Não autenticado |

Sâmella Michelly Freitas Russo

    • Doutora em Germanística no Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2020) - Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã, com período de doutorado sanduíche na Universidade de Göttingen, sob orientação do Prof. Dr. Gerhard Lauer [Philosophische Fakultät]. Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília - UnB (2016). Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Foi bolsista PIPIC-CNPq durante a graduação. Especialista em Controladoria Governamental. Atua no financiamento de programas educacionais do Governo Federal. Participa do Grupo de Estudos Literatura e Cultura na UnB. Desde 2018, tornou-se membra-associada da Deutsche-Kafka-Gesellschaft, um centro de estudo fundado em 2005 na cidade de Bonn (Alemanha) e que tem como objetivo avançar e coordenar estudos sobre o escritor. Desenvolve pesquisa na área de Literatura e outras artes, em especial o cinema, mas atualmente tem interesse em Germanística, textos autobiográficos, tradução e no autor Franz Kafka. Tese de doutorado indicada ao Prêmio CAPES de Tese 2021. Tese de doutorado ganhadora do Prêmio Tese Destaque USP 2021 (Menção Honrosa).

       

      Links:    

    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Joaquim, o quindim da Vovó. Brasília : Ed. Autora, 2021 . 48p. ISBN: 9786500219227.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Os diários de Franz Kafka: uma introdução PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 25 , p. 187 - 211 , 2021. ISSN: 19828837.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . O corpo-escrito e o corpo-lido de (e por) Franz Kafka REVISTA CRIAÇÃO & CRÍTICA , v. Unico , p. 275 - 288 , 2020. ISSN: 19841124.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . [O dono do mundo]. Isto não é direito: contos sobre Estado e (in)justiça no Brasil, v. , p. 1 - , 2021.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; RODRIGUES, P. . Ich heiße hebräisch Anschel ou a impossibilidade de uma autobiografia em Franz Kafka. Kafkiana: leituras contemporâneas sobre Franz Kafka., v. 1, p. 93 - 132, 2020.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . As pianistas de Elfriede Jelinek e Michael Haneke: uma autoria compartilhada entre a palavra e a imagem. Personas Autorais, v. , p. 311 - 324, 2016.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . O tempo do lobo de Michael Haneke e os trinta e seis justos na literatura e no cinema . WebMosaica Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall , Porto Alegre , 01 jul. 2014.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . A Carta ao pai, O veredicto e O mundo urbano: indícios ficcionais e biográficos da escrita epistolar, novelística e diarística de Franz Kafka. In: III Seminário Nacional de Literatura e Cultura. , 2016 , Brasília. O Grão e o Fruto: Morte e Vestígios do Autor. : , 2016.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . As pianistas de Elfriede Jelinek e Michael Haneke: uma autoria compartilhada entre a palavra e a escrita. In: II Seminário Nacional de Literatura e Cultura: a morte e o retorno do autor , 2015 , Brasília. II Seminário Nacional de Literatura e Cultura: a morte e o retorno do autor. : , 2015.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . A equipolência linguística em Mário de Andrade e seu herói sem caráter. In: V SIMELP , 2017 , Itália. SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. : , 2017.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; SANTOS, Nivaldo dos . Introdução ao estudo semiótico: em perspectiva o discuro jurídico. In: SIICUSP , 2005 , São Paulo. 13º Simpósio de Iniciação Científica da USP. : , 2005.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; SANTOS, Nivaldo dos . Acesso ao direito à moradia e relação com o acesso à justiça. In: 13º Simpósio de Iniciação Científica da USP , 2005 , São Paulo. 13º Simpósio de Iniciação Científica da USP. : , 2005.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; SANTOS, Nivaldo dos . Literatura em domínio público e cinema - as prerrogativas da garantia de manutenção da integridade da obra literária. In: 59ª Reunião Anual da SBPC , 2007 , Belém. 59ª Reunião Anual da SBPC. : , 2007.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Do direito à moradia enquanto direito social. In: Anais da 58ª Reunião Anual da SBPC , 2006 , Florianópolis, SC. 58ª Reunião Anual da SBPC. : , 2006.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; MANTIS, Leonardo Pereira ; SANTOS, Nivaldo dos . A metáfora intertextual das grades: de que lado está quem perdeu a liberdade.. In: V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie , 2004 , São Paulo. Anais do V Encontro de Iniciação Científica e VIII Mostra de Pós-Graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo : , 2004.
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; MANTIS, Leonardo Pereira ; SANTOS, Nivaldo dos . Introdução ao estudo semiótico da metáfora intertextual das grades: em perspectiva o discurso jurídico. In: VIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba , 2004 , São José dos Campos. Anais do VIII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica da Universidade do Vale do Paraíba. São José dos Campos - SP : , 2004.
    • SILVA JUNIOR, A. R. ; RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . O cinema literário e a tradução coletiva em Michael Haneke: evocações do pensamento bakhtiniano. São Carlos, SP : Pedro&João , 2014 (Círculo)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Parecerista e revisora de artigo para a Ed. n. 29 da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2021 (Parecer)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Parecerista e revisora de artigo para a Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2020 (Parecer)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Parecerista e revisora de artigo para a Ed. n. 24 da Revista Literatura, História e Memória (e-ISSN 1983-1498). 2018 (Parecer)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Os doze cadernos in-quarto de Franz Kafka: uma ficção?. 2019 (Comunicacao)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Tagebuchhefte. De Franz a Kafka.. 2017 (Comunicacao)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . A literatura e o fazer fílmico: entre as palavras de Franz Kafka e as imagens de Michael Haneke. 2016 (Conferência)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . As Pasárgadas: esboços da literatura menor de Manuel Bandeira e Franz Kafka. 2015 (Comunicacao)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . As pianistas de Elfriede Jelinek e Michael Haneke: uma autoria compartilhada entre a palavra e a imagem. 2015 (Comunicacao)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . A equipolência linguística em Mário de Andrade e seu herói sem caráter. 2015 (Comunicacao)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas ; SANTOS, Nivaldo dos . Do Direito à Moradia enquanto Direito Social. 2006 (Congresso)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Literatura em domínio público e cinema - as prerrogativas da garantia de manutenção da integridade da obra literária. 2007 (Congresso)
  • Organização de eventos: 3
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Kafkiana. Participação no Comitê Científico do evento Kafkiana. 2018 (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . 4º Encontro de Pesquisadores de Franz Kafka. 2020 (UNICAMP)
    • RUSSO, Sâmella Michelly Freitas . Kafkiana. Participação no Comitê Científico do evento Kafkiana. 2020 (UNICAMP)
    • Nome do projeto: O Terceiro Setor e os instrumentos de reinserção dos reeducandos da Penitenciária Odenir Guimarães - GO (2004 - 2005
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUSSO, Sâmella Michelly Freitas , MANTIS, Leonardo Pereira , SANTOS, Nivaldo dos .
      Descrição: A extrema necessidade de conter a violência no país e a demonstração das potencialidades oferecidas pelo ideário de solidariedade e inclusão social justificam esta proposta. Indubitável que providências advindas unicamente do Estado não são capazes de reinserir os ex-presidiários na sociedade, tendo-se em vista que o cerne do problema consiste, justamente, no preconceito desta para com aqueles. Igualmente à necessidade de parceria da sociedade com o Estado para o convívio profícuo com os egressos, límpido que trabalho ou religião isoladamente não são capazes de recuperar o preso. O objeto da pesquisa, configura-se, destarte, na instrumentalização da reinserção dos reeducandos da Penitenciária Odenir Guimarães.
    • Nome do projeto: Da transferência tecnológica e da propriedade intelectual enquanto fator propulsor da instituição social (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUSSO, Sâmella Michelly Freitas .
      Descrição: Literatura e Cinema - Literatura em domínio público e cinema: as prerrogativas da garantia de manutenção da integridade da obra literária.
    • Nome do projeto: Concessão Especial de uso do solo urbano para fins de moradia: proposta de enquadramento dogmático do instituto (2005 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUSSO, Sâmella Michelly Freitas .
      Descrição: Acesso ao Direito à Moradia e relação com o acesso à justiça.
    • Nome do projeto: Literatura e Cultura (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RUSSO, Sâmella Michelly Freitas , VIANNEY, J. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura (LitCult) do Programa de Pós-Graduação em Literatura, da Universidade de Brasília (UnB), congrega pesquisadores que buscam compreender o fenômeno literário a partir de suas relações com o sistema da cultura, tendo como principal referência teórica a obra de Mikhail Bakhtin, mas abrangendo também pensamentos teóricos afins, como os trabalhos de Escola de Tartu, com sua proposta de uma semiótica da cultura, dentre outros. Além disso, agrega a contribuição de outras disciplinas, como a Antropologia, a Análise Crítica do Discurso, os Estudos Interartes e os Estudos da Performance, uma vez que as reflexões e os dados oriundos dessas áreas do conhecimento são pertinentes para o estudo do discurso literário. A partir dessa perspectiva, o LitCult procura complementar as abordagens formais e sociológicas, entendendo a literatura não apenas como uma série autônoma, tampouco reflexo da sociedade, mas também como um discurso que interage com a cultura por meio da relação entre as obras e os gêneros literários (e demais gêneros do discurso), entendidos não como formas definidas a priori, mas como produtos da dinâmica da cultura. Portanto, admite que a autonomia do objeto estético é relativa e que o sistema literário reconstrói-se constantemente, em resposta a injunções do sistema cultural. Com isso, ao invés de partir de uma concepção essencialista, o Grupo investiga as transformações do próprio discurso literário, por meio de suas relações com os demais discursos, incluindo a análise da reelaboração estética em obras específicas...
    • Graduacao:
      • Curso: Direito
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Goiás
        Título: Literatura em domínio público e cinema: as prerrogativas da garantia de manutenção da integridade da obra literária
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Literatura
        Nome da Instituição: Universidade de Brasília
        Ano de conclusão: 2016
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Alemã)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Pontifícia Universidade Católica de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Outro (2004 - 2007 ).
        Outras informações: Aluna Bolsista
    • Agência Municipal do Meio Ambiente:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Estagiária
    • Secretaria de Educação do Distrito Federal:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Centro Nacional de Gerenciamento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Analista
    • Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Especialista em financiamento e execução
    • Universidade de Brasília:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
    • Revista Literatura, História e Memória:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Atuação esporádica junto à Revista.