Não autenticado |

Adriana Pucci Penteado de Faria e Silva

    • possui graduação em Português/Italiano pela Universidade de São Paulo (1993) e mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é doutoranda pelo LAEL da PUCSP. É bolsista do CNPq desde outubro de 2007. É membro (estudante) do Grupo Pesquisa Linguagem, Identidade e Memória (CNPq/certificado pela instituição), liderado pela Profa. Dra. Elisabeth Brait.Participa do programa "Contatos com a Arte", desenvolvido pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo, como Educadora Formadora convidada. Atuou como psicopedagoga pelo projeto de extensão "Laboratório do Conhecimento" da Faculdade de Educação da PUCSP e como monitora na disciplina "Diagnóstico Psicopedagógico", ministrada pela professora Anete Busin Fernándes no curso de especialização em Psicopedagogia oferecido pela COGEAE PUCSP, no segundo semestre de 2007. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: lingüística, línguas estrangeiras, aprendizagem, autoria, adultos universitários e psicopedagogia.

       

      Links:    

    • ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
    • LINGUAGEM E TRABALHO
    • SILVA, A. P. P. F. . Formas de Presença do Outro no Discurso Verbo-Visual de uma Paciente de Psicopedagogia: Uma Perspectiva Bakhtiniana Intercâmbio (CD-ROM) , v. XVII , p. 15 - 28 , 2008. ISSN: 180675X.
    • SILVA, A. P. P. F. . O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: SETA , 2008 , Campinas. ANAIS do SETA. : , 2008. p. 175 - 181.
    • SILVA, A. P. P. F. . O eu nem sempre é o mesmo. In: 12º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 3º Congresso Internacional de Lusofonia do IP - PUC/SP , 2008 , São Paulo. http://www.ippucsp.org/Resumos12.pdf (caderno digital de resumos). : , 2008.
    • SILVA, A. P. P. F. . O eu nem sempre é o mesmo: oscilações enunciativas em enunciados verbais e verbo-visuais em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: III simpósio internacional sobre análise do discurso , 2008 , Belo Horizonte. III simpósio internacional sobre análise do discurso: emoções, ethos e argumentação. : , 2008. p. 71 - 72.
    • SILVA, A. P. P. F. . Oscilações enunciativas em relatórios de atendimento psicopedagógico. In: II Jornada do Grupo de Pesquisa / CNPq Linguagem, Identidade e Memória , 2007 , Santo André. http://www.linguagemememoria.com.br/home.php. : , 2007.
    • SILVA, A. P. P. F. . O sofrimento da inclusão: uma proposta de análise discursiva de relatórios de atendimento psicopedagógico. In: SETA (Seminário de teses em andamento) , 2007 , Campinas. Caderno de resumos. : , 2007.
    • SILVA, A. P. P. F. . Formas de presença do outro no romance A Misteriosa Chama da Rainha Loana, de Umberto Eco. In: 55º Seminário do GEL , 2007 , Franca. http://www.gel.org.br/3sem-2007/3sem-2007-programacao.html. : , 2007.
    • SILVA, A. P. P. F. . Interdiscursividade nos relatórios de observaçãodo atendimento psicopedagógico. In: 16º InPLA Intercâmbio de Pesquisas em Lingüísitca Aplicada , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2007.
    • SILVA, A. P. P. F. . Interdiscursividad en los informes de observación de la atención psicopedagógica. In: VII Congresso Latinoamericano Estudios del Discurso ALED 2007 , 2007 , Bogotá. VII Congresso Latinoamericano Estudios Discursivos - Progamación y Resúmenes. Bogotá : Imprenta Patriótica Instituto Caro y Cuervo, 2007. p. 207 - 207.
    • MELO, M. L. A. ; SILVA, A. P. P. F. ; CAMPOS, R. C. Q. . Uma Leitura Psicopedagógica das Marcas do Sujeito-Autor no Discurso. In: 4ª Jornada da Clínica Psicológica , 2005 , São Paulo. Boletim Clínico. : , 2005. p. 157 - 164.
    • SILVA, A. P. P. F. . Declinações do moderno na América Latina. : , 2009 (relato de mesa redonda)
    • SILVA, A. P. P. F. . História esquecida. Porto Alegre - RS : Edições Est , 2002 (Tradução)
  • Curso de curta duração ministrado: 6
    • SILVA, A. P. P. F. ; POLO, L. . Contatos com a arte - exposição "Panorama dos Panoramas". 2008 (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
    • SILVA, A. P. P. F. ; POLO, L. . Contatos com a arte - exposição "Quando vidas se tornam forma: diálogos com o futuro Brasil-Japão". 2008 (MAM - Museu de arte moderna de São Paulo)
    • SILVA, A. P. P. F. ; DUARTE, Fabiolla . Contatos com a arte: exposição " Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra 'de arte' ". 2008 (MAM - Museu de arte moderna de São PAulo)
    • SILVA, A. P. P. F. . Arte Jovem no MAM - exposição "Marcel Duchamp: uma obra que não é uma obra 'de arte'". 2008 (Museu de arte moderna de São PAulo)
    • SILVA, A. P. P. F. ; Miranda, Pablo . Contatos com a arte: exposição "Smetak imprevisto". 2008 (Museu de Arte Moderna de São Paulo)
    • SILVA, A. P. P. F. ; ASSUNÇÃO, Thaís . Contatos com a arte - exposição "Jorge Guinle: Belo Caos". 2009 (MAM-SP)
    • Nome do projeto: Projeto de doutorado em Lingüística Aplicada aos Estudos da Linguagem: (2006 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SILVA, A. P. P. F. .
      Descrição: O DISCURSO EM RELATÓRIOS DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Resumo Neste trabalho, objetivamos identificar em relatórios de atendimento psicopedagógico interlocutores imediatos e vozes que atravessam seus discursos. Temos como premissa que o registro do atendimento clínico compõe o trabalho do psicopedagogo. A partir dos registros, podem-se elaborar relatórios, documentos que são nosso objeto de estudo. Nosso corpus é formado, inicialmente, por documentos relativos ao caso Clarice (nome fictício), produzidos por estagiários do curso de Especialização em Psicopedagogia da COGEAE PUCSP, entre 2004 e 2005. Tais documentos são confrontados com os de mais dois casos atendidos por alunos da disciplina Diagnóstico Psicopedagógico, do já citado curso, no primeiro semestre de 2008. Para estabelecer características gerais desses enunciados concretos, tecemos algumas reflexões sobre os relatórios como pertencentes a um gênero do discurso, conforme teoria de Bakhtin e seu Círculo. Propomos uma descrição da ocupação do psicopedagogo e um levantamento sobre a literatura que trata da escrita do atendimento clínico. Em nossas análises preliminares, observamos que há estabilidades quanto ao estilo, ao tema e à forma composicional e identificamos a oscilação entre a descrição narrativa da sessão e a transcrição direta dos diálogos entre cliente e psicopedagogo. Apresenta-se, portanto, como primeiro enunciador desses documentos o estagiário que os elabora, voz do discurso narrativo. Sua presença é, por vezes, evidenciada no discurso citado por marcas textuais como a pontuação. A identificação desse narrador esclarece os ângulos dialógicos pelos quais as vozes do discurso se encontram.
    • Graduacao:
      • Curso: Português/Italiano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: correção do ENEM 2006
        Outras informações: avaliador
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Psicopedagoga voluntária atuando no Projeto de Extensão da Faculdade de Educação da PUCSP, "Laboratório do Conhecimento", o qual promove atendimento clínico a universitários que apresentam queixas de aprendizagem.
        Outras informações: Psicopedagoga - Projeto de Extensão
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2007 ).
        Outras informações: Professora
    • CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Participante dos projetos de pesquisa "Contribuições teórico-metodológicas da perspectiva dialógica para a análise das relações estilo, trabalho, construção de identidade"/CNPq (Coordenado pelo Prof. Dr. Elisabeth Brait) e "Linguagem, Memória e Identidade" certificado pela PUC e acolhido pelo CNPq .O grupo de pesquisa Discursos em diálogo foi constituído em 2000, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, LAEL/PUC-SP.
        Outras informações: bolsista