Não autenticado |

Paulo Roberto Andrade de Moraes

    • Possui Graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (2005) e cursa o mestrado em Geografia Humana na FFLCH/USP. Atualmente é professor e leciona na rede estadual e particular no ensino fundamental II e médio. Professor Monitor de Estágio Supervisionado de Licenciatura em Geografia do Departamento de Geografia na FFLCH/USP. Dedica-se, também, a pesquisas nas áreas de turismo, planejamento urbano e educação.

       

      Links:    

    • MORAES, P. R. A. . Turismo de negócios e eventos na cidade de São Paulo - A importância desse setor na economia paulistana e sua distribuição geográfica. Paisagens (USP) , v. 7 , p. 62 - 66 , 2008. ISSN: 14141434.
    • MORAES, P. R. A. . Turismo no Século XXI. Turismo & Hotelaria, v. 1, p. 206 - 223, 2004.
    • MORAES, P. R. A. . Cultura, Mercadoria e Turismo. A espacialização dos eventos culturais na cidade de São Paulo. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, P. R. A. . Jornada Geoensino. 2009 (Departamento de Geografia FFLCH/USP)
    • MORAES, P. R. A. . Estudo do meio sobre as centralidades na cidade de São Paulo. 2010 (Universidade Estadual de São Paulo - Campus Ourinhos)
    • MORAES, P. R. A. ; BENRDICTO, Ederson G . Turismo & Hotelaria: Paisagens do Brasil. 2004 (Cd-rom)
    • Nome do projeto: Projeto Educação para o Turismo AVT (2008 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, P. R. A. .
      Descrição: A Academia de Viagens e Turismo AVT pertence ao IAP Instituto de Academias Profissionalizantes (Instituição de Utilidade Pública Federal Dec. 17-413/98 de 14/01/00) criado no Brasil em 1993. A AVT conta com a colaboração de equipes do Laboratório de Material Didático, na área acadêmica, desde 1995. Essa parceria IAP/USP tem permitido atingir um dos objetivos do LEMADI que é promover a educação continuada de professores da escola pública e proporcionar um contato com a universidade, por meio dos cursos, oficinas e palestras oferecidos, além de criar oportunidades de pesquisa a alunos de graduação e pós-graduação. Com 14 anos de existência a AVT-BR está hoje em escolas públicas de 20 cidades. Com a implantação do Projeto Caminhos do Futuro: educação para o Turismo, desenvolvido em parceria com o Ministério do Turismo, até o final de 2007 formaram-se por volta de 51,447 estudantes, totalizando aproximadamente 70.500 jovens beneficiados pelos vários cursos. Já participaram de cursos de formação continuada, oficinas, palestras, entre outros por volta de 5.800 professores e outros profissionais ligados à Educação. Visando contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público, a Academia de Viagens e Turismo desenvolve programas direcionados a alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas ou jovens atendidos por instituições sem fins lucrativos (centros comunitários, ONGs, associações de bairros), buscando uma ligação entre os estudos e as oportunidades profissionais. Os conteúdos dos livros didáticos do Programa são apresentados em módulos e podem ser combinados de formas diversas e devem ser adaptados à realidade local através das atividades práticas já incorporadas nos livros do aluno e do professor, assim como e outros materiais didáticos. Como colaborador do projeto, faço parte da equipe encarregada de reformular o material didático trazendo novas abordagens e uma linguagem mais acessível e contextualizada do cenário brasileiro em relaç
    • MORAES, P. R. A. ; BENRDICTO, Ederson G . Turismo no Brasil. 2004 - Cd-rom
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Turismo de Negócios: A distribuição geográfica dos estabelecimentos de hospedagens e eventos na cidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 4
    • Escola Júlia Lopes de Almeida:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Professor Efetivo Concursado
    • Escola Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Realização de atividades centradas nos estágios supervisionados de alunos matriculados nos cursos envolvidos com o Projeto de Formação de Professores da USP, tanto nas unidades de formação específica quanto na Faculdade ou Departamento de Educação. Tais atividades comportam ações no âmbito das escolas e da Universidade e podem ser assim definidas: 1- Participação do planejamento, desenvolvimento e avaliação dos estágios supervisionados, o que supõe auxiliar o docente responsável no encaminhamento e na orientação dos alunos em suas atividades junto às escolas de Educação Básica ou de Educação Profissional, tais como visitas para levantamento de informações sobre as escolas, elaboração de projetos, atividades de interação junto à unidade campo de estágio, seu público interno e a comunidade de seu entorno. 2- Orientar a produção de materiais e/ou brinquedos pedagógicos a serem utilizados em atividades de estágio, principalmente, nos Laboratórios Didático-Pedagógicos. 3- Acompanhar os alunos na elaboração de relatórios finais de estágios, em pesquisas, cursos e atividades pertinentes aos estágios. 4- Zelar pela articulação entre o estágio de Licenciatura, a Formação Continuada de Professores promovida pela Unidade e as necessidades de apoio/assessoria da Universidade às escolas campo de estágio, inclusive desenvolvendo atividades de apoio ao ensino e à extensão de serviços junto às Escolas de Educação Básica.
        Outras informações: Bolsista
    • Instituto de Academias Profissionalizantes - Academia de Viagens e Turismo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador