Não autenticado |

Deolinda de Jesus Freire

    • Possui Bacharelado (1998) e Licenciatura (2007) em Letras Português/Espanhol pela Universidade de São Paulo. Concluiu o doutorado em Letras (Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) em 2014 pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O mestrado foi concluído em 2004 na mesma instituição. A pesquisa desenvolvida no doutorado, bem como no mestrado, abordou os gêneros de narração da conquista das Índias Ocidentais, com ênfase para a História e a Crônica. Atualmente é professora com dedicação exclusiva (40h) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, localizada em Uberaba. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, e ensino de Literatura.

       

      Links:    

    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; VIEIRA, R. F. ; HALLEY, T. . Formação Inicial e Continuada no contexto do PIBID - UFTM. São Paulo : Oitava Rima Editora, 2018 . 226p. ISBN: 9788566766196.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; OLIVEIRA, T. L. . A memória como procedimento ficcional no conto ?El Árbol? De María Luisa Bombal REVISTA DO SELL , v. 2 , p. 1 - 18 , 2020. ISSN: 19833873.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, J. B. . 'A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira' ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 49 , p. 651 - 673 , 2020. ISSN: 14130939.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Los paratextos como espacio de construcción de la memoria de publicación del libro Metáfora. Revista de Literatura y Análisis del Discurso , v. 3 , p. 1 - 14 , 2019. ISSN: 26174839.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Imitação e emulação entre o discurso histórico e a arte pictórica na representação da prática dos sacrifícios no templo de Viztziliputztli REVISTA LETRAS , v. 97 , p. 106 - 129 , 2018. ISSN: 22360999.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; PEREIRA, D. R. M. ; OLIVEIRA, P. M. . Escavar a memória: atividades de leitura e escrita literárias do PIBID/UFTM no Ensino Fundamental Revista Práticas de Linguagem , v. 7 , p. 112 - 120 , 2017. ISSN: 22367268.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, J. B. . Formação de professores e ensino de Português como Língua Adicional ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46 , p. 593 - 602 , 2017. ISSN: 14130939.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Os procedimentos retóricos do prólogo da Historia de la conquista de México INTERTEXTO (UBERABA) , v. 10 , p. 1 - 15 , 2017. ISSN: 19810601.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, E. I. . A construção da memória e o lugar da mulher na revista Graça e Beleza INTERTEXTO (UBERABA) , v. 9 , p. 1 - 21 , 2016. ISSN: 19810601.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A construção da memória no romance 'El entenado' de Juan José Saer Diálogos (São Bernardo Campo) , v. 3 , p. 17 - 25 , 2009. ISSN: 19803060.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Theodor de Bry e a narrativa visual da Bresvísima Relación de la Destruición de las Indias Revista USP , v. 77 , p. 200 - 215 , 2008. ISSN: 01039989.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; ANTUNES, C. F. . Arte e experiência na Educação Infantil. Formação de Professores na Educação Básica: trabalhando as linguagens verbais e corporais, v. I, p. 117 - 136, 2017.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. . Fronteiras da leitura literária. Leitura e Mediação: reflexões sobre a formação do professor, v. 1, p. 23 - 43, 2013.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. . Narrativa e Memória. Memória e Cultura: entre o presente e o passado, v. 1, p. 77 - 84, 2009.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; NAGAMINI, Eliana ; SILVESTRE, Marcela Cucci . As personagens femininas na adaptação A Pedra do Reino. Discurso e Memória em Ariano Suassuna, v. , p. 179 - 197, 2007.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, J. B. . A diversidade linguística no ensino de português como língua adicional e língua estrangeira. In: 67º SEMINÁRIO DO GEL , 2019 , São José do Rio Preto. CADERNO DE RESUMOS DO 67º SEMINÁRIO DO GEL. Araraquara : Editora Letraria, 2019. p. 287 - 287.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SOUSA, L. G. R. ; TEODORO, M. A. . As adaptações para o cinema e televisão de Lisbela e o Prisioneiro e O Auto da Compadecida. In: 5ª JIEPE - Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2019 , Uberaba. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Uberaba : UFTM, 2019. p. 1 - 1.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; LOPES, J. A. ; TEODORO, M. A. . As adaptações para cinema e televisão de Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro de Machado de Assis. In: 5ª JIEPE - Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2019 , Uberaba. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Uberaba : UFTM, 2019. p. 1 - 1.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, K. B. L. . Leitura literária e adaptação na escola. In: 5ª JIEPE - Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2019 , Uberaba. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Uberaba : UFTM, 2019. p. 1 - 1.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SANTOS, M. G. S. ; GARCIA, I. A. . A adaptação cinematográfica Minha Vida de Menina de Helena Morley. In: 5ª JIEPE - Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão , 2019 , Uberaba. Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Uberaba : UFTM, 2019. p. 1 - 1.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; REZENDE, M. M. ; FIUZA, A. C. B. ; LIMA, N. O. . A produção de material didático no Subprojeto Multidisciplinar Língua Espanhola, Língua Inglesa do Residência Pedagógica: oficinas de conversação e cultura no IFTM. In: V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Residência Pedagógica / UFTM , 2019 , Uberaba. Faces da construção da identidade docente. Uberaba : UFTM, 2019. p. 137 - 138.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; RIBEIRO, A. R. G. ; FIUZA, A. C. B. ; SILVA NETO, C. S. ; MINARE, R. S. . A produção de material didático e as contribuições significativas para o ensino e a aprendizagem do espanhol no IFTM. In: V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Residência Pedagógica / UFTM , 2019 , Uberaba. Faces da construção da identidade docente. Uberaba : UFTM, 2019. p. 136 - 137.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; NORBERTO, S. G. ; ROSA, A. A. C. ; FIUZA, A. C. B. ; BOTERI, E. . Oficina multidisciplinar no Residência Pedagógica: ?Entre línguas e culturas: gírias e expressões idiomáticas em inglês e espanhol por meio de séries e filmes bilíngues?. In: V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Residência Pedagógica / UFTM , 2019 , Uberaba. Faces da construção da identidade docente. Uberaba : UFTM, 2019. p. 127 - 128.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, M. T. ; FIUZA, A. C. B. ; CANDIDO, M. P. ; CRUZ, P. V. ; VALERIANO, P. R. C. ; SANTOS, V. S. F. . A voz ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem da Língua Espanhola no IFTM. In: V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Residência Pedagógica / UFTM , 2019 , Uberaba. Faces da construção da identidade docente. Uberaba : UFTM, 2019. p. 40 - 41.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BOAVENTURA, J. C. . Leitura comparada do tempo, espaço e temática em ?El Brujo Postergado?, de Borges e ?Ejemplo XI?, de Don Juan Manuel. In: VII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários (SELL) , 2019 , Uberaba. Afluências do conhecimento: deslocamentos, permanências e desafios críticos. Uberaba : UFTM, 2019. p. 91 - 91.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; OLIVEIRA, T. L. . A memória como procedimento ficcional no conto ?El Árbol? de Maria Luísa Bombal. In: VII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários (SELL) , 2019 , Uberaba. Afluências do conhecimento: deslocamentos, permanências e desafios críticos. Uberaba : UFTM, 2019. p. 86 - 86.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; OLIVEIRA, C. F. . A adaptação do Auto da Compadecida e o gênero drama no ensino de literatura nas aulas de Língua Portuguesa. In: VII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários (SELL) , 2019 , Uberaba. Afluências do conhecimento: deslocamentos, permanências e desafios críticos. Uberaba : UFTM, 2019. p. 26 - 27.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; ALMEIDA, P. S. . Práticas de leitura literária no Ensino Fundamental: o gênero conto na formação de leitores. In: VII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários (SELL) , 2019 , Uberaba. Afluências do conhecimento: deslocamentos, permanências e desafios críticos. Uberaba : UFTM, 2019. p. 24 - 24.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; ALMEIDA, G. B. . Literatura e Histórias em Quadrinhos: adaptação do Quixote de Caco Galhardo. In: VII Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos Literários (SELL) , 2019 , Uberaba. Afluências do conhecimento: deslocamentos, permanências e desafios críticos. Uberaba : UFTM, 2019. p. 23 - 23.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; LOPES, J. A. ; GARCIA, I. A. . Jorge Amado, do livro ao cinema: a adaptação de Capitães da areia. In: 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , 2018 , Maceió. Reunião Anual da SBPC. Maceió : SBPC, 2018. p. 1 - 2.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, E. I. . Leitura Literária e Produção de texto no ambiente da biblioteca escolar. In: II Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM , 2017 , Uberaba. II Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM. Uberaba : UFTM, . p. 28 - 28.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, T. C. T. . A escrita subjetiva no diário de Robinson Crusoe e na obra Minha vida de menina. In: II Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM , 2017 , Uberaba. II Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM. Uberaba : UFTM, 2017. p. 13 - 14.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . O retrato como ornamento da História. In: V Congresso Brasileiro de Retórica e IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica , 2018 , Belo Horizonte. IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e V Congresso Brasileiro de Retórica. Belo Horizonte : Universidade Federal de Minas Gerais, 2018. p. 28 - 28.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . O conto na sala de aula: leitura e ensino. In: SIELP - VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa , 2017 , Uberlândia. Anais do VI Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa. Língua, Texto e Ensino. : , 2017. p. 1260 - 1269.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Os procedimentos retóricos aplicados por Dom Antonio de Solis no prólogo da Historia de la conquista de México. In: 63º Seminário do GEL , 2015 , Campinas. 63º Seminário do GEL. : , 2015.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Os preceitos retóricos empregados nos paratextos da primeira edição da Historia de la conquista de México de Dom Antonio de Solís. In: V SELL , 2015 , Uberaba. Teorias de linguagens: pesquisa e ensino. : , 2016. p. 329 - 329.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A ausência do exórdio na Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. In: III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM , 2011 , Uberaba. Simpósio de Estudos Linguisticos e Literários. Uberaba : UFTM, 2011. p. 183 - 184.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Consideraciones sobre la narrativa visual de la Brevísima relación de la destruición de las Indias del fraile Bartolomé de las Casas. In: I° Congreso Regional del Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana , 2005 , Rosario. I° Congreso Regional del Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana. : , 2005.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As fontes históricas nativas de Cristóbal del Castillo e Fernando de Alva Ixtlilxochitl e sua relação com a Historia de la conquista de México de Don Antonio de Solís. In: VI Colóquio História e Arqueologia da América Indígena , 2010 , São Paulo. VI Colóquio História e Arqueologia da América Indígena. : , 2010. p. 7 - 8.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A imitação na Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. In: I Congresso Nacional de Retórica , 2010 , Ouro Preto. I Congresso Nacional de Retórica. Belo Horizonte : FALE - UFMG, 2010. p. 10 - 10.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . La retórica en la Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. In: I Coloquio Nacional de Retórica: Retórica y Política , 2010 , Buenos Aires. I Coloquio Nacional de Retórica: Retórica y Política. Buenos Aires : , 2010. p. 130 - 131.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As gravuras da Brevísima e sua reconfiguração em discursos contemporâneos. In: XI Congresso Internacional da Abralic -- Tessituras, Interações, Convergências , 2008 , São Paulo. XI Congresso Internacional da Abralic -- Tessituras, Interações, Convergências. : , 2008.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As gravuras da Brevísima e sua reconfiguração em discursos contemporâneos. In: XI Congresso Internacional da Abralic -- Tessituras, Interações, Convergências , 2008 , São Paulo. XI Congresso Internacional da Abralic -- Tessituras, Interações, Convergências. : , 2008.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Theodor de Bry e as estratégias discursivas de Las Casas na composição das gravuras para a edição latina da Brevísima. In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2006 , Campinas. VII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campinas : Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 2006. p. 45 - 45.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Consideraciones sobre la narrativa visual de la Brevísima relación de la destruición de las Indias del fraile Bartolomé de las Casas. In: I° Congreso Regional del Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana , 2005 , Rosário. I° Congreso Regional del Instituto Internacional de Literatura Iberoamericana. : , 2005.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A Literatura em Uberaba -- Apresentação da Seção. UBERABA : , 2018 (Capítulos)
    • FREIRE, D. J. ; FREIRE, Deolinda de Jesus . Dossiê Profletras. Uberaba : Intertexto , 2018 (Organização do Dossiê Profletras)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto - Dossiê do Profletras. Uberaba : UFTM , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto -- Dossiê do Profletras. Uberaba : UFTM , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; VIEIRA, R. F. ; HALLEY, T. . Formação Inicial e Continuada no Contexto do Pibid - UFTM. São Paulo : Oitava Rima Editora , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; OLIVEIRA, P. M. . Escavar a memória. Uberaba : UFTM , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Poesía Brasileña Contemporánea. Lima : Dedo Crítico , 2000 (Seleção de poemas para revista literária peruana)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do Pibid/UFTM. 2016 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). 2016 (Parecer)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN: 1983-3652). 2017 (Parecer)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto - Dossiê do Profletras. 2018 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto - Dossiê do Profletras. 2018 (Parecer)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; KARWOSKI, A. M. ; TABAK, F. M. ; BARBOSA, J. B. . III Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 2018 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Editora da UFTM. 2018 (Parecer)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; GALVAO, J. A. M. ; VIEIRA, R. F. ; HALLEY, T. . IV Seminário Institucional PIBID/UFTM. 2017 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; COELHO, M. C. M. N. . IV Jornadas da Associação Latino-Americana de Retórica e V Congresso Brasileiro de Retórica. 2018 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, A. M. ; GONZALEZ, E. P. ; CIPRESTE, K. F. ; PINHEIRO, J. . V SELL -- Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos. 2015 (Assessoria)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Arte e Cinema ? 2005. 2005 (Relatorio_tecnico)
  • Apresentações de Trabalho: 25
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; LOPES, J. A. ; GARCIA, I. A. . Jorge Amado, do livro ao cinema a adaptação de Capitães da Areia. 2018 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; PEREIRA, D. R. M. . Os gêneros textuais na elaboração de atividades do subprojeto de língua portuguesa do Pibid/UFTM. 2017 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; SILVA, E. I. . A construção da memória e o lugar comum do feminino da revista Graça e Beleza. 2017 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Os paratextos como espaço de construção da memória do livro. 2018 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . O retrato como ornamento da História. 2018 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A ausência do exórdio na Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. 2011 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As fontes históricas de Cristóbal del Castillo e Fernando Alva Ixtlilxochitl e sua relação com a Historia de la conquista de México de Don Antonio de Solís. 2010 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A imitação na Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. 2010 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . La retórica en la Historia de la conquista de México de don Antonio de Solís. 2010 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Literatura Africana de Expressão Portuguesa: Mayombe de Pepetela. 2008 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . O amor nos tempos do cólera de Gabriel García Márquez. 2008 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Dom Quixote de Miguel de Cervantes. 2008 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Intertextualidade em El Entenado de Juan José Saer. 2008 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A construção da memória no romance 'El entenado' de Juan José Saer. 2006 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As imagens de inocência e ingenuidade dos indígenas construídas por frei Bartolomé de las Casas na Brevísima. 2004 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As imagens de inocência e ingenuidade dos indígenas construídas por frei Bartolomé de las Casas na Brevísima. 2004 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . El alumno de español: caminos y descaminos del aprendizaje. 1994 (Comunicacao)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A construção da memória no romance 'El entenado' de Juan José Saer. 2006 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . As gravuras da Brevísima e sua reconfiguração em discursos contemporâneos. 2008 (Congresso)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Dom Quixote de la Mancha: aspectos da produção literária de Miguel de Cervantes. 2002 (Conferência)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Frei Bartolomé de las Casas e a 'Leyenda Negra. 1999 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Oficina: o conto contemporâneo. 2005 (Outra)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Miguel de Cervantes: A paródia das novelas de cavalaria em Quixote. 2005 (Conferência)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Jorge Luis Borges: o limite entre o ensaio e o conto em Ficções. 2005 (Conferência)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Gabriel García Márquez: Cem anos de solidão. 2005 (Conferência)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; FOLADOR, H. F. ; ANJOS, R. C. ; SOUSA, M. ; SOUSA, A. L. . O PIBID como Política de Formação: Experiências e Saberes -- O que dizem os egressos. 2018 Caderno de Programação
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BILHARINHO, G. ; HENRIQUES, J. H. ; ANDRADE, T. M. ; RANIERI, N. . A Literatura em Uberaba. 2017 Caderno de Programação
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; COSTA, R. F. . Percepções históricas sobre a Base Nacional Comum Curricular: perspectivas para uma educação crítica. 2019 Profletras
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; VIEIRA, M. A. C. ; FIORUSSI, L. S. . Leituras de Cervantes e Shakespeare. 2019 VII SELL
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; ROSA, A. A. C. ; VIEIRA, R. F. . Diferenças, convergências e ações complementares entre os programas de Iniciação à Docência na UFTM - PIBID e PRP. 2019 Seminário Institucional Pibid e Residência Pedagógica
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; COLUCCI, L. ; KARWOSKI, A. M. . II Simpósio Internacional de Estudos Lingüísticos e Literários. 2009 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • MORAIS, C. F. ; BARBOSA, J. B. ; FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. ; CAVALCANTI, J. ; MENDONCA, M. E. ; BARBOSA, M. V. . III SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; MORAIS, C. F. ; CAVALCANTI, J. ; BARBOSA, J. B. ; BARBOSA, M. V. ; MENDONCA, M. E. ; COLUCCI, L. . Seminário Inaugural do Programa Mais Leitura. 2012 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro -- UFTM)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; MORAIS, C. F. ; CAVALCANTI, J. ; BARBOSA, J. B. ; MENDONCA, M. E. ; BARBOSA, M. V. ; COLUCCI, L. . Encerramento do Programa Mais Leitura. 2012 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro -- UFTM)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; PEREIRA, D. R. M. . III Seminário Institucional do PIBID/UFTM. 2017 ()
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, J. B. ; CORDULA, M. S. M. ; VIDAL, M. E. B. . II Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM. 2017 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. ; KARWOSKI, A. M. ; VIDAL, M. E. B. . VI Simpósio Internacional de Estudos Línguísticos e Literários (SELL). 2017 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. ; GALVAO, J. A. M. . Exposição Literatura em Uberaba. 2017 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; BARBOSA, J. B. . III Seminário de Pesquisa do Profletras/UFTM. 2018 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . IX Feira de Profissões da UFTM. 2019 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; HALLEY, T. ; VIEIRA, R. F. . V Seminário Institucional do Pibid e I Seminário Institucional do Residência Pedagógica / UFTM. 2019 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. ; ROSA, A. A. C. . VII SELL -- Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2019 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. . VII SELL -- GT Literatura e ensino: deslocamentos, permanências e desafios críticos. 2019 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. . VI SELL -- GT 6 -- Memória e Gênero: Discurso e História. 2017 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A canção como gênero literário. 2011 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro -- UFTM)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . A Leitura e Interdisciplinaridade. 2012 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro -- UFTM)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Os gêneros literários na sala de aula: a canção, a crônica e o conto. 2004 (Univesidade Cruzeiro do Sul)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; TABAK, F. M. ; MORAIS, C. F. . Literatura e Mito: Tessituras. 2010 (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Abordagem dos textos literários nas aulas de língua estrangeira. 2006 (Universidade Cruzeiro do Sul)
    • Nome do projeto: Memória e Discurso em textos literários (2005 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus .
      Descrição: Pesquisa sobre a construção da memória no romance El Entenado de Juan José Saer e a sobrevivência do discurso lascasiano na narrativa.
    • Nome do projeto: Retórica, história e engenho na Historia de la conquista de México de Don Antonio de Solís (2010 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus .
      Descrição: O objetivo principal que se quer alcançar com essa pesquisa, ligada ao doutorado, é estudar o estilo da Historia de la conquista de México, entendendo este como linguagem estereotipada de lugares-comuns retóricos coletivizados bem como elementos de todo social objetivo repartidos em gêneros e subestilos. Elementos coletivizados que se entrelaçam retoricamente na construção do discurso do cronista e também das gravuras de edições posteriores.
    • Nome do projeto: Narrativa poética, historiografia e literária e gênero. (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , TABAK, F. M. .
      Descrição: Esta pesquisa propõe um estudo da prática de um gênero híbrido na literatura brasileira, a partir do século XIX, e de seu inter-relacionamento com o resgate e a análise da produção literária de autoria feminina no mesmo período. Ao notarmos a inexistência da discussão em torno do gênero, no período citado, e um crescente interesse, na última década, pelo problema da autoria feminina no oitocentismo, constatamos que há uma ausência de discussão que permita a compreensão estética das obras produzidas por mulheres no século XIX.
    • Nome do projeto: Mais leitura - Capacitação de Mediadores (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , MORAIS, C. F. , COLUCCI, L. , BARBOSA, J. B. , BARBOSA, M. V. , CAVALCANTI, J. , MENDONCA, M. E. .
      Descrição: Formação Continuada de Professores da Educação Básica.
    • Nome do projeto: DOCÊNCIA NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL - ?EDUCAÇÃO INTEGRAL: EXPRESSÕES VERBAIS E CORPORAIS? / Programa ?Mais Educação? (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , BARBOSA, J. B. , CAVALCANTI, J. , SIMOES, R. M. R. .
      Descrição: Segunda etapa do projeto realizado no ano de 2013, que visa tender à demanda da comunidade (Uberaba e região ) na qual a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM se insere, propiciando a continuidade da formação acadêmica do profissional da Educação Básica, especificamente daqueles que atuam na área de Linguagens e Expressão. Atender a demanda sobre o desenvolvimento de práticas na Educação Integral, um ideal presente na legislação educacional brasileira e nas formulações dos educadores. Consolidar a formação do professor-pesquisador em condições de desencadear práticas que contribuam para a construção de indivíduos críticos e reflexivos.
    • Nome do projeto: Subprojeto de Língua Portuguesa - PIBID (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , PEREIRA, D. R. M. .
      Descrição: O PIBID é um Programa do Ministério da Educação, gerenciado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para a educação básica e a elevação da qualidade da escola pública. No Subprojeto de Língua Portuguesa, na UFTM, temos como objetivo gerais: 1. Desenvolver Atividades de escrita (e de leitura) em diferentes contextos: desenvolvimento de atividades que buscarão envolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais (inclusive orais), observando a adequação dos textos ao contexto (inclusive aqueles que exigem a norma padrão e o desenvolvimento de habilidade de argumentação). Essas atividades são orientadas por três coordenadores de área, que atuarão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. 2. Desenvolver atividades de escrita (e leitura) em língua portuguesa para alunos surdos: desenvolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais focalizando alunos surdos presentes nas escolas atendidas pelo PIBID. 3. Desenvolver Atividades de escrita (e de leitura) em diferentes contextos: desenvolvimento de atividades, neste subprojeto, que buscarão envolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais (inclusive orais), observando a adequação dos textos ao contexto (inclusive aqueles que exigem a norma padrão e o desenvolvimento de habilidade de argumentação). Essas atividades são orientadas por três coordenadores de área, que atuarão no Ensino Médio e no Ensino Fundamental. 4. Desenvolver atividades de escrita (e leitura) em língua portuguesa para alunos surdos: desenvolver práticas de escrita (e de leitura) em diferentes gêneros textuais focalizando alunos surdos presentes nas escolas atendidas pelo PIBID.
    • Nome do projeto: Literatura e Cinema (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , PEREIRA, F. F. .
      Descrição: O projeto Literatura e Cinema teve como objetivo principal abordar, de forma crítica, adaptações cinematográficas de obras da literatura brasileira. De modo geral, a adaptação cinematográfica é avaliada pelo critério da fidelidade ao texto literário. Esse critério valoriza a adaptação por sua cópia fiel da obra original e não pelo potencial de leitura, interpretação e criação dos roteiristas e diretores de cinema. Literatura e Cinema se propôs a pensar as adaptações a partir de uma abordagem que não se limitasse ao aspecto da fidelidade, levando o espectador, bem como leitor, a reconhecer que a adaptação cinematográfica constrói uma atualização da obra literária que se torna outra obra, que apresenta uma nova possibilidade de leitura. Ao longo dos encontros, foram expostas e discutidas as especificidades da linguagem da literatura e do cinema, bem como da adaptação. Os encontros fizeram com que o espectador, bem como o leitor, tivesse uma postura mais crítica com relação à adaptação cinematográfica, reconhecendo especificidades das artes da literatura, do cinema e da adaptação.
    • Nome do projeto: O gênero diário como prática discursiva na sala de aula (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , SILVA, T. C. T. .
      Descrição: A proposta desta pesquisa é desenvolver uma intervenção didática que considere a perspectiva histórica do gênero diário, inclusive seus aspectos memorialísticos de estrutura e conteúdo. A partir da escolha desse tema, o primeiro passo será aplicar um questionário para diagnosticar o conhecimento dos alunos sobre conceito, autor, leitor, estrutura e finalidade do gênero diário para, a partir desse resultado, desenvolver as atividades que aprimorem o estudo desse gênero para os alunos do 6º ano de uma escola municipal urbana da cidade de Patrocínio/MG. As atividades de intervenção visam desenvolver, bem como aprimorar, tanto a leitura como a escrita dos alunos.
    • Nome do projeto: Leitura literária e a formação do leitor (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , TABAK, F. M. , SILVA, E. I. , FARIA, M. G. , OLIVEIRA, C. F. , ALMEIDA, P. S. , SOUZA, N. C. S. , NORBERTO, S. G. .
      Descrição: A presente pesquisa reflete sobre o lugar da leitura literária e a formação do leitor tendo como base um projeto educativo que prevê o letramento crítico como um dos instrumentos fundamental para a transformação da sociedade. Considerando a especificidade do objeto literário, bem como sua relação com outros campos de saberes, esse estudo se propõe a discutir propostas e desenvolver caminhos que auxiliem a prática docente a pensar um plano educacional mais abrangente de inclusão social do aluno, que deve contribuir para construção de conhecimentos com sua leitura subjetiva. A área de historiografia literária, nas últimas décadas, instaurou tanto uma valoração quanto um discurso crítico que prevê a revitalização de objetos literários não canônicos, reconhecendo que a disciplina sempre esteve atrelada às manifestações do ?poder simbólico? de uma formação social ideal. Nessa perspectiva, o próprio conceito de letramento, principalmente o literário, ocupa um papel central, já que inicia na prática escolar uma profunda transformação nessa área. Com essa perspectiva, essa pesquisa objetiva questionar discursos pré-estabelecidos como horizontes finais de sentido da leitura literária, incentivando valorizar, na prática docente, o olhar subjetivo do aluno, que é quem aprende e apreende a literatura em suas mais diversas formas de se apropriar do mundo.
    • Nome do projeto: Leitura Literária e Adaptação na Escola (2018 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , TABAK, F. M. , BARBOSA, K. B. L. , RIBEIRO, A. R. G. .
      Descrição: Este projeto de extensão tem como objetivo desenvolver e aplicar um plano de intervenção de leitura literária a partir de adaptações cinematográficas para alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas de Uberaba. A proposta inicial é incentivar a leitura a partir da exposição e do debate de filmes adaptados de obras da literatura brasileira, como, por exemplo, o Auto da Compadecida e Capitães da Areia. A partir das semelhanças e diferenças no processo de transposição da arte literária para a cinematográfica, serão estudadas as especificidades de cada campo artístico. As atividades a serem desenvolvidas abarcam tanto a leitura quanto a escrita, buscando contribuir para o aprimoramento linguístico, literário e artístico dos alunos, afinal cabe à escola básica o papel de formar um leitor capaz de se posicionar de forma crítica diante de textos e obras de arte.
    • Nome do projeto: Programa de Residência Pedagógica -- Multidisciplinar Língua Espanhola, Língua Inglesa (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , ROSA, A. A. C. .
      Descrição: A língua é uma forma de interação social, por meio da qual o sujeito pratica ações, agindo sobre o meio, sobre as pessoas à sua volta e sofrendo, ele mesmo, ações, reações e (trans)formações. A língua não é um produto, mas sim um processo, e como afirma Rajagopalan (2005), a língua é criada e moldada à medida que é utilizada. Por isso, estudos da área de Linguística Aplicada e ensino de línguas têm direcionado a atenção para os processos de produção escrita e de leitura a partir de uma perspectiva crítica de letramentos e de discurso. Assim, nosso subprojeto Multidisciplinar de Línguas Estrangeiras para o Programa Residência Pedagógica parte da premissa de que os processos de educação linguística devem passar por ressignificações e renovações epistemológicas que rompam com a tradição de ensino tecnicista, instrumental e baseado unicamente nas gramáticas prescritivas das línguas e em usos idealizados, tidos como ?puros? e, por isso mesmo, pouco reais. Preocupamo-nos com a demanda por um ensino de língua que promova o desenvolvimento de conhecimentos e capacidades caras às diversas esferas comunicativas sem, no entanto, cair no abismo da língua como sistema de regras cristalizadas e discursos hegemônicos.
    • Nome do projeto: Residência Pedagógica (2018 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus .
      Descrição: O Programa de Residência Pedagógica tem como objetivo possibilitar ao licenciando residente a aprendizagem prática e a oportunidade de vivenciar o processo de gestão de sala de aula, propiciando ao futuro professor uma formação que envolva a necessária relação teoria/prática na abordagem da realidade escolar. Dentre os objetivos específicos, esperamos desenvolver no licenciando a competência em identificar problemas inerentes à prática educativa, utilizando o referencial teórico-metodológico disponível para compreender suas causas e consequências para propor alternativas de solução. Ademais, propomo-nos a promover o debate acadêmico-científico sobre os impactos da residência pedagógica para as formações inicial e a continuada do docente a partir do desenvolvimento de intervenções didático- pedagógicas para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem na escola campo.
    • Nome do projeto: Os contos de fadas e suas adaptações na sala de aula (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , TABAK, F. M. , BARBOSA, K. B. L. .
      Descrição: O projeto de extensão ?Os contos de fadas e suas adaptações na sala de aula? tem como objetivo desenvolver e aplicar oficinas de leitura literária a partir dos contos de fadas e suas adaptações cinematográficas para alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas de Uberaba. A proposta inicial é incentivar a leitura a partir da exposição e do debate de filmes adaptados a partir dos contos de fadas, como, por exemplo, ?Espelho, Espelho Meu? e ?Branca de Neve e o Caçador?, ambos baseados em ?Branca de neve e os sete anões?. A partir das semelhanças e diferenças no processo de transposição da arte literária para a cinematográfica, serão estudadas as especificidades de cada campo artístico. As atividades a serem desenvolvidas abarcam tanto a leitura quanto a escrita, buscando contribuir tanto para o aprimoramento linguístico e literário quanto artístico dos alunos, afinal cabe à escola básica o papel de formar um leitor capaz de se posicionar de forma crítica diante de textos e obras de arte. Para dar início ao projeto, foi firmada parceria com a Escola Municipal Professora Esther Limirio Brigagao, que apresentou à coordenadora dessa proposta a demanda por oficinas que permitam trabalhar a leitura e a escrita dos alunos nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. É útil destacar que essa escola municipal está localizada no Residencial 2000, um bairro carente cujos moradores precisam de atenção efetiva do poder público, bem como de suas instituições. Assim, o projeto torna-se de extrema relevância social e educacional para os alunos por contribuir para sua formação como leitor a partir de um olhar mais crítico com relação às artes literária e cinematográfica.
    • Nome do projeto: Curso de Formação de Professores do Programa Residência Pedagógica (2019 - 2019
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FREIRE, Deolinda de Jesus , ROSA, A. A. C. .
      Descrição: Este curso tem como participantes preceptores, residentes e professores orientadores do Programa de Residência Pedagógica da UFTM. Uma das diretrizes é debater sobre o impacto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino e na aprendizagem dos componentes curriculares da Educação Básica. Dentre seus objetivos, destaca-se o debate para conhecer o trabalho desenvolvido pelos professores preceptores na escola campo, suas práticas frequentes em sala de aula e a maneira como lidam com o repertório didático da área. No que se refere à formação continuada desse professor, a Residência Pedagógica procura contribuir com sua formação e atualização teórico-metodológica no que diz respeito às mais atuais pesquisas no campo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares. O curso de formação também tem como proposta a apresentação e discussão de documentos oficiais que norteiam a formação de professores de todas as áreas envolvidas no programa.
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Educação Integral: Linguagens verbais e corporais. 2015 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus ; PEREIRA, D. R. M. . I Encontro de Formação de Professores do Triângulo Mineiro e II Seminário Institucional do Pibid/UFTM. 2016 - Comitê científico / comitê de avaliação de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - EDUFTM. 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN: 1983-3652). 2017 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Cadernos CIMEAC (ISSN 2178-9770). 2016 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . III Seminário de Pesquisa do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS). 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto - Dossiê do Profletras. 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Intertexto - Dossiê do Profletras. 2018 - Comitê científico / comitê de avaliação de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . 5ª Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFTM. 2019 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Iniciação Científica do Edital nº 01/2018/PROPPG/UFTM. 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Iniciação Científica do Edital nº 17/2018/PROPPG/UFTM. 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Iniciação Científica do Edital nº 31/2018/PROPPG/UFTM. 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Iniciação Científica do Edital nº 08/2019/PROPPG/UFTM. 2019 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN: 1983-3652). 2018 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia (ISSN: 1983-3652). 2020 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Edital Iniciação Científica CNPq e UFTM - Graduação de nº 13/2020/PROPPG/UFTM. 2020 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • FREIRE, Deolinda de Jesus . Revista Cerrados n. 53. 2020 - Parecerista e avaliadora de trabalhos
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português e Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Portugués brasileño: imaginario e identidad y su relación con el aprendizaje del español: proximidad y distancia
        Ano de conclusão: 2007
      • Curso: Letras Português Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Universidade Cruzeiro do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Federal do Triângulo Mineiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Intertexto (Uberaba):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Revista do SELL:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
    • Metáfora Revista de Literatura y Análisis del Discurso:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Trata-se de uma revista apoiada pela Associação Peruana de Retórica (ISSN es 2617-4839).