Não autenticado |

Suillan Miguez Gonzalez

    • Doutora em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Participou como cooperante do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP) - bolsa CAPES. Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP) - bolsa CAPES. Graduada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Viçosa/MG (UFV). Professora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo - UNISAL/Lorena dos cursos de Filosofia e Direito e Professora da Faculdade de Tecnologia - FATEC/Guaratinguetá dos cursos de Gestão Comercial e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mediadora on-line do curso de Gestão Empresarial da FATEC. Coordenadora do Núcleo de Educação em Direitos Humanos do UNISAL/Lorena.

       

      Links:    

    • GONZALEZ, S. M. . Febre e poesia. : Novas Edições, 2014 . p. ISBN: 9783639740554.
    • GONZALEZ, S. M. . Pensar rizomaticamente as relações literárias por Timor-Leste PLURAL PLURIEL , v. n.19 , p. 1 - 13 , 2018. ISSN: 17605504.
    • GONZALEZ, S. M. . As relações literárias na lusofonia: a rede de solidariedade para Timor VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 8 , p. 28 - 48 , 2015. ISSN: 23163267.
    • GONZALEZ, S. M. . Ser habitada por Timor Revista Crioula (USP) , v. 17 , p. 1 - 18 , 2016. ISSN: 19817169.
    • GONZALEZ, S. M. . A rede de solidariedade no diálogo entre escritores africanos e timorenses: a urgência da poesia de Xanana Gusmão e o testemunho de Teresa Amal Litterata - Revista do Centro de Estudos Portugueses Hélio Simões , v. 4 , p. 32 - 43 , 2015. ISSN: 22370781.
    • GONZALEZ, S. M. . A presença do febril em 'Ode Triunfal' e 'Ode ao burguês' Revista de Letras (UNESP. Online) , v. 52 , p. 59 - 72 , 2012. ISSN: 19817886.
    • GONZALEZ, S. M. ; BARROS, M. S. B. . Provas de solidariedade africana nas tramas da História e da Literatura Revista Crioula (USP) , v. 2013 , p. 1 - 9 , 2013. ISSN: 19817169.
    • GONZALEZ, S. M. . A aventura modernista em Álvaro de Campos Ângulo (FATEA. Impresso) , v. 1 , p. 8 - 148 , 2011. ISSN: 0101191X.
    • GONZALEZ, S. M. . A matriz dionisíaca e febril dos modernismos português e brasileiro Kalíope (PUCSP) , v. 1 , p. 5 - 156 , 2011. ISSN: 18086977.
    • GONZALEZ, S. M. . A África de Aya de Yopougon. Práticas de Ensino de Literatura: do cânone ao contemporâneo, v. , p. 191 - 201, 2017.
    • GONZALEZ, S. M. ; BARROS, M. S. B. . A resistência timorense permanece: a imigração no Brasil. In: Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología , 2013 , Santiago. Anales del Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. : , 2013.
    • GONZALEZ, S. M. . A literatura portuguesa com temática timorense: Sophia de Mello Breyner Andresen, Joana Ruas, Ruy Cinatti, Pedro Rosa Mendes. In: III Jornada de Literatura Portuguesa: Dialogia na Literatura Portuguesa , 2015 , São Paulo. III Jornada de Literatura Portuguesa. : , 2015.
    • GONZALEZ, S. M. . Sob o viés do febril: uma abordagem dos modernismos português e brasileiro. In: XXII Congresso Internacional da Associação Brasileiros de Professores de Literatura Portuguesa , 2009 , Salvador. Memória, Trânsitos, Convergências. Salvador : Quarteto Editora, 2009. p. 278 - 279.
    • GONZALEZ, S. M. . Instituto Federal - São Paulo. 2017 (Consultoria)
    • GONZALEZ, S. M. . Revista VERBUM. 2017 (Parecer)
    • GONZALEZ, S. M. . Revista Diálogo das Letras. 2017 (Parecer)
    • GONZALEZ, S. M. . Oficina de Revisão de Itens de Linguagens e Códigos para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. 2014 (Assessoria)
    • GONZALEZ, S. M. . Oficina de Revisão de Itens de Linguagens e Códigos para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos - Encceja. 2013 (Assessoria)
    • GONZALEZ, S. M. ; BOAVENTURA, G. A. S. . OS DESAFIOS DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS VÁLIDOS PARA AULAS REMOTAS. 2020 (Congresso)
    • GONZALEZ, S. M. . PNL - Programação Neurolinguística. 2019 (Conferência)
    • SAMPAIO, P. L. ; GONZALEZ, S. M. . O poder da perspectiva e precisão da (re)programação neurolinguística: magia ou excelência humana?. 2019 (Comunicacao)
    • GONZALEZ, S. M. . A rede literária de Timor-Leste. 2016 (Comunicacao)
    • GONZALEZ, S. M. . Vertigens: Mar e Homoerotismo em Pessoa-Alvaro de Campos. 2009 (Comunicacao)
    • GONZALEZ, S. M. . Pesquisa e Produção de Conhecimento. 2011 (Conferência)
    • GONZALEZ, S. M. . Diversidade e Inclusão em relação à profissão  docente, desafios  e suas responsabilidades. 2016 (Conferência)
    • GONZALEZ, S. M. . Timor-Leste, Macau e Goa: a poesia de língua portuguesa no Oriente. 2015 (Congresso)
    • GONZALEZ, S. M. . A rede de solidariedade no diálogo entre escritores africanos e timorenses. 2015 (Outra)
    • GONZALEZ, S. M. . A literatura portuguesa com temática timorense: Sophia de Mello Breyner Andresen, Joana Ruas, Ruy Cinatti, Pedro Rosa Mendes. 2015 (Outra)
    • GONZALEZ, S. M. . Timor onde as flores também desabrocham: a solidariedade no diálogo das literaturas africanas e Timor. 2015 (Outra)
    • GONZALEZ, S. M. . Trajetórias de vida e importância da profissão docente dos professores da Escola de Ensino Secundário Geral 12 de Novembro. 2012 (Conferência)
    • GONZALEZ, S. M. . 1 Seminário da Escola de Ensino Secundário Geral 12 de Novembro. 2012 (Seminário)
    • GONZALEZ, S. M. . O cânone das literaturas de língua portuguesa. 2012 (Conferência)
    • GONZALEZ, S. M. . Língua Portuguesa: perspectivas históricas e abordagens de ensino. 2012 (Conferência)
    • GONZALEZ, S. M. . Sob o viés do febril: uma abordagem dos Modernismos português e brasileiro. 2009 (Congresso)
    • MAIA, D. ; ROSADO, Leonardo ; GONZALEZ, S. M. ; FERRAZ, C. . ESTRATÉGIAS DE RELATIVIZAÇÃO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS OCORRÊNCIAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL E NO DE PORTUGAL. 2007 (Simposio)
    • GONZALEZ, S. M. . A decisiva atuação dos personagens secundários do romance Senhora na construção do retrato social de uma época. 2007 (Congresso)
    • GONZALEZ, S. M. . Memórias de um Sargento de Milícias: as personagens femininas sob a esfera do pecado. 2007 (Congresso)
    • GONZALEZ, S. M. . Curso de Extensão em Língua Latina. 2005 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GONZALEZ, S. M. . Curso de Extensão em Língua Latina. 2006 (Universidade Federal de Viçosa)
    • GONZALEZ, S. M. . Curso de Língua Portuguesa Instrumental - CLPI. 2012 (INFORDEPE)
    • GONZALEZ, S. M. . Curso Preparatório de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira-CPLC. 2012 (INFORDEPE)
    • GONZALEZ, S. M. . Formação de Professores nas Escolas de Ensino Secundário Geral de Timor-Leste. 2012 (INFORDEPE)
    • GONZALEZ, S. M. . 1 Seminário da Escola de Ensino Secundário Geral 12 de Novembro. 2012 (INFORDEPE)
    • GONZALEZ, S. M. . Oficinas de Língua Portuguesa. 2016 (Centro Universitário Salesiano - UNISAL)
    • GONZALEZ, S. M. . Oficinas de Língua Portuguesa. 2017 (Centro Universitário Salesiano - UNISAL)
    • GARMES, H. ; CORREIA, D. B. ; ANTUNES, S. ; OLIVEIRA, E. L. ; GONZALEZ, S. M. . Timor-Leste: Literatura, política e sociedade. 2014 (Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária)
    • Nome do projeto: Ordem dos constituintes do Latim Clássico: nominativo versus acusativo (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONZALEZ, S. M. .
      Descrição: Este projeto prevê estudar a incidência do ordenamento dos constituintes da frase latina, a princípio analisando somente o nominativo e o acusativo no discurso e cartas de Cícero, um grande orador romano.
    • Nome do projeto: Oficina de Língua Portuguesa para Venezuelanos (2021 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONZALEZ, S. M. , Jr. Baldin, Sérgio Augusto , SANTOS, M. A. C. .
      Descrição: Aulas de língua portuguesa e cultura brasileira para melhor proficiência e acolhimento de venezuelanos pelo UNISAL.
    • Nome do projeto: Literatura e Filosofia: a construção do ethos timorense em Colibere de Domingos de Sousa (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONZALEZ, S. M. , SILVA, G. F. .
      Descrição: A iniciação científica orientada buscou compreender, a partir da análise da obra literária Colibere de Domingos de Sousa, o ethos timorense.
    • Nome do projeto: Programação Neurolinguística (PNL): como reprogramar padrões mentais para melhorar comportamentos, ampliar escolhas e promover a criatividade do gestor? (2019 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GONZALEZ, S. M. , SAMPAIO, P. L. .
      Descrição: A Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia que visa ser um processo educacional que ensina as pessoas a usarem o cérebro como aliado para o desenvolvimento pessoal e profissional desenvolvida nos anos 70 pelos estadunidenses Richard Bandler (analista de sistemas) e John Grinder (linguista) que defendem ser possível promover rápidas e positivas mudanças de comportamento por meio da utilização de padrões linguísticos específicos. Os teóricos mencionados inauguraram a PNL a partir da publicação conjunta da obra A estrutura da magia I: um livro sobre linguagem e terapia (1975/1977). O sentido prático da PNL se resume no oferecimento de ferramentas e abordagens inovadoras para estimular o crescimento e superação de crenças limitantes. Na atualidade, é um recurso muito procurado pelas organizações e gestores, uma vez que contribui como estratégia empresarial para o planejamento mais claro do caminho dos negócios e mesmo a previsão da antecipação de decisões em prol de uma visão de futuro. Esta proposta de pesquisa científica se enquadra como teórico-empírica e se compromete em se aprofundar quanto aos conceitos fundamentais da PNL, a saber: sistemas representacionais, espelhamento, rapport, ancoragem, modelagem e ressignificação para, com isso, disponibilizar instrumentos para o gestor reprogramar padrões mentais impeditivos de maior produtividade ou ainda de expansão da rede de relacionamentos. A abordagem prática de tais conceitos será efetivada a partir de uma série de exercícios de desempenho comunicacional e comportamental para que os nossos alunos sejam capazes de organizar e reorganizar a experiência subjetiva de maneira útil para obter resultados específicos. Assim como a PNL conseguiu identificar padrões de excelência de modelos comportamentais de pessoas de sucesso, espera-se demonstrar quais são os padrões mentais e comportamentais que nossos estudantes possuem e qual seria o ideal para que possam atingir os respectivos objetivos, assim como instrumentalizá-los com os recursos da PNL.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Viçosa
        Título: Sob o viés do febril: uma abordagem dos Modernismo português e brasileiro
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
  • Atuação Profissional: 9
    • Colégio de Aplicação - COLUNI:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Monitora de Lingua Portuguesa e Literatura Brasileira
        Outras informações: Monitor
    • Universidade Federal de Viçosa:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Atua na pós-graduação de Língua Inglesa e Tradução, lecionou as disciplinas: "Princípios e Aplicações da Tradução"; "Abordagens de Ensino"; "Ensino e Tradução".
        Outras informações: docente
    • Colégio Pentágono:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2013 ).
        Outras informações: Leciona Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II.
        Outras informações: Professora
    • Manuscrítica (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Realização de parecer da edição de número 23 da Manuscrítica-Revista de Crítica Genética.
    • Centro Universitário Salesiano São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Latim no campus de Lorena/SP.
        Outras informações: Professora de Ensino Superior
    • Instituto Nacional de Formação Docente e Profissionais da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Faculdade de Tecnologia João Mod:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • REVISTA CIENTÍFICA ON-LINE TECNOLOGIA GESTÃO HUMANISMO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editora Executiva