Não autenticado |

Maria Ivette Job

    • Mestra em Cultura Japonesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, no programa de Língua, Literatura e Cultura Japonesa (2021). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), com atuação nas áreas de Psicoterapia e Intervenção Terapêutica. Membro do GEAA, Grupo de Estudos Artes Ásia. Tendo como referenciais teóricos o pensamento de Aby Warburg e a Psicanálise, concentra atualmente sua pesquisa sobre Imagem na Arte Bruta ou Outsider Art.

       

      Links:    

    • JOB, M. I. ; CAZETTA, V. . Praias da memória: tragicidade e beleza de uma montagem iconográfica no Tokyo Photographic Art Museum Ide (São Paulo) , v. 42 , p. 153 - 169 , 2020. ISSN: 01013106.
    • JOB, M. I. . O Elemento Onírico na Poética de Shôji Ueda. Do Transtemporal ao Espacial na Arte Japonesa, v. , p. 115 - 123, 2021.
    • JOB, M. I. . O Elemento Onírico na Poética de Shōji Ueda. : , 2020 (Capítulo de livro)
  • Apresentações de Trabalho: 2
    • JOB, M. I. . Yūrei, o fantasma japonês e suas representações nas artes. 2021 (Conferência)
    • JOB, M. I. . Mizuki Shigeru, Artista - Temas e Referências Iconográficas. 2019 (Conferência)
    • JOB, M. I. . Anime Station. 2020 internet
    • Nome do projeto: Japão: conexões, interações e transnacionalismos (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JOB, M. I. , IKISHI, M. O. , MENDES PINTO, Felipe , BRADAOUIL, L. R. A. , SANTOS, R. F. .
      Descrição: Este projeto estuda as conexões e as interações artísticas tanto no eixo diacrônico quanto no sincrônico, tanto temporal quanto espacial, e os transnacionalismos ocorridos entre o Japão e o Ocidente. O contato entre os dois ocorre com a chegada dos portugueses na Era Muromachi (1333-1573), intensificado na Era Meiji (1868-1912) com a abertura dos portos às nações estrangeiras, após mais de 200 anos de reclusão. Os deslocamentos e as intersecções ocorridos no campo artístico, traz um hibridismo com uma mescla de referências tradicionais e contemporâneas ou ocidentais e japonesas. O estudo de artistas nipo-brasileiros traz a questão de identidade e sua representação. Em alguns artistas, há um rico hibridismo, dentro do denominado transnacionalismo da minoria (conceito de Lionnet e Shih), no estabelecimento de relações horizontais.
    • Nome do projeto: A arte da catástrofe e a cultura japonesa (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JOB, M. I. , SAIKI, F. , NAKAGAWA, S. F. , YANAGIHARA, P. , HAMAYA, P. Y. B. , MORETTO, N. , FUKUSHIRO, L. F. P. , BARRETO, L. Y. , NISHIE, K. , TAKIGUTI, K. A. E. , MAUES, J. , KASE, J. , KANNO, J. , ITOCAZO, G. , SAKANO, F. , IKISHI, M. O. , KOBAYASHI, E. , CHEN, C. , YOKOYAMA, A. C. , NAKAHARA, A. , KAWAHARA, Y. , NAKAMURA, M. T. , TACASEY, H. , GIANNOTTI, M. G. , MIYASHIRO, R. , CORDARO, M. N. H. , AVANCINI, A. , FARIA, D. C. , HORI, Y. .
      Descrição: O projeto de pesquisa do Grupo de Estudos Arte asiática (GEAA), iniciado em janeiro de 2020, tem por objetivo o estudo da ?arte da catástrofe?, uma busca para analisar e compreender o significado dos acontecimentos desastrosos de grandes proporções. Existem os desastres naturais como terremotos, tsunamis e maremotos ou aqueles causados pelo homem, como é o caso da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki, e também uma combinação dos dois, que podem ser verificadas no caso de terremoto e acidente nuclear de Fukushima e na recente epidemia do novo coronavírus. O cientista político Mikuriya Takashi especifica a mudança de paradigma no Japão entre os dois acontecimentos: do sengo, longo período do pós-guerra, ao saigo, pós-desastre de Fukushima. Em alguns casos, a arte pode ser a representação do horror, dor, estupor, desesperança, mas também pode refletir a ressignificação de valores, resistência crítica ou ressurgimento de sentimentos como, por exemplo, a solidariedade. Visões e pontos de vista de outros países com experiências trágicas também poderão ser incorporados e relacionados com o Japão. Palavras-chave: arte contemporânea; estética japonesa; tradição cultural; arte da catástrofe; comunicação e linguagem.
    • Nome do projeto: Conceitos estéticos trans-temporais e espaciais: a tradição cultural da cópia e a arte contemporânea no Japão (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: JOB, M. I. , SAIKI, F. , NAKAGAWA, S. F. , YANAGIHARA, P. , HAMAYA, P. Y. B. , MORETTO, N. , FUKUSHIRO, L. F. P. , BARRETO, L. Y. , NISHIE, K. , TAKIGUTI, K. A. E. , MAUES, J. , KASE, J. , KANNO, J. , ITOCAZO, G. , SAKANO, F. , IKISHI, M. O. , KOBAYASHI, E. , CHEN, C. , YOKOYAMA, A. C. , NAKAHARA, A. , KAWAHARA, Y. , NAKAMURA, M. T. , TACASEY, H. , LAINA, J. L. , GIANNOTTI, M. G. , MIYASHIRO, R. , CORDARO, M. N. H. , AVANCINI, A. , FARIA, D. C. , HORI, Y. .
      Descrição: Iniciado em agosto de 2018, este projeto de pesquisa tem por objeto discutir as estéticas ? origens, teorias e práticas ? da cópia e da arte contemporânea japonesa. No final do século XIX, o Japão foi identificado pelo Ocidente como uma nação de copiadores, quando introduziu tecnologia estrangeira, resultando em rápida industrialização e avanço econômico. Ausência de originalidade e autenticidade, questões de deslocamentos e circulações de objetos artísticos e suas relações diacrônicas serão fonte de diálogo com a produção contemporânea. As conexões entre os tópicos serão, portanto, trans-temporais e trans-espaciais, considerando também possível produção relacionada ao Brasil. O referencial teórico terá como ponto de partida as obras: The Culture of Copying in Japan: Critical and historical perspectives, organizada por Rupert Cox, e Japanese Art after 1945: Scream against the sky, de Alexandra Monroe, a serem acrescidas com outras fontes bibliográficas. Os encontros são mensais, com apresentações de resultados de pesquisas individuais em texto escrito e discussões em grupo. Ao final pretende-se publicar livro impresso ou eletrônico com todos os projetos reunidos e editados. Palavras-chave: arte; arte contemporânea japonesa; estética japonesa; cópia; Brasil-Japão.
    • Graduacao:
      • Curso: Psicologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: A Imagem Tempo de Deleuze
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Literatura e Cultura Japonesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental
        Ano de conclusão: 2007
    • Columbia TriStar International Television:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1999 - 2003 ).
        Outras informações: Coordenação de Produção
    • HBO Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - 2000 ).
        Outras informações: Coordenação de Legendagem
    • Colégio Pueri Domus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1993 ).
        Outras informações: Corretora de Redação
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Clínica Psiquiátrica Indaiá:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1993 - 1994 ).
        Outras informações: Psicóloga