Não autenticado |

Maria Eliza Miranda

    • Maria Eliza Miranda é Doutora (2003) e Mestre (1992) pela Universidade de São Paulo na área de concentração em Geografia Humana, depois de ter se formado na mesma Universidade em História (1976) e Geografia (1984), e se aperfeiçoado em Sociologias Especiais de África Negra, pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente de graduação, pós-graduação (credenciada no PPGH - Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana - USP), pesquisadora no Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisa Geografia e Ciências Humanas na era da Informação e da Conectividade (Diretório do CNPq). É especialista nas teorias de Feuerstein e na formação de mediadores da aprendizagem. Lecionou no ensino superior privado desde 1994 até 2007. Atuou na Educação Básica pública e privada desde 1977 até 2008, e em Programas de formação e/ou desenvolvimento de professores, políticas educacionais, políticas públicas, meio ambiente urbano, sustentabilidade e desenvolvimento de projetos educacionais voltados à utilização de tecnologia da informação nos processos de aprendizagem de leitura, de escrita, de geografia e de história. A partir de 2008 vem desenvolvendo trabalhos com as fronteiras teóricas da complexidade, cognição, linguagem e mediação humana, buscando aproximações e interfaces entre diversos sistemas teóricos interdisciplinares.

       

      Links:    

    • A Educação no entrecruzamento das matrizes espaciais e temporais do território brasileiro
    • Interdisciplinaridade e Transversalidade na Formação de Professores de Geografia e Ciências Humanas
    • Geografia, Educação e Ensino - Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana - pesquisadora e orientadora em nível de Mestrado e Doutorado
    • MIRANDA, MARIA ELIZA . Aulas Laboratoriais de Geografia: Proposições para o Ensino de Graduação Revista de Graduação USP , v. 2 , p. 67 - 73 , 2017. ISSN: 2525376X.
    • MIRANDA, M. E. . A Atualidade de Pierre Monbeig e o Direito de Aprender Geografia REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (USP) , v. 2012 , p. 52/ - 67 , 2012. ISSN: 01024582.
    • MIRANDA, MARIA ELIZA . Contribuição ao Debate Atual Sobre a Formação de Professores no Brasil: pela formação de futuras gerações na perspectiva da reconstrução do Sócio-Cultural Revista do Departamento de Geografia , v. 20 , p. 11 - 22 , 2010. ISSN: 22362878.
    • MIRANDA, M. E. ; PALHETA, I. G. V. ; BATISTA, L. C. ; GIULIETTI, N. . As Políticas de Irrigação no Nordeste: uma análise crítica REVISTA DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA , v. 5 , p. 39/1991.0005.00 - 46 , 1991. ISSN: 22362878.
    • MIRANDA, M. E. ; MIRANDA, O. V. . Educação Inclusiva . Presença Pedagogica , São Paulo , 01 mar. 2006.
    • VIDAL, M. R. ; MIRANDA, M. E. . O planejamento de sequências didáticas de geografia por gêneros discursivos textuais e a prática docente. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2012 , . Anais do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2012.
    • PRADO, C. A. G. ; MIRANDA, M. E. . Apresentação Gráfica e Análise Quantitativa Preliminar: técnicas e linguagens em pesquisa educacional. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2012 , . Anais do 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2012.
    • RODRIGUES, A. C. R. ; MIRANDA, M. E. . Análise dos resultados da etapa piloto da pesquisa: seqüências didáticas por gênero discursivo-textual para a aprendizagem mediada de geografia e a formação de sujeitos discursivos na educação pública contemporânea. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , . Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • FIALHO, F. M. ; MIRANDA, M. E. . Contribuições do ensino de Geografia para o desenvolvimento cognitivo dos alunos. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , . Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • RIZZO, M. B. ; MIRANDA, M. E. . Analisando estratégias didáticas para aprender Geografia. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , . Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • OLIVEIRA, C. A. ; MIRANDA, M. E. . Avaliação segundo as narrativas dos alunos do ensino público noturno. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , . Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • LEMES, M. M. ; MIRANDA, M. E. . A Situação da Aprendizagem da Linguagem Gráfica no Ensino de Geografia Atualmente. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , . Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • VIDAL, M. R. ; MIRANDA, M. E. . Extensão Universitária: uma ponte para a pesquisa acerca dos dilemas contemporâneos do professor e da escola. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , São Paulo. Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • VIEIRA, V. A. ; MIRANDA, M. E. . Apontamentos sobre as necessidades educacionais brasileira. In: Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP , 2011 , São Paulo. Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP. : , 2011.
    • MIRANDA, M. E. ; RIBEIRO, N. S. ; FERES, L. G. . The Time-Space Articulation, Interdisciplinarity and Complex Thinking in the human sciences: the case of Geography. In: XI INTERNATIONAL BRAZILIAN MEETING ON COGNITIVE SCIENCE , 2017 , São Paulo. Caderno de Resumos. : Sociedade Brasileira de Ciência Cognitiva, 2017. p. 47 - .
    • MIRANDA, M. E. . A Reinvenção da Prática Docente. In: 14º EGAL - Encontro de Geógrafos da América Latina , 2013 , Lima - PERU. Situación y Perspectivas de la Enseñanza - Aprendizaje de la Geografía en América Latina. : , 2013.
    • LEMES, M. M. ; MIRANDA, M. E. . A Situação da Aprendizagem da Linguagem Gráfica no Ensino de Geografia Atualmente. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - desafios curriculares' , 2013 , Bauru - SP. IV Congresso Brasileiro de Educação. : , 2013.
    • MIRANDA, M. E. ; MELLO, J. L. H. ; PRADO, S. M. ; ARAUJO, C. S. . O Sentido do Estágio na Formação Inicial de Professores. In: IV Congresso Brasileiro de Educação 'Ensino e Aprendizagem na Educação Básica - desafios curriculares' , 2013 , Bauru - SP. O Sentido do estágio na Formação Inicial de Professores. : , 2013.
    • MIRANDA, M. E. . A Importância da Geografia na Educação Básica. In: IX SIMGEO - Geografia: ensino e representações , 2009 , Florianópolis. A importância da Geografia na Educação Básica. : , 2009.
    • MIRANDA, M. E. . Uma Prática do Ensino de História. In: Seminário - Perspectivas do Ensino de História , 1988 , São Paulo. Seminário Perspectivas do Ensino de História. São Paulo : Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 1988. p. 460 - 466.
    • MIRANDA, M. E. . Diálogos Intermináveis sobre o Ensino de Geografia. 2015 (Conferência)
    • MIRANDA, M. E. . A Contribuição da Filosofia para o Ensino de Geografia - Oficina. 2015 (Outra)
    • MIRANDA, M. E. . Perspectivas do Ensino de Geografia Escolar. 2015 (Conferência)
    • MIRANDA, M. E. ; RIBEIRO, N. S. . A INDÚSTRIA 4.0 E A IMPORTÂNCIA PARA A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NA FINLÂNDIA. 2018 (Simposio)
    • MIRANDA, M. E. ; MELLO, J. L. H. ; PRADO, S. M. ; ARAUJO, C. S. . I Simpósio de Pedagogia Universitária: As Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior. 2013 (Simposio)
    • MIRANDA, M. E. ; RODRIGUES, A. C. R. . Relação Professor-Aluno e a Dialogicidade no Ensino de Geografia. 2012 (Outra)
    • MIRANDA, M. E. ; CARMO, W. R. . Laboratório de Ensino e Material Didático (LEMADI) na Formação Inicial e Continuada de Professores de Geografia e de Geógrafos. 2012 (Outra)
    • MIRANDA, M. E. ; VIDAL, M. R. . O Ensino de Geografia por Sequências Didáticas: uma análise dos planos de Sequência Didática de Geografia por gêneros discursivos textuais. 2012 (Outra)
    • MIRANDA, M. E. . A Importância da Geografia na Educação Básica. 2009 (Simposio)
    • MIRANDA, M. E. . Inteligência também se aprende. 1998 (Conferência)
  • Programa de Rádio ou TV: 1
    • MIRANDA, M. E. . O desafio de tomar as aulas de geografia mais interessantes. 2014 Jornal Futura - Canal Futura
    • MIRANDA, Maria Eliza ; ARAUJO, R. ; CARMO, W. R. . I JORNADA GEOENSINO. 2009 (LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático de Geografia)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; CARMO, W. R. ; MORAES, P. R. A. . II JORNADA GEOENSINO. 2010 (LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático - Geografia - USP)
    • ALVES, G. A. ; MIRANDA, Maria Eliza ; CARMO, W. R. ; MORAES, P. R. A. . III JORNADA GEOENSINO. 2010 (LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático de Geografia)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; ALVES, G. A. ; CARMO, W. R. . IV Jornada GEOENSINO. 2011 (Deptº de Geografia USP e LEMADI - Laboratório de Ensino e Material Didático)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; ARAUJO, R. ; SILVA, M. E. S. ; CARVALHO, B. V. ; BARROZO, L. V. ; OLIVEIRA, D. . Linguagens e Tecnologias na aprendizagem de Geografia. 2011 (Departamento de Geografia USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza . V Jornada Geo Ensino. 2012 (Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; PRADO, S. M. ; MACEDO, F. G. ; BULGARELLI, Marcelo . 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar. 2012 (LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; MELLO, J. L. H. ; PRADO, S. M. ; SCARAMUSSA, D. . Educação em Transe. 2012 (LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; CARMO, W. R. . Cartografia Escolar: Mapeando o Currículo de Geografia - Palestra. 2012 (LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia - USP)
    • MACEDO, M. P. ; MARTINELLI, M. ; MIRANDA, Maria Eliza . Necessidades Contemporâneas do Ensino e da Aprendizagem da Cartografia Temática na Formação de Professores de Geografia: o caso da Universidade Estadual de Goias. 2014 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; PRADO, S. M. ; GAMBERA, L. H. . Seminário Permanente de de "Religação dos Saberes". 2011 (Laboratório de Ensino e Material Didático - LEMADI - Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; FONSECA, C. E. ; MARCELINO, J. S. ; RODRIGUES, A. C. R. ; LEMES, M. M. ; KANAWATI, L. M. ; FIOCCO, K. E. T. W. ; MORAIS, R. V. ; CANHADAS, C. ; REIS, M. O. S. ; BRAGA, M. M. B. ; FELICIO, L. H. P. ; PRADO, S. M. ; GAMBERA, L. H. ; FERES, L. G. ; VICENTE, T. R. ; SILVA JUNIOR, N. F. ; MACEDO, F. G. ; RIBEIRO, N. S. . Seminário "A Emergência do Tecnicismo Educacional no Brasil". 2014 (Laboratório de Ensino e Material Didático - LEMADI do Departamento de Geografia -FFLCH - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza ; FONSECA, C. E. ; MARCELINO, J. S. ; MORAIS, R. V. ; LEMES, M. M. ; RODRIGUES, A. C. R. ; KANAWATI, L. M. ; FIOCCO, K. E. T. W. ; RAHAL, C. C. ; REIS, M. O. S. ; BRAGA, M. M. B. ; FELICIO, L. H. P. ; RIBEIRO, N. S. ; FERES, L. G. ; GAMBERA, L. H. ; PRADO, S. M. ; MACEDO, F. G. . Seminário "Filosofia e Neurociências". 2015 (Laboratório de Ensino e Material Didático - LEMADI - Deptº de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, Maria Eliza . Seminário Início de Milênio. 2017 (Laboratório de Ensino e Material Didático - LEMADI - Deptº de Geografia - FFLCH - USP.)
    • MACHADO, R. P. P. ; PADOVESI, F. ; MIRANDA, Maria Eliza . II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2012 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Desenvolvimento Didático-Pedagógico de Aprendizagem Mediada de geografia para a Educação Básica. 2013 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2014 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. ; PIMENTA, S. ; QUEIROZ, G. ; DURMAIER, A. T. ; SILVA, C. A. C. . Reinvenção da Docência, Diálogos Intermináveis. 2013 (Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal da Paraíba)
    • QUEIROZ FILHO, A. P. ; MIRANDA, M. E. . Da Paisagem ao Mapa: Maquetes. 2013 (Centro Paula Souza)
    • MIRANDA, M. E. . Programa Linguagens e Tecnologias na Aprendizagem de Geografia. 2011 (LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2015 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2009 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2010 (Departamento de Geografia - FFLCH - USP)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica.. 2016 (Deptº de Geografia - FFLCH - Universidade de São Paulo)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2017 (Departamento de Geografia - FFLCH - Universidade de São Paulo)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2018 (Departamento de Geografia - FFLCH - Universidade de São Paulo.)
    • MIRANDA, M. E. . Programa de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica. 2011 (Departamento de Geografia)
    • MIRANDA, M. E. ; RODRIGUES, A. C. R. ; LEMES, M. M. . Sistematização Final. 2014 (Tutorial de pesquisa - manual para sistematização de dados)
    • MIRANDA, M. E. ; RIBEIRO, N. S. ; FERES, L. G. ; RAHAL, C. C. . Coletânea ?Tendências Teóricas e Fundamentos Filosóficos da Geografia?. 2015 (Pesquisa)
    • MIRANDA, M. E. ; MACEDO, F. G. . ?Escalas ? Instrumento de Aprendizagem Mediada de Geografia pelos mapas?. 2014 (Pesquisa)
    • Nome do projeto: Desenvolvimento de Tecnologias da Informação Aplicadas ao Ensino de Geografia e à Formação de Professores e Pesquisadores (2013 - 2015
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , RODRIGUES, A. C. R. , ARAUJO, R. , MELLO, J. L. H. , PRADO, S. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , CARMO, W. R. .
      Descrição: Trata-se de atualização da Infraestrutura do LEMADI - Laboratório de Ensino de Geografia e Material Didático do Departamento de Geografia para o incremento de pesquisas com tratamento estatístico quantitativo e qualitativo no campo educacional, tanto na esfera da Geografia Física como da Geografia Humana e também da Formação de Professores de Geografia. Este Projeto foi desativado em setembro de 2015 devido à política de contingenciamento de recursos financeiros da Universidade de São Paulo a partir de 2014.
    • Nome do projeto: Cinema e Formação de Professores (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , BALDONI, C. .
      Descrição: Este Projeto tem por objetivo levantar o acervo de filmes utilizados no ensino de Geografia. O referido levantamento foi prospectado em entrevistas junto a professores de Geografia e tem por objetivo analisar a utilização que professores fazem de filmes em suas práticas, além de organizar Amostras Temáticas de Cinema voltadas a professores de Geografia e Ciclos de Debates sobre o papel do Cinema na Educação, especialmente pública.
    • Nome do projeto: Vinculações essenciais entre a Geografia como conhecimento acadêmico e como disciplina escolar (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , VIDAL, M. R. , RODRIGUES, A. C. R. , OLIVEIRA, C. A. , MANGABEIRA, F. , VIEIRA, V. A. , ARAUJO, L. S. , OLIVEIRA, L. G. A. , ALMEIDA, G. H. M. , CAVALCANTI, L. V. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. , PRADO, C. A. G. , RAHAL, C. C. .
      Descrição: A Pesquisa é de cunho comparativo quanto às abordagens didático-pedagógicas que se vinculam ao ensino superior de formação de professores e aquelas que se pode encontrar nas práticas docentes da educação básica. Procura-se dar prospectar o conhecimento pedagógico no próprio processo de formação de nível de Graduação em Geografia devido também a necessidade de se repensar o modelo didático do ensino de Geografia. O Projeto visa contribuir para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias à formação do professor-pesquisador com ênfase na valorização do conhecimento didático-pedagógico necessário ao futuro exercício do magistério para desenvolver a capacidade de análise do contexto de sua formação e do ambiente profissional em que atuará como professor; a habilidade de leitura das políticas educacionais no ambiente de aprendizagem acadêmica e escolar; independência intelectual e ética na abordagem dos temas e conteúdos de Geografia no ensino superior e na educação básica; domínio e conhecimento das tendências contemporâneas de Geografia e de Educação; o domínio das temáticas de códigos e linguagens nos currículos de Geografia e o desenvolvimento da prática de um trabalho autoral e de produção de conhecimentos específicos no campo do ensino de Geografia.
    • Nome do projeto: A Prioridade da Leitura e da Escrita no ensino de Geografia do Ensino Fundamental I e II (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , BULGARELLI, Marcelo , RODRIGUES, A. C. R. , MELLO, J. L. H. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , RAHAL, C. , CANHADAS, C. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , ESTEVES, M. G. , MOTA, I. Z. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa pretende analisar os resultados obtidos na elaboração e aplicação de sequências didáticas por gêneros discursivos textuais no ensino de Geografia com enfoque na aprendizagem da argumentação enquanto uma capacidade de linguagem, no contexto recente de priorização da leitura e da escrita na política curricular do ensino fundamental em escolas municipais de São Paulo. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa envolve um grupo de 07 professores de Geografia e seus alunos do Ensino Fundamental II no contexto do processo de elaboração e aplicação, pelos professores, de diferentes sequências didáticas de geografia, em condições cotidianas de vida escolar. Reconhecemos, de imediato, que a questão da leitura e da escrita tem muitas implicações já que o desempenho linguístico perpassa diversas dimensões da organização curricular, sendo necessário identificar e analisar as concepções que tem predominado nas políticas educacionais, e também prospectar as concepções que professores de Geografia do ensino público, individualmente e coletivamente, tem em relação à leitura e a escrita especialmente no Ensino Fundamental II. Assim os problemas que norteiam a pesquisa podem ser sintetizados: - quais os impactos que a adoção da leitura e da escrita como princípio norteador do currículo escolar promove no âmbito do ensino e aprendizagem de Geografia e nas práticas docentes de professores de Geografia no Ensino Fundamental II da Educação Pública? - quais são as possibilidades da adoção da prioridade da leitura e da escrita para as práticas didáticas do ensino de Geografia? - qual a contribuição que o ensino de Geografia pode dar para o desempenho da leitura e da escrita? As sequências didáticas se estruturam a partir de determinados princípios pedagógicos que respeitam os processos intelectuais de pré-adolescentes e adolescentes, observando-se o papel de mediador do professor, que assegura ao aluno de modo progressivo e continuado, a partir da leitura e da escrita, que elaborem dissertações com enfoque na aprendizagem de resolução de problemas e elaboração de argumentos de maneira progressiva e continuada. Este Projeto possibilitou a estruturação do Banco de Dados: ?Situação do ensino de Geografia na educação básica pública de São Paulo? cujos dados serão analisados a partir de 2014 para futuras publicações.
    • Nome do projeto: O perfil necessário do professor de Geografia para a valorização do ensino de geografia na Educação Básica (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , VIDAL, M. R. , RODRIGUES, A. C. R. , MELLO, J. L. H. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , ALMEIDA, G. H. M. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , VICENTE, T. R. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , OLIVEIRA, C. A. , PAULO, C. S. , PRADO, C. A. G. , BULGARELLI, M. , FIALHO, F. M. , OLIVEIRA, P. G. , ALVES, T. S. F. , LOBO, D. G. , PEREIRA, D. S. , PERUSSO, L. , CAVALCANTE, L. V. , ESTEVES, M. G. , MOTA, I. Z. .
      Descrição: Este Projeto está organizado em três etapas. A 1ª etapa visa caracterizar as demandas que se apresentam na sala de aula do ensino fundamental e médio, especialmente na educação pública. A 2ª etapa é dedicada ao estudo dos temas e conteúdos de Geografia que são objetos de trabalho no ensino fundamental e médio, bem como as metodologias predominantes nas práticas pedagógicas do ensino de Geografia. Também se analisa a contribuição do ensino de Geografia para a aprendizagem de habilidades envolvidas no aprimoramento das diversas competências com ênfase na competência de leitura e escrita. A 3ª e última etapa pretende demarcar as vinculações entre a Geografia como área de conhecimento acadêmico e a Geografia como disciplina escolar. Nesta etapa buscamos delinear as tendências atuais das práticas curriculares do ensino de Geografia para identificar os aspectos vulneráveis dessas práticas e prospectar os fundamentos psico-pedagógicos da aprendizagem de Geografia no sentido de projetá-la enquanto disciplina escolar integradora e articuladora do currículo escolar da educação básica, e assim contribuir para repensar novos eixos e núcleos de interesse para a área de licenciatura em Geografia. A pesquisa está na etapa de sistematização dos dados e preparação de publicação dos resultados.
    • Nome do projeto: Elaboração e Aplicação de Sequências Didáticas por Gêneros Discursivos Textuais no Ensino de Geografia e Outras Áreas do Currículo Escolar (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , VIDAL, M. R. , RODRIGUES, A. C. R. , PRADO, S. M. , LEMES, M. M. , MACEDO, F. G. , KANAWATI, L. M. , FIOCCO, K. E. T. W. , MANGABEIRA, F. , OLIVEIRA, L. G. A. , ALMEIDA, G. H. M. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , SEMINATTI, R. , CANHADAS, C. , SILVA, K. M. H. B. , BATISTA, A. J. , RIZZO, M. B. , IZIDORO, K. A. , CALDAS, E. C. S. , OLIVEIRA, C. A. , PRADO, C. A. G. , BULGARELLI, M. , CAVALCANTE, L. V. , MOTA, I. Z. .
      Descrição: Este Projeto tem como referência a concepção de Linguagem, segundo a Filosofia da Linguagem do Círculo de Bakhtin, a concepção de Mediação segundo a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein; as concepções de Pensamento e Linguagem do Círculo de Vigotski; e a questão da Complexidade segundo Edgar Morin. Estas concepções foram sendo assimiladas no processo da própria pesquisa pelos participantes, o que favoreceu o desenvolvimento inicial do modelo teórico-prático que foi elaborado e aplicado ao ensino de Geografia. O que se pretende é desenvolver uma mudança na prática de planejar dos professores e ao mesmo tempo aplicar e avaliar como proposta no trabalho do professor, considerando os textos elaborados pelos alunos envolvidos.Este Projeto teve uma etapa preliminar em que se prospectou junto aos professores envolvidos quais os aspectos possíveis de se modificar em suas práticas. A 1ª etapa se realizou no 2º semestre de 2010/2011 com a participação de 05 professores; a 2ª etapa em 2011/2012 com a participação de 14 ; e a 3ª etapa se realizou em 2012/2013 com a participação de 7 professores. A metodologia da Pesquisa conta com o registro audio visual do processo de desenvolvimento da própria pesquisa, além do tratamento estatístico qualitativo dos resultados obtidos tanto na prática dos professores envolvidos como no desempenho e aproveitamento dos alunos envolvidos. Também contou com a organização e realização em 2012 do 1º Seminário Interno de Leitura Crítica das pesquisas sobre formação de professores para o Ensino de Geografia e outras áreas do currículo escolar com apoio do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana da USP.
    • Nome do projeto: A Contribuição das "figuras de Wolff" e das concepções de mediação para o ensino de Geografia na Era da Conectividade e da Informação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , PRADO, S. M. , MACEDO, F. G. , RIBEIRO, N. S. , FERES, L. G. , BATISTA, A. J. , RAHAL, C. C. , REIS, M. O. S. , FELICIO, L. H. P. , BRAGA, M. M. B. , MOTA, I. Z. , LUCENA, L. V. , LOPES, T. O. , OLIVEIRA, A. C. B. , PEREIRA, D. D. , GAMBERA, J. L. H. M. , REIS, J. M. S. , LIMA, M. J. , LOVADINI, M. , TEODORO, S. S. , BRUZATI, V. .
      Descrição: Este Projeto visa explorar as diversas concepções de Homem que permeiam as tendências teóricas da Geografia Moderna tendo como base as 'figuras de Wolff", recolocando o valor formativo que o ensino de Geografia possui na Educação Básica. Além disso, investiga as concepções de mediação segundo Vigotski e Feuerstein aplicadas ao ensino de Geografia na Educação Básica por 11 professores de geografia participantes desta pesquisa. Também, o projeto se desenvolve a partir de 2015 em nível de graduação do Curso de Geografia da USP com as turmas da disciplina "Ensino de Geografia na Educação Básica".
    • Nome do projeto: A Formação do Professor de Geografia e as Demandas do Ambiente Escolar no Contexto Contemporâneo de Conectividade e Informação (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , MOREIRA, R. G. , REIS, M. O. S. , FELICIO, L. H. P. , BRAGA, M. M. B. , LUCENA, L. V. , LOPES, T. O. .
      Descrição: A pesquisa está centrada tanto nas abordagens que se vinculam ao ensino superior de formação de professores quanto as que se pode encontrar nas práticas docentes da educação básica. Na verdade, procura-se dar ênfase na articulação do conhecimento acadêmico e pedagógico no próprio processo em nível de formação da Graduação em Geografia devido também a necessidade de se repensar o modelo didático do ensino de Graduação, em geral. Este projeto visa engajar os alunos bolsistas nas atividades de pesquisa que partem da concepção que considera necessário repensar a formação de professores a partir da realidade do ambiente educacional, desvendando as demandas que o ambiente escolar contemporâneo apresenta. Numa perspectiva formativa realizamos dinâmicas de estudos e reflexões, e, numa perspectiva operacional acompanhamos o movimento da prática docente de professores da educação básica. A equipe atual conta com 3 alunos de Graduação com bolsa do Programa Unificado de Bolsas da USP, modalidade Pesquisa 2016-2017.
    • Nome do projeto: Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem Mediada de Geografia para a Educação Básica (2009 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza .
      Descrição: Este Projeto é um espaço de atualização que disponibiliza o progresso do conhecimento na área técnica, científica e acadêmica de Geografia; e, explora modalidades de abordagens didáticas junto a profissionais da educação pública e particular na formação permanente de docentes na Educação Básica. Desenvolve temáticas contemporâneas de Geografia com a dimensão psicopedagógica envolvida no processo de aprendizagem dessa ciência enquanto disciplina escolar. Identifica, analisa, delimita e lida com as interfaces entre a esfera cultural científico-acadêmica e a esfera das práticas sociais e discursivas da escola. Realiza dinâmicas de reflexões sobre a prática docente e o papel do professor enquanto mediador da aprendizagem. Difunde a metodologia de aprendizagem mediada como alternativa experimental para a prática docente na Educação Básica. Discute a apropriação de fundamentos teóricos para a organização do trabalho pedagógico com ênfase no planejamento da prática, na realização da prática e na avaliação como momentos do ensino e aprendizagem. Estrutura os princípios e critérios que norteiam a relação professor e aluno e a elaboração do mapa cognitivo da aula. Estimula a modificação do ambiente aula.
    • Nome do projeto: Resignificação e Reorganização da Plenária Departamental (2011 - 2011
      Natureza: Outra
      Integrantes: MIRANDA, Maria Eliza , FRANCESCONE, L. , MARQUES, M. I. M. , JUNQUEIRA, C. B. , CARVALHO, B. V. .
      Descrição: Elaboração, aplicação e análise dos resultados de Pesquisa de Opinião dos alunos, funcionários e docentes do Departamento de Geografia - FFLCH - USP
    • MIRANDA, M. E. ; MELLO, J. L. H. ; ARAUJO, C. S. ; PRADO, S. M. . Educação em Transe - E o Professor de Geografia?. 2012 - Documentário audiovisual
    • MIRANDA, M. E. ; JUNQUEIRA, C. B. ; SILVA, M. E. S. ; outros . Círculo de Estudos das Fronteiras Teóricas para a Formação de Professores. 2009 - Grupo de estudos e pesquisa
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1984
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1984
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1976
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1976
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Secretaria de Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Instituto Santanense de Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (1993 - 2002 ).
        Outras informações: Atuação como docente nos cursos de Administração de Empresas e Licenciatura em Estudos Sociais e Licenciatura em Geografia.
        Outras informações: professor aulista
    • Cia do Metropolitano de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1975 - 1976 ).
        Outras informações: Participação na Pesquisa ORIGEM-DESTINO relativa aos programas de ampliação da extensão da malha da rede metroviária na cidade de São Paulo
        Outras informações: estagiária
    • Colégio Drummond S C Ltda:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1997 ).
        Outras informações: Atuação como professora de Geografia no Ensino Fundamental e professora de História no Ensino Médio.
        Outras informações: professora
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2005 ).
        Outras informações: Atividades diversas como consultora em treinamentos, comissões, consultoria de projetos educacionais corporativos e ensino de aperfeiçoamento em diversas áreas.
        Outras informações: Autônomo
    • Centro Brasileiro de Desenvolvimento da Modificabilidade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2008 ).
        Outras informações: Colaborou como consultora no Projeto Institucional de criação do Centro Brasileiro de Desenvolvimento da Modificabilidade. Atuou como prestadora de serviços sem vínculo empregatício.
        Outras informações: autônomo
    • Serviço nacional de Aprendizagem:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Atuação como docente em cursos de formação pedagógica para docentes de diversas áreas da educação profissional de nível superior e desenvolvimento do Projeto Cidade Educativa do Centro Universitário SENAC SP.
        Outras informações: professor assistente I
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Docência na Graduação de Bacharelado Geografia e Licenciatura em Geografia e docência nos Cursos de Ciências Sociais e de Relações Internacionais.
        Outras informações: Docente da Graduação
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2008 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor MS-3
    • Revista do Departamento de Geografia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Membro avaliador de publicações.
    • Editora Humanitas (FFLCH) USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Membro do corpo editorial da Editora Humanitas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, indicada como representante do Departamento de Geografia pelo Conselho Departamental em dezembro de 2014.
    • GEOUSP: espaço e tempo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).