Não autenticado |

Wellington Alan da Rocha

    • Doutorando em Língua Espanhola pela USP (Universidade de São Paulo), mestre em Linguística (UFSCar) e graduado em Letras pela UNESP/São José do Rio Preto (2005) e em Pedagogia pela UNESP/UNIVESP (2013), atualmente é professor efetivo da Rede Estadual Paulista de Ensino e da Rede Municipal de São José dos Campos/SP, lecionando Espanhol, Italiano e Português, respectivamente. Desenvolve pesquisas relacionadas ao Ensino de Línguas.

       

      Links:    

    • FERNANDES, F. C. ; MATHEUS, J. A. ; KANEKO, S. M. ; BAZZON, S. ; ROCHA, W. A. . Olhares sobre a relação língua e sociedade Versão Beta , v. 41 , p. 85 - 102 , 2006. ISSN: 16772016.
    • ROCHA, W. A. . Resenha - Bakhtin: conceitos-chave Mosaico (São José do Rio Preto) , v. , p. - , 2006. ISSN: 16786254.
    • ROCHA, W. A. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotky e su relação com a Mediação Dialética Mosaico , v. 4 , p. 23 - 33 , 2005. ISSN: 1678625X.
    • ROCHA, W. A. . O Ensino de Gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1999 e 2006. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2007. p. 517 - 517.
    • ROCHA, W. A. . O ensino da literatura em livros didáticos de espanhol.. In: LIV Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) , 2006 , Araraquara. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 278 - 278.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensino e Mediação Dialética: do ventilador quebrado ao requerimento. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A competência comunicativa em livros de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. . A produção oral em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino de gramática na aula de língua estrangeira e a mediação dialética: o caso do espanhol. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A produção escrita em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino da gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A compreensão auditiva em livros didáticos de espanhol ,publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino do vocabulário em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2005. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. . O conceito de leitura em materiais didáticos destinados ao ensino de língua espanhola escritos por brasileiros. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2005 , São Carlos. Resumos. São Carlos : Editora da UFSCAR, 2005. p. 522 - 522.
    • ROCHA, W. A. ; CALDAS, L. K. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Uma aula diferente: a mediação dialética. In: I Jornada de Ensino Teia do Saber , 2004 , São José do Rio Preto. Não disponível. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . Uma análise de materiais didáticos de espanhol produzidos no Brasil entre 1960 e 2003. In: XVI Congresso de Iniciação Científica , 2004 , Ilha Solteira. Não disponível. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de palavra na história do ensino ibero-americano. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento , 2004 , Marília. III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ALMEIDA, J. L. V. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotsky. In: XII Congresso de Iniciação Científica , 2004 , São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A Mediação e o Ensino de Língua Estrangeira. In: Curso de Capacitação de Alfabetizadores - Módulo XVII , 2004 , São José do Rio Preto. -------------------------------------------------------------------------------------------. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A presença da língua materna nos livros didáticos de língua espanhola escritos por brasileiros. In: XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de cultura nos materiais didáticos de língua estrangeira. In: VI Simpósio de Iniciação Científica , 2004 , Lins. VI Simpósio de Iniciação Científica. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensinar ou não ensinar a variante coloquial para os nossos alunos: o caso do espanhol peninsular. In: XVI Semana de Letras , 2004 , São José do Rio Preto. XVI Semana de Letras. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de interdisciplinaridade em livros de língua espanhola. In: XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. . O ensino do voseo. In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas. 52º Seminário do GEL. Campinas : UNICAMP, 2004. p. 553 - 553.
    • ROCHA, W. A. . As relações pragmáticas entre os falsos cognatos do espanhol e do português. In: 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo , 2003 , Taubaté. 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo. Taubaté : UNITAU, 2003. p. 306 - 306.
    • ROCHA, W. A. . A dialética da língua com a cultura e sua relação com o ensino de língua estrangeira: o caso do espanhol peninsular. In: XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade , 2003 , São José do Rio Preto. XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade. São José do Rio Preto : Departamento de Educação, 2003.
    • ROCHA, W. A. . Espanha que não fala espanhol: uma visão da língua e cultura galega, basca e catalã. In: XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação , 2003 , São José do Rio Preto. XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação. São José do Rio Preto : Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003.
    • ROCHA, W. A. . La enseñanza de la expresión oral en las clases de español: algunas reflexiones.. 2008 (Comunicacao)
    • ROCHA, W. A. . . ¿Qué livro adoptar em nuestras clases de español? Reflexionando sobre la elección de libros didácticos para enseñar español como lengua extranjera. 2008 (Comunicacao)
    • ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007 (Outra)
    • ROCHA, W. A. . A imigração negra na América Latina: algumas reflexões.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . Astecas, Maias e Incas na Cultura Latino-americana: um olhar diferente.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . Proximidades e distâncias entre o português e o japonês: o intercâmbio nipo-brasileiro.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007 (Instituto Cervantes)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Latina. 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Mitologia Grega. 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Filosofia (parte 1). 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Espanhola. 2013 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão escrita nas aulas de língua estrangeira - possibilidades de ação. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
    • ROCHA, W. A. . Espanhol para alunos com altas habilidades. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
    • ROCHA, W. A. . A Mitologia grega e suas alegorias: contribuição para a formação ética dos alunos. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
  • Desenvolvimento de material didático ou instrucional: 6
    • ROCHA, W. A. . A abordagem comunicativa e a competência comunicativa. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão escrita. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão oral. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A expressão escrita. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . Metodologia e Gestão da sala de aula. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A expressão oral. 2013 (Material didático)
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Uma análise histórica das metodologias para o ensino de língua estrangeira (TCC)
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Itajubá
        Ano de conclusão: 2018
    • Centro de Estudos de Línguas Prof. Estevam Ferri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2013 ).
        Outras informações: O CEL é uma escola pertencente ao Governo do Estado de São Paulo que se dedica a ensinar espanhol, francês, italiano, alemnão e japonês para alunos da Rede Estadual de Ensino.
        Outras informações: Professor de Espanhol
    • PBF (Pink and Blue Freedom)/São José dos Campos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Franquia que se destina a promover cursos de Inglês e Espanhol em território brasileiro.
        Outras informações: Professor de Espanhol
    • Fundação Cultural Cassiano Ricardo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2006 ).
        Outras informações: A disciplina fazia parte da grade do curso de "Técnico em Museu".
        Outras informações: Professor de "Espanhol Técnico"
    • Colégio Cecília Caçapava:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de espanhol
    • Luce Prima:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: professor de espanhol
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: O pesquisador atua no Campus EAD/São José dos Campos da referida universidade.
        Outras informações: professor/monitor do curso de Letras
    • Prefeitura de São José dos Campos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa (efetivo)
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Efetivo
    • Universidade de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Atua em cursos de Pós-Graduação EAD.
        Outras informações: Professor Tutor