encontro dos alunos de pós-graduação em Linguistica da USP , 2008 , São Paulo. XI Enapol. : , .
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Exame vestibular: efeitos de coerência e concepções de linguagem no 'manual do candidato'. 2013 (Outra)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Exame vestibular: efeitos de coerência e concepções de linguagem no 'manual do candidato'. 2013 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Exame vestibular: efeitos de coerência e concepções de linguagem no 'manual do candidato'. 2013 (Simposio)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . vestibular: caráter argumentativo e relações de poder. 2012 (Conferência)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Vestibular: quais são os fatores que integrados constituem as condições em que emerge o discurso institucional.. 2012 (Conferência)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Vestibular: caráter argumentativo e relações de poder. 2012 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . As implicações dos suportes em relação ao ensino da Escrita. 2011 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Ensino, leitura e escrita no suporte digital. 2010 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Redações de vestibular: leitura e compreensão de textos.. 2010 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Construção do éthos em redações de vestibulandos. 2008 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Construção do éthos e a análise de redações de vestibulandos. 2007 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A relação entre éthos e páthos em redações de vestibulandos. 2008 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . Construção do éthos e a análise de redações de vestibulandos. 2007 (Comunicacao)
    • NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . A relação entre o éthos e o páthos em redações de vestibular. 2008 (Comunicacao)
    • PIETRI. E. ; Mariana M. A. Persirani ; Priscila da Silva Santos ; NESPOLI-RAMOS, R. C. A. N. . ELPLE- IX Encontro da Linha de Pesquisa Linguagem e Educação. 2013 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: A constituição da língua portuguesa em objeto de pesquisa e de ensino no Brasil: a interface entre os estudos lingüísticos e as propostas curriculares para o ensino de língua materna. (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Lilian Pereira Palácio , PIETRI. E. , Mariana M. A. Persirani , Priscila da Silva Santos , Jade Cristina Ferraz , Cristiane Borges Oliveira .
      Descrição: Neste projeto, propõe-se a investigação sobre as relações estabelecidas entre instâncias acadêmicas responsáveis pelo trabalho de produção de conhecimentos sobre linguagem, e aquelas que se responsabilizam pela apropriação e circulação desses conhecimentos com objetivos pedagógicos, como órgãos oficiais responsáveis pelo ensino, instituições responsáveis pela formação de professores, ou autores e editores de material didático. Trabalha-se com a hipótese de que na segunda metade da década de 70 do século XX compõe-se uma nova ordem de relações entre instâncias sociais que tomam sob sua responsabilidade o ensino de língua portuguesa. Pretende-se observar: 1) os modos de constituição dos objetos dos estudos lingüísticos em suas relações com o problema do ensino institucionalizado de língua materna; 2) a constituição dos objetos de ensino em propostas pedagógicas oficiais e sua relação com o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre linguagem; 3) a constituição dos objetos de ensino em materiais didáticos de língua portuguesa e as relações entre a produção desses materiais e a constituição dos objetos de pesquisa dos estudos lingüísticos; 4) a organização dos saberes sobre linguagem e sobre ensino de língua materna em currículos de cursos de Licenciatura em Letras e Pedagogia e em programas de disciplinas voltadas para a formação do professor de língua portuguesa.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras- Portugês Inglês
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
        Ano de conclusão: 1985
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1990
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
        Outras informações: professora
    • Colégio Cidade de Piracicaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas: Literatura e Redação.
        Outras informações: CLT
    • Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: tutora on-line
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: pesquisador
    • Universidade Metodista de Piracicaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: CLT