Não autenticado |

Dislane Zerbinatti Moraes

    • Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e em História (1986); mestrado em Didática(1996); doutorado em Letras (Literatura Brasileira) (2003), todos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia do ensino de história, história da educação e historiografia, formação de professores, fontes literárias no ensino de História e na pesquisa em História da Educação. Na área de História da Educação investiga especialmente a história da profissão docente por meio de fontes autobiográficas, memórias e romances escritos por professores; e de outras fontes impressas como os periódicos educacionais. Tem se dedicado aos estudos sobre as relações entre literatura, história e educação.

       

      Links:    

    • O texto literário e o ensino de História: uma análise das crônicas de Stanislaw Ponte Preta.
    • Metodologia do Ensino de História: O Brasil de papel e tinta na sala de aula: a crônica e o romance no ensino de História do Brasil.
    • História da Educação e Historiografia: Levantamento de fontes sobre a história da educação no século XIX: A modernidade pedagógica no Discurso Médico do século XIX.
    • História, Literatura e Educação: levantamento de fontes literárias para a pesquisa em História da educação.
    • MIGNOT, Ana Chrystina Venancio ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; MARTINS, R. . Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes. Curitiba : CRV, 2018 . 294p. ISBN: 9788544425800.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; CORDEIRO, Verbena M. Rocha ; OLIVEIRA, Ozerina V. . Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica. Curitiba : Editora CRV, 2016 . 334p. ISBN: 9788544409312.
    • CARDOSO, Silmara de Fátima ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Viajar é inventar o futuro: narrativas de formação e o ideário educacional brasileiro nos diários e relatório de Anísio Teixeira em viagem à Europa e aos Estados Unidos (1925-1927. Jundiaí : Paco Editorial - Edição E-Book, 2014 . 201p. ISBN: 9788581485720.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; CARDOSO, Silmara de Fátima . Viajar é inventar o futuro: narrativas de formação e o ideário educacional brasileiro nos diários de relatório de Anísio Teixeira em viagem à Europa e aos Estados Unidos (1925-1927). São Paulo : Paco Editorial, 2014 . 204p. ISBN: 9788581483061.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; LUGLI, Rosario Silvana Genta . Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto) biografias como espaços de formação/investigação. São Paulo : Cultura Acadêmica, 2010 . 205p. ISBN: 9788579830594.
    • SANTOS, Fernando Henrique Tisque dos.. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . O vivido e o concebido na História da Educação Brasileira: a biografia intelectual de Sud Mennucci e a formação de professores rurais REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 05 , p. 144 - 164 , 2020. ISSN: 2525426X.
    • SOUZA, E. C. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Editorial RBPAB v. 2, n. 6 REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 2 , p. 512 - 514 , 2017. ISSN: 2525426X.
    • SOUZA, E. C. ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, R. M. . Editorial RBPAB v. 3, n. 8 REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 8 , p. 337 - 342 , 2018. ISSN: 2525426X.
    • SOUZA, E. C. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Editorial RBPAB v. 3, n. 7 REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 3 , p. 10 - 12 , 2018. ISSN: 2525426X.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, E. C. . Apresentação Dossiê - Pesquisa (auto)biográfica em análise: entre diálogos epistemológicos e teórico-metodológicos REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA , v. 1 , p. 10 - 13 , 2016. ISSN: 2525426X.
    • HATAGIMA, Gustavo ; REZENDE, Neide Luzia ; MORAES, Dislane Zerbinatti . As Práticas de Leitura Literária e a Literatura Infantil no Acervo do Estágio de Formação do Educador em Serviço - EFES: Resultados e Análises Preliminares de um Projeto de Pesquisa e Extensão Universitária Revista de Cultura e Extensão , v. 14 , p. 45 - 57 , 2015. ISSN: 21756805.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, Elizeu Clementino de ; AMPARO, Patrícia Aparecida Do . Política educacional e representações de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Idéias (l988-2004) Educação Unisinos , v. 13 , p. 152 - 161 , 2009. ISSN: 1519387X.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; GONDRA, José Gonçalves ; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira ; BICCAS, Maurilane de Souza . Difusão, apropriação e produção do saber histórico: A Revista Brasileira de História da Educação (2001-2007) Revista Brasileira de História da Educação , v. 16 , p. 171 - 234 , 2008. ISSN: 15195902.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Riso solto em tempos difíceis Revista de História (Rio de Janeiro) , v. n. 10 , p. 34 - 39 , 2006. ISSN: 18084001.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A tagarelice de Macedo e o ensino de História do Brasil. História (UNESP. Impresso) (Cessou em 2004) , v. v.23 , p. 85 - 107 , 2004. ISSN: 01019074.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . E foi proclamada a escravidão: Stanislaw Ponte Preta e a representação satírica do golpe militar Revista Brasileira de História (Impresso) , v. 24 , p. 61 - 102 , 2004. ISSN: 01020188.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Violeta Leme Fonseca (Dora Lice): a biografia de uma professora a contrapelo do seu legado literário. Mulheres inovadoras no ensino, v. 1, p. 259 - 274, 2019.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A formação em "intervalos" de memórias, imagens e escritos.. Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica, v. , p. 17 - 25, 2016.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . "Rastros" da educação entre "fios" de narrativas digitais, memórias, história, literatura e artes. Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes, v. , p. 19 - 27, 2018.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; OLIVEIRA, D. A. M. . Do jongo ao hip-hop: desconstruindo a história da escravidão em sala de aula. A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018), v. , p. 154 - 164, 2019.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; ANTELMO, D. L. G. . Paranapiacaba de todos os tempos: práticas de ensino de história no EE Altino Arantes. A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018), v. , p. 123 - 133, 2019.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; FERNANDEZ, G. A. . Contextualizando os espaços e descobrindo a história: experiências didáticas na EMEF Prof. João Carlos da Silva Borges. A formação de professores sob novos ângulos: o PIBID na Universidade de São Paulo (2015-2018), v. , p. 114 - 122, 2019.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Drummond leitor de si mesmo: afinidades eletivas. Atos de biogr@far: narrativas digitais, história, literatura e artes, v. 2, p. 139 - 154, 2018.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . As 'sutilezas' de Drummond e o espírito reformador da educação: exercícios transitivos entre o autobiográfico, o literário e a história da educação. Narrativas digitais, história, literatura e artes na pesquisa (auto)biográfica, v. 5, p. 267 - 283, 2016.
    • CATANI, Denice Barbara ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; SILVA, Katiene Nogueira da ; CANDIDO, Renata Marcílio ; GALLEGO, Rita de Cássia ; SILVA, Vivian Batista da . Itinerários de avaliação: da verificação da aprendizagem às intenções formativas em cursos da Universidade de São Paulo. Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas., v. 2, p. 673 - 706, 2014.
    • CANDIDO, Renata Marcílio ; SILVA, Katiene Nogueira da ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Construções curriculares e experiências didáticas no ensino superior: percepções de estudantes e professores nos cursos de graduação da Universidade de São Paulo.. Avaliação, ensino e aprendizagem no ensino superior em Portugal e no Brasil: realidades e perspectivas., v. 2, p. 563 - 590, 2014.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Entre Rememorações e Reconstruções de Identidadas Estudantis: Capítulos da História da Imprensa Estudantil da Universidade de São Paulo (l980-2015). La prensa de los escolares y estudiantes: su contribución al patrimonio historico educativo, v. 1, p. 569 - 578, 2015.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O que a escola faz com o currículo de História: o exame dos sentidos do trabalho docente e da lógica das práticas de ensino. O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar, v. , p. 107 - 143, 2015.
    • BARBOSA, Raquel Lazzari L. ; CATANI, Denice B. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Para Benjamin, segundo Benjamin, como disse Benjamin. Apropriações da obra do autor no campo educacional brasileiro (l980-2013). Walter Benjamin. Experiência histórica e imagens dialéticas, v. , p. 319 - 333, 2015.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A história pelo avesso da ficção: memórias de práticas de leitura entre estudantes universitários. (Auto)Biografia, Literatura e História, v. 5, p. 251 - 264, 2014.
    • SANTOS, F. H. T. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . "E a vida da gente é uma história": trajetórias de vida e de escolarização de graduandos do curso de Pedagogia para educadores do Campo da Unioeste (Paraná 2004-2008). Pesquisa (Auto)biográfica: narrativas de si e formação, v. , p. 231 - 246, 2013.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A modernidade pedagógica no discurso médico do século XIX no Brasil: uma análise da Revista Gazeta Médica da Bahia (l866-l920). Prensa Pedagógica y Patrimonio Histórico Educativo, v. , p. 427 - 433, 2013.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O romance do "ofício docente" e a "arte de ensinar": fontes autobiográficas e ficcionais na pesquisa em História da Educação. Arte y Oficio de Enseñar. Dos siglos de pespectiva Histórica, v. 1, p. 191 - 200, 2011.
    • SANTOS, F. H. T. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . O Curso de Pedagogia para Educadores do Campo da UNIOESTE-PR: percepções sobre o ensino de História. Práticas educativas do/no campo, v. , p. 105 - 133, 2011.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Professores-escritores e suas práticas simbólicas de escrita ficcional: o estudo do jogo discursivo efetuado entre os campos educacional, intelectual e literário. Os intelectuais e História da Educação no Brasil: poder, cultura e políticas, v. 10, p. 245 - 271, 2011.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fontes (auto)biográficas na pesquisa em educação: "um relógio solar histórico-sociológico". Modos de narrar a vida: cinema, fotografia, literatura e educação, v. , p. 113 - 137, 2010.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficciones, memorias y culturas escolares: la escrita de. Memoria Docente, Investigación y Formación, v. , p. 293 - 312, 2010.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Uma improvável escrita de si: lembranças e materialidade na memória de uma aluna da Escola Waldorf. Não me esqueça num canto qualquer, v. , p. 1 - 13, 2008.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções, memórias e culturas da Escola: a escrita de "si", dos "outros" e da história da profissão docente. Narrativas de formação e saberes biográficos, v. 06, p. 213 - 229, 2008.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula. In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social , 2013 , Natal - RN. XXVII Simpóso Nacional de História - ANPUH. Natal - RN : ANPUH - Nacional ANPUH - RN, 2013. p. 1 - 2.
    • SANTOS, F. H. T. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Em prol da civilização: as representações de Sud Mennucci sobre o magistério rural na Revista do Professor do Centro do Professora Paulista (1934-1937). In: 40a. Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos , 2013 , São Paulo. 40. Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos. São Paulo : CERU, 2013. p. 1 - 2.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O ensino de História e a Literatura: aprendizagens e desafios mútuos. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História , 2011 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2011. p. 1 - 19.
    • OLIVEIRA, Arlete dos Santos ; MORAES, Dislane Zerbinatti . As trajetórias escolares de professoras negras em São Paulo: um estudo sobre a construção de identidades profissional e étnica. In: IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos, conhecimentos. , 2008 , São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos, conhecimentos. Caderno de Resumos. São Leopoldo, RS : Unisinos - ABHO, 2008. p. 89 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O ensino de História e a Literatura: aprendizagens e desafios mútuos. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História: América Latina em perspectiva: culturas, memórias e saberes , 2011 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do IX Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História. Florianópolis : Universidade Federal de Santa Catarina, 2011.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; FERREIRA, Fernanda de Jesus ; CARDOSO, Silmara de Fátima . Oprimidos e opressores: uma análise comparada dos contextos discursivos entre as obras de Alex Haley e José de Alencar. In: VI Congresso Brasileiro de História da Educação , 2011 , Vitória / ES. VI Congresso Brasileiro de História da Educação. Vitória : Universidade Federal do Espírito Santo - SBHE, 2011. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SANTOS, F. H. T. . Formação de Professores, Identidade e o ensino de História no MST. In: VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História , 2009 , Uberlândia. Anais do VII Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Uberlândia : Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura e História na escola: aprendizagens e desafios mútuos. In: XII SILEL Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística , 2009 , Uberlândia. XII Site do S ILEL Simpósio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Uberlândia : Universidade Federal de Uberlândia, 2009. p. 1 - 1.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Romances escritos por professores: espaços de interdição e de comunicação de identidades docentes. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação latino-americana - Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. , 2009 , Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação latinoamericana - Educação, Autonomia e Identidades na América Latina. UERJ : UERJ, 2009. p. 1 - 9.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Justiça escolar e fabricação de identidades da profissão docente: o exame do periódico "Idéias " (l988-2004). In: V Congresso Brasileiro de História da Educação , 2008 , Aracaju - Sergipe. V Congresso Brasileiro de História da Educação. O ensino e a Pesquisa em História da Educação.. Livro de Resumos. Aracaju : UFS - Unit, 2008. p. 132 - 132.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fontes literárias e cognição em história: um estudo dobre "Brás Bexiga e Barra Funda", de Antônio Alcântara Machado. In: VIII ENPEH Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Metodologias e Novos Horizontes , 2008 , São Paulo. VIII ENPEH Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História. Metodologias e Novos Horizontes. São Paulo : FEUSP, 2008. p. 86 - 87.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; OLIVEIRA, Arlete dos Santos . As trajetórias escolares de professoras negras em São Paulo: um estudo sobre a construção de identidades profissional e étnica. In: IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos, conhecimentos. , 2008 , São Leopoldo. IX Encontro Nacional de História Oral: Testemunhos, conhecimentos.Anais. São Leopoldo : UNISINOS, ABHO - Associação Brasileira de História Oral, 2008. p. 1 - 11.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, Eliseu Clementino . Discursos Pedagógicos intermediários e as idéias de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Idéias (Brasil, 1988-2004). In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania , 2008 , Porto, Portugal. VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Cultura Escolar, Migrações e Cidadania. Livro de Resumos. Porto, São Paulo, : Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação; ANPEd, Sociedade Brasileira de História da Educação, 2008. p. 58 - 59.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções, memórias e culturas da escola: a escrita de "si", dos "outros" e da história da profissão docente. In: III CIPA Congresso Interacional sobre Pesquisa (Auto)Biográfica: (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes , 2008 , Natal. III CIPA (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal : UFRN, 2008. p. 1 - 2.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . My Life at School: diaries and memories of high school students in the outskirts of the city of São Paulo. In: ISCHE 29. 29th. Session of the International STanding Conference for the History of Education: Children and Youth at Risk. Approaches in the History of Education , 2007 , Hamburgo. ISCHE 29. 29th. Session of the International STanding Conference for the History of Education: Children and Youth at Risk. Approaches in the History of Education. Abstract Book. Hamburgo : University of Hamburg, 2007. p. 123 - 123.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Os professores e seus romances: o estudo de obras ficcionais escritas por professores paulistas (l920-l935). In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. , 2007 , São Leopoldo. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. Caderno de programação. XXIV Simpósio Nacional de História.. São Leopoldo : UNISINOS, 2007. p. 296 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Os professores e seus romances: o estudo de obras ficcionais escritas por professores paulistas (l920-l935). In: XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos , 2007 , São Leopoldo. Anais do XXIV Simpósio Nacional de História. História e Multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. São Leopoldo : UNISINOS, 2007. p. 1 - 8.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; AMPARO, Patrícia Aparecida Do . Narrativa Literária e narrativa histórica: um estudo das representações da História em romances populares femininos. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. , 2007 , Natal. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal : Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. p. 59 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Descobrir a História e se descobrir como professor de História: o exame das relações dos licenciandos de História com a consciência histórica. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. , 2007 , Natal. Programação e Resumos VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. N atal : Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. p. 17 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; AMPARO, Patrícia Aparecida Do . Narrativa literária e narrativa histórica: um estudo das representações da História em romances populares femininos. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. , 2007 , Natal. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal : Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Descobrir a história e se descobrir como professor de História: o exame das relações dos licenciandos de História com a consciência histórica. In: VI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Múltiplos ensinos em múltiplos espaços. , 2007 , Natal. Anais do ... Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História. Natal : Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007. p. 1 - 7.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O texto literário no livro didático e paradidático de História: usos e apropriações. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História: novos problemas e novas abordagens , 2006 , Belo Horizonte. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. Belo Horizonte : Faculdade de Educação - UFMG, 2006. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . As máscaras da profissão docente: um estudo sobre as biografias de filósofos, pedagogos, políticos e professores publicadas na Revista de Ensino (l902-l9l8). In: IV Congresso Brasileiro de História da Educação , 2006 , Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de História da Educação: a educação e seus sujeitos na história. Goiânia : Ed. Universidade Católica de Goiás, 2006.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . As máscaras da profissão docente: um estudo sobre as biografias de filósofos, pedagogos, políticos e professores publicadas na Revista de Ensino (l902-l9l8). In: IV Congresso BRasileiro de História da Educação , 2006 , Goiânia. Anais do IV Congresso Brasileiro de HIstória da Educação: a educação e seus sujeitos na história. Goiânia : Ed. da UCG, Ed. Vieira, 2006. p. 197 - 198.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções de professores, invenção de si, invenção da profissão: o estudo das práticas de escrita de professores paulistas (l920-l935). In: II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica , 2006 , Salvador. Anais II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica: tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Programação e Resumos.. Salvador : Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções de professores, invenção de si, invenção da profissão: o estudo das práticas de escrita de professores paulistas (l920-l935). In: II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica , 2006 , Salvador. Anais II CIPA Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto) biográfica: tempos, narrativas e ficções:a invenção de si. Salvador : Universidade Estadual da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, 2006. p. 1 - 17.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções de Professores: a representação dos saberes pedagógicos e dos saberes específicos nos romances escritos por professores. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE , 2006 , Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE - Anais e resumos. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 2006.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções de Professores: a representação dos saberes pedagógicos e dos saberes específicos nos romances escritos por professores.. In: XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE - Anais/Resumos , 2006 , Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife : Universidade Federal de Pernambuco, 2006. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fonte e objetos históricos no ensino de História da Educação. In: Vi Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2006 , Uberlância. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Percursos e Dasafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação - Programação e Resumos. Uberlância : Universidade Federal de Uberlância, 2006. p. p.119 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fonte e objetos históricos no ensino de História da Educação. In: VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 2006 , Uberlância. Anais do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Uberlância : Universidade Federal de Uberlância, 2006. p. 1 - 9.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O Samba do Crioulo Doido: a carnavalização do samba-enredo e da História do Brasil. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz , 2005 , Londrina. XXIII Simpósio Nacional HIstória: Guerra e Paz. Programas e Resumos.. Londrina : ANPUH, Universidade Estadual de Londrina, Editorial Mídia, 2005.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A tagarelice de Macedo e o ensino de História do Brasil. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História , 2004 , Rio de Janeiro. V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Anais.. Rio de Janeiro : UERJ - GRT - Ensino de História da Anpuh, 2004. p. 1 - 20.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Realidade, ficção e retórica na escrita autobiográfica de professores brasileiros (l920-l935). In: VIII Congresso Internacional História de la Cultura Escrita. , 2005 , Alcalá de Henares. VIII Congresso Internacional História de La Cultura Escrita - resumo. Alcalá de Henares : Universidade de Alcalá, 2005.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O Samba do Crioulo Doido: a carnavalização do samba-enredo e da História do Brasil.. In: XXIII Simpósio Nacional de História - História: Guerra e Paz , 2005 , Londrina. Anais do XXIII Simpósio Nacional de HIstória: História: Guerra e Paz. Londrina : Associação Nacional de História, Editorial Mídia, Universidade Estadual de Londrina, 2005. p. 1 - 8.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Romances no Ensino de Hsitória da Educação: uma perspectiva humanística na formação do professor.. In: VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoores. , 2005 , Águas de Lindóia - SP. Anais do VIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoores.. Águas de Lindóia : UNESP., 2005. p. 281 - 281.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O texto literário no livro didático e paradidático de História: usos e apropriações.. In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História. , 2006 , Belo Horizonte - MG. Caderno de Resumos do VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História.. Belo Horizonte. : FAE - UFMG., 2006. p. 43 - 44.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Narrativa literária e narrativa histórica: um estudo sobre as questões do ensino de história.. In: XVII Encontro Regional de História - O lugar da História. , 2004 , Campinas. XVII Encontro Regional de História - O lugar da História.. Campinas : Unicamp - ANPUH, 2004. p. 1 - 13.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A Modernidade Pedagógica no Discurso Médico do Século XIX.. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação: A Educação em Perspectiva Histórica , 2004 , Paraná. Anais do III Congresso Brasileiro de História da Educação: A Educação em Perspectiva Histórica. Paraná : Pontifície Universidade Católica do Paraná: Sociedade Brasileira de História da Educação, 2004. p. 1 - 10.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . História e Literatura: uma nova tendência no ensino de história.. In: I Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP , 1994 , São Paulo. I Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP. São Paulo : Faculdade de Educação da USP, 1994. p. 15 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A disciplina História na Revista de Ensino (l902-1918).. In: II Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP , 1995 , São Paulo. II Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP - Programa/Resumos.. São Paulo : Faculdade de Educação da USP, 1995. p. 25 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A Modernidade Pedagógica no Discurso Médico do Século XIX. In: III Congresso Brasileiro de História da Educação , 2004 , Paraná. III Congresso Brasileiro de História da Educação: A Educação em Perspectiva Histórica.Anais.. Parana : Pontifícia Universidade Católica do Paraná : Sociedade Brasileira de História da Educação, 2004. p. 113 - 113.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Narrativa literária e narrativa histórica: um estudo sobre as questões do ensino de história.. In: XVII Encontro Regional de História - O Lugar da História , 2004 , Campinas. XVII Encontro Regional de História - O Lugar da História: programa e resumos. Campinas. : Unicamp - ANPUH - São Paulo, 2004.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, memória e ação política: romances de formação profissional do professor primário.. In: III Simpósio de Pesquisa da FEUSP , 1996 , São Paulo. III Simpósio de Pesquisa da FEUSP. Programa / Resumos. São Paulo : Faculdade de Educação da USP, 1996. p. 32 - .
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulista. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 1998 , São Paulo. II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Programas e Resumos. São Paulo : Faculdade de Educação - USP, 1998. p. 92 - 93.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Stanislaw Ponte Preta: uma imagem literária da ditadura militar. In: XV Encontro Regional de História: História no ano 200O: perspectivas. , 2000 , São Paulo. XV Encontro Regional de História: História no ano 2000: perspectivas. Programas e Resumos.. Bauru : EDUSC, 2000. p. 202 - 202.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A tagarelice de Macedo e o ensino de História do Brasil. In: V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História , 2004 , Rio de Janeiro. V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas - Programação e Resumos. Rio de Janeiro : UERJ - GT- Ensino de História da ANPUH, 2004. p. 82 - 83.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, Memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulistas.. In: I Congresso de Ciências da Educação: Perspectivas de Investigação. , 1997 , Araraquara. São Paulo. I Congresso de Ciências da Educação . Programas e Resumos.. Araraquara, São Paulo : Laculdade de Ciências e Letras da UNESP, Faculdade de Educação da USP, 1997. p. 111 - 202.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . História e Literatura: uma nova tendência no ensino de história.. In: I Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP , 1994 , São Paulo. I Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP. São Paulo : FEUSP, 1994. p. 444 - 451.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A disciplina História na Revista de Ensino (l902-l9l8). In: II Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP , 1995 , São Paulo. II Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP. São Paulo : FEUSP, 1995. p. 108 - 115.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, Memória e Ação Política: romances de formação profissional do professor primário.. In: III Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP , 1996 , São Paulo. III Simpósio de Pesquisa da Faculdade de Educação - USP - Atas. São Paulo : FEUSP, 1996. p. 157 - 168.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O trabalho docente na literatura autobiográfica: elementos para a História da Educação,. In: 1o.Seminário Docência Memória e Gênero , 1997 , São Paulo. 1o. Seminário Docência Memória e Gênero - Atas. São Paulo : Gedomge - FEUSP - Ed. Plêide, 1997. p. 191 - 200.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, Memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulistas.. In: II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação , 1998 , São Paulo. II Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação - Atas. São Paulo : Faculdade de Educação - USP, 1998. p. 267 - 272.
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, Elizeu Clementino de . Editorial Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Vol. 3. n. 7. Salvador : BIOgraph Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - Universidade do Estado da Bahia , 2018 (Editorial)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Editorial Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica Vol. 2. N.6. Salvador : BIOgraph Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica - Universidade do Estado da Bahia , 2017 (Editorial)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Manuais e programas escolares franceses de história e de geografia: identidades, globalização e construção europeia (l995-2002). Campinas-SP : Autores Associados - Revista Brasileira de História da Educação , 2010 (Tradução)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Encontro de si em história de vida: o aporte das histórias de vida na formação em "sentidos e projeto de vida". São Paulo : Cultura Acadêmica , 2010 (Tradução)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; LUGLI, Rosario Silvana Genta . Docência, pesquisa e aprendizagem: (auto)biografias como espaços de formação/investigação - Apresentação. São Paulo : Cultura Acadêmica , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer Fapesp sobre relatório científico de bolsa de IC. 2016 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer à Revista Educação e Filosofia. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Dois Pareceres sobre Projetos de Pesquisa - FEUSP - Comissão de Bolsas de Pós Graduação. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer à Revista Via Atlântica - FFLCH USP. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer à Revista Educação e Pesquisa. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer Fapesp sobre relatório científico de bolsa de doutorado. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer Fapesp sobre relatório científico de bolsa de doutorado. 2015 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Comissão Científica do VI CIPA - Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica: entre o público e privado: modos de viver, narrar e guardar. 2014 (Outra)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Comissão de Pesquisa (FEUSP) Bolsas de Iniciação Científica. 2014 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2014 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Comissão Científica 4o. Encontro de Leitura e Literatura da UNEB (ELLUNB): Modos de ler: oralidades, escritas e mídias. 2013 (Outra)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre Projeto de Pesquisa - Bolsas Programa de Pós- Gradução FEUSP. 2013 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Dois Pareceres para relatórios de pesquisa Fapesp. 2013 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Dois Pareceres à Revista Educação e Pesquisa. 2013 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educar em Revista. 2013 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista da FAEEBA. 2013 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre Relatório Final de Projeto de Iniciação Científica (FEUSP/Comissão de Pesquisa). 2012 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em dois Projetos de Pesquisa (FEUSP/Bolsas CNPq/Capes). 2012 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2012 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa. 2012 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer Revista da FAEEB - Educação e Contemporaneidade. 2011 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre solicitação de Bolsa de Mestrado CNPq/Capes - FEUSP. 2011 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres à FAPESP sobre solicitação de Bolsa de Mestrado e Relatório Finals de Inciciação Científica. 2011 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer Editora da Universidade Federal de Mato Grosso. 2011 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer à Fapesp sobre Proposta Inicial de Pesquisa de Iniciação Científica. 2012 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Conselho Científico da Série "Artes de viver, conhecer e formar". 2010 (Consultoria)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em três projetos de pesquisa encaminhados à FAPESP. 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres sobre três Projetos de Pesquisa (Bolsas Mestrado/Doutorado CNPq/Capes-FEUSP). 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres sobre propostas de Comunicações para o IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - UFSCar - São Carlos. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre Relatório de Atividades de Docente em Regime de Trabalho RDIDP (CERT). 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Angelus Novus (Programa de Pós-Graduação em História - FFLCH-USP). 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre Projeto de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer em Projeto de Iniciação Científica (Reitoria/USP). 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer em Projeto de Iniciação Científica (FEUSP). 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer em projeto de Iniciação Científica (FEUSP). 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Comissão Científica do IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica. 2010 (Outra)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre pedido de revalidação de diploma de Licenciatura em História. FEUSP. 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em projetos e relatórios de pesquisa de candidatos à Bolsas CNPq/CAPES (mestrado e doutorado). 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre Proposta de Iniciação Científica apresentada à FAPESP. 2010 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa (FEUSP). 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre processo de reconhecimento pela USP de título de doutor em educação. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer sobre processo de recredenciamento de Professor para Orientação no Programa de Pós Graduação da FEUSP. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer em relatório de atividades de professor para fins de renovação do RDIDP (regime de trabalho) junto à CERT- USP. 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Comitê Científico IXCIHELA (IX Congresso Internacional de História da Educação Latino-Americana. Educação, Autonomia e Identidades na América Latina). 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em projetos e relatórios de pesquisa de candidatos à Bolsa CAPES/CNPq (mestrado e doutorado). 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em relatórios de Iniciação Científica Bolsa IC - PIBIC/CNPq. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres para a Revista Brasileira de História da Educação. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres para a Revista Horizontes. Revista do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em projetos de pesquisa apresentados à FAPESP. 2009 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em cinco projetos de pesquisa de candidados à Bolsa CAPES/CNPq (mestrado e doutorado). 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em projeto de pesquisa de candidados à Bolsa FAPESP. 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em relatório de iniciação científica Bolsa IC- PIBIC/CNPq. 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Pareceres em projeto de pesquisa de Iniciação Científica Bolsa IC-PIBIC/CNPq. 2008 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Brasileira de História da Educação. 2007 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer de Curriculum Vitae de professor para credenciamento no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. 2007 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para credenciamento de disciplina no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. 2007 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Educação e Pesquisa da FEUSP.. 2006 (Parecer)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Parecer para a Revista Brasileira de História da Educação. 2006 (Parecer)
    • GALLEGO, Rita de Cássia ; CANDIDO, Renata Marcílio ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; FERNANDES, Domingos ; SILVA, Vivian Batista da ; CATANI, Denice B. . Práticas de Avaliação no Ensino Superior: estudos da Realidade Portuguesa e Brasileira. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; GALLEGO, Rita de Cássia ; SILVA, Vivian Batista da . Desafios da Avaliação no Ensino Superior: um exame dos discursos presentes em periódicos educacionais brasileiros (2000-2010). 2013 (Comunicacao)
    • SANTOS, F. H. T. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Em prol da civilização: as representações de Sud Mennucci sobre o magistério rural na Revista do Professor do Centro do Professora Paulista (1934-1937). 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A modernidade pedagógica no discurso médico do século XIX no Brasil: uma análise da Revista Gazeta Médica da Bahia (l866-1920). 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Aprender História com textos literários: entre modelos de interpretação e construção de significados históricos em sala de aula. 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Mesa Redonda: A experiência dos professores da FEUSP na realização de suas pesquisas de Pós-Doutorado. 2013 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; GALLEGO, Rita de Cássia ; SILVA, Vivian Batista da . A Avaliação no Ensino Superior na paula dos especialistas: um estudo da produção científica em periódicos brasileiros (2000-2010). 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O romance do ofício docente e a arte de ensinar: fontes autobiográficas e ficcionais na pesquisa em História da Educação. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O ensino de História e a Literatura: aprendizagens e desafios mútuos. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; FERREIRA, Fernanda de Jesus ; CARDOSO, Silmara de Fátima . Oprimidos e opressores: uma análise comparada dos contextos discursivos entre as obras de Alex Haley e José de Alencar. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Mesa Redonda: "Memória: construção cultural para crianças e culturas produzidas por crianças". 2009 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Mesa-Redonda: "Didática e Metodologia: percursos históricos e constituição de disciplinas". 2009 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Mesa-Redonda: "O cotidiano escolar: história, memória e métodos". 2009 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura e história na escola: aprendizagens e desafios mútuos. 2009 (Comunicacao)
    • SANTOS, F. H. T. ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Formação de professores, identidade e o ensino de História no MST. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções de Professores: a representação dos saberes pedagógicos e dos saberes específicos nos romances escritos por professores. 2006 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O trabalho docente na literatura autobiográfica: elementos para a História da Educação. 1996 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . As máscaras da profissão docente: um estudo das biografias de filósofos, pedagogos, políticos e professores publicadas na Revista de Ensino (l902-l9l8). 2006 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Realidade, ficção e retórica na escrita autobiográfica de professores brasileiros (l920-l935). 2005 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A modernidade pedagógica no discurso médico do século XIX. 2004 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulistas. 1998 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, memória e ação política: uma análise de romances escritos por professores paulistas. 1997 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Literatura, Memória e Ação Política: romances de formação profissional do professor primário. 1996 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A disciplina História na Revista de Ensino (l902-l9l8). 1995 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . História e Literatura: uma nova tendência no ensino de História?. 1994 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A "tagarelice" de Macedo e o ensino de História do Brasil. 2004 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Stanislaw Ponte Preta:uma imagem literária da ditadura militar. 2000 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Descobrir a História e se descobrir como professor de História: o exame das relações dos licenciandos de história com a cosnciência histórica. 2007 (Outra)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Ficções, memórias e culturas da escola: a escrita de "si", dos "outros" e da história da profissão docente. 2008 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; SOUZA, Eliseu Clementino . Discursos Pedagógicos intermediários e as idéias de justiça, êxito e fracasso na escola: o exame do periódico Idéias (Brasil, 1988-2004. 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; OLIVEIRA, Arlete dos Santos . As trajetórias de professoras negras em São Paulo: um estudo sobre a construção de identidades profissional e étnica. 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fontes literárias e cognição em História: um estudo sobre "Brás, Bexiga e Barra Funda, de Antônio Alcântara Machado". 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Narrativas autobiográficas na formação do professor de História: o exame das relações dos licenciandos de História com a consciência histórica. 2008 (Conferência)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Romances no Ensino de História da Educação: uma perspectiva humanística na formação do professor.. 2005 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O texto literário no livro didático e paradidático de História: usos e apropriações.. 2006 (Comunicacao)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Sala do Professor "A Revolução dos Alfabetos". 2008 TV Escola MEC-SED
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Sala do Professor: "O Brasil esquecido". 2007 TV Escola - MEC - SED
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Sala do Professor: "Imaginário Portinari". 2007 TV Escola - MEC-SED
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Sala do Professor: "Terras de Fronteiras: Bornéu e Ouessant". 2007 TV Escola - MEC-SED
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Sala do Professor: "Avisos da natureza: lições não aprendidas: o Mar de Aral". 2007 TV Escola - MEC-SED
    • ABUD, Katia Maria ; SCHAPOCHNIK, Nelson ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; GLEZER, Raquel . VIII ENPEH - VIII Encontro Nacional dos Pesquisadores de Ensino de História: Meotodologias e Novos Horizontes. 2008 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti ; BUENO, Belmira A. de Barros O. ; GHANEM, Elie ; PASSERI, Lilian Curiel ; FONTANETTI, Sidney Mauro ; SACCO, Ricardo ; MOLINA, Thiago . 5a. Semana da Educação da FEUSP: A universidade de São Paulo e a Formação Docente. 2007 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • VICENTINI, Paula Perin ; BONTEMPI Jr., Bruno ; CATANI, Denice Barbara ; MORAES, Dislane Zerbinatti ; FURLANETTO, Ecleide Cunico ; BARBOSA, Joaquim Gonçalvez ; AQUINO, Julio Groppa ; PINAZZA, Mônica Appezzato ; BARBOSA, Raquel Lazzari Leite ; GALLEGO, Rita de Cássia ; SILVA, Vivian Batista da ; REGO, Teresa . IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. Espaço (auto)biográfico: artes de viver, conhecer e formar. 2010 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • VIDAL, Diana Gonçalves ; ISEPI, Marlene ; SILVA, Shirley ; MORAES, Dislane Zerbinatti . Comemorações dos 40 anos da Faculdade de Educação e 50 anos da Escola de Aplicação. 2009 (FEUSP)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Curso de Especialização para Professores do Ensino Fundamental na disciplina de História. 2008 (FAFE - FEUSP - Prefeitura do Município de Guarulhos)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Curso de Aperfeiçoamento para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo na disciplina de Metodologia do Ensino de História. 2003 (FAFE - FEUSP - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fontes (Auto)biográficas na pesquisa em educação. 2010 (Universidade Federal do Rio Grande do Norte PPGEd-GRIFAR)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Curso de Especialização para Professores do Ensino Fundamental na disciplina de História. 2011 (FAFE - Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Valorizando a carreira docente: memória, autobiografia e literatura na formação do professor do Ensino Fundamental. Mini-curso ministrado na Semana da Pedagogia 2002: Um novo olhar para a pedagogia. Universidade Ibirapuera. 2002 (Universidade Ibirapuera)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Fontes (auto)biográficas na pesquisa em Educação:. 2010 (IV CIPA (IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Relatório Científico e de Atividades de Pós-Doutoramento - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2011
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Avisos da natureza: Lições não aprendidas: o Mar de Aral. 2007 (Programa sala do professor, tv escola)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Terras de fronteiras: Bornéu e Ouessant. 2007 (Sala do professor, tv escola)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . O Brasil esquecido. 2007 (Série "acervo" - tv escola)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Imaginário Portinari. 2007 (Série ´acervo´ - tv escola)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . A Revolução dos Alfabetos. 2008 (Sala do professor, tv escola)
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Curso de Formação aos Professores do Ensino Fundamental - CIclo II da RMESP - Área de História. 2012 (Modalidade curso a distância)
    • Nome do projeto: O Brasil de papel e tinta na sala de aula: a crônica e o romance no ensino de História do Brasil. (2003 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , AMPARO, Patrícia Aparecida Do , SANTOS, F. H. T. , CARDOSO, Silmara de Fátima , TUNDISI, Alexandre , FERREIRA, Fernanda de Jesus .
      Descrição: Esta pesquisa trata das relações entre história, literatura e educação, pretendendo investigar as potencialidades do uso de crônicas e de romances no ensino de História do Brasil. Nosso objetivo é propiciar um espaço de reflexão aos alunos de metodologia do ensino sobre a presença da linguagem artística na escola básica. Uma das principais tarefas do professor de história é expressar a complexidade das relações sociais de um determinado período histórico. A obra literária, ao propor vários pontos de vista, por meio de narradores e personagens, revela-se um instrumento privilegiado para pensar questões sobre a multiplicidade e simultaneidade dos tempos históricos, agentes e representações sociais. O projeto tem uma amplitude interdisciplinar, pois acolhe vertentes de pesquisa que dizem respeito à produção de saberes escolares e suas relações com o saber científico e às formas de produção e circulação de idéias educacionais, históricas e literárias no âmbito escolar e em outros espaços de formação de professores e alunos, como as revistas especializadas ou de grande circulação, livros de ficção contemporâneos e clássicos, livros didáticos e paradidáticos. As atividades estão divididas em 4 unidades: 1. investigação acerca do aproveitamento de textos literários em livros didáticos e paradidáticos de História; 2. Levantamento de experiências didáticas no ensino fundamental e médio e nos cursos de formação de professores (Pedagogia e Licenciatura); 3. Proposta de coleções de textos literários para o ensino de história e para os cursos de formação de professores.
    • Nome do projeto: Pesquisa (Auto)Biográfica: docência, formação e profissionalização/ o caso das fontes literárias e memorialísticas. (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , AMPARO, Patrícia Aparecida Do , SANTOS, F. H. T. , CARDOSO, Silmara de Fátima , TUNDISI, Alexandre , FERREIRA, Fernanda de Jesus .
      Descrição: O Projeto de Pesquisa propõe e coordena investigações e ações integradas ao Projeto de Pesquisa (Auto) Biográfica: docência, formação e profissionalização, PROCAD n.08/2008 ? Programa Nacional de Cooperação Acadêmica - CAPES, firmado entre os Programas de Pós-Graduação em Educação da UNEB, UFRN e FEUSP. Coodenadores: Elizeu Clementino de Souza (UNEB), Maria da Conceição Passeggi (UFRN) e Paula Perin Vicentini (FEUSP). Objetiva-se, a partir da rede de colaboração, instrumentalizar professores e pesquisadores em diferentes níveis de formação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação), na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, para que possam partilhar conhecimentos sobre os usos das narrativas e das histórias de vida na formação docente, bem como propiciar articulação mais orgânica entre as instituições proponente e associadas.
    • Nome do projeto: PIBID Capes/USP - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - História (2014 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , SANTOS, F. H. T. .
      Descrição: O Pibid Capes/USP - História, desenvolve ações voltadas à iniciação à docência de estudantes do Curso de Licenciatura em História, articulando unidades escolares do sistema público de ensino, professores-supervisores e professores- coordenadores da Universidade. Para o encaminhamento das ações a temática privilegiada é a diversidade cultural nas convivências escolares e sociais dos jovens da escola fundamental e média. Detém-se nas discussões em torno do ensino da história e cultura dos afrodescendentes e indígenas.
    • Nome do projeto: Descrever, narrar e compreender a profissão docente: o exame de fontes literárias na pesquisa em História da Educação. (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , SILVA, R. M. , LUCIANI, Fernanda T. , SANTOS, Jaqueline Oliveira dos. , FARIAS, F. J. S. , SANTOS, R. B. , MARQUES, P. B. , SANTOS, R. F. , SURIAN, Thais , OLIVEIRA, Arlete dos Santos , FERREIRA, Fernanda de Jesus , TUNDISI, Alexandre , CARDOSO, Silmara de Fátima , SANTOS, F. H. T. , AMPARO, Patrícia Aparecida Do , FRANÇA, Gabriel Vicente , FERMI, R.M.B. .
      Descrição: O projeto centra-se na identificação, catalogação e leituras de obras literárias no contexto de pesquisa em história, historiografia da educação e formação de professores. O ato de descrever, narrar e compreender a história de educadores e das práticas escolares exige abordagens plurais; posição que leva a contemplar no projeto os seguintes itens: 1. Levantamentos e análises da escrita da história e da história da educação, procurando identificar o lugar, leituras e apropriações dos textos literários na produção acadêmica (teses, dissertações e artigos em periódicos educacionais) e em manuais para formação de professores e escolares; 2. Estudos sobre práticas de leitura e de escrita de professores e estudantes; 3) reflexões de matiz sociohistórico acerca da produção literária brasileira (estudos de trajetórias de autores e obras) assim como discussões sobre os diálogos efetuados nas obras com as ideias e projetos políticos educacionais em circulação no Brasil dos séculos XIX, XX e na contemporaneidade; 4) Investigações sobre o método (auto)biográfico e invenções de si na formação do professor.
    • Nome do projeto: Women and innovation in teaching (São Paulo ? France, 1860-1960). (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , BICCAS, Maurilane de Souza , VICENTINI, Paula Perin , GALLEGO, Rita de Cássia , VIDAL, Diana Gonçalves , SILVA, Vivian Batista da , SILVA, Katiene Nogueira da .
      Descrição: This project explores Brazilian and French women?s contribution to innovations in teaching over a period when educational systems underwent tremendous change. Despite over forty years of scholarship in the field of women?s and gender studies, the history of State educational systems and the democratization of this system remains for the most part gender blind. As a result, the actions of women pedagogues and women teachers are little acknowledged except in the area of early childhood education where such figures as Pauline Kergomard in France, Maria Montessori in Italy or Cecilia Meireles in Brazil have brought to light the innovative pedagogical methods they developed from the 1880s onwards. Lesser-known women, however, contributed in important ways to expanding opportunities for girls, in all areas of education, from kindergarten to the University, but also in the area of vocational education, adult education or teacher training. Bringing to light their trajectories, their actions, as well as the theoretical literature that inspired their actions, this project explores how educational ideas travel and are enacted. The examples developed of women active in São Paulo and in France are intended to stimulate methodological comparisons, as well as to measure how pedagogical innovations emerged and spread well before the numerical age obliterated the constraints of time and distance. The focus on women is intended to foster critical thinking about how gender constructs historical memory of innovation even in a field, such as education, where women were present from the outset.
    • Nome do projeto: Programa Residência Pedagógica Capes/USP/Subprojeto História (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti .
      Descrição: Pretende-se com o Programa Residência Pedagógica/Capes/USP/Subprojeto História, intitulado "As histórias de vida que a História ajuda a criar: formando professores e estudantes no contexto plural da sala de aula", ensejar situações concretas de formação docente, por meio da produção e difusão de saberes, conhecimentos e experiências didáticas aos estudantes do curso de licenciatura em História da USP e, simultaneamente, promover o fortalecimento das relações entre universidade e escola básica com vista ao desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Trata-se de promover a criação e acompanhando de aplicação de planos de aula, projetos didáticos, atividades culturais e execução de pesquisas sobre ensino e aprendizagem em História em parceria com professores e escolas da rede de ensino público, nos níveis do ensino fundamental e médio, na Cidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Pesquisa (Auto)biográfica: docência, formação e profissionalização (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , SOUZA, Eliseu Clementino , PASSEGGI, Maria da Conceição , VICENTINI, Paula Perin .
      Descrição: O projeto de Pesquisa (auto)biográfica: docência, formação e profissionalização busca ampliar as redes de colaboração entre os programas de pós-graduação cooperantes (UNEB / UFRN / USP), desenvolvido no âmbito do Edital PROCAD/Novas Fronteiras - CAPES, de modo a favorecer as interfaces entre os grupos de pesquisa associados, que vêm colaborando em distintas atividades de pesquisa. O Projeto toma como objeto de estudo as memórias, as histórias de vida e as escritas de si no ensino superior e tem como objetivo geral investigar processo de formação, de inserção e de profissionalização docente. Adota-se como base teórica os desenvolvimentos recentes dos princípios epistemológicos, deônticos e metodológicos da pesquisa (auto)biográfica, tais como estão dispostos nas publicações das três edições dos Congressos Internacionais de Pesquisa (Auto)Biográfica. Objetiva-se, a partir da rede de colaboração propiciada pelo Projeto, instrumentalizar professores e pesquisadores em diferentes níveis de formação (iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação), na perspectiva da pesquisa (auto)biográfica, para que possam partilhar conhecimentos sobre os usos das narrativas e das histórias de vida na formação docente, bem como propiciar articulação mais orgânica entre as instituições proponente e associadas de modo a fortalecer interfaces, aproximações e perspectivas de trabalho no âmbito da rede de cooperação científica instaurada no Projeto, tanto entre as IES associadas quanto destas com os demais grupos de pesquisa no país e em instituições no exterior com as quais mantém vínculos de colaboração. O desenvolvimento do Projeto abre grandes possibilidades de fomentar e ampliar as pesquisas na área, favorecer impactos positivos para a gestão acadêmica do Programa e dinamizar o fluxo de formação pós-graduada nas Regiões Norte e Nordeste do país.
    • Nome do projeto: Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Dislane Zerbinatti , GALLEGO, Rita de Cássia , SILVA, Vivian Batista da , FERNANDES, Domingos .
      Descrição: O Projeto Avaliação, Ensino e Aprendizagens no Ensino Superior em Portugal e no Brasil: Realidades e Perspectivas (FCT- PTDC/114318/2009) sob Coordenação do Prof. Domingos Fernandes, da Universidade de Lisboa, tem como objetivo central de investigação descrever, analisar e interpretar práticas de ensino e de avaliação desenvolvidas em diferentes cursos de universidades portuguesas e brasileira. Espera-se compreender as relações entre tais práticas, a melhoria das aprendizagens dos alunos e o seu sucesso acadêmico. Conforme o texto do Projeto, ?a importância e natureza inovadora deste estudo decorrem da ausência de investigações sobre este tema nos dois países participantes e do facto de se prever uma investigação extensiva, intensiva e integrada em cursos de Ciências Sociais, Artes e Humanidades, Ciências e Tecnologias e Ciências da Saúde?. (p. 3). A investigação conta com o financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e integra quatro Universidades portuguesas (Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade de Évora) e três universidades brasileiras (Universidade do Estado do Pará, Universidade da Amazônia e Universidade de São Paulo).
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Práticas Pedagógicas no Ensino Superior. Palestra ministrada no II Workshop de Apoio Pedagógico (GAP) Ensino de Graduação. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo. Pirassununga.. 2005 - Palestra
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Os anos incríveis: Cinema Sociedade e Educação nos anos de 1960. Palestra ministrada na V Semana da Pedagogia. VIII Encontro de Oficinas Pedagógicas. Universidade Ibirapuera. 2004 - Palestra
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . IV Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica Coord.sessão de pôsteres. 2010 - Coordenação de sessão de pôsteres
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Coordenação de Evento da Linha de Pesquisa História da Educação e Historiografia (PPGE-FEUSP). 2010 - Coordenação de palestra
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Memórias da FEUSP e da EA: recordações e depoimentos. Coordenação de Mesa. 2010 - Coordenação de mesa redonda
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Coordenação Pedagógica no Curso Pró-Universidade (EACH-USP e Fundação Tide Setubal). 2010 - Coordenação pedagógica
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Coordenação Pedagógica no Curso Pró-Universidade (EACH-USP e Fundação Tide Setubal). 2011 - Coordenação pedagógica de monitores na disciplina de história
    • MORAES, Dislane Zerbinatti . Coordenação Pedagógica no Curso de Formação aos Professores do Ensino Fundamental - CIclo II da RMESP - Área de História - Modalidade EaD. 2012 - Coordenação pedagógica
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1986
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Letras Clássicas)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de Lisboa
        Ano de conclusão: 2011
  • Atuação Profissional: 7
    • Universidade Ibirapuera:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 2005 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Professo doutor
    • Secretaria de Estado da Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1982 - 1996 ).
        Outras informações: professora titular Ensino Fundamental e médio
    • Revista Brasileira de História da Educação (1519-5902):
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Revista da Sociedade Brasileira de História da Educação Sede: FEUSP Comissão Editorial Anterior: 2005-2007: Maurilane de Souza Biccas, José Gonçalves Gondra, Ana Maria Galvão e Dislane Zerbinatti Moraes. Publicação das Revista no.s 10, 11, 12, 13, 14, 15. Membros atuais: Dislane Zerbinatti Moraes, Carlos Eduardo Vieira, Bruno Bontempi Jr e Lúcia Franca Rocha. Editoria e Publicação das Revistas no.s 16, 17, 18, 19, 20 e 21
    • Universidade do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
        Outras informações: professor pesquisador
    • Universidade de Lisboa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: É uma publicação quadrimestral da BIOgraph (Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica). Editores: Dislane Zerbinatti Moraes (USP), Edla Eggert (PUCRS) e Daniel Hugo Soarez (UBA). Editor Executivo: Elizeu Clementino de Souza, Editor Assistente: Rodrigo Matos de Souza - Unijorge.