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Janaina Gonçalves

    • Janaina Gonçalves é Bacharela em Letras com Habilitação em Tradutor (francês, italiano) pela UNESP- IBILCE, São José do Rio Preto, tem Especialização em Ensino de Língua Inglesa (UNIBAN-SP), mestrado concluído e doutorado em andamento na área de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas da USP-FFLCH. Tem experiência em mais de 20 anos como professora de cursos de línguas (inglês, francês, português) em instituições públicas e privadas de Educação Linguística no estado de São Paulo. Atuou como Chefe da Divisão de Idiomas na Universidade Federal do ABC (UFABC) de 2012 até 2022, elaborando programas de cursos, ementas e conteúdos programáticos em inglês, português, italiano e francês, gerenciando pessoal administrativo e orientando docentes e bolsistas interdisciplinares de Educação Linguística. Atua como servidora federal na secretaria da Prefeitura Universitária da UFABC e como doutoranda no programa PPGELLI-USP. Atuou como visitor student em doutorado sanduíche na Universidade de Cambridge, Reino Unido, no segundo semestre de 2023.

       

      Links:    

    • MILIONI, A. ; DALPIAN, G. ; GONÇALVES, J. . Da concepção à implantação da pós-graduação na UFABC: o Programa em Nanociências e Materiais Avançados RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação , v. 8 , p. 209 - , 2011. ISSN: 18068405.
  • Capítulos publicados: 1
    • FERRAZ, D. M. ; GONÇALVES, J. . OS INCOMODADORES E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES E PROVOCAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA. Percursos em linguística: teorias, abordagens e propostas., v. 1, p. 269 - , 2021.
    • GONÇALVES, J. ; RIOS, T. H. C. . Construção Ideal com Dano Ambiental Zero. : França Flash , 2001 (Tradução)
    • GONÇALVES, J. . Letramentos de resistência: Keywords na Educação Linguística em inglês. 2022 (Comunicacao)
    • GONÇALVES, J. ; ABREU, M. S. . Língua Portuguesa para Estrangeiros. 2014 (Universidade Federal do ABC)
    • GONÇALVES, J. . Curso de Português como Língua Estrangeira PLE. 2012 (Universidade Federal do ABC)
    • GONÇALVES, J. . Ementas e conteúdos programáticos. 2019 (Ementas e conteúdos programáticos)
    • GONÇALVES, J. . Ementas e conteúdos Curso de Francês Presencial. 2019 (Ementas e conteúdos programáticos francês)
    • GONÇALVES, J. ; RAMOS, M.C.T. . Desenvolvimento de material didático para o ensino de língua italiana. 2000 (Iniciação científica)
    • GONÇALVES, J. . ementas e conteúdos programáticos - Cursos de Português para Falantes de Outras Línguas - CPP/CPFOL. 2019 (Ementas e conteúdos programáticos português para falantes de outras línguas)
    • Nome do projeto: Curso de Português como Língua Estrangeira PLE (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, J. .
    • Nome do projeto: Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros LPE (2014 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, J. , ABREU, M. .
    • Nome do projeto: CLIP PROGRAMA DE CURSOS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CURSO DE LÍNGUA INGLESA PRESENCIAL (2019 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, J. , OLIVEIRA, V. M. , BRANDAO, A. L. .
      Descrição: Em sua trajetória de 9 (nove) anos, o Clip não se classifica exclusivamente como curso de extensão, uma vez que prioriza a comunidade interna. Na realidade, ele dialoga com todas as áreas de uma universidade ainda sem a consolidação da área de Letras, respeitando as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à Interdisciplinaridade, à inclusão e à excelência. O Clip não se classificaria exclusivamente como curso de capacitação tampouco, uma vez que atende a diversos discentes de graduação, pós-graduação e extensão. Mesmo assim, ele atende a diversas demandas de servidores, dialogando com a política de capacitação da universidade, e considerando que, segundo o PPI: A inclusão social do aluno somente ocorre de forma plena quando ele é formado com alto nível de qualidade e isso depende da excelência das instalações físicas, das práticas didáticas, dos professores, dos servidores técnico-administrativos e da dedicação dos alunos.1 Com servidores de formação em Letras e áreas correlatas participando de sua criação, o Clip também estabeleceu e ainda mantém diálogo constante com as áreas de Estudos Linguísticos e Literários, Linguística e Letramentos. Dessa forma, transcorrendo todas as áreas internas e até externas à universidade e atendendo às mais variadas demandas por um ensino público, gratuito e de qualidade, o Clip se apresenta como Curso de Língua Inglesa Presencial, desenvolvido e projetado pela Divisão de Idiomas da UFABC do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL), por meio deste projeto
    • Nome do projeto: CFP - PROGRAMA DE CURSOS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CURSO DE FRANCÊS PRESENCIAL (2019 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, J. , OLIVEIRA, V. M. , MARTINEZ, E. D. M. , BRANDAO, A. L. .
      Descrição: O Curso de Francês Presencial (CFP) foi o primeiro curso de francês como Língua Adicional (LA), ofertado em 2016 por meio da Divisão de Idiomas, a princípio alocada na Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da UFABC. Atualmente a Divisão de Idiomas integra o Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel), dando continuidade ao CFP por meio deste projeto. O CFP é um curso gratuito e presencial, voltado a alunos de graduação, em especial aqueles socioeconomicamente vulneráveis, servidores e membros da comunidade UFABC em geral, incluindo trabalhadores de empresas terceirizadas, fundações, discentes de pósgraduação, estagiários etc. Em sua trajetória, o CFP não se classifica exclusivamente como curso de extensão, uma vez que prioriza a comunidade interna em suas ofertas. Na realidade, ele dialoga com todas as áreas da universidade1 , respeitando as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à Interdisciplinaridade, à inclusão e à excelência. O CFP não se classificaria exclusivamente como curso de capacitação tampouco, uma vez que atende a diversos discentes de graduação, pós-graduação e extensão. Ainda assim, ele atende a demandas de servidores, dialogando com a política de capacitação da universidade, e considerando que, segundo o PPI: A inclusão social do aluno somente ocorre de forma plena quando ele é formado com alto nível de qualidade e isso depende da excelência das instalações físicas, das práticas didáticas, dos professores, dos servidores técnico-administrativos e da dedicação dos alunos2 . Com servidores TAs e docentes de diversas áreas, inclusive da área de Letras, participando de sua criação, o CFP também estabeleceu e ainda mantém diálogo constante com as áreas de Estudos Linguísticos e Literários e Letramentos. Dessa forma, transcorrendo todas as áreas da universidade e atendendo às mais variadas demandas por um ensino público, gratuito e de qualidade, o CFP se apresenta como Curso de Francês Presencial desenvolvido e projetado pela Divisão de Idiomas da UFABC do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel).
    • Nome do projeto: CPFOL e CPP PROGRAMA DE CURSOS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CURSO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS e CURSO PRESENCIAL DE PORTUGUÊS (2019 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, J. , OLIVEIRA, V. M. , MARTINEZ, E. D. M. , MEHOUDAR, R. , BRANDAO, A. L. .
      Descrição: O CPFOL e o CPP são cursos gratuitos e presenciais, destinados a atender a demandas internas e externas à universidade. Essas demandas são priorizadas para discentes de graduação e pós-graduação, servidores e membros da comunidade UFABC em geral, como trabalhadores de empresas terceirizadas, estagiários etc., a partir de nivelamentos linguísticos constituídos por aplicações de testes ou entrevistas para direcionar os candidatos às aulas mais adequadas de acordo com suas competências na LA. O CPFOL e o CPP não se classificam exclusivamente como cursos de extensão, uma vez que priorizam a comunidade interna em suas ofertas, embora no caso específico do CPFOL, em razão de sua ampla demanda externa, muitas vezes seja possível caracterizar-se como atividade extensionista. Nesse sentido, é notável o papel do CPFOL desde 2018 no atendimento a grandes contingentes de migrantes e refugiados que precisam aprender o português1 como LA e compartilham a sala de aula com alunos estrangeiros de outras origens linguísticas. Na realidade, mesmo que ainda sem a consolidação da área de Letras, o CPFOL dialoga com todas as áreas da universidade, respeitando as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à Interdisciplinaridade, à inclusão e à excelência. O CPFOL e o CPP não se classificariam exclusivamente como curso de capacitação tampouco, uma vez que atendem a discentes de graduação, pós-graduação e extensão quando existe essa demanda. Ainda assim, e em especial no que se refere ao CPP, os cursos são ofertados a vários servidores, em acordo com a política de capacitação da universidade, e considerando que, segundo o PPI: A inclusão social do aluno somente ocorre de forma plena quando ele é formado com alto nível de qualidade e isso depende da excelência das instalações físicas, das práticas didáticas, dos professores, dos servidores técnico-administrativos e da dedicação dos alunos.2 Com servidores docentes e TAs de diversas áreas, em especial da área de Letras, participando de sua criação, o CPFOL e o CPP também estabeleceram e ainda mantêm diálogo constante com as áreas de Estudos Linguísticos e Literários e Letramentos, por meio dos servidores envolvidos em seu projeto. Dessa forma, transcorrendo todas as áreas internas e até externas à universidade, e atendendo às mais variadas demandas por um ensino público, gratuito e de qualidade, o CPFOL e o CPP são desenvolvidos, projetados e executados na Divisão de Idiomas da UFABC, integrada ao Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel).
    • Nome do projeto: CPE - PROGRAMA DE CURSOS PRESENCIAIS PARA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA CURSO PRESENCIAL DE ESPANHOL (2019 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: GONÇALVES, J. , OLIVEIRA, V. M. , MARTINEZ, E. D. M. , BRANDAO, A. L. .
      Descrição: O CPE é um curso gratuito e presencial, voltado a alunos de graduação, em especial aqueles socioeconomicamente vulneráveis, servidores e membros da comunidade UFABC em geral (trabalhadores de empresas terceirizadas, discentes de pós-graduação, estagiários etc.). Em sua trajetória, o CPE não se classifica exclusivamente como curso de extensão, uma vez que prioriza a comunidade interna em suas ofertas. Na realidade, ele dialoga com todas as áreas de uma universidade ainda sem a consolidação da área de Letras, respeitando as diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em relação à Interdisciplinaridade, à inclusão e à excelência. O CPE não se classificaria exclusivamente como curso de capacitação tampouco, uma vez que atende a diversos discentes de graduação, pós-graduação e extensão. Ainda assim, ele atende a diversas demandas de servidores, dialogando com a política de capacitação da universidade, e considerando que, segundo o PPI: A inclusão social do aluno somente ocorre de forma plena quando ele é formado com alto nível de qualidade e isso depende da excelência das instalações físicas, das práticas didáticas, dos professores, dos servidores técnico-administrativos e da dedicação dos alunos.1 Com servidores TAs e docentes de diversas áreas, inclusive da área de Letras, participando de sua criação, o CPE também estabeleceu e ainda mantém diálogo constante com as áreas de Estudos Linguísticos e Literários, Linguística e Letramentos. Dessa forma, transcorrendo todas as áreas internas e até externas à universidade e atendendo às mais variadas demandas por um ensino público, gratuito e de qualidade, o CPE se apresenta como Curso Presencial de Espanhol desenvolvido e projetado pela Divisão de Idiomas da UFABC do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel).
    • Nome do projeto: Espectros de Crise, Raios de Esperança (coordenação adjunta) (2020 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, J. , CHACHRA, S. , TSIKATA, D. , YEROS, P. , TSUI, S. , JHA, P. , CHAMBATI, W. , SCHINCARIOL, V. E. .
      Descrição: Em resposta à crise que atualmente se alarga pelo mundo, a Agrarian South Network (ASN, Rede Sul Agrário) promoverá uma Série de Diálogos com o propósito de despertar consciências junto a organizações da sociedade civil na África, Ásia, América Latina e Caribe acerca das iniciativas sociais em curso no enfrentamento à crise pandêmica e econômica e aprofundar a busca por estratégias alternativas para o desenvolvimento. A pandemia do COVID-19 atingiu a economia mundial já em crise avançada e intensificou seus persistentes impasses. Estamos em uma conjuntura que determinará o curso das próximas décadas. Em meio aos múltiplos espectros que assolam o mundo, há raios de esperança. A Rede Sul Agrário colocará seus recursos à disposição de organizações da sociedade civil e pesquisadores(as) dos países do Sul global para construir solidariedades e possibilitar reflexões sistemáticas sobre os desafios. O tema da série de Diálogos é ?Espectros de Crise, Raios de Esperança? e já ocorre online a cada duas semanas desde meados de julho de 2020. Uma dos objetivos já atingidos foi o lançamento de "South Feminist Futures", uma organização não governamental voltada à solidariedade Sul-Sul para a capacitação e empoderamento de organizações de mulheres nos três continentes. Os Diálogos continuarão até o fim do ano. O principal idioma será o inglês. Os diálogos serão gravados e posteriormente legendados em português e espahol para maior divulgação entre entidades da sociedade civil. Adicionalmente, trabalhos serão publicados de forma impressa na revista científica Agrarian South: Journal of Political Economy. Os principais parceiros para essa iniciativa são o Programa de Pós-Graduação em Economia Política Mundial e a Divisão de Idiomas do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas da UFABC, junto com a ActionAid (Índia), uma das maiores organizações não governamentais atualmente no mundo voltadada a questões de desenvolvimento; o Instituto Africano Sam Moyo para Estudos Agrários (Zimbábue); a Universidade do Gana, a Universidade Jawaharlal Nehru (Índia) e Universidade Global para Sustentabilidade (China).
    • Nome do projeto: Programa de Bolsas de Educação Linguística (2019 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, J. , MARTINEZ, E. D. M. , BRANDAO, A. L. .
      Descrição: O programa de bolsas de Educação Linguística da UFABC teve início com a Resolução do Conselho Técnico Científico (CTC) nº 2/2019 e atualmente é regulamentado pela Resolução nº9/2021 do mesmo Conselho. Ele se constitui como um programa educacional de concessão de bolsas para discentes de graduação e pós-graduação atuantes nos cursos de línguas da Divisão de Idiomas do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas da UFABC. Os bolsistas são orientados na Educação Linguística semanalmente pela chefia da Divisão de Idiomas e pelo acompanhamento de aulas dos cursos de línguas, ministradas pelos docentes visitantes dos programas. A partir dessa orientação, os bolsistas ofertam Grupos de Estudos e Oficinas para estudantes de línguas gratuitamente.
    • Nome do projeto: Curso de Língua Inglesa Presencial Proex/RI Ufabc (2011 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GONÇALVES, J. , GUERON, E. .
      Descrição: O objetivo geral deste projeto está relacionado à igualdade de oportunidades vinculadas à participação de discentes em programas de mobilidade acadêmica internacional, e seu objetivo específico é organizar e coordenar as aulas do Curso de Língua Inglesa a ser oferecido, junto à PROEX e à Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas (PROAP), aos alunos considerados em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
    • Nome do projeto: Grupos de Estudos GEELLE (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: GONÇALVES, J. , FERRAZ, D. M. .
      Descrição: GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras (DLM-PPGELLI-FFLCH-USP)
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Letras com Habilitação em Tradução
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Título: Trabalho final de Tradução de texto em (francês-português) sobre Psicologia de Educação Matemática
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Temáticas de resistência na Educação Linguística em inglês: palavras-chave e palavração no Brasil
        Ano de conclusão: 2023
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Palavras-chave para Letramentos de Resistência
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Bandeirante de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
    • Wizard Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Centro Cultural Anglo Americano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2006 ).
        Outras informações: professora de idiomas
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Doutoranda do Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês - PPGELLI
        Outras informações: estudante/pesquisadora