Não autenticado |

Daniela Maura Abdel Nour Ribeiro da Silva

    • Doutoranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), na linha de pesquisa História da Cultura, com a tese "A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente", bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior - CAPES. Mestre em Artes, na linha de pesquisa História da Arte, pela Escola de Comunicações e Artes da USP (2006). Graduada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado (1995). Realizou estágio de docência do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE), no segundo semestre de 2013, junto à disciplina Teoria da HIstória II, ministrada pela Profa. Dra. Sra Albieri, na graduação de História, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP - FFLCH -USP. Curadora da exposição "German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?", realizada entre março e maio de 2012, na Sala Paulo Figueiredo do Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM-SP. Vem participando de Encontros, Simpósios e Seminários nos quais tem apresentado comunicações, no Brasil e, no exterior, participou da "Ecole Doctorale D'Histoire/Atelier Doctoral Franco-Brésilien", na Université Paris 1 - Panthéon-Sorbonne, em 2013. Tem apresentado palestras em Universidades, as mais recentes apresentadas no Instituto de Artes da Unesp (set. 2013 e março de 2014), na graduação do Bacharelado em História da Arte, da Unifesp em abril de 2013, e na graduação em Artes Visuais da ECA-USP, em maio de 2013. Integra desde a sua criação, em 2004, o Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa de Arte & Fotografia do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP, coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli, como membro-fundador. Como integrante do Grupo, ministrou em conjunto com Carolina Soares e Heloísa Espada o curso de extensão "Reflexões sobre a fotografia no Brasil a partir do pós-guerra", no Auditório Lupe Cotrim, da ECA-USP, realizado de 04 de abril a 04 de maio de 2006. Em 2010 prestou serviços de assessoria em projetos culturais para o Banco de Dados do Grupo Folha (ao qual pertence o jornal Folha de S.Paulo) no Projeto Última Hora - São Paulo dedicado a planejar e executar a higienização, indexação e digitalização de acervo de negativos do jornal Última Hora - São Paulo, da década de 1960, de propriedade do Grupo Folha. Atua nas seguintes linhas de pesquisa: História da Arte, História da Cultura, Artes Visuais Contemporâneas, Fotografia Contemporânea e Fotografia Moderna. Temas: permeabilidade entre real e ficcional, flagrante, pseudoflagrante. Tem interesse no estudo multidiscipliar da fotografia.

       

      Links:    

    • Arte Contemporânea
    • Artes Visuais
    • Fotografia Contemporanea Brasileira
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Posibilidaddes de la Fotografía Contemporánea: Mezanino y Portfólio. São Paulo : Itaú Cultural, 2010 . 379p. ISBN: 9788579790058.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Possibilidades da Fotografia Contemporânea: Mezanino e Portfólio. Itaú Cultural : São Paulo, 2010 . 379p. ISBN: 9788579790058.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Avenida Paulista (1983-presente) e Passagem (1986): reflexões sobre uma das dimensões do ficcional na obra de Carlos Fadon Vicente Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas) , v. 7 , p. 139 - 147 , 2014. ISSN: 19811349.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . German Lorca e o Foto-Cine Clube Bandeirante Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas) , v. 3 , p. 121 - 134 , 2009. ISSN: 19811349.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Considerações sobre a Genealogia do Pseudoflagrante Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas) , v. 1 , p. 38 - 47 , 2006. ISSN: 19811349.
  • Capítulos publicados: 1
    • CHIODETTO, E. ; SIZA, T. ; RIBEIRO, Daniela Maura . Cronologia. German Lorca, v. , p. 162 - 185, 2013.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . German Lorca: o corte e a composição no processo fotográfico . Fotosite , Revista - Brasil , . .
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A poética de Carlos Fadon Vicente e a ficção. In: XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP , 2014 , Santos - SP. Anais do XXII Encontro Estadual de História da ANPUH-SP. SP : ANPUH-SP, 2014. p. 1 - 16.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Regina Silveira e o terreno da ficção: o cruzamento de linguagens. In: 21o. Encontro Nacional da Anpap -Vida e ficção/Arte e fricção , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do ... Encontro Nacional da ANPAP (Online). Rio de Janeiro : Anpap, 2012. p. 1551 - 1560.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O terreno da ficção nas relações entre fotografia, cinema e arte. In: XXVI Simpósio Nacional de História - ANPUH 50 Anos , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI simpósio nacional da ANPUH - Associação Nacional de História. São Paulo : ANPUH-SP, 2011.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A ficção na imagem contemporânea (o retrato e o autorretrato). In: III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes , 2010 , São Paulo. Experiências/campos/intersecções/articulações III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes. São Paulo : Paço das Artes/Imprensa Oficial, 2010. p. 8 - 224.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A Menina na Chuva de German Lorca e o Pseudoflagrante na Imagem Fotográfica. In: I Encontro Nacional de Estudos da Imagem da Universidade Estadual de Londrina , 2007 , Londrina. I Encontro Nacional de Estudos da Imagem. Londrina : , 2007. p. 774 - 781.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de rua de German Lorca - Menina na Chuva: flagrante?. In: I Encontro de História da Arte do IFCH-UNICAMP , 2005 , Campinas. Atas do I Encontro de História da Arte do IFCH UNICAMP. Campinas : , 2005.
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de rua de German Lorca. In: XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte , 2004 , Belo Horizonte - MG. XXIV Colóquio do Comitê Brasileiro de HIstória da Arte. : , 2004.
    • CHIARELLI, T.(org.) ; AVELAR, A (co-org.). ; RIBEIRO, Daniela Maura . 'Regina Silveira' In: 'Acervo : outras abordagens', série MAC Essencial Volume 2. São Paulo - SP : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo , 2014 (Livro)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?. São Paulo : Museu de Arte Moderna de São Paulo , 2012 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Apresentação [para o E-book. São Paulo : Itaú Cultural , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Possibilidades da Fotografia Contemporânea: Mezanino e Portfólio. São Paulo : Itaú Cultural , 2010 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; ALVES, Cauê ; ALZUGARAY, Paula ; MONACHESI, Juliana ; OLIVA, Fernando . Ocupação. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo , 2007 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A arte de German Lorca. São Paulo : Pinacoteca do Estado de São Paulo/Pancrom Indústria Gráfica , 2006 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Visão Trocada. São Paulo : Galeria Olido , 2005 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Maria Brígida Fernades (ou Sílvio Tavares). Temporada de Projetos 2005-2006. : Paço das Artes/Imprensa Oficial , 2005 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . A Paisagem em Marga Puntel. Temporada de Projetos 2005-2006. : Paço das Artes/Imprensa Oficial , 2005 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Carlos Eduardo Uchoa. Temporada de Projetos 2000, Paço das Artes. : , 2000 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Vicente Martinez. Temporada de Projetos 2001-2002, Paço das Artes. : , 2001 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Nino Rezende. Temporada de Projetos 2001-2002, Paço das Artes. : , 2001 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Domitilia Coelho. Temporada de Projetos 2001-2002, Paço das Artes. : , 2001 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Elyeser Szturm. Temporada de Projetos 2001-2002, Paço das Artes. : , 2002 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Frederico Dalton e Thiago Bortolozzo. Temporada de Projetos 2001-2002, Paço das Artes. : , 2002 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . De Ghost Train, Texto para a exposição de Tina Keane, Paço das Artes. : , 2002 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . O espaço do desenho: Aline Van Langendonck e Ana Teixeira , Temporada de Projetos 2003-2004, Paço das Artes. : , 2003 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Ana Busto, Paço das Artes. : , 2003 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Entre?, Texto sobre o trabalho do artista Luciano Mariussi, Temporada de Projetos 2003-2004, Paço das Artes. : , 2004 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . Projeção. Texto sobre o trabalho da artista Raquel Kogan, Temporada de Projetos 2003-2004, Paço das Artes. : , 2004 (Catálogo)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; RIBEIRO, Daniela Maura . A Paisagem no. 4 de Fábio Tremonte. Temporada de Projetos 2005-2006 , Paço das Artes. : , 2005 (Folder)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Projeto Última Hora - São Paulo. 2010 (Assessoria)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A poética de Carlos Fadon Vicente e a ficção. 2014 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Palestra para o 12º Salão de Artes Visuais de Guarulhos - Arte Moderna e Contemporânea. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Carlos Fadon Vicente e o terreno da ficção: Passagem (1986), Dolores (2003-2009) e Duetos (2005-presente). 2013 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Regina Silveira e as vertentes conceituais no Brasil. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?'. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O conceito de popular na obra de Regina Silveira: da Arte Conceitual à Arte Pública. 2014 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Regina Silveira e a Arte Pública: se é público é popular?. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Regina Silveira e os anos 1970: 'Minha arte não é popular se o que faço não está no repertório popular'. 2013 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'Artes Visuais, fotografia e história: a noção de público nas obras de Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente em diferentes tempos históricos (1970-2012)'. 2013 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'Artes Visuais, fotografia e história: a noção de público nas obras de Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente em diferentes tempos históricos (1970-2012)'. 2012 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente'. 2012 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . German Lorca e o Foto-Cine Clube Bandeirante. 2007 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante e o pseudo-flagrante na fotografia de German Lorca. 2004 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de German Lorca. 2004 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A Menina na Chuva de German Lorca e o pseudoflagrante na imagem fotográfica. 2007 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'Fotojornalismo - o flagrante fotográfico'. 2006 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante fotográfico. 2007 (Conferência)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . A encenação em German Lorca:uma reflexão sobre arte e produção fotográfica. 2008 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . 'A fotografia na arte contemporânea e o terreno da ficção: Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente'. 2012 (Seminário)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . História, arte, fotografia, o tempo presente e o terreno da ficção: uma reflexão sobre as produções de Regina Silveira e Carlos Fadon Vicente. 2012 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . Regina Silveira e o terreno da ficção: o cruzamento de linguagens. 2012 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura . O flagrante e o pseudoflagrante na fotografia de rua de German Lorca. 2005 (Comunicacao)
    • RIBEIRO, Daniela Maura ; MONACHESI, Juliana ; ARAUJO, V. G. ; MINERINI NETO, J. ; NEREFUH, L. . Programa Massa Crítica da Mobile Radio BSP. 2012 Emissora de Radio - Mobile Rádio BSP (Bienal de São Paulo) - www.mobile-radio.net
    • CHIARELLI, T. ; RIBEIRO, Daniela Maura ; Grupo de Estudos Arte&Fotografia . Seminário Arte, Cultura e Fotografia (1ª a 8ª edições - 2006 a 2013). 2006 (Universidade de São Paulo - Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa de Arte&Fotografia do Depto. de Artes Plásticas da ECA-USP)
    • CHIARELLI, T. ; RIBEIRO, Daniela Maura ; ESPADA, H. ; SOARES, C. C. . Reflexões sobre a fotografia no Brasil a partir do pós-guerra. 2006 (Universidade de São Paulo)
    • KOSSOY, B. ; RIBEIRO, Daniela Maura ; SAMAIN, Etienne ; BRUNO, Fabiana . Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de Investigação. 2006 - Mediação de mesa
    • RIBEIRO, Daniela Maura . I Encontro Nacional de Estudos da Imagem da Universidade Estadual de Londrina. 2007 - Coordenação de mesa
    • SILVEIRA, Regina ; SALZSTEIN, Sônia ; RIBEIRO, Daniela Maura . III Seminário Arte, Cultura e Fotografia: Metodologias de Investigação (Fotografia como arte-arte como fotografia). 2008 - Mediação de mesa
    • DUARTE, Paulo Sérgio ; CHAIA , Lia ; RIBEIRO, Daniela Maura . Mesa Lia Chaia e Paulo Sérgio Duarte - IV Seminário Arte, Cultura e Fotografia: memória, outros debates. 2009 - Mediação de mesa
    • Graduacao:
      • Curso: Artes Plásticas
        Nome da Instituição: Fundação Armando Álvares Penteado
        Ano de conclusão: 1995
    • Mestrado:
      • Curso: Artes
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Paço das Artes:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2000 - 2002 ).
        Outras informações: Produção de exposições, ciclos e fóruns de debates, participação no desenvolvimento da conceituação para projetos da Instituição, assistente de curadoria e pesquisa para publicações editadas pela Instituição. Paralelamente, de 2000 a 2004, atua no grupo de críticos da instituição no qual escreve sobre o trabalho de artistas selecionados ou convidados, para o programa Temporada de Projetos.
    • Fundação Memorial da América Latina:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1996 - 2000 ).
        Outras informações: Colaborou com a produção de exposições de arte latino-americana, em espaços diversos do Memorial, entre 1996 e 1998, e na Galeria Marta Traba de Arte Latino Americana, de 1998 e 2000. Entre essas destacam-se: "Xul Solar/Jorge Luís Borges- Língua e Imagem"; "Fernando Cánovas"; "Yo es un Otro - Monica Castillo"; "Bienal Barro de América Roberto Guevara"; "Espaço da Cena Latino-Americana"; "Prêmio Philips de Arte para Jovens Talentos"; "João Rossi e a Arte Moderna no Paraguai"; "José Gurvich - uma canção à vida".
    • Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Colaborou na divulgação de eventos ligados a área de artes visuais na Assessoria de Imprensa da SEC.
    • Instituto Cultural Itau:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Convidada a trabalhar (prestação de serviços) na organização e edição do E-book "Possibilidades da Fotografia Contemporânea: Mezanino e Portfólio" relativo aos Projetos Mezanino e Portfólio, do Itaú Cultural, pelos Núcleos Diálogos e Artes Visuais, dessa instituição. Os Projetos Mezanino e Portfólio foram dedicados à fotografia contemporânea emergente. A partir do Mezanino de Fotografia 2005 a produção fotográfica esteve em diálogo com a literatura produzida por jovens escritores. Edição é bilingue (português-espanhol).
        Outras informações: Prestador de Serviços
    • Boletim Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa de Arte&Fotografia ECA-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: É membro do Conselho Editorial do Boletim número dois do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa de Arte & Fotografia do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, além de Ana Cândida Franceschini de Avelar Fernandes, Bernadete Maria Panek, Carolina Coelho Soares, Heloísa Espada Rodrigues Lima, Laura de Souza Cury, Marco Fábio da Cunha Grimaldi, Vanessa Biazioli Siqueira. ISSN do Boletim: 1981-1349
    • Boletim (USP. Grupo de Estudos do Centro de Pesquisas em Arte & Fotografia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Integra o corpo de revisores do Boletim 3 do Grupo de Estudos do Centro de Pesquisa Arte & Fotografia da ECA/USP ISSN 1981-1349, publicado em 2009.
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciencias Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Museu de Arte Moderna de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Convidada a realizar a curadoria de exposição em celebração ao 90 anos de idade de German Lorca. A exposição intitulada "German Lorca fotografias: acontece ou faz acontecer?" ocorreu entre 27 de março a 27 de maio de 2012, na Sala Paulo Figueiredo do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), com uma seleção de 120 fotografias, sendo 87 da coleção de German Lorca e 33 da coleção do Museu de Arte Moderna de São Paulo. A exposição teve, ainda, uma vitrine que reuniu documentação sobre a atuação de German Lorca, tais como: edições de Boletins do Foto Cine Clube Bandeirante, diplomas, edições da Revista Íris, álbum de casamento realizado pelo fotógrafo, máquina fotográfica Leica modelo do ano de 1938-9, entre outros. A exposição foi acompanhada de catálgo, contendo texto da curadora, publicação de todas as fotografias que integraram a exposição (120), e breve cronologia sobre German Lorca.
        Outras informações: Curadora convidada