Não autenticado |

Ruberval Franco Maciel

    • Doutorando em Estudos Lingüísticos e Literários de Inglês pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado sanduíche no Centre for globalization and cultural studies - Univeristy of Manitoba - canada; mestre em Linguística Aplicada - University of Reading - Inglaterra (2001); graduado em Letras (Português/Inglês) e bacharel em Tradutor/Intérprete pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (1998). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e pesquisador externo associado do Centro de Globalização e Estudos Culturais da University of Manitoba no Canadá. Presidente fundador da Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul (APLIEMS). Foi avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (MEC) Língua Inglesa. Integrante do GT assessor do MEC para elaboração de projetos institucionais de formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira/adicional. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística Aplicada, políticas públicas para o ensino de LE, novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico.

       

      Links:    

    • MACIEL, R. F. ; ARAUJO, V. A. . Formação de professores de Línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí-SP : Paco Editorial, 2011 . 328p. ISBN: 978-85-64367-.
    • MACIEL, R. F. ; ARAUJO, V. A. . Ensino da Língua Inglesa: contribuições da Lingüística Aplicada. Campo Grande : UNAES, 2008 . p. ISBN: .
    • MACIEL, R. F. . Reading strategically. Campo Grande : UNIDERP, 2005 . 2000p. ISBN: .
    • MACIEL, R. F. . Glossário de Termos de Marketing. Campo Grande : UNAES/UNIDERP, 2005 . 150p. ISBN: .
    • MACIEL, R. F. . Glossário de Termos Técnicos da Ciência da Computação. Campo grande : UNAES/UNIDERP, 2005 . 150p. ISBN: .
    • MACIEL, R. F. ; Takaki, N.H. . Memes online: implicações para a construção de conhecimento sob a ótica dos novos letramentos Contexturas , v. 2011 , p. 29-50 - , 2011. ISSN: 01047485.
    • MACIEL, R. F. . Globalization, language policy and new literacies: perspectives for research on teacher education and language teaching Revista de Estudos Canadenses - NEC/UFU , v. 01 , p. 01 - 09 , 2011. ISSN: 22380132.
    • MACIEL, R. F. . Globalização, reformas educacionais e ensino de línguas: colaboração de pesquisa Brasil/Canadá Interfaces Brasil/Canadá (Impresso) , v. 12 , p. 253 - 270 , 2011. ISSN: 15190994.
    • MACIEL, R. F. . Globalization, public schools and curricular proposals: challenges for teacher education in Brazil Contexturas , v. 16 , p. 161 - 174 , 2010. ISSN: 01047485.
    • MACIEL, R. F. ; LIMA, E. C. . Abordagem Comunicativa em Língua Inglesa num contexto de escola pública estadual no município de Campo Grande-MS Neografias , v. 05 , p. 53 - 59 , 2006. ISSN: .
    • MACIEL, R. F. . O uso da Literatura no ensino da Língua Inglesa NEOGRAFIAS , v. , p. - , 2005. ISSN: .
    • MACIEL, R. F. . Estratégias de Leitura no ensino-aprendizagem da Língua Inglesa Neografias , v. 003 , p. - , 2005. ISSN: .
    • MACIEL, R. F. . Os Processos de Compreensão To-down e Bottom-up em Língua Estrangeira Revista Rumos , v. , p. - , 2005. ISSN: 16793676.
    • MACIEL, R. F. . Schema theory to the field of reading in a foreign language teaching Calidoscópio (UNISINOS) , v. 000002 , p. 95 - 100 , 2004. ISSN: 16798740.
    • MACIEL, R. F. . From innovation to language policy: towards a locus of research in Applied Linguistics. Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas, v. 1, p. 217 - 254, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Os processos de compreensão top-down e bottom-up em Língua Estrangeira. Tendências contemporâneas em Letras - povos do Pantanal, v. , p. - , 2006.
    • MACIEL, R. F. . Inovation in Language Teaching: a theoretical contribution. Ensino da Língua Inglesa: contribuições da Lingüística Aplicada, v. , p. - , 2008.
    • MACIEL, R. F. . Análise das Necessidades: implicações para o planejamento de cursos de Língua Inglesa. Tendências Contemporaneidade em Letras, v. 290, p. 115 - 126, 2005.
    • MACIEL, R. F. ; SILVA, M. V. M. . A leitura no Ensino da Língua Inglesa: A importância da análise do discurso na cognição do aluno. Neografias - Escrever em Letras: Artigos científicos, v. 13, p. 65 - 69, 2004.
    • MACIEL, R. F. ; PEREIRA, M. H. . PCNs de Lingua Estrangeira: Um olhar crítico. Neografia, v. 00010, p. 10 - 20, 2004.
    • MACIEL, R. F. . Mundanças na sociedade global e a necessidade de repensar o ensino de Língua Estrangeira nas nossas escolas . Jornal diário corumbaense , Corumba-MS , 02 jun. 2009.
    • MACIEL, R. F. . Formação crítica de professores de língua inglesa: reconstruindo práticas locais via documentos oficiais. In: XI Congresso Internacional da ABECAN , 2011 , Universidade Federal da Bahia. 20 anos de Interfaces Brasil-Canadá. Salvador : ABECAN, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Novos letramentos, multiletramentos e formação critica de professores de inglês. In: XI Congresso Internacional da ABECAN , 2011 , Salvador. 20 anos de Interfaces Brasil-Canadá. Salvador : ABECAN, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Formaç o crítica de professores de Língua Inglesa em contexto de mudanças. In: III Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts , 2011 , São Paulo. Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts. São Paulo : USP, 2011.
    • MACIEL, R. F. . A formação do professor de inglês e a complexidade do contexto na atuação profissional. In: II SIEL - Simpósio de Estudos em Letras , 2011 , Cassilândia. Letras - múltiplos olhares, diversas perspectivas. Cassilândia : UEMS, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Políticas públicas linguísticas e o ensino de língua inglesa em MS. In: XV SEMANA DE LETRAS - UFMS , 2011 , Aquiduana. Letramentos na formação de cidadãos críticos e conectados: desafios nas inovações colaborativas. Aquidauana : UFMS, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Politicas linguisticas, globalizacao e novos letramentos: perspectias para pesquisa em formacao de professores de lingua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro : ALAB/UFRJ, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Re-situando politicas publicas para o ensino de linguas e praticas de formacao de professores em projetos colaborativos. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro : ALAB/UFRJ, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Politicas linguisticas, globalizacao e novos letramentos: perspectias para pesquisa em formacao de professores de lingua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro : ALAB, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Politicas linguisticas, globalizacao e novos letramentos: perspectias para pesquisa em formacao de professores de lingua inglesa. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e Sociedade. Rio de Janeiro : ALAB, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Politicas linguísticas, globalização e novos letramentos: perspectivas para pesquisa em formação de professores de língua inglesa. In: CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio de Janeiro. Linguística Aplicada e sociedade. Rio de Janeiro : ALAB, 2011.
    • MACIEL, R. F. . Formação crítica de professores de Língua Inglesa: reconstruindo práticas via documentos oficiais. In: CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2011 , Rio De Janeiro. Linguística aplicada e sociedade. Rio de Janeiro : ALAB, 2011.
    • MACIEL, R. F. . local knowledge, critical ethnography and language policy: expanding research perspctives in teacher education. In: I SEFELI , 2011 , ARACAJU. I Seminário de Formação de Professores de Língua Inglesa. : , 2011.
    • MACIEL, R. F. . Ensino crítico de língua inglesa na escola pública: um relato de experiência. In: V Encontro de Professores de Língua Inglesa do Estado de MS , 2011 , Campo Grande. V Encontro de professores de Língua Inglesa do estado de MS. : , 2011.
    • MACIEL, R. F. . New literacies and English language teaching policies in Brazil: Negotiating and reconstructing local knowledge and practices. In: Mobiliy Language Literacy , 2011 , Cape Town. Mobility Language Literacy. Cape Town : , 2011.
    • MACIEL, R. F. ; Takaki, N.H. . Resituating the politics and the practices of globalization as they impact on literacies in social practice: reading a Brazilian educational document for research in Brazilian contexts. In: Mobility Language Literacy , 2011 , Cape Town. Mobility language literacy. : , 2011.
    • MACIEL, R. F. . Pesquisa em formação do professor de língua inglesa em contexto de mudanças. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL , 2010 , Palhoça-SC. Pesquisa em formação do professor de língua inglesa em contexto de mudanças. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: políticas públicas para o ensino de Língua Inglesa na nova ordem mundial. In: III congresso Latino-Americano de formação de professores de Línguas , 2010 , Taubaté. Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: políticas públicas para o ensino de Língua Inglesa na nova ordem mundial. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . Negotiating and reconstructing local knowledge and practices: Brazilian Policies for English Language Teaching. In: III International Conference on multilingual discourses , 2010 , Hangzhou. Negotiating and reconstructing local knowledge and practices: Brazilian Policies for English Language Teaching. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . Letramento Digital e multimodalidade. In: II SIMPÓSIO: O UNIVERSO DA LEITURA NA SALA DE AULA , 2010 , Campo Grande. Letramento digial e Multimodalidade. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . Elaboração de mapas conceituais digitais. In: ECAP - Encontro Científico da Alta Paulista , 2010 , Dracena. ECAP - Encontro Científico da Alta Paulista. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . Curricular reforms and English language teaching: negotiating and reconstructing local knowledges. In: II Seminar Developing Literacies in Cross-cultural contexts , 2010 , São Paulo. II Seminar Developing Literacies in Cross-cultural contexts. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NEGOCIANDO E RECONSTRUINDO CONHECIMENTOS E PRÁTICAS LOCAIS. In: I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários de Inglês , 2010 , Maringa. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NEGOCIANDO E RECONSTRUINDO CONHECIMENTOS E PRÁTICAS LOCAIS. : , 2010.
    • MACIEL, R. F. . New literacies, multiliteracies and critical literacies: challenges for teacher education in Brazil. In: 37 TESL Ontario , 2009 , Toronto - Canadá. Language for a Changing World. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: implicações para pesquisa sobre inovação curricular e formação de professor. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto. II Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. . O Papel da Língua Inglesa no Ensino Médio a partir dos documentos oficiais: necessidade de pesquisa e implementação. In: II Congresso Internacional da ABRAPUI , 2009 , São José do Rio Preto. The teaching of English: towards an interdisciplinary approach between language and literature. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. . Políticas Públicas para o ensino de Língua Inglesa: entre o global e o local. In: XXV JELI - Refletindo o futuro do ensino de Inglês , 2009 , São Paulo. XXV JELI - Refletindo o futuro do ensino de Inglês. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. ; Duboc, Ana Paula ; Ferraz F . Orientações Curriculares para o ensino médio: da teoria à implementação. In: XXV JELI - Refletindo o futuro do ensino de Inglês , 2009 , São Paulo. XXV JELI - Refletindo o futuro do ensino de Inglês. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. ; Duboc, Ana Paula ; Ferraz, Daniel de Mello . Novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico - como se concretizam na prática. In: XXV JELI - 25 anos refletindo o futuro do ensino de inglês , 2009 , São Paulo. JELI 2009 : 25 anos refletindo o futuro do ensino de inglês. : , 2009.
    • MACIEL, R. F. . Curricular innvoation in ELT: a theoretical contribution. In: X Seminário de Lingüística Aplicada , 2008 , Salvador. Curricular innovation in ELT: a theoretical contribution. : , 2008.
    • MACIEL, R. F. . Reaction to a top down curricular innovation in the public sector. In: XXI JELI - Jornada dos Professores de Língua Inglesa , 2005 , Sorocaba. XXI JELI - Coming of age: Apliesp turns 21. Sorocaba-SP : APLIESP, 2005.
    • MACIEL, R. F. . Playing with English. In: Encontro Nacional de estudantes de letras , 1997 , Aquidauana. Letras de A a Z. : , 1997.
    • MACIEL, R. F. . Reported Impementation and Reaction of a National Innovation in the Private sector in Brazil. In: MA dissertation presentation - Applied Linguistics Circle , 2001 , Reading. MAAL Dissertations 2001. : , 2001.
    • MACIEL, R. F. . The Role of Shakespeare in the Development of oral skills in English in large classes. In: Apliesp , 1997 , Sao Pauo. . : , 1997.
    • MACIEL, R. F. . Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí - SP : Paco Editorial , 2011 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • MACIEL, R. F. ; BRYDON, D. . Necessidades locais, contextos globais: aprendendo novos letramentos. : , 2010 (Tradução)
    • MACIEL, R. F. . Revista Rumos. Campo Grande - MS : IESF-UNIGRAN , 2005 (Tradução)
    • MACIEL, R. F. . Abstract - Revista Interletras. Dourados-MS : Revista Interletras , 2004 (Tradução)
    • MACIEL, R. F. . Abstract - Revista Rumos. Campo Grande : Rumos - Revista do IESF - Instituto de Ensino Superior da Funlec , 2003 (Tradução)
    • MACIEL, R. F. . MEC: Avaliador de livro's didáticos de Língua Estrengeria do PNDL. 2009 (Consultoria)
    • MACIEL, R. F. . Centro de Idiomas da UNAES. 2005 (Elaboracao_de_projeto)
    • MACIEL, R. F. . Especialização lato sensu em Língua Inglesa: ensino-aprendizagem. 2006 (Elaboracao_de_projeto)
    • MACIEL, R. F. . Formação continuada para os professores da educação de jovens e adultos - III e IV fases. 2005 (Consultoria)
    • MACIEL, R. F. . Formação Continuada de Professores de Língua Inglesa da Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso do Sul. 2005 (Consultoria)
    • MACIEL, R. F. . Projeto de Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização Lato-Sensu - Língua Inglesa: Ensino Aprendizagem. 2004 (Elaboracao_de_projeto)
    • MACIEL, R. F. . Politicas linguisticas, globalizacao e novos letramentos: perspectias para pesquisa em formacao de professores de lingua inglesa. 2011 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . RE-SITUANDO POLITICAS PUBLICAS PARA O ENSINO DE LINGUAS E PRATICAS DE FORMACAO DE PROFESSORES EM PROJETOS COLABORATIVOS. 2011 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . Ensino crítico de língua inglesa na escola pública: relato de experiência. 2011 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . Globalization, curricular reforms and English language teaching: negotiating and reconstructing local knowledge. 2011 (Congresso)
    • Takaki, N.H. ; MACIEL, R. F. . Resituating the politics and the practices of globalization as they impact on literacies in social practice: reading a Brazilian educational document for research in Brazilian contexts. 2011 (Simposio)
    • MACIEL, R. F. . New literacies and English language teaching policies in Brazil: Negotiating and reconstructing local knowledge and practices. 2011 (Simposio)
    • MACIEL, R. F. . Negociando e reconstruindo conhecimentos e práticas locais: políticas públicas para o ensino de Língua Inglesa na nova ordem global. 2010 (Outra)
    • MACIEL, R. F. . LETRAMENTO DIGITAL E MULTILETRAMENTOS. 2010 (Simposio)
    • MACIEL, R. F. . Politicas públicas para o ensino de Línguas Estrangeiras. 2010 (Seminário)
    • MACIEL, R. F. . POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: NEGOCIANDO E RECONSTRUINDO CONHECIMENTOS E PRÁTICAS LOCAIS. 2010 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . O papel da Língua Inglesa no ensino médio a partir dos documentos oficiais: necessidade de pesquisa e implementação. 2009 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: implicações para pesquisa sobre inovação curricular e formação de professor. 2009 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. ; Ferraz, Daniel de Mello ; Duboc, Ana Paula . Orientações curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. ; Ferraz, Daniel de Mello ; Duboc, Ana Paula . Novos letramentos, multiletramentos e letramento crítico: como se concretizam na prática. 2009 (Congresso)
    • MACIEL, R. F. . Políticas públicas para o ensino de Língua Inglesa: entre o global e o local. 2009 (Conferência)
    • MACIEL, R. F. ; Grubert, R. P. . Curricular innovation for high schooland its implication for teacher development. 2008 (Comunicacao)
    • MACIEL, R. F. . Curricular innovation in language teaching: a theoretical contribution. 2008 (Comunicacao)
    • MACIEL, R. F. . A importância de se aprender uma Língua Estrangeira. 2008 TV Pantanal
    • MAGNANI, L.H. ; MACIEL, R. F. . Video games, novos letramentos e construção de sentidos. 2012
    • WINDLE, J. ; MACIEL, R. F. . Letramentos críticos no contexto australiano. 2012
    • MACIEL, R. F. . I Seminário Interinstitucional de Estudos Literários de Língua Inglesa. 2006 (UEMS - UNIDERP - UFMS)
    • MACIEL, R. F. ; ARAUJO, V. A. ; Ono F. ; Ferraz F . I EPLIMS - Encontro de professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul. 2006 (APLIEMS - Associação dos Professores de Língua Inglesa do Estado de Mato Grosso do Sul)
    • MACIEL, R. F. ; Ono F. ; Silva, J.F.S. ; Lopes, M.C.L.P. . III EPLIMS. 2008 (APLIEMS)
    • Menezes de Souza, L.M. ; MACIEL, R. F. ; Costa, K. F. . LETRAMENTOS CRÍTICOS E O ENSINO NO SÉCULO XXI: MÉTODOS OU ÉTICA? proferida pelo Dr Lynn Mario Menezes de Souza. 2010 (APLIEMS)
    • MACIEL, R. F. ; Takaki, N.H. . Local needs, global contexts: learning new literacies. 2010 (UEMS, UFMS, Embaixada do Canadá)
    • MACIEL, R. F. ; Costa, K. F. . Necessidades Locais, contextos globais: aprendendo novos letramentos. 2010 (UEMS, UFMS, Embaixada do Canadá)
    • CREPALDI, A. ; MACIEL, R. F. . Local needs, global contexts: learning new literacies. 2010 (UEMS-UFGD-Embaixada do Canadá)
    • MACIEL, R. F. ; Silva, J.F.S. ; Lopes, M.C.L.P. ; Costa, K. F. . V Encontro de professores de Lingua Inglesa do Estado de MS. 2011 (APLIEMS)
    • MACIEL, R. F. ; Costa, K. F. . VI Encontro de Formação de professores de inglês do estado de MS. 2011 (APLIEMS)
    • MACIEL, R. F. . Lingüística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa. 2003 (Universidade Católica Dom Bosco)
    • MACIEL, R. F. . Gramática Pedagógica. 2004 (Universidade para o Desenvolvimento e Estado do Região do Pantanal)
    • MACIEL, R. F. . Ensino de Leitura em Língua Estrangeira. 2005 (UNIDERP - Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal)
    • MACIEL, R. F. . Abordagens de Ensino de LI: Métodologia, Planejamento e Avaliãção. 2005 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Desenvovimento da Habilidade Oral: Speaking. 2005 (UNIDERP)
    • MACIEL, R. F. . Abordagens: planejamento e material didático. 2005 (UNAES - Centro Universitário de Campo Grande)
    • MACIEL, R. F. . Introdução à análise do discurso: as marcas da oralidade no jornalismo popular. 2006 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • MACIEL, R. F. . Métodos e planejamento de cursos de LI. 2006 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia da Pesquisa. 2006 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Ensino de Leitura em Língua Inlgesa. 2006 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Estratégias de Aprendizagem de Língua Inglesa. 2008 (Liberalimes)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia da Pesquisa. 2008 (Liberalimes)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia da Pesquisa. 2007 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia da Pesquisa. 2007 (UNAES)
    • MACIEL, R. F. . Gramática Pedagógica. 2008 (Instituto Libera Limes)
    • MACIEL, R. F. . Introdução à Linguistica Aplicada. 2008 (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul)
    • MACIEL, R. F. . Escrita acadêmica. 2008 (Centro Universitário de Campo Grande)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia do Ensino Superior - Especialização em Gestão Estratégica e Empresarial. 2010 (Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande-MS)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia da Pesquisa. 2009 (Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande-MS)
    • MACIEL, R. F. . Metodologia do Ensino Superior - Especialização em gestão estratégica e empresarial. 2009 (Faculdade Estácio de Sá)
    • MACIEL, R. F. . Curricular Innovation and teacher development in the public sector in Brazil: renegotiating concepts for implementation. 2010
    • MACIEL, R. F. . Relatório FUNDECT. 2011
    • Nome do projeto: Developing transnational literacies: knowledge exchange Brazil-Canada (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MonteMór, W. , BRYDON, D. , Menezes de Souza, L.M. , Morgan, Brian , Martin, Ian , Tavares, Roseanne , Zacchi, Vanderlei , MACIEL, R. F. .
      Descrição: The project builds on the partnership between the Centre for Globalization and Cultural Studies at the University of Manitoba (directed by Diana Brydon) and the National Curriculum Project in English at the University of Sao Paulo (directed by Walkyria Monte Mor and Lynn Mario de Souza). From this core, the partnership involves researchers at the University of Winnipeg, Glendon College, York University, and the University of Waterloo in Canada and the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS), the Federal University of Alagoas, the Federal University of Sergipe, the Getulio Vargas Foundation, Rio, and APLIEMS (Association of English Teachers of Mato Grosso do Sul) in Brazil. Each co-investigator brings distinctive expertise to this project. Our co-creation of knowledge and understanding will synthesize and build on existing work across the disciplines with the aim of mobilizing our findings in accessible ways in classroom and web-based settings, building institutional capacity, and training the next generation of teachers, translators, and researchers in both countries.
    • Nome do projeto: Curricular Innovation and teacher development in the public sector in Brazil: renegotiating concepts for implementation (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MonteMór, W. , BRYDON, D. , MACIEL, R. F. .
      Descrição: Due to the complexity of the process of a curricular innovation, interdisciplinary researches are necessary to analyze, reinterpret and implement changes, based on the notion of community, globalization, identity and autonomy (BRYDON, 2008). In the last ten years the Brazilian Ministry of Education has launched some documents aimed at proposing some guidelines to the teaching of English to both public and private sectors to be reinterpreted and adapted locally, but there are mismatches between the global and local proposals. The research focuses on the last document based on the new literacies (LANKSHEAR & KNOBEL 2003; SNYDER, 2001; GEE 1997), multiliteracies (COPE & KALANTZIS, 2000) and critical literacies (LUKE & FREEBODY, 1997) which also considers the effects of globalization and the restructuring process of policy making in education. The study has been developed as a qualitative research in a public school and aims at analyzing a teacher development program, planned and implemented by teachers designed collectively based on their reinterpretations which consider their community, identity and issues of global and local regarding the role of English in the public school. Data rely on transcriptions of meetings, reflexive diaries during the process of negotiation, reinterpretations and criteria for implementation the document locally seeking for autonomy. This study investigates the impact of a national curriculum and the way teachers (community) receive, reinterpret and implement according their reconfiguration of the role of English language in Brazilian public school in developing citizenship and its interplay between globalization and autonomy. Project coordenated by Dr. Diana Brydon (University of Manitoba - Canada) and Dr. Walkyria Monte Mór (University of São Paulo)
    • Nome do projeto: Línguas estrangeiras, novos letramentos e multiletramentos: a formação de professores e alunos na sociedade digital e globalizada (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MonteMór, W. , MACIEL, R. F. .
      Descrição: Essa pesquisa busca compreender as mudanças nas concepções de linguagem e de cultura na sociedade digital e globalizada, a influência dessas concepções no ensino universitário no Brasil e a adequação dos conceitos dos novos letramentos que envolvem as concepções sobre multiletramentos, multimodalidades, hipertextualidade, multiculturalidade, por exemplo para uma proposta educacional na área de linguagem e línguas estrangeiras. Coordenadora: Profa. Dra. Walkyria Monte Mór
  • Outras produções técnicas: 10
    • MACIEL, R. F. . Teachers Associations. 2006 - Entrevista
    • Santos, D. ; MACIEL, R. F. . A pesquisa sobre livro didático no âmbito da Linguistica Aplicada. 2008 - Entrevista
    • Paiva, V.M.O. ; MACIEL, R. F. . Modelos de Aquisição de Línguas Estrangeiras. 2008 - Entrevistador da profa. dra vera menezes de oliveira e paiva
    • Cristóvão, V. L. ; MACIEL, R. F. . Políticas Públicas para o ensino de Línguas Estrangeiras. 2007 - Entrevistador da prof. profa. dra vera lucia cristóvão
    • MACIEL, R. F. ; Menezes de Souza, L.M. . LETRAMENTOS CRÍTICOS E O ENSINO NO SÉCULO XXI. 2010 - Entrevista
    • MACIEL, R. F. ; MonteMór, W. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio. 2008 - Entrevista
    • MACIEL, R. F. ; MonteMór, W. . Multimodalidade e Ensino de Línguas. 2009 - Entrevista
    • MACIEL, R. F. ; BRYDON, D. . Globalization, knowledge production and English language teaching. 2010 - Entrevista
    • MACIEL, R. F. ; Duboc, Ana Paula . Novos letramentos e Ensino de língua inglesa. 2011 - Entrevista
    • MACIEL, R. F. ; Takaki, N.H. . Letramentos críticos e formação de professores. 2011 - Entrevista
    • Graduacao:
      • Curso: Letras (Portugues/Ingles) e Trad. Intérprete
        Nome da Instituição: Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: University Of Reading
        Ano de conclusão: 2001
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • University Of Reading:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Professsor de Portugues para estrangeiros
    • Colegio Dom Bosco:
      • Tipo de vínculo: Outro (1995 - 2000 ).
        Outras informações: Professor de Ingles
    • Colegio Dinamico:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - 2000 ).
        Outras informações: Professor de Ingles e coordenador de area
    • Colégio Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1991 - 1994 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Faculdade Estácio de Sá:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2005 ).
        Outras informações: Graduação: - Jornalismo - Publicidade e Propaganda - Turismo
    • Universidade Católica Dom Bosco:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2004 ).
    • Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2009 ).
    • Faculdades Integradas de Campo Grande:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2008 ).
    • Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2003 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Graduação - Curso de Letras: - Linguagens e tecnologias digitais - Língua Inglesa Pós-graduação - Especialização em Língua Inglesa - Introdução à Linguística Aplicada EM LICENÇA PARA CAPACITAÇÃO (DOUTORADO)
        Outras informações: professor adjunto
    • Univesity of Manitoba - Centre for Globalization and Cultural Studies:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor Visitante (pesquisador)
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Doutorando
    • US-China Foreign Language - ISSN 1539-8080:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Sino-US English Teaching - ISSN 1579-8072:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • :
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA - INGLÊS.