Alice Haibara de Oliveira
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Apresentações de Trabalho: 3
- HAIBARA A. . Processos de aprendizado pelos olhos das crianças Mbya. 2013 (Simposio)
- HAIBARA A. . Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas. 2011 (Seminário)
- HAIBARA A. . Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas. 2011 (Simposio)
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Organização de eventos: 2
- FONSECA, Maurício ; HAIBARA A. . Evento de Premiação e Lançamento do Catálogo Prêmio Culturas Indígenas. 2007 (Associação Guarani Tenonde Porã e Ministério da Cultura)
- FONSECA, Maurício ; MARTINS, Moreno Saraiva ; HAIBARA A. . Mostra Nacional das Culturas Indígenas. 2008 (Prêmio Culturas Indígenas e SESC-SP)
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Projetos de Pesquisa: 3
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Nome do projeto: Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas (2010
- 2011
Natureza: Pesquisa
Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, Dominique Tilkin .
Descrição: O objetivo geral da pesquisa é estudar os processos de aprendizado das crianças Guarani Mbya, considerando diferentes modos de produção e expressão de saberes e pensando o papel do corpo na construção de conhecimentos. Foram utilizadas como base as concepções atuais da Antropologia da Criança, que busca entender as crianças a partir do ponto de vista delas mesmas, enquanto participantes ativas de seus processos de aprendizado. -
Nome do projeto: Cantos, corpo e saberes entre os Kaxinawá (2013
Atual)
Natureza: Pesquisa
Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, D. T. .
Descrição: Esta pesquisa visa estudar os cantos kaxinawá, buscando entender os diferentes modos de aprendizado e construção destes conhecimentos, destacando a preparação e a fabricação do corpo enquanto portador e possibilitador desses saberes. Desta forma a ideia é analisar como os cantos são concebidos, praticados e experienciados em diferentes contextos, e qual a importância do cantar para a formação da pessoa kaxinawá. Assim, partindo do reconhecimento de que nas sociedades ameríndias a construção da pessoa possui uma forte relação com os processos de fabricação do corpo (Seeger, da Matta e Viveiros de Castro, 1979) e de que para os Kaxinawá há uma intensa relação do corpo com os processos de aprendizado (Kensinger, 1995; Lagrou 1998; Yano, 2009), a pesquisa buscará analisar as relações entre o corpo e o "aprender cantar", e também as relações entre a agência dos cantos e os modos próprios de aprendizado entre os Kaxinawá. -
Nome do projeto: Documentação wajapi - Memória para o futuro (2009
- 2009
Natureza: Outra
Integrantes: HAIBARA A. , GALLOIS, Dominique Tilkin .
Descrição: O objetivo deste programa de trabalho é catalogar, descrever, complementar, reproduzir e editar o vasto material etnográfico e documental (que, em parte, está sob a guarda do NHII-USP) reunido ao longo de vinte anos de pesquisa e acompanhamento antropológico entre os Wajãpi do Amapá. O objetivo é tornar este material disponível para pesquisadores e outros interessados, bem como para os próprios Wajãpi, cada vez mais interessados no acesso a essa documentação, de grande valia para a sua história e para todos os que têm interesse em uma história indígena e do indigenismo na região.
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Nome do projeto: Crianças Guarani Mbya - A partir do ponto de vista delas mesmas (2010
- 2011
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Formação Acadêmica: 2
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Graduacao:
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Curso: Ciências Sociais
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2011
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Curso: Ciências Sociais
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Mestrado:
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Curso: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: Atual
Status do curso: Em_andamento
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Curso: Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
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Graduacao:
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Atuação Profissional: 3
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Universidade de São Paulo:
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Tipo de vínculo: Livre (2010 -
2011
).
Outras informações: Aluno de graduação
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Tipo de vínculo: Livre (2010 -
2011
).
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IEPE - Instituto de Pesquisa e Formacão Indigena:
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
Outras informações: organizadora de acervo
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Tipo de vínculo: Livre (2009 -
2009
).
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Prêmio Culturas Indígenas:
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
- Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
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Universidade de São Paulo: