Não autenticado |

Juliana Zeggio Martinez

    • Graduada em Letras (Licenciatura Português/Inglês) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Línguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) e mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é doutoranda em Estudos Linguísticas e Literários em Inglês no DLM-FFLCH, na Universidade de São Paulo (USP), e desenvolve pesquisa sobre políticas e práticas linguísticas e de internacionalização. É professora de inglês na Universidade Federal do Paraná e atua em projetos de formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras no Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) da UFPR. Participa dos grupos de pesquisa: Identidade e Leitura, na UFPR, e Novos Letramentos, Multiletramentos e o Ensino de Língua Estrangeira, na USP. Seus interesses de pesquisa voltam-se para formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras, ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, letramento crítico, políticas e práticas linguísticas e de internacionalização, estudos decoloniais e pós-coloniais, de identidade e de construção de conhecimento.

       

      Links:    

    • Formação de Professores de Línguas Estrangeiras
    • Ensino-aprendizagem de inglês e formação crítica
    • Política Linguística e de Internacionalização
    • Internacionalização do Ensino Superior
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. . Formação 'Desformatada': Práticas com Professores de Língua Inglesa. Campinas, SP : Pontes, 2011 . p. ISBN: 9788571133594.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. . Fundamentos do texto em língua inglesa II. Curitiba : IESDE Brasil S.A., 2009 . p. ISBN: 9788538707974.
    • Morosov, I. ; MARTINEZ, J. Z. . A Didática do Ensino e a Avaliação da Aprendizagem em Língua Estrangeira. Curitiba : IBPEX, 2008 . p. ISBN: 9788599583869.
    • MONTEIRO, S. ; MARTINEZ, J. Z. . A análise do discurso e questões sobre a linguagem Revista X , v. 2 , p. 1 - 18 , 2006. ISSN: 19800614.
    • HALU, R.C. ; MARTINEZ, J. Z. . Ensino de línguas estrangeiras e formação de professores: reflexões freireanas Revista X , v. 1 , p. 1 - 10 , 2008. ISSN: 19800614.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. . Entre as Aspas das Fronteiras: internacionalização como prática agonística. Políticas linguísticas, ensino de línguas e tecnologia em tempos de globalização e internacionalização, v. , p. 61 - 88, 2015.
    • MARTINEZ, J. Z. . Uma experiência autoavaliativa no NAP-UFPR: práticas de avaliação ressignificadas. Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões, v. 1, p. 221 - 237, 2014.
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. . (Des)conforto nas práticas de professores de inglês. Novos Letramentos, Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa, v. 1, p. 21 - 52, 2014.
    • MARTINEZ, J. Z. . Minha história, sua história, nossa história: a história do NAP-UFPR. Formação "Desformatada" Práticas com Professores de Língua Inglesa, v. , p. 241 - 252, 2011.
    • MARTINEZ, J. Z. . Reflexão e Criatividade: (des)construindo a aula de inglês. Formação "Desformatada" Práticas com Professores de Língua Inglesa, v. , p. 61 - 91, 2011.
    • MARTINEZ, J. Z. . Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP. 2013 (Consultoria)
    • MARTINEZ, J. Z. . Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP. 2012 (Consultoria)
    • MARTINEZ, J. Z. . Comissão Técnico-Pedagógica da DAEB/INEP. 2011 (Consultoria)
    • MARTINEZ, J. Z. . Painel de Especialistas para o Banco Nacional de Itens BNI (INEP). 2011 (Consultoria)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Parceria NAP-UFPR e SEED-PR. 2012 (Assessoria)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Parceria NAP-UFPR e SEED-PR. 2011 (Assessoria)
  • Apresentações de Trabalho: 28
    • MARTINEZ, J. Z. . O papel do inglês em discursos, práticas e políticas de internacionalização do Ensino Superior no Brasil. 2016 (Seminário)
    • MARTINEZ, J. Z. . Intercultural Education Constraints from a Latin America perspective. 2016 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Multiletramentos, Internacionalização e Língua Inglesa no Brasil: em se plantando, tudo dá? - Projeto de Pesquisa Núcleo UFPR. 2016 (Seminário)
    • MARTINEZ, J. Z. . South-North student mobility: subverting the hegemonic practices in internationalization in higher education. 2015 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Ensino Superior e Internacionalização para além das fronteiras do pensamento abissal. 2015 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. ; MURILLO, F. ; DIAZ-DIAZ, C. . What do we mean by practice in teacher education? Telling stories of praxis from Brazil and Chile. 2015 (Simposio)
    • STEIN, S. ; MARTINEZ, J. Z. ; ARNOLD, C. . Ethics and Paradoxes of Global Education: The Dominant Global Imaginary and its Discontents. 2015 (Simposio)
    • MARTINEZ, J. Z. . Internationalism, language policy, and EFL teaching in Brazil: intertwined issues affecting identities. 2014 (Comunicacao)
    • Martinez, Juliana Zeggio . Inglês sem Fronteiras no NAP-UFPR: práticas de auto-aprendizagem. 2014 (Seminário)
    • Martinez, Juliana Zeggio . Language policies and EFL teaching in Brazil: reframing the relation of equality/inequality. 2014 (Simposio)
    • MARTINEZ, J. Z. . Projetos nacionais e responsabilidades locais - Inglês sem Fronteiras como autovigilância epistemológica. 2014 (Conferência)
    • MARTINEZ, J. Z. . Teacher Education and Miseducation: an experience from a community of English teacher educators in Brazil. 2013 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Políticas linguísticas (re)veladas na formação inicial de professores: uma (re)leitura de práticas em estágio supervisionado. 2013 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Uma (re)leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2012 (Conferência)
    • MARTINEZ, J. Z. . Análise e discussão de atividades de ensino de inglês na escola pública. 2012 (Seminário)
    • MARTINEZ, J. Z. . Reflexão e Criatividade: (des)construindo a aula de inglês. 2011 (Conferência)
    • MARTINEZ, J. Z. . A Formação Inicial do Educador pelas Línguas Estrangeiras. 2002 (Outra)
    • MARTINEZ, J. Z. . Por que decidi fazer mestrado? Considerações Iniciais sobre Projeto de Pesquisa em Formação de Professores de Língua Inglesa. 2005 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Uma Leitura Pós-Moderna sobre a Formação Profissional de Professores de Língua Inglesa. 2006 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. ; AMATO, L. ; MARTINEZ, J. Z. ; MARTINS, L. ; RAGGIO, I. . A Criação de Espaços Abertos na Educação. 2006 (Comunicacao)
    • JORDÃO, C. M. ; AMATO, L. ; MARTINEZ, J. Z. ; MARTINS, L. ; RAGGIO, I. . A Criação de Espaços Abertos na Educação. 2006 (Comunicacao)
    • AMATO, L. ; MARTINS, L. ; MARTINEZ, J. Z. ; EDMUNDO, E. S. . Os Espaços Abertos para Diálogo e Questionamento ? Um caminho possível na educação. 2007 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Criatividade e reflexão ? construindo a aula de inglês. 2007 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Uma leitura sobre concepções de língua e educação profissional de professores de língua inglesa. 2008 (Outra)
    • HALU, R.C. ; MARTINEZ, J. Z. . O letramento na formação de formadores: comunidades de questionamento. 2009 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . Formação Continuada de Professores - Associação de Professores. 2009 (Simposio)
    • HALU, R.C. ; MARTINEZ, J. Z. ; EDMUNDO, E. S. . Letramento Crítico na formação de professores de inglês. 2010 (Comunicacao)
    • HALU, R.C. ; MARTINEZ, J. Z. ; HIBARINO, D. A. . Práticas de formação continuada em língua inglesa: professores e formadoras no NAP-UFPR. 2010 (Comunicacao)
    • MARTINEZ, J. Z. . X Encontro Professores de Línguas Estrangeiras do Paraná ? Novas Pedagogias para uma Educação pelas Línguas (EPLE). 2002 (UNESPAR/FECILCAM - Universidade Estadual do Paraná, campus de Campo Mourão)
    • MARTINEZ, J. Z. . XV Encontro Paranaense de Professores de Línguas Estrangeiras ? Línguas, Cultura, Diversidade e Integração (EPLE). 2007 (UTP - Universidade Tuiuti do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Vygotsky and language teaching/learning. 2010 (UFPR - Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Desafios no ensino-aprendizagem de língua inglesa e na formação continuada de professores. 2010 (UFPR e UTFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. . Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: uma perspectiva pós-vygotskiana - uma postura ativista e transformadora. 2010 (UFPR e UTFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. . 1ª Semana de Comunicação Institucional da UFPR. 2010 (UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. . Questões significativas na formação continuada de professores de inglês. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • PAULA, A. ; BESPALHOK, F. B. ; MARTINEZ, J. Z. ; MARTINS, J. . 2ª Semana de Comunicação Institucional da UFPR. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • ALMEIDA, M. R. ; MARTINEZ, J. Z. . Learning to lead from the Periphery. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • ALMEIDA, M. R. ; MARTINEZ, J. Z. . Cultura e Ensino de Língua Estrangeira na Escola Pública. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • KLUGE, D. C. ; MARTINEZ, J. Z. . Repensando o Ensino de Pronúncia nas Aulas de Inglês. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • FERNANDES, A. C. ; MARTINEZ, J. Z. . Exercitando a Perspectiva Crítica no Ensino de Inglês na Escola Pública. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • HALU, R.C. ; MARTINEZ, J. Z. . Alternativas para Práticas de Sala de Aula de Inglês. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • MENEZES de SOUZA, L. M. T. ; MONTE MOR, W. ; MARTINEZ, J. Z. ; JUCA, L. ; FORTES, L. ; FERRARI, L. ; LANDIM, D. ; REIS, E. . V Seminar Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • MARTINEZ, J. Z. ; REIS, E. ; JUCA, L. ; MENEZES de SOUZA, L. M. T. ; FERRARI, L. ; FORTES, L. . I Encontro do Projeto Nacional de Letramentos - Ciclo 2: Linguagem, Educação, Cultura e Tecnologia. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • MARTINEZ, J. Z. ; LANDIM, D. ; REIS, E. ; JUCA, L. ; FORTES, L. ; FERRARI, L. ; MENEZES de SOUZA, L. M. T. ; MONTE MOR, W. ; PARDO, F. ; ADAMI, G. ; NASCIMENTO, G. ; MARQUES, L. O. C. ; COTRIM, A. ; ARAUJO, A. ; DELL'OLIO, F. ; ROCHA, S. S. ; NASCIMENTO, L. N. ; FERRAZ, D. M. ; MATTOS, A. M. A. ; NASCIMENTO, A. K. O. . 5th International Conference on Multicultural Discourses: "Multi- Inter- or Trans-cultural Communication: Reflections". 2016 (University of São Paulo, Hangzhou Normal University, and Zhejiang University)
    • MARTINEZ, J. Z. . 4th Southern Cone Tesol Convention. 2001 (PUC-PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . O ensino de inglês e as novas tecnologias - a Moodle Experience in Language Learning. 2010 (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba)
    • MARTINEZ, J. Z. ; FOGAÇA, F. C. . O ensino de inglês para crianças e o uso de novas tecnologias: a Moodle Experience in Language Learning. 2009 (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba)
    • MARTINEZ, J. Z. ; FOGAÇA, F. C. . A Moodle Experience in Language Learning. 2008 (Secretaria Estadual de Educação do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. ; PAZELLO, E. . Alternativas para Práticas de Sala de Aula. 2011 (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba)
    • MARTINEZ, J. Z. . Ressignificando as práticas de leitura em sala de aula. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Oficina de produção de textos em inglês. 2012 (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba)
    • MARTINEZ, J. Z. . Professora Orientadora em "Formação em inglês para fins acadêmicos" (módulo II). 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Professora Orientadora em "Formação em inglês para fins acadêmicos" (módulo III). 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Professora Orientadora em "Formação em alemão para fins acadêmicos" (módulo III). 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • JANZEN, H. ; MARTINEZ, J. Z. . Práticas colaborativas entre a universidade e a escola pública. 2011 (Universidade Federal do Paraná)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. . I SELI - 1º Seminário de Língua Inglesa. 2011 (Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul - SEED/PR)
    • MARTINEZ, J. Z. . Ressignificando as práticas de leitura em sala de aula. 2012 (Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. ; GOMES, M. L. C. . Capacitação de Professores de Inglês para Exames TOEIC. 2009 (Faculdade Internacional de Curitiba)
    • MARTINEZ, J. Z. . Curso de Proficiência para Professores da Rede Pública. 2002 (FECILCAM)
    • MARTINEZ, J. Z. ; FOGAÇA, F. C. ; HALU, R.C. ; ALMEIDA, M. R. . Atualização em Língua Inglesa. 2008 (Universidade Federal do Paraná)
    • MARTINEZ, J. Z. . Aprendizagem de inglês, cidadania global e justiça social (oficina para professores PDE). 2013 (Núcleo de Assessoria Pedagógica do Paraná (NAP))
    • MARTINEZ, J. Z. . Compartilhando experiências: análise e aplicação de material didático de inglês. 2010 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. ; EDMUNDO, E. S. ; ARATO, M. A. . Material Didático na Escola Pública. 2011 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. . Oficina de práticas de conversação em língua inglesa em nível básico. 2010 (Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Reflexão e Criatividade: (des)construindo a aula de inglês. 2009 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. . Alternativas para a prática de sala de aula em língua inglesa. 2009 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; FOGAÇA, F. C. . A utilização da plataforma Moodle para o ensino de língua inglesa. 2009 (Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE/UFPR)
    • JORDÃO, C. M. ; MARTINEZ, J. Z. ; HALU, R.C. . A Construção Curricular de Cursos de Língua Inglesa para Professores. 2008 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. . Preparação de Material Didático. 2008 (Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Reflexão e Criatividade: (des)construindo a aula de inglês (turmas A e B). 2008 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Quando o material didático se torna relevante para professores e alunos na aula de inglês. 2006 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Capacitação de professores de língua inglesa (Módulo III). 2006 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Capacitação de professores de língua inglesa (Módulo I). 2006 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Capacitação de professores de língua inglesa (Módulo I). 2007 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. ; JORDÃO, C. M. . Capacitação de professores de língua inglesa (Módulos I e II). 2007 (Núcleo de Assessoria Pedagógica da UFPR)
    • MARTINEZ, J. Z. . Ideas for making classes fun. 2009 (Language House)
    • Nome do projeto: Basic Plus - uma proposta de curso pós-básico IV no CELIN-UFPR (2006 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , HIBARINO, D. A. , LAPKOSKI, G. , CORDEIRO, J. , SANCHEZ, G. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa, denominado de Basic Plus, foi ofertado como curso de inglês destinado aos alunos com nível Pós Básico IV, voltado especificamente aos alunos do CELIN-UFPR que apresentavam dificuldades em relação ao uso de estruturas básicas da língua inglesa na passagem do nível Básico IV para o Pré-intermediário I. O foco do curso enfatizou a recepção auditiva e produção oral a fim de que esses alunos tivessem a oportunidade de rever e sedimentar o aprendizado das funções estruturais da língua, questões gramaticais e vocabulário para freqüentar o próximo nível e obter melhor desempenho. Resultados desta proposta foram apresentados em eventos internos do CELIN e congressos na região de Curitiba.
    • Nome do projeto: Letramento Crítico na Escola Pública: uma proposta colaborativa (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , JORDÃO, C. M. , HALU, R.C. .
      Descrição: Esta pesquisa se propõe a estabelecer uma relação colaborativa entre pesquisadores e professores de inglês da rede pública com o objetivo de selecionar uma abordagem de ensino consoante às novas DCE-PR (2009). Para tanto, partiremos da leitura e análise crítica das DCE-PR, investigando sua relação com diferentes discursos educacionais e assim situando o documento em sua filiação com determinada(s) perspectiva(s) de ensino/aprendizagem de inglês. Tal análise será feita pelos pesquisadores juntamente com professores voluntários atuantes em escolas públicas na educação básica, a fim de trocar experiências e leituras críticas com vistas à elaboração e publicação de artigos acadêmicos em co-autoria. Esta pesquisa faz parte de um projeto nacional envolvendo várias IES públicas coordenado pelos professores Walkyria Monte Mór e Lynn Mario T. M. de Souza, intitulado "Formação de professores nas teorias dos novos letramentos e multiletramentos: o ensino crítico de línguas estrangeiras na escola.
    • Nome do projeto: A construção curricular de cursos de língua inglesa para professores (2008 - 2009
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , JORDÃO, C. M. , HALU, R.C. , HIBARINO, D. A. , MARTINS, L. , PAZELLO, E. .
      Descrição: Este projeto foi desenvolvido por uma comunidade de formadoras de professores que atuava no Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na oferta de cursos à comunidade de professores de língua inglesa. O grupo de formadoras desenvolveu o trabalho de construção curricular pautando-se na necessidade de modificações e no fortalecimento dos elementos inerentes à missão do NAP. Uma revisão em sua estrutura foi necessária para que o Núcleo continuasse o sério trabalho de zelar pelo constante aprimoramento dos profissionais que até ele vêm e a garantia de qualidade e excelência nas atividades propostas. Além disso, o grupo de formadoras também entendia que diante das recentes discussões sobre as novas necessidades de aprendizes num mundo digitalizado e globalizado, bem como de documentos oficiais sobre o ensino de LE voltado para questões de Letramento Crítico e Novos Letramentos, era preciso que os cursos acompanhem as discussões da área e fossem mais coerentes com as tendências atuais para o ensino de LE. Diante desse contexto, a pesquisa teve como objetivo principal a reorganizar da estrutura dos cursos de formação continuada de professores de língua inglesa em módulos articuláveis entre si a fim que dessem a ele mais identidade, abrangência, continuidade e eficácia. Esse estudo culminou na construção dos cursos de Práticas de Sala de Aula (PSA) e seus resultados de pesquisa estão publicados no livro: "Formação 'desformatada! - práticas com professores de língua inglesa.
    • Nome do projeto: Multiletramentos, Internacionalização e Línguas Estrangeiras: em se plantando, tudo dá? (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , JORDÃO, C. M. , FERNANDES, A. C. , FIGUEIREDO, E. H. D. , NODARI, J. I. , BRAHIM, A. C. , PIASECKA-TILL, A. , BRUZ, I. M. , WALESKO, A. , PALMA, A. C. , MARTINEZ, R. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa foi desenvolvido em colaboração com colegas parceiros que participarão de diferentes atividades em seu andamento. Essa pesquisa tem como objetivos gerais: 1) relacionar as perspectivas práticas e teóricas dos multiletramentos (novos letramentos e letramento crítico) com estudos sobre inglês como língua franca e/ou língua internacional. 2) analisar a posição de alunos/alunas e professores/professoras de licenciatura em Letras em relação à presença ou ausência das perspectivas de multiletramentos e discussões sobre o estatuto social e político da língua inglesa no currículo do curso e no processo de formação de professores/professoras desta língua. 3) investigar diferentes construções discursivas da língua inglesa no atual contexto de internacionalização do ensino de graduação e pós-graduação da UFPR. 4) analisar as percepções de alunos/alunas e professores/professoras de cursos de inglês na educação profissional e tecnológica em nível superior sobre práticas de multiletramentos e sobre o estatuto social e político da língua inglesa na formação profissional. A metodologia adotada será de cunho etnográfico, valorizando as percepções de discentes e docentes sobre o processo de internacionalização, por meio de observações de aulas, questionários e entrevistas. Adotaremos uma perspectiva pós-colonial para a elaboração dos instrumentos de pesquisa e das análises, privilegiando questões relacionadas ao papel da língua inglesa em processos de internacionalização
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores de inglês como língua adicional: NAP-SEB (2012 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , JORDÃO, C. M. , HALU, R.C. , HIBARINO, D. A. , FOGAÇA, F. C. , KLUGE, D. C. , ALMEIDA, M. R. .
      Descrição: Este projeto é uma ação de formação inicial e continuada de professores de inglês que busca ampliar as oportunidades de ensino e aprendizagem da língua inglesa como prática social, contextualizada e situada, em escolas públicas, numa parceria entre universidade e escola, com a participação de formadores de professores, licenciandos, pós-graduandos e professores da educação básica da rede pública de ensino. Ele integra ações desenvolvidas por (1) professores formadores (docentes das IES parceiras), (2) professores em formação continuada (professores de escolas municipais e estaduais da educação básica), (3) licenciandos (graduandos dos cursos de Letras-Inglês das IES parceiras) e (4) pós-graduandos (da linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Identidades: ensino e aprendizagem do programa de pós-graduação em Letras da UFPR) em torno do ensino e aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas da região de Curitiba. As ações previstas constituem-se basicamente em oficinas e vivências nas escolas dos professores da rede pública participantes, atividades essas registradas em forma de diários de observação e relatos etnográficos sobre o processo de implementação de propostas de ação. Como desdobramento, os envolvidos desenvolverão, de forma colaborativa, propostas interventivas nas escolas públicas participantes, a serem avaliadas mediante observação participante, portfólios e relatórios escritos.
    • Nome do projeto: Uma leitura sobre o papel do inglês na internacionalização do Ensino Superior no Brasil (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , MENEZES de SOUZA, L. M. T. .
      Descrição: Esta pesquisa encontra-se em desenvolvimento em meus estudos de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês no DLM-FFLCH-USP. Seu foco está nas recentes discussões sobre práticas e políticas de internacionalização no ensino superior no Brasil, com dois objetivos principais: 1. investigar e discutir o papel que o inglês ocupa na internacionalização do ensino superior (em especial em duas universidades públicas, uma em âmbito estadual e outra federal) e 2. problematizar e ressignificar os sentidos de ética, justiça social, cidadania global e democracia que emergem da aproximação entre práticas e políticas linguísticas e de internacionalização no contexto de ensino superior no Brasil. Este é um estudo de base etnográfica, calcado em estudos de decolonialidade, pós-coloniais e de linguagem como prática social. Os dados coletados envolvem: estudo documental, entrevistas com administradores e questionários aplicados para docentes e discentes nas duas universidades investigadas. Espera-se encontrar diferenças e contradições entre as vozes dos sujeitos participantes da pesquisa, entre os sujeitos e os documentos analisados, entre os sujeitos e as teorias adotadas, e ainda, entre os documentos e as teorias, por considerar a pluralidade de perspectivas que acompanham os contextos educacionais, ou mais especificamente as políticas linguísticas e de internacionalização ponto fundamental.
    • Nome do projeto: Ética na Internacionalização do Ensino Superior em Tempos de Crises Globais (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARTINEZ, J. Z. , JORDÃO, C. M. , ANDREOTTI, V. O. , MENEZES de SOUZA, L. M. T. .
      Descrição: Essa pesquisa se propõe a examinar maneiras pelas quais diferenças epistêmicas, letramento transnacional e noções de cidadania global e de responsabilidade social são construídos em processos de internacionalização do Ensino Superior, incluindo políticas oficiais bem como percepções de docentes, estudantes e administradores engajados em processos de internacionalização. A equipe de pesquisa conta com 15 docentes de ensino superior de 19 universidades em quatro continentes: América do Sul e do Norte (Universidades de São Paulo, Federal do Paraná, Alberta, Toronto, Manitoba, Saskatchewan, Bishop, British Columbia, Texas-San Antonio e Wisconsin-Madison), Europa (Universidades de Oulu, Stockholm, Stirling, Ireland, London), África (Universidade de Cape Town) e Oceania (Universidade de Auckland, Massey e Te Wananga o Aotearoa). Os pesquisadores formam uma equipe multi-disciplinar, envolvendo as áreas de ciência educacional, formação de professores, linguística, filosofia, administração, geografia, sociologia, development studies, estudos indígenas e teoria política. O projeto é sediado e financiado pela Universidade de Oulu, na Finlândia, onde é coordenado pelo grupo de pesquisa Education, Ethics, Diversity and Globalization (EDGE). A abordagem metodológica adotada lança mão de métodos quantitativos e qualitativos para mapear tendências em relação a valores, pré-disposições e atitudes relacionados a processos de internacionalização que envolvem relações institucionais entre estudantes, corpo docente e administração do ensino superior, bem como estruturas curriculares e colaborações interinstitucionais. Os dados serão coletados mediante questionários com alunos e entrevistas individuais com docentes e administradores de 3 áreas distintas: no caso das universidades brasileiras, os cursos selecionados são Letras, Engenharia Mecânica e Pedagogia. A abordagem analítica, baseada em estudos de caso, combinará análise documental e entrevistas de foma etnográfica. Um dos principais desdobramentos da pesquisa será a criação de um banco de dados internacional na área de ética na internacionalização do Ensino Superior, sediado na Finlândia mas de acesso livre aos pesquisadores da equipe.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Licenciatura: Português / Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Paraná
        Ano de conclusão: 2003
    • Centro de Línguas e Interculturalidade:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2001 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de Inglês em Cursos de Extensão Universitária
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Grupo UNINTER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professora Assistente
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Blue Cap - Desenvolvimento e Consultoria em Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professora de inglês em cursos regulares para adultos.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Colégio Adventista de Campo Morão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de inglês para educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Docente Ensino Superior
    • Words English Schools:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1999 - 2001 ).
        Outras informações: Coordenadora geral da escola Coordenadora pedagógica (produção e criação de materiais lúdicos e pedagógicos) Professora de inglês em cursos regulares para adolescentes e adultos.
        Outras informações: Professora de inglês/Coordenadora
    • Placas do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1998 ).
        Outras informações: Professora de português e inglês para funcionários em cursos supletivos de Ensino Fundamental e Médio.
        Outras informações: Professora de português e inglês
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Docente Ensino Superior
    • Pontifícia Universidade Católica do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Docente Ensino Superior
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Universidade Federal do Paraná - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2012 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador
    • University of Oulu:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Revista Leitura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2016 ).
        Outras informações: UFAL (ISSN Eletrônico 2317-9945)
    • Critical Literacy: Theories and Practices:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: (ISSN: 1753 0873)
    • Revista NUPEM (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).