Não autenticado |

Claudinei Cesar Zago

    • Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), tem Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, SP (1985), com Especialização em Psicopedagogia, pela mesma instituição, SP (1999). Também é graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, SP, (1975), com especialização em Língua Portuguesa pela Universidade de Sorocaba, SP, (1982). É também Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2008). Foi Professor Titular da Cátedra de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira das redes públicas municipal e estadual. Foi Gestor Técnico de um Grupo de Trabalho da Divisão de Educação Especial da Secretaria da Educação do município de Sorocaba, responsável pela formulação de diretrizes e normas técnicas para implantação e implementação políticas públicas para a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Atuou na Área Técnico-Pedagógica d CENPEC-Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, colaborando na formulação de indicadores e estratégias para criação de projetos especiais como "Olimpíada Escrevendo o Futuro". Possui certificação do Ministério da Educação/Universidade Federal de São Paulo como Formador de Tutores, realizado na Universidade Federal de São Paulo em 2015. É professor-colaborador de Comissão Técnica que organiza Programas de Formação Continuada em Serviço para redes municipais de ensino da região metropolitana de Sorocaba, SP. Produz, organiza e gerencia a aplicação de atividades e programas específicos voltados à Área de Códigos e Linguagens em núcleos de desenvolvimento linguístico em instituições de ensino da rede pública e particular. Por conta de estudos realizados no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, em 2005, junto ao Departamento de Linguística Aplicada, desenvolveu pesquisa relacionada às dificuldades de aprendizagem por conta de conflitos sociolinguísticos presentes na interação verbal em sala de aula. Posteriormente, junto ao Centro de Referência em Educação "Dom José Lambert" (órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação de Sorocaba) foi responsável técnico pela implantação e implementação do Programa "AEE na Rede" (Atendimento Educacional Especializado junto às escolas da rede municipal de ensino), objetivando dotar escolas de Salas de Recursos Multifuncionais e, posteriormente por em funcionamento uma Classe Hospitalar, priorizando, em ambas as ações, educação de qualidade para todos. Foi membro ativo, em 2016, do NEPEDE-EEs/Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação - Educação Especial da UFSCar-Campus Sorocaba, sob Orientação Técnica-Pedagógica da Profª Drª Kátia Regina Caiado

       

      Links:    

    • ZAGO, C. C. . Educação e Saúde: tecendo a trama do Atendimento Escolar Hospitalar Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial , v. 1 , p. 32 - , 2014. ISSN: 23592109.
    • ZAGO, C. C. . Encontros Formativos para Professores do AEE: diálogo entre teoria e prática na construção da profissionalidade docente Anais do Congresso Brasileiro de Educação Especial , v. 1 , p. 12 - , 2014. ISSN: 23592109.
    • ZAGO, C. C. . PRAELECTIO.ONIS Estudo do comportamento discursivo do gênero preleção em ambiente de competição. Entrepalavras, Fortaleza, 3, nov. 2013. Entrepalavras , v. 3 , p. 187 - , 2013. ISSN: 22376321.
    • ZAGO, C. C. . A sequência didática e o ensino de Língua Portuguesa na perspectiva dos gêneros textuais . Na ponta do lápis , Almanaque Na Ponta do Lápis , 14 jan. 2013.
    • ZAGO, C. C. . FALAR (E ESCREVER) BEM UMA LÍNGUA É SENTIR SUA PRESENÇA . Jornal Cruzeiro do Sul , Caderno Mais Cruzeiro , 16 set. 2011.
    • ZAGO, C. C. . Concepções de língua e ensino de língua . Diário de Sorocaba , Seção Educação/Artigos , 14 out. 2007.
    • ZAGO, C. C. . DIÁLOGOS IMPERTINENTES COM GÊNEROS TOMADOS PELA MÍDIA. In: II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso , 2007 , São Paulo. DIÁLOGOS IMPERTINENTES COM GÊNEROS TOMADOS PELA MÍDIA. : , 2007.
    • ZAGO, C. C. . Este livro é meu. 2008 (Elaboracao_de_projeto)
    • ZAGO, C. C. . Formar docentes para o Magistério com competência pedagógica e compromisso político-social para a Educação Inclusiva. 2016 (Seminário)
    • ZAGO, C. C. . Formação Docente para Práticas Pedagógicas Inclusivas. 2015 (Conferência)
    • ZAGO, C. C. . Encontros Formativos para Professores do AEE: diálogo entre teoria e prática na profissionalidade docente. 2014 (Congresso)
    • ZAGO, C. C. . Educação e Saúde: tecendo a trama do atendimento escolar hospitalar. 2014 (Congresso)
    • ZAGO, C. C. . O discurso no radiojornalismo esportivo: estudo do comportamento do gênero editorial.. 2013 (Comunicacao)
    • ZAGO, C. C. . Sequencias Didáticas no Processos de Produção Textual no Ensino Fundamental. 2011 (Seminário)
    • ZAGO, C. C. ; ZAGO, C. C. . Implantacao e implementacao de espaco educativo para criancas hospitalizadas. 2012 (Conferência)
    • ZAGO, C. C. . Interação verbal em sala de aula: estratégias de argumentação. 2010 (Seminário)
    • ZAGO, C. C. . Conflitos sociolinguísticos dentro da sala de aula. 2008 (Comunicacao)
    • ZAGO, C. C. . Diálogos impertinentes com gêneros tomados pela mídia. 2007 (Comunicacao)
    • ZAGO, C. C. . O discurso no radiojornalismo esportivo: estudo do comportamento do gênero editorial.. 2010 Rádio
    • ZAGO, C. C. . Festival Nacional de Teatro. 1987 (Secretaria da Educação e Cultura de Sorocaba)
    • ZAGO, C. C. . Semana do Tropeiro. 1999 (Secretaria da Educação e Cultura de Sorocaba)
    • ZAGO, C. C. . Carnaval de Todos os Tempos. 1997 (prefeitura Municipal de Sorocaba)
    • ZAGO, C. C. . Ensino de Língua Portuguesa na Perspectiva dos Gêneros Textuais. 2009 (Secretaria de Estado da Educação / Secretaria Municipal da Educação)
  • Projetos de Pesquisa: 4
    • Nome do projeto: Projeto "AEE em Rede" (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZAGO, C. C. .
      Descrição: Implantação e implementação de Atendimento Educacional Especializado junto às escolas da rede municipal de Sorocaba, SP, com oferta de Salas de Recursos Multifuncionais e Classe Hospitalar
    • Nome do projeto: Currículo do Ensino Fundamental II e Ensino Médio (2008 - 2011
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ZAGO, C. C. .
      Descrição: Elaboração de Plano de Ação para Grupo de Trabalho com Professores do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e estruturação formal de documentos legais visando a implementação junto à rede municipal de Educação de Sorocaba
    • Nome do projeto: Este livro é meu (2008 - 2012
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: ZAGO, C. C. .
      Descrição: O objetivo principal é o de garantir acesso do aluno do Ensino Fundamental ao mundo da literatura infanto-juvenil por meio de repasse anual de obras criteriosamente selecionadas. O processo de implementação do projeto inclui, além da seleção de acervo, classificação didática e logística de distribuição, a orientação técnica para professores desenvolverem, a partir do aproveitamento das obras, atividades de leitura crítica e produção textual criativa.
    • Nome do projeto: Leituras e Leitores (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ZAGO, C. C. .
      Descrição: Atividades complementares ao Ensino Regular, no contraturno, que priorizam leitura e produção de textos para alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Sorocaba, em formato de oficinas de criação e produção.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de Sorocaba
        Título: Processos de Aquisição da Leitura e Escrita para Crianças de Escolas Públicas
        Ano de conclusão: 1985
      • Curso: Letras (Português e Inglês)
        Nome da Instituição: Universidade de Sorocaba
        Ano de conclusão: 1976
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: O lugar da formação docente e da escolarização de pessoas com deficiência nos discursos instituídos ? sob o véu da distopia
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Pulo
        Ano de conclusão: 2015
      • Nome da Instituição: Secretaria de Estado da Educação
        Ano de conclusão: 2007
      • Nome da Instituição: Fundo de População das Nações Unidas
        Ano de conclusão: 2004
      • Nome da Instituição: Faculdade de Tecnologia de Sorocaba
        Ano de conclusão: 2000
      • Nome da Instituição: Fundação Prefeito Faria Lima - CEPAM
        Ano de conclusão: 1999
      • Nome da Instituição: Faculdade São Luís
        Ano de conclusão: 1999
      • Nome da Instituição: Universidade de Sorocaba
        Ano de conclusão: 1996
    • Prefeitura Municipal de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (1977 - Atual ).
        Outras informações: Após ingresso, exerceu magistério nas escolas da rede municipal para, a partir de 2000, taornar-se Professor-Formador do então Núcleo de Capacitação para o Ensino Fundamental - NUCEF, órgão vinculado à Secretaria da Educação, que passou a se chamar, a partir de 2009, Centro de Referência em Educação "D. José Lambert", cujo foco de trabalho é o Atendimento Educacional Especializado.
    • Curso e Colégio Objetivo de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2009 ).
        Outras informações: Responsável pelo Planejamento e Execução do Programa de Desenvolvimento Lingüístico para alunos do Ensino Fundamental
        Outras informações: Professor Contratado
    • Universidade Iguaçu:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Contratado
    • Prefeitura Municipal de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2011 ).
        Outras informações: Professor Formador
    • Universidade de Sorocaba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Atuação docente como Professor Bolsista do PARFOR - Programa Nacional de Formação de Professor, vinculado ao Ministério da Educação e Cultura
        Outras informações: Professor Bolsista
    • Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Parecerista contratado para atuar em Comissões de Avaliação e Formação Continuada à Distância
        Outras informações: Professor Contratato
    • Centro de Referência em Educação "D. José Lambert":
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - Atual ).
        Outras informações: Atua como Professor-Formador da Diivisão de Educação Especial da Secretaria da Educação em Programas de Formação Continuada em Serviço
        Outras informações: Professor Formador