Não autenticado |

João Lorandi Demarchi

    • Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (FE-USP). Mestre em Geografia Humana pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisa financiada pela CAPES. Pós-graduado pela Univesp no Programa de Formação Didático-Pedagógica para Cursos de Modalidade a Distância. Graduado em História (licenciatura e bacharelado) pela FFLCH-USP. Foi bolsista de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi monitor-bolsista do Programa de Formação de Professores no Núcleo de Avaliação Institucional (NAI-USP). Foi facilitador e orientador de TCC na Univesp.Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP). Integra o grupo de pesquisa "Patrimônio, espaço e memória", certificado pelo CNPq. Desenvolve pesquisas sobre educação patrimonial, história da educação e patrimônio cultural. É professor da educação básica e escreve livros didáticos.

       

      Links:    

    • DEMARCHI, João L. . As centelhas do passado: a centralidade da educação para transformar o museu e o patrimônio cultural Anais do Museu Histórico Nacional , v. 57 , p. 01 - 17 , 2023. ISSN: 26747022.
    • DEMARCHI, João L. . educação depois da pandemia REVISTA EDUCAÇÃO & EMANCIPAÇÃO , v. , p. 74 - 98 , 2023. ISSN: 23584319.
    • DEMARCHI, João L. . Rir do patrimônio hegemônico: outras epistemologias para refundar o patrimônio cultural Sillogés , v. 5 , p. 26 - 55 , 2022. ISSN: 25954830.
    • SANTOS, A. L. ; NITO, M. K. ; DEMARCHI, J. L. ; SOIDA, A. P. . Trilhando referências culturais de um patrimônio industrial: repensar a educação patrimonial e a valorização do território na estação Campo Grande REVISTA DA SEMANA DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PERNAMBUCO , v. 1 , p. 44 - 61 , 2022. ISSN: 25254006.
    • DEMARCHI, João L. ; NITO, M. K. . Educação e patrimônio cultural: crítica em curso REVISTA CPC (USP) , v. 17 , p. 133 - 147 , 2022. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, João Lorandi . Caminhos para história oral RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO , v. 7 , p. e021006 - , 2021. ISSN: 2447746X.
    • DEMARCHI, João L. . Patrimônio-gerador: perspectivas de Paulo Freire no patrimônio cultural REVISTA DE ARQUEOLOGIA PÚBLICA , v. 17 , p. 71 - 83 , 2021. ISSN: 22378294.
    • DEMARCHI, João Lorandi . Contribuições do Projeto Interação para a abordagem educativa do patrimônio cultural CEM CULTURA, ESPAÇO & MEMÓRIA , v. 12 , p. 47 - 62 , 2020. ISSN: 21821097.
    • DEMARCHI, João Lorandi ; SCIFONI, SIMONE . Patrimônio cultural e educação patrimonial: a operação historiográfica e a tática marginal RIDPHE_R REVISTA IBEROAMERICANA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO-EDUCATIVO , v. 5 , p. e019029 - , 2019. ISSN: 2447746X.
    • FERNANDES, GABRIEL DE ANDRADE ; DEMARCHI, J. L. ; SCIFONI, S. . Apresentação: Dossiê Educação Patrimonial REVISTA CPC (USP) , v. 14 , p. 7 - 13 , 2019. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, J. L. . O que é, afinal, a educação patrimonial? REVISTA CPC (USP) , v. 13 , p. 140 - 162 , 2018. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, J. L. . Educação, patrimônio e sujeitos: diálogo democrático Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas , v. 05 , p. 49 - 56 , 2016. ISSN: 73343045.
    • DEMARCHI, J. L. ; SCIFONI, S. . 2º Encontro de Trabalho da Repep (Rede Paulista de Educação Patrimonial) REVISTA CPC (USP) , v. 21 , p. 167 - 172 , 2016. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, J. L. . Perspectivas para atuação em educação patrimonial REVISTA CPC (USP) , v. , p. 267 - 291 , 2016. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, J. L. . Patrimônio e Educação: contribuições da Rede Paulista de Educação Patrimonial para o tema REVISTA CPC (USP) , v. , p. 207 - 215 , 2015. ISSN: 19804466.
    • DEMARCHI, J. L. ; PEREIRA, D. C. ; NITO, M. K. . Centelhas de esperança para a ampliação do patrimônio. Patrimônio e imaginários, v. 1, p. 277 - 290, 2024.
    • DEMARCHI, João L. ; Rocco, M. ; KRUPPA, S. M. P. . O além muros da Universidade é a escola pública: formação dos professores como tessitura de uma relação. Qualidade da escola pública: perspectivas e desafios, v. 1, p. 295 - 317, 2021.
    • DEMARCHI, João L. . Outro patrimônio é preciso: da violência à democracia. Nem tudo para todos: estudos sobre patrimônio cultural e violências no mundo contemporâneo, v. , p. 265 - 278, 2020.
    • DEMARCHI, João L. . Ideias para adiantar o fim do capitalismo . Le Monde Diplomatique Brasil , São Paulo , 03 mai. 2024.
    • DEMARCHI, João L. . Como conter a pulsão de morte bolsonarista . Le Monde Diplomatique Brasil , Site da Le Monde Diplomatique , 06 dez. 2022.
    • DEMARCHI, João L. . Resenha 'Delivery fight: a luta contra os patrões sem rosto' . Le Monde Diplomatique Brasil , São Paulo , 01 jun. 2022.
    • DEMARCHI, João L. . Ensino híbrido: adequando a educação ao mercado . Le Monde Diplomatique Brasil , , 01 jun. 2021.
    • DEMARCHI, João L. . Paulo Freire: educação é política . Le Monde Diplomatique Brasil , Site do jornal , 28 abr. 2021.
    • DEMARCHI, João L. . Preservar monumentos da barbárie para a elaboração de erros . Le Monde Diplomatique Brasil , Sita de Revista , 25 jun. 2020.
    • DEMARCHI, J. L. . Resenha 'O Pêndulo da Democracia' . Le Monde Diplomatique Brasil , Brasil , 01 abr. 2020.
    • DEMARCHI, J. L. . Patrimônio e comida: conheça quatro saberes brasileiros registrados pelo Iphan . Casa e Jardim , , 27 set. 2018.
    • DEMARCHI, J. L. . Outros significados do patrimônio arquitetônico . Casa e Jardim , , 04 set. 2018.
    • DEMARCHI, J. L. . Patrimônio cultural: você sabe quais órgãos devem protegê-lo? . Casa e Jardim , , 06 ago. 2018.
    • DEMARCHI, J. L. . O que é patrimônio cultural . Casa e Jardim , , . .
    • DEMARCHI, João L. . A pedagogia dos inventários participativos: contribuições da educação para o campo do patrimônio cultural. In: III Encontro do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP , 2022 , São Paulo. Caderno de Resumos do III Encontro do PPGE da FEUSP. São Paulo : FEUSP, 2022.
    • SOIDA, A. P. I. ; DEMARCHI, João Lorandi ; NITO, M. K. ; CARMONA, J. S. . Patrimônio cultural, direito à cidade e inventário participativo. In: Enanparq 2020 , 2021 , Brasília. Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. : , 2021.
    • DEMARCHI, J. L. ; NITO, M. K. . Do 'conhecer para preservar' às referências culturais: memória como privilégio de classe ou direito social?. In: II Simpósio Científico ICOMOS - Brasil , 2018 , Belo Horizonte. Anais do II Simpósio Científico ICOMOS Brasil. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 2186 - 2207.
    • DEMARCHI, J. L. . Caderno de resumos: 4ª Semana de História da UFF. In: 4ª Semana de História da UFF , 2016 , Niterói. Caderno de resumos. : , 2016.
    • DEMARCHI, João L. ; KRUPPA, S. M. P. ; SIMAO, M. C. ; Rocco, M. . Apresentação: Percursos da avaliação institucional. São Paulo : FEUSP , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • DEMARCHI, João L. ; KRUPPA, S. M. P. ; SIMAO, M. C. ; Rocco, M. . Percursos da avaliação institucional: experiências compartilhadas. São Paulo : FEUSP , 2020 (Organização de Periódico)
    • DEMARCHI, J. L. ; SCIFONI, S. ; FERNANDES, G. A. . Dossiê Educação Patrimonial. São Paulo : Revista CPC , 2019 (Organização de Periódico)
    • DEMARCHI, J. L. ; SCIFONI, S. ; FERNANDES, G. A. . Apresentação: Dossiê Educação Patrimonial. São Paulo : , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • DEMARCHI, João L. . Parecer para Revista de Geografia da USP - Artigo 687931. 2024 (Parecer)
    • DEMARCHI, João L. . Parecer para Revista Educação e Pesquisa - Artigo 272477. 2023 (Parecer)
    • DEMARCHI, João L. . Parecer para Revista do Departamento de Geografia - Artigo 648274-1. 2023 (Parecer)
    • DEMARCHI, João L. ; ANTONINI, A. V. ; NITO, M. K. . Edição do Boletim da Repep. 2023 (Outra)
    • DEMARCHI, João L. . Parecer para Revista do Departamento de Geografia - Artigo 613738-1. 2023 (Parecer)
    • DEMARCHI, João Lorandi ; NITO, M. K. ; SOIDA, A. P. I. ; GIMENES, C. E. R. ; SANTOS, A. L. ; SOSTER, S. S. ; PEREIRA, T. R. . Inventário Participativo Restauro Estação Ferroviária de Campo Grande. 2020 (Outra)
    • DEMARCHI, João L. . A pedagogia dos inventários participativos: contribuições da educação para o campo do patrimônio cultural. 2022 (Seminário)
    • DEMARCHI, J. L. . Instrumentos para construção participativa do patrimônio. 2018 (Conferência)
    • NITO, M. K. ; DEMARCHI, J. L. . Do 'conhecer para preservar' às referências culturais: memória como privilégio de classe ou direito social?. 2018 (Comunicacao)
    • DEMARCHI, J. L. . Patrimônio e Educação: estudo sobre a Educação Patrimonial no estado de São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • DEMARCHI, João Lorandi ; GONCALVES, B. L. . Sudoeste News. 2023 TV Sudoeste
    • DEMARCHI, João L. ; NITO, M. K. ; SCIFONI, S. . Educação e patrimônio a contrapelo. 2020 Repep
    • DEMARCHI, João L. . Sinpro no Ar. 2021 Plataforma de streaming
    • DEMARCHI, João L. . Projeto Interação e a Educação Patrimonial. 2022 Podcast Patrimoniar
    • PEREIRA, D. C. ; DEMARCHI, João L. ; NITO, M. K. . Congresso patrimônio cultural: identidades e imaginários. 2023
    • DEMARCHI, J. L. ; SCIFONI, S. ; NITO, M. K. ; NEVES, M. C. M. . Oficina de Material Didático em Educação Patrimonial. 2015 (VII Fórum Mestres e Conselheiros)
    • NITO, M. K. ; DEMARCHI, J. L. ; NEVES, M. C. M. ; SCIFONI, S. ; TEIXEIRA, K. A. ; ANTONINI, A. V. . 2º Encontro de Trabalho da Rede Paulista de Educação Patrimonial. 2016 (Rede Paulista de Educação Patrimonial)
    • KRUPPA, S. M. P. ; Rocco, M. ; SIMAO, M. C. ; DEMARCHI, J. L. ; RIBEIRO, R. M. . A escola e seu território: diálogos e desafios "dentro e além muros". 2018 (Universidade de São Paulo)
    • KRUPPA, S. M. P. ; DEMARCHI, J. L. ; Rocco, M. ; SIMAO, M. C. ; RIBEIRO, R. M. . Núcleo de Avaliação Institucional - Aulas Avulsas. 2018 (Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo)
    • SCIFONI, S. ; DEMARCHI, J. L. ; SOARES, R. S. . 1º Encontro de Trabalho da Repep. 2014 (Rede Paulista de Educação Patrimonial)
    • SCIFONI, S. ; NITO, M. K. ; NEVES, M. C. M. ; DEMARCHI, J. L. . Inventariado Participativo de Referências Culturais. 2018 (Centro de Pesquisa e Formação - SESC)
    • DEMARCHI, J. L. ; NITO, M. K. . Cidade, patrimônio cultural e inventário participativo. 2019 (Instituto dos Arquitetos Brasileiros)
    • DEMARCHI, J. L. . Educação patrimonial? Histórico, tensões e perspectivas. 2019 (Universidade de São Paulo)
    • DEMARCHI, João L. ; NITO, M. K. . Patrimônios possíveis na cidade: educação e inventários participativos. 2020 (Escola da Cidade)
    • KRUPPA, S. M. P. ; SCIFONI, SIMONE ; DEMARCHI, João L. . Reelaborando o PPP: aspectos constitutivos para uma atualização da prática política escolar. 2019 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • DEMARCHI, João L. . As potencialidades da pedagogia de Paulo Freire. Um fazer político. 2021 (Jornada Universitária pela Reforma Agrária)
    • DEMARCHI, João L. ; NITO, M. K. . Educação e Patrimônio Cultural. 2022 (Centro de Preservação Cultural - USP)
    • DEMARCHI, J. L. ; NITO, M. K. ; BIONDO, F. G. . Itinerários formativos: ciências humanas e sociais aplicadas. 2021 (Livro didático)
    • Nome do projeto: Rede Paulista de Educação Patrimonial (2013 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DEMARCHI, J. L. , SCIFONI, S. .
      Descrição: A REPEP é uma rede aberta em que se debate questões práticas e teóricas relacionadas à Educação Patrimonial. Busca-se com a Repep tanto compartilhar experiências práticas nesta temática, avaliando conjuntamente os significados e alcances dessas iniciativas, como também problematizar e refletir sobre os princípios e a base conceitual utilizados na Educação Patrimonial.
    • Nome do projeto: Patrimônio, espaço e memória (2017 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: DEMARCHI, J. L. , SCIFONI, S. , SANTOS, A. L. , SOIDA, A. P. I. , GUERRA, G. M. S. , JUSTINIANO, H. M. , SILVA, C. A. V. , PEREIRA, D. C. , FARIA, L. A. , ARAUJO, L. S. , MELO, L. R. .
      Descrição: Linhas de pesquisa: "Cidade, patrimônio cultural e natureza" e "Patrimônio e educação".
    • Nome do projeto: Gestão do patrimônio cultural na cidade de São Paulo: o caso do TICP Jaraguá-Perus (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMARCHI, J. L. , SCIFONI, S. , PEREIRA, D. C. , BORTOTTO, R. C. .
      Descrição: A presente pesquisa está voltada a produção do inventário participativo de referências culturais em distritos da chamada zona noroeste do município de São Paulo: Perus, Anhanguera e Jaraguá. Tais distritos constituem o território no qual foi proposto pelo Plano Diretor de 2014 um novo instrumento que compõe o Sistema Municipal de Patrimônio Cultural, ou seja, o TICP - Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP). Por meio deste instrumento institui-se uma nova categoria de espaço voltado à proteção e valorização da cultura e memória urbana. A pesquisa utiliza a ferramenta desenvolvida pelo Iphan chamada Inventário participativo, a partir da qual são identificadas e mapeadas as referências culturais do território.
    • Nome do projeto: Gestão do patrimônio cultural na cidade de São Paulo: o caso do TICP Jaraguá-Perus (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DEMARCHI, J. L. , SCIFONI, S. , PEREIRA, D. C. , BORTOTTO, R. C. .
      Descrição: A presente pesquisa está voltada a produção do inventário participativo de referências culturais em distritos da chamada zona noroeste do município de São Paulo: Perus, Anhanguera e Jaraguá. Tais distritos constituem o território no qual foi proposto pelo Plano Diretor de 2014 um novo instrumento que compõe o Sistema Municipal de Patrimônio Cultural, ou seja, o TICP - Território de Interesse da Cultura e da Paisagem (TICP). Por meio deste instrumento institui-se uma nova categoria de espaço voltado à proteção e valorização da cultura e memória urbana. A pesquisa utiliza a ferramenta desenvolvida pelo Iphan chamada Inventário participativo, a partir da qual são identificadas e mapeadas as referências culturais do território.
    • Nome do projeto: Escolas Públicas e Universidade (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DEMARCHI, J. L. , SCIFONI, S. , KRUPPA, S. M. P. , Rocco, M. , SIMAO, M. C. , SILVA, M. B. , SILVA, I. B. E. .
      Descrição: O projeto foi apresentado para financiamento junto ao Programa "Aprender com a Comunidade¨, sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, tendo sido aprovado. Pretende o fortalecimento de ações interdisciplinares de ensino, extensão e pesquisa, que estão sendo desenvolvidas pelo Núcleo de Avaliação Institucional da FEUSP, com a aproximação de docentes de duas outras unidades desta mesma Universidade (Departamento de Geografia/FFLCH e Departamento de Fisiologia /IB), possibilitando que estudantes de diferentes licenciaturas tenham atividades extramuros relacionadas a sua futura prática profissional, organizadas de maneira integrada à formação continuada dos profissionais de escolas públicas da Região Metropolitana de São Paulo, em torno de temáticas que envolvem a dimensão territorial e o desenho de novas formulações do projeto político pedagógico das escolas envolvidas contribuindo para determinadas demandas à política escolar, que podem levar à melhoria da qualidade da educação oferecida por essas escolas
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Centro Universitário Internacional
        Título: Em defesa da escola: princípios para um formação crítica
        Ano de conclusão: 2024
      • Curso: História (Licenciatura)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: História (Bacharelado)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2020
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Monitor bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão no projeto de pesquisa da Rede Paulista de Educação Patrimonial.
        Outras informações: Monitor Pesquisador
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Esta pesquisa de Iniciação Científica visa analisar o conjunto de práticas de Educação Patrimonial realizadas no Estado de São Paulo, a partir do levantamento e mapeamento desenvolvidos pela Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep). Fomentada pela FAPESP.
        Outras informações: Bolsista
    • Colégio Galileu:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2017 - Atual ).
        Outras informações: Contratado
    • Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Bolsa para o desenvolvimento da pesquisa de Mestrado.
        Outras informações: Pesquisador bolsista
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2018 ).
        Outras informações: Bolsista de estágio na disciplina: Geografia Urbana, ministrada pela professora Simone Scifoni.
        Outras informações: Estágio PAE
    • Colégio Jean Piaget:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2020 ).
        Outras informações: Professor
    • Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2024 ).
        Outras informações: Facilitador das seguintes disciplinas:- Avaliação da Aprendizagem na Educação Digital- Educação Mediada por Tecnologias- Metodologias Ativas de Aprendizagem- Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso para Pedagogia- Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso para Licenciatura em Letras
        Outras informações: Facilitador
    • Colégio Cantareira:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Docente
    • Colégio Paula Frassinetti:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professor
    • Revista do Departamento de Geografia (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Revista Educação e Pesquisa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).