Não autenticado |

Otávio de Oliveira Silva

    • Pesquisador na área de Letras, Linguística Aplicada e Educação; Professor de Educação Básica II junto à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP), na área de Linguagens e suas Tecnologias (Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Modernas - Japonês/Inglês); e, atualmente, Doutorando em Letras (Área de concentração: Estudos Linguísticos) junto ao Programa de Pós-graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA) do Departamento de Letras Modernas (DLM) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa ensino-aprendizagem/aquisição de línguas, desenvolvendo sua tese vinculada ao projeto de pesquisa "Atividades de aprendizagem no contexto de estudos bilíngues: a colaboração em foco", sob orientação da Profa. Dra. Mona Mohamad Hawi. É membro do GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (USP/FFLCH/DLM) e do Grupo de Pesquisa o Círculo de Bakhtin em Diálogo (Universidade Estadual da Paraíba - UEPB), ambos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP) do CNPq. Pós-graduado, com certificação em nível de Aperfeiçoamento, em Educação (Área de concentração: Ensino de Línguas) pelo Programa de Mestrado em Educação do Departamento de Educação da Universidade de Tsukuba (2019), com estudos pós-graduados avançados em Língua Japonesa, pelo Center for Education of Global Communication (CEGLOC), da mesma universidade ; Mestre em Letras (Área de concentração: Língua, Literatura e Cultura Japonesa), na linha de pesquisa Teoria e análise linguística em suas dimensões diacrônica e sincrônica, pelo Departamento de Letras Orientais (DLO) da FFLCH - USP (2017); Especialista em Linguística e Ensino de Línguas pela Universidade Estácio (2016); e, Graduado em Letras (Habilitação: Licenciatura em Português e Inglês) pelo Instituto de Ciências Sociais e Comunicação (ICSC) da Universidade Paulista (2010). Em linhas de pesquisa, tem interesse na área de Estudos Linguísticos, em especial, nos aspectos macrolinguísticos da linguagem, em uma perspectiva política, ativista e intervencionista da Linguística Aplicada, e da Sociolinguística (Política Linguística/ Glotopolítica), ancorado-se nos estudos de Louis-Jean Calvet, Einar Ingvald Haugen, Rainer Enrique Hamel, Jean-Baptiste Marcellesi e Louis Guespin, com enfoque em bilinguismo, plurilinguismo e multilinguismo na Educação Básica, com ênfase em políticas de desenvolvimento de componentes curriculares de Línguas Adicionais/Estrangeiras, materiais didáticos, e formação básica e continuada de docentes, que viabilizam práticas e atividades educativas transformadoras através de línguas/linguagens não-hegemônicas. Os estudos também ocorrem sob a ótica sociointeracionista da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), oriunda dos trabalhos de Lev Vygotsky, Alexander Luria, Alexei Leontiev e Yrjo Engeström; e sob a perspectiva da filosofia da linguagem derivada dos estudos de Mikhail Bakhtin e seu Círculo. Também interessam temas ligados à Linguística Aplicada Crítica, como: Anticolonialismo, (De)colonialidade, Sul Global, Desconstrutivismo derridiano, Novos Letramentos, Letramento Visual, e Letramento Crítico em interface com a Educação Linguística. Profissionalmente, tem experiência em ensino, pesquisa e extensão na área de Letras e Linguística Aplicada com enfoque em Educação Linguística em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira, nos níveis de Educação Básica (Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio) e Superior. Foi pesquisador junto ao Laboratório de Educação Linguística da Faculdade de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) do Departamento de Educação da Universidade de Tsukuba (Japão), através do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) (2017 - 2019). E-mail: otaviosilva@usp.br

       

      Links:    

    • 学校教育学専攻 | Educação Escolar
    • 人文科教育学 | Educação em Humanidades
    • Teoria e análise linguística em suas dimensões diacrônica e sincrônica
    • Educação e Sociedade
    • Estudos de Cultura
    • Letramento Crítico e a Educação no Mundo Globalizado
    • Linguagem, Educação e Sociedade
    • Novos letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras
    • Gestos glotopolíticos, legislação e direitos linguísticos
    • Ensino-aprendizagem/aquisição de línguas
    • Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português
    • Análise comparativa de discursos: construindo fundamentos teóricos e metodológicos
    • As contribuições de Volóchinov e Bakhtin ao método sociológico nos anos 1920: contexto, tradução e notas
    • Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem
    • SACANENE, B. ; SILVA, D. ; TAVARES, E. T. ; PEREIRA, G. C. ; CEZAR, K. P. L. ; SALES, M. P. B. S. V. ; SOUZA, M. C. G. ; MARTINS, M. S. C. ; COTINGUIBA, M. L. P. ; CRUZ, M. C. ; SILVA, O. O. ; TONDINELI, P. G. ; SOARES, P. A. S. ; ARAUJO, R. P. ; QUINTINO, W. P. . Contextos de aprendizagem e de descrição de línguas autóctones e alóctones. Porto Velho : Edufro, 2021 . 215p. ISBN: 9786587539478.
    • SILVA, O. O. . Por atos decoloniais e políticas emancipatórias: reflexões e autorreflexões críticas sobre impactos de políticas de formação de professores no ensino de línguas não-hegemônicas na educação básica bi/plurilínguística Revista Iniciação & Formação Docente , v. 8 , p. 542 - 566 , 2022. ISSN: 23591069.
    • SILVA, O. O. ; HAWI, M. M. . Línguas alóctones como componentes adicionais: novos desafios glotipolitícos para a expansão e permanência da atividade de ensino-aprendizagem plurilíngue no currículo escolar atual Open Minds International Journal , v. 2 , p. 95 - 112 , 2021. ISSN: 26755157.
    • SILVA, O. O. . Por um letramento digital em tempos pandêmicos: aplicabilidades do autodidatismo mediado pela tecnologia nos CEL-SP Letra Magna (Online) , v. 17 , p. 287 - 305 , 2021. ISSN: 18075193.
    • SILVA, O. O. . EVOLUÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA JAPONESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO ATRAVÉS DA ANÁLISE E CRÍTICA DE DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE JAPONÊS - LE ESTUDOS JAPONESES , v. , p. 129 - 148 , 2020. ISSN: 24477125.
    • SILVA, O. O. . Política, interculturalidade e educação: dissensos nas políticas públicas estruturantes da atividade educativa para crianças brasileiras no Japão. Tópicos sobre infância e educação : políticas, história e cultura, v. 1, p. 106 - 118, 2022.
    • SILVA, O. O. . Gêneros textuais e atividades sociais na didática de línguas orientais com escrita não-romanizada: contradições na adaptação do cotidiano para o científico no ensino de japonês através do gênero aviso. Linguística aplicada e ensino de línguas estrangeiras : reflexões, experiências e desafios., v. 1, p. 177 - 201, 2021.
    • SILVA, O. O. . Caminhos para o fomento de outras lingua(- gens) na escola: contribuições da sociolinguística na busca por um componente curricular optativo e multilíngue de línguas. Sociolinguística e ensino: diversos olhares, diálogos e análises, v. 1, p. 39 - 52, 2021.
    • SILVA, O. O. ; HAWI, M. M. . Educação bi/plurilinguística pública e popular: potencialidades do ensino-aprendizagem de línguas não-hegemônicas como prática decolonial transformadora na escola. Diálogos da educação com Bakhtin, Freire e Vygotsky - Volume 2, v. 2, p. 1 - 170, 2021.
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Políticas de Gestao In Vivo e In Vitro nas Comunidades Alóctones na Era Vargas (1930 - 1945) - Enfoque no Ensino de Japonês. Língua(gens), embates e resistências na contemporaneidade, v. 1, p. 223 - 232, 2021.
    • SILVA, O. O. . O ensino aprendizagem de língua materna no contexto da socioeducação pandêmica na rede estadual paulista: a prática colaborativa transdisciplinar docente sob a perspectiva da teoria da atividade. Apenas três...Discussões temáticas em língua, literatura e ensino., v. 1, p. 239 - 258, 2021.
    • SILVA, O. O. . De línguas minorizadas dos núcleos de imigrantes a disciplinas escolares da educação básica: o ensino de línguas alóctones nas redes públicas estaduais sob a perspectiva glotopolítica. Contextos de aprendizagem e de descrição de línguas autóctones e alóctones, v. 1, p. 27 - 53, 2021.
    • SILVA, O. O. . Registro foi pioneira no ensino de língua japonesa gratuita no estado de São Paulo . Registro Diário , Registro , 28 fev. 2019.
    • SILVA, O. O. . Um ato glotopolítico pela atividade educativa bi/plurilinguística: a elaboração dialógica de um componente curricular multilíngue para práticas discursivas em línguas adicionais. In: Encontro de Pesquisas do Programa de PósGraduação em Letras Estrangeiras e Tradução , 2021 , São Paulo. Caderno de Resumos II En_LETRA. São Paulo : USP, . p. 30 - 31.
    • SILVA, O. O. . Plurilinguismo como instrumento de mobilidade e transformação social: o direito linguístico do aluno à expressão através de línguas não-hegemônicas como prática decolonial na escola. In: V Simpósio Transculturalidade, Linguagem e Educação , 2021 , Juiz de Fora. Caderno de Programação e Resumos do V TransLEd, VI CID e II LAEDH. Juiz de Fora : Universidade Federal de Juiz de Fora, 2021. p. 55 - 56.
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Entre precarização, minorização e desoficialização: a agência docente como um ato de militância e resistência na preservação da atividade educativa plurilinguística nas redes públicas estaduais de ensino básico. In: Congresso Internacional PluEnPLi , 2021 , . Caderno de resumos do Congresso Internacional PluEnPLi. Curitiba : Universidade Federal do Paraná, 2021. p. 79 - 79.
    • SILVA, O. O. . O ensino aprendizagem de língua materna no contexto da socioeducação pandêmica na rede estadual paulista: a prática colaborativa transdisciplinar docente sob a perspectiva da teoria da atividade. In: III ELIPE - III Encontro de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa do CESA. , 2021 , Arcoverde. Anais do III ELIPE - III Encontro de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa do CESA.. Arcoverde : AESA ? CESA, . p. 1 - 227.
    • SILVA, O. O. . Por atos glotopolíticos e vozes alóctones no embate à desoficialização de um ensino: o destino das línguas minoritárias eslavas e orientais nas escolas públicas estaduais da educação básica. In: 68º Seminário do GEL , 2021 , São Paulo. Caderno de resumos 68º Seminário do GEL. Araraquara : Editora Letraria, 2021. p. 948 - 949.
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Políticas de gestão in vivo e in vitro nas comunidades aloctones na era vargas (1930-1945) ? enfoque no ensino de japonês. In: Seminário GrAELL: língua(gens), embates e resistências na contemporaneidade , 2020 , Rio Branco. Caderno de Resumos GrAELL: língua(gens), embates e resistências na contemporaneidade. Rio Branco : Neplan, 2020. p. 74 - 74.
    • SILVA, O. O. . De línguas minorizadas dos núcleos de imigrantes a disciplinas escolares da educação básica: o ensino de línguas alóctones nas redes públicas estaduais sob a perspectiva glotopolítica. In: I Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e de Línguas Minorizadas - SELIM. , 2020 , Vilhena. Seminário de Estudos de Linguagens Indígenas e de Línguas Minorizadas (SELIM)- Anais. Vilhena : vpEventos, 2020. p. 1 - 86.
    • SILVA, O. O. . Um estudo comparativo entre as Políticas Educacionais dos Estados para o ensino de línguas Estrangeiras nas escolas de Educação Básica do Brasil: enfoque no ensino de japonês no CEL-SP, CIL-DF e CELEM-PR. In: II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Língua , 2017 , Bagé. Anais da II Jornada de Reflexões sobre Ensino de Língua. : , 2017.
    • SILVA, O. O. . O pioneirismo da comunidade nipo-brasileira de Registro-sp na implementação do ensino de língua japonesa na rede estadual paulista de ensino básico: um breve panorama (1987 - 1989). In: Simpósio Sobre o Ensino de Língua Japonesa na América do Sul 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul ? o potencial da sociedade nikkei , 2018 , Sao Paulo. Anais do Simpósio Sobre o Ensino de Língua Japonesa na América do Sul 2017: A situação atual e o futuro do ensino de japonês na América do Sul ? o potencial da sociedade nikkei. Sao Paulo : The Japan Foundation, 2018. p. 241 - 249.
    • SILVA, O. O. . Parecer para a Revista Internacional Asian Journal of Advances in Research, Artigo código Ms_AJOAIR_1500. 2022 (Parecer)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Assessoria Programa Decolar Desenvolvimento de Talento. 2021 (Outra)
    • SILVA, O. O. . Parecer para a Revista Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias (CELTE) referente ao artigo de código #1693. 2021 (Parecer)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Assessoria em Ensino de Língua Japonesa. 2021 (Assessoria)
    • SILVA, O. O. . Relatório de Treinamento Técnico no Exterior da Província de Mie (平成23年度三重県海外技術研修報告書). 2011 (Relatorio_tecnico)
    • SILVA, O. O. . Membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos de Línguas de Jacareí. 2017 (Consultoria)
    • SILVA, O. O. . Membro do Conselho Consultivo do Centro de Estudos de Línguas de Jacareí. 2015 (Consultoria)
    • SILVA, O. O. . Um ato glotopolítico pela atividade educativa bi/plurilinguística: a elaboração dialógica de um componente curricular multilíngue para práticas discursivas em línguas adicionais. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . O trabalho do professor no quadro da teoria da atividade: desafios na elaboração de aulas de japonês como língua adicional na rede pública estadual paulista de ensino básico. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, O. O. . Gestos glotopolíticos transformadores: o ensino- aprendizagem de línguas minorizadas eslavas e orientais em escolas públicas como prática decolonial em educação linguística. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Entre precarização, minorização e desoficialização: a agência docente como um ato de militância e resistência na preservação da atividade educativa plurilinguística nas redes públicas estaduais de ensino básico. 2021 (Congresso)
    • SILVA, O. O. . Plurilinguismo como instrumento de mobilidade e transformação social: o direito linguístico do aluno à expressão através de línguas não-hegemônicas como prática decolonial na escola. 2021 (Simposio)
    • SILVA, O. O. . Por atos glotopolíticos e vozes alóctones no embate à desoficialização de um ensino: o destino das línguas minoritárias eslavas e orientais nas escolas públicas estaduais da educação básica. 2021 (Comunicacao)
    • SILVA, O. O. . Por uma identidade plurilinguística na escola: a premência da desconstrução e desestrangeirização do imaginário da ideologia monoglóssica para o fomento do ensino-aprendizagem de línguas minorizadas alóctones. 2021 (Congresso)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Entre contradições e práticas transformadoras em educação linguística: uma perspectiva sócio-histórico-cultural da atividade de ensino-aprendizagem plurilíngue a partir de línguas orientais e eslavas em escolas públicas. 2021 (Simposio)
    • SILVA, O. O. . O ensino aprendizagem de língua materna no contexto da socioeducação pandêmica na rede estadual paulista: a prática colaborativa transdisciplinar docente sob a perspectiva da teoria da atividade. 2021 (Simposio)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Políticas de Gestao In Vivo e In Vitro nas Comunidades Alóctones na Era Vargas (1930 - 1945) - Enfoque no Ensino de Japonês. 2020 (Seminário)
    • SILVA, O. O. . De línguas minorizadas dos núcleos de imigrantes a disciplinas escolares da educação básica: o ensino de línguas alóctones nas redes públicas estaduais sob a perspectiva glotopolítica. 2020 (Seminário)
    • SILVA, O. O. . ブラジル公立中等教育学校における日本語教育現場の実態. 2018 (Seminário)
    • SILVA, O. O. . A política linguística do estado de São Paulo para o ensino de língua japonesa nas escolas pública do ensino básico: percurso histórico. 2017 (Simposio)
    • SILVA, O. O. . The Development of 'JSL Kokugo' as a Language Policy for non-native speakers of japanese and actual condition of education site. 2019 (Conferência)
    • SILVA, O. O. . Professores são escolhidos e vão ao Japão. 2017 Jornal
    • SILVA, O. O. ; BELLMANN, L. . Registro foi pioneira no ensino de língua japonesa gratuita no estado de São Paulo. 2019 Registro Diário
    • SILVA, O. O. . Professores da rede são selecionados pelo MEXT 2017 e viajam ao Japão com bolsas de estudo. 2017 Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
    • SILVA, O. O. ; OSHIRO, A. C. ; OLIVEIRA, B. D. M. ; AIZAWA, E. A. ; ITOCAZO, G. R. ; MASCITELLI, J. S. P. ; IVASA, L. H. ; NISHIKIDO, L. M. T. ; ARRUDA, L. F. ; BODANESE, L. C. O. ; MIYAKE, M. ; YAMAMOTO, M. J. A. F. ; PASTANA, R. D. L. ; IZAWA, S. ; WATANABE, S. C. N. E. ; NAKAGAWA, S. F. ; YAMASHIROYA, S. ; NEVES, T. M. O. . III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • MORALES, L. M. ; MATSUDA, M. ; SILVA, O. O. . Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global. 2015 (Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo)
    • BARROS, B. A. ; BARACAT, E. C. ; SILVA, O. O. . Competição USP de Conhecimentos - CUCo 2020. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • BARROS, B. A. ; BARACAT, E. C. ; SILVA, O. O. . Competição USP de Conhecimentos - CUCo 2021. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, O. O. . Oficina de Introdução ao Shodô. 2013 (Centro de Estudos de Línguas)
    • SILVA, O. O. . Oficina de Introdução ao Shodô. 2013 (Centro de Estudos de Línguas)
    • SILVA, O. O. . Curso Aberto de Língua e Cultura Brasileira para Japoneses. 2018 (University of Tsukuba)
    • SILVA, O. O. . Oficina de Técnicas de Redação. 2008 (Programa Escola da Família)
    • SILVA, O. O. . Curso Básico de Língua Japonesa. 2009 (Programa Escola da Família)
    • SILVA, O. O. . Grupo de Estudos Tombo Nihongo Benkyô Kai. 2014 (Secretarias de Desenvolvimento Social e Secretaria da Educação)
    • SILVA, O. O. ; NAGUMO, S. F. F. . Formação crítica de professores de língua japonesa das redes públicas de Educação Básica:. 2021 (Universidade de São Paulo)
  • Relatório de Pesquisa: 2
    • SILVA, O. O. . 日本語を母語としない児童生徒のための言語政策としてのJSL国語科の開発及び教育現場の実態. 2019
    • SILVA, O. O. ; SWAMINATHAN, V. I. ; JARGALKUU, K. ; RAMIREZ, A. A. V. ; DOBRINJKIC, D. ; UGOCHUKWU, P. O. ; MCDONALD, C. ; KUBOTA, A. ; HIGUCHI, N. ; KAI, Y. ; KARAKI, K. ; MORIHASHI, K. ; MASAMI, I. ; SAKAI, T. ; SEKIZAKI, H. . The 38th In-Service Training for Overseas Teachers Final Program Report. 2019
    • Nome do projeto: Componente Curricular Introdução à Língua e Cultura Japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. .
      Descrição: Projeto de Implementação da disciplina "Introdução à Língua e Cultura Japonesa" nas escolas públicas estaduais paulistas, como um dos componentes curriculares de disciplinas eletivas do Programa Inova Educação. O Programa Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo.No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passaram a compor matriz curricular do Estado de São Paulo no ano letivo de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação. A disciplina eletiva Introdução à Língua e Cultura Japonesa é desenvolvida e está articulada às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando Repertório Cultural e Comunicação.
    • Nome do projeto: Competição USP de Conhecimentos (CUCo) (2020 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. , LASMAN, A. T. , ARAUJO, C. F. , JOAO, H. A. .
      Descrição: Professor Incentivador da Competição USP de Conhecimentos (CUCo), junto à EE Edera Irene Pereira de Oliveira Cardoso, em cooperação com a Diretoria de Ensino de São José dos Campos. A CUCo, é um desafio aos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Estado de São Paulo que visa a incentivá-los a ingressar no ensino superior nas universidades públicas. Tem como premissa a valorização da escola pública.Todos os estudantes de 1º, 2º e 3º anos do ensino médio (EM) regular, EJA e CEEJA regularmente matriculados nas escolas públicas do Estado de São Paulo podem participar da CUCo de forma voluntária e gratuita. A CUCo é executada em parceria com a FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular) e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.O programa Vem pra USP! foi criado em 2017 pelo Professor Antonio Carlos Hernandes com o objetivo de valorizar os estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e, ao mesmo tempo, criar ações que trouxessem benefícios às escolas, aos seus alunos e à USP. A CUCo é parte do Vem pra USP! e nela os participantes concorrem apenas com estudantes da própria escola e da mesma série escolar.
    • Nome do projeto: Implantação do Curso de Língua Japonesa (CEL) (2012 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. .
      Descrição: Implantação, em 2012, do curso de língua japonesa nos Centros de Estudos de Línguas (CEL) juntos à EE Estevam Ferri , e à EE José Vieira Macedo, jurisdicionadas à Diretoria de Ensino de São José dos Campos; e posteriormente, em 2014, implantação do mesmo curso no CEL junto a EE Francisco Feliciano Ferreira da Silva, jurisdicionado à Diretoria de Ensino de Jacareí . Oferecer aos alunos matriculados em escolas da rede estadual a oportunidade de aprender novos idiomas é o objetivo do Centro de Estudo de Línguas (CEL). Em todo o Estado de São Paulo, mais de 200 unidades disponibilizam cursos de inglês, espanhol, francês, alemão, italiano, mandarim e japonês, conforme a demanda de cada região. Além do estudo da língua estrangeira, os estudantes ampliam sua formação cultural, explorando nas aulas os costumes de outros países. A oferta dos cursos atende uma necessidade do mercado de trabalho, aumentando as chances de inserção profissional para os alunos. O acesso aos cursos é gratuito. Podem se inscrever alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA).
    • Nome do projeto: Componente Curricular Introdução ao Estudo das Relações Internacionais (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. .
      Descrição: Projeto de Implementação da disciplina "Introdução ao Estudo das Relações Internacionais" no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, e nas escolas públicas estaduais paulistas, como um dos componentes curriculares de disciplinas eletivas do Programa Inova Educação. O Programa Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo. No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passaram a compor matriz curricular do Estado de São Paulo no ano letivo de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação. A disciplina eletiva Introdução ao Estudo das Relações Internacionais é desenvolvida e está articulada às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando Repertório Cultural e Comunicação.
    • Nome do projeto: Componente Curricular Slam - Poesia Falada (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. .
      Descrição: Projeto de Implementação da disciplina "Slam - Poesia Falada " no Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, e nas escolas públicas estaduais paulistas, como um dos componentes curriculares de disciplinas eletivas do Programa Inova Educação. O Programa Inova Educação foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) com o propósito de oferecer novas oportunidades para todos os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Estado de São Paulo. No âmbito do Inova Educação, são três os componentes curriculares que passaram a compor matriz curricular do Estado de São Paulo no ano letivo de 2020: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia e Inovação. A disciplina eletiva Slam - Poesia Falada é desenvolvida e está articulada às Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contemplando Repertório Cultural e Comunicação.
    • Nome do projeto: Ações Preventivas na Escola (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. , GALVEZ, M. , ARAUJO, W. T. G. .
    • Nome do projeto: Sustentabilidade em Ação (2014 - 2014
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. , GALVEZ, M. , ARAUJO, W. T. G. .
    • Nome do projeto: Tombo Nihongo Benkyokai: Estudo e Preservação da Língua Japonesa como Segunda Língua, Língua Estrangeira e Língua de Herança (2014 - 2017
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. , VELOSO, E. C. , PATRINHANI, V. M. , FUZIMORI, K. H. , MURANAKA, A. P. Y. , MARTINS, B. V. B. , RIBEIRO, E. V. , ROCHA, L. A. , SALES, V. F. , CORREA, F. S. .
      Descrição: Iniciado em 2014 dentro do Programa Escola da Família junto à Escola Estadual "Prof.Francisco Feliciano Ferreira da Silva" o projeto Tombo Nihongo Benkyokai visava a preservação e manutenção da língua japonesa pelos filhos de imigrantes brasileiros retornados ao Brasil que receberam parte da educação escolar básica no Japão. Posteriormente o projeto foi expandido aos estudantes brasileiros não-descendentes de japoneses, mas com conhecimento em língua japonesa como exigência para participação. Dentro do projeto, realizado aos fins de semana, nas dependências da escola eram discutidos temas como dificuldades de adaptação, preconceito e projetos futuros dos estudantes. O projeto, através de seu responsável Professor Otávio de Oliveira Silva, foi reconhecido em 2015 pelas Secretárias de Estado de Desenvolvimento Social e da Educação, por intermédio do Programa SP Voluntário, criado em 2013 pelas Organização das Nações Unidas (ONU) e Governo de SP, como exemplo de comprometimento social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais cidadã, solidaria e participativa.
    • Nome do projeto: 言語教育ー第二言語としての国語科教育 | Educação Linguística : Ensino de língua nacional como Segunda Língua (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , KAI, Y. , ICHII, T. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa desenvolvimento sob orientação do Professor Dr. Yuichiro Kai, (筑波大学人間系 - Faculty of Human Sciences, University of Tsukuba),e tutoria colaborativa de Tei Ichii( 鄭一葦),sobre Educação Linguística em escolas japonesas, em especial sobre as políticas linguísticas e educacionais que orientam o ensino da língua nacional do Japão aos estudantes nativos e não-nativos. O projeto gerou relatórios de pesquisas apresentados em seminários na University of Tsukuba e na Osaka University e publicados em eventos acadêmicos dessas instituições.
    • Nome do projeto: 日本の学校と教育実践 | Schools & Education Practices in Japan (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , SWAMINATHAN, V. I. , JARGALKUU, K. , RAMIREZ, A. A. V. , DOBRINJKIC, D. , UGOCHUKWU, P. O. , MCDONALD, C. , CHANKEA, P. .
      Descrição: Tópicos de pesquisa em educação escolar japonesa e praticas de ensino, em paralelo aos sistemas de ensino de países da África, América do sul, Ásia e Europa, nos períodos pré e pós Segunda Guerra Mundial.
    • Nome do projeto: 日本の教育制度と教育実践 | Sistema Educacional e Práticas de Ensino do Japão (2018 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , SWAMINATHAN, V. I. , JARGALKUU, K. , RAMIREZ, A. A. V. , DOBRINJKIC, D. , UGOCHUKWU, P. O. , MCDONALD, C. , HODAKA, F. .
      Descrição: 日本の教育経験における情報整備事業-教育経営・教員研修分野を中心として- Ⅰ 日本の学校制度の概要 Ⅱ 日本の教育行財政 Ⅲ 日本の社会教育の概要 Ⅳ 教育課程の編成と実施 Ⅴ 学級経営・生徒指導 Ⅵ 学校経営 Ⅶ 学校と地域・保護者との連携 Ⅷ 教員資格・養成・任用・研修 Ⅸ 学校の生活と文化 Tradução para o português : Projeto coordenado pelo Professor Dr. Fujii Hodaka (筑波大学人間系 - Faculty of Human Sciences, University of Tsukuba), para organizar informações sobre experiências educacionais do Japão - Foco na gestão educacional e na formação de professores. Conteúdo: I Panorama do sistema educacional japonês II Administração e Financiamento Educacional no Japão III Educação Social Japonesa IV Organização e Implementação do Curriclum V Gerenciamento e orientação da sala de aula VI Gestão Escolar VII Cooperação entre escola e comunidade local VIII Qualificações / Treinamento de Professores / IX Vida e Cultura da Escola Japonesa
    • Nome do projeto: Research Topics in Education (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , SWAMINATHAN, V. I. , TANAKA, R. , JARGALKUU, K. , RAMIREZ, A. A. V. , DOBRINJKIC, D. , UGOCHUKWU, P. O. , MCDONALD, C. .
      Descrição: Topics in education between Japan, Brazil, Croatia, India, Malawi, Mongolia, Nigeria and Peru.
    • Nome do projeto: Educação Bilíngue: ensino-aprendizagem de Segunda Língua (Língua de Herança e Língua Estrangeira). (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , MORALES, L. M. , SHIBATA, H. , AKAMINE, Ayako , IZAWA, S. , NAKAGAWA, K. , INAMURA, H. , KAWABATA, S. T. S. , NAKASAKI, V. J. B. , SILVA, P. D. D. , IKEZILI, P. , KANASHIRO, C. M. .
      Descrição: O projeto visa fomentar pesquisas no âmbito da Linguística Aplicada, investigando o bilinguismo de falantes de Japonês no Brasil e no Japão, no contexto de ensino-aprendizagem de Japonês como Segunda Língua, Línguas de Herança e Estrangeira. O projeto prevê ainda descrições de escolas comunitárias de língua japonesa, escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, além do ensino nas IES. Para o estudo nos apoiamos em estudos sobre a migrações (inter)nacionais, políticas linguísticas, psicologia, sociologia e educação.
    • Nome do projeto: Atividades de aprendizagem no contexto de estudos bilíngues: a Colaboração em foco (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , HAWI, M. M. , ARANTES, P. A. S. , MURARI, T. , ANDRADE, R. , SALUM, M. R. .
      Descrição: A pesquisa investiga, compreende e transforma o processo de negociação de significados desenvolvidos na atuação docente/discente, considerando a perspectiva Sócio-Histórico-Cultural da Teoria da Atividade, conforme o sinalizado por Engrestöm, 2002; Vigotsky, 1998; Leontiev, 1978. Investigamos as estratégias e os discursos usados em sala de aula, a fim de propor novos caminhos no processo de aquisição-aprendizagem de uma Língua Estrangeira, em função de novas dinâmicas e novas teorias propostas para esta finalidade.
    • Nome do projeto: Formação de professores de línguas estrangeiras/ adicionais na Educação Básica (2021 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, O. O. , NAGUMO, S. F. F. , HAWI, M. M. .
      Descrição: O projeto de formação crítica de professores de línguas estrangeiras/ adicionais na Educação Básica tem como objetivo geral, refletir sobre as questões didático-metodológicas relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio nas escolas públicas estaduais, contribuindo com a formação continuada de professores de na perspectiva crítico-reflexiva de sua prática profissional. Para tanto, através de cursos de atualização, promover-se-ão discussões sobre o desenvolvimento de habilidades e competências gerais e especificas da área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na elaboração de atividades sociais no ensino da língua alvo através de gêneros.
    • Nome do projeto: Um ato glotopolítico pela atividade educativa bi/plurilinguística: a elaboração dialógica de um componente curricular multilíngue para práticas discursivas em línguas adicionais (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , HAWI, M. M. .
      Descrição: Esta proposta de pesquisa em Estudos Linguísticos, em interface com a perspectiva freiriana de Educação (FREIRE, 1987, 2001), filia-se à Filosofia da Linguagem e à Abordagem Dialógica propostas pelo Círculo de Bakhtin (VOLOCHINOV, 2018[1929], 2019 ; MEDVIÉDEV, 2012[1928]; BAKHTIN, 2016) ? que, por sua vez, ancoram a Análise Dialógica do Discurso (ADD) (BRAIT, 2007; SOBRAL; GIACOMELLI, 2016; PEREIRA, 2017; ROHLING, 2014), nossa teoria de análise linguística ? e à psicologia de aprendizagem balizadora da Abordagem Sociointeracionista (VYGOTSKY 1991[1934], 2001[1934]), oriunda de estudos vygotskyanos e neo-vygotskyanos cuja base soviético-finlandesa sustenta os princípios da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC) (LEONTIEV, 1978; VYGOTSKY, 1981 [1931], 1991 [1934], 2001 [1934]; ENGESTRÖM, 1999, 2001, 2008,2011). Partiremos do aporte teórico-analítico da TASHC, em sua ótica ativista e intervencionista (VIRKKUNEN, 2004; SANNINO, 2011; SUOMALA; YRJÄNÄINEN, 2012; CASSANDRE; GODOI, 2013, 2014; OYADOMARI ET AL., 2014), para analisarmos a atividade educativa bi/plurilinguística na Educação Básica (EB), identificar suas contradições, e propormos uma intervenção Glotopolítica (GUESPIN; MARCELLESI, 1986) para aprimorá-la, através da ferramenta conceitual da TASHC denominada Laboratório de Mudanças (LM) como método de Intervenção Formativa (ENGESTRÖM, 2000, 2011; ENGESTRÖM; SANNINO, 2010; VIRKKUNEN, 2014; VIRKKUNEN; NEWNHAM, 2015; SANNINO; ENGESTRÖM; LEMOS, 2016; YAMAZUMI, 2020), expandindo-a e compreendendo as negociações de sentidos da atividade de ensino-aprendizagem de línguas no desenvolvimento humano (DAVIDOV, 1982, 1988,1999; LIBÂNEO, 2004). A partir da ADD, analisaremos os enunciados sobre a concepção de um componente multilíngue para práticas discursivas em línguas adicionais nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, observando como os participantes do LM trazem uma solução à área de Linguagens da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que atualmente não abarca outras línguas adicionais (SILVA, 2021b).
    • Nome do projeto: GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , DOMINGOS, E. C. , TOMIZUKA, G. H. , MASSINI, T. C. R. , CERVERA, T. F. , LEITE, S. C. , SANTOS, R. M. , EVANGELISTA, M. , MIGUEL, M. D. , MENDES, M. C. S. P. , IZABELA, J. F. L. , GONCALVES, J. , NOGAROL, I. V. , MONTEIRO, F. , MARQUES, D. E. D. F. , FERRAZ, D. M. , POTENZA, D. S. , PADUA, B. F. A. , GALVAO, A. S. M. , FIGUEREDO, A. C. S. , MOR, W. M. M. , MIZAN, S. , PAULA, S. R. B. G. , TAKAKI, N. H. , DOURADO, M. C. S. , SOUZA, L. M. T. M. , MARTINEZ, J. Z. , FURLAN, C. J. K. , DUBOC, A. P. M. , WINDLE, J. A. .
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos.
    • Nome do projeto: O círculo de Bakhtin em diálogo (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, O. O. , ALBUQUERQUE, H. N. , GUERRA, M. M. , KFOURI, M. L. C. , PEREIRA, M. H. M. , XAVIER, M. M. , MACHADO JUNIOR, L. B. S. , LOPES, L. F. , MACEDO, E. S. , NAGUMO, S. F. F. , SANTOS, E. C. , SILVA, E. M. , BONGESTAB, C. , MARTINS, A. A. , CAMARGO JUNIOR, I. , SOUZA, F. M. , HAWI, M. M. , VASCONCELOS, T. C. .
      Descrição: Bakhtin escolheu analisar os acontecimentos como sendo o processo que se dá na interação. A interação é fundamental. Nunca uma estrada só, sempre uma encruzilhada, possibilidades diversas. A alteridade é fundante... Os sentidos são as respostas às perguntas... Sem perguntas não há resposta. Daí a importância da divergência, do diferente. Neste ensejo, ¿O Círculo de Bakhtin em diálogo¿ surge como um desdobramento do diálogo do GEB - Grupo de Estudos Bakhtinianos constituído e cadastrado, no DGP do CNPq, em 2008, sob a liderança da Profa. Dra. Ester Myriam Rojas Osorio, da UNESP/Assis, e do Prof. Dr. Ivo Di Camargo Jr. Nosso objetivo é reunir pesquisadores para, de forma heterogênea, estudar, debater e expandir as ideias do círculo bakhtiniano em diálogo com outros pensadores: Morin, Freire, Vigotski, dentre outros, pensando questões contemporâneas na Linguística, na Educação, nas Artes, na Política e nas Relações Internacionais, dentre outros campos do saber.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Título: Progresso ou Regresso no Ensino de Lingua Portuguesa no Brasil nos Últimos Dez Anos
        Ano de conclusão: 2010
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Área: Estudos Linguísticos) (Letras Estrangeiras e Tradução)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto
        Ano de conclusão: 2016
    • Sistema de Ensino Poliedro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Monitor Pedagógico
    • Anglo Sistema de Ensino-Colégio Anglo Cassiano Ricardo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Plantonista
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Tsukuba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Teacher Training
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: 2014 - 2017 - Aluno Regular (Mestrando) no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Área de Concentração: Língua, Literatura e Cultura Japonesa. Linhas de Pesquisa: Teoria e análise linguística em suas dimensões diacrônica e sincrônica. 2020 - 2020 - Aluno Especial no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês. Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Linhas de Pesquisa: Estudos de Cultura e Linguagem; Educação e Sociedade. 2020 - 2020 - Aluno Especial no Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana. Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Linhas de Pesquisa: Estudos sobre funcionamento linguístico, aquisição, ensino e aprendizagem. 2021/1 - Aluno Especial em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução . Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Linhas de Pesquisa: Ensino-aprendizagem/aquisição de línguas. 2021 - 2025 - Aluno Regular (Doutorando) em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução . Área de Concentração: Estudos Linguísticos. Linhas de Pesquisa: Ensino-aprendizagem/aquisição de línguas.
        Outras informações: Aluno de pós-graduação
    • Mie Prefectural Government:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Technical Trainee
    • Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - 2021 ).
        Outras informações: Professor credenciado junto à Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente - Tamoios. A Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, tem a missão primordial de aplicar medidas socioeducativas de acordo com as diretrizes e normas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). A Fundação CASA presta assistência a jovens de 12 a 21 anos incompletos em todo o Estado de São Paulo. Eles estão inseridos nas medidas socioeducativas de privação de liberdade (internação) e semiliberdade. As medidas ? determinadas pelo Poder Judiciário ? são aplicadas de acordo com o ato infracional e a idade dos adolescentes.
        Outras informações: Professor (Linguagens e Suas Tecnologias)
    • Fundação Universitária para o Vestibular:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2020 - Atual ).
        Outras informações: Professor Incentivador CUCo em São Jose dos Campos, projeto educacional parte do Programa Vem pra USP! Desenvolvido em cooperação com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
        Outras informações: Colaborador
    • Caderno de Ensino Linguagens e suas Tecnologias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 2675-8555
    • Caderno de Ensino Linguagens e suas Tecnologias:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: ISSN: 2675-8555
    • Universidade Estadual da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Grupo de pesquisa O círculo de Bakhtin em diálogo Área predominante: Lingüística, Letras e Artes; Lingüística Instituição do grupo: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB Unidade: Conselho Universitário
        Outras informações: Membro de Grupo de Pesquisa
    • Asian Journal of Advances in Research:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).