Não autenticado |

Wellington Alan da Rocha

    • Possui graduação em Licenciatura em Letras pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto (2005), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2024). Professor efetivo da Rede Estadual Paulista de Ensino, leciona línguas espanhola e italiana no Centro de Estudos de Línguas (CEL) junto à E.E. Prof. Estevam Ferri. Também é professor de língua portuguesa (efetivo) da Prefeitura de São José dos Campos. Desenvolve pesquisas relacionadas à Teoria da Atividade (Psicologia Histórico-Cultural) e à Aprendizagem Expansiva e suas potenciais contribuições para a reflexão sobre o ensino de língua espanhola no Brasil, sendo pesquisador do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Virtualidade, liderado pela Prof. Dr Monica Ferreira Mayrink o Kuinghttons e vinculado à USP.

       

      Links:    

    • FERNANDES, F. C. ; MATHEUS, J. A. ; KANEKO, S. M. ; BAZZON, S. ; ROCHA, W. A. . Olhares sobre a relação língua e sociedade Versão Beta , v. 41 , p. 85 - 102 , 2006. ISSN: 16772016.
    • ROCHA, W. A. . Resenha - Bakhtin: conceitos-chave Mosaico (São José do Rio Preto) , v. , p. - , 2006. ISSN: 16786254.
    • ROCHA, W. A. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotky e su relação com a Mediação Dialética Mosaico , v. 4 , p. 23 - 33 , 2005. ISSN: 1678625X.
    • MAYRINK, M. F. ; ALBUQUERQUE-COSTA, H. ; ROCHA, W. A. . Letramento digital em livros didáticos de espanhol destinados ao ensino médio publicados no Brasil entre 1996 e 2006. Pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas com tecnologias: percursos reflexivos e metodológicos, v. 1, p. 207 - 228, 2022.
    • ROCHA, W. A. . O Ensino de Gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1999 e 2006. In: 16º Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2007. p. 517 - 517.
    • ROCHA, W. A. . O ensino da literatura em livros didáticos de espanhol.. In: LIV Seminário do GEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) , 2006 , Araraquara. Caderno de Resumos. : , 2006. p. 278 - 278.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensino e Mediação Dialética: do ventilador quebrado ao requerimento. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A competência comunicativa em livros de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XIII Congresso de Iniciação Científica da UFSCAR , 2005 , São Carlos. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. . A produção oral em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino de gramática na aula de língua estrangeira e a mediação dialética: o caso do espanhol. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A produção escrita em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino da gramática em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . A compreensão auditiva em livros didáticos de espanhol ,publicados no Brasil entre 1940 e 2004. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O ensino do vocabulário em livros didáticos de espanhol publicados no Brasil entre 1940 e 2005. In: XVII Semana de Letras: As letras: reflexo universal do homem , 2005 , São José do Rio Preto. Caderno de resumos. : , 2005.
    • ROCHA, W. A. . O conceito de leitura em materiais didáticos destinados ao ensino de língua espanhola escritos por brasileiros. In: 53º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2005 , São Carlos. Resumos. São Carlos : Editora da UFSCAR, 2005. p. 522 - 522.
    • ROCHA, W. A. ; CALDAS, L. K. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Uma aula diferente: a mediação dialética. In: I Jornada de Ensino Teia do Saber , 2004 , São José do Rio Preto. Não disponível. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . Uma análise de materiais didáticos de espanhol produzidos no Brasil entre 1960 e 2003. In: XVI Congresso de Iniciação Científica , 2004 , Ilha Solteira. Não disponível. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de palavra na história do ensino ibero-americano. In: III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento , 2004 , Marília. III Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: Teoria Histórico Cultural e produção de conhecimento. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ALMEIDA, J. L. V. . O conceito de palavra em Bakhtin e Vygotsky. In: XII Congresso de Iniciação Científica , 2004 , São Carlos. XII Congresso de Iniciação Científica. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A Mediação e o Ensino de Língua Estrangeira. In: Curso de Capacitação de Alfabetizadores - Módulo XVII , 2004 , São José do Rio Preto. -------------------------------------------------------------------------------------------. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ARNONI, Maria Elisa Brefere ; ORTALE, Fernada Landucci . A presença da língua materna nos livros didáticos de língua espanhola escritos por brasileiros. In: XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. XXXI Colóquio de Incentivo à Pesquisa. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de cultura nos materiais didáticos de língua estrangeira. In: VI Simpósio de Iniciação Científica , 2004 , Lins. VI Simpósio de Iniciação Científica. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . Ensinar ou não ensinar a variante coloquial para os nossos alunos: o caso do espanhol peninsular. In: XVI Semana de Letras , 2004 , São José do Rio Preto. XVI Semana de Letras. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. ; ORTALE, Fernada Landucci ; ARNONI, Maria Elisa Brefere . O conceito de interdisciplinaridade em livros de língua espanhola. In: XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa , 2004 , São José do Rio Preto. XXXI CIP Colóquio de Incentivo à Pesquisa. : , 2004.
    • ROCHA, W. A. . O ensino do voseo. In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas. 52º Seminário do GEL. Campinas : UNICAMP, 2004. p. 553 - 553.
    • ROCHA, W. A. . As relações pragmáticas entre os falsos cognatos do espanhol e do português. In: 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo , 2003 , Taubaté. 51ºGEL (Grupo de Estudos Lingüísticos) do Estados de São Paulo. Taubaté : UNITAU, 2003. p. 306 - 306.
    • ROCHA, W. A. . A dialética da língua com a cultura e sua relação com o ensino de língua estrangeira: o caso do espanhol peninsular. In: XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade , 2003 , São José do Rio Preto. XXX CIP (Colóquio de Incentivo à Pesquisa) : Direitos Humanos: Em Busca da Humanidade. São José do Rio Preto : Departamento de Educação, 2003.
    • ROCHA, W. A. . Espanha que não fala espanhol: uma visão da língua e cultura galega, basca e catalã. In: XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação , 2003 , São José do Rio Preto. XV Semana de LETRAS: Linguagem e Interação. São José do Rio Preto : Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários, 2003.
  • Apresentações de Trabalho: 6
    • ROCHA, W. A. . La enseñanza de la expresión oral en las clases de español: algunas reflexiones.. 2008 (Comunicacao)
    • ROCHA, W. A. . . ¿Qué livro adoptar em nuestras clases de español? Reflexionando sobre la elección de libros didácticos para enseñar español como lengua extranjera. 2008 (Comunicacao)
    • ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007 (Outra)
    • ROCHA, W. A. . A imigração negra na América Latina: algumas reflexões.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . Astecas, Maias e Incas na Cultura Latino-americana: um olhar diferente.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . Proximidades e distâncias entre o português e o japonês: o intercâmbio nipo-brasileiro.. 2006 (Conferência)
    • ROCHA, W. A. . La mediación y la Enseñaza de Lenguas Extranjeras: el caso del español. 2007 (Instituto Cervantes)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Latina. 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Mitologia Grega. 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Filosofia (parte 1). 2014 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . Introdução à Língua Espanhola. 2013 (EMEF Prof Antônio Palma Sobrinho)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão escrita nas aulas de língua estrangeira - possibilidades de ação. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
    • ROCHA, W. A. . Espanhol para alunos com altas habilidades. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
    • ROCHA, W. A. . A Mitologia grega e suas alegorias: contribuição para a formação ética dos alunos. 2014 (Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos)
    • ROCHA, W. A. . A abordagem comunicativa e a competência comunicativa. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão escrita. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A compreensão oral. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A expressão escrita. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . Metodologia e Gestão da sala de aula. 2013 (Material didático)
    • ROCHA, W. A. . A expressão oral. 2013 (Material didático)
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Uma análise histórica das metodologias para o ensino de língua estrangeira (TCC)
        Ano de conclusão: 2013
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas de São José do Rio Preto
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Única de Ipatinga
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Itajubá
        Ano de conclusão: 2018
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Instituto Líbano
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Instituto Líbano
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Instituto Líbano
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade Única de Ipatinga
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
      • Nome da Instituição: Faculdade do Leste Mineiro
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • PBF (Pink and Blue Freedom)/São José dos Campos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Franquia que se destina a promover cursos de Inglês e Espanhol em território brasileiro.
        Outras informações: Professor de Espanhol
    • Fundação Cultural Cassiano Ricardo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - 2006 ).
        Outras informações: A disciplina fazia parte da grade do curso de "Técnico em Museu".
        Outras informações: Professor de "Espanhol Técnico"
    • Colégio Cecília Caçapava:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de espanhol
    • Luce Prima:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: professor de espanhol
    • Universidade Metodista de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: O pesquisador atuava no Campus EAD/São José dos Campos da referida universidade.
        Outras informações: professor/monitor do curso de Letras
    • Prefeitura de São José dos Campos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa (efetivo)
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: O docente leciona Espanhol e Italiano no Centro de Estudos de Línguas (CEL) junto à E.E. Prof. Estevam Ferri em São José dos Campos/SP.
        Outras informações: Professor Efetivo
    • Universidade de Araraquara:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Atua em cursos de Pós-Graduação EAD.
        Outras informações: Professor Tutor