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Fabiana Carneiro da Silva

    • Neta de Amada e de Quitéria, filha de Lourdes, mãe de Imani e de Yeté. Herdou de suas mães-velhas, afro-indígenas e nordestinas, a insígnia do caminhar. Nasceu em São Paulo em 1985, retornou à Bahia e hoje vive na Paraíba. Tece um caminho que alinhava docência, pesquisa e ações artísticas no campo dos saberes contra-hegemônicos, sobretudo a partir do eixo constituído por literatura, corpo e experiência comunitária. Doutora e mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP) e bacharel e licenciada em Letras por essa mesma instituição, atua como professora adjunta no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi professora na rede básica de ensino e em projetos sociais, âmbito no qual destaca a proposição de oficinas de escrita de si para/com mulheres quilombolas. Concebeu e co-dirige a série "Literatura inteira". Lidera o grupo de pesquisa Auê: artes da grafia. Atuou como colunista do site do Itaú Cultural, sendo responsável, entre 2021 e 2023, pela curadoria da série Encontros com a nova literatura brasileira contemporânea. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPB), integra o Grupo de Pesquisa ALDEIA: Núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB-BA). Autora do livro de crítica literária Ominíbú: maternidade negra em Um defeito de cor (EDUFBA,2019), do livro de poemas Casa Cheia (Paralelo 13s, 2023) e organizadora dos livros Sonhos com e para Stella (Segundo Selo, 2023) e Escola Viva Buraco D'água (Capanga de Aruanda, 2024). Desenvolve estudo sobre a produção artística negro-brasileira, dedicando-se à análise dessas estéticas e à formulação de práticas de ensino, processos criativos e materiais poéticos a partir delas.

       

      Links:    

    • Literaturas negro-brasileiras e suas teorias.
    • Memória, narrativa e comunidades quilombolas.
    • Literatura contemporânea e outras artes: poéticas da resistência no Brasil.
    • Formação docente e produção de saberes contra-hegemônicos
    • Literatura, corpo e experiência comunitária
    • SILVA, F. C. ; FONSECA, C. . Escola Viva Buraco D´água. João Pessoa : Dos autores, 2024 . 56p. ISBN: 9786501116877.
    • SILVA, F. C. . Sonhos com e para Stella. Salvador : Segundo Selo, 2023 . 62p. ISBN: 978658754681.
    • SILVA, F. C. . Casa Cheia. Salvador : Paralelo 13s, 2023 . 67p. ISBN: 9786589649106.
    • SILVA, F. C. . Ominíbú: Maternidade negra em Um defeito de cor. Salvador : EDUFBA, 2019 . 228p. ISBN: 9788523219079.
    • SILVA, F. C. ; SILVA, V. L. . Entre projetos e presepadas: infância e literatura CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS , v. 1 , p. 284 - 300 , 2020. ISSN: 23589566.
    • SILVA, F. C. . EscreVivência na prática pedagógica: a narrativa de mulheres quilombolas em tensão com a política da morte no Brasil REMATE DE MALES (ONLINE) , v. 40 , p. 105 - 119 , 2020. ISSN: 23165758.
    • SILVA, F. C. . Mães negras em luto: configurações da literatura e da crítica literária diante da violência racista REVISTA ESTUDOS CULTURAIS , v. 04 , p. 07 - 22 , 2019. ISSN: 24467693.
    • SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo ESTUDOS DE LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA , v. Maio-Ago , p. 245 - 275 , 2018. ISSN: 23164018.
    • SILVA, F. C. . Mulher negra entre a maternidade e a violência: a representação rasurada na literatura canônica brasileira FORMA BREVE , v. 13 , p. 451 - 466 , 2018. ISSN: 21834709.
    • SILVA, F. C. . Luíza Mahin e Luiz Gama: escravidão e (auto)ficção numa correspondência interceptada Veredas: Revista da Associação Internacional de Lusitanistas , v. 28 , p. 123 - 143 , 2018. ISSN: 2183816X.
    • SILVA, F. C. . Por uma fala: o negro corpo do discurso Revista Opiniães , v. 01 , p. 58 - 70 , 2017. ISSN: 25258133.
    • SILVA, F. C. . Quando o que se discute é a realidade: Um defeito de cor como provocação à História AFROASIA , v. 2016 , p. 71 - 109 , 2017. ISSN: 19811411.
    • SILVA, F. C. . As ideias de Brasil: fundamentos de um debate crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , v. 06 , p. 210 - 228 , 2017. ISSN: 22454373.
    • SILVA, F. C. . Ainda o Brasil: disputando o Modernismo Nostromo - Revista Crítica Latinoamericana , v. 04 , p. 10 - , 2011. ISSN: 20071477.
    • SILVA, F. C. . Estudos Culturais: tensões críticas REVISTA LETRAS (CURITIBA) , v. 70 , p. 49 - 61 , 2010. ISSN: 01000888.
    • SILVA, F. C. . Eles eram muitos cavalos:leituras. Breves considerações estéticas e políticas. REVISTA CRIOULA (USP) , v. 06 , p. 01 - 15 , 2009. ISSN: 19817169.
  • Capítulos publicados: 2
    • SILVA, F. C. ; FONSECA, C. . Escola viva do Buraco D?água: poéticas das oralituras. PARA ALÉM DA CACOFONIA A LITERATURA E AS ARTES EM ESPAÇOS DE SUBALTERNIDADES, v. , p. 60 - , 2024.
    • SILVA, F. C. . (Re) Tecendo a palavra mãe: maternidade negra em Um defeito de cor como disrupção do nacionalismo brasileiro. Ana Maria Gonçalves: cartografia crítica, v. 01, p. 01 - , 2020.
    • SILVA, F. C. . Audre Lorde e a demanda revolucionária pela liberdade. Juiz de Fora : Edições Macondo , 2021 (Resenha)
    • SILVA, F. C. . Notas de um experiência de escrita com mulheres quilombolas do baixo sul da Bahia. São Paulo : Revista Firminas , 2020 (Relato de experiência)
    • SILVA, F. C. . A escrita como mortalha numa Ruanda de ?Mães-Coragem?. Salvador : Revista Afro-Ásia , 2020 (Resenha)
    • SILVA, F. C. . Giorgio Agamben: sujeito, tempo e relações políticas na contemporaneidade.. São Paulo : Revista Opiniães , 2010 (Resenha)
    • SILVA, F. C. . Olhos D'agua, pés na terra: nota de uma experiência de escrita com mulheres negras, inscrições de si no corpo sensível da palavra. Salvador : SECULT -BA , 2017 (Capítulo do ebook : Escritoras Negras da Bahia)
    • SILVA, F. C. . Águas da cabaça: escrita de mulher-rio que não corre sozinha. Belo Horizonte : Portal Literafro , 2017 (Resenha)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Matraga (UERJ). 2024 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Ártemis (UFPB). 2022 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Ártemis (UFPB). 2021 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Missangas: estudos em Literatura e Linguística (UNEB). 2021 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Capoeira - Revista de Humanidades e Letras (UNILAB). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Ágora (UFES). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para o livro Educação e Desenvolvimento Conhecimento, Diversidade e Culturas subalternizadas (UNEB). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Cadernos de História (UFPE). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Caletroscópio (UFOP). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Remate de Males (UNICAMP). 2020 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para a Revista Brasiliana: Journal for Brazilian Studies (UKL). 2019 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Crioula (USP). 2019 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Anuário de Literatura (UFSC). 2019 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Olhares (UNIFESP). 2019 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (UNB). 2019 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . Parecer para Aletria: Revista de Estudos de Literatura (UFMG). 2018 (Parecer)
    • SILVA, F. C. . A literatura como fabulação da História. 2023 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Escrita viva é munição: Literaturas, Vozes Plurais e Transformações Sociais. 2023 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Colonialidade, Necropolítica e diferenças em Um defeito de cor. 2023 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Fecundos saberes: maternidades e maternagens negras nas literaturas brasileira e africana. 2023 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . umbigo, nome-mãe: a poética do pertencimento em Aline Motta. 2023 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Espero que Kehinde aprove o meu trabalho e que eu não tenha inventado nada fora de propósito: autocriação e memória em Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves. 2022 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . (Re)tecendo a palavra mãe: o Brasil como pergunta na/da literatura negra. 2021 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Entre nós mesmas - diálogos a partir de A Unicónia Preta de Audre Lorde. 2021 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Repetições contra a flecha do tempo (Bienal de Artes de São Paulo). 2021 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Moldar o barro, parir a vida: palavra preta-herança. 2020 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Por uma poética do corpo vivo e vivido: a transfiguração do passado escravista na literatura negro-brasileira contemporânea. 2020 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Maternando a palavra-preta: o vigoroso poder de criação de escritoras negras. 2020 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Escrevivência em comunidades quilombolas do extremo e baixo sul da Bahia: a criação literária com (re)invenção de si.. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Terra em sangue, mães negras em luto: condições da crítica e da arte contemporânea diante da violência racista no Brasil. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . (Re)Tecendo a palavra Mãe: o Brasil como pergunta da/na Literatura Negra. 2019 (Conferência)
    • SILVA, F. C. ; SILVA, J. C. . Literatura, ancestralidade e negritude. 2019 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Roda de Conversa 'Ato em memória das mulheres negras vítimas do racismo'. 2019 (Outra)
    • SILVA, F. C. . Literatura de Mulheres Negras no Brasil. 2019 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Luíza Mahin e Luiz Gama: escravidão e (auto)ficção numa correspondência interceptada. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Artes negras da palavra: passado-presente em perspectiva. 2018 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Procura-se, desde África, um filho desaparecido : o Brasil como pergunta na/da literatura negra. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . A crítica literária como uma escrita, cifrada, de si. 2017 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . 'Mães-pretas': o signo de uma interdição na literatura canônica brasileira. 2017 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: a representação literária como disrupção do nacionalismo. 2017 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Por uma fala: a negra cor do discurso. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Mulher negra entre a maternidade e a violência: a representação rasurada na literatura brasileira. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Luiza Mahin na literatura e na história: mulher negra, mãe princesa, rebelde. 2015 (Conferência)
    • SILVA, F. C. . Quando o que se discute é a realidade: Um Defeito De Cor, de Ana Maria Gonçalves, como provocação à História'. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Do Tumbeiro ao Romance Contemporâneo: uma leitura de Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, como desafio à crítica brasileira. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Disputando o modernismo: uma peleja da teoria literária. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Ainda o Brasil: considerações sobre algumas idéias de Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Eles eram muitos cavalos: especulações teóricas. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. . Figurações da literatura e da teoria literária em dois críticos contemporâneos. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, F. C. ; FERREIRA, M. . A nova literatura contemporânea com Fabiana Carneiro da Silva. 2021 Impressões de Maria - Canal Youtube
    • SILVA, F. C. . Literatura Inteira: Um defeito de cor. 2017 Web
    • SILVA, F. C. . Global Feminisms Project. 2018
    • SILVA, F. C. . Reconexões com o interior da Bahia marcam a escrita de Fabi Carneiro e Álamo Pimentel. 2019
    • SILVA, F. C. . A participação feminina na Revolta dos Malês - Projeto Tira Dúvidas - UNEB. 2021
    • SILVA, F. C. . Literatura, zines e (re)existência. 2018 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • SILVA, F. C. ; FERREIRA, A. L. ; GONZAGA, P. R. B. ; PRAZERES, R. A. G. . Marielle, Claúdia, Edméia, Luana: ato em memória das mulheres negras vítimas do racismo genocida brasileiro. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • SILVA, F. C. . Simpósio Representações da escravidão no Brasil: a revisitação da História pela literatura e outras artes contemporâneas. 2018 (XIII CONLAB e CONAILP - UNIFESP)
    • SILVA, F. C. . Simpósio Mulheres e Terra. 2018 (XIII JALLA - Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana)
    • SILVA, F. C. . Elaboração de exercício escrito para processo seletivo de Pós-Graduação. 2019 (Universidade Federal do Sul da Bahia)
    • SILVA, F. C. . II Colóquio Internacional Workshop - Representação de africanos e pessoas de descendencia africana em manuais escolares. Perspectivas afro-decoloniais. Visões práticas e teóricas. 2019 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira - UNILAB)
    • SILVA, F. C. ; HORA, R. C. C. . Simpósio Temático Inscrições negras na literatura e na história. 2019 (Instituto Federal Baiano - Campus Teixeira de Freitas)
    • SILVA, F. C. ; SILVA, Franciane Conceição . Grupo de Trabalho: Literatura negra-brasileira na sala de aula: desafios e enfrentamentos. 2020 (Universidade Federal da Paraíba)
    • SILVA, F. C. ; SILVA, Franciane Conceição . Mesa: (Re) Descoberta do mundo: itinerâncias inscritas em Clarice Lispector. 2020 (III Congresso Nacional de Estudos Lispectorianos (UFPB))
    • SILVA, F. C. ; JESUS, L. F. O. . RODA DE CONVERSA - EDUCAÇÃO DIFERENÇA E ALTERIDADE - CONTRIBUIÇÕES DA HERANÇA INTELECTUAL NEGRA. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais)
    • SILVA, F. C. ; ANDRADE, C. B. S. ; ANJOS, M. . Painel Temático - Fotografias afro-atlânticas e visualidades contracoloniais. 2021 (Universidade Federal de Pernambuco)
    • SILVA, F. C. ; ARAUJO, G. A. . Confluências poéticas - Aline Motta e Marcelo Ricardo. 2021 (Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais)
    • SILVA, F. C. ; SILVA, Franciane Conceição ; SOUTO, R. A. ; PINHEIRO, V. N. R. . II Colóquio Internacional Baobá em flor: pretas (re)existências. 2021 (Universidade Federal da Paraíba)
    • SILVA, F. C. ; MOREIRA, J. . Grafias-mães: maternidades negras em performance. 2023 (Universidade Estadual do Piauí)
    • SILVA, F. C. ; SILVA, A. M. S. E. . Simpósio Fabular Criticamente o Brasil: invenção e contravenção nas estéticas negras contemporâneas. 2023 (ABRALIC)
    • SILVA, F. C. . Performance artística e conversa com Calila das Mercês. 2024 (Universidade Federal da Paraíba)
    • SILVA, F. C. ; SOUTO, R. A. ; SILVA, Franciane Conceição ; PINHEIRO, V. N. R. . I Colóquio Internacional Baobá em flor: pretas (re)existências. 2020 (Universidade Federal da Paraíba)
    • SILVA, F. C. . Figurações da literatura e da teoria literária em dois críticos contemporâneos. 2008
    • SILVA, F. C. . Tensões do pensamento nacional no diálogo crítico entre Roberto Schwarz e Silviano Santiago. 2012
    • SILVA, F. C. . Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias. 2017
    • Nome do projeto: Maternidade negra em Um defeito de cor: história, corpo e nacionalismo como questões literárias (tese de doutorado) (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, F. C. .
      Descrição: A tese realiza uma análise do romance Um defeito de cor (2006), de Ana Maria Gonçalves, sublinhando os aspectos formais do texto e indicando como eles acionam problematizações urgentes para a crítica literária produzida no Brasil. Os procedimentos estéticos com que a representação em primeira pessoa é realizada na obra são concebidos como chave para vincular a literatura às narrativas historiográficas, sobretudo aquelas produzidas pela História Social da Escravidão, dando a ver como a obra de Gonçalves se vale da encruzilhada epistêmica entre ficção e realidade. Propõe-se, assim, que a carta configurada na obra, por meio da qual se constrói a enunciação de uma mãe africana que relata sua trajetória de vida, e nela as constrições ao exercício da maternidade ao longo do século XIX no Brasil e na África, performatiza uma corporalidade negra, convocando a crítica contemporânea a realizar o desrecalque do corpo negro de sua discursividade. Como desdobramento dessa proposição, o trabalho contrapõe a narradora Kehinde, elaborada a partir de um foco narrativo complexo, à figura estereotipada da ?mãe preta?, presente de reiteradas maneiras no cânone literário nacional. Visibilizam-se com essa estratégia os mecanismos simbólicos de interdição do reconhecimento da ascendência africana no/do Brasil pelo discurso nacionalista, ao mesmo tempo em que se reflete sobre as possibilidades de encenação e disrupção desse construto ideológico pelo romance de Gonçalves.
    • Nome do projeto: Imagens da escravidão,poéticas da resistência: arte, narrativa e memória (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, F. C. .
      Descrição: O projeto é disparado pela proposição de que contemporaneamente parte significativa da arte contemporânea de autoria negra, com ênfase na literatura, artes visuais e performance, tem realizado uma revisitação da História e configurado representações singulares do período escravista no Brasil. Simultaneamente, nas comunidade quilombolas - que descendem diretamente dessa experiência histórica-social - é crescente o esforço de produção e registro de relatos sobre esse passado, enunciado agora desde a perspectiva daqueles que foram subalternizados. Considerando as correspondências entre tais gestos potencialmente prenhe de sentidos, propõe-se o mapeamento, fomento, registro e análise dessas produções, de modo a refletir sobre suas composições e vinculá-las à problemática da construção da memória sobre escravidão no Brasil. Retendo as rupturas e continuidades entre os projetos estético-políticos que as imagens configuram, pretende-se constituir uma genealogia dessa tópica de representação, sublinhar os questionamentos que ela suscita e torná-la publicamente acessível por meio da publicação de um suplemento didático.
    • Nome do projeto: Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas - Edição no Olho do Tempo. (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, F. C. , BARROS, S. A. P. , ARAUJO, L. C. , SOUTO, R. A. , COSTA, K. B. L. , REIS, L. N. .
      Descrição: O projeto Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas - Edição Olho noTempo propõe um percurso que delimite, debata e construa práticas pedagógicas, tendo como eixo ainvestigação simbólica da realidade a partir das poéticas e dos elementos culturais afro-brasileiros.Alçando a interface entre literatura, oralitura e ensino como âmbito privilegiado de trabalho, o projetoestabelece parceria com a Escola Viva Olho do Tempo (EVOT), situada no Vale do Gramame, epropõe: um processo de formação continuada dos educadores, educadoras, lideranças comunitárias eagentes culturais vinculados a essa instituição, o qual almeja aprimorar as práticas pedagógicasrealizadas na escola tendo em vista a incorporação dos saberes e das contribuições metodológicas dapopulação negro-brasileira e a publicação de um livro; a orientação de uma oficina de Escrita Criativa para jovens de 14 a 17 anos que mobilize os conteúdos discutidos no processo formativo de educadores; a manutenção do grupo de estudos permanente Tessituras Negras: literaturas em prisma. Compreende-se as estéticas negras como um leque que amplia e complexifica o conjunto das experiências sociais e abre senda para os diálogos inter e transdisciplinares de modo a reconhecer e valorizar os sujeitos e conhecimentos historicamente excluídos dos âmbitos hegemônicos e a tensionar o projeto de homogeneização que caracterizou parte das práticas de ensino-aprendizagem no Brasil.
    • Nome do projeto: Projeto Escolas Vivas (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, F. C. , FONSECA, C. .
      Descrição: Esta proposta pretende articular relações entre pedagogias de Escolas Vivas da zona rural, o campo das Artes e materiais didáticos diferenciados, que serão produzidos em conjunto por uma rede de pesquisadoras universitárias e mestras de comunidades tradicionais, como processo de enfrentamento do cenário de fechamento de escolas públicas rurais. Essas comunidades escolares são referenciadas pelo conceito de Escola Viva do Pajé Duã Busã e de Livro Vivo, do Pajé Ika Muru, ambos mestres professores Huni Kuin do Alto Jordão no Acre, alargando o campo da escola, do livro e dos materiais pedagógicos para a Floresta, as medicinas e outras dimensões do cotidiano. Considerando o sucateamento de políticas públicas voltadas para a Educação do campo nas últimas décadas no Brasil, com mais de 60 mil escolas rurais fechadas entre 1995 e 2016 segundo Censo Escolar, e, ao mesmo tempo, a insurgência de escolas diferenciadas no âmbito da educação intercultural da Escola Indígena e Quilombola (RCNEI/MEC/2019), este projeto se destina a cartografar e compor em colaboração materiais didáticos junto às comunidades escolares que respondem criticamente à problemática da escola como instituição externa aos saberes da comunidade, assumindo uma função desagregadora entre comunidade, corpo, território e culturas. Este projeto em rede pretende fomentar, portanto, junto a essas escolas vivas, possibilidades de consolidação e fortalecimento de suas próprias pedagogias, com aportes epistemológicos, instrumentais, técnicos e metodológicos oferecidos pela rede de pesquisadoras universitárias e mestras do saber. A criação de materiais didáticos e de produção científica junto a essas comunidades escolares pretende oferecer materiais específicos e diferenciados de promoção de interculturalidade tanto na rede escolar da zona rural e nos territórios de identidade indígenas e quilombolas, quanto oferecê-los à rede pública de ensino da zona urbana e aos cursos de licenciatura de ensino universitário.
    • Nome do projeto: Tessituras negras: ateliê de leituras literárias e práticas pedagógicas (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, F. C. , SILVA, Franciane Conceição , BARROS, S. A. P. , RODRIGUES, H. F. , COSTA, K. B. L. .
      Descrição: O projeto Tessituras negras: laboratório de leituras literárias e práticas pedagógicas propõe um percurso que delimite, debata e construa práticas pedagógicas, tendo como eixo a investigação simbólica da realidade a partir das poéticas e dos elementos culturais das literaturas negras-brasileiras. Alçando a interface entre literatura e ensino como âmbito privilegiado de estudo, o projeto de extensão busca apreender o texto literário como um leque que amplia e complexifica o conjunto das experiências sociais e abre senda para os diálogos inter e transdisciplinares. Propõe-se, assim, um ciclo de encontros em que estudantes da licenciatura, professores da educação básica, educadores, pesquisadores e demais público interessado tenham acesso ao acervo da literatura de autoria negra produzida no Brasil e desenvolvam de modo partilhado ferramentas para a elaboração de práticas pedagógicas afrorreferenciadas a partir desses textos.
    • Graduacao:
      • Curso: Dupla licenciatura em Letras - Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Figurações da literatura em dois críticos contemporâneos
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Magma (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
    • Escola da Vila:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2014 ).
        Outras informações: Professora
    • Escola Móbile:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor-corretor
    • Fábrica de Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Trilhas de produção: literatura e oralidade
        Outras informações: Professora
    • Casa do Samba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Escrita de mulher: tramas e memórias do feminino.Oficina de leitura e produção autobiográfica no Recôncavo baiano.
        Outras informações: Professora
    • Caravana Mulheres nas Artes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Curso de produção autobiográfica para/com mulheres quilombolas do baixo sul da Bahia.
        Outras informações: Professora
    • Centro de Estudos Afro-Orientais - UFBA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Ministrou aula intitulada "História, literatura e narrativa" no curso História Cultural e Antropologia, do Programas de Pós Graduação em Antropologia, em História e em Estudos Étnicos e Africanos, oferecido pelo professor Luís Nicolau Parés.
        Outras informações: Professora
    • Projeto Um milhão de rodas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: O projeto tinha como objetivo a formação crítica e autônoma do sujeito através da literatura. Atuei nas escolas públicas do Jd. São Luís, zona sul de São Paulo, com jovens e crianças. Além da leitura compartilhada e produção escrita, integravam o trabalho outras propostas artisticas e atividades corporais e lúdicas.
        Outras informações: Educadora
    • Universidade Federal do Sul da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Professora Adjunta
    • O EIXO E A RODA (UFMG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Grupo de Pesquisa Sobre o corpo feminino: Literaturas Africanas e Afro-brasileira.
        Outras informações: Pesquisadora
    • Programa de Pós-Graduação em Ensino e Relações Étnico-raciais:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2023 ).
        Outras informações: Professora e orientadora
    • Universidade Federal da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professora Adjunta
    • Missangas: Pesquisas em Literatura e Linguística (UNEB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Professora
    • Programa de Pós-Graduação em Letras UFPB:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2022 - Atual ).
        Outras informações: Professora-Pesquisadora