Não autenticado |

Leland Emerson McCleary

    • possui graduação em Letras/Inglês - Southwestern University (1967), mestrado em Ensino de Inglês Como Segunda Língua - University of California Los Angeles (1982) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1996). É professor da Universidade de São Paulo desde 1989, atuando no curso de inglês. Nos últimos anos tem se especializado em lingüística interacional e cognitiva, com pesquisas e publicações nas áreas de sociolinguística e educação bilíngue, educação de surdos, descrição de línguas de sinais e gestualidade na língua oral.

       

      Links:    

    • Língua Estrangeira e Educação
    • Linguagem, Educação e Sociedade
    • Metodologia de ensino de língua estrangeira
    • HASSEMER, J. ; MCCLEARY, L. E. . The multidimensionality of pointing Gesture , v. 17 , p. 416 - 461 , 2019. ISSN: 15699773.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Espaços integrados e corpos partidos: vozes e perspectivas narrativas em línguas sinalizadas DOI - 10.5752/P.2358-3428.2014v18n34p121 SCRIPTA , v. 18 , p. 121 - 140 , 2014. ISSN: 23583428.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . A identificação de unidades gramaticais na libras: Uma proposta de abordagem baseada no uso Revista Todas as Letras (MACKENZIE. Online) , v. 15 , p. 62 - 87 , 2013. ISSN: 19806914.
    • MCCLEARY, L. E. ; LEITE, T. A. . Turn-taking in Brazilian Sign Language: Evidence from overlap Journal of Interactional Research in Communication Disorders , v. 4 , p. 123 - 154 , 2013. ISSN: 2040512X.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Língua e gesto em línguas sinalizadas Veredas (UFJF. Online) , v. 15 , p. 289 - 304 , 2011. ISSN: 19822243.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. . Descrição das línguas sinalizadas: a questão da transcrição dos dados Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online) , v. 54 , p. 265 - 289 , 2010. ISSN: 19815794.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Representação do espaço em inglês e português brasileiro: observações iniciais Revista da ANPOLL (Impresso) , v. 16 , p. 101 - 129 , 2004. ISSN: 14147564.
    • MCCLEARY, L. E. . Technologies of Language and the Embodied History of the Deaf Sign Language Studies , v. 3 , p. 104 - 124 , 2003. ISSN: 15336263.
    • BLOCH, J. ; CONDON, W. ; HICKEY, D. ; MATSUDA, P. K. ; RILLING, S. ; MCCLEARY, L. E. ; PALMQUIST, M. . Academic.Writing Forum: Connecting WAC and ESL? Academic.Writing , v. 2 , p. 1 - , 2001. ISSN: 1552325X.
    • MCCLEARY, L. E. . Technologies of language and the embodied history of the deaf Currents in Electronic Literacy , v. Spr01 , p. 3 - , 2001. ISSN: 15246493.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Fundamentos para uma semiótica de corpos em ação. Novos caminhos da linguística, v. , p. 171 - 193, 2017.
    • MCCLEARY, L. E. . História oral: Questões de língua e tecnologia. Memória e diálogo: Escutas da Zona Leste, visões sobre histõria oral, v. , p. 93 - 123, 2011.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Sign-gesture symbiosis in Brazilian Sign Language narrative. Meaning, form, and body, v. , p. 181 - 201, 2010.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Estudo em diário: Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da língua de sinais brasileira por um adulto ouvinte. Estudos surdos IV, v. 4, p. 242 - 277, 2008.
    • MCCLEARY, L. E. . O ensino de língua estrangeira e a questão da diversidade. Ensino e aprendizagem de língua inglesa : Conversas com especialistas, v. 1, p. 203 - 220, 2009.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Transcrição de dados de uma lingua sinalizada: Um estudo piloto de transcrição de narrativas na lingua de sinais brasileira (LSB). Bilingüismo dos surdos: Questões lingüisticas e educacionais, v. , p. 73 - 96, 2007.
    • MCCLEARY, L. E. . Community voices: Leland McCleary. Computers and writing: the cyborg era, v. 1, p. 150 - 150, 2004.
    • NEGRAO, E. V. ; MORAIS, M. A. C. R. T. ; CHAVES, T. ; MCCLEARY, L. E. ; KLEIN, S. L. ; SOUZA, P. C. de ; VIOTTI, E. C. . Itens negativos em corpus do português brasileiro. Gramática do português falado, v. 8, p. 345 - 375, 2002.
    • MCCLEARY, L. E. . Translation policy in Brazil. Languages in the International Perspective, v. , p. 181 - 198, 1986.
    • MCCLEARY, L. E. . Curled in the flannel warmth . Kansas Quarterly , Manhattan, KS , 01 dez. 1970.
    • MCCLEARY, L. E. . Winesburg, Ohio: Town without community . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 mar. 1967.
    • MCCLEARY, L. E. . A shelf of poets . Soutwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 mai. 1966.
    • MCCLEARY, L. E. . My friend . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 abr. 1966.
    • MCCLEARY, L. E. . The language of poetry . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 abr. 1966.
    • MCCLEARY, L. E. . You have come a long way. Have no other gods. Beware false prophets . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 nov. 1965.
    • MCCLEARY, L. E. ; CHIAO, D. J. W. . Seeing a friend off . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , 01 abr. 1966.
    • MCCLEARY, L. E. . To grow up and become in the wonder of creation . Southwestern Magazine , Georgetown, Texas , 01 abr. 1965.
    • MCCLEARY, L. E. . Directive for beginning sculptors . Southwestern Magazine , Georgetown, TX , . .
    • MCCLEARY, L. E. ; DUCKWORTH, A. M. V. C. . Bibliotecas pensando no Surdo . Revista da FENEIS , Rio de Janeiro, Brasil , . .
    • HASSEMER, J. ; MCCLEARY, L. E. . An account of the structural diversity in pointing gestures. In: International Society of Gesture Studies 8th International Conference , 2018 , Cape Town, South Africa. Gesture and Diversity: Book of Abstracts. Amsterdam : International Society of Gesture Studies, 2018. p. 285 - 285.
    • MCCLEARY, L. E. . O caso da USP: A análise da conversa etnometodológica nos limites. In: I Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica , 2017 , Porto Alegre. EnACE: I Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica. Caderno de Resumos. Porto Alegre : Instituto de Letras, UFRGS, 2017. p. 48 - 49.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Linguistics in search of a semiotics of interaction. In: X Brazilian International Meeting on Cognitive Science , 2015 , São Paulo. EBICC 0 2015 International Brazilian Meeting on Cognitive Science Program and Abstracts. São Paulo : Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2015. p. 58 - 58.
    • MCCLEARY, L. E. . Where are the signs? (And when?) - The case for transcribing movement phases of the two hands separately in signed discourse. In: ISGS 5 - The communicative body in development , 2012 , Lund, Suécia. ISGS 5 - The Communicative body in development. Book of abracts. Lund, Suécia : Lund University, 2012. p. 68 - 69.
    • GUIMARÃES, A. F. ; MCCLEARY, L. E. . Narrativas em Língua Brasileira de Sinais: transcrição com vistas à formação de corpus linguístico. In: 20. SIICUSP - Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2012 , São Paulo, SP. CD Online - 20. SIICUSP. São Paulo, SP : https://uspdigital.usp.br/siicusp/, 2012.
    • MCCLEARY, L. E. . Carnal linguistics. In: XIV EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira , 2012 , São Paulo. Programação e Resumos. São Paulo, SP : FFLCH, PRCEU, PRG, 2012. p. 8 - 8.
    • MCCLEARY, L. E. . Traduzindo o gesto. In: II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Interpretação de Língua de sinais Brasileira , 2010 , Florianópolis, SC. II Congresso Nacional de Pesquisa em Tradução e Intepretação de Língua de sinais Brasileira. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, 2010.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Turn-taking in Brazilian Sign Language. In: International Conference on Conversation Analysis - ICCA10 , 2010 , Mannheim, Alemanha. ICCA10 Abstracts: Multimodal Interaction. Mannheim, Alemanha : Institut für Deutsche Sprache, 2010. p. 250 - 251.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Gesture, prosody and structural segmentation in Brazilian Sign Language. In: 4th Conference of the International Society for Gesture Studies - ISGS , 2010 , Frankfurt (Oder). Gesture: Evolution, brain, and linguistic structures. Frankfurt (Oder) : Europa-Universität Viadrina, 2010. p. 206 - 206.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Prosody, attentional gesture and segmentation in Brazilian sign language conversation. In: Cognitive Science Colloquia , 2008 , Cleveland, Ohio - USA. Cogsci Colloquium. Cleveland, OH : Cognitive Science Department, Case Western Reserve University, 2008.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. . Constituição de corpus da língua de sinais brasileira: Transcrição, padronização de dados e informatização. In: 6. Encontro de Lingüística de Corpus - Lingüística de Corpus: Um mapeamento dos estudos no Brasil , 2007 , São Paulo, SP. 6. Encontro de LIngüística de Corpus: Programação e Resumos, 2007. São Paulo, SP : , 2007. p. 47 - 48.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Language and gesture in Brazilian sign language narrative. In: 9th Conference on Conceptual Structure, Discourse, and Language (CSDL9) , 2008 , Cleveland, Ohio - USA. 9th Conference on Conceptual Structure, Discourse, and Language (CSDL9) - Cognitive Science Network - SSRN. : Social Science Research Network - SSRN, 2008.
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. ; LEITE, T. A. . Informatização e padronização de dados de línguas sinalizadas. In: 5. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2007 , Belo Horizonte, MG. Caderno de resumos. Belo Horizonte, MG : ABRALIN e UFMG, 2007. p. 418 - 418.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Integração conceitual e vozes narrativas em língua de sinais brasileira. In: 5. Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2007 , Belo Horizonte, MG. Caderno de resumos. Belo Horizonte, MG : ABRALIN e UFMG, 2007. p. 127 - 128.
    • MCCLEARY, L. E. . Pesquisa de texto auxiliada por micro-computador: Indexadores. In: 39. Seminário do GEL , 1991 , Franca, SP. 39. Seminário Grupo de Estudos Lingüísticos - GEL - 1991 Simopse das sessões de comunicações. Franca, SP : UNIFRAN - União das Faculdades Francanas, 1991. p. 27 - 27.
    • MCCLEARY, L. E. ; COUTO, V. R. A. ; KHEMLANI-DAVID, M. . Cultural awareness or cultural imperialism? TEFL navigating rocky waters. In: 26. Annual TESOL Convention , 1992 , Vancouver. TESOL '92 - Explore and discover. Washington, DC : Teachers of English to Speakers of Other Languages, 1992. p. 331 - 331.
    • MCCLEARY, L. E. . Language teaching and cultural straightjacketing. In: 3. National BRAZ-TESOL Convention , 1992 , São Paulo, SP. BRAZ-TESOL Meeting the challenge! 3. National convention program. São Paulo, SP : BRAZ-TESOL, 1992. p. 39 - 39.
    • MCCLEARY, L. E. . Is English the language of science? A current assessment. In: 17. Annual TESOL Convention , 1983 , Toronto. Teachers of English to speakers of other languages: Seventeenth annual convention - 1983. Washington, DC : TESOL, 1983. p. 218 - 218.
    • MCCLEARY, L. E. . Correction handbook: A student-centered approach to grammar. In: 12. Annual TESOL Convention , 1978 , Mexico City. Teachers of English to speakers of other languages; Twelfth annual convention - 1978. Washington, DC : TESOL, 1978. p. 82 - 82.
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . Transcrição dos fenômenos simultâneos na língua de sinais brasileira. In: 4. Congresso Internacional da ABRALIN , 2005 , Brasília, DF. Livro de resumos: 4. Congresso Internacional da ABRALIN. Brasília, DF : Universidade de Brasília, 2005. p. 13 - 13.
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . Através: Investigações sobre espaço e evento. In: 4. Congresso Internacional da ABRALIN , 2005 , Brasília, DF. Livro de resumos: 4. Congresso Internacional da ABRALIN. Brasília, DF : Universidade de Brasília, 2005. p. 153 - 153.
    • MCCLEARY, L. E. . Educação bilíngüe para surdos: Brega ou chique?. In: V Congresso Internacional e XI Seminário Nacional do INES , 2007 , Rio de Janeiro. Anais do Congresso - Surdez: Família, linguagem, educação. Rio de Janeiro, RJ : Instituto Nacional de Educação de Surdos, 2007. p. 288 - 293.
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . Conceptual integration and narrative voices in Brazilian Sign Language. In: 9. Theoretical Issues in Sign Language Linguistics - TISLR - Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais , 2006 , Florianópolis, SC. TISLR 9 - Theoretical Issues in Sign Language Research 9 - 9. Congresso Internacional de Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais. Florianópolis, SC : Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. p. 220 - 221.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Estudo da interação como recurso para a descrição lingüística de uma língua sinalizada. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação / 3. Colóquio Nacional de Filosofia da Linguagem: Linguagem e Interação , 2005 , São Leopoldo, RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo, RS : Unisinos, 2005.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Estudos da Comunidade Surda: Visões de língua e organização de cursos no ensino da lígua de sinais brasileira como segunda língua. In: 52. Seminário do GEL , 2004 , Campinas, SP. Programação e Resumos. Campinas, SP : Instituto de Estudos da Linguagem - UNICAMP, 2004. p. 267 - 167.
    • MCCLEARY, L. E. ; LEITE, T. A. . As histórias de vida de professores surdos: Uma re-visita à metodologia da história oral. In: 13. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2003 , São Paulo, SP. 13. InPLA - Caderno de resumos - Metodologias de Pesquisa em Lingüística Aplicada. São Paulo, SP : LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, 2003. p. 148 - 149.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da língua de sinais brasileira. In: 17. Encontro Nacional da ANPOLL , 2002 , Gramado, RS. Boletim Informativo - A pós-graduação em letras e lingüística no Brasil: memória e projeções. Porto Alegre, RS : ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2002. p. 156 - 156.
    • MCCLEARY, L. E. ; PEREIRA, M. C. C. . Estrutura narrativa em língua de sinais brasileira - Uma análise preliminar de figura e fundo. In: 17. Encontro Nacional da ANPOLL , 2002 , Gramado, RS. Boletim Informativo - A pós-graduação em letras e lingüística no Brasil: memória e projeções. Porto Alegre, RS : ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2002. p. 151 - 152.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Pesquisa autobiográfica em diário de aprendizagem da língua de sinais brasileira como segunda língua. In: 49. Seminário do GEL , 2002 , Marília, SP. Estudos Lingüísticos XXXI. São Paulo, SP : FFLCH - USP, 2002.
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. . Representação do espaço em português brasileiro e língua de sinais brasileira: Observações iniciais. In: 50. Seminário do GEL , 2002 , São Paulo, SP. Resumos. São Paulo, SP : Editora Contexto, 2002. p. 211 - 211.
    • MCCLEARY, L. E. . Histórias de vida de surdos: Da corporalidade primária aos registros digitais. In: 12. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2002 , São Paulo, SP. 12. InPLA - As interlocuções na lingüística aplicada - Caderno de resumos. São Paulo, SP : LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, 2002. p. 150 - 150.
    • MCCLEARY, L. E. . Interação, comunicação e comunidades de aprendizagem. In: 1. ENAPOLINF - 1. Encontro dos Alunos de Pós-Graduação em Lingüística Informática , 2001 , São Paulo. Programa e resumos. São Paulo : FFLCH - Serviço de Divulgação e Informação, 2001. p. 37 - 38.
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Aprendizagem da língua de sinais brasileira como segunda língua: Estudo em diário. In: 49. Seminário do GEL , 2001 , Marília, SP. Seminário do GEL - Programação e Resumos. Assis, SP : Diretoria do GEL (1999-2001), 2001. p. 208 - 208.
    • MCCLEARY, L. E. ; DUCKWORTH, A. M. V. C. ; MARQUES, S. ; PAULA, L. P. De ; SOUZA, M. A. A. ; SOUZA, P. R. . Etnometodologia aplicada ao estudo da interação e da conversação. In: 49. Seminário do GEL , 2001 , Marília, SP. XLIX Seminário do GEL - Programação e Resumos. Assis, SP : Diretoria do GEL (1999-2001), 2001. p. 62 - 63.
    • MATOS, A. H. ; CHIOSSI, E. P. ; MORAES, M. G. ; MCCLEARY, L. E. . O papel da escola nas relações família-escola como fator de desempenho escolar. In: 11. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2001 , São Paulo, SP. Caderno de Resumo - 11o InPLA - Estudos da linguagem e outras áreas do conhecimento. São Paulo, SP : LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC, 2001. p. 108 - 108.
    • PASSOS, A. C. C. ; FERREIRA, A. R. ; OLIVEIRA, E. M. D. ; LUCCAS, M. R. Z. ; DRAGO, S. L. S. ; MCCLEARY, L. E. . Práticas de narrativas na sala de aula. In: 11. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2001 , São Paulo. Caderno de Resumos - 11o InPLA - Estudos da linguagem e outras áreas do conhecimento. São Paulo, SP : LAEL - PUC/SP, 2001. p. 107 - 108.
    • MCCLEARY, L. E. . Convenções discursivas no discurso eletrônico. In: 41. Seminário do GEL , 1994 , Ribeirão Preto - SP. Estudos Lingüísticos XXIII Anais de Seminários do GEL. São Paulo - SP : CNPq e Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1994. p. 954 - 961.
    • MCCLEARY, L. E. . BECAUSE, SINCE e AS em texto escrito e oral. In: 37. Seminário do GEL , 1990 , Lorena - SP. Estudos Lingüísticos 19. Anais de Seminários do GEL. Bauru, SP : UNESP -Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação e Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de SP, 1990. p. 450 - 457.
    • AUBERT, F. H. ; ALVES, I. M. ; MCCLEARY, L. E. ; SILVA, M. A. T. ; FRAGA, P. D. ; MELO, Z. M. Z. C. . Tradução, lexicografia e terminologia informatizadas. In: 39. Seminário do GEL , 1992 , Franca - SP. Estudos Lingüísticos XXI Anais de Seminários do GEL. Jaú - SP : Fundação Educacional Dr. Raul Bauab e Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 1992. p. 28 - 32.
    • MCCLEARY, L. E. . Pesquisa de texto auxiliada por micro-computador: Indexadores. In: 39. Seminário do GEL , 1992 , Franca - SP. Estudos Lingüísticos 21. Anais de Seminários do GEL. Jaú - SP : Fundação Educacional Dr. Raul Bauab e Grupo de Estudos LingUísticos do Estado de São Paulo, 1992. p. 962 - 969.
    • TORI, R. ; PINHEIRO, D. S. ; MCCLEARY, L. E. . Uma experiência em normalização terminológica em tecnologias de ponta. In: 2. Simpósio Latino-Americano de Terminologia / 1. Encontro Brasileiro de Terminologia Técnico-Científica , 1992 , Brasília - DF. II Simpósio Latino-Americano de Terminologia / I Encontro Brasileiro de Terminologia Técnico-Científica: Anais. Brasília - DF : Instituto Brasileiro de Informação em Ciêncie e Tecnologia (IBICT), 1992. p. 387 - 390.
    • MCCLEARY, L. E. . As origens da música country. In: 9. Semana de Letras - Confluência de Sistemas: Literatura e Outras Artes , 1997 , São José do Rio Preto. Caderno de Resumos - IX Semana de Letras - Confluência de Sistemas: Literatura e Outras Artes. São José do Rio Preto : UNESP - Campus de São José do Rio Preto, 1997. p. 2 - 2.
    • MCCLEARY, L. E. . Teacher / student roles in electronic forums. In: 13. JELI - Jornada de Ensino de Língua Inglesa , 1997 , São Paulo, SP. XIII JELI Jornada de Ensino de Língua Inglesa. São Paulo, SP : APLIESP Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo e PUC-SP, 1997. p. 12 - 12.
    • MCCLEARY, L. E. . The Internet interactive classroom. In: 14. ENPULI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa (6 e 7 de junho) , 1997 , Belo Horizonte, MG. XIV ENPULI Encontro Nacional de Professores Universitários de Língua Inglesa. Belo Horizonte, MG : ABRAPUI Associação Brasileira de Professores Universitários de Língua Inglesa e UFMG, 1997. p. 24 - 24.
    • MCCLEARY, L. E. . Uma perspectiva sociolingüística sobre educação de surdos: pidgins e crioulos.. In: 2. Congresso Nacional da Associação Brasileira de Lingüística - ABRALIN (25/01/99 a 27/02/99) , 1999 , Florianópolis, SC. Caderno de Resumos - II Congresso Nacional. Florianópolis, SC : ABRALIN / Universidade Federal de Santa Catarina, 1999. p. 182 - 182.
    • MCCLEARY, L. E. . Reconhecimento de palavras por leitores surdos: Suas implicações para uma teoria da leitura. In: 15. Encontro da ANPOLL - Cartografias (04 a 07 de junho) , 2000 , Niteroi - RJ - Brasil. XV Encontro da ANPOLL - Cartografias - Boletim informativo no. 30. Niteroi - RJ - Brasil : ANPOLL Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2000. p. 99 - 99.
    • MCCLEARY, L. E. ; VALENTINI, C. B. . Linguistic, cognitive and institutional perspectives on the use of interactive technologies for initial literacy for the deaf in Brasil. In: Computers and Writing 2000 Conference (25 a 28 de maio) , 2000 , Fort Worth - TX - USA. Presentation Abstracts Computers and Writing 2000 Conference. Fort Worth - TX - USA : Texas Woman's University, 2000. p. 164 - 165.
    • MCCLEARY, L. E. . Conflict and identity: Linguistic perspectives on the discourse of a list-mediated learning community. In: Computers and Writing 2000 Conference (25 a 28 de maio) , 2000 , Forth Worth - TX - USA. Presentation Abstracts Computers and Writing 2000 Conference. Fort Worth - TX - USA : Texas Woman's University, 2000. p. 165 - 166.
    • MCCLEARY, L. E. . Oralidade visual: Implicações para a história oral. In: 2. Encontro de História Oral do Nordeste , 2000 , Salvador, BA. Caderno de Resumos - Do Oral ao Escrito 500 Anos de História do Brasil - II Encontro de História Oral do Nordeste. Salvador, BA : Editora da Universidade do Estado da Bahia, 2000. p. 108 - 108.
    • MCCLEARY, L. E. . Oralidade visual: Implicações para a história oral. In: 2. Encontro de História Oral do Nordeste , 2000 , Salvador, BA. Do Oral ao Escrito 500 Aos de História do Brasil - Anais do II Encontro de História Oral do Nordeste. Salvador, BA : Universidade do Estado da Bahia, 2000. p. 672 - 681.
    • MCCLEARY, L. E. . A mediação da leitura sem o som?. In: 10. InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2000 , São Paulo, SP. Caderno de Resumos - 10. INPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada - As Faces da Lingüística Aplicada: Evolução e Transformações. São Paulo, SP : LAEL - Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da PUC-SP, 2000. p. 122 - 122.
    • MARQUES, S. ; PAULA, L. P. De ; MCCLEARY, L. E. . Práticas etnometodológicas na interação humano-computador. In: 3. Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais / 3rd Workshop on Human Factors in Computer Systems - Muitas Faces em Interfaces / Many Faces in Interfaces (19 a 20 de outubro) , 2000 , Gramado - RS - Brasil. Workshop sobre fatores humanos em sistemas computacionais - Muitas faces em interfaces : anais. Porto Alegre - RS - Brasil : Instituto de Informática da UFRGS, 2000. p. 214 - 215.
    • MCCLEARY, L. E. . As novas tecnologias aplicadas no ensino do deficiente auditivo. In: 9. Congresso Anual SINPEEM: A Educação na Atualidade , 1998 , São Paulo. Caderno de Sinopse 98. São Paulo, SP : Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo, 1998. p. 22 - 25.
    • FONSECA, J. S. ; MCCLEARY, L. E. . Um poema do Lower East Side. Brasília, DF : Casa Thomas Jefferson , 2019 (Tradução)
    • MCCLEARY, L. E. . Senhora Liberdade dentre nós. Brasília, DF : Casa Thomas Jefferson , 2019 (Tradução)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Panfleto. Brasília, DF : Casa Thomas Jefferson , 2019 (Tradução)
    • VERDI, M. L. ; MCCLEARY, L. E. . Planetário. Brasília, DF : Casa Thomas Jefferson , 2019 (Tradução)
    • MCCLEARY, L. E. . Lines of a man made a man and laid out by a real woman. Houston, TX : Rice University , 1964 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . To forget the dream. Houston, TX : Rice University , 1964 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . Houston ragbag: Goodwill (Homage to Lee Barbee). Houston, TX : Rice University , 1964 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . Prefácio para a edição brasileira. São Paulo, SP : Escola do Futuro, Universidade de São Paulo , 2000 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Apresentação. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul , 2013 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; IOKOI, Z. M. G. ; VIOTTI, E. C. . Ensino à distância. São Paulo, SP : SCS - Serviço de Comunicação Social - FFLCH - USP , 2008 (Entrevista)
    • MCCLEARY, L. E. . Prefácio para a edição brasileira. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MCCLEARY, L. E. . Apresentação. Petrópolis, RJ : Editora Arara Azul , 2003 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MCCLEARY, L. E. . O dicionário e a padronização. São Paulo : Edusp - Editora da Univesidade de São Paulo , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MCCLEARY, L. E. . O dicionário e a padronização. São Paulo : Edusp - Editora da Univesidade de São Paulo , 2004 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Behaving Brazilian: A comparison of brazilian and north american social behavior. Washington, DC : Teachers of English as a Second Language (TESOL) , 1991 (Resenha)
    • MCCLEARY, L. E. . In Touch: A beginning American English series. Oscar Castro and Victoria Kimbrough. Washington, DC : Teachers of English to Speakers of Other Languages (TESOL) , 1981 (Resenha)
    • MCCLEARY, L. E. . Curled in the flannel warmth. Topeka, KS : Kansas State University , 1971 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . My friend. Georgetown, TX : Southwestern University , 1966 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . The language of poetry. Georgetown, TX : Southwestern University , 1966 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. ; CHIAO, D. J. W. . Seeing a friend off. Georgetown, TX : Southwestern University , 1966 (Tradução)
    • MCCLEARY, L. E. . You have come a long way. Have no other Gods. Beware false prophets. Georgetown, TX : Southwestern University , 1965 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . As a friend has a friend a love story. Paris : Jean Grassin Editeur , 1971 (Poesia)
    • MCCLEARY, L. E. . Aspectos de um Modalidade de Comunicação Mediada por Computador: Língua Humana e Comunicação Homem-Máquina. São Paulo : Relacon Produções , 1998 (Palestra)
    • MCCLEARY, L. E. . Comunicação Mediada por Computador: Que Comunicação é Essa?. Brasília : Conselho Federal da Psicologia , 1998 (Palestra)
    • MCCLEARY, L. E. . Projeto EMEE: Breve descrição. São Paulo : Núcleo de Pesquisa "Escola do Futuro"/USP , 2000 (Nota)
    • MCCLEARY, L. E. . Parecer do artigo científico 1624, Revista ROLSI. 2020 (Parecer)
    • MCCLEARY, L. E. . Parecer ad hoc - avaliação de relatório de projeto. 2020 (Parecer)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Cognitive Semiotics. 2010 (Parecer)
    • MCCLEARY, L. E. . Relato na Audiência Pública objetivando colher informções sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), suas formas de interpretação e compatibilização com a eliminação de barreiras de comunicação para surdos oralizados. 2002 (Parecer)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Para além de Boas, no espírito de Boas: Explorando a semiótica da interação. 2021 (Comunicacao)
    • HASSEMER, J. ; MCCLEARY, L. E. . An account of the structural diversity in pointing gestures. 2018 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . As línguas de sinais / Libras. 2017 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . Análise da conversa visando ao corpo: ACE na USP. 2017 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Bilinguismo e surdez. 2017 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Uma linguistica para a interação social. 2016 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Multimodal/multichannel coordination in face to face conversation. 2016 (Conferência)
    • LIMA, C. V. ; MCCLEARY, L. E. . Engaged listening is the natural habitat of talk. 2016 (Outra)
    • HASSEMER, J. ; MCCLEARY, L. E. . Finger tutting Analyses of illusion-based finger dancing. 2016 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Linguistics in search of a semiotics of interaction. 2015 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Intersubjetividade corporeada: As línguas de sinais. 2013 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Metodologia de transcrição de dados linguísticos: Relevância para a descrição de llínguas sinalizadas. 2013 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Carnal linguistics: Whence and whither?. 2012 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Linguística carnal. 2012 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Where are the signs? (And when?) - The case for transcribing movement phases of the two hands separately in signed discourse. 2012 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Grammar, and interaction, and signed languages. 2011 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Traduzindo o gesto. 2010 (Conferência)
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Turn-taking in Brazilian Sign Language. 2010 (Comunicacao)
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Gesture, prosody and structural segmentation in Brazilian Sign Language. 2010 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . História oral:: Questões de língua. 2010 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . O verbal e o gestual na língua de sinais brasileira`. 2009 (Seminário)
    • MCCLEARY, L. E. . Escrita do surdo: Lógica ou absurdo?. 2009 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Why must deaf education be bilingual education and how must it be different?. 2009 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . O verbal e o gestual em narrativas na língua de sinais brasileiros. 2009 (Comunicacao)
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Prosody, attentional gesture and segmentation in Brazilian sign language conversation. 2008 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Language and gesture in Brazilian sign language narrative. 2008 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Social and interactional aspects of Brazilian Sign Language: Clouds and silver lingings. 2008 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Verbal and gestural contributions to narrative structure in a Brazilian Sign Language narrative. 2007 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. . Constituição de corpus da língua de sinais brasileira: Transcrição, padronização e informatização de dados. 2007 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Ensino de português como língua estrangeira para brasileiros: Visando a ajuda da tecnologia. 1998 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . The Internet interactive classroom. 1997 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . As origens da música Country. 1997 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Teacher/students roles in electronic forums. 1997 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . CMC e a Internet. 1997 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . As teorias da linguagem são produtos da tecnologia. 1997 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . Rede, hipertexto e a World Wide Web. 1996 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . NoteBuilder e WordCruncher. 1994 (Outra)
    • ZAPPAROLI, Z. M. ; MCCLEARY, L. E. ; PINHEIRO, D. S. . Teminologia, lexicografia e tradução informatizados. 1991 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. ; SILVA, A. ; DAS, R. . Metodologia: Ortodoxia ou heterodoxia?. 1991 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Convenções discursivas no discurso eletrônico. 1993 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Language standard for EFL. 1992 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Language as a social institution. 1992 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Avaliação do processo de ensino-aprendizagem. 1992 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Indexadores. 1992 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Deconstructing methodology. 1991 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Folk, rock, country, pop. 1991 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Pesquisa de texto auxiliada por micro-computador: Indexadores. 1991 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Padronização terminológica. 1991 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Developments in American music. 1991 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Second language acquisition and the classroom. 1991 (Conferência)
    • TORI, R. ; PINHEIRO, D. S. ; MCCLEARY, L. E. . Uma experiência em normalização terminológica em tecnologias de ponta. 1990 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . A relação entre pesquisa e método. 1990 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . 'Because', 'since' e 'as' no discurso falado e escrito. 1989 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Learning to weave text. 1989 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Language teaching and cultural straightjacketing. 1992 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. ; OLIVEIRA, A. . Closing the circle: Learners becoming real learners. 1988 (Comunicacao)
    • CARRINGTON, R. ; ALLWRIGHT, D. ; MCCLEARY, L. E. . What is communicative teaching?. 1988 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . Translation policy in Brazil in international perspective. 1983 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Is English the language os science? A current assessment. 1983 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Correction handbook: A student-centered approach to gammar. 1978 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Educação e bilingüismo. 2005 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Uma experiência com a transcrição da Pear Story. 2005 (Comunicacao)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . Através: Investigação sobre espaço e evento. 2005 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Relatos sobre estudos surdos e pesquisas na USP. 2005 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Diversos olhares sobre a vivência escolar dos surdos: Imersão de mão dupla. 2006 (Seminário)
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . A interação como recurso para a descrição lingüística de uma língua de sinais: De turno conversacional (TC) a constituinte gramatical (CG). 2005 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . Repensando a dimensão do surdo no contexto ouvinte. 2006 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Educação bilíngüe para surdos: Brega ou chique?. 2006 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Conceptual integration and narrative voices in Brazilian Sign Language. 2006 (Outra)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . Notas sobre a representação do espaço no português brasileiro. 2002 (Outra)
    • LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . A interação como recurso para a descrição lingüística de uma língua de sinais: De turno conversacional (TC) a constituinte gramatical (CG). 2005 (Outra)
    • MCCLEARY, L. E. . How is Brazilian culture different from your own and how can you adjust effectively to minimize homesickness. 2001 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Histórias de vida de surdos: Da corporalidade primária aos registros digitais. 2002 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. . Representação do espaço em português brasileiro e língua de sinais brasileira: observações iniciais. 2002 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Variação lingüística no mundo surdo. 2002 (Seminário)
    • MCCLEARY, L. E. . How is Brazilian culture different from your own and how can you reduce culture shock. 2002 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Aquisição de línguas por pessoas surdas: Questões em aberto. 2003 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . Reflections on culture shock. 2004 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . Diferenças culturais, aprendizagem de língua, e choque cultural. 2005 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Quebrar o galho ou efetivar a mediação? Aspectos sociolingüísticos da interpretação. 2004 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . O orgulho de ser surdo. 2003 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Educação bilíngüe na América do Norte. 2004 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . 1. Seminário de Intérprete de Língua de Sinais em Educação. 2002 (Seminário)
    • MCCLEARY, L. E. . Aquisição de língua no mundo surdo. 2002 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Transcrição ou tradução de protocolos em língua de sinais brasileira. 2001 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . As origens da música Country. 1997 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Modalidades de comunicação mediada por computador. 1997 (Comunicacao)
    • MCCLEARY, L. E. . O global: Globalização e tecnologia. 1997 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Music, the margin and the market: The case of Country. 1997 (Conferência)
    • MCCLEARY, L. E. . Aspectos de uma Modalidade de Discurso Mediado por Computador: Língua Humana e Comunicação Homem-Máquina. 1998 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . Usos da comunicação mediada por computador na educação. 1998 (Simposio)
    • MCCLEARY, L. E. . Comunicação Mediada por Computador: que comunicação é essa?. 1998 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . Projeto de integração das tecnologias da comunicação no processo de ensino/aprendizagem da leitura e escrita para o deficiente auditivo. 1998 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . Os conceitos de pidginização e crioulização aplicados à vida escolar do surdo. 1998 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . O uso da internet por populações excluídas. 1998 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. . Proposta para trabalho de diretrizes para garantia de acesso de surdos a instituições de 3o grau. 2000 (Congresso)
    • MCCLEARY, L. E. ; DUCKWORTH, A. M. V. C. ; NEVES, S. L. G. . Acesso à informação e estímulo ao letramento para alunos surdos. 1999 (Congresso)
  • Organização de eventos: 14
    • MCCLEARY, L. E. ; LICHTIG, I. ; NEGRAO, E. V. . Ciclo de palestras sobre surdez e língua de sinais brasileira - Dra. Ronice Müller de Quadros. 1999 (Departamentos de Letras Modernas e Lingüística (FFLCH/USP) e Setor de Audiologia Educacional/Fonoaudiologia (FMUSP))
    • MCCLEARY, L. E. ; BETTI, M. S. . 4. Colóquio de Pós-Graduação da Área de Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana. 2000 (DLM/FFLCH/USP)
    • MCCLEARY, L. E. . Mesa Redonda: Interpretaçào em Língua Brasileira de Sinais - parte do VII Encontro Nacional de Tradutores / I Encontro Internacional de Tradutores. 1998 (ABRAPT Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução / CITRAT Centro Interdepartamental de Traudçào e Terminologia/USP)
    • MCCLEARY, L. E. . Série de palestras e mesas redondas sobre língua de sinais. 2001 (ABRAPT)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Cognitive iconicity: conceptual spaces and embodied actions. 2005 (FFLCH-USP)
    • QUADROS, R. M. de ; VIOTTI, E. C. ; QUER, J. ; KARNOPP, L. B. ; MCCLEARY, L. E. . Academic Committee - Theoretical Issues in Sign Language Linguistics - TISLR - Aspectos Teóricos das Pesquisas nas Línguas de Sinais. 2006 (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC)
    • SOUZA, L. M. T. M. ; MCCLEARY, L. E. . 12. JELE - Jornada de Ensino de Língua Inglesa`. 1996 (Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo)
    • SINHA, C. ; MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Objects in a storied world: Materiality, narrativity & normativity. 2007 (Grupo de Estudos da Comunidade Surda: Língua, Cultura, História)
    • MAGALHÃES, V. B. ; SANTHIAGO, R. ; MCCLEARY, L. E. ; LANG, A. B. S. G. ; ALBIERI, S. ; JANOTTI, M. L. M. . IX Encontro Regional Sudeste de História Oral: Deversidade e Diálogo. 2011 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciëncias Humanas, USP)
    • MCCLEARY, L. E. ; QUINTO-POZOS, D. ; VIOTTI, E. C. . Examining the complex weave of language and gesture in the signed modality. 2012 (Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês)
    • LIDDELL, S. ; VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . The productive use of space in sign languages. 2013 (Departamento de Linguística - DL-FFLCH)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LIBERMAN, K. . Ciclo de Palestras de Kenneth Liberman: Ethnomethodology. 2013 (Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês, DLM-FFLCH-USP)
    • STREECK, J. ; MCCLEARY, L. E. . Palestra de Jürgen Streeck: "Gesture: A curious root of culture". 2015 (Grupo de Estudos de Antropolgia e Linguística (GEAL), Deptartamento de Antropologia, FFLCH/USP)
    • MCCLEARY, L. E. . IHC 2002 - 5th Symposium on Human Factors in Computer Systems. 2002 (Brazilian Computer Society)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . A Lingüística das Línguas de Sinais. 2004 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensõa - Universidade de São Paulo)
    • MCCLEARY, L. E. ; LEITE, T. A. . Tradução e versão. 2004 (Universidade de São Paulo)
    • MCCLEARY, L. E. . Uso da Linguagem na Sociedade e na Escola. 1998 (FFLCH/USP)
    • MCCLEARY, L. E. . Leitura no Contexto da Educação do Surdo. 2000 (DLM/FFLCH/USP)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Introdução aos Estudos Surdos. 2005 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Universidade de São Paulo)
    • WILCOX, S. ; MAGNANI, J. G. C. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. E. . Introdução aos Estudos Surdos. 2005 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, Universidade de São Paulo)
    • VIOTTI, E. C. ; MCCLEARY, L. E. . A Lingüística das Línguas de Sinais. 2004 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP)
    • MCCLEARY, L. E. . What's discourse?. 1986 (União Cultural Brasil-Estados Unidos - UCBEU)
    • MCCLEARY, L. E. . Teaching students to write. 1985 (26. Seminar for Teachers of English)
    • MCCLEARY, L. E. . What is discourse?. 1984 (ACBEU - Associação Cultural Brasil-Estados Unidos)
    • MCCLEARY, L. E. . What is discourse?. 1986 (44. Annual Seminar for Teachers of English as a Foreign Language)
    • MCCLEARY, L. E. . Country music. 1988 (União Cultural Brasil-Estados Unidos)
    • MCCLEARY, L. E. . Country music. 1988 (União Cultural Brasil-Estados Unidos)
    • MCCLEARY, L. E. . The Natural Approach, grammar, planning and teaching techniques. 1989 (International English Teaching Institute)
    • MCCLEARY, L. E. . Country music workshop. 1990 (APLIESP - Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de São Paulo)
    • MCCLEARY, L. E. . An introduction to the use of the Internet and the WWW by students and teachers. 1997 (CCBEU Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - Santos)
    • PISETTA, A. ; SILVA, C. E. L. ; WRIGHT, F. P. ; SILVA, J. T. ; VEIGA, J. E. ; CEVASCO, M. E. ; ALFARANO, R. H. E. ; MCCLEARY, L. E. . Estudos americanos: A década de sessenta. 1990 (Departamento de Letras Modernas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP)
    • MCCLEARY, L. E. . Country music workshop. 1990 (APLIEPAR - Associação dos Professores de Literatura e Língua Inglesa do Estado do Paraná e LAURELS - Latin American Union of Registerd Language Schools)
    • MCCLEARY, L. E. . Relatório Parcial de Atividades - Programa Ensino Público: Segundo Relatório Anual. 1999
    • MCCLEARY, L. E. . Relatório Parcial de Atividades - Programa Ensino Público: Terceiro Relatório Anual. 2000
    • MCCLEARY, L. E. . Relatório Final de Atividades - Programa Ensino Público. 2001
    • MCCLEARY, L. E. . Sociolingüística. 2008 (Apostila de disciplina)
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Semântica e pragmática. 2009 (Apostila de disciplina)
    • Nome do projeto: Questões de língua na educação e inclusão de surdos (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , IGUMA, A. , VIOTTI, E. C. , CASATI, M. C. , MACHADO, F. S. , LEITE, T. A. .
      Descrição: Pesquisamos os papeis da língua portugesa e a língua de sinais brasileira (libras) em relaçào à inclusão na família, na escola e na sociedade de crianças surdas, em especial, a relação entre o uso da libras e o letramento e a escolaridade de crianças surdas.
    • Nome do projeto: Formação de corpora de línguas orais e sinalizadas: sistemas de transcrição e análise dos dados (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , MOREIRA, R. L. , NASSER, J. A. , MARIANO, C. C. , CANEVER, F. , BARBOSA, T. B. .
      Descrição: O objetivo desse projeto é criar um corpus de língua de sinais brasileira e desenvolver um sistema de transcrição para essa língua. Além disso, para fazer um contraste com os achados da língua de sinais brasileira, o projeto tem o objetivo de dar início à formação de corpus de línguas orais. A análise dos dados começa por estudos fonético-fonológicos, estudos de narrativas, estudos da dêixis de pessoa, estudos da conversação em língua de sinais brasileira; no que diz respeito às línguas orais, os estudos incluem a representação do espaço em inglês e em português brasileiro, e os verbos de movimento em alemão e português brasileiro.
    • Nome do projeto: Projeto de integração das tecnologias da comunicação ao processo de letramento do surdo (1997 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , PAULA, L. P. De , MENNA, V. M. G. , GUIDUGLI, S. H. B. , FERNANDES, M. I. R. , ANDRADE, M. M. , DOMINGUES, M. C. P. F. , RODRIGUES, A. S. , LEITE, T. A. , IGUMA, A. , DUCKWORTH, A. M. V. C. , MORAES, M. G. , CHIOSSI, E. P. , MATOS, A. H. , DRAGO, S. L. S. , LUCCAS, M. R. Z. , OLIVEIRA, E. M. D. , PASSOS, A. C. C. , NEVES, S. L. G. , TRENCHE, M. C. B. .
      Descrição: O presente projeto visa a colaboração entre professores/bolsistas da EMEE Anne Sullivan (Escola Municipal de Educação Especial) e pesquisadores da Escola do Futuro, USP, na busca de materiais e métodos de ensino que ajudem a melhorar o desempenho dos alunos surdos no que diz respeito a leitura e escrita do Português. Tais materiais e métodos deverão ser desenvolvidos utilizando-se as novas tecnologias da comunicação que se mostrarem eficientes para superar os problemas encontrados no ensino do surdo. A busca dos novos materiais e métodos de ensino deverá fundamentar-se numa reavaliação teórica e prática, por parte da equipe, dos processos de aquisição e uso de linguagem no contexto do cotidiano e no contexto escolar dos alunos surdos. Paralelamente, o projeto visa a criação de um centro de recursos multi-meios de ensino do deficiente auditivo, para servir à comunidade escolar e à comunidade em geral. Esse centro de recursos, a midiateca, deverá juntar informações sobre os problemas do aluno surdo, bem como recursos educativos, catalogá-las, e colocá-las à disposição da comunidade por meio de consulta in loco e à distância.
    • Nome do projeto: Representação do espaço em inglês e português brasileira: um olhar cognitivista (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. .
      Descrição: Esta pesquisa compara a representação de espaço das línguas inglês e português brasileira, do ponto de vista da teoria cognitiva de representação de espaço de Leonard Talmy,
    • Nome do projeto: Escrita interativa e interfaces na comunicação mediada por computador (1997 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , MARQUES, S. , DUCKWORTH, A. M. V. C. , SOUZA, M. A. A. , SOUZA, P. R. , PAULA, L. P. De .
      Descrição: Esta pesquisa investiga os efeitos dos parâmetros das interfaces de interação humana por meio de computadores em relação às qualidades de comunicação e socialização atingidas.
    • Nome do projeto: As novas tecnologias de comunicação e a formação de comunidades de aprendizagem (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , GONZALES, V. , AMORIM, C. C. , SANTOS, V. S. , VALLE, A. A. L. .
      Descrição: A interface multimidiática hipertextual da Wold Wide Web tornou-se sinônimo da Internet e facilitou a emerêngia de uma variedade de aplicativos de comunicação e colaboração social, como blogs e wikis. Esta pesquisa estuda os usos e as implicações desses aplicativos na educação e na sociedade em geral.
    • Nome do projeto: Formação de corpus de narrativas e conversações na língua de sinais (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , MOREIRA, R. L. , BARBOSA, T. B. , GUIMARÃES, A. F. .
      Descrição: O objetivo do projeto é constituir um corpus de narrativas e de conversas semi-espontâneas por surdos fluentes em língua de sinais brasileira. Esse trabalho envolve o desenvolvimento de técnicas de gravações apropriadas para fins de análise linguística, o desenvolvimento de um sistema de notação dos sinais manuais e não-manuais, discussões sobre a informatização e padronização da documentação, de modo a que o corpus se torne compatível com corpora de outras línguas de sinais, elaborados em instituições de pesquisa internacionais.
    • Nome do projeto: Interfaces entre o verbal e o não verbal em discursos multimodais (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , GUIMARÃES, A. F. , MURATO, E. M. I. , GUILHERME, T. L. , LIMA, C. V. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de investigar de quais maneiras os elementos linguísticos interagem com os elementos não-linguísticos (materiais, imagéticos, sonoros, gestuais) em discursos multimodais, aplicando conceitos da linguística e da semiótica cognitivas: corporeamento, ritualização, integrações conceituais. Quando se trata de textos sinalizados ou acompanhados de gesto, a pesquisa visa a investigar a distribuição e integração dos recursos verbais e não verbais, em todos os canais utilizados. Quando se trata de textos escritos, a pesquisa visa a investigar como os recursos linguísticos são usadas para contornar a ausência de recursos não-linguísticos.
    • Nome do projeto: Normatização de terminologia na área de computação gráfica (1989 - 1992
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , TORI, R. , ZAPPAROLI, Z. M. .
    • Nome do projeto: O discurso de listas acadêmicas eletrônicas (1990 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. .
      Descrição: Projeto que terminou na defesa da tese de doutorado, "Aspectos de uma modalidade de discurso mediado por computador".
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Antropologia e Linguística (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , RAMOS, D. P. .
      Descrição: Grupo de estudos de Antropologia e linguistica da USP.
    • Nome do projeto: Língua e gesto (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. .
      Descrição: Este projeto se propõe a constituir, a partir de gravações em vídeo, um corpus de falas espontâneas ou semi-espontâneas de falantes nativos de português brasileiro e de língua de sinais brasileira (libras), em diferentes gêneros, com vistas ao estudo da relação entre língua e gesto. A formação desse corpus envolve, além da coleta dos dados, a criação específica de um sistema de transcrição de gestos, para além do aperfeiçoamento de um sistema de transcrição dos dados de línguas sinalizadas, já em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa de que participa a proponente. Esses sistemas de transcrição se orientam a uma padronização e à futura informatização do corpus, com vistas a sua disponibilização para a comunidade de pesquisadores interessados no assunto, tanto no Brasil quanto no exterior.
    • PERKS, R. ; MCCLEARY, L. E. . The challenge of oral history in Britain in the 21st century. 2002 - Interpretação de palestra
    • SMITH, R. C. ; MCCLEARY, L. E. . Where am I at home? The interplay of national, and aesthetic space. 2002 - Interpretação de palestra
    • GERHARDT, R. ; SANDER, R. E. ; MCCLEARY, L. E. ; PERLIN, G. ; TESKE, O. ; CAMARGO, P. R. ; HAYAKAWA, M. ; FERNANDES, A. S. ; YASUNAKA, L. S. ; OLIVEIRA, C. P. . Palavras para quem não ouve. 2004 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Perspectivas teóricas do bilingüismo para surdo. 2004 - Coordenação de mesa
    • MCCLEARY, L. E. . Educação, ética e tradução. 2002 - Coordenação de mesa
    • MCCLEARY, L. E. . As complexidades lingüísticas da interpretação: sensibilização e prática. 2004 - Oficina
    • ALMEIDA, M. ; MCCLEARY, L. E. . Internetês. 2005 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Lingüística e a interpretação de libras. 2006 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . Educação e bilingüísmo. 2005 - Palestra
    • LENHARO, M. ; MCCLEARY, L. E. . Curso de licenciatura em Letras/Libras atende demandas da sociedade. 2006 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Three linguistic attitudes toward sign language. 2006 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Língua, variação, cultura e ensino. 2005 - Aula
    • OLIVEIRA, C. ; MCCLEARY, L. E. ; SOUZA, L. C. A. ; BUFFA, M. J. M. ; JESUS, R. M. . De fora para dentro. 2004 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Language improvisation. 1979 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . 'In Touch' and the notional-functional syllabus. 1980 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Computers and writing at the University of São Paulo: An update. 1995 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . The origin of Country music. 1986 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . A holistic view of communication. 1987 - Oficina
    • DAY, M. J. ; CRUMP, E. ; RICKLY, B. ; MCCLEARY, L. E. . Unofficial ENFI: Internet Relay Chat and the academy: Creating a synchronous, global academic community. 1993 - Demonstração
    • MCCLEARY, L. E. . The origin of Country music. 1985 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . New trends in methodology. 1987 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Is natural communication in the classroom possible?. 1987 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Country music. 1988 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Evaluation and the process of teaching. 1992 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . Semantic prototypes. 1992 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . 'Country music' e 'urban revival'. 1990 - Aula
    • GARCIA, B. G. ; MCCLEARY, L. E. . Barbara Gerner de Garcia - "O multiculturalismo na educação dos surdos". 1999 - Interpretação de palestra
    • LENHARO, M. ; MCCLEARY, L. E. . Curso de licenciatura em Letras/Libras completa um ano. 2007 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . O uso do corpo na narração em língua de sinais brasileira. 2008 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Educação bilíngüe para surdos: como fazer?. 2007 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Sign language: Cognitive and interactional perspectives. 2009 - Aula
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. ; BRITO, F.B. . Intolerância e surdez. 2009 - Aula
    • MCCLEARY, L. E. . Etnometodologia. 2015 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . What's discourse?. 1984 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Inglês
        Nome da Instituição: Southwestern University
        Ano de conclusão: 1967
    • Mestrado:
      • Curso: Ensino de Inglês Como Segundo Idioma
        Nome da Instituição: University Of California Los Angeles
        Ano de conclusão: 1982
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen
        Ano de conclusão: 2012
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: University Of California Los Angeles
        Ano de conclusão: 1981
    • University Of California Los Angeles:
      • Tipo de vínculo: Outro (1980 - 1982 ).
        Outras informações: Teaching Assistant
    • University of Kansas:
      • Tipo de vínculo: Outro (1967 - 1970 ).
        Outras informações: Teaching Assistant
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (1971 - 1984 ).
        Outras informações: Professor de inglês
    • Network Cultura e Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1989 ).
        Outras informações: Consultor técnico de ensino
    • Centro Hispânico Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1976 - 1977 ).
        Outras informações: Ministrei a disciplina: Civilização e Cultura Norte-americanas.
        Outras informações: Professor