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Eduardo Lopes Piris

    • Possui Bacharelado e Licenciatura em Letras/Português, Mestrado em Semiótica e Linguística Geral e Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo, tendo realizado estágios de pós-doutorado na Universidade Federal de São Carlos, Universidade de Buenos Aires e Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, onde coordena o Centro de Estudos de Argumentação e Discurso (CEAD) e o Grupo de Pesquisa "Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso" (ELAD/CNPq). É coeditor da Revista de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EIDA). É docente orientador do subprojeto Letras "Ensino de Argumentação na Escola" do Programa Residência Pedagógica CAPES/UESC. Integra os grupos de pesquisa GPARA/UFS, TEAR/UFG e ObsPLE/PL2/UFBA. É fundador do GT Argumentação na ANPOLL. É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras, Linguagens e Representações da UESC, onde desenvolve pesquisa sobre argumentação no ensino de português como língua materna e adicional, bem como do Mestrado Profissional em Letras (UESC), atuando também no PPG em Estudos Linguísticos da UEFS, onde orienta pesquisa sobre argumentação no discurso político. Em cooperação nacional, ministrou disciplina na pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe (2019 e 2021) e na Universidade de São Paulo (2020). Em cooperação internacional, ministrou disciplinas nos cursos de Doutorado da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Tucumã (Argentina, 2019), curso de formação de professores para ensino de argumentação no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal, 2017), cursos de formação para professores de Português como Língua Estrangeira pela Université Paris 3 - Sorbonne (França, 2017) e pelo Ministerio de Educación de la Provincia de Córdoba (Argentina, 2018 e 2019). Integrou a equipe de tradução do livro "A argumentação no discurso" (Amossy) e traduziu diversos artigos e capítulos na área de argumentação e discurso.

       

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    • Práticas textuais e discursivas
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    • PIRIS, E. L. . Efeitos de 'transgressão' em A morte e a morte de Quincas Berro D'Água. 2017 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . Sujeitos escolares entre os saberes e os poderes do discurso do livro didático. 2016 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Língua e cultura no ensino de PLE: uma perspectiva discursiva. 2016 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Subjetivação, saberes e poderes: o autor do livro didático como um interveniente na relação pedagógica. 2016 (Congresso)
    • PIRIS, E. L. . A argumentação numa perspectiva discursiva. 2016 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I.C.M. ; PIRIS, E. L. . Tradição e dispositivo de ensino de língua estrangeira:uma discussão em torno do livro didático de PLE. 2015 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . A construção da imagem do professor e do estudante no livro didático de português para estrangeiros. 2015 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . A argumentação no ensino de português como língua materna (PLM): reflexões em perspectiva discursiva. 2015 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Regularidades e rupturas na construção do discurso do livro didático de português para estrangeiros. 2015 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . A argumentação na perspectiva materialista do discurso: o exemplo do texto literário. 2015 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . O cenário passional da traição: análise do pathos discursivo no romance amadiano ?São Jorge dos Ilhéus?. 2014 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Paixões e posicionamentos ideológicos no discurso jornalístico. 2014 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . A traição como paixão discursiva. 2014 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I.C.M. ; PIRIS, E. L. . O livro didático de PLE na composição do dispositivo (de poder) do ensino de línguas estrangeiras no Brasil. 2014 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O papel do discurso relatado na construção da cena argumentativa no romance amadiano São Jorge dos Ilhéus. 2014 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O conceito de heterogeneidade enunciativa: ou de como Authier-Revuz levou Bakhtin para a Análise do Discurso. 2014 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . Formação do professor de português como segunda língua: atividades para reflexão acerca da concepção de língua. 2014 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, I.C.M. ; PIRIS, E. L. . Perspectivas críticas acerca do uso de sequências didáticas como estratégia de aprendizagem de línguas estrangeiras. 2014 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . O papel da transgressão no funcionamento do discurso ficcional de Jorge Amado. 2014 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . Algumas categorias de análise para o estudo da argumentação no discurso literário. 2014 (Conferência)
    • SILVA, Elionai Mendes da ; PIRIS, E. L. . Hegemonia e resistência no discurso sobre o papel da mulher no sertão nordestino: análise do curta-metragem Vida Maria. 2014 (Comunicacao)
    • CERQUEIRA, I. B. ; PIRIS, E. L. . Relação polêmica e autoria: análise discursiva de Capitães da Areia. 2014 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . De como não saímos do lugar nos últimos 30 anos: uma reflexão acerca do dispositivo de ensino escolar de Português. 2014 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . Considerações sobre a abordagem da argumentação na perspectiva materialista do discurso. 2013 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . A argumentação na teoria/análise do discurso: princípios teóricos e categorias de análise. 2013 (Conferência)
    • PIRIS, E. L. . A cena argumentativa no discurso literário: estudo de uma novela amadiana. 2013 (Seminário)
    • PIRIS, E. L. . Os gêneros verbo-visuais na produção do ethos jornalístico: análise do discurso d?o globo sobre a ?revolução de 64?. 2012 (Seminário)
    • PIRIS, E. L. . A argumentatividade no discurso literário: a cena enunciativa em dois romances de Jorge Amado. 2012 (Seminário)
    • PIRIS, E. L. . A heterogeneidade enunciativa na construção do ethos discursivo de Jorge Amado no romance ?São Jorge dos Ilhéus?. 2012 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O discurso citado na construção do ethos: um recurso discursivo-argumentativo de identificação entre o jornal e seu leitor. 2012 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Minicurso "Conteúdos para o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Básico". 2012 (Outra)
    • PIRIS, E. L. . Análise do Discurso e Argumentação: princípios teóricos e categorias de análise. 2012 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . A primeira página do jornal como hipergênero de discurso: o caso das edições de abril de 1964 dos diários "Correio da Manhã" e "O Globo". 2010 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Discurso e Argumentação: As cenas enunciativas na construção do ethos e do pathos no discurso jornalístico. 2011 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O hipergênero ?primeira página do jornal? sob a perspectiva da análise discursivo-argumentativa. 2011 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Ethos e hipergênero de discurso: Análise discursivo-argumentativa da primeira página de dois jornais. 2010 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Um enfoque argumentativo-discursivo dos gêneros do jornal impresso: ethos e pathos na primeira página de dois jornais brasileiros em 1964. 2010 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Elementos para a abordagem argumentativo-discursiva do jornal impresso. 2010 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Ethos, modalização e discurso político. 2004 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Ethos e gênero do discurso. 2004 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Cena enunciativa, ethos e discurso político. 2004 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Uma discussão sobre os problemas do ethos. 2005 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Ethos e discurso citado numa polêmica parlamentar. 2005 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Elementos para um estudo do ethos. 2005 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Considerações sobre o ethos discursivo em três pronunciamentos parlamentares que antecederam o AI-5. 2005 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Uma discussão sobre o papel da cenografia na construção do ethos discursivo. 2006 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O ethos e a imagem prévia do enunciador: o exemplo de Márcio Moreira Alves. 2007 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O ensino do discurso citado como recurso argumentativo. 2007 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . A relação ethos e pathos na construção de discursos manifestados em gêneros jornalísticos. 2008 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Análise do Discurso e leitura de gêneros do jornal: uma experiência com o programa ?Teia do Saber?. 2008 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . A dimensão subjetiva do discurso jornalístico: análise do ethos e do pathos nos editoriais do Correio da Manhã e d?O Globo sobre a deposição do presidente João Goulart. 2009 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O pathos discursivo e a noção de cenário passional: as paixões nos discursos do Correio da Manhã e d?O Globo sobre a deposição de João Goulart. 2009 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . Considerações sobre o ethos institucional: o exemplo dos diários O Globo e Correio da Manhã. 2009 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O jornalismo político sob um enfoque discursivo e argumentativo: estudo de dois editoriais sobre a deposição de João Goulart. 2009 (Comunicacao)
    • PIRIS, E. L. . O pathos discursivo na construção do sentido do discurso: análise de dois editoriais jornalísticos sobre o golpe de 1964. 2009 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 28
    • PIRIS, E. L. . VII Enapol ? Encontro dos Alunos da Pós-Graduação em Lingüística da USP. 2004 (Departamento de Lingüistica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP)
    • SILVA, M. B. M. ; PIRIS, E. L. ; PERROTTI-GARCIA, A. J. . I SALe FMI - I Semana Acadêmica de Letras da Faculdade Montessori de Ibiúna. 2008 (Faculdade Montessori de Ibiúna)
    • PIRIS, E. L. ; GARCIA, B. R. V. ; FERRAZ, F. S. M. ; SEGUNDO, P. R. G. ; Silva, C. L. C. R. . I EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2009 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa)
    • PIRIS, E. L. ; KARWOSKI, A. M. . GT Ethos em múltiplos olhares - I Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários (SELL). 2009 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM)
    • PIRIS, E. L. ; SEGUNDO, P. R. G. ; Silva, C. L. C. R. ; GARCIA, B. R. V. ; CARLOS, J.T. ; MIRANDA, D.S. ; BRITO, L.A.N. ; VELOSO, S.R.A. . II EPED - Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP. 2010 (Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, FFLCH-USP)
    • PIRIS, E. L. . III SEPEXLE ? Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2010 (Colegiado do Curso de Letras da UESC & Pró-Reitoria de Extensão)
    • PIRIS, E. L. ; TEIXEIRA, S. M. C. . I Jornada de Análise do Discurso da UESC. 2010 (Departamento de Letras e Artes - UESC)
    • MATARAZZO, S.V. ; GROSS, E. ; PIRIS, E. L. . 17º Seminário de Iniciação Científica e 11ª Semana de Pesquisa e Pós-Graduação. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; TORGA, V.L.M. ; SANTOS SOBRINHA, C.S. ; NASCIMENTO, D.M. ; OLIVEIRA, A.S.S. . Seminários do ProEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação. 2011 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; CARVALHO, I.F. . IV SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2012 (Colegiado de Letras DLA/UESC)
    • PIRIS, E. L. ; FERREIRA, M. O. ; TORGA, V.L.M. ; MELO, J. O. ; SILVA, N. F. ; SANTOS, T. S. . I SEDIAR - Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação. 2012 (Pró-Reitoria de Extensão da UESC)
    • PIRIS, E. L. ; LANIS, C. P. ; ONODERA, J. ; FREITAS, B. S. ; SOUZA, D. F. ; CERQUEIRA, G. B. ; CERQUEIRA, I. B. ; RODRIGUES, L. D. ; BISPO, M. V. V. . V SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2013 (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC)
    • PIRIS, E. L. ; CERQUEIRA, I. B. ; SILVA, Elionai Mendes da ; OLIVEIRA, T. C. S. . II Jornada de Análise do Discurso da UESC. 2013 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • MENDES, E. ; PIRIS, E. L. ; FERREIRA, M. O. ; GUIMARAES, M. ; BRAIGHI, A. ; COURA-SOBRINHO, J. . II SEDiAr - Seminário de Estudos sobre Discurso e Argumentação. 2014 (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais)
    • PIRIS, E. L. ; BECK, M. ; MENEZES E SILVA, C. M. ; SANTOS SOBRINHA, C.S. ; CERQUEIRA, I. B. ; BARBOSA, Y. E. S. . III Jornada de Análise do Discurso da UESC (JAD). 2015 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; SARMIENTO, J. F. ; ORTEGA, R. S. ; ALMEIDA, W. G. ; PERUZZO, R. G. ; CERQUEIRA, G. B. . VII SEPEXLE - Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras. 2015 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • AZEVEDO, I.C.M. ; PIRIS, E. L. ; LIMA, G. S. O. . III SEDiAr - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. 2016 (Universidade Federal de Sergipe)
    • PIRIS, E. L. ; BECK, M. ; SANTOS SOBRINHA, C.S. ; MAGAMI, G. S. ; CERQUEIRA, I. B. ; CRUZ, H. W. L. . IV Jornada de Análise do Discurso da UESC (JAD). 2016 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; BECK, M. ; SANTOS SOBRINHA, C.S. ; MAGAMI, G. S. ; CERQUEIRA, I. B. ; CRUZ, H. W. L. . I Jornada de Ensino de Português como Língua Estrangeira da UESC (JEPLE). 2016 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; VITALE, MARÍA ALEJANDRA ; CARRIZO, A. E. . IV SEDiAr - Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação. 2018 (Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires)
    • PIRIS, E. L. ; KANTHACK, G. S. ; OLIVEIRA, R. S. . V Seminário de Pesquisa do Profletras/UESC. 2019 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; DAGATTI, M. . Curso de Extensão "La Retórica Antilógica de Marc Angenot", ministrado por Mariano Dagatti (Univ. Buenos Aires). 2019 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; GRACIO, R. A. . Curso de Extensão "A argumentação na interação", ministrado por Rui Alexandre Grácio, da Univ. do Minho, Portugal. 2019 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; DVOSKIN, G. . Análisis del discurso: los medios de comunicación y el debate sobre la educación sexual. 2018 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; MARTINS, S. T. A. ; PERUZZO, R. G. ; CARVALHO, I.F. . Language Week 2021 e II Jornada de PLE da UESC. 2021 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; LIBERALI, F. C. ; CARRIJO, V. ; MAGALHAES, M. C. C. . 5º Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr). 2023 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • PIRIS, E. L. . V Seminário de Pesquisa do Grupo ELAD. 2023 (PPGL / DLA / UESC)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN . IV Seminário de Pesquisa do grupo ELAD e Seminário de Pesquisa do GPARA/2021. 2021 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. . Oficina de redação argumentativa. 2010 (Laboratório de Redação do Departamento de Letras e Artes da UESC)
    • PIRIS, E. L. . Introdução aos estudos de Análise do Discurso e Argumentação. 2010 (Pró-reitoria de Extensão da UESC)
    • PIRIS, E. L. . Aula sobre ethos e pathos na disciplina: Linguística do Texto e do Discurso: a Retórica - de suas origens aos dias atuais. 2014 (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . Introdução ao Ensino de Português como Língua Estrangeira (PLE). 2014 (Colegiado de Letras - Departamento de Letras e Artes - Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; CORACINI, M. J. . Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira (PLE). 2014 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. . Aula 'A argumentação na perspectiva da AD'. 2014 (Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UEFS)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; SARMIENTO, J. F. . Formação de Professores de Português como Segunda Língua. 2015 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. . Teorias da argumentação e do discurso aplicadas ao ensino. 2016 (Universidade de São Paulo)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; COIMBRA, L. S. B. . Formação de Professores de Português como Segunda Língua (PSL) 2016. 2016 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PACIFICO, S. M. R. ; PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . Curso de formação de professores para o ensino da argumentação na escola. 2017 (Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; MARIANO, M.R.C.P. . Curso: Introdução aos estudos da retórica e da argumentação. 2017 (Universidade Federal de Sergipe)
    • PIRIS, E. L. ; DINIZ, L. R. A. ; AZEVEDO, I.C.M. . Curso de formação de professores de Português como Língua Estrangeira (PLE)/2017. 2017 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . 1e Journee de formation pour l?enseignement du Portugais Langue Etrangère. 2017 (Département de Langues Etrangères Appliquées (LEA) - Université Sorbonne Nouvelle)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. ; PACIFICO, S. M. R. . Curso de formação docente: Ensinar Argumentação na Escola. 2017 (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo)
    • PIRIS, E. L. ; AZEVEDO, I.C.M. . Curso semipresencial de formación continua de profesores de portugués como lengua adicional: Enseñanza de Portugués en la Educación Secundaria de Córdoba: centrándose en las situaciones comunicativas e interculturales. 2018 (Ministerio de Educación del Gobierno de la Provincia de Córdoba y Consulado-Geral do Brasil em Córdoba)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES ; AZEVEDO, I.C.M. . Curso semipresencial de formación continua de profesores de portugués como lengua adicional: Enseñanza de Portugués en la Educación Secundaria de Córdoba: centrándose en las situaciones comunicativas e interculturales. 2019 (Ministerio de Educación del Gobierno de la Provincia de Córdoba)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Questões de Retórica e Argumentação. 2019 (Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES ; AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN . Curso de Formação de Professores para Ensino da Argumentação na Escola - 2021. 2021 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES ; AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN ; DAGATTI, M. . CURSO: RETÓRICA, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO. 2021 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES ; LIMA, S. F. A. ; CORREIA, J. T. . Como selecionar conteúdos de ensino de argumentação? Focalizando as capacidades argumentativas. 2021 (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
    • PIRIS, EDUARDO LOPES ; AZEVEDO, I.C.M. ; GONCALVES-SEGUNDO, P. R. ; DAMASCENO-MORAIS, R. ; GRACIO, R. A. ; CAVALCANTE FILHO, U. ; BANKS-LEITE, L. . O modelo dialogal da argumentação de Christian Plantin. 2020 (Universidade Estadual de Santa Cruz)
    • PIRIS, E. L. . A dimensão subjetiva do discurso jornalístico: Análise discursivo-argumentativa das primeiras páginas das edições de abril de 1964 dos diários Correio da Manhã e O Globo. 2011
    • PIRIS, E. L. . Relatório de Estágio Pós-Doutoral. 2014
    • PIRIS, E. L. . MANUAL DE REDAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS. FACULDADE MONTESSORI DE IBIÚNA. 2008 (Manual de redação)
    • AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN ; SANTOS, M. F. ; CALHAU, S. P. J. ; LEAL, V. C. ; PIRIS, EDUARDO LOPES . Ensino de argumentação na educação básica. 2021 (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - subsídio didático-pedagógico)
    • Nome do projeto: Alfabetização e letramento no contexto escolar: estudos de seus múltiplos aspectos na cidade de Ibiúna e região (2008 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. .
      Descrição: O resultado das avaliações institucionais revela que o egresso do Ensino Fundamental apresenta condições deficitárias no que tange ao desenvolvimento de suas habilidades lingüísticas e discursivas. Pesquisadoras da linha de Emilia Ferreiro e Magda Soares mostram como as questões em torno da alfabetização e do letramento estão estreitamente relacionadas ao fracasso escolar, pois, se até meados dos anos 1990, a retenção e a evasão escolar se constituíam como os principais sintomas desse fracasso, foi a partir de 1998, com a implantação da chamada ?progressão continuada? que tal problema começou a se apresentar de outra maneira: evidenciado por avaliações tais como a Prova Brasil, SARESP etc. Os trabalhos publicados nessa área indicam que o problema passa pela metodologia de ensino adotada pelo sistema educacional e por inconsistentes e desarticuladas práticas pedagógicas. Os alunos estudam um ano com um professor tradicionalista, outro ano com professor construtivista e outro ano com professor que tenta aliar os dois métodos. Vê-se aí que o problema acerca da alfabetização e do letramento passa por essa confusão que é fruto de equívocos atribuídos de forma indevida somente aos professores. Por essa razão se faz necessário um estudo abrangente sobre os diversos aspectos que estão na base de tais equívocos: a concepção de língua e linguagem, de alfabetização e letramento, de leitura e literatura, de metodologias de ensino etc. O intuito da pesquisa é o de localizar problemas e sugerir possíveis soluções, tudo isso no âmbito das escolas públicas e particulares da cidade de Ibiúna e região. O projeto pretende que a pesquisa alcance não apenas o ensino de língua materna (português), mas também o ensino de línguas estrangeiras e o da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como pretende trabalhar com a alfabetização e letramento de alunos com deficiência visual.
    • Nome do projeto: Análise discursivo-argumentativo do jornal impresso: ethos e pathos na construção da identificação com o leitor na primeira página do jornal (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa à análise discursivo-argumentativa das primeiras páginas das edições de abril de 1964 dos jornais "Correio da Manhã" e "O Globo", focalizando a construção da identidade discursiva desses jornais na polêmica instaurada em torno da deposição do presidente João Goulart e da instalação do regime militar no Brasil a partir de abril de 1964. As análises voltam-se para a descrição do ethos e do pathos discursivos construídos nas primeiras páginas das edições de abril de 1964 do "Correio da Manhã" e d?"O Globo". Os procedimentos teórico-metodológicos desta pesquisa definem-se pela compreensão do interdiscurso como objeto de estudo; pela análise da inter-relação dos gêneros jornalísticos no hipergênero primeira página jornalística; pela consideração da relação ethos/pathos; pelo estudo das marcas enunciativas e da cenografia para análise do ethos; pelo cenário passional como noção de descrição do pathos. Espera-se, ao final, apresentar formulações teóricas sobre categorias de análise para apuração do ethos e do pathos, bem como mostrar seus resultados por meio de análise de corpus constituído a partir de arquivo.
    • Nome do projeto: Análise do Discurso e Argumentação: exame dos mecanismos de construção do ethos discursivo (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , ESTEVES, L. B. , NASCIMENTO, D.M. , SANTOS SOBRINHA, C.S. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica que visa a investigar os procedimentos de construção do ethos em discursos enunciados a partir de dois campos de atividade institucionalizados, diametralmente opostos no que diz respeito à sua orientação argumentativa, a saber: o campo político e o campo literário. O corpus da pesquisa constitui-se com base nos pronunciamentos realizados por Dilma Rousseff durante a campanha presidencial brasileira de 2010 e os romances O país do carnaval (1930) e Gabriela, cravo e canela (1958), de Jorge Amado. A pesquisa assume os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso (cf. Maingueneau, 1997), e da Teoria da Argumentação (cf. Amossy, 2007). Nessa perspectiva, aborda a noção de ethos, recorrendo especificamente aos trabalhos de Maingueneau (2005; 2006). A análise do ethos desses discursos volta-se para a descrição das formas da heterogeneidade enunciativa, das cenas de enunciação, da modalização, da dêixis linguística, dos usos, tipos e hierarquização dos argumentos etc. Por fim, a pesquisa pretende mostrar de que maneira procedimentos discursivos e mecanismos linguísticos da língua portuguesa são mobilizados para a construção do ethos no discurso político e no discurso literário, assim como apurar a qualidade de ethos que emerge dos discursos de Dilma Rousseff e de Jorge Amado, compreendendo aí os sentidos construídos por meio da linguagem.
    • Nome do projeto: ProEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação (2011 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , SILVA, Elionai Mendes da , BECK, M. , SOUZA, M. M. S. , LIMA, S. F. A. , CALHAU, S. P. J. , MODESTO, Rogério , LINS RODRIGUES, Anderson .
      Descrição: Este Programa de Extensão é responsável por um conjunto articulado de ações de extensão continuadas e temporárias, tais como cursos de extensão, seminários de pesquisa, ciclo de palestras e pela publicação da EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação. A preocupação dos pesquisadores envolvidos com o ProEDA volta-se para a análise das práticas discursivas presentes, de forma concreta, na sociedade, em que são examinados os procedimentos de construção do discurso, considerando seu contexto sócio-histórico de produção.
    • Nome do projeto: Estudos discursivos aplicados ao ensino-aprendizagem de português como L1 e L2 (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, E. N. , RIBEIRO, E. V. S. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica com objetivo de fortalecer a formação do pesquisador e do professor de português, por meio da análise da dimensão discursiva das práticas sociais de ensino-aprendizagem do Português como primeira e como segunda língua. A fundamentação teórico-metodológica da pesquisa apoia-se na Análise do Discurso, tal como desenvolvida por Pêcheux (1997 [1975]), Orlandi (1996, 1999, 2005), dentre outros, recorrendo às reflexões apresentadas por Moita Lopes (2006, 2009) e Coracini (2007, 2011), no âmbito da Linguística Aplicada, para discussão do processo de ensino-aprendizagem de línguas. A pesquisa aplicada volta-se para a descrição e compreensão do funcionamento discursivo de planejamentos de cursos, planos de aulas, materiais didáticos, instrumentos de avaliação, tendo em vista a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de materiais e cursos inovadores de português como primeira e como segunda língua.
    • Nome do projeto: Português para Estrangeiros 2014 (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SILVA, E. N. , RIBEIRO, E. V. S. , COUTO, L. S. , MOTA, A. B. , SANTANA, D. L. .
      Descrição: O projeto "Português para Estrangeiros" é o curso de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas vinculados ou não à UESC. Visa a oferecer à comunidade interna e externa um curso de língua voltado às suas necessidades comunicativas em situações cotidianas e acadêmicas. Igualmente, objetiva a formação do professor de Português como Língua Estrangeira, propiciando ao acadêmico a experiência de participar ativamente das etapas de elaboração, execução e avaliação desse curso. Tais etapas constituem objetos de estudo e de reflexão de pesquisa-ação desenvolvida pelos professores e pesquisadores em formação e pelo professor orientador. Trata-se de uma ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação - associada ao Projeto de Iniciação Cientifica "Estudos discursivos aplicados ao ensino-aprendizagem de português como L1 e L2 " e à temática de pesquisa e à disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras/UESC "Teorias do discurso aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas".
    • Nome do projeto: Projeto de Ensino: Português como segunda língua - práticas docentes e materiais didáticos (2015 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: PIRIS, E. L. , VARGAS, N. S. , FERREIRA, L. C. , OLIVEIRA, A. S. .
      Descrição: A proposta deste projeto é formar o professor que repense seu papel na sociedade e seu potencial de intervenção social, porque o professor de línguas é interpelado a produzir discursos sobre as variedades linguísticas do idioma ensinado, a diversidade cultural construída por esse idioma, as relações interculturais suscitadas pela interação entre professor e estudantes falantes de outra língua (estrangeiros ou não), as políticas linguísticas, os acontecimentos cotidianos, enfim a construir valores éticos com seus alunos, bem como a produzir discursos sobre o conceito de língua/linguagem e modos de ensinar e de aprender língua e cultura. Assim, para tratar do ensino-aprendizagem de PSL, este projeto filia-se à Linguística Aplicada proposta por Pennycook (1998; 2003), Coracini (2003; 2007) e Moita Lopes (2009; 2013), concebendo a linguagem com base em Bakhtin (2002 [1929]; 2009 [1945]) e as práticas discursivas a partir de Foucault (1979; 1995). Esperamos fortalecer a formação do pesquisador e do professor de português, por meio da análise da dimensão discursiva das práticas sociais de ensino-aprendizagem do PSL, considerando, além dos estudantes estrangeiros, os brasileiros filhos de imigrantes, indígenas e surdos que não tiveram o português como língua materna.
    • Nome do projeto: Estudos discursivos aplicados ao ensino-aprendizagem de Português como Segunda Língua (PSL) (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, E. N. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica com objetivo de fortalecer a formação do pesquisador e do professor de português, por meio da análise da dimensão discursiva das práticas sociais de ensino-aprendizagem do Português como Segunda Língua (PSL). Conduziremos nossas reflexões com base nas formulações teóricas desenvolvidas por Foucault (1972 [1969]; 2003 [1971]), Pêcheux (1993 [1969]; 1997 [1975]) e Orlandi (1996, 1999, 2005), aderindo aos posicionamentos de Pennycook (1998; 2003), Coracini (2003; 2007) e Moita Lopes (2009; 2013) sobre o objeto e os objetivos da Linguística Aplicada. A pesquisa aplicada volta-se para a descrição e compreensão do funcionamento discursivo de planejamentos de cursos, planos de aulas, materiais didáticos, instrumentos de avaliação, visando à elaboração, ao desenvolvimento e à avaliação de materiais e cursos de Português como Segunda Língua (PSL). Este projeto vincula-se ao Programa de Divulgação dos Estudos Integrados de Análise do Discurso e Argumentação (ProEDA) e ao curso de extensão ?Português para Estrangeiros na UESC".
    • Nome do projeto: Português para Estrangeiros na UESC 2015 (2015 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , RIBEIRO, E. V. S. , COUTO, L. S. , MOTA, A. B. , SARMIENTO, J. F. , OLIVEIRA, G. A. , PINTO, E. S. .
      Descrição: O projeto "Português para Estrangeiros na UESC" é o curso de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas vinculados ou não à UESC. Visa a oferecer à comunidade interna e externa um curso de língua voltado às suas necessidades comunicativas em situações cotidianas e acadêmicas. Igualmente, objetiva a formação do professor de Português como Língua Estrangeira, propiciando ao acadêmico a experiência de participar ativamente das etapas de elaboração, execução e avaliação desse curso. Tais etapas constituem objetos de estudo e de reflexão de pesquisa-ação desenvolvida pelos professores e pesquisadores em formação e pelos professores orientadores. Trata-se de uma ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação - associada ao projeto de Iniciação Cientifica "Estudos discursivos aplicados ao ensino-aprendizagem de português como L1 e L2 ", ao projeto de ensino do PAEG "Português como Segunda Língua: práticas docentes e materiais didáticos" e à disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras/UESC "Teorias do discurso aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas".
    • Nome do projeto: Português para Estrangeiros na UESC 2016 (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , SILVA, E. N. , VARGAS, N. S. , FERREIRA, L. C. , MAGAMI, G. S. .
      Descrição: O projeto "Português para Estrangeiros na UESC" é o curso de Língua Portuguesa para estrangeiros vinculados ou não à UESC. Visa a oferecer à comunidade interna e externa um curso de língua voltado às suas necessidades comunicativas em situações cotidianas e acadêmicas. Igualmente, objetiva a formação do professor de Português como Língua Estrangeira, propiciando ao acadêmico a experiência de participar ativamente das etapas de elaboração, execução e avaliação desse curso. Tais etapas constituem objetos de estudo e de reflexão de pesquisa-ação desenvolvida pelos professores e pesquisadores em formação e pelos professores orientadores. Trata-se de uma ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação - associada ao projeto de Iniciação Cientifica "Estudos discursivos aplicados ao ensino-aprendizagem de português como Língua Estrangeira", ao projeto de ensino do PAEG "Português como Segunda Língua: práticas docentes e materiais didáticos" e à disciplina do Programa de Pós-Graduação em Letras/UESC "Teorias do discurso aplicadas ao ensino-aprendizagem de línguas".
    • Nome do projeto: Construção de saberes relativos ao ensino de português como língua materna e como língua estrangeira (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , RANGEL, R. S. , SMITH, J. R. , SANTOS, J. A. , REIS, L. R. , MONTE, N. S. , SOARES, R. A. , MATOS, J. S. , SOUZA, I. C. , CALHAU, S. P. J. , MENEZES, S. B. , VIEIRA, B. B. , POSSO, R. S. , SILVA, L. H. A. , AZEVEDO, I.C.M. , CORREA, J. T. , LIMA, S. F. A. , FAÚNDEZ RIOS, P. A. , SANTOS, I. F. , SANTOS, E. S. , SOUZA, M. M. S. , PANTA, R. B. , CABRAL, J. S. M. , VARGAS, N. S. , SANTOS, V. S. , SILVA, E. N. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , GONCALVES, R. A. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa situa-se no campo das ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas e objetiva contribuir para a construção de conhecimento crítico-reflexivo sobre o ensino de português como língua materna (PLM) e como língua estrangeira (PLE), identificando fatores que dificultam o desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas à emancipação e ao empoderamento dos sujeitos intervenientes na relação pedagógica. Especificamente, a investigação recai sobre os saberes que constituem a disciplina de língua portuguesa (PLM e PLE): as concepções de gramática, análise linguística, leitura, produção textual, oralidade, literatura, argumentação etc. Esta é uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental de cariz interpretativista, alinhada à Linguística Aplicada tal como orientada por Moita Lopes, Rajagopalan e Pennycook. Assim, o tratamento dos dados consiste em análises que focalizam a construção sócio-histórica e discursiva dos saberes que sustentam e legitimam as propostas de ensino de língua que circulam nos discursos de documentos oficiais e materiais didáticos e bibliográficos, fundamentando-se nas teorias distintamente concebidas por Bakhtin, Pêcheux e Foucault. Para isso, as análises da pesquisa dedicam-se a corpora constituídos a partir de documentos oficiais, materiais didáticos e bibliográficos referentes ao ensino de PLM e de PLE. Espera-se que o estudo teórico e as análises de corpora forneçam subsídios para elaboração de propostas críticas de ensino de PLM e PLE direcionadas a diferentes públicos.
    • Nome do projeto: O discurso do livro didático de português como língua estrangeira (PLE): abordagens de ensino, exame de proficiência e material didático (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, E. N. .
      Descrição: Este projeto de iniciação científica situa-se no campo das ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas e visa fortalecer a formação reflexiva do pesquisador e do professor de PLE (cf. Azevedo & Piris, 2015), por meio da análise dos discursos sobre ensino de PLE e da elaboração de propostas pedagógicas. Nossas reflexões apoiam-se na perspectiva de Linguística Aplicada defendida por Pennycook (1998; 2003) e Moita Lopes (2006, 2009), nas teorias discursivas preconizadas por Foucault (2003 [1971]), Pêcheux (1990 [1983]; 1997 [1975]) e Orlandi (1996, 1999, 2005), nas discussões de Serrani (2005) sobre discurso e cultura na aula de língua estrangeira e de Coracini (2007a, 2007b, 2011 [1999]) sobre a constituição do sujeito no espaço entre línguas e sobre o discurso do livro didático (LD). As análises voltam-se para a construção dos discursos do LD de PLE em suas relações interdiscursivas com os discursos das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e do exame de certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras), focalizando a construção dos saberes sobre o ensino de gramática, fala, escuta, leitura, escrita. Por fim, a elaboração das propostas de ensino apoia-se nos resultados das análises, na bibliografia suscitada pelos resultados, nas concepções não idealista e não subjetivista da linguagem, distintamente formuladas por autores como Bakhtin, Foucault, Pêcheux e Derrida.
    • Nome do projeto: O discurso do livro didático de português como língua estrangeira (PLE) (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , RANGEL, R. S. .
      Descrição: Este projeto de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no campo das ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas e visa fortalecer a formação reflexiva do pesquisador e do professor de PLE (cf. Azevedo & Piris, 2015), por meio da análise dos discursos sobre ensino de PLE e da elaboração de propostas pedagógicas. Nossas reflexões apoiam-se na perspectiva de Linguística Aplicada defendida por Pennycook (1998; 2003) e Moita Lopes (2006, 2009), nas teorias discursivas preconizadas por Foucault (2003 [1971]), Pêcheux (1990 [1983]; 1997 [1975]) e Orlandi (1996, 1999, 2005), nas discussões de Serrani (2005) sobre discurso e cultura na aula de língua estrangeira e de Coracini (2007a, 2007b, 2011 [1999]) sobre a constituição do sujeito no espaço entre línguas e sobre o discurso do livro didático (LD). As análises voltam-se para a construção dos discursos do LD de PLE em suas relações interdiscursivas com os discursos das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e do exame de certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras), focalizando a construção dos saberes sobre o ensino da gramática e das habilidades comunicativas. Por fim, a elaboração das propostas de ensino apoia-se nos resultados das análises, na bibliografia suscitada pelos resultados, nas concepções não idealista e não subjetivista da linguagem, distintamente formuladas por autores como Bakhtin, Foucault e Pêcheux.
    • Nome do projeto: A argumentação no ensino do componente curricular Língua Portuguesa (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, L. H. A. , CORREIA, J. T. .
      Descrição: Este projeto de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no campo das ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas, filiando-se à perspectiva da Pedagogia Crítica, tal como apresentada por Freire (2005 [1968]) e Giroux (1997). O objetivo geral é fortalecer a formação das professoras de português, por meio da reflexão acerca das práticas de ensino reproduzidas nas escolas brasileiras. Especificamente, o projeto pretende construir saberes sobre o ensino de argumentação, a fim de extrapolar as práticas de ensino mecanicistas voltadas para a redação do ENEM. Ao conceber a argumentação numa perspectiva sócio-histórica do discurso, os fundamentos teóricos deste projeto apoiam-se em Osakabe (1999 [1979]), Orlandi (1983, 1988), Vitale (2009), Piris (2015, 2016), os quais promovem a interface entre a teoria da argumentação de Perelman (2006 [1958], 1992 [1977]) e a teoria do discurso de Pêcheux (1997 [1975]). Para reflexão acerca do ensino de argumentação na escola, recorre aos trabalhos de Azevedo (2016a, 2016b) sobre competência e capacidades argumentativas em perspectiva discursiva, bem como às propostas de Rosenblat (2000), Dolz & Schneuwly (2004) e Ribeiro (2009) para o ensino de sequências didáticas com gêneros argumentativos. Trata-se de uma pesquisa teórico-bibliográfica e documental de cariz interpretativista, na qual o tratamento dos dados consiste em análises que focalizam a construção discursiva dos saberes que sustentam e legitimam as propostas de ensino de argumentação que circulam nos discursos de documentos oficiais e materiais didáticos de língua portuguesa. Por fim, espera-se que os resultados das análises apresentem subsídios concretos para a elaboração de propostas de ensino de argumentação em língua portuguesa que favoreçam a formação de sujeitos críticos e o empoderamento de estudantes e professoras.
    • Nome do projeto: O discurso do livro didático de Português como Língua Estrangeira (PLE) (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , VIEIRA, B. B. , MENEZES, S. B. .
      Descrição: Este projeto de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no campo das ciências da linguagem aplicadas ao ensino de línguas e visa fortalecer a formação reflexiva do pesquisador e do professor de PLE (cf. Azevedo & Piris, 2015), por meio da análise dos discursos sobre ensino de PLE e da elaboração de propostas pedagógicas. Nossas reflexões apoiam-se na perspectiva de Linguística Aplicada defendida por Pennycook (1998; 2003) e Moita Lopes (2006, 2009), nas teorias discursivas preconizadas por Foucault (2003 [1971]), Pêcheux (1990 [1983]; 1997 [1975]) e Orlandi (1996, 1999, 2005), nas discussões de Serrani (2005) sobre discurso e cultura na aula de língua estrangeira e de Coracini (2007a, 2007b, 2011 [1999]) sobre a constituição do sujeito no espaço entre línguas e sobre o discurso do livro didático (LD). As análises voltam-se para a construção dos discursos do LD de PLE em suas relações interdiscursivas com os discursos das abordagens e métodos de ensino de línguas estrangeiras, do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e do exame de certificação de proficiência em língua portuguesa para estrangeiros (CELPE-Bras), focalizando a construção dos saberes sobre o ensino da escrita e da oralidade. Por fim, a elaboração das propostas de ensino apoia-se nos resultados das análises, na bibliografia suscitada pelos resultados, nas concepções não idealista e não subjetivista da linguagem, distintamente formuladas por autores como Bakhtin, Foucault e Pêcheux.
    • Nome do projeto: Português para Estrangeiros na UESC 2018 (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , VARGAS, N. S. , RANGEL, R. S. .
      Descrição: O projeto "Português para Estrangeiros na UESC" é o curso de Língua Portuguesa para estrangeiros vinculados ou não à UESC. Visa a oferecer à comunidade interna e externa um curso de língua voltado às suas necessidades comunicativas em situações cotidianas e acadêmicas. Igualmente, objetiva a formação do professor de Português como Língua Estrangeira, propiciando ao acadêmico a experiência de participar ativamente das etapas de elaboração, execução e avaliação desse curso. Tais etapas constituem objetos de estudo e de reflexão desenvolvida pelos professores e pesquisadores em formação e pelo professor orientador. Trata-se de uma ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Teorias da Argumentação 2018 (2018 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SOUZA, M. M. S. , LIMA, S. F. A. , CALHAU, S. P. J. , RODRIGUES, S. O. .
      Descrição: A edição 2018 do grupo de estudos Teorias da Argumentação tem como objetivo geral proporcionar às/aos participantes a construção de subsídios teóricos relativos para a elaboração de seus projetos de pesquisa em nível de graduação (TCC ou IC) e pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado). Especificamente, visa a situar a argumentação como objeto de estudo, compreendendo sua natureza, para distinguir a especificidade do raciocínio argumentativo em oposição a outros tipos de raciocínio; conhecer alguns dos principais modelos teóricos de argumentação; situar o lugar da nova retórica no campo de investigação da argumentação; estudar as técnicas argumentativas propostas por Perelman.
    • Nome do projeto: Português para Estrangeiros na UESC 2019 (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SANTOS SOBRINHA, C.S. , VARGAS, N. S. , VIEIRA, B. B. .
      Descrição: O projeto "Português para Estrangeiros na UESC" é o curso de Língua Portuguesa para estrangeiros vinculados ou não à UESC. Visa a oferecer à comunidade interna e externa um curso de língua voltado às suas necessidades comunicativas em situações cotidianas e acadêmicas. Igualmente, objetiva a formação do professor de Português como Língua Estrangeira, propiciando ao acadêmico a experiência de participar ativamente das etapas de elaboração, execução e avaliação desse curso. Tais etapas constituem objetos de estudo e de reflexão desenvolvida pelos professores e pesquisadores em formação e pelo professor orientador. Trata-se de uma ação extensionista do PROEDA - Programa de Divulgação dos Estudos sobre Discurso e Argumentação.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Teorias da Argumentação 2019 (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, Elionai Mendes da , SOUZA, M. M. S. , LIMA, S. F. A. , CALHAU, S. P. J. , TONICO, Maria José Santos .
      Descrição: A edição 2019 do Grupo de Estudos Teorias da Argumentação tem como objetivo geral proporcionar às/aos participantes a construção de subsídios teóricos relativos para a elaboração de seus projetos de pesquisa em nível de mestrado ou doutorado. Especificamente, visa a situar a argumentação como objeto de estudo, compreendendo sua natureza, para distinguir a especificidade do raciocínio argumentativo em oposição a outros tipos de raciocínio; conhecer alguns dos principais modelos teóricos de argumentação; situar o lugar da nova retórica no campo de investigação da argumentação; estudar as técnicas argumentativas propostas por Perelman.
    • Nome do projeto: Centro de Estudos sobre Argumentação e Discurso (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, Elionai Mendes da , MARCELINO, M. R. B. , BECK, M. , SOUZA, M. M. S. , LIMA, S. F. A. , POSSO, R. S. , VIEIRA, B. B. , MENEZES, S. B. , CALHAU, S. P. J. , MODESTO, Rogério , LINS RODRIGUES, Anderson .
      Descrição: O Centro de Estudos sobre Discurso e Argumentação é responsável por um conjunto articulado de ações de extensão continuadas e temporárias, tais como eventos acadêmicos, cursos de divulgação científica, cursos de formação docente, seminários de pesquisa, ciclo de palestras e a publicação da Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação (EID&A). Site: www.uesc.br/programas/cead
    • Nome do projeto: Contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da argumentação como prática de linguagem no ensino de português como língua materna e como língua adicional (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SILVA, Elionai Mendes da , SOUZA, M. M. S. , FAÚNDEZ RIOS, P. A. , LIMA, S. F. A. , POSSO, R. S. , VIEIRA, B. B. , CALHAU, S. P. J. , CORREIA, J. T. , SANTOS, F. M. J. , ABOBOREIRA, A. D. C. , CARNEIRO, L. E. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa interinstitucional (UESC-UFS) situa-se na intersecção dos campos da linguística aplicada e dos estudos da argumentação. Visa a contribuir para a construção de conhecimento crítico-reflexivo sobre o processo de ensino-aprendizagem da argumentação em cursos de língua materna e língua adicional. Para isso, busca examinar uma gama de documentos e materiais didáticos que reproduzem saberes sobre tal processo, para mapear incongruências entre as propostas pedagógicas investigadas e as teorias preconizadas e, assim, elaborar propostas formativas e didáticas condizentes com os desafios do século 21. As análises incidem sobre documentos oficiais orientadores do ensino e da formação docente, documentos escolares, materiais didáticos e textos acadêmicos que produzem saberes sobre a argumentação e seu ensino. As reflexões fundamentam-se nos pressupostos teóricos da Pedagogia Crítica, do Letramento Crítico e das Teorias da Argumentação. Espera-se que o estudo teórico e o exame bibliográfico e documental possam fornecer subsídios para a elaboração de propostas de ensino da argumentação comprometidas com a humanização e a educação emancipatória
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Teorias da Argumentação 2020 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SILVA, Elionai Mendes da , MARCELINO, M. R. B. , SOUZA, M. M. S. , LIMA, S. F. A. , POSSO, R. S. , VIEIRA, B. B. , MENEZES, S. B. , CALHAU, S. P. J. , RODRIGUES, S. O. , SILVA, J. T. F. , BOAVENTURA, J. S. , NOVAIS, R. M. M. , SANTOS, R. S. .
      Descrição: A edição 2020 do Grupo de Estudos Teorias da Argumentação tem como objetivo geral proporcionar às/aos participantes do grupo a compreensão das bases teóricas que fundamentam a perspectiva interacional da argumentação tal como postulada por Christian Plantin, para que possam elaborar e desenvolver seus projetos de pesquisa em nível de pós-graduação (mestrado e doutorado).
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Livro Didático 2020 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , SILVA, Elionai Mendes da , BOAVENTURA, J. S. , NOVAIS, R. M. M. , SANTOS, F. J. , SOUZA, M. O. .
      Descrição: O objetivo do grupo é proporcionar às/aos participantes a leitura de textos sobre a historiografia, a institucionalização e o funcionamento discursivo do livro didático, para que possam elaborar e desenvolver seus projetos de pesquisa em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (mestrado).
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Argumentação em Segunda Língua - 2020 (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , AZEVEDO, I.C.M. , MARCELINO, M. R. B. , FAÚNDEZ RIOS, P. A. , VIEIRA, B. B. , SMITH, J. R. , ALMEIDA, V. S. , PALMEIRA, A. A. N. , TEIXEIRA, J. J. F. .
      Descrição: O objetivo do grupo é proporcionar às/aos participantes a leitura de textos que fundamentam os estudos sobre retórica e argumentação no ensino de segunda língua, para que possam elaborar e desenvolver seus projetos de pesquisa em nível de graduação (iniciação científica) e pós-graduação (mestrado).
    • Nome do projeto: CURSO: RETÓRICA, ARGUMENTAÇÃO E DISCURSO (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , DAGATTI, M. , AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN .
      Descrição: MÓDULO 1 ? A RETÓRICA ARISTOTÉLICA E A REINSCRIÇÃO DE UMA NOVA RETÓRICA NA CONTEMPORANEIDADE (Eduardo Lopes Piris) MÓDULO 2 ? A PROBLEMATOLOGIA SEGUNDO MICHEL MEYER (Isabel Cristina Michelan de Azevedo) MÓDULO 3 - A RETÓRICA ANTILÓGICA DE MARC ANGENOT (Mariano Dagatti) MÓDULO 4 - A ARGUMENTAÇÃO NO DISCURSO CONFORME RUTH AMOSSY (Eduardo Lopes Piris)
    • Nome do projeto: Análise do discurso argumentativo para o ensino de língua portuguesa (2022 - 2023
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SANTOS, F. M. J. , ABOBOREIRA, A. D. C. .
      Descrição: Este projeto de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no entrelaçamento da didática de línguas e dos estudos da argumentação e visa a desenvolver análises do discurso argumentativo e integrá-las à produção de módulos didáticos de leitura argumentativa destinados ao ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. A fundamentação teórica assume o modelo de análise do texto argumentativo em três níveis que integram as dimensões discursiva, lógica e linguístico-enunciativa da argumentação, bem como a noção de leitura argumentativa e os princípios de elaboração do módulo didático dinamizadores da aprendizagem pela problematização, organização e aplicação do conhecimento. O corpus constitui-se a partir de discursos argumentativos monologais e dialogais, enunciados durante a campanha eleitoral brasileira de 2022 nos mais diversos campos de atividade humana, para assegurar a diversidade de gêneros discursivos e de interações argumentativas, bem como a atualidade das controvérsias reproduzidas nos discursos. O procedimento de análise enfoca o contexto sócio-histórico da controvérsia em questão e o seu quadro situacional de comunicação (nível pragmático), bem como os tópicos (topoi), os esquemas argumentativos e os procedimentos ilativos (nível global), além das marcas linguístico-enunciativas da argumentação (nível local). O tratamento didático das análises consiste em elaborar módulos didáticos de leitura argumentativa, planificando atividades de problematização, organização e aplicação dos conhecimentos resultantes dessas análises. Esperamos que os resultados da pesquisa possam subsidiar a elaboração de materiais didáticos, a prática docente e a formação de professores para o ensino da argumentação na escola.
    • Nome do projeto: Formação Docente para Ensino de Argumentação na Escola (ENARE) - Modalidade EJA - 2022 (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PIRIS, E. L. , SILVA, Elionai Mendes da , POSSO, R. S. , CALHAU, S. P. J. , AZEVEDO, ISABEL CRISTINA MICHELAN .
      Descrição: Projeto dirigido a docentes que atuam na EJA de Ilhéus e concebido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus (SEDUC).
    • Nome do projeto: Análise do tecnodiscurso argumentativo para o ensino de língua portuguesa (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , ABOBOREIRA, A. D. C. , REIS, M. S. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa de INICIAÇÃO CIENTÍFICA situa-se no entrelaçamento da didática de línguas e dos estudos da argumentação e visa a desenvolver análises do tecnodiscurso argumentativo e integrá-las à produção de módulos didáticos de leitura argumentativa destinados ao ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação de jovens e adultos. A fundamentação teórica assume o modelo de análise do texto argumentativo em três níveis que integram as dimensões discursiva, lógica e linguístico-enunciativa da argumentação (Padilla; Douglas; López, 2011), bem como a noção de leitura argumentativa (Grácio, 2016; Azevedo; Reis; Monte, 2021) e os princípios de elaboração do módulo didático dinamizadores da aprendizagem pela problematização, organização e aplicação do conhecimento (Azevedo; Freitag, 2020). O corpus constitui-se a partir de tecnodiscursos (Paveau, 2021) argumentativos monogeridos e poligeridos (Plantin, 2008) inscritos na modalidade polêmica da argumentação (Amossy, 2017), tais como os debates entre jovens políticos ou influenciadores digitais produzidos no YouTube, bem como os cortes ou extratos de vídeos longos que passam a circular como comentários discursivo, metadiscursivo ou troll em plataformas de vídeos curtos, como TikTok, Kwai ou Instagram. O procedimento de análise enfoca o contexto sócio-histórico da controvérsia em questão e o seu quadro situacional de comunicação (nível pragmático), bem como os tópicos (topoi), os esquemas argumentativos e os procedimentos ilativos (nível global), além das marcas linguístico-enunciativas da argumentação (nível local). O tratamento didático das análises consiste em elaborar módulos didáticos de leitura argumentativa, planificando atividades de problematização, organização e aplicação dos conhecimentos resultantes dessas análises. Esperamos que os resultados da pesquisa possam subsidiar a elaboração de materiais didáticos, a prática docente e a formação de professores para o ensino da argumentação na escola.
    • Nome do projeto: Análise do Discurso: princípios teóricos e categorias de análise (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , NASCIMENTO, D.M. , SILVA, Elionai Mendes da , GÓES, Gabriella Lima , SOUZA, D. F. , CERQUEIRA, I. B. .
      Descrição: Projeto de Iniciação Científica que visa a formar recursos humanos capazes de trabalhar com os objetos teóricos e analíticos dessa disciplina, por meio de uma pesquisa bibliográfica, voltada à revisão da literatura dos principais conceitos da Análise do Discurso, e de uma pesquisa aplicada, que incide sobre a compreensão de práticas discursivas de diversos campos de atividade humana, como o ensino oficial, a mídia, a literatura, a política, a ciência, a religião etc. A pesquisa assume os fundamentos teórico-metodológicos da Análise do Discurso, na vertente fundada por Michel Pêcheux, que encontra seus desdobramentos nos trabalhos de Eni Orlandi, Dominique Maingueneau, entre outros, bem como recorre às teorizações advindas do Círculo de Bakhtin. Com base nessa perspectiva teórica, a pesquisa aplicada volta-se para a descrição e compreensão dos fatores linguísticos e ideológicos que estão presentes na materialidade discursiva. Este projeto de Iniciação Científica vincula-se ao ProEDA - Programa de Divulgação Científica ?Estudos Integrados de Análise do Discurso e Argumentação?.
    • Nome do projeto: O discurso de Jorge Amado sobre a sociedade do cacau: questões de argumentação no discurso literário (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. .
      Descrição: Projeto de pós-doutorado (UFSCar) com objetivo de propor um estudo sobre a argumentação no discurso literário de Jorge Amado a respeito da sociedade que se construiu em torno da economia do cacau desenvolvida na região sul da Bahia entre os séculos XIX e XX. O corpus constitui-se com base em quatro romances que apresentam como referencial espacial a cidade de Ilhéus: Cacau (1933), Terras do Sem Fim (1942), São Jorge dos Ilhéus (1944) e Gabriela, cravo e canela (1958). Parte da hipótese de que os fatores de argumentação envolvidos no funcionamento do discurso literário participam de um processo de adesão muito distinto daqueles de outras práticas discursivas. Essa problemática convoca categorias de análise capazes de articular argumentação e discurso: as cenas de enunciação e o ethos discursivo. A análise volta-se para (i) a construção da cenografia e das cenas validadas ? derivadas da relação entre os efeitos de real e de ficção, e da interdiscursividade, (ii) a projeção da cena de enunciação argumentativa ? um simulacro de argumentação construído por meio das formas do discurso relatado ?, (iii) a construção do ethos do romancista ? depreendido a partir dos processos de identificação e de contra-identificação entre as instâncias subjetivas que constituem o discurso de Jorge Amado. A fundamentação teórico-metodológica articula-se entre a Teoria do Discurso inaugurada por Michel Pêcheux e a Teoria da Argumentação no Discurso proposta por Ruth Amossy. Espera-se deslindar os espaços discursivos que emergem dos romances amadianos, além daqueles constituídos pelas formações discursivas ?burguesa? e ?comunista?, compreendendo a relação de existência do discurso de Jorge Amado nos modos de produção da sociedade cacaueira.
    • Nome do projeto: La retórica crítica de Michael Calvin McGee y James Arnt Aune. El encuentro de la retórica con el materialismo (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , VITALE, MARÍA ALEJANDRA .
      Descrição: El presente proyecto de investigación posdoctoral se trata de un estudio bibliográfico y tiene como objetivo exponer los fundamentos epistemológicos y la metodología de análisis de la corriente del análisis retórico conocida como retórica crítica, tal como fue formulada por los teóricos estadounidenses Michael Calvin McGee (1975, 1979, 1980a, 1980b, 1982, 1985, 1990, 1997) y James Arnt Aune (1983, 1990a, 1990b, 1994, 2001, 2003). Planteamos hacer una recopilación adecuada de bibliografía de esos dos teóricos para orientar hacia un marco teórico que considera la relación entre la dimensión retórica del discurso y su dimensión materialista. El área de interés de esto proyecto se encuentra en el análisis del discurso y la retórica, específicamente sobre las dimensiones ideológica y argumentativa del discurso. En esto área son bastante conocidos los postulados del teórico francés Michel Pêcheux a respecto del análisis del discurso y del filósofo belga Chaïm Perelman en el ámbito de la teoría de la argumentación. El encuentro entre estos dos marcos teóricos ha sido explotado por autores brasileños como Osakabe (1979), Orlandi (1998) y Piris (2016), así como también en Argentina por Vitale (2006, 2009, 2016). Mientras no son tan conocidos en Argentina y en Brasil las conceptualizaciones ofrecidas por McGee y Aune en el marco teórico de la retórica crítica, quienes se propongan a reflexionar acerca de la relación entre retórica y materialismo. Así, creemos que esta investigación va a contribuir con el área de interés. El programa de nuestro posdoctorado se insertará en el proyecto de investigación dirigido por la Dra. María Alejandra Vitale: ?Los Archivos de la Dirección General de Informaciones (DGI) de la Provincia de Santa Fe y de la Dirección de Inteligencia de la Policía de la Provincia de Buenos Aires (DIPBA). Un estudio comparativo de dos comunidades discursivas?, UBACyT Nº 20020150100238BA.
    • Nome do projeto: Fundamentos para o ensino da argumentação (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PIRIS, E. L. , GONCALVES-SEGUNDO, P. R. .
      Descrição: Este projeto de pós-doutorado inscreve-se na perspectiva da educação emancipatória e propõe investigar as possibilidades de inscrição do ensino da argumentação no ideário de uma pedagogia de línguas norteada pela didatização de práticas sociais de linguagem, de modo que educandas e educandos possam desenvolver e aprimorar suas capacidades argumentativas - preparando-se para participar de situações argumentativas em sociedade, por meio de gêneros orais, escritos ou multimodais - e valorizar o cultivo do debate de opiniões divergentes, do respeito ao outro, dos ideais democráticos, porque nos espaços em que circulam as ideologias da intolerância não há vez para a argumentação. Trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica que visa articular as perspectivas retórica, lógica e dialética da argumentação num modelo teórico que abranja a argumentação enquanto processo, produto e procedimento (cf. Wenzel, 1992; Grácio, 2009; van Eemeren et al, 2014), bem como explorar os fatores constitutivos das dimensões interacional (cf. Plantin, 2008), comunicativa (cf. Breton, 2003) e discursiva (cf. Angenot, 2006, 2015; Amossy, 2018) da argumentação, para, assim, apresentar formulações teóricas que fundamentem práticas de ensino da análise da argumentação e da prática de argumentar, sobretudo nas aulas de língua materna da educação básica.
    • PIRIS, E. L. . Formação de Professores de Português como Segunda Língua / 2016. 2016 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Formação de professores de Português como Língua Estrangeira / 2015. 2015 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Formação de professores de Português como Língua Estrangeira / 2017. 2017 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Português para Estrangeiros na UESC 2014. 2014 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Português para Estrangeiros na UESC 2015. 2015 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Português para Estrangeiros na UESC 2016. 2016 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Português para Estrangeiros na UESC 2018. 2018 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Minicurso: Análisis del discurso: los medios de comunicación y el debate sobre la educación sexual. 2018 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, EDUARDO LOPES . Grupo de Estudos 'Teorias da Argumentação'. 2018 - Coordenação de curso de extensão
    • PIRIS, E. L. ; PADILLA, C. . Acordo de Convênio de Cooperação Técnico-Científico entre Univ. Est. Santa Cruz e Univ. Nac. Tucumán. 2022 - Coordenação de convênio interinstitucional
    • Graduacao:
      • Curso: Letras com habilitação em Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: não há essa exigência
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Semiótica e Linguística Geral (Conceito CAPES 7)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa (Conceito CAPES 5)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Universidad de Buenos Aires
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2014
    • Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Bernardino de Campos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fundamental II- Português
    • Cooperativa Educacional de São Roque:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Médio - Português
    • Escola de Ensino Fundamental Professora Maria Aparecida de Oliveira Ribeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • EMEF Antonio Fenólio:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
        Outras informações: Estatutário
    • Faculdade Montessori de Ibiúna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade Associada de Cotia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Teia do Saber
        Outras informações: Professor
    • Estácio UniRadial - Campus Ibiúna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Estadual de Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2021 ).
        Outras informações: Coordenador do GT
    • LINHA D´AGUA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Universidad de Buenos Aires:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2019 ).
        Outras informações: Pós-doutorando
    • Universidad Nacional de Tucumán:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor visitante
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Realização de estágio pós-doutoral para execução do projeto de pesquisa intitulado "Fundamentos para o Ensino de Argumentação na Escola", sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Roberto Gonçalves-Segundo.
        Outras informações: Pós-doutorando
    • Universidade Federal de Sergipe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2021 ).
        Outras informações: Professor voluntário
    • Universidade Estadual de Feira de Santana:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor Permanente PPGEL
    • REVISTA IBEROAMERICANA DE ARGUMENTACIÓN:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê Editorial desde novembro de 2022: https://revistas.uam.es/ria/about/editorialTeam