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Alice Haibara de Oliveira

    • Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo FFLCH-USP (2006-2011). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da USP. Membro do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA-USP).

       

      Links:    

    • HAIBARA A. . Processos de aprendizado pelos olhos das crianças Mbya. 2013 (Simposio)
    • HAIBARA A. . Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas. 2011 (Seminário)
    • HAIBARA A. . Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas. 2011 (Simposio)
  • Organização de eventos: 2
    • FONSECA, Maurício ; HAIBARA A. . Evento de Premiação e Lançamento do Catálogo Prêmio Culturas Indígenas. 2007 (Associação Guarani Tenonde Porã e Ministério da Cultura)
    • FONSECA, Maurício ; MARTINS, Moreno Saraiva ; HAIBARA A. . Mostra Nacional das Culturas Indígenas. 2008 (Prêmio Culturas Indígenas e SESC-SP)
    • Nome do projeto: Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, Dominique Tilkin .
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa é estudar os processos de aprendizado das crianças Guarani Mbya, considerando diferentes modos de produção e expressão de saberes e pensando o papel do corpo na construção de conhecimentos. Foram utilizadas como base as concepções atuais da Antropologia da Criança, que busca entender as crianças a partir do ponto de vista delas mesmas, enquanto participantes ativas de seus processos de aprendizado.
    • Nome do projeto: Cantos, corpo e saberes entre os Kaxinawá (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, D. T. .
      Descrição: Esta pesquisa visa estudar os cantos kaxinawá, buscando entender os diferentes modos de aprendizado e construção destes conhecimentos, destacando a preparação e a fabricação do corpo enquanto portador e possibilitador desses saberes. Desta forma a ideia é analisar como os cantos são concebidos, praticados e experienciados em diferentes contextos, e qual a importância do cantar para a formação da pessoa kaxinawá. Assim, partindo do reconhecimento de que nas sociedades ameríndias a construção da pessoa possui uma forte relação com os processos de fabricação do corpo (Seeger, da Matta e Viveiros de Castro, 1979) e de que para os Kaxinawá há uma intensa relação do corpo com os processos de aprendizado (Kensinger, 1995; Lagrou 1998; Yano, 2009), a pesquisa buscará analisar as relações entre o corpo e o "aprender cantar", e também as relações entre a agência dos cantos e os modos próprios de aprendizado entre os Kaxinawá.
    • Nome do projeto: Documentação wajapi - Memória para o futuro (2009 - 2009
      Natureza: Outra
      Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, Dominique Tilkin .
      Descrição: O objetivo deste programa de trabalho é catalogar, descrever, complementar, reproduzir e editar o vasto material etnográfico e documental (que, em parte, está sob a guarda do NHII-USP) reunido ao longo de vinte anos de pesquisa e acompanhamento antropológico entre os Wajãpi do Amapá. O objetivo é tornar este material disponível para pesquisadores e outros interessados, bem como para os próprios Wajãpi, cada vez mais interessados no acesso a essa documentação, de grande valia para a sua história e para todos os que têm interesse em uma história indígena e do indigenismo na região.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Aluno de graduação
    • IEPE - Instituto de Pesquisa e Formacão Indigena:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2009 ).
        Outras informações: organizadora de acervo
    • Prêmio Culturas Indígenas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).