Não autenticado |

Daniel Rincon Caires

    • Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003), Especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2019). É historiador do Instituto Brasileiro de Museus, ligado ao Museu Lasar Segall. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Museus, Estética, Crítica e História da Arte.

       

      Links:    

    • MONZANI, M. ; HANNUD, G. ; CAIRES, D. R. . 70 Documentos do Acervo. São Paulo : , 2019 . 288p. ISBN: 9788562930201.
    • COSTA, H. ; CAIRES, D. R. . Arte Degenerada - 80 anos - Repercussões no Brasil. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2018 . 184p. ISBN: 9788594195272.
    • COSTA, H. ; SCHWARTZ, J. ; MONZANI, M. ; CAIRES, D. R. . A 'Arte Degenerada' de Lasar Segall: perseguição à Arte Moderna em tempos de Guerra. : Museu Lasar Segall/Museu de Arte Contemporânea, 2018 . p. ISBN: 9788562930188.
    • CAIRES, D. R. . Estudos Alcantarenses. Saarbrücken : Novas Edições Acadêmicas, 2015 . 180p. ISBN: 9786130168742.
    • CAIRES, D. R. . Déroutages - trajectoires des oeuvres de Lasar Segall confisquées par l?Action contre l?art dégénéré BRESIL(S) , v. 19 , p. 1 - 20 , 2021. ISSN: 22570543.
    • CAIRES, D. R. . A respeito de maneiras de falar e ver o Maranhão - paradigmas em disputa e seus reflexos na historiografia TRILHAS DA HISTÓRIA , v. 7 , p. 104 - 119 , 2018. ISSN: 22381651.
    • CAIRES, D. R. . Oscar Guanabarino: de moderno a passadista. 19&20 (RIO DE JANEIRO) , v. XII , p. s.p. - , 2017. ISSN: 1981030X.
    • CAIRES, D. R. . Um peso, duas medidas: a revolta do Quebra-quilos nas lições de um velho camaroeiro guimarantino Revista Eletrônica Trilhas da História , v. 5 , p. 40 - 50 , 2016. ISSN: 22381651.
    • CAIRES, D. R. . POR ESSES CAMPOS E CAMINHOS: resistência à escravidão em Alcântara ? MA Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD) , v. 8 , p. 1 - 11 , 2014. ISSN: 19812434.
    • TORRAO FILHO, A. ; CAIRES, D. R. . A ALMA DE UMA CIDADE: natureza e cultura na França Equinocial na visão de Claude D?Abbeville História. Questões e Debates , v. 57 , p. 239 - 263 , 2012. ISSN: 01006932.
    • CAIRES, D. R. . ENTRE BARÕES, FOGUETES E QUILOMBOLAS: o Museu Casa Histórica de Alcântara e a institucionalização de discursos e representações sobre a cidade de Alcântara Outros Tempos , v. 9 , p. 149 - 168 , 2012. ISSN: 18088031.
    • CAIRES, D. R. . A imperfeição do sexo: questões de gênero nos relatos de Yves d?Evreux e Claude d?Abbeville Daniel Rincon Caires Revista de História (Salvador) , v. 4 , p. 32 - 43 , 2012. ISSN: 19846894.
    • CAIRES, D. R. . O Operário da Memória e o Juiz da História. Museus e Patrimônios Culturais: potencialidades, desafios e perspectivas plurais, v. 1, p. 101 - 126, 2024.
    • CAIRES, D. R. . Lasar Segall e a perseguição ao modernismo na Alemanha e no Brasil. A 'Arte Degenerada' de Lasar Segall: perseguição à Arte Moderna em tempos de Guerra, v. , p. 18 - 30, 2018.
    • CAIRES, D. R. . Um Nacionalismo Sertanejo - criação de tradições, patrimônio e memória. In: XVI Encontro de História da ANPUH-MS , 2022 , Campo Grande. Anais eletrônicos do XVI Encontro de HIstória da ANPUH-MS. : , 2022. p. 198 - 212.
    • CAIRES, D. R. . Bichados ao nascedouro - cientificismo e degeneracionismo na crítica de arte de Monteiro Lobato. In: XXXI Simpósio Nacional de História , 2021 , Rio de Janeiro. Anais do 31° Simpósio Nacional de História - história, verdade e tecnologia. : , 2021. p. 1 - 17.
    • CAIRES, D. R. . Aspectos Ambientais da Colonização do Maranhão - um olhar sobre as relações com o mundo natural através dos escritos de Claude d'Abbeville e Yves d'Evreux. In: A cidade do Maranhão - uma história de 400 anos , 2011 , São Luis - MA. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. : , 2011. p. 242 - 250.
    • CAIRES, D. R. . A estética nacionalista de Carlos Maul. In: XXIV Encontro Estadual de História ANPUH , 2018 , Guarulhos. Anais do XXIV Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. : , 2018.
    • CAIRES, D. R. . Lasar Segall e a perseguição ao Modernismo - Arte Degenerada no Brasil e Alemanha. In: XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. : , 2017.
    • CAIRES, D. R. . Arte Degenerada A crítica de arte científica de Max Nordau. In: XXIII Encontro Regional de História da ANPUH SP , 2016 , Assis. Anais do XXIII Encontro Regional de História da ANPUH-SP. : , 2016.
    • CAIRES, D. R. . O HISTORIADOR E OS MUSEUS: o caso do Museu Casa de Alcântara como paradigma da atuação História nas instituições museais. In: 1º Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos , 2012 , São Paulo - SP. Anais eletrônicos do 1º Simpósio Internacional de História Pública: A história e seus públicos. : , 2012. p. 453 - 463.
    • CAIRES, D. R. . SENHORES DE TACHO, MACHADO E SACHO: cultura material e economia de famílias alcantarenses através da análise de inventários e testamentos (1800 ? 1820). In: V Encontro Estadual de História ANPUH/MA , 2012 , São Luís. Anais do V Encontro Estadual de História ANPUH/MA. : , 2012.
    • CAIRES, D. R. . DAS LÁPIDAS ÀS CATACUMBAS: Considerações sobre a Construção do Cemitério de São Benedito e as mudanças e permanências nas atitudes diante da morte e dos mortos na cidade de Alcântara - MA. In: Ciclo de Estudos/Debates A Cidade do Maranhão - Uma História de 400 anos , 2012 , São Luís. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. : , 2012. p. 378 - 398.
    • CAIRES, D. R. . LUZES DA MODERNIDADE - Aspectos da história da Iluminação pública e privada de São Luís e Alcântara. In: A Cidade do Maranhão: Uma História de 400 anos , 2011 , São Luís. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. : , 2011. p. 304 - 323.
    • CAIRES, D. R. . A MERCANTILIZAÇÃO DO ÉDEN: O homem e a natureza sob o olhar de Claude d?Abbeville e Yves d?Evreux. In: XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. : , 2011.
    • CAIRES, D. R. . UM BARÃO REPUBLICANO: ANTONINO DA SILVA GUIMARÃES E A NOVA ORDEM EM ALCÂNTARA NA VIRADA DO SÉCULO XIX. In: II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista , 2011 , São Luís. ANAIS II Simpósio de História do maranhão Oitocentista. : , 2011. p. 1 - 18.
  • Outras Produções Bibliográficas: 16
    • MEYER, G. ; PAES, J. O. ; CAIRES, D. R. . Arte no exílio brasileiro - imagens interiores de Lasar Segall. Rio de Janeiro : , 2023 (Tradução)
    • CAIRES, D. R. . Heinrich Zille e as políticas da caricatura na Alemanha ? 1903/1929. São Luís : , 2019 (Tradução)
    • PAES, J. O. ; CAIRES, D. R. . As Longas Sombras do Passado - uma análise crítica da trajetória de Hildebrand Gurlitt. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo , 2018 (Tradução)
    • CAIRES, D. R. . Resenha de Sistema Museológico: por uma etnografia dos museus na Cidade de Goiás (GO), de Mana Marques Rosa.. Brasília : , 2018 (Resenha)
    • FISHMAN, L. T. ; CAIRES, D. R. . Cruzando as fronteiras de gênero: mulheres Tupi e europeias no relato de Claude D?Abbeville. Porangatu - GO : Revista de História da UEG , 2017 (Tradução)
    • CAIRES, D. R. ; VEREISKI, I. . Entre a água e o céu: reprodução de documento original do Arquivo Lasar Segall. Três Lagoas : , 2017 (Publicação de documento original)
    • CAIRES, D. R. . A criação: acima do conteúdo. : , 2016 (Tradução)
    • CAIRES, D. R. . Mundos do Trabalho no Maranhão Oitocentista: Os descaminhos da liberdade. São Luís: EDUFMA, 2012.. Três Lagoas : , 2015 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . Aquarelas de Joaquim Cândido Guillobel produzidas no Maranhão entre 1820 e 1822. Três Lagoas : Revista Eletrônica Trilhas da História , 2014 (Publicação de documento original)
    • CAIRES, D. R. . Alcântara: alma e história. Dourados : , 2013 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . O Alufá Rufino: Tráfico, Escravidão e Liberdade no Atlântico Negro (c. 1822 ? c. 1853) .. São Luís : , 2013 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . O Epaminondas Americano - trajetórias de um advogado português na Província do Maranhão. COSTA, Yuri; GALVES, Marcelo Cheche.. Dourados : , 2013 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . As Famílias Principais: redes de poder no Maranhão colonial. Antônia da Silva Mota. : , 2012 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . (Des)medidos ? A revolta dos quebra-quilos (1874- 1876). Dourados : , 2012 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . Documentos referentes à Vila de Santo Antônio de Alcântara do final do século XVII. : , 2011 (Publicação de documento original)
    • CAIRES, D. R. . O Crime do Restaurante Chinês ? Carnaval, Futebol e Justiça na São Paulo dos anos 30 - Bóris Fausto. : , 2011 (Resenha)
    • CAIRES, D. R. . Veiga Valle e o campo artístico goiano - década de 1950. 2023 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . Lasar Segall e a arte degenerada. 2022 (Conferência)
    • CAIRES, D. R. . Um nacionalismo sertanejo - criação de tradições, patrimônio e memória. 2022 (Seminário)
    • CAIRES, D. R. . Lasar Segall e a crítica: arte, história, política. 2021 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . Bichados ao nascedouro - cientificismo e degeneracionismo na crítica de arte de Monteiro Lobato. 2021 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . Rotas alteradas - as obras de Lasar Segall confiscadas na Ação contra a arte degenerada. 2019 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . A estética nacionalista de Carlos Maul. 2018 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . As primeiras exposições de Lasar Segall no Brasil. 2017 (Conferência)
    • CAIRES, D. R. . Lasar Segall e a perseguição ao Modernismo - Arte Degenerada no Brasil e Alemanha. 2017 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . Arte Degenerada A crítica de arte científica de Max Nordau. 2016 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . SENHORES DE TACHO, MACHADO E SACHO: cultura material e economia de famílias alcantarenses através da análise de inventários e testamentos (1800-1820). 2012 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . O HISTORIADOR E OS MUSEUS: o caso do Museu Casa Histórica de Alcântara como paradigma da atuação da história em instituições museais. 2012 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . DAS LÁPIDAS ÀS CATACUMBAS: considerações sobre a construção do cemitério de São Benedito e as mudanças e permanências nas atitudes diante da morte e dos mortos na cidade de Alcântara - MA. 2012 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . LUZES DA MODERNIDADE: Aspectos da HIstória da Iluminação Pública e Privada de São Luís e Alcântara. 2011 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . ASPECTOS AMBIENTAIS DA COLONIZAÇÃO DO MARANHÃO: Um olhar sobre as relações com o mundo natural através dos escritos de Claude d?Abbeville e Yves d?Evreux. 2011 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . A MERCANTILIZAÇÃO DO ÉDEN: relações com o mundo natural do Maranhão Colonial sob o olhar de claude d'Abbeville. 2011 (Comunicacao)
    • CAIRES, D. R. . Um Barão Republicano: Antonino da Silva Guimarães e a Cidade de Alcântara no Final do século XIX. 2011 (Comunicacao)
    • COSTA, H. ; ZERWES, E. ; CAIRES, D. R. . Arte Degenerada 80 anos: Repercussões no Brasil. 2018 (Museu Lasar Segall; Museu de Arte Contemporânea)
    • CAIRES, D. R. ; CAMARGO, M. P. F. ; VIETMEIER, M. ; BOTELHO, S. ; BADER, L. . Lasar Segall e Vicente do Rego Monteiro - novas perspectivas. 2019 (ABRE - Associação de Brasilianistas na Europa)
    • CAIRES, D. R. . Arte Degenerada: a vanguarda como enfermidade. 2018 (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC USP)
    • CAMARGO, M. P. F. ; CAIRES, D. R. . Ocupação Gregori Warchavhik. 2019 - Curadoria de exposição
    • CAMARGO, M. P. F. ; CAIRES, D. R. ; MONZANI, M. . Moderno Eu. 2022 - Curadoria de exposição
    • COSTA, H. ; CAIRES, D. R. . A Arte Degenerada de Lasar Segall: perseguição à Arte Moderna em tempos de Guerra. 2017 - Curadoria de exposição
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Instituto Brasileiro de Museus:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Técnico em Assuntos Culturais - Historiador
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Básico II - História
    • ÍCONE: Revista Brasileira de História da Arte - UFRGS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).