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Andressa Toni

    • Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com bolsa Cnpq. Entre 2018 e 2019 cumpri período-sanduíche (PDSE, bolsa Capes) na Universidade da Pensilvânia, lá cursando disciplinas e frequentando as reuniões dos grupos de pesquisa em Fonética, em Fonologia e em Psicolinguística. Concluí Mestrado (bolsa CNPq) e Graduação (Bacharelado e Licenciatura) também pela Universidade de São Paulo, com habilitação em Português e Linguística. Atualmente sou professora colaboradora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e professora formadora e orientadora da UAB (NEAD-UNICENTRO). Atuo principalmente nas áreas de Fonética, Fonologia, Aquisição de Linguagem e Psicolinguística, abordando temas relacionados à fonotaxe, à sílaba e aos segmentos, tanto na fala infantil como na fala adulta. Durante o doutorado, organizei os corpora Fala Infantil, Fala Dirigida à Criança e Escrita (https://osf.io/dgsyk/). Em minhas pesquisas, utilizo recursos metodológicos como o Praat, R, Python, PsychoPy e Phon. Vice-líder do grupo de pesquisa FAVO - Investigações Acústicas de Fala e Voz (CNPq). Membro do grupo de pesquisa Gramática(s) em perspectiva (CNPq) e do HlinFU - Grupo de Pesquisa História da Língua e Formação Urbana (CNPq).Página pessoal: http://andressatoni.wixsite.com/atoni

       

      Links:    

    • TONI, A. . E-book curso EAD: EXPLORANDO A SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA. : , 2023 . p. ISBN: 9786500838169.
    • SANTOS, R. S. ; BENEVIDES, A. L. ; TONI, A. . Fonologia, Aquisição e Educação (impresso). Ponta Grossa : Atena, 2022 . 239p. ISBN: 9786559838974.
    • SANTOS, R. S. ; BENEVIDES, A. L. ; TONI, A. . Fonologia, Aquisição e Educação (virtual). Ponta Grossa : Atena, 2021 . 234p. ISBN: 9786559838028.
    • BIZELLO, Aline ; TONI, A. ; STUDZINSKI, N. E. C. ; CREMONESE, L. E. ; CHAGAS, L. A . Psicolinguística. : , 2019 . p. ISBN: 9786581492459.
    • TONI, A. ; TEIXEIRA, M. T. ; CARRA, S.A. . Morfossintaxe. Canoas : Editora da Universidade LaSalle, 2020 . 116p. ISBN: 9786589486343.
    • TONI, A. ; SILVA, D. C. F. . Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia do Português. Canoas : UnilaSalle, 2020 . 134p. ISBN: 9786586635720.
    • TONI, A. . P[ɾ]ATO É IGUAL A P[l]ATO, MAS BA[ɾ]ATA NÃO É IGUAL A BA[l]ATA: EFEITOS DA ESTRUTURA SILÁBICA NA DETECÇÃO DE CONSOANTES LÍQUIDAS DURANTE A AQUISIÇÃO FONOLÓGICA ORGANON , v. 38 , p. 1 - 25 , 2023. ISSN: 22388915.
    • TONI, A. . Mapeando os percursos possíveis na aquisição das líquidas /l, ɾ/ em ataques simples e complexos: Dados de produção de fala Acta Scientiarum (UEM) , v. 45 , p. 1 - 13 , 2023. ISSN: 19834683.
    • TONI, A. . Notas sobre a dificuldade articulatória na aquisição dos ataques ramificados CCV VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 26 , p. 1 - 30 , 2022. ISSN: 19822243.
    • TONI, A. . ?Bnafe soa melhor que Shrabe?? Julgamento de aceitabilidade de sequências consonantais frequentes, pouco frequentes, marginais e ausentes no Português Brasileiro LETRÔNICA , v. 15 , p. 1 - 19 , 2022. ISSN: 19844301.
    • TONI, A. . ota bruxa??: MODELANDO A RELAÇÃO ENTRE VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E AQUISIÇÃO DOS ATAQUES RAMIFICADOS VIA PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA Cadernos De Estudos Linguisticos , v. 64 , p. 1 - 23 , 2022. ISSN: 24470686.
    • TONI, A. . DISCRIMINAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DE SÍLABAS DE ATAQUE RAMIFICADO NA PERCEPÇÃO INFANTIL: ANALISANDO OS TESTES 2IFC, AX, 4I-ODDITY E CORRESPONDÊNCIA DE IMAGEM VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 11 , p. 177 - 200 , 2022. ISSN: 23163267.
    • TONI, A. . U[bɾu]σxas C[bɾa]σvas ϕ[bɾi]σgam, aΣ[pɾõ]σtam e esσ[bɾa]Σvejam: INFLUÊNCIAS DE FRONTEIRA PROSÓDICA NA ACURÁCIA SILÁBICA DA CRIANÇA VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 10 , p. 128 - 141 , 2021. ISSN: 23163267.
    • TONI, A. . Tleco, [tl]ave, atlas: O que sílabas marginais /tl/ podem revelar sobre o desenvolvimento da Fonotaxe na fala infantil? Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 24 , p. 724 - , 2022. ISSN: 19832400.
    • TONI, A. ; SANTOS, R. S. . A idade reflete o domínio linguístico? Efeito das medidas de desempenho na análise de dados em aquisição fonológica Revista de Estudos da Linguagem , v. 1 , p. 1 - , 2022. ISSN: 22372083.
    • TONI, A. . Frequência lexical dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: comparando a fala adulta, a fala dirigida à criança e a fala infantil nos corpora FI e FDC REVISTA DA ABRALIN , v. , p. 1 - 33 , 2021. ISSN: 01027158.
    • TONI, A. . Sílabas de ataque ramificado CCV em Português Brasileiro: Produtivas ou lexicalizadas? Quintú Quimün , v. 4 , p. 1 - 33 , 2020. ISSN: 2591541X.
    • TONI, A. . /titia/ ou /t-it-ia/? Evidências da psicolinguística e da fala infantil sobre o status fonológico das africadas [t-, d-]* VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS , v. 24 , p. 36 - 71 , 2020. ISSN: 19822243.
    • TONI, A. . Revisitando a aquisição do ataque ramificado CCV: estágios do desenvolvimento silábico MATRAGA , v. 24 , p. 341 - 364 , 2017. ISSN: 24466905.
    • TONI, A. . Estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV na aquisição fonológica REVISTA LETRAS , v. 96 , p. 255 - 286 , 2017. ISSN: 22360999.
    • SANTOS, R. S. ; TONI, A. . Aspectos prosódicos para o desenvolvimento da fala (no prelo). TRANSTORNOS DOS SONS DA FALA, v. 1, p. 1 - , 2024.
    • TONI, A. . Fonética e Fonologia experimental, consciência fonológica e ensino de Língua Portuguesa na universidade: um diálogo possível (e necessário). Ensino e formação docente em pauta: diálogos e perspectivas em Letras, v. 1, p. 1 - , 2022.
    • BENEVIDES, A. L. ; TONI, A. . A fonologia na sala de aula: desvios comuns de escrita. Fonologia, Aquisição e Educação, v. 1, p. 175 - 201, 2021.
    • TONI, A. . Aquisição da Linguagem. Fonologia, Aquisição e Educação, v. 1, p. 75 - 111, 2021.
    • TONI, A. . A fonética articulatória. Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia do Português, v. , p. 47 - 82, 2020.
    • TONI, A. . Língua oral versus língua escrita. Língua Portuguesa - Fonética e Fonologia do Português, v. , p. 9 - 46, 2020.
    • TONI, A. . Teorias de aquisição da linguagem: Empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo. Psicolinguística, v. , p. 211 - 236, 2019.
    • TONI, A. . Neurociência da Linguagem. Psicolinguística, v. , p. 193 - 210, 2019.
  • Trabalhos em Anais: 2
    • TONI, A. . ?ota bruxa??: modelando a relação entre variação linguística e aquisição dos ataques ramificados via princípio da tolerância. In: II Phonoshuttle OPO-LIS Ponte aérea de Fonologia , 2023 , online. Atas do II Phonoshuttle OPO-LIS Ponte aérea de Fonologia. : , 2022. p. 5 - 36.
    • TONI, A. . [ˈbu.zɐ], [toˈvɾɐw], [tʃiˈɐ.gʊ.lʊ], [ˈtiɾ.ʎʊ], [ˈtʃli.kʊ]: efeitos metodológicos sobre as estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV. In: X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017 , 2018 , Niterói. Anais do X Congresso Internacional da ABRALIN - UFF 2017. : , 2017. p. 1051 - .
    • TONI, A. . EXPLORANDO A SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA. : , 2023 (E-book para curso EAD)
    • TONI, A. . Parecerista adhoc da revista Acta Scientiarum. 2023 (Parecer)
    • TONI, A. . Paraecerista Adhoc da Revista Moara. 2023 (Parecer)
    • TONI, A. . Parecerista adhoc da Revista RELIN. 2022 (Parecer)
    • TONI, A. . Parecerista adhoc da Revista ABRALIN. 2022 (Parecer)
    • SANTOS, R. S. ; TONI, A. . Corpus Escrita. 2020 (Outra)
    • SANTOS, R. S. ; TONI, A. . Corpora FI (Fala Infantil) e FDC (Fala Dirigida à Criança). 2020 (Outra)
    • TONI, A. . Avaliador do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. 2019 (Outra)
    • TONI, A. . Avaliador(a) Júnior na Mostra de Destaques do 23º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP. 2015 (Outra)
    • TONI, A. . The acquisition of CCV branching onsets in Brazilian Portuguese: Revisiting the roles of variation and phonological density. 2023 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Aplicando a palatografia e linguografia estáticas como ferramentas didáticas para o ensino de Fonética em cursos de Letras. 2023 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Modelando o papel da variação e da densidade fonológica do input na aquisição dos ataques ramificados CCV em PB via Princípio da Tolerância. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. S. ; TONI, A. . Bancos de dados naturalísticos sobre a fala infantil: Apresentando os corpora Santana-Santos, FDC e FI. 2023 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Bate-papo sobre trajetória acadêmica e científica. 2023 (Outra)
    • TONI, A. . Palatografia e linguografia estáticas como recurso didático para o ensino de (Socio)Fonética. 2022 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Métodos experimentais para o ensino de fonética: Palatografia e linguografia estáticas. 2022 (Comunicacao)
    • GAVIOLI-PRESTES, C. M. ; LUIZ, C. A. ; LUZ, M. A. ; LIMA, S. D. ; TONI, A. . Minicurso: O ensino de gramática na escola: colocando 'a mão na massa' para 'gerar' conhecimento. 2022 (Outra)
    • TONI, A. . Mesa redonda: Eu me formei em Letras, e agora? Possibilidades profissionais de um beletrista. 2022 (Outra)
    • TONI, A. . /pɾeto/ = [ʹpe.tʊ], MAS /pɾato/ ≠ [ʹpa.tʊ]? MODELANDO A INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE E DA DENSIDADE FONOLÓGICA NA AQUISIÇÃO CCV VIA PRINCÍPIO DA TOLERÂNCIA. 2022 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Revisitando a aquisição dos ataques ramificados CCV: a construção do contraste entre C/r/V e C/l/V na fonotaxe infantil. 2021 (Comunicacao)
    • TONI, A. ; SANTOS, R. S. . A idade reflete o domínio linguístico? comparando faixa etária e desempenho na tarefa na análise de dados em aquisição fonológica. 2021 (Outra)
    • TONI, A. . O papel da densidade fonológica na aquisição dos ataques ramificados CCV. 2021 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Aspectos Distintivos, Linguísticos e Extralinguísticos do Português do Brasil. 2021 (Conferência)
    • TONI, A. . 'Não é ['bu.ʃɐ], é [ˈbu.ʃɐ]!': investigando o fenômeno FISH-FIS e a detecção de erros do tipo CCV↔CV e C[l]V↔C[ɾ]V na fala infantil. 2021 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Desenvolvimento da fala infantil: Afinal, o que a criança já sabe sobre a sua língua antes de entrar na escola?. 2021 (Conferência)
    • TONI, A. . REVISITANDO A AQUISIÇÃO DOS ATAQUES RAMIFICADOS: Afinal, o que a criança adquire ao adquirir CCV?. 2021 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Caracterizando os ataques ramificados CCV em português brasileiro: um estudo experimental. 2020 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Tutorial: como construir experimentos no PsychoPy. 2020 (Outra)
    • TONI, A. . Aquisição dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: produção e percepção do molde silábico e dos filtros segmentais C/l/V e C/ɾ/V na fonotaxe infantil. 2020 (Comunicacao)
    • TONI, A. . C[l]V is not a good enough C/ɾ/V, even if you say so: Asymmetric mispronunciation detection of liquids in Brazilian Portuguese. 2020 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Aceitabilidade fonotática de ataques ramificados permitidos, proibidos e marginais em Português Brasileiro. 2020 (Comunicacao)
    • TONI, A. . A Fonotaxe dos ataques ramificados CCV em Português Brasileiro: um estudo experimental. 2020 (Conferência)
    • TONI, A. . Structure-conditioned production and perception of liquids in the phonological development of Brazilian Portuguese-speaking children. 2020 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Subespecificação das líquidas /l, r/ em CV e CCV na aquisição fonológica. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Correlatos físicos da linguagem. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . Cérebro e mente na aquisição da linguagem. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . Período crítico na aquisição da linguagem. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . Crianças selvagens e aquisição da linguagem. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . Linguagem em seres humanos e animais: semelhanças e diferenças. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . Primatas não-humanos e a capacidade da linguagem. 2019 (Conferência)
    • TONI, A. . [ˈpɾa.tʊ], [ˈpa.tʊ], [ˈpla.tʊ], [ˈpɐɾa.tʊ], [ˈpa.tɾʊ], [ˈpaɾ.tʊ]: variable outputs for CCV syllables in the acquisition of Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . [pla] is equal to [pɾa], but [la] is not equal to [ɾa] Syllable effects on the mispronunciation sensitivity of liquids in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Prosodic prominence versus frequency effects on the acquisition of CCV clusters in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Do children who produce C/ɾ/V as C[l]V also detect C[l]V as C/ɾ/V? Acquiring branching onsets in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . /titia/ or /tʃitʃia/? The phonological status of [tʃ, dʒ] in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Phonemes or Allophones? The phonological status of [tʃ, dʒ] in Brazilian Portuguese. 2019 (Comunicacao)
    • TONI, A. . The variability in child outputs: Is there a clue to phonological underspecification?. 2018 (Comunicacao)
    • TONI, A. . A percepção do contraste entre sílabas CV e CCV no desenvolvimento fonológico: um estudo piloto. 2017 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Linguística, Linguagem, Aquisição de Língua. 2017 (Conferência)
    • TONI, A. . Estratégias de reparo à aquisição do ataque ramificado CCV: representação estrutural, subespecificação de traços ou adaptação articulatória?. 2017 (Comunicacao)
    • TONI, A. . [ˈbu.zɐ], [toˈvɾãw], [tʃiˈɐ̃.gʊ.lʊ], [ˈtiɾ.ʎʊ], [ˈʧli.kʊ]: Efeitos metodológicos sobre as estratégias de reparo ao ataque ramificado CCV. 2017 (Comunicacao)
    • TONI, A. . 'MONS[TI]NHO' OU 'MONS[ʧI]NHO': A INTERAÇÃO ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA RAMIFICAÇÃO DE ATAQUE CCV E A REGRA DE PALATALIZAÇÃO NA FONOLOGIA INFANTIL. 2016 (Comunicacao)
    • TONI, A. . A interação entre a regra de palatalização e o desenvolvimento da ramificação de ataque CCV na fonologia infantil. 2016 (Comunicacao)
    • TONI, A. . O desenvolvimento da ramificação de ataque na fonologia infantil: a diferenciação entre molde silábico e filtros segmentais. 2016 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Representação subjacente da sílaba na aquisição fonológica: Correlações entre o ataque ramificado CCV, a frequência e a palatalização. 2016 (Conferência)
    • TONI, A. . A aplicação de processos fonológicos opcionais na comunidade dialetal e na fala dirigida à criança. 2015 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Representaçãao subjacente da sílaba na aquisição de onsets complexos CCV: Resultados naturalísticos parciais. 2015 (Comunicacao)
    • TONI, A. . A superaplicação da palatalização em onsets complexos /tɾ, dɾ, tl, dl/ não produzidos: perspectivas de análise. 2014 (Comunicacao)
    • TONI, A. . O vozeamento em contextos de queda silábica na fala infantil. 2014 (Simposio)
    • TONI, A. . Percursos prosódicos na aquisição dos processos de vozeamento e palatalização. 2013 (Simposio)
    • TONI, A. . Aquisição dos processos fonológicos de vozeamento e palatalização: condições prosódicas e segmentais. 2013 (Comunicacao)
    • TONI, A. . Os domínios prosódicos na aquisição dos processos de vozeamento e palatalização. 2012 (Seminário)
    • TONI, A. . Os domínios prosódicos na aquisição dos processos de vozeamento e palatalização. 2012 (Simposio)
    • TONI, A. . A aquisição da escrita e a consciência fonológica: relações múltiplas entre grafemas e fonemas. 2011 (Comunicacao)
    • TONI, A. . A ordem de aquisição do vozeamento nos diferentes domínios prosódicos. 2011 (Simposio)
    • TONI, A. . A Aquisição da escrita e a consciência fonológica. 2010 (Simposio)
    • TONI, A. ; Fong, S. ; Polachini, B. S. ; Madrid, R. L. ; Guide, B. F. . Tardes de Linguística na USP. 2015 (Departamento de Linguística da USP)
    • SAYEED, O. ; IRANI, A. ; PAPAROUNAS, L. ; CHEN, Y. ; KALOMIROS, A. ; TONI, A. ; ARLIN, J. . 43 Penn Linguistics Conference (PLC). 2019 (University of Pennsylvania)
    • TONI, A. . Semana de Letras 2022: do aluno pesquisador ao professor pesquisador. 2022 (Unicentro)
    • GROLLA, E. ; SANTOS, R. S. ; TONI, A. ; TORRES, J. ; CARVALHO, R. P. ; VIEIRA, C. ; REZENDE, C. ; CODINA, A. ; SANTANA, R. . MiniEnapol de Aquisição de Linguagem. 2019 (Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem)
    • BENEVIDES, A. L. ; PIOLA, A. P. ; TONI, A. ; Minello, Carla ; Bohn, Graziela . Fonologia, Aquisição e Educação. 2020 (Serviço de Cultura e Extensão FFLCH USP)
    • TONI, A. ; Minello, Carla ; Bohn, Graziela ; Kolberg, Leticia . A Fonologia na aquisição da linguagem: sílabas, sons e palavras na fala típica e atípica. 2020 (Serviço de Cultura e Extensão FFLCH USP)
    • BENEVIDES, A. L. ; TONI, A. ; PIOLA, A. P. ; Bohn, Graziela ; Minello, Carla . Fonologia, Aquisição e Educação. 2021 (Serviço de Cultura e Extensão FFLCH)
    • TONI, A. ; Bohn, Graziela ; Minello, Carla ; Kolberg, Leticia . Aquisição da linguagem: dos sons às palavras. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • BENEVIDES, A. L. ; PIOLA, A. P. ; FERNANDEZ, J. ; BOHN, G. ; TONI, A. . Fonologia, Aquisição e Educação. 2018 (Universidade de São Paulo)
    • Bohn, Graziela ; TONI, A. ; Minello, Carla . Aquisição de Linguagem: dos sons às palavras. 2019 (Universidade Católica de Santos (UNISANTOS))
    • TONI, A. . Introdução à Fonética Acústica. 2022 (Unicentro)
    • TONI, A. . [LET] Língua Portuguesa III - Classes de Palavras e sua relação com a Análise Sintática. 2023 (Vídeo educacional)
    • TONI, A. . [LET] Língua Portuguesa III - Usos da Vírgula e sua Relação com a Sintaxe. 2023 (Vídeoeducacional)
    • TONI, A. . [LET] Língua Portuguesa III - Teste de Constituintes - Sugestão de Material Manipulável. 2023 (Vídeoeducacional)
    • TONI, A. . EXPLORANDO A SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA. 2023 (Ebook desenvolvido para o curso de graduação em letras (nead/unicentro))
    • SANTOS, R. S. ; TONI, A. ; Angelo, M. C. ; Santana, A. ; Fragozo, Carina ; Bohn, Graziela . Informativo sobre o curso de Letras ? habilitação em Linguística. 2015 (Folder informativo)
    • TONI, A. . Teorias de aquisição da linguagem: empirismo (behaviorismo), racionalismo, inatismo e construtivismo. 2019 (Material didático (grupoa))
    • TONI, A. . Neurociência e linguagem. 2019 (Material didático (grupoa))
    • TONI, A. . Língua Portuguesa III: Sintaxe normativa. 2023 (Curso online)
    • Nome do projeto: Investigações Acústicas de Fala e Voz (FAVO) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONI, A. , COSTA, L. T. .
      Descrição: O grupo de pesquisa FAVO - Investigações acústicas de fala e voz congrega pesquisadores da Linguística, vinculados ao Laboratório de Fonética da UNICENTRO, cujas pesquisas objetivam examinar acusticamente detalhes da fala paranaense.
    • Nome do projeto: Introdução à Fonética Acústica (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TONI, A. , OLIVEIRA, Hellen Aparecida .
      Descrição: Esta ação de extensão tem como objetivo oferecer um curso introdutório na área da Fonética Acústica para a comunidade de alunos, professores e funcionários da UNICENTRO, enfocando, especificamente, o uso do software Praat (BOERSMA & WEENINK, 2022) para análise de fala. A Fonética Acústica compreende o estudo das propriedades físicas dos sons ? isto é, da onda sonora produzida pelo ar que passa pelo aparelho fonador humano no momento da fala. Estas propriedades compreendem correlatos como frequência, tempo e amplitude, que geram, respectivamente, as diferenças de grave-agudo, de longo-breve e de forte-fraco presentes na língua. Graficamente, as características acústicas dos sons traduzem-se em oscilogramas, espectogramas e espectros, que podem ser utilizados como ferramenta visual para o estudo da variação linguística e das características idiossincráticas do falante (adulto ou criança), beneficiando áreas como a Sociolinguística, a Linguística Forense, a Aquisição da Linguagem e mesmo o ensino de línguas estrangeiras. O curso se propõe a caracterizar as propriedades acústicas das vogais e consoantes do Português Brasileiro em diferentes contextos prosódicos (por exemplo, em diferentes posições silábicas e acentuais, velocidades de fala, contextos segmentais adjacentes e fronteiras prosódicas), traçando comparações com outras línguas de interesse, como o Inglês e o Francês. Com duração de 20 horas (10 semanas), o curso será presencial e contará com um trabalho final (estudo de caso à escolha do aluno).
    • Nome do projeto: Tardes formais: Grupo de Estudos em Fonologia (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: TONI, A. , GAVIOLI-PRESTES, C. M. .
      Descrição: Esta ação de extensão tem como objetivo oferecer um momento de leitura e discussão de textos-chave para o estudo da Fonologia em suas diferentes teorias e interfaces. O grupo de estudos faz parte das atividades do grupo de pesquisa Gramática(s) em Perspectiva e é voltado a toda a comunidade de alunos, professores, funcionários e comunidade externa da UNICENTRO. Os encontros serão realizados quinzenalmente (em formato presencial ou virtual), com duração de 90 minutos, nos quais um participante apresentará um texto previamente escolhido e conduzirá sua discussão, cabendo aos demais membros do grupo tecer comentários, traçar paralelos, trazer novos exemplos, realizar perguntas e sanar dúvidas. A Fonologia compreende o estudo da função e categorização dos sons em um sistema de regras, abrangendo os âmbitos segmental e suprassegmental. Neste semestre, os objetos teóricos da Fonologia que serão abordados no curso são basilares: traços distintivos, classes naturais, sílabas, acento e regras fonológicas. Com isso, o grupo se propõe a oferecer estudos dirigidos introdutórios sobre o sistema fonológico do Português Brasileiro, visando, num segundo momento, oferecer discussões mais aprofundadas sobre cada um dos temas acima, bem como outros temas de interface.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa História da Língua e Formação Urbana (HLinFU) (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TONI, A. , André Luis Antonelli , Clézio Roberto Gonçalves , Dircel Aparecida Kailer , Fabiane Cristina Altino , Flávio Brandão Silva , Giovanna Ike Coan , Hosana dos Santos Silva , Marília Silva Vieira , Neiva Maria Jung , PEREIRA, H. B. .
      Descrição: O HLinFu se propõe a estudar as questões de mudança linguísticas em interação com as (trans)formações urbanas.no Brasil. O grupo é formado por pesquisadores com perspectivas teóricas distintas e de diferentes vínculos institucionais, apostando no diálogo. Em 2022, realizou o I Seminário de História da Língua e Formação Urbana, cujos desdobramentos podem ser acessados em https://www.hlinfu.com.br .
    • TONI, A. . Parecerista da Revista RELIN. 2022 - Parecer para a revista relin
    • TONI, A. . Parecerista do livro A Gramática e a Linguística na Sala de Aula. 2022 - Parecerista do livro a gramática e a linguística na sala de aula
    • TONI, A. . Debatedora no ENAPOL. 2023 - Debatedora no enapol
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Periódico: Linguística Rio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2019 ).
    • Sagah Soluções Educacionais Integradas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Desenvolvimento de conteúdos didáticos para a disciplina Psicolinguística (Capítulos: "Neurociência e linguagem"; "Teorias de aquisição da linguagem")
        Outras informações: Professor conteudista
    • Universidade La Salle - Canoas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Mesopotâmia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Mesopotâmia - revista amazônica de estudos linguísticos e literários (UFAM)
    • Universidade Estadual do Centro-Oeste:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • University of Pennsylvania:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Correção das atividades semanais dos alunos de graduação da disciplina Language Acquisition
        Outras informações: Voluntário
    • Universidade Aberta do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).