Não autenticado |

Artur Sartori Kon

    • Ator, dramaturgo e pesquisador na área de Estética e Filosofia do Teatro. Bacharel em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Unicamp, formado em 2009. Mestre em Filosofia na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), na linha Estética e Filosofia da Arte, com a dissertação "Da teatrocracia: estética e política do teatro paulistano contemporâneo", investigando a produção cênica recente na cidade de São Paulo em diálogo com a filosofia de Theodor Adorno e Jacques Rancière (publicada em livro pela Editora Annablume em 2017). Doutor pela mesma instituição, com pesquisa sobre a obra dramatúrgica da autora austríaca Elfriede Jelinek (laureada com o Nobel em 2004), tendo realizado estágio na Universidade de Frankfurt. Realizou estágio de pós-doutorado no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pesquisa intitulada "Uma política cômica do não-saber no teatro contemporâneo: O poder das besteiras teatrais" (2022-2023, bolsa FAPESP). Mantém trabalho artístico na Cia de Teatro Acidental, pela qual publicou o livro "Trilogia dos afetos políticos" com dramaturgias e uma apresentação de sua autoria, além de textos críticos de pesquisadores convidados. Sua pesquisa teórica e prática envolve principalmente os seguintes temas: estética e política na contemporaneidade; teatro político e pós-dramático; dramaturgia contemporânea.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 3
    • KON, Artur . Elfriede Jelinek: do texto impotente a um teatro impossível (no prelo). São Paulo : Perspectiva, 2024 . p. ISBN: NOPRELO.
    • KON, A. S. . Trilogia dos afetos políticos: Cia de Teatro Acidental. Belo Horizonte : Javali, 2022 . 192p. ISBN: 9786587635224.
    • KON, A. S. . Da Teatrocracia: estética e política do teatro paulistano contemporâneo. São Paulo : Editora Annablume, 2017 . 308p. ISBN: 9788539108497.
    • KON, A. S. . E a verdade não libertará etc. etc.: Sobre a peça Verdade, do grupo Tablado SP Revista Rosa , v. 6 , p. 1 - , 2022. ISSN: 27641333.
    • KON, A. S. . Pesquisar para desconhecer: O projeto -Anatomia da violência na Colômbia-, do Mapa Teatro VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 17 , p. 65 - 102 , 2023. ISSN: 19814062.
    • KON, Artur Sartori . O que devemos dizer? A recriação da peça didática brechtiana em Oratorium, do She She Pop Urdimento-Revista De Estudos Em Artes Cenicas , v. 2 , p. 1 - 25 , 2023. ISSN: 23586958.
    • KON, Artur Sartori . A travessia do deserto: verdade e não-saber em Pornoteobrasil, do Tablado de Arruar Revista Sala Preta Eletrônica , v. 22 , p. 141 - 166 , 2023. ISSN: 22383867.
    • KON, A. S. . O que é o contemporâneo (no teatro brasileiro)? Reflexões orientadas por e para o professor Celso Favaretto REVISTA LIMIAR , v. 8 , p. 179 - 208 , 2021. ISSN: 2318423X.
    • KON, A. S. . A última versão é sempre a penúltima: Outraduzindo e retranscriando a poesia de Brecht REVISTA RE-PRODUÇÃO , v. 1 , p. 137 - , 2020. ISSN: 23591358.
    • KON, A. S. . Em defesa de Baco contra seus admiradores Revista Sala Preta Eletrônica , v. 20 , p. 145 - 169 , 2020. ISSN: 22383867.
    • KON, A. S. . Prólogo terminável e interminável (sobre as primeiras peças de Peter Handke) PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 111 - 138 , 2021. ISSN: 19828837.
    • KON, A. S. . Mímesis, contemplação, autonomia: Experiência (e) estética na releitura de Adorno por certa terceira geração da Escola de Frankfurt Dissonância: Revista de Teoria Crítica , v. 3 , p. 46 - 84 , 2019. ISSN: 25945025.
    • KON, A. S. . Fantasmas de um vivo futuro: memória e história em Depois dos últimos dias, de Christoph Marthaler CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 31 , p. 137 - 159 , 2020. ISSN: 24474207.
    • KON, A. S. . 2018, primeiro como farsa, depois como tragédia Revista Sala Preta Eletrônica , v. 19 , p. 315 - 338 , 2019. ISSN: 22383867.
    • KON, A. S. . Narcisismo e autocrítica em Vergonha, do Coletivo Bruto (Antiteatrodocumentário 2) VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 13 , p. 66 - 87 , 2019. ISSN: 19814062.
    • KON, A. S. . Tragédia e comédia em Christoph Menke: Teoria Crítica e estética contemporânea RAPSÓDIA (USP) , v. 1 , p. 164 - 184 , 2018. ISSN: 15196453.
    • KON, A. S. . -Eu escrevo, caso alguém se interesse-: A mulher e a artista na peça -Sombra-, de Elfriede Jelinek Urdimento (UDESC) , v. 3 , p. 28 - 48 , 2018. ISSN: 14145731.
    • KON, A. S. . Crônica de um Fracasso Anunciado: representação, ética e estética na (meta)crítica da razão branca Revista Sala Preta Eletrônica , v. 17 , p. 371 - , 2017. ISSN: 22383867.
    • KON, A. S. . Antiteatrodocumentário: Verdade e ficção em Conversas com meu pai, de Janaína Leite e Alexandre Dal Farra VISO : CADERNOS DE ESTÉTICA APLICADA , v. 11 , p. 28 - 47 , 2017. ISSN: 19814062.
    • KON, A. S. . SLAVOJ -I-EK E JACQUES RANCIÈRE: A RECONSTRUÇÃO DA CRÍTICA DIALÉTICA KÍNESIS (MARÍLIA) , v. 8 , p. 46 - 56 , 2016. ISSN: 19848900.
    • KON, A. S. . Se há transgressão no teatro paulistano contemporâneo: gestos e imagens Urdimento (UDESC) , v. 1 , p. 078 - 091 , 2016. ISSN: 14145731.
    • KON, A. S. . Apesar de tudo: Didi-Huberman, ética e estética Paralaxe , v. 5 , p. 3 - 22 , 2016. ISSN: 23189215.
    • KON, A. S. . Vida e morte do teatro contemporâneo RAPSÓDIA (USP) , v. 8 , p. 173 - 201 , 2014. ISSN: 15196453.
    • KON, Artur Sartori . Les yeux de l?histoire. Joie pornographique dans les tristes tropiques bolsonaristes. Cahiers Bataille, v. 6, p. 185 - 221, 2024.
    • KON, Artur . Apresentação: O pior teatro para o pior dos mundos. Trilogia dos afetos políticos: Cia de Teatro Acidental, v. , p. 7 - 24, 2022.
    • KON, A. S. ; TENDLAU, M. . "Behind crumbling doors/ Untiringly advising/ The fate of the world": Brecht's The Measures Taken in Quarantined Neofascist Brazil. The Brecht Yearbook / Das Brecht-Jahrbuch, v. 47, p. 43 - 62, 2022.
    • KON, A. S. . Análise: Peter Handke . Folha de S. Paulo , São Paulo , 11 out. 2019.
    • KON, A. S. . Tragédia e comédia em Alenka Zupančič: psicanálise, estética e política. In: III Seminário de Estética e Crítica de Arte , 2017 , São Paulo. Anais do III Seminário Estética e crítica de arte : As artes entre urgência e inoperância. : FFLCH/USP, 2017.
    • KON, A. S. . ?Sinta-se livre para foder comigo?: primeiros apontamentos sobre a dramaturgia de Elfriede Jelinek. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DRAMATURGIA LETRA E ATO , 2017 , Campinas. ANAIS DO I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE DRAMATURGIA LETRA E ATO. : , 2016. p. 49 - 54.
    • KON, Artur Sartori . Ainda não sabemos: que(m) é o contemporâneo?. São Paulo : MITsp , 2022 (Ensaio/crítica teatral)
    • KON, A. S. . Atravessar o costume. : , 2023 (Crítica teatral)
    • KON, A. S. . How to Be a Chorus: Toward a Community-Building Theater for Not-Knowing Together. Munique : La Escuela , 2023 (Ensaio)
    • KON, A. S. . Literatura na Quarentena: Peter Handke. : Site A Terra é Redonda , 2020 (Ensaio)
    • KON, Artur Sartori . Se há transgressão no teatro paulistano contemporâneo: gestos e imagens. 2015 (Comunicacao)
    • KON, A. S. . O poder das besteiras teatrais: uma política cômica do não-saber no teatro contemporâneo. 2022 (Seminário)
    • KON, A. S. . Descolonizar como desaprender: Mala Voadora e Mapa Teatro. 2023 (Seminário)
    • KON, A. S. . Elogio da estupidez: 'Mágica de verdade', do Forced Entertainment. 2023 (Simposio)
    • KON, A. S. . O coro inoperante: A recriação da peça didática brechtiana em Oratorium, do She She Pop. 2022 (Seminário)
    • KON, A. S. . O teatro de Elfriede Jelinek. 2020 (Conferência)
    • KON, A. S. . Sem drama: Traduzindo o teatro contemporâneo. 2018 (Conferência)
    • KON, A. S. . Christoph Menke e a cena de um mundo tragicômico. 2017 (Comunicacao)
    • KON, A. S. . Tragédia e comédia em Alenka Zupančič: psicanálise, estética e política. 2017 (Comunicacao)
    • KON, A. S. . Em busca de um teatro raso: A dramaturgia de superfícies de Elfriede Jelinek. 2016 (Comunicacao)
    • KON, A. S. . Slavoj Zizek e Jacques Rancière: A reconstrução da crítica dialética. 2014 (Comunicacao)
    • KON, A. S. ; FABBRINI, R. N. ; VIANA, F. ; LINO, A. ; LUDUVICE, R. ; FROEHLICH, J. . I Seminário de Estética e Crítica de Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia da USP. 2013 (FFLCH USP)
    • LUDUVICE, R. ; FABBRINI, R. N. ; VIANA, F. ; COLOSSO, P. ; KON, A. S. ; TRIZOLI, T. . II Seminário de Estética e Crítica de Arte. 2015 (FFLCH-USP)
    • KON, Artur ; WYLLYS, J. ; SAFATLE, V. ; DUNKER, C. ; RODRIGUES, C. ; DAHMER, A. ; QUINALHA, R. ; BAUMGARTEL, S. ; MENEZES, C. . Seminário O Ódio como afeto político. 2015 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • KON, Artur ; DUNKER, C. ; ABREU, K. ; JARDIM, S. ; SARDINHA, R. ; LAGO, C. . Seminário O Horror ao Outro. 2019 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • FABBRINI, R. N. ; KON, A. S. ; BONFIGLIOLI, C. ; LUDUVICE, R. ; VIANA, F. ; COLOSSO, P. ; BLANCO, D. . III Seminário de Estética e Crítica de Arte. 2017 (Departamento de Filosofia da FFLCH-USP)
    • KON, A. S. ; MARCONDES, R. ; LUDUVICE, R. ; FROEHLICH, J. . Artes do não: arte e política no urgente século XXI. 2021 (Poiesis)
    • KON, A. S. . Falas fora de lugar: Dramaturgia contemporânea. 2021 (Poiesis)
    • KON, A. S. . Escrever peças sem escrever nada: criação dramatúrgica. 2021 (Poiesis)
    • KON, A. S. . Depois de Brecht: Dramaturgia política contemporânea em língua alemã. 2022 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • KON, A. S. ; MARCONDES, R. ; LUDUVICE, R. ; FROEHLICH, J. . Artes do não. 2023 (Centro de Pesquisa e Formação do SESC)
    • KON, A. S. . O Teatro diante da Catástrofe Brasileira: Duas Leituras. 2022 (Escola de Comunicações e Artes da USP)
    • KON, A. S. . Não quero teatro!: O teatro de Peter Handke e Elfriede Jelinek no contexto da dramaturgia pós-dramática. 2021 (Centro Austríaco e Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná)
    • KON, A. S. . Falas fora de lugar: pensar a dramaturgia contemporânea a partir de Elfriede Jelinek. 2022 (Escola de Comunicações e Artes da USP)
    • KON, A. S. . Uma política cômica do não-saber no teatro contemporâneo: O poder das besteiras teatrais. 2023 (Escola de Comunicações e Artes da USP)
    • KON, A. S. . Escrever peças sem escrever nada. 2022 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • Nome do projeto: Loucura e distância: fazer conviver Brecht e Artaud no corpo do ator (2009 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KON, A. S. , FABRINI, V. .
    • Nome do projeto: A palavra viva e inflamada dos manifestos teatrais (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KON, A. S. , Yagyu, A.K .
    • Nome do projeto: A partilha do sensível no teatro paulistano contemporâneo (2012 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KON, A. S. , FABBRINI, R. N. .
      Descrição: Investigação de certo "retorno do político" no campo das artes, mais especificamente da recente produção teatral da cidade de São Paulo (especialmente da virada da primeira para a segunda décadas do século XXI), de modo a fazer dialogar algumas obras selecionadas com a filosofia de Jacques Rancière.
    • Nome do projeto: Uma política cômica do não-saber no teatro contemporâneo: O poder das besteiras teatrais (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KON, A. S. , Antônio Araújo .
      Descrição: O projeto de pós-doutorado realizado no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, com bolsa FAPESP, investigou cinco encenações recentes, de grupos teatrais de diversas partes do mundo, onde localizamos certa estratégia comum: o emprego de certa comicidade tola, mesmo ali onde se discutem as questões mais urgentes do presente, para explicitar a potência de um não-saber sobre a política, ou ainda uma política estética do não-saber. Seja enfrentando a ascensão de certa extrema-direita no Brasil dos últimos anos (Pornoteobrasil, do Tablado de Arruar) ou o papel da violência na formação histórica da Colômbia ("Anatomia da violência na Colômbia", do Mapa Teatro), seja tematizando a pervasividade absoluta da lógica do espetáculo (Mágica de verdade, da companhia inglesa ForcedEntertainment) ou a especulação imobiliária na Berlim contemporânea (Oratório, do She She Pop), ou ainda expondo relações de exploração humana e da natureza que acompanham a história da América Latina desde a colonização (Amazônia, do grupo português Mala Voadora), essas peças apostam em um riso ligado não à superioridade intelectual, ao wit ou à ironia fina, mas à tradição dos bobos, à besteira considerada mais baixa, à ignorância, inépcia e impotência. É nesse lugar inesperado, acreditamos, que se pode encontrar um teatro político renovado, à altura do nosso tempo.
    • Nome do projeto: Em busca de um teatro raso: A dramaturgia de superfícies de Elfriede Jelinek (2016 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KON, A. S. , FAVARETTO, C. .
      Descrição: O projeto visa investigar a produção dramatúrgica da escritora austríaca Elfriede Jelinek, laureada em 2004 com o Prêmio Nobel de Literatura, tentando responder à pergunta: por que e como escrever para o teatro hoje, quando o teatro parece prescindir do texto dramático para se realizar enquanto fenômeno artístico autônomo? Buscamos assim traçar uma linha de continuidade entre a teorização da crise do drama em Peter Szondi e as investigações sobre o teatro contemporâneo (pós- ou meta-dramático) em Hans-Thies Lehmann e Christoph Menke.
    • KON, Artur . Escrever peças sem escrever nada. 2022 - Aula online
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Cênicas
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Instituto Superior de Educação Vera Cruz
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Cia de Teatro Acidental:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - Atual ).
        Outras informações: ator e dramaturgo
    • Cia de Feitos:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2022 ).
        Outras informações: ator
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).