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Osvaldo Fontes Filho

    • Mestre e Doutor em Filosofia pelo Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, com pós-doutorado na Unesp de São José do Rio Preto, desenvolveu durante anos pesquisas nas áreas de Ciências da Linguagem e Filosofia da Arte na Université François Rabelais de Tours/França, bem como no Centre d´Histoire et Théorie de l´Art da École de Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França. Foi docente de Estética da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo por 22 anos. Atualmente, como professor adjunto 2 no curso de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, é responsável pela cadeira de Filosofia da Arte e Estética. Como pesquisador, concentra-se nas áreas de Filosofia da Arte e Estética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: dualidades conceito/forma, texto/imagem; grafias e iconografias do corpo; escritas do olhar; fenomenologias da experiências sensível e estética; antropologias filosóficas da imagem; linguagem e subjetividade.

       

      Links:    

    • Filosofia eTecnologia da Imagem
    • Estética e História da Filosofia Moderna e Contemporânea. (Arte, Linguagem, Retórica e Fenomenologia)
    • Filosofia e Ciências Humanas (Antropologia filosófica)
    • Arte, Filosofia e Literatura
    • Arte, Política e Filosofia
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Merleau-Ponty na trama da experiência sensível. São Paulo : Editora Fap-UNIFESP, 2012 . 408p. ISBN: 9788561673376.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Um olho aberto na noite: em torno dos fotogramas de Éric Rondepierre VISUALIDADES (UFG) , v. 15 , p. 105 - 128 , 2017. ISSN: 16796748.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Primitivismo e imaginário etnográfico nos primeiros escritos de Michel Leiris Mana (Rio de Janeiro. Online) , v. 22 , p. 157 - 178 , 2016. ISSN: 16784944.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Um indecidível discurso do eu, entre ficção e testemunho: a propósito de Derrida leitor de Blanchot Itinerarios (UNESP. Araraquara) , v. 40 , p. 29 - 43 , 2015. ISSN: 0103815X.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Traço que se rompe e palavra que se dobra. Notas sobre a poesia e o desenho em Yves Bonnefoy Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 15(1) , p. 73 - 89 , 2014. ISSN: 1414025X.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Filosofia e História da Arte em tramas esgarçadas ArtCultura (UFU) , v. 16 , p. 175 - 193 , 2014. ISSN: 15168603.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Inabilidade das formas, infantilidade da linguagem: Artaud e Bataille Lettres Francaises (UNESP Araraquara) , v. 14(1) , p. 39 - 59 , 2013. ISSN: 1414025X.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Uma ?possibilidade impossível de dizer?: o acontecimento em filosofia e em literatura, segundo Jacques Derrida Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 35 , p. 142 - 161 , 2012. ISSN: 01013173.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Umbra contracta. O texto do olhar no De icona de Nicolau de Cusa Sofia (Vitória) , v. XI , p. 251 - 274 , 2009. ISSN: 1676417X.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Escrever o Desaparecimento de Si : em Torno de Le Coupable, de Georges Bataille Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 17 , p. 41 - 60 , 2007. ISSN: 14149494.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Espelho do Eu, enciclopédia do Mundo: Michel Leiris e o texto da memória Rapsódia (USP) , v. 4 , p. 25 - 50 , 2008. ISSN: 15196453.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Paisagens de ausência e de vazio Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso) , v. 31 , p. 105 - 126 , 2008. ISSN: 01013173.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Notas sobre uma literatura impossível: Le Bleu du Ciel de Georges Bataille Revista de Letras (São Paulo) , v. 48 , p. 129 - 144 , 2008. ISSN: 01013505.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Escrever o desaparecimento de si (em torno de Le Coupable de Georges Bataille) Artefilosofia (Ouro Preto) , v. 4 , p. 148 - 165 , 2008. ISSN: 18098274.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Francis Bacon sob o olhar de Gilles Deleuze: a imagem como intensidade Viso : Cadernos de Estética Aplicada , v. 3 , p. 1 - 17 , 2007. ISSN: 19814062.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . A escrita do sujeito no livro-experiência de Foucault Revista Aulas (UNICAMP) , v. nº 3 , p. 1 - 22 , 2007. ISSN: 19811225.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Olhos para não mais ver. Obscuridade de um pensamento do limite Olhar (UFSCar) , v. 16 , p. 29 - 46 , 2007. ISSN: 15170845.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Georges Bataille e os transbordamentos da 'parte maldita' do homem Humanidades (Brasília) , v. 53 , p. 43 - 55 , 2007. ISSN: 01029479.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . A écfrase a serviço do auto-retrato: A Idade Viril de Michel Leiris Revista USP , v. 71 , p. 127 - 138 , 2007. ISSN: 01039989.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Natureza, Individuação e Logos em Merleau-Ponty Veritas (Porto Alegre) , v. 51 , p. 37 - 54 , 2006. ISSN: 00423955.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Merleau-Ponty e a 'obscuridade moderna' na Arte ARS (São Paulo) , v. 6 , p. 103 - 121 , 2005. ISSN: 16785320.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Merleau-Ponty e a reflexão desiludida Revista Brasileira de Filosofia , v. LIV , p. 191 - 208 , 2005. ISSN: 00347205.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . "Fazer filosofia como romancista, ser romancista em filosofia": Gilles Deleuze Crítica & Companhia , v. , p. - , 2006. ISSN: 1808317X.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Um prefácio para uma impossível narrativa Outra Travessia (UFSC) , v. nº5 , p. 99 - 106 , 2005. ISSN: 18075002.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . A matéria em obra ou a filosofia em manchas de tinta ArtCultura (UFU) , v. 8 , p. 71 - 83 , 2006. ISSN: 15168603.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Considerações sobre o lugar da alteridade em Merleau-Ponty Reflexão (Campinas) , v. 89 , p. 11 - 23 , 2006. ISSN: 01020269.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Georges Bataille: notas impertinentes sobre demências e monstruosidades na Forma clássica Hypnos (São Paulo) , v. 15 , p. 32 - 49 , 2005. ISSN: 14139138.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Face ao cubo, uma ontologia do algo Crítica (UEL) , v. 10 , p. 265 - 286 , 2005. ISSN: 14134004.
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; OLIVEIRA, C. A. . O aplat como figural: uma indiscernibilidade de fundo, entre Deleuze e Lyotard. Desenhos da pesquisa: conhecimento/produção, v. , p. 451 - 460, 2014.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . A questão da origem em Rousseau: entre o ser e o devir. Verdades e Mentiras. 30 ensaios em torno de Jean-Jacques Rousseau/ Org. José Oscar de Almeida Marques, v. , p. 207 - 235, 2005.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Derrida, leitor de Blanchot:em torno do testemunho de si. In: Jornada Internacional de Estudos. Escrituras do Silêncio , 2012 , Guarulhos/ S.J. do Rio Preto. Jornada Internacional de Estudos Escrituras do Silêncio. Caderno de Resumos. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2012. p. 9 - 10.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . O corpo que escreve uma literatura impossível: Georges Bataille. In: Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos , 2011 , São Paulo. Colóquio UNIFESP de Literatura Francesa. Perspectivas sobre o Oitocentos e o Novecentos. Caderno de Resumos. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2011. p. 24 - 25.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Gestos de inabilidade, entre o texto e a imagem: Bataille, Artaud e Twombly. In: I Congresso Internacional Texto-Imagem , 2010 , Guarulhos. Resumos do I Congresso Internacional Texto-Imagem. São Paulo : Universidade Federal de São Paulo, 2010.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Uma literatura no limite da filosofia: Georges Bataille. In: XI Congresso Internacional ABRALIC , 2008 , São Paulo. Tessituras, Interações, Convergências: Anais eletrônicos do XI Congresso Internacional ABRALIC. : , 2008. p. 1 - 10.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens , 2003 , São Paulo. Caderno de Resumos/Programa. São Paulo : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. p. 149 - 149.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille. In: Simpósio Internacional ESCREVER A VIDA. Novas abordagens para uma teoria da autobiografia , 2007 , São Paulo. Anais Eletrônicos do Simpósio Internacional ESCREVER A VIDA. : , 2007. p. 1 - 13.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação , 2006 , Rio de Janeiro. Anais do III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Foucault 80 anos. UERJ. : , 2006. p. 1 - 16.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Foucault e Bataille, em torno da experiência-limite. In: III Colóquio Franco-Brasileiro de Filosofia da Educação. Foucault 80 anos , 2006 , Rio de Janeiro. Programas e Resumos do III Colóquio Franco-Brasileiro De Filosofia da Educação. Rio de Janeiro : PROPED/UERJ, 2006. p. 151 - 152.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Sartre e Bataille: uma dança do Ser e do Nada. In: Colóquio Internacional Jean-Paul Sartre: 100 anos , 2006 , Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do Colóquio Internacional Jean-Paul Sartre: 100 anos. Rio de Janeiro : Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2006. p. 1 - 11.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Georges Bataille, entre Filosofia e Literatura. In: VI Seminário de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras , 2005 , São José do Rio Preto. Programação e Caderno de Resumos do VI SEL-IBILCE-UNESP-SJRP. : , 2005. p. 8 - 8.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Uma catástrofe do reconhecimento de si: o autobiográfico de Georges Bataille. In: Simpósio Internacional Escrever a vida. Novas abordagens de uma teoria da autobiografia , 2005 , São Paulo. Programa e Caderno de Resumos. : , 2005. p. 64 - 64.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Gilles Deleuze, entre Filosofia e Literatura. In: II Congresso Internacional Todas as Letras , 2003 , São Paulo. Anais Eletrônicos do II Congresso Internacional Todas as Letras. São Paulo : Editora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . ?Etnografia incongruente e antiestetismo: Michel Leiris na revista Documents?. Rio de Janeiro : Edições Casa de Rui Barbosa , 2014 (Capítulo de livro)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . O texto do olhar no De Icona de Nicolau de Cusa (capítulo de livro). São Paulo : Editora Algol , 2013 (Capítulo de livro)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Nada para dizer, nada para ver. Traço, escrita e ruína do pensamento em Derrida (capítulo de livro). São Paulo : Editora Algol , 2013 (Capítulo de livro)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Imagem lida, imagem traída. O olhar loquaz de Foucault (capítulo de livro). São Paulo : Editora Algol , 2013 (Capítulo de livro)
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; De AGUIAR COSTA, Leila . O olhar do texto: 16 ensaios em torno do diálogo texto /imagem (Livro - Editora Algol, publicação prevista p/junho 2013). São Paulo : Editora Algol , 2013 (Livro)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Um primeiro sintoma, um paradigma intempestivo. São Paulo : Editora Fap-UNIFESP e Editora Escuta , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; De AGUIAR COSTA, Leila . A pintura encarnada de G. Didi-Huberman (Trad. de livro - Ed. Fap-UNIFESP/ Ed. Escuta). São Paulo : Editora Fap-UNIFESP e Editora Escuta , 2012 (Tradução)
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; De AGUIAR COSTA, Leila . 'É a mim que eu pinto...' Da figurabilidade do eu em Montaigne. São Paulo : Editora Algol , 2013 (Tradução)
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; De AGUIAR COSTA, Leila . Apresentação de O olhar do texto: 16 ensaios em torno do diálogo texto-imagem. São Paulo : Algol Editora , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Ver uma imagem, ter a visão de uma aparição: Inácio de Loyola e a iconografia jesuítica (tradução de ensaio). São Paulo : Algol Editora , 2013 (Tradução)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Madame Edwarda (Prefácio). Florianópolis : Revista Outra Travessia , 2005 (Tradução)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Revista Kinesis. 2018 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer (Revista Kriterion). 2017 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer (Revista Humanidades em diálogo). 2017 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer Fapesp (Reconsideração de pedido de bolsa em Mestrado). 2016 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Fapesp (bolsa de mestrado). 2016 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Revista de Graduação da UFRJ Aproximação (maio 2015). 2015 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Doutorado FAPESP (outubro 2014). 2014 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Resenha (Revista ArtCultura) julho 2014. 2014 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer Fapesp. 2014 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer como assessor ad hoc (Fapesp). 2013 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer de projeto pós-doutorado para FAPESP. 2013 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Assessoria 'ad hoc' da Unifesp para bolsas de Iniciação Científica CNPq/PIBIC. 2013 (Assessoria)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Revista Educação em revista. 2012 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para FAPESP. 2012 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer para Revista Kinesis. 2011 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer FAPESP. 2011 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Parecer FAPESP. 2011 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Revista Remate de Males / UNICAMP (parecer sobre artigo). 2009 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Editora da Universidade de São Paulo-EDUSP (Parecer sobre livro). 2007 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . EDUSP-Editora da Universidade de São Paulo (Parecer sobre livro). 2006 (Parecer)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Les lieux (spirituels, esthétiques, scientifiques) de l´image: entre philosophie et rhétorique (Conferência). 1994 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Machiavel et l´historiographie humaniste (Conferência). 1993 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Instances de vérité et fausseté dans l´historiographie de Juan Luis Vivès (Conferência). 1993 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . L´espace rhétorique de la description dans l´histoire humaniste: instances de fiction et vérité (Conferência). 1994 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Forma e Liberdade na arte do século XVIII (Conferência). 1989 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . O ideal humanista e a gênese das ciências modernas (Conferência). 1987 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Arquitetura e Linguagem no Renascimento: uma perspectiva filosófica dos modos de entendimento da forma construtiva no Humanismo ( Conferência). 1990 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Deleuze e a Literatura (Conferência). 2005 (Conferência)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Reminiscências do Modernismo, para um público pós-moderno. 2010 (Universidade Federal de São Paulo)
    • FONTES FILHO, Osvaldo ; De AGUIAR COSTA, Leila . I Congresso Internacional Texto-Imagem. 2010 (UNIFESP)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Entre Filosofia e Literatura, uma perspectiva do erotismo. 2006 (Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Departamento de Ensino Médio)
  • Relatório de Pesquisa: 3
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Relatório Final de Pesquisa de Doutorado no Exterior (64 páginas). 2000
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Relatório técnico final de Pós-Doutorado (74 páginas). 2007
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Relatório de Atividades de Pós-Doutorado (74 páginas). 2006
    • Nome do projeto: Técnica e Cultura; Pensamento e Comunicação (2001 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este projeto objetivou subsidiar o trabalho em sala de aula de percurso pelas diversas críticas filosóficas da racionalidade, situando-as na história do Poder, do Saber e da própria Filosofia. Procurou-se, com isso, identificar dualidades condicionantes de toda compreensão da tecnicidade do saber e do fazer : Natureza-Cultura, Sujeito-Objeto, Fim-Meio, Sensível-Inteligível, Liberdade-Necessidade. Bem como esclarecer o alcance crítico do debate multissecular entre a Técnica e a Cultura, debate amplamente tributário da Filosofia na sua insistente oposição entre antropocentrismo e tecnocentrismo. De modo complementar, a pesquisa procurou explorar alguns momentos do debate contemporâneo da Filosofia sobre o devir do sujeito, da sociedade, da técnica e da cultura, objetivando identificar paradigmas atuais de pensamento e de comunicação.
    • Nome do projeto: A tratadística de arte renascentista e a retórica humanista (1987 - 1991
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este estudo objetivou caracterizar as transformações do espaço artístico e filosófico entre o primeiro Renascimento e os Clássicos em função de um duplo modelo, mnemônico e retórico, das estruturas de representação do início da Era Moderna. Ocasião para aproximar imagem e conceito a partir do modo como ambos são tomados no registro retórico, qual seja, a partir da deslegitimação do universal sobre o qual se assenta o conhecimento filosófico em favor de uma casuística da imagem (verbal e visual), fundamento das poéticas de viés humanista. Pretendeu-se, com isso, distinguir os elementos conformadores de uma estética e de uma ética do Moderno segundo os modos de uma decisiva disjunção operada pela dialética humanista (Valla, Agricola, Ramus, Alberti, Vivès, entre outros) entre a invenção filosófica da Verdade e a tópica retórica da Imagem.
    • Nome do projeto: Linguagem e Subjetividade (Por uma antropologia filosófica do Homem moderno) (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Esta pesquisa objetivou prospectar em recentes expressões da individualidade um retrato da vacuidade do sujeito moderno, precisa contrafação do Ego transcendental. Para tanto, foram investigados autores-chave de uma auto-retratística moderna (Michel Leiris, Georges Bataille, Maurice Blanchot, Roland Barthes) que, na linhagem dos Ensaios de Montaigne, dos Devaneios de Rousseau, do Ecce Homo de Nietzsche, repensam a força representacional da linguagem ao mesmo tempo que a propõem no registro declaradamente dilacerante de uma ?ferida aberta? da subjetividade moderna. Além da investigação da escrita autobiográfica em sua reinvenção das figuras e simulacros do Si soberano, este estudo motivou-se a examinar construções conceituais recentes (Paul Ricoeur, Francis Jacques, Emmanuel Lévinas, Jacques Derrida, Gilles Deleuze, Giorgio Agamben, entre outros) onde são suscitadas questões concernentes à constituição do sujeito através das narrativas e atos do conhecimento, na esteira da escrita crítica da experiência histórica (Erfahrung) proposta por Walter Benjamin. O objetivo geral é o de ressaltar um comum empenho de certa linhagem francesa da filosofia moderna/contemporânea em deslegitimar uma fenomenologia do conhecimento enquanto extensão natural da experiência interior.
    • Nome do projeto: A experiência do sensível, entre Arte e Pensamento (1994 - 2003
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este estudo objetivou esclarecer o alcance das análises fenomenológicas no sentido de sua caracterização de uma Filosofia que, modernamente, deixa falar a experiência sensível na perspectiva própria à subjetividade. Procurou-se mostrar como, em tal engajamento, renova-se o estatuto da interrogação filosófica, quando confrontada com as diferentes figuras da filosofia reflexiva, registro do esquecimento da ordem bruta da existência. Abertura para questões de fato, "que vão mais longe que as verdades de razão", nas palavras de Merleau-Ponty, a experiência sensível permite descortinar uma anarquia e uma selvageria dos modos de sentir, pensar e fazer, quando apreendidos anteriormente à sua declinação nas instâncias objetiva (em si) e subjetiva (para si) da intencionalidade. Ao percorrer os modos expressivos que assume o lugar da experiência bem como as experimentações conceituais que motiva, este estudo propôs esclarecer como um pensamento da experiência, conformando-se ao largo de todo saber positivo (científico ou técnico), permite à filosofia renovar com os procedimentos da Arte e ali surpreender uma "vida clandestina" da Metafísica.
    • Nome do projeto: Linguagem e Experiência em Georges Bataille (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este projeto propõe uma leitura da obra de Georges Bataille (1897-1962) a partir da aproximação ali presente entre escrita literária e pensamento filosófico. Importa estimar os recursos estilísticos de um discurso atento à ?selvagem impossibilidade? de um Eu soberano. Para tanto, as estratégias de análise estão centradas no motivo da ?experiência?, mais precisamente no empenho de Bataille em demovê-la de sua tradicional redução às possibilidades do discurso reflexivo. Esclarecer a retórica de uma escrita envolvida com formas ?irritantes, heteróclitas, senão inquietantes? - negligências históricas do saber positivo -, formas irredutíveis aos modos representacionais do sujeito racional, exige que se retome a leitura foucaultiana da ?experiência-limite?, ali onde esta manifesta a necessidade de uma ?fuga literária da filosofia?, de ?um desatamento sistemático em relação ao Eu que [toma] a palavra [...], à soberania que pensa e escreve?. Dessa palavra Foucault fala como de uma ?libertação obscura e central no âmago de si mesma e que nenhuma cultura pode aceitar imediatamente?. Razão porque Bataille é aqui investigado em seus atos de exteriorização à filosofia, atos de conseqüente criação de uma palavra transgressiva não-assimilável pela cultura. O percurso por sua ensaística, sua obra romanesca bem como sua crítica literária visa avaliar hermeneuticamente a desenvoltura dessa palavra face à seriedade e homogeneidade do conceitual, quando Bataille lhe opõe as experiências soberanas da poesia, do riso e do êxtase. O interesse maior deste estudo reside no acompanhamento dessa desenvolta ruptura de modo a contrapô-la à perspectiva benjaminiana de crítica da descapitalização da experiência nas narrativas modernas.
    • Nome do projeto: Dialética das formas e contra-história da arte: Georges Bataille segundo Georges Didi-Huberman (2009 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Pesquisa tendo por objeto primeiro o trabalho de subversão do pensamento iconográfico conduzido por Georges Bataille entre 1929 e 1930 nos textos e montagens figurativas da revista Documents, trabalho que o historiador e filósofo da arte Georges Didi-Huberman analisa em termos de uma ?contra-história?, escrita na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais, motivada pela necessidade de subverter idealismos estetizantes por meio dos quais toda uma tradição acadêmica mantivera-se atrelada à noção de Belas-Artes. Esta pesquisa procurou esclarecer os condicionantes epistemológicos e historiográficos de tal subversão, bem como avaliar o alcance crítico da História e da Teoria da arte a que ela alude. Para tanto, considerou a leitura didi-hubermaniana de Bataille na medida em que esta se interessa pelos cruzamentos entre pensamento transgressivo e pensamento estrutural, e se detém na conjunção das vanguardas artísticas (pintura, escultura, cinema, fotografia) e das ciências humanas (arqueologia, história, etnologia, psicanálise). Ao focalizar um processo do devir da forma (sua figuração e desfiguração), ao reivindicar uma dialética das formas ali onde a filosofia hegeliana prometia expulsar o perigo das imagens em um método absoluto do pensar, ao convocar, enfim, os modelos formais da vanguarda artística de modo a compor com as formas baixas uma ofensiva a toda lógica antropológica, Documents revela-se mecanismo de desmantelamento da metafísica ocidental. Razão porque se ressalltou o interesse filosófico de um trabalho de arqueologia conceitual e iconográfica conduzido por um historiador da imagem, com nítidos reflexos em uma historiografia de arte revisionista dos reducionismos iconológicos. Em torno da noção batailliana de dialética das formas, a história da arte como disciplina viu-se assim examinados seus procedimentos de conhecimento, seus modelos discursivos e suas categorias de pensamento.
    • Nome do projeto: Filosofia e contra-histórias da arte (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo .
      Descrição: Este projeto, inserido na linha de pesquisa "Arte, Política e Filosofia" do Programa de Mestrado do departamento de História da Arte da UNIFESP. visa avaliar o alcance critico das mais recentes questões teórico-metodológicas colocadas à disciplina de história da arte por alguns pensamentos contemporâneos da imagem. Preconiza-se o percurso por alguns esforços historiográficos recentes tributários de questionamentos oriundos da Filosofia e do pensamento estético (Georges Didi-Huberman, Giorgio Agamben, Hal Foster, Jacques Rancière, Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, dentre outros). Objetiva-se, assim, avaliar o alcance revisionista do atual regime estético da arte, notadamente a ideia de uma contra-história, saber urdido na dobradura escondida dos acontecimentos oficiais de uma cronologia linear e de um idealismo estetizante, que tem apontado para a particular eficácia das imagens na escrita da História. Procura-se, pois, avaliar revisionismos historiográficos afeitos a relações repensadas entre palavra e imagem, teoria e prática, conceito e arte. Como um primeiro resultado de pesquisa, concluiu-se ampla avaliação do trabalho de arqueologia conceitual e iconográfica proposto pelo historiador e filósofo da arte Georges Didi-Huberman. Em torno dos motivos da sobrevivência das imagens e do anacronismo, esse autor repensa as possibilidades e limites da historiografia de arte, seus procedimentos de conhecimento, modelos discursivos e categorias de pensamento. No momento, o projeto aponta para os entornos da obra de Jacques Rancière, onde a História é analisada em suas específicas práticas de escrita. A partir da desconstrução do visível e da história proposta por Rancière, procura-se estimar os recursos estilísticos e imagéticos postos em ação na construção de uma "contra-história da modernidade", particularmente profícua no entendimento das relações hoje vigentes entre o estético e o político.
    • Nome do projeto: O Corpo, entre Arte e Medicina: um levantamento iconográfico e bibliográfico (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FONTES FILHO, Osvaldo , ALEXANDRIA DE OLIVEIRA, Cristiano , PARK, Anna , MARÓSTICA DA COSTA, Tamiris .
      Descrição: Este projeto faz parte da linha de pesquisa "Arte,Política e Filosofia: conceitos e práticas" do depto. de História da Arte da UNIFESP. Já em seu segundo ano de implantação, ele consiste na investigação dos modos pelos quais as artes visuais e o saber médico pensam e representam o corpo em diferentes momentos da história moderna e contemporânea. O motivo do corpo, onipresente nas construções do imaginário e do intelecto, solicita conhecimentos de natureza variada. Razão porque este projeto tem abrigado trabalhos de pesquisa de alunos-bolsistas (quatro no primeiro ano e outros quatro neste segundo ano) em torno de uma bibliografia heterogênea, interrogativa do corpo em seus protocolos imagéticos e conceituais: textos de história da arte e da medicina, de antropologia, de sociologia, de psicologia/psicanálise, de literatura e de filosofia. À pesquisa de tal textualidade, onde o corpo é assumido na diversidade de seus motivos (paixões, sensações, obsessões, patologias e estetismos de toda ordem), acrescenta-se uma ampla documentação iconográfica: dos tratados renascentistas de anatomia aos documentos de uma recente corporeidade virtualizada. No envolvimento, pois, com fontes imagéticas e textuais tributárias de saberes diversos, trata-se de focalizar a profícua, e ainda pouco explorada, história de colaborações entre representação artística e investigação médica. O escopo último da pesquisa é o de produzir uma síntese da cultura visual (na forma de um banco de imagens informatizado, ora em construção) em torno do corpo, de suas evidenciações científicas a certas apropriações artísticas, passando pelos múltiplos protocolos sociais de sua normalização/normatização, idealização, anatemização, espetacularização. A pesquisa abriga assim tanto modos de representações do universo da Medicina nas Artes Visuais quanto as contribuições do saber médico para o imaginário contemporâneo em torno do corpo.
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Étude des structures rhétoriques de l´historiographie humaniste: les figures d´ironie et de critique (Projeto de Pesquisa em Doutorado no Exterior: 35 páginas, com versão em português de 22 páginas). 1990 - Projeto de pesquisa em doutorado no exterior (35 páginas, com versão em português de 22 páginas)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Linguagem e Experiência em Georges Bataille (Projeto de Pesquisa em Pós-Doutorado, 32 páginas). 2005 - Projeto de pesquisa em pós-doutorado (32 páginas)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Organicidades e morfismos na Ética dos novos tempos(projeto de pesquisa em 22 páginas). 2006 - Projeto de pesquisa
    • FONTES FILHO, Osvaldo . O Corpo, entre Arte e Medicina: um levantamento iconográfico e bibliográfico (52 páginas). 2011 - Projeto de pesquisa
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Corpo, Imagem e Olhar nas artes moderna e contemporânea. 2012 - Curso de extensão "história da arte e educação" (eflch-unifesp)
    • FONTES FILHO, Osvaldo . Projeto de Pesquisa O Corpo, entre Arte e Medicina. Exacerbações do ver, entre os séculos XIX e XX .. 2012 - Projeto de pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Ano de conclusão: 1981
      • Curso: Engenharia Civil
        Nome da Instituição: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Merleau-Ponty na trama da experiência
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris
        Título: L´historicité des formes expressives dans la phénoménologie de Merleau-Ponty
        Ano de conclusão: 1997
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Centre d´Etudes Supérieures de la Renaissance- Université François Rabelais
        Título: Les structures rhétoriques de l´historiographie humaniste: figures d´éloge et de vitupération
        Ano de conclusão: 1993
        Status do curso: Incompleto
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto
        Ano de conclusão: 2007
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • IBILCE-UNESP de São José do Rio Preto:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor no Curso de História da Arte, no Departamento de História da Arte da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Arte UNIFESP , na linha de pesquisa "Arte, Política e Filosofia".
        Outras informações: Professor Adjunto 2