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Leland Emerson McCleary

    • possui graduação em Letras/Inglês - Southwestern University (1967), mestrado em Ensino de Inglês Como Segunda Língua - University of California Los Angeles (1982) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1996). É professor da Universidade de São Paulo desde 1989, atuando no curso de inglês. Nos últimos anos tem se especializado em lingüística interacional e cognitiva, com pesquisas e publicações nas áreas de sociolinguística e educação bilíngue, educação de surdos, descrição de línguas de sinais e gestualidade na língua oral.

       

      Links:    

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    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . Semântica e pragmática. 2009 (Apostila de disciplina)
    • Nome do projeto: Questões de língua na educação e inclusão de surdos (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , IGUMA, A. , VIOTTI, E. C. , CASATI, M. C. , MACHADO, F. S. , LEITE, T. A. .
      Descrição: Pesquisamos os papeis da língua portugesa e a língua de sinais brasileira (libras) em relaçào à inclusão na família, na escola e na sociedade de crianças surdas, em especial, a relação entre o uso da libras e o letramento e a escolaridade de crianças surdas.
    • Nome do projeto: Formação de corpora de línguas orais e sinalizadas: sistemas de transcrição e análise dos dados (2003 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , MOREIRA, R. L. , NASSER, J. A. , MARIANO, C. C. , CANEVER, F. , BARBOSA, T. B. .
      Descrição: O objetivo desse projeto é criar um corpus de língua de sinais brasileira e desenvolver um sistema de transcrição para essa língua. Além disso, para fazer um contraste com os achados da língua de sinais brasileira, o projeto tem o objetivo de dar início à formação de corpus de línguas orais. A análise dos dados começa por estudos fonético-fonológicos, estudos de narrativas, estudos da dêixis de pessoa, estudos da conversação em língua de sinais brasileira; no que diz respeito às línguas orais, os estudos incluem a representação do espaço em inglês e em português brasileiro, e os verbos de movimento em alemão e português brasileiro.
    • Nome do projeto: Projeto de integração das tecnologias da comunicação ao processo de letramento do surdo (1997 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , DUCKWORTH, A. M. V. C. , NEVES, S. L. G. , PASSOS, A. C. C. , OLIVEIRA, E. M. D. , LUCCAS, M. R. Z. , DRAGO, S. L. S. , MATOS, A. H. , CHIOSSI, E. P. , MORAES, M. G. , IGUMA, A. , PAULA, L. P. De , LEITE, T. A. , RODRIGUES, A. S. , DOMINGUES, M. C. P. F. , ANDRADE, M. M. , FERNANDES, M. I. R. , GUIDUGLI, S. H. B. , MENNA, V. M. G. , TRENCHE, M. C. B. .
      Descrição: O presente projeto visa a colaboração entre professores/bolsistas da EMEE Anne Sullivan (Escola Municipal de Educação Especial) e pesquisadores da Escola do Futuro, USP, na busca de materiais e métodos de ensino que ajudem a melhorar o desempenho dos alunos surdos no que diz respeito a leitura e escrita do Português. Tais materiais e métodos deverão ser desenvolvidos utilizando-se as novas tecnologias da comunicação que se mostrarem eficientes para superar os problemas encontrados no ensino do surdo. A busca dos novos materiais e métodos de ensino deverá fundamentar-se numa reavaliação teórica e prática, por parte da equipe, dos processos de aquisição e uso de linguagem no contexto do cotidiano e no contexto escolar dos alunos surdos. Paralelamente, o projeto visa a criação de um centro de recursos multi-meios de ensino do deficiente auditivo, para servir à comunidade escolar e à comunidade em geral. Esse centro de recursos, a midiateca, deverá juntar informações sobre os problemas do aluno surdo, bem como recursos educativos, catalogá-las, e colocá-las à disposição da comunidade por meio de consulta in loco e à distância.
    • Nome do projeto: Escrita interativa e interfaces na comunicação mediada por computador (1997 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , MARQUES, S. , DUCKWORTH, A. M. V. C. , SOUZA, M. A. A. , SOUZA, P. R. , PAULA, L. P. De .
      Descrição: Esta pesquisa investiga os efeitos dos parâmetros das interfaces de interação humana por meio de computadores em relação às qualidades de comunicação e socialização atingidas.
    • Nome do projeto: As novas tecnologias de comunicação e a formação de comunidades de aprendizagem (2007 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , GONZALES, V. , AMORIM, C. C. , SANTOS, V. S. , VALLE, A. A. L. .
      Descrição: A interface multimidiática hipertextual da Wold Wide Web tornou-se sinônimo da Internet e facilitou a emerêngia de uma variedade de aplicativos de comunicação e colaboração social, como blogs e wikis. Esta pesquisa estuda os usos e as implicações desses aplicativos na educação e na sociedade em geral.
    • Nome do projeto: Formação de corpus de narrativas e conversações na língua de sinais (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , MOREIRA, R. L. , BARBOSA, T. B. , GUIMARÃES, A. F. .
      Descrição: O objetivo do projeto é constituir um corpus de narrativas e de conversas semi-espontâneas por surdos fluentes em língua de sinais brasileira. Esse trabalho envolve o desenvolvimento de técnicas de gravações apropriadas para fins de análise linguística, o desenvolvimento de um sistema de notação dos sinais manuais e não-manuais, discussões sobre a informatização e padronização da documentação, de modo a que o corpus se torne compatível com corpora de outras línguas de sinais, elaborados em instituições de pesquisa internacionais.
    • Nome do projeto: Interfaces entre o verbal e o não verbal em discursos multimodais (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , GUIMARÃES, A. F. , LIMA, C. V. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de investigar de quais maneiras os elementos linguísticos interagem com os elementos não-linguísticos (materiais, imagéticos, sonoros, gestuais) em discursos multimodais, aplicando conceitos da linguística e da semiótica cognitivas: corporeamento, ritualização, integrações conceituais. Quando se trata de textos sinalizados ou acompanhados de gesto, a pesquisa visa a investigar a distribuição e integração dos recursos verbais e não verbais, em todos os canais utilizados. Quando se trata de textos escritos, a pesquisa visa a investigar como os recursos linguísticos são usadas para contornar a ausência de recursos não-linguísticos.
    • Nome do projeto: Normatização de terminologia na área de computação gráfica (1989 - 1992
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , TORI, R. , ZAPPAROLI, Z. M. .
    • Nome do projeto: O discurso de listas acadêmicas eletrônicas (1990 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. .
      Descrição: Projeto que terminou na defesa da tese de doutorado, "Aspectos de uma modalidade de discurso mediado por computador".
    • Nome do projeto: Língua e gesto (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , LEITE, T. A. , MOREIRA, R. L. , BARBOSA, T. B. , GUIMARÃES, A. F. , LIMA, C. V. , SILVA, J. P. , SEELAENDER, A. L. , MADRID, R. L. , VELOSO, R. C. .
      Descrição: Este projeto se propõe a constituir, a partir de gravações em vídeo, um corpus de falas espontâneas ou semi-espontâneas de falantes nativos de português brasileiro e de língua de sinais brasileira (libras), em diferentes gêneros, com vistas ao estudo da relação entre língua e gesto. A formação desse corpus envolve, além da coleta dos dados, a criação específica de um sistema de transcrição de gestos, para além do aperfeiçoamento de um sistema de transcrição dos dados de línguas sinalizadas, já em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa de que participa a proponente. Esses sistemas de transcrição se orientam a uma padronização e à futura informatização do corpus, com vistas a sua disponibilização para a comunidade de pesquisadores interessados no assunto, tanto no Brasil quanto no exterior.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos de Antropologia e Linguística (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , RAMOS, D. P. .
      Descrição: Grupo de estudos de Antropologia e linguistica da USP.
    • Nome do projeto: Metodologias de pesquisa em comunicação multimodal (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. , MOREIRA, R. L. , SILVA, J. P. , FARINA, R. C. B. .
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é o de investigar métodos de documentação e análise dedados capazes de lidar com interações humanas semióticas envolvendo signos simbólicos e nãosimbólicos, verbais e não verbais, categóricos e não categóricos. Para o estudo de qualquersituação social face-a-face em que a semiose acontece, inclusive comunicações por meio delínguas sinalizadas, são necessários métodos de registro e representação de todas asmanifestações semióticas que possam ser relevantes. Quando os dados brutos são vídeos, asglosas e descrições verbais são insuficientes; e embora as ferramentas de transcriçãomultimodal com o software ELAN sejam adequadas e indispensáveis, o uso eficiente delas vaidepender de análises das especificidades de cada projeto.
    • Nome do projeto: Representação do espaço em inglês e português brasileira: um olhar cognitivista (2002 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MCCLEARY, L. E. , VIOTTI, E. C. .
      Descrição: Esta pesquisa compara a representação de espaço das línguas inglês e português brasileira, do ponto de vista da teoria cognitiva de representação de espaço de Leonard Talmy,
    • PERKS, R. ; MCCLEARY, L. E. . The challenge of oral history in Britain in the 21st century. 2002 - Interpretação de palestra
    • SMITH, R. C. ; MCCLEARY, L. E. . Where am I at home? The interplay of national, and aesthetic space. 2002 - Interpretação de palestra
    • GERHARDT, R. ; SANDER, R. E. ; MCCLEARY, L. E. ; PERLIN, G. ; TESKE, O. ; CAMARGO, P. R. ; HAYAKAWA, M. ; FERNANDES, A. S. ; YASUNAKA, L. S. ; OLIVEIRA, C. P. . Palavras para quem não ouve. 2004 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Perspectivas teóricas do bilingüismo para surdo. 2004 - Coordenação de mesa
    • MCCLEARY, L. E. . Educação, ética e tradução. 2002 - Coordenação de mesa
    • MCCLEARY, L. E. . As complexidades lingüísticas da interpretação: sensibilização e prática. 2004 - Oficina
    • ALMEIDA, M. ; MCCLEARY, L. E. . Internetês. 2005 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Lingüística e a interpretação de libras. 2006 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . Educação e bilingüísmo. 2005 - Palestra
    • LENHARO, M. ; MCCLEARY, L. E. . Curso de licenciatura em Letras/Libras atende demandas da sociedade. 2006 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Three linguistic attitudes toward sign language. 2006 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Língua, variação, cultura e ensino. 2005 - Aula
    • OLIVEIRA, C. ; MCCLEARY, L. E. ; SOUZA, L. C. A. ; BUFFA, M. J. M. ; JESUS, R. M. . De fora para dentro. 2004 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. . Language improvisation. 1979 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . 'In Touch' and the notional-functional syllabus. 1980 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Computers and writing at the University of São Paulo: An update. 1995 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . The origin of Country music. 1986 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . A holistic view of communication. 1987 - Oficina
    • DAY, M. J. ; CRUMP, E. ; RICKLY, B. ; MCCLEARY, L. E. . Unofficial ENFI: Internet Relay Chat and the academy: Creating a synchronous, global academic community. 1993 - Demonstração
    • MCCLEARY, L. E. . The origin of Country music. 1985 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . New trends in methodology. 1987 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Is natural communication in the classroom possible?. 1987 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Country music. 1988 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Evaluation and the process of teaching. 1992 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . Semantic prototypes. 1992 - Oficina
    • MCCLEARY, L. E. . 'Country music' e 'urban revival'. 1990 - Aula
    • GARCIA, B. G. ; MCCLEARY, L. E. . Barbara Gerner de Garcia - "O multiculturalismo na educação dos surdos". 1999 - Interpretação de palestra
    • LENHARO, M. ; MCCLEARY, L. E. . Curso de licenciatura em Letras/Libras completa um ano. 2007 - Entrevista
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. . O uso do corpo na narração em língua de sinais brasileira. 2008 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Educação bilíngüe para surdos: como fazer?. 2007 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . Sign language: Cognitive and interactional perspectives. 2009 - Aula
    • MCCLEARY, L. E. ; VIOTTI, E. C. ; LEITE, T. A. ; BRITO, F.B. . Intolerância e surdez. 2009 - Aula
    • MCCLEARY, L. E. . Etnometodologia. 2015 - Palestra
    • MCCLEARY, L. E. . What's discourse?. 1984 - Palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Inglês
        Nome da Instituição: Southwestern University
        Ano de conclusão: 1967
    • Mestrado:
      • Curso: Ensino de Inglês Como Segundo Idioma
        Nome da Instituição: University Of California Los Angeles
        Ano de conclusão: 1982
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Rheinisch-Westfaelische Technische Hochschule Aachen
        Ano de conclusão: 2012
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: University Of California Los Angeles
        Ano de conclusão: 1981
    • University Of California Los Angeles:
      • Tipo de vínculo: Outro (1980 - 1982 ).
        Outras informações: Teaching Assistant
    • University of Kansas:
      • Tipo de vínculo: Outro (1967 - 1970 ).
        Outras informações: Teaching Assistant
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Associação Alumni:
      • Tipo de vínculo: Livre (1971 - 1984 ).
        Outras informações: Professor de inglês
    • Network Cultura e Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (1986 - 1989 ).
        Outras informações: Consultor técnico de ensino
    • Centro Hispânico Brasileiro de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1976 - 1977 ).
        Outras informações: Ministrei a disciplina: Civilização e Cultura Norte-americanas.
        Outras informações: Professor