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Greisse Quintino Leal

    • Graduada (2010) e Mestra (2013) em Geografia pela UFMS/Campus de Três Lagoas, Doutora em Geografia pela USP/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2013-2017), Doutoranda em História Econômica pela USP/Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (2018-). Foi Bolsista PET - Programa de Educação Tutorial/Geografia (2008-2010). Professora do curso de Geografia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Território e Territorialidades, Vulnerabilidade Socioambiental, Saneamento Básico e questões de Gênero e Raça.

       

      Links:    

    • CIDADE-CAMPO E ANÁLISE REGIONAL
    • Espaço Urbano e Produção do Território
    • Saneamento Básico na Região Metropolitana de São Paulo
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    • SILVA, C. H. R. ; LEAL, G. Q. . RELATÓRIO DE CAMPO: RECURSOS HÍDRICOS E VULNERABILIDADE AMBIENTAL, APROXIMAÇÕES NO ÂMBITO ESCOLAR EM TRÊS LAGOAS ? MS Revista Discente Expressões Geográficas , v. VI , p. 203 - 220 , 2010. ISSN: 19804148.
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    • SOSSOLOTI, F. P. ; LEAL, G. Q. ; SANTOS, B. M. ; CHAVEZ, D. D. ; FLORES, M.A. ; CLEMENTE, R. H. ; DADALTO, W. C. ; SILVA, E. A. . Geografia e interação Universidade, empresa e comunidade numa prática de Educação Ambienttal em Três Lagoas-MS. 2008 (Outra)
    • SOSSOLOTI, F. P. ; RIBEIRO, F.S. ; LEAL, G. Q. ; FLORES, M.A. . Espaço e Território: Exclusão e o não lugar dos moradores de rua em Três Lagoas-ms. 2008 (Outra)
    • LEAL, G. Q. ; SILVA, E. A. . V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA - EVOLUÇÃO E DIVERSIDADE. 2008 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • LEAL, G. Q. ; SILVA, E. A. . 4° Encontro Nacional dos grpos PET Geografia - Os Paradigmas da Geografia (re)Pensando o Território e o Ambiente no Ensino, pesquisa e Extensão. 2009 (UFMS)
    • CAMPACHE, S. A. ; LEAL, G. Q. . Calourada sócio-cultural 2010. 2010 (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
    • SAKAMOTO, A. Y. ; LEAL, G. Q. . XVIII Encontro Sul-Mato-Grossense de Geográfos. 2010 (UFMS)
    • LEAL, G. Q. . VI Simpósio Nacional sobre Pequenas Cidades. 2022 (UEMS)
    • LEAL, G. Q. ; CAZULA, L. P. . Semana Cultural - MS em Cena 3ª Representação. 2009 (UFMS)
    • Nome do projeto: SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA 2019 (2019 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. .
      Descrição: Semana de debates acerca do racismo estrutural e do processo de decolonização.
    • Nome do projeto: SEMANA DO MEIO AMBIENTE: RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA NO MATO GROSSO DO SUL: os desafios ambientais na região da Serra da Bodoquena e no Pantanal (2021 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. .
      Descrição: Essa atividade tem como objetivo discutir os impactos ambientais causados pela expansão do agronegócio nos rios da microrregião da Serra da Bodoquena e no Pantanal sul-mato-grossense que comprometem a qualidade hídrica e a atividade turística.
    • Nome do projeto: DITEFRON - Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. , RODRIGUES, L. F. , ALVES, D. C. L. , SILVA, F. G. O. , ALVES, L. B. , VIANA, J. N. L. .
      Descrição: Este projeto é para o grupo de pesquisa DITEFRON, que funda-se no âmbito do curso de Geografia da Unidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Jardim), localizada na faixa de fronteira. O grupo de pesquisa nasce de uma necessidade teórico-metodológica de construir uma agenda investigativa na qual os processos socioespaciais históricos e contemporâneos sejam analisados a partir da realidade concreta das áreas fronteiriças, especialmente na fronteira de expansão do agronegócio e de uma urbanização não linear, se considerarmos o processo de urbanização do Brasil. Tendo em vista que o território brasileiro possui 17 mil quilômetros de fronteira com os demais países latino-americanos (Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), 588 municípios constituídos na faixa de fronteira e aproximadamente 10 milhões de habitantes fronteiriços, os eixos de pesquisa buscam abarcar a diversidade dos fenômenos sociais e das dinâmicas espaciais em áreas de fronteira.
    • Nome do projeto: A necropolítica educacional a partir de itinerários formativos projetados por travestis, transexuais e transgêneros trabalhadoras sexuais e/ou putas em Jardim/MS (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. , SILVA, F. G. O. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa lança preocupações científicas sobre o direito à educação de mulheres travestis, transexuais e transgêneros trabalhadoras do sexo e/ou putas da Rodovia 267, Vital Brasil, em Jardim/MS. Entendo o direito à educação como o itinerário formativo projetado por um/a estudante que envolve o acesso, a permanência e a conclusão da escolaridade. Entender esse fluxo nos corpos-existências de pessoas diferentes da pretensa cisheteronormatividade reguladora. Acessar o enredo de narrativas poético-existenciais de pessoas que são alvos das políticas de morte ou quando sobreviventes ao emprego da precariedade e, sobretudo, das gambiarras legais para viverem a cidadania. A educação precisa se preocupar com esses corpos-existências diferentes, sobretudo em relação ao direito à educação, guiando-se em lugares de falas e as intersecções que identificam mulheres trans(femininas). A abordagem que compõe essa pesquisa é a decolonial porque permite legitimar o lugar de fala das protagonistas da pesquisa. O método de coleta de dados serão as experiências vividas com a técnica da entrevista narrativa. A partir disso, pretendo utilizar a perspectiva dos estudos interseccionais para analisar e interpretar os dados. Esse recurso oferece condições de interagir um ou mais elementos das diferenças presentes nos corpos-existências das participantes para identificar quais são as vias de opressão que atingem essas vidas na cidade de Jardim/MS. Encontrando respostas assim para entender a não permanência ou conclusão da escolarização, sobretudo, quando os seus projetos existenciais e de vida se encontram fracassados (ou não). ao passo que também podemos encontrar estratégias de resistência.
    • Nome do projeto: Dinâmicas territoriais na fronteira em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero: desenvolvimento regional e apropriação dos recursos naturais, históricos e culturais pela atividade turística e pela prática do ensino (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. , SILVA, F. G. O. , VIANA, J. N. L. , CAPOANE, V. .
      Descrição: O projeto de pesquisa 'Dinâmicas territoriais na fronteira em Ponta Porã e Pedro Juan Caballero: desenvolvimento regional e apropriação dos recursos naturais, históricos e culturais pela atividade turística e pela prática do ensino' é uma iniciativa vinculada aos Grupos de Pesquisa Dinâmicas territoriais e espaços fronteiriços: produção do espaço, globalização e urbanização e Grupo de Estudos em Fronteira, Turismo e Território, ambos cadastrados no CNPQ. A proposta visa contribuir com os estudos relacionados a fronteira Brasil-Paraguai, através de outras perspectivas, relacionadas não somente a prática turística, como também as possibilidade de prática de ensino por meio dos elementos que constituem esse espaço. Cabe a Universidade ? especialmente a Unidade de Jardim, que encontra-se na faixa de fronteira, promover a produção científica e acadêmica sobre essa temática, uma vez que reverbera no espaço geográfico do estado de Mato Grosso do Sul as relações estabelecidas na fronteira Brasil-Paraguai. A pesquisa tem como objetivo principal analisar as dinâmicas fronteiriças e suas implicações no desenvolvimento regional. Dessa maneira, justifica-se essa pesquisa pela necessidade de contribuir com o processo de produção científica e acadêmica acerca das questões fronteiriças, que estão presentes e são atuantes no estado e, principalmente, na região onde estamos inseridos enquanto instituição de ensino. Além de colaborar com o pensamento geográfico em relação ao desenvolvimento regional e as potencialidades existentes na região de estudo, e que podem, num futuro, servir de embasamento para trabalhos relacionados a área da Geografia, História, entre outras, a partir da prática de ensino e aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Formação continuada para professores de Geografia da rede pública: novos desafios e saberes (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LEAL, G. Q. , SILVA, D. A. , RODRIGUES, L. F. , ALVES, D. C. L. , SILVA, F. G. O. , ALVES, L. B. , KARAS, T. S. , GARCIA, D. T. .
      Descrição: Essa proposta de Projeto de Extensão surgiu com a preocupação de qualificar a formação continuada docente a partir de diálogos com saberes e práticas voltadas para o trabalho didático focado em demandas oriundas da associação de direitos humanos, democracia e inclusão social. Esse curso é voltado para docentes que lecionam a disciplina de Geografia na educação básica dos municípios de Guia Lopes da Laguna e Jardim/ MS. Em razão da instabilidade política em geral que acarretou na instalação de uma agenda regressiva congelando os recursos públicos destinados para saúde, educação e investimento social e mediante a reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/ 2017) houve uma precarização do papel do professor, que pode ser substituído por sujeito de notório saber, sem a devida formação teórica e pedagógica para estar em sala de aula, influenciando numa formação acrítica. Nesse sentido, essa proposta do projeto de extensão visa estimular e valorizar a profissão docente crítica e atenta para o exercício dos direitos humanos, democracia e inclusão social. Este projeto discute temáticas pertinentes ao Ensino de Geografia enfocando as mudanças da BNCC para os campos de saberes e experiências relacionados à Ciência Geográfica, promovendo a interação entre as/os participantes no intuito de repensar as práticas pedagógicas realizadas cotidianamente na escola. A reflexão teórica trará suporte aos desafios que a Educação e a juventude demandam, com pensamento crítico, dialogado e emancipador, que possibilitem uma formação continuada preocupada com a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.
    • Nome do projeto: SEMANA DO DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES 2020 (2020 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: LEAL, G. Q. .
      Descrição: Palestra realizada após discussões em sala de aula nas disciplinas do curso de Geografia-UEMS/Jardim sobre feminismo e feminicídio.
    • SILVA, E. A. ; PINTO, A. L. ; GOMES, C. A. Q. ; LEAL, G. Q. . Serviços de Educação Ambiental e Comunicação Social com os alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Três Lagoas-MS. 2008 - Monitoria
    • SILVA, E. A. ; PINTO, A. L. ; GOMES, C. A. Q. ; LEAL, G. Q. . Serviços de Educação Ambiental e Comunicação Social com os alunos do 5° Ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Três Lagoas. 2009 - Monitoria
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia/Llicenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
        Título: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO TERRITÓRIO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO (RMSP)
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: História Econômica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: MATTE LARANGEIRA, ESTADO E BANCO RIO E MATO GROSSO: LUCRO, POLÍTICA E PODER NO SUL DO ANTIGO MATO GROSSO DE 1882 A 1902
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2017 ).
        Outras informações: Doutoranda
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • História Econômica & História de Empresas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista Pantaneira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
    • GEOFRONTER:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).