Não autenticado |

Sonia Campaner Miguel Ferrari

    • Possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professora assistente doutora do Departamento de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia Política,atuando principalmente nos seguintes temas: walter benjamin, modernidade, soberania, indústria cultural e educação, filosofia contemporânea.

       

      Links:    

    • Ética e Filosofia Política
    • Estética
    • FERRARI, S. C. M. . Aspectos da arte contemporânea. São Paulo : EDUC, 2014 . 120p. ISBN: 9788528304671.
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia: ensinar e aprender. São Paulo : Livraria Saraiva, 2013 . 240p. ISBN: 9788578700409.
    • FERRARI, S. C. M. ; GARCIA, M. A. L. ; SILVA, M. A. S. S. E. . Memória e brincadeiras na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX. São Paulo : Cortez, 1989 . 129p. ISBN: 852490206X.
    • FERRARI, S. C. M. . Notícias da Guerra: mídia, Informação e desinformação Polietica , v. 3 , p. 65 - 75 , 2015. ISSN: 23183160.
    • FERRARI, S. C. M. . A tese da igualdade das inteligências e a hipótese comunista Poliética , v. 1 , p. 49-69 - 69 , 2014. ISSN: 23183160.
    • FERRARI, S. C. M. . Walter Benjamin: Uma crítica à teroria tradicional do conhecimento Paralaje , v. nº6 , p. 69 - 81 , 2011. ISSN: 07186770.
    • FERRARI, S. C. M. . Cinema e Arquitetura: A dominante tátil na recepção da arte Theoria (Pouso Alegre) , v. 2 , p. 1 - 17 , 2010. ISSN: 19849052.
    • FERRARI, S. C. M. . Kafka, Benjamin: o natural e o sobrenatural Trans/Form/Ação , v. 30 , p. 151 - 165 , 2007. ISSN: 01013173.
    • FERRARI, S. C. M. . Natureza e poder: Algumas reflexões acerca da ação e do discurso em Walter Benjamin Ideação (UEFS) , v. 15 , p. 81 - 103 , 2006. ISSN: 14154668.
    • FERRARI, S. C. M. . Walter Benjamin e Carl Schmitt: estado de exceção, soberania e teologia política Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 13 , p. 129 - 141 , 2003. ISSN: 14149494.
    • FERRARI, S. C. M. . O inumano e os limites do humano: Reflexões a partir de Benjamin e Lyotard. O sujeito em questão, v. 1, p. 241 - 266, 2015.
    • FERRARI, S. C. M. . Arte monumental e as relações entre música e pintura em Kandinsky. Confluindo tradições estéticas, v. 1, p. 167 - 177, 2016.
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia e praxis: Reflexões sobre o impacto do desenvolvimento técnico na cultura. Universidade, Cultura, Saber e Formação, v. 1, p. 29 - 46, 2016.
    • FAVARETTO, P. D. C. F. ; NASCIMENTO, C. A. R. ; GIACOIA JUNIOR, O. ; MUCHAIL, S. T. ; FERRARI, S. C. M. ; Leopoldo e Silva, F. ; Gagnebin, J.-M. ; Yázbeck, Andre Constantino ; VALVERDE, A. J. R. . Fantasia e utopia em Walter Benjamin. Filosofia: Memória, educação, cultura, v. 1, p. 59 - 74, 2014.
    • FERRARI, S. C. M. . Filme de vaguarda: em busca de uma linguagem imagética. Aspectos da arte contemporânea, v. , p. 69 - 86, 2014.
    • DAMIAO, C. M. ; Keyla Andrea Santiago Oliveira ; Monique Andries Nogueira ; Natássia Duarte Garcia Leite de Oliveira ; Nivaldo Alexandre de Freitas ; Rita Márcia Magalhães Furtado ; Silvia Rosa da Silva Zanolla ; FERRARI, S. C. M. ; Yonara Dantas de Oliveira . A ARTE MONUMENTAL DE KANDINSKY: A BUSCA DAS VIBRAÇÕES DA ALMA HUMANA. Arte, estética e formação humana: possibilidades e críticas, v. , p. 126 - 140, 2013.
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia no ensino médio: reflexões a partir da observação e da prática. Da Filosofia como disciplina, v. , p. 51 - 66, 2011.
    • FERRARI, S. C. M. . A fantasmagoria do consumo e sua transfiguração. Comunicação e Culturas do consumo, v. , p. - , 2008.
    • FERRARI, S. C. M. . Mercadoria e Moda: O fetiche e seu ritual de adoração. Leituras de Walter Benjamin, v. , p. 169 - 179, 1999.
    • FERRARI, S. C. M. . Dilemas atuais da Filosofia . Jornal da PUCSP , São Paulo , 15 out. 2001.
    • FERRARI, S. C. M. . A arte monumental de Kandinsky. In: XII Semana de Filosofia - Centro de Cièncias e Humanidades da Univ Presbiteriana Mackenzie , 2011 , São Paulo. Esttética e Filosofia da Arte. : , 2011. p. 27 - 27.
    • FERRARI, S. C. M. . Arte e Política. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF , 2010 , Águas de Lindóia. Livro de Atas do XIV Encontro Nacionals da ANPOF. Campinas : ANPOF, 2010. p. 532 - 532.
    • FERRARI, S. C. M. . Arte e técnica: crise da arte e resistência. In: I Simpósio de Estética , 2010 , São Paulo. Caderno de Resumos: I Simpósio dde Estética. : , 2010. p. 6 - 7.
    • FERRARI, S. C. M. . Crítica da Violência. In: IX Coloquio Internacional Bariloche de Filosofia , 2008 , San Carlos de Bariloche. Resumenes. : , 2008. p. 18 - 18.
    • FERRARI, S. C. M. . As aporias da teoria crítica. In: XIII Encontro nacional de Filosofia da ANPOF , 2008 , Canela. Livro de Atas do XIII Encontro nacional de Filosofia da ANPOF. São Leopoldo : UNISINOS, 2008. p. 648 - 648.
    • FERRARI, S. C. M. . As aporias da teoria crítica. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2008 , Canela - RS. Livro de Atas do XIII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. São Leopoldo : ed. UNISINOS, 2008. p. 648 - 648.
    • FERRARI, S. C. M. . Franz Kafka e a lei. In: II Colóquio do Grupo de pesquisa em Ética e Filosofia Política , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos do II Colóquio do Grupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política. : , 2005. p. 2 - 3.
    • FERRARI, S. C. M. . Natureza e poder: Reflexões sobre a ação e o discurso em Adorno e Walter Benjamin. In: ANPOF , 2004 , Salvador. Atas do XI Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF. Salvador/Campinas : Editus/EDUFBa/ANPOF, 2004. p. 437 - 437.
    • FERRARI, S. C. M. . Walter Benjamin e Carl Schmitt: estado de exceção, soberania e teologia política. In: Questões em torno do poder e da soberania , 2003 , Goiânia. Anais do Seminário do Grupo de Trabalho de ëtica e Filosofia Política. Goiânia : Universidade católica de Goiás, 2003. p. 16 - 16.
    • FERRARI, S. C. M. . Poder divino, poder mítico: Teologia política em Walter Benjamin. In: X Encontro nacional de de Filosofia , 2002 , São Paulo. Atas do X Encontro nacional de Filosofia. Campinas : Fátima Regina Évora, Franklin Leopoldo e Silva, 2002. p. 92 - 92.
    • FERRARI, S. C. M. . A fantasmagoria da política. In: ANPOF , 2000 , Poços de Caldas. Atas do IX Encontro Nacional de Filosofia. Campinas : Fátima R. R. Évora et. al., 2000. p. 56 - 56.
    • FERRARI, S. C. M. . Machado, Francisco, Imagem e Consciência da HIstória. Belo Horizonte : Editora da FAJE , 2017 (Resenha)
    • FERRARI, S. C. M. . editorial Revista Paralaxe nº 4. São Paulo : Portal de revistas da PUCSP , 2015 (Editorial)
    • FERRARI, S. C. M. . Apresentação: Sobre a potência dos afectos na educação. São Paulo : EDUC , 2015 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FERRARI, S. C. M. . Editorial Revista Paralaxe número especial. São Paulo : Portal de revistas da PUCSP , 2014 (editorial)
    • FERRARI, S. C. M. . Editorial Revista Paralaxe nº 3. São Paulo : Portal de Revistas da PUCSP , 2015 (editorial)
    • FERRARI, S. C. M. . Editorial revista Paralaxe nº 2. São Paulo : Portal de Revistas da PUCSP , 2014 (Editorial)
    • FERRARI, S. C. M. . Editorial Revista Paralaxe nº 1. São Paulo : PUCSP , 2013 (Editorial)
    • FERRARI, S. C. M. . O Trabalho das Passagens. São Paulo : Departamento de FIlosofia da USP , 1997 (Tradução)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia e praxis: reflexões sobre o impacto do desenvolvimento técnico na cultura. 2016 (Simposio)
    • FERRARI, S. C. M. . A música como forma de arte unversal em Kandinsky. 2016 (Conferência)
    • FERRARI, S. C. M. . Diderot: Theatre and education in the eighteenth century. 2015 (Congresso)
    • FERRARI, S. C. M. . História da arte e seus limites pensada a partir de proposta da vanguarda. 2015 (Conferência)
    • FERRARI, S. C. M. . Limites do humano e o inumano: Reflexões a partir de Benjamin e Lyotard. 2013 (Conferência)
    • FERRARI, S. C. M. . Sobre o sentido da violência e da guerra. 2011 (Simposio)
    • FERRARI, S. C. M. . Arte e técnica: crise da arte e resistência. 2010 (Comunicacao)
    • FERRARI, S. C. M. . Crítica da Violência. 2008 (Comunicacao)
    • FERRARI, S. C. M. . As aporias da teoria crítica. 2008 (Comunicacao)
    • FERRARI, S. C. M. . Crítica da Violência. 2008 (Comunicacao)
    • FERRARI, S. C. M. . As aporias da teoria crítica. 2008 (Comunicacao)
    • FERRARI, S. C. M. ; MUÑOZ, Y. G. ; SAMPAIO, S. S. ; FABBRINI, R. N. . Semana de Filosofia. 1998 (Departamento de Filosofia da PUC-SP)
    • FERRARI, S. C. M. ; PISSARRA, M. C. P. ; MATHEUS, C. E. M. . A Filosofia e sua História. 2000 (Departamento de Filosofia da PUC-SP)
    • FERRARI, S. C. M. ; PISSARRA, M. C. P. ; MATHEUS, C. E. M. . A Filosofia e sua História. 1999 (Departamento de Filosofia da PUC-SP)
    • PISSARRA, M. C. P. ; FERRARI, S. C. M. ; FONSECA, Márcio A. . Colóquio Internavional sobre a Injustiça. 2008 (POntifícia Universidade CAtólica de São Paulo)
    • FERRARI, S. C. M. . Café Filosófico: A retórica. 2009 (Departamento de Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. ; GARCIA, Dalva Aparecida . A Filosofia e seu ensino: a formação do profissional na Universidade. 2009 (Departamento de Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . II Simpósio de Estética. 2012 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FERRARI, S. C. M. . III Simpósio de Estética: Linguagem artística e percepção sensível. 2014 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FERRARI, S. C. M. . IV Simpósio de Estética: Impulso criativo. 2016 (Pontifícia Universidade Católica)
    • FERRARI, S. C. M. . VI Colóquio do Grupo de Pesquisa em ètica a e Filosofia Poliítica. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Conferência prof.a Monique Roelofs. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Mesa redonda: Esto es arte porque lo dijo un europeo. 2017 (Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. ; FABBRINI, R. N. . I Simpósio de Estética. 2010 (Departamento de Filosofia da PUCSP)
  • Curso de curta duração ministrado: 17
    • FERRARI, S. C. M. . Estética. 2010 (Departamento de Filosofia da PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Estética. 2010 (Departamento de Filosofia)
    • FERRARI, S. C. M. ; PISSARRA, M. C. P. ; GARCIA, Dalva Aparecida . Filosofia Política: origens e tranformações. 2010 (Departamento de Filosofia da PUCSP)
    • CARAMELLA, E. ; ALVES, C. ; CYPRIANO, F. ; FERRARI, S. C. M. . Arte: História, crítica e curadoria. 2015 (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
    • FERRARI, S. C. M. ; CARAMELLA, E. ; ALVES, C. ; CYPRIANO, F. . Arte: Historia, crítica e curadoria. 2012 (FAFICLA - PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. ; CARAMELLA, E. ; CYPRIANO, F. ; ALVES, C. . Arte: História, crítica e curadoria. 2014 (FAFICLA- PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Estética. 2010 (COMFIL-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia Política: origens e transformações. 2010 (FAFICLA- PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia Política: origens e transformações. 2011 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia Política hoje. 2011 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política: origens e transformações. 2012 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia Política hoje. 2012 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política: origens e transformações. 2013 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política: origens e transformações. 2013 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política hoje. 2013 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política: origens e transformações. 2014 (FAFICLA-PUCSP)
    • FERRARI, S. C. M. . Filosofia política: origens e transformações. 2015 (FAFICLA - PUCSP)
    • O'NEILL, maggie ; FERRARI, S. C. M. . Researching the prostitute body: ethno-mimesis as ?body-and-image-space?. 2007
    • FERRARI, S. C. M. . Relatório final. 2010
    • FERRARI, S. C. M. . Relatório parcial. 2009
    • Nome do projeto: O ENSINO DA FILOSOFIA: Discussão dos recursos didáticos oferecidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e proposição de novos recursos em novas bases. (2009 - 2010
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. , PISSARRA, M. C. P. .
      Descrição: A inclusão da Filosofia como disciplina obrigatória nos currículos do ensino médio foi aprovada 1999 pala Câmara dos Deputados e posteriormente pelo Senado. Se prestarmos atenção ao histórico da filosofia, foram inúmeras, nos quatro séculos da história da educação no Brasil, as razões tanto para a sua exclusão dos currículos, quanto para a sua inclusão nos mesmos. E a cada momento em que a sua inclusão era colocada em pauta, novas razões eram invocadas para a sua permanência. Conforme afirma Antonio Joaquim Severino, a filosofia se vê ?de repente (...) solta no tempo e no espaço, diante da desconhecida tarefa de sobreviver por conta própria, de justificar sua própria presença e de definir sua exata contribuição, dizendo para que veio? A garantia de sua sobrevivência está na contribuição que a Filosofia tem a dar para formação voltada para uma vida ética e política. Para tanto, é necessário que elaboremos propostas concretas para o seu ensino, de modo que sejam somente propostos os conteúdos, mas que se atente principalmente ao modo como tais conteúdos serão desenvolvidos com os alunos. Para tanto, os professores do Ensino Médio deverão ser incluídos no processo de criação de formas de ensino da disciplina. O projeto ora apresentado tem o caráter de se debruçar sobre algumas propostas de ensino e analisá-las, principalmente, segundo seus objetivos, e propor e aplicar programas de ensino que tenham em vista a contribuição da Filosofia para o cumprimento da meta de elevação dos níveis qualitativos de ensino. Ele é fruto do amadurecimento decorrente da Reforma Curricular do curso de Filosofia, do qual participaram as proponentes.
    • Nome do projeto: Questões estéticas e políticas da arte de vanguarda e da arte contemporânea. Discussão acompanhada de uma proposta de ensino (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. .
      Descrição: O projeto deverá desenvolver-se em dois momentos que se relacionam com a minha prática docente enquanto professora, no curso de Filosofia, da disciplina Estética, e como responsável pela supervisão de estágios do curso de Licenciatura em Filosofia. O primeiro momento está ligado a uma pesquisa teórica. Pretende-se investigar a relação da arte contemporânea com a arte de vanguarda através, primeiramente da discussão do papel da vanguarda. Pretende-se discutir esse papel por meio da análise de duas propostas da vanguarda - a proposta cênica de Kandinsky e a experiência com a imagem do dadaísmo - à luz tanto das próprias propostas, dos textos de Kandinsky e das experiências e textos de Hans Richter, como também de textos de filósofos como Adorno Benjamin e Merleau-Ponty. Posteriormente pretendemos verificar se as propostas da vanguarda ainda exercem alguma influência sobre a produção artística contemporânea. O segundo momento está ligado ao desenvolvimento de uma proposta de ensino de Filosofia a partir de questões estéticas. A pesquisa teórica deverá nos dar subsídios para a preparação desse material, que deverá poder ser utilizado como material didático nas atividades desenvolvidas pelo curso de Filosofia ? e coordenadas por mim - no curso pré-vestibular FOCO.
    • Nome do projeto: arqueologia da modernidade (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. .
      Descrição: Trata-se de investigar em certas obras de W. Benjamin e T. Adorno a presença de temas que permitam identificar e explicitar a categoria da ?arqueologia da modernidade?. Essa categoria está presente em ambos os pensadores enquanto método de investigação histórico ? por exemplo, no Trabalho das Passagens de Benjamin e na Dialética do Esclarecimento, escrita por Adorno em parceria com Horkheimer ? e também como o que permite referenciar o trabalho desses pensadores a uma busca que remete ao que a modernidade recusou.
    • Nome do projeto: Subversão das imagens: Imagens da vanguarda. Filme de Richter e composição cênica de Kandinsky (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. .
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo discutir a herança das vanguardas radicais com relação ao cinema. de Hans Richter, artista vinculado ao movimento Dada, e à proposta cênica de Kandinsky. Os filmes abstratos de Richter são um testemunho importante do nascimento do filme abstrato e do cinema experimental, que podem ser considerados prolongamentos diretos das experiências da primeira pintura abstrata, como as de Kandinsky, Mondrian e Malevitch. Abordaremos nas obras em questão dos dois artistas dois aspectos importantes dessas experiências nas quais o espectador é instado a responder: a relação entre aquele que olha e o que é olhado (esse encontro é colocado em cena por Richter em Filmstudie, e também nas composições ? pictóricas ou cênicas - de Kandinsky, ), e a relação entre a realidade consciente e o sonho. O movimento Dada acolhe o inconsciente por meio do acaso. O filme de Richter desvela a relação entre mundo interior e a realidade exterior (sequencia ?Narcisse? de Rêves à vendre) do mesmo modo que a composição kandinskiana. Kandinsky, cuja reflexão se alimenta exatamente da experiência sinestésica que conheceu através do Lohengrin, de Wagner, definiu a arte sintética como suscetível de assumir duas formas: síntese monumental abstrata, a cenografia; e síntese monumental concreta, a arquitetura. A coerência entre a arquitetura e a cenografia obriga a modernidade a redefinir a questão da classificação das artes para integrar essa relação. Nossa pesquisa se limitará à síntese monumental abstrata. Nosso objetivo é o de investigar o uso da imagem pela vanguarda nessas duas formas de expressão: o cinema abstrato de Richter e a composição kandinskiana, pois são propostas que lidam de modo semelhante com as relações entre mundo interior e mundo exterior. O tema da subversão das imagens cabe bem neste contexto e mesmo da maneira ambígua pela qual a expressão indica a relação desses artistas com a imagem: é tanto a subversão que as imagens podem produzir como a subversão do uso das imagens realizada por eles.
    • Nome do projeto: Eu e a cidade: Descobrir e inventar a cidade e a si mesmo Uma proposta que propõe a reflexão do jovem sobre cultura urbana a partir da Filosofia (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. .
      Descrição: Das Oficinas de Filosofia na escola 1. Atividade Principal: Organização de oficinas temáticas com objetivo de despertar a atitude crítica, reflexiva e investigativa importante para promover transformações das situações de vida, levar o jovem a ter clareza sobre seu papel enquanto cidadão, criar formas próprias de expressão de sua experiência e anseios. O plano de trabalho consiste na elaboração de módulos temáticos desenvolvidos em atividades semanais intercalando discussão, pesquisa dos temas e produção de texto ou outra forma de expressão.
    • Nome do projeto: SOBRE AS POSSIBILIDADES DA CRÍTICA DE ARTE FILOSÓFICA E DO JUÍZO ESTÉTICO (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FERRARI, S. C. M. , MILLEN, J. B. C. , SOARES, B. , PEREIRA, A. , MORAES, R. , MASSARRAI, G. .
      Descrição: Descrição: Para examinar as possibilidades de uma crítica de arte e de uma estética neste período de crise propomos a discussão a partir: a) de autores como Benjamin, Adorno, e comentadores; b) das reflexões de críticos franceses como Lyotard e Lypovestky, de Duve, Didi-Hubermann; c) das soluções dos analíticos americanos como Danto; d) das críticas e diagnósticos de Gianni Vattimo. Para tanto nosso propósito é o abordar os seguintes temas: 1) A necessidade do conhecimento da arte do passado e do presente, reconhecendo que para o conhecimento desse objeto paradoxal é necessária a colaboração de outras disciplinas e ciências humanas, como a sociologia, a psicologia, a história da arte (considerar aqui a contribuição de Anton Ehrenzweig, Heinrich Wölfflin, Pierre Bourdieu, entre outros). 2) As formas de que a estética se revestiu ao longo de sua existência e que fizeram dela uma disciplina que submetia a arte a seus próprios fins. Um retorno a Kant proposto por alguns teóricos como Schaeffer visa a sua redefinição. 3) O englobamento pela estética dos resultados decisivos das ciências humanas de maneira sintética e reflexiva de modo a indicar que os efeitos, por exemplo, da atitude de Duchamp, exijam ser compreendidos não somente a partir da sociologia ou da história da arte. Ainda, é a estética enquanto disciplina filosófica (e o juízo estético portanto) que pode pensar o novo estatuto da imagem, as novas experiências sensoriais e intelectuais, a extraterritorialidade da arte em matéria de direito e de moral que resultam das novas formas de arte (artes da realidade virtual, da biotecnologia).
    • FERRARI, S. C. M. . O fogo de Prometeu: Antonio Helio Cabral. 2010 - Vídeo entrevista
    • FERRARI, S. C. M. . No santuário de Clotho: Vera Martins. 2011 - Video entrevista
    • FERRARI, S. C. M. . As artimanhas de Hermes: Guto Lacaz. 2011 - Video entrevista
    • CRITELLI, D. M. ; FERRARI, S. C. M. ; PISSARRA, M. C. P. . V Colóquio dogrupo de Pesquisa em Ética e Filosofia Política. 2016 - Comissão científica
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1982
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2000
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Loughborough University
        Ano de conclusão: 2006
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - Atual ).
        Outras informações: Professor Assistente-Doutor
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1991 - 1992 ).
    • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1987 - 1988 ).
    • Centro de Pesquisa Para Educação e Cultura:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1988 - 1991 ).
        Outras informações: pesquisadora
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Kínesis (Marília):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Educação e Filosofia (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
    • Filosofia e Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Psicologia e Sociedade (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Trans/Form/Ação (UNESP. Marília. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Paralaxe:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
    • Polietica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
    • The Arts Collection:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).