Não autenticado |

Elaine Rodrigues Reis Lobato

    • Elaine Rodrigues Reis Lobato cursou o bacharelado e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (conclusão em 2013) e obteve o título de mestre na área de Língua e Literatura Alemã em outubro de 2017, também pela Universidade de São Paulo. Foi bolsista da CAPES no programa de graduação sanduíche em 2012, tendo realizado parte dos estudos de graduação na Leipzig Universität. Tem experiência e interesse na área de ensino e aprendizagem de alemão como língua estrangeira (DaF), com atuação nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua alemã, jogos em ensino de línguas e literatura infantojuvenil no ensino de línguas.

       

      Links:    

    • UPHOFF, D. ; LOBATO, E. R. R. ; SAFRA, M.F. . A História do Ensino de Alemão no Curso de Letras da Universidade de São Paulo Revista Helb , v. 8 , p. 1 - , 2014. ISSN: 19816677.
    • LOBATO, E. R. R. . Aprendizagem e reflexão sobre a língua alemã no ensino superior: uma proposta a partir da literatura infanto-juvenil. Alemão em contexto universitário: Ensino, pesquisa e extensão, v. 1, p. 35 - 55, 2019.
    • LOBATO, E. R. R. . Literatura infantojuvenil em língua alemã e o contexto universitário: possibilidades e benefícios. In: I Congresso da Associação Brasileira de Estudos Germanísticos (ABEG) , 2016 , São Paulo. Ensino de Alemão em contexto universitário: modelos de curso e públicos-alvo. : , 2015.
    • LOBATO, E. R. R. . Literatura infantojuvenil em aula de língua alemã: uma proposta para o contexto universitário. 2017 (Comunicacao)
    • LOBATO, E. R. R. . Literatura infantojuvenil e aprendizagem de língua alemã: uma proposta para o contexto universitário. 2017 (Comunicacao)
    • LOBATO, E. R. R. . Literatura infantojuvenil em aula de língua alemã: uma proposta para o contexto universitário. 2016 (Outra)
    • LOBATO, E. R. R. . Aprendizagem de língua alemã através de literatura infantojuvenil: uma proposta para o contexto universitário. 2016 (Conferência)
    • LOBATO, E. R. R. . Literatura infantojuvenil e língua alemã: possibilidades e benefícios. 2015 (Congresso)
    • LOBATO, E. R. R. . Conscientização e integração linguística nas escolas públicas municipais da região de São Mateus/São Paulo: ocorrência e motivações. 2015 (Congresso)
    • REIS, E. R. . Brincando em sala de aula: meios alternativos no ensino de língua alemã. 2010 (Conferência)
    • REIS, E. R. . A influência de jogos no ensino de língua alemã. 2009 (Congresso)
    • REIS, E. R. . A influência de jogos no ensino de língua alemã. 2009 (Simposio)
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • REIS, E. R. . A influência de jogos no ensino de língua alemã. 2010
    • UPHOFF, D. ; SAFRA, M.F. ; REIS, E. R. . História do ensino de alemão no curso de Letras da USP. 2014
    • LOBATO, E. R. R. . Jogos no Ensino de Língua Alemã a partir do Material Didático. 2013 - Trabalho de conclusão de curso - metodologia do ensino de alemão ii
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Interlingua Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • Ford Motor Company:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2012 ).
        Outras informações: Realizar manutenção elétrica preventiva e corretiva em equipamentos e maquinários, acompanhar o desenvolvimento de projetos e novas instalações realizadas por terceiros e o desenvolvimento de projetos pela engenharia Ford.
        Outras informações: Eletricista de manutenção
    • E.E. Sapopemba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Ministrar aulas de língua alemã como professora voluntária para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e realizar pesquisa referente à influência de jogos no ensino de língua alemã para adolescentes.
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • Colégio Lions:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Substituição, por período de seis meses, de professora de língua portuguesa em licença maternidade.
        Outras informações: Professora de língua portuguesa
    • Wizard Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de língua alemã e inglesa
    • Trevisan Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • Set Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de língua alemã
    • Instituto Goethe São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Responsável por orientar e ajudar os visitantes sobre o formato e conteúdo da exposição "Alemanha de A a Z" realizada no Museu da Língua Portuguesa. Intermediar a visita de grupos escolares com gincanas e/ou palestras curtas sobre o conteúdo da exposição atentando para o perfil da escola (de língua alemã, portuguesa, pública, particular, CELs, universitários, etc.), manter a organização do local e manter a comunicação entre os turnos preenchendo o diário de bordo diariamente.
        Outras informações: Monitora de atividades