Rosana Salvini
-
Resumo
-
Doutora e Mestra em LETRAS - FILOLOGIA e LÍNGUA PORTUGUESA pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em LETRAS pela FFLCH da Universidade de São Paulo (USP), com Licenciatura Plena em LETRAS pela Faculdade de Educação da mesma universidade. Licenciada em PEDAGOGIA pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduada, com título de especialista, em TEORIAS LINGUÍSTICAS E ENSINO pela FCL UNESP Julio de Mesquita Filho, com uma segunda especialização em METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais - SP. Experiente no ensino de Português como língua materna e estrangeira, assim como na aplicação e correção do exame de proficiência Celpe-Bras. Experiente em gestão escolar, tendo atuado por anos como coordenadora pedagógica e diretora escolar. Atualmente, dirige o Departamento de Ensino na Secretaria da Educação da Prefeitura Municipal de São Sebastião-SP.
-
-
Livros publicados: 1
- CONRADO, R. S. . Produção Textual no Ensino de Português Língua Estrangeira: Paralelo entre o Livro Didático e o Exame Oficial de Proficiência Celpe-Bras. : , 2013 . 123p. ISBN: 9788581483207.
-
Artigos completos publicados em periódicos: 2
- CONRADO, R. S. . A CONSCIÊNCIA METATEXTUAL APLICADA NAS TAREFAS DO EXAME CELPE-BRAS INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. I , p. 27 - 48 , 2021. ISSN: 16791347.
- CONRADO, R. S. . Celpe-Bras: um gênero identitário Revista SIPLE , v. 1 , p. 4 - , 2012. ISSN: 23166894.
-
Capítulos publicados: 4
- CONRADO, R. S. ; JOSEFIAK, D. ; SANTOS, E. M. ; COSTA, V. L. . Unidades do Projeto Final. Abordagem Cultural: materiais didáticos em línguas estrangeiras, v. 1, p. 63 - 72, 2020.
- CONRADO, R. S. . Atividades Individuais. Abordagem Cultural: materiais didáticos em línguas estrangeiras, v. 1, p. 22 - 22, 2020.
- CONRADO, R. S. . Português como língua de herança: a voz das mães. A casa, o sapo e o baú - Português como língua de herança, v. , p. 91 - 101, 2019.
- CONRADO, R. S. . O ENSINO DE PLE A PARTIR DE GÊNEROS AUTÊNTICOS: UMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA. O gênero em diferentes abordagens discursivas, v. 1, p. 1 - 17, 2011.
-
Trabalhos em Anais: 2
- CONRADO, R. S. . Os (des)caminhos entre o livro didático para ensino de PLE e as habilidades avaliadas pelo Celp-Bras. In: SIELP - Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , Uberlândia. Anais do SIELP. Uberlândia : EDUFU, 2011.
- CONRADO, R. S. . Gêneros discursivos autênticos: recursos didáticos para o ensino de PLE. In: VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI EPOG - Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH/UP. São Paulo : JCN Midia Digital Ltda, 2011.
-
Outras Produções Bibliográficas: 6
- CONRADO, R. S. . A voz do aprendiz de PLE numa análise sociodiscursiva. Niterói : UFF , 2012 (RESUMO)
- CONRADO, R. S. . A prática reflexiva no processo de correção das produção textuais de alunos. Batatais : BIBLIOTECA CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO , 2006 (MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO)
- CONRADO, R. S. . Gêneros discursivos autênticos: recursos didáticos para o ensino de PLE. São Paulo : Serviço de Artes Gráficas - FFLCH , 2011 (RESUMO)
- CONRADO, R. S. . Celpe-Bras: um gênero identitário. Assunciòn : SIPLE , 2011 (RESUMO)
- CONRADO, R. S. . Os (des)caminhos entre o livro didático para o ensino de PLE e as habilidades avaliadas pelo Celpe-Bras. Uberlândia : ILEEL UFU , 2011 (RESUMO)
- CONRADO, R. S. . O ensino de PLE a partir de gêneros autênticos: uma abordagem sociointeracionista. São Paulo : USP , 2011 (RESUMO)
-
Apresentações de Trabalho: 11
- SALVINI, R. . Certificando e avaliando competências em Português: CAPLE e CELPE-BRAS. 2021 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . A Teoria dos Espaços Mentais na análise da produção de textos do exame de proficiência Celpe-Bras. 2019 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . A consciência metatextual aplicada nas tarefas do Exame Celpe-Bras. 2018 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . O papel do coordenador pedagógico na gestão da escola. 2017 (Conferência)
- CONRADO, R. S. . A voz do aprendiz de PLE numa análise sociodiscursiva. 2012 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . A voz do aprendiz de PLE numa análise sociodiscursiva. 2012 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . Nossas memórias...Nossos sabores.... 2011 (Conferência)
- CONRADO, R. S. . Gêneros discursivos autênticos: recursos didáticos para o ensino de PLE. 2011 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . O ensino de PLE a partir de gêneros autênticos: uma abordagem sociointeracionista. 2011 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . Celpe-Bras: um gênero identitário. 2011 (Comunicacao)
- CONRADO, R. S. . Os (des)caminhos entre o livro didático para o ensino de PLE e as habilidades avaliadas pelo Celpe-Bras. 2011 (Simposio)
-
Organização de eventos: 2
- CONRADO, R. S. . 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2017 (Sociedade Astronômica Brasileira - SAB)
- CONRADO, R. S. . 19ª Olimíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. 2016 (Sociedade Astronômica Brasileira)
-
Curso de curta duração ministrado: 5
- CONRADO, R. S. . MINICURSO DE ITALIANO. 2000 (Universidade de São Paulo)
- CONRADO, R. S. . Curso de idioma Portugués y Salud para Médicos Generales Integrales Cubanos. 2017 (Ministerio de Salud Publica)
- CONRADO, R. S. . Português para estrangeiros intercambistas. 2011 (Rosana Salvini Conrado)
- CONRADO, R. S. . Português para refugiados e imigrantes. 2020 (Instituto Singularidades)
- CONRADO, R. S. . As variedades do Português Brasileiro em contexto de LE. 2021 (Universidade Roma TRE)
-
Outras produções técnicas: 1
- CONRADO, R. S. . PNLD - Guias digitais. 2019 - Leitura crítica
-
Formação Acadêmica: 4
-
Graduacao:
-
Curso: Artes Visuais
Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
Título: O CARNAVAL DA ?PARAÍSO DO TUIUTI?: A ARTE NA CRÍTICA SOCIAL
Ano de conclusão: 2019
-
Curso: Licenciatura em Pedagogia
Nome da Instituição: Universidade Nove de Julho
Título: Alfabetizar e letrar por meio de gêneros textuais: uma análise de material didático
Ano de conclusão: 2010
-
Curso: LICENCIATURA PLENA EM LETRAS
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2001
-
Curso: LETRAS
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1998
-
Curso: Artes Visuais
-
Mestrado:
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2013
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
-
Doutorado:
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2023
-
Curso: Letras (Letras Clássicas)
-
Especializacao:
-
Nome da Instituição: Universidade de Santo Amaro
Ano de conclusão: 2018
-
Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Ano de conclusão: 2009
-
Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
Ano de conclusão: 2006
-
Nome da Instituição: Universidade de Santo Amaro
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 9
-
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2009
).
Outras informações: PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL II - LÍNGUA P
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2009
).
-
WIZARD IDIOMAS:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2005
).
Outras informações: PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA - ITALIANO
-
Tipo de vínculo: Celetista (2004 -
2005
).
-
E E FRANCISCO GOMES:
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 -
2004
).
Outras informações: PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO II - LÍNGUA PORTUG
-
Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 -
2004
).
-
Prefeitura Municipal de São Sebastião:
- Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
- Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
-
Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP:
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2012
).
Outras informações: O trabalho é baseado na orientação de alunos (tutoria on line) de um curso de especialização (lato sensu), organizado e minsitrado pela Unicamp, de acordo com convênio firmado entre a Universidade e a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (RedeFor). Além da orientação aos alunos, da mediação nos fóruns e em outras ferramentas de ensino, sou responsável pela correção das atividades dissertativas e também pela supervisão da redação dos TCCs.
Outras informações: ORIENTADOR EDUCACIONAL ON-LINE (PORTUGUÊS)
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2012
).
-
Colégio Objetivo - Litoral:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2013
).
Outras informações: Professora de Língua Portuguesa, nas áreas de Leitura, Produção de Texto e Gramática, para os três anos do ensino médio.
Outras informações: Professor de ensino médio
-
Tipo de vínculo: Celetista (2013 -
2013
).
-
Universidade Federal de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
Outras informações: Tutoria no Curso de Aperfeiçoamento em "Políticas Linguísticas para Educação Escolar Indígena", com carga de trabalho de 480 horas.
Outras informações: Tutor
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2015
).
-
Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2018 -
Atual
).
Outras informações: Tutor a distância
-
Tipo de vínculo: Celetista (2018 -
Atual
).
-
Associação Nova Escola:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
Outras informações: Professor autor
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 -
Atual
).
-
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA: