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Michel Amary Neto

    • Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014) e mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2019). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: Walter Benjamin, Drama Barroco, Tragédia, Simbolo e Alegoria.

       

      Links:    

    • AMARY, MICHEL . A formação e a crítica de arte do drama barroco alemão. São Paulo : Editora Urutau, 2022 . 380p. ISBN: 9786587814155.
    • AMARY, MICHEL . Entre princesas e prostitutas: as alegorias do feminino da modernidade Artefilosofia , v. 16 , p. 101 - 124 , 2021. ISSN: 25267892.
    • AMARY, MICHEL . Walter Benjamin, um crítico em Weimar Letras & Letras (UFU) , v. 36 , p. 181 - 217 , 2020. ISSN: 19815239.
    • AMARY, M. . O drama barroco alemão e a melancolia: o estado de exceção da alma CADERNOS WALTER BENJAMIN , v. 21 , p. 29 - 51 , 2018. ISSN: 21751293.
    • AMARY, M. . Olgária Matos: uma filosofia da philia em tempos de exceção REVISTA LIMIAR , v. 5 , p. 215 - 234 , 2018. ISSN: 2318423X.
    • AMARY, MICHEL . A alegoria benjaminiana na corte e na bohème CADERNOS BENJAMINIANOS , v. 13 , p. 273 - 293 , 2018. ISSN: 21798478.
    • AMARY, M. . O pós-moderno cor-de-rosa HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO) , v. 6 , p. 131 - 148 , 2014. ISSN: 19826931.
  • Capítulos publicados: 1
    • AMARY, MICHEL . O barroco alemão: um problema contemporâneo?. Estética: coleção ANPOF XVIII Encontro, v. 1, p. 1 - 215, 2019.
    • AMARY, MICHEL . Violência e Estado de Exceção em Walter Benjamin. In: II Congreso Latinoamericano de Teoria Social , 2017 , Buenos Aires. Diferencias. : , 2017. p. http://diferenc - .
    • AMARY, M. . Do discurso a praxis: uma leitura sobre a ideologia. In: 22 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - Siicusp , 2014 , São Paulo. Do discurso ideológico à prática democrática. : , 2014.
    • AMARY, M. . Joseph Beuys: entre o estético e o político. In: II Seminário de Estética e Crítica de Arte da USP , 2015 , São Paulo. Arte e Política: territórios em disputa - Caderno de Resumos. : , 2015. p. 103 - 104.
    • AMARY, M. . Ideologia: fantasia ou cinismo?. In: 20 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) , 2012 , São Paulo. CD Online de Resumos. : , 2012.
    • AMARY, M. . A dialética do Real. In: 21 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (Siicusp) , 2013 , São Paulo. CD Online de Resumos. : , 2013.
    • AMARY, M. . Da falsa consciência ao esclarecimento cínico. In: XV Encontro Nacional de Graduação em Filosofia , 2012 , São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2012.
    • AMARY, M. . Coronavírus, a queda da linguagem e o fim da política. : , 2020 (Ensaio)
    • AMARY, M. . A imagem como representação e cultura. : , 2010 (Artigo)
    • AMARY, M. . Como viver junto. : , 2006 (Ensaio)
    • FIANCO, F. ; AMARY, M. . AS COISAS MORTAS: FOTOGRAFIA E MELANCOLIA EM WALTER BENJAMIN. 2019 (Parecer)
    • AMARY, MICHEL . A crítica a representação no barroco alemão de Walter Benjamin. 2019 (Comunicacao)
    • AMARY, M. . O barroco alemão: um problema contemporâneo?. 2018 (Congresso)
    • AMARY, M. . Walter Benjamin e a formação da República de Weimar. 2017 (Comunicacao)
    • AMARY, M. . Goethe e alegoria em Walter Benjamin. 2017 (Comunicacao)
    • AMARY, M. . Violência e Estado de Exceção em Walter Benjamin. 2017 (Congresso)
    • AMARY, M. . Da tragédia ao barroco: mito e história em Walter Benjamin. 2016 (Comunicacao)
    • AMARY, M. . Josehp Beuys entre o estético e o político. 2015 (Comunicacao)
    • AMARY, M. . Do discurso ideológico à prática democrática. 2014 (Simposio)
    • AMARY, M. . A dialética do Real. 2013 (Simposio)
    • AMARY, M. . Ideologia: fantasia ou cinismo?. 2012 (Simposio)
    • AMARY, M. . Da falsa consciência ao esclarecimento cínico. 2012 (Comunicacao)
    • GOLOBOVANTE, C. ; di Sessa, Maria Angela ; AMARY, M. . Semana da Publicidade. 2006 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • Nome do projeto: A formação e a crítica de arte do drama barroco alemão (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARY, M. .
      Descrição: Nosso objetivo nesta investigação é acompanhar o itinerário filosófico de Walter Benjamin na formulação do conceito de Trauerspiel, bem como a sua crítica de arte, no âmbito das experiências intelectuais que presidiram a elaboração desse tema na sua obra, Origem do drama barroco alemão (Ursprung des deutschen Trauerspiel, 1928). Com esse propósito, devemos, primeiro, abordar a compreensão do drama barroco alemão a partir de suas origens genéticas; apontando, na tradição alemã de estudos gregos do século XVIII e XIX - que se seguiu de Johann Joachin Wincklemann até o Romantismo, representado aqui por Friedrich Schelling, Friedrich Schlegel e Friedrich Hölderlin ? as mistificações que acabaram por identifica-lo às tragédias áticas. Após, ainda na trilha da Bildung, examinaremos a compreensão epigonal do drama barroco sob a pretensão historicista e esteticista, nas figuras de Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Schiller, e, Friedrich Nietzsche. Aqui o conflito trágico se dá entre a liberdade artística e a necessidade moral que acabaram por mistificar também essa entrada do drama na história. Por fim, munidos dessas interpretações que formaram e foram criticadas por Benjamin em sua compreensão do drama barroco alemão, apresentamos a sua própria leitura. Então partiremos da formulação de seu aparelho crítico para a crítica de arte, da história como teor material do barroco à alegoria como seu teor de verdade.
    • Nome do projeto: A alegoria como categoria ética: um estudo sobre a alteridade em Walter Benjamin (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARY, M. , MATOS, O. C. F. .
      Descrição: Ao partir de Origem do drama barroco alemão (Ursprung des deutschen Trauerspiel, 1928) de Walter Benjamin, esta pesquisa propõe outra leitura sobre o conceito de alegoria, apresentando, na sua aproximação com as noções seiscentistas da história, da teoria da soberania e do estado de exceção, a sua dimensão ética na representação da alteridade. Concebida primeiramente como categoria estética, Benjamin não nega que a influência do jurista Carl Schmitt foi fundamental para interpretação política como também para a formulação de seu pensamento estético. Nessa chave é que acreditamos intuir em sua teoria da alegoria aquilo que vislumbra como novo conceito de história que dê voz a ?tradição dos oprimidos?, na medida em que ela rompe com a unidade totalizadora do símbolo para apontar, na arbitrariedade, a multiplicidade e a representação da alteridade. Desse modo, primeiro, apresentaremos as diferentes concepções filosóficas e teológicas de história que influenciaram o período barroco pela comparação de dramas nacionais e suas minorias religiosas. Após, passaremos pelo debate sobre a teoria da soberania e o estado de exceção, apresentando os ecos do barroco no período weimariano. Em outro momento apresentaremos a relação da alegoria com a alteridade, tomando o protagonismo feminino nas peças do barroco alemão, o confrontando com a representação alegórica de Ottilie em Afinidades Eletivas e o retomando na incorporação alegórica das prostitutas e lésbicas da Paris de Baudelaire. Por fim, buscaremos ?escovar a história a contrapelo?, pela aproximação dos conceitos benjaminianos como violência e estado de exceção com conceitos contemporâneos como decolonialidade e necropolítica.
    • Nome do projeto: Do discurso ao gozo: uma leitura sobre a ideologia (2011 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: AMARY, M. , SAFATLE, V. P. .
      Descrição: A partir de um diagnóstico contemporâneo do conceito de ideologia, essa pesquisa visa investigar o papel do cinismo nas construções ideológicas contemporâneas e identificar as possibilidades da crítica como instrumento de superação do edifício ideológico. Para isso realizamos uma historiografia do conceito de ideologia e suas transformações a partir das mudanças passadas pelo capitalismo, buscando o ponto de encontro entre o discurso cínico e o discurso ideológico; identificamos as maneiras que o cinismo encontra de anestesiar a crítica ao seu discurso ideológico; e conjecturamos como a crítica as formas pode de fato se realizar, tomando como partida a indeterminação do conceito de Imaginário na construção da democracia
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Do discurso ao gozo: uma leitura sobre a ideologia
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Comunicação Social - Publicidade e Propaganda
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Organizar a estrutura da Agência Jr da Universidade que estava em formação. Cuidar de campanhas e da comunicação interna de diversos departamentos e cursos da universidade e do Tuca (Teatro Universitário). Promover eventos culturais e de formação, cursos de extensão e auxiliar em sua divulgação.
        Outras informações: Estagiário
    • Instituto Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Fazer a monitoria e a interação do publico com as obras na exposição GamePlay, apresentada pelo Itaú Cultural com intuito de discutir a evolução e influência da tecnologia na linguagem, no entretenimento e nas expressões artísticas
        Outras informações: Apoio Educativo
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • CADERNOS WALTER BENJAMIN:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: parecerista volume 22.